Tags:

Faça parte do Grandes Viajantes, o Clube de Assinaturas do 360meridianos

Você nos conhece há quase uma década. Desde 2011, o 360meridianos faz jornalismo de viagens de forma independente e gratuita. Ao longo de todos esses anos, pesquisamos bastante para trazer pra você as tradicionais dicas de turismo – o que fazer, onde ficar, onde comer, quando ir e qualquer outro passo a passo para viajantes de todo o Brasil. 

Mas nunca tivemos uma visão limitada sobre viagens, como deixa claro o nosso manifesto e também o nosso slogan: Escrevendo o Mundo. É por isso que aqui no 360 você encontra desde roteiros detalhados para conhecer os principais destinos turísticos do mundo a crônicas e contos; de reportagens aprofundadas sobre história, política e cultura a curiosidades do mundo.

Até que chegou 2020. O coronavírus mudou tudo pro planeta inteirinho, inclusive pra gente. E sim, o 360meridianos corre risco de acabar: reduzimos salários, projetos e custos. E nos enchemos de ideias novas, e é aí que vocês entram.

Como funciona o 360meridianos?

Quem nos acompanha desde o começo já sabe, mas não custa lembrar. O 360meridianos surgiu em outubro de 2011, a partir de uma viagem de volta ao mundo de três jornalistas, Luíza Antunes, Rafael Sette Câmara e Natália Becattini. Ou, como vários de vocês nos conhecem, Lu, Rafa e Naty. 

Nesses quase nove anos, foram cerca de três mil textos publicados por aqui – quase um por dia! E mais de 60 mil comentários recebidos, todos devidamente respondidos – o que nos enche de orgulho – assim como os mais de dezoito milhões e duzentos mil leitores diferentes que já recebemos no 360. É muita gente: mais que a Holanda inteira ou todos os habitantes do Estado do Rio de Janeiro.

O que nasceu como um hobby logo virou profissão e, em janeiro de 2015, o 360meridianos se tornou uma empresa. Hoje, nossa equipe envolve também mais uma jornalista, a Fernanda Pádua, que está com a gente desde 2019, e outros colaboradores: nosso programador, a contabilidade, uma agência de marketing, um fotógrafo e uma editora de vídeo. E ainda colunistas remunerados, que escreveram pra gente sobre vários assuntos que, sozinhos, não conseguiríamos abordar.

Cada texto que entra no 360meridianos é fruto de muita pesquisa e começa a ser elaborado dias, às vezes semanas antes da publicação. Não basta viajar e tirar fotos bonitas: fazemos entrevistas com especialistas, leituras de livros, apuração das informações, revisão e edição.

O conteúdo para Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube, e também da nossa Newsletter, é todo organizado e passa por curadoria em reuniões semanais de pauta, que realizamos sempre às sextas-feiras.

E nosso dia a dia não para por aí: temos muito trabalho com o SEO, que é deixar o site mais amigável aos mecanismos de busca; uma constante e inesgotável correção e atualização de textos antigos e a produção e execução de projetos especiais. Um exemplo é o Origens BR, com reportagens sobre a pré-história do Brasil.

Como o 360meridianos sobrevive?

Nós já fizemos até uma série de artigos com o passo a passo para monetizar um blog de viagens. Como explicamos naquela ocasião, nossa principal estratégia de monetização envolve programas de afiliados. 

Ou seja, o 360 ganha dinheiro quando vocês reservam hotéis, contratam seguros de viagem, compram pacotes, passagens aéreas e passeios pelos links de parceiros, que estão disponíveis em centenas de nossos textos. São vocês que permitem que o 360 exista. 

É isso que financia 80% de todo o conteúdo, que distribuímos gratuitamente. Os 20% restantes são de publicidade tradicional: os banners e posts patrocinados.

Qual o nosso futuro?

Desde março de 2020, com a crise do coronavírus, todo o mercado do turismo foi muito afetado. Obviamente, com o isolamento social e a crise de saúde publica, viajar não só não é possível, como não é mais prioridade para ninguém. Nem a nossa.

Embora a crise afete até gigantes do setor, pequenas e médias empresas são as mais atingidas, e isso inclui sites como o 360meridianos. Sem as viagens, hoje estamos sem renda nenhuma, mas isso não impediu que continuássemos produzindo bastante. 

Dá uma olhada na nossa lista de produção recente: dicas de roteiros por cidades históricas de Minas Gerais, reportagens super aprofundadas sobre a gripe espanhola, as maiores pandemias mundiais e a Revolta da Vacina. E até algumas crônicas, que já emocionaram muita gente, como a que fala da preocupação com nossos idosos em tempos de pandemia. E a reconstituição das vidas de nossas Grandes Viajantes

Jornalismo profissional e de qualidade tem um custo. Pretendemos continuar nosso trabalho, mas a verdade é que, sem dinheiro, o 360 corre risco e pode acabar.

A crise, que será longa, fez com que repensássemos nosso negócio em busca de uma nova forma de monetização. Foi assim que chegamos ao Clube de Assinaturas Grandes Viajantes.

O que é o Clube de Assinaturas Grandes Viajantes?

A inspiração para o Grandes Viajantes vem de um fato: sabemos que vocês são apaixonados por viagens, mas também por leitura e história, que são as melhores formas de viajar sem sair de casa. 

O Clube de Assinaturas é uma forma de financiamento coletivo recorrente. Ou seja, você paga um valor por mês, e, além de ajudar o 360meridianos a permanecer vivo, receberá uma série de benefícios especiais. 

recompensas da categoria amelia earhartrecompensas clube categoria nellie bly

Nos inspiramos em outros projetos que usam esse modelo de financiamento, como a Sociedade de Relíquias Literárias da Editora Wish, o podcast Mamilos, o Intercept Brasil e a revista AzMina.

A contribuição é baixa: a partir de nove reais por mês! Pode ajudar com mais? Ficamos muito gratos. E garantimos mais recompensas por isso.

Como funciona a assinatura?

Por meio da plataforma do Catarse. Lá você consegue acessar nossa campanha e assinar o clube Grandes Viajantes em uma das faixas de recompensa. O valor será cobrado todo mês, por cartão de crédito ou boleto bancário.

Do total arrecadado, 13% é uma taxa paga ao Catarse. O restante será investido nas metas do 360meridianos.

Assinou? Você receberá imediatamente um email de boas-vindas! A partir da assinatura, todo mês, receberá uma edição diferente de conto, crônica ou texto, em formato PDF (para ler no celular ou computador), Mobi (para baixar e ler no Kindle) e EPub (para ler em outros apps e dispositivos como Aldiko e Kobo), além dos outros benefícios de cada categoria.

Temos certeza de que os textos são de escritores e escritoras que você vai adorar conhecer. 

Não quer mais fazer parte do clube? É só cancelar a assinatura, sem dificuldade, pela plataforma do Catarse.

Passo a passo para participar e ajudar

  1. Entre na nossa Campanha no site do Catarse
  2. Selecione em qual das categorias deseja contribuir: Amelia Earhart – 9 reais; ou Nellie Bly – 19 reais;
  3. Crie sua conta: será necessário informar dados como nome, email e telefone.
  4. Selecione o método de pagamento: Cartão de Crédito ou Boleto Bancário. Você poderá editar, cancelar ou reativar a assinatura a qualquer momento!
  5. Efetue o pagamento. A cobrança será feita recorrentemente, todo mês, no mesmo dia da assinatura
  6. Pronto! Você já é um membro do Grandes Viajantes, o Clube de Assinaturas 360meridianos!

Quais são as recompensas para assinantes?

Baseados na pesquisa que fizemos com vocês, leitores, chegamos a uma lista de recompensas com a cara do 360meridianos. 

Categoria Amelia Earhart: você contribui com apenas 9 reais por mês e recebe

grandes viajantes amelia categoria

• Um conto, crônica ou outra produção literária de viagens, numa edição incrível, todo mês 

Inspirados em nossa série As Grandes Viajantes, vamos selecionar relatos de viagens raros e históricos, de escritoras e escritores, brasileiros e estrangeiros. Além de toda a pesquisa e curadoria, nosso trabalho vai envolver diagramar o material para formato digital, um ebook, para que você possa ler no celular, computador, tablet ou kindle.

E ainda, vamos ter o trabalho de tradução, quando o texto estiver em outro idioma.

Clube de Assinaturas 360meridianos

A primeira edição do nosso ebook especial

Paralelo ao conto, produziremos uma reportagem sobre a/o Grande Viajante do mês, que será publicada no 360meridianos e aberta a todos os leitores. 

Caso consigamos bater a meta de arrecadação, passaremos a enviar mensalmente, junto a edição do conto/crônica, uma ilustração especial, que você pode usar em diferentes formatos: wallpaper, poster ou até cartão postal.

• Um ebook de dicas de viagem para te inspirar e/ou ajudar a planejar a viagem dos sonhos

Esse ebook será trimestral, enviado em formato digital para que você possa ler em qualquer equipamento. São dicas daquele jeito que nossos leitores conhecem bem: práticas e detalhadas, mas também cheias de informações especiais sobre história, cultura, gastronomia e política locais.

A primeira edição já está quase pronta, mas as seguintes serão escolhidas e produzidas após votação com todos os assinantes do clube! Esse ebook também estará disponível para venda, para leitores que não forem assinantes.

ebooks clube de assinaturas

• Seu nome no 360meridianos

Vamos criar uma página especial de agradecimento para os participantes que são Grandes Viajantes. Seu nome estará lá, em meio a várias outras pessoas que fazem parte desse clube lindo e também acreditam que devemos ver o mundo com os olhos do descobrimento.

• Ajudar no financiamento de reportagens especiais e eliminar banners do site

Ao assinar o Clube Grandes Viajantes, você ajuda a financiar a produção de pautas complexas, como o projeto Origens BR. Além disso, nossa proposta, já na primeira meta, é eliminar totalmente os banners do site (adsense), que vai ficar muito mais leve e fácil de ler!

E por isso nós três te dizemos muito obrigado!

Categoria Nellie Bly: contribua com 19 reais por mês e você vai receber

categoria nellie clube

Pensamos essa categoria para aqueles que têm mais vontade de “colocar a mão na massa”: ou seja, quem tem interesse em atividades/cursos de escrita criativa e narrativas de viagem; em ter mais espaço para estar em contato com a gente e até de participar do processo criativo do 360meridianos.

• Você terá todas as vantagens da categoria Earhart

Você receberá todo mês o conteúdo especial de literatura de viagem; nosso ebook com dicas de viagem; e estará numa página especial com agradecimento nominal!

E ainda contribui para o financiamento das nossas reportagens, produção de conteúdo especial e retirada dos banners do 360meridianos. 

• Grupo Exclusivo 360: bate-papo, viagens e criatividade

Teremos um grupo interativo no Telegram e um espaço fechado no Facebook, área de trocas entre Lu, Naty, Rafa, Fê e os leitores.

Lá você terá acesso a conteúdos extras, conversas aprofundadas sobre os nossos textos semanais, mais dicas e bate-papo. Poderá sugerir pautas para o 360meridianos. Queremos saber o que você pensa do 360 e vamos te ouvir na hora de definir nossa produção criativa.

• Mini-Workshops de escrita criativa

Os grupos serão o espaço onde vamos propor atividades e mini-workshops focadas em escrita criativa e narrativas de viagem. Teremos material de leitura e desafios de escrita propostos toda semana para vocês. 

Se conseguirmos bater nossa primeira meta de arrecadação, os membros da Categoria Nellie Bly passarão a receber também o Caderno de Atividades: um material especial, que será enviado junto ao ebook de literatura. O caderno será um conteúdo extra, com dados históricos, curiosidades e atividades especiais de escrita criativa e storytelling.

• #TBT360: Retrospectiva de Viagens e Lives Mensais

Toda semana, a partir de Julho e aberta para todos os nossos seguidores do Instagram, faremos uma retrospectiva de viagens. Vamos relembrar destinos inspiradores que visitamos, falar sobre suas histórias e culturas e, obviamente, dar dicas práticas. Porém, só terão acesso por mais de 24 horas a esse conteúdo os nossos membros da categoria Nellie.

E não é só isso!

No final do mês, vocês poderão votar no destino favorito. Depois, vamos fazer uma live exclusiva para assinantes sobre ele, muitas vezes trazendo um especialista em algum aspecto desse destino, para contar histórias de viagem, dividir um conteúdo especial e responder ao vivo as suas dúvidas.

brinde

Brinde que fizemos para o lançamento do Clube: um conto extra da nossa escritora do mês. Já baixou o seu?

Quais são as nossas metas?

A união faz a força. É clichê, mas com uma pequena ajuda de todo mundo a gente pode alcançar coisas incríveis – e tornar o 360 ainda melhor.

R$ 2.000

Essa é a nossa primeira meta. Ela vai nos ajudar a pagar parte a estrutura que mantém o site no ar e a empresa funcionando, como servidor, contabilidade e taxas. 

Mas não queríamos alcançá-la sem garantir um mimo extra para vocês! Então, se batermos essa meta, vamos passar a enviar mensalmente uma ilustração incrível para o conto. A imagem será enviada por email, em formato de poster, cartão-postal e fundo de tela – para você poder usar como quiser!

E não só: vamos retirar todos os banners de publicidade do site (o adsense)! O 360 vai ficar zero poluído. 

R$ 4.500

Ao atingir a segunda meta conseguiremos fazer bastante coisa! Para o 360meridianos, nos ajuda a pagar nossos encargos sociais e gastos com marketing e divulgação. 

Com esse valor mensal, poderemos pagar um projeto gráfico completo para o nosso conteúdo literário, assim como um diagramador dedicado. Dessa forma, a edição do conteúdo literário e dos ebooks de viagem ficará ainda mais incrível!

Com um projeto gráfico em mãos, passaremos a enviar também a edição do caderno de atividades de escrita criativa e narrativas de viagem, para os membros da Categoria Nellie Bly.

Com esse valor também garantimos um tradutor oficial para os textos em outros idiomas.

R$ 9.000

Com esse valor, garantimos parte do salário da nossa colaboradora, a Fernanda, que é quem comanda nossas redes sociais e ajuda na produção de todos os projetos do 360.

Conseguimos também garantir o pagamento de colunistas e outros profissionais que nos ajudam com o site, como editores de vídeo, programadores, especialistas em SEO, etc.

Com isso tudo, nossa produção de conteúdo e atualização de textos antigos poderá ser melhorada.

R$ 18.500

Chegando a essa meta, conseguiremos fazer de tudo um pouco.

Com a garantia de praticamente todas as contas pagas, poderemos investir na produção de vídeos para o nosso canal no Youtube. Não conhece o que a gente faz por lá? Então veja aqui!

É podcast que você quer? Ajude-nos a chegar nessa meta e passaremos a fazer um podcast especial do 360.

R$ 35.000

Essa é a nossa meta dos sonhos. Ela garante que o 360meridianos seja um blog realmente independente. Esse valor não foi tirado do nada: é o custo mensal que nossa empresa tem, incluindo aí todos os salários dos fundadores, Lu, Naty e Rafa, além dos serviços, ferramentas, equipamentos e impostos.

Antes do coronavírus, essa conta era paga com os programas de afiliados, como explicamos no começo do texto. Com o Clube de Assinaturas, nossa esperança é transformar totalmente o site – e investir em melhorias e mais projetos de grandes reportagens.

E para você deixamos, sempre, um agradecimento do tamanho do mundo.

Clube Grandes Viajantes

Gostou deste texto? O 360meridianos faz jornalismo de viagem profissional, completo e de qualidade. Com a pandemia, vimos o site entrar em risco. É que produzir conteúdo bem-feito dá trabalho – e custa caro. Infelizmente, não conseguimos escrever reportagens especiais, dicas de viagem completíssimas e histórias cativantes sem dinheiro.

Foi por isso que criamos o Clube de Assinaturas Grandes Viajantes, um espaço para apaixonados pelo 360meridianos, por viagens e por leitura. As contribuições de 9 ou 19 Reais garantem não só que consigamos continuar produzindo textos como este, mas também te prometemos diversas recompensas exclusivas: ebooks, lives, um grupo de discussão, um minicurso de escrita e muito mais! Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







Quer nosso kit de Planejamento de Viagens?
Contém um Ebook, tabelas de orçamento,
roteiro e check-list (DE GRAÇA!)




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Faça parte do Grandes Viajantes, o Clube de Assinaturas do 360meridianos

  1. Lu, Rafa e Naty! Como eu não iria apoiar um projeto tão inspirador para todos nós, amantes de viagens e boas histórias, e que nos nutre de tão boas energias todos os dias?!
    Vocês foram alguns dos principais responsáveis pela minha tomada de coragem em admitir, para mim mesma e para o restante do mundo, que as viagens são, sim, um aspecto fundamental da minha vida artística e pessoal e que, por isso, precisavam “estrelar” na minha vida profissional com mais ousadia. Essa decisão foi tomada em Dezembro do ano passado quando, finalmente, veio a pandemia e teve de mudar tudo. E agora estou aqui, mais uma vez sendo inspirada por vocês a me reinventar e a não desistir dos nossos sonhos: (re)escrever o Mundo!

    Um grande abraço para vocês! Gratidão por esta oportunidade! Nellie Bly it is___ e estou ansiosa para encontrá-los “lá dentro” 😉
    Com carinho,
    Bea

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.