O começo da história é sempre parecido. Você conhece um estrangeiro pelo Facebook ou Whatsapp, muitas vezes por um pedido de amizade vindo do nada. Vocês começam a conversar. No início é só amizade, mas aos poucos vocês passam a se falar todos os dias. Não demora, ele diz que te ama. Faz promessas de fidelidade, compromisso e paixão. Nunca conheceu uma mulher como você. Essas conversas acabam chegando a uma proposta de casamento.
Homens de diversas nacionalidades buscam o “amor” de uma brasileira. O problema é que, por trás dessas promessas de amor e compromisso que parecem tão sinceras e apaixonadas, pode vir também muita dor, golpes e situações desagradáveis.
Não se passa um dia sem que o 360 fique sem receber comentários de mulheres que se relacionam com estrangeiros à distância. Eu até já contei uma história que envolveu muitas mudanças na vida da pessoa, mas deu certo. Nesse mesmo post, fiz alertas sobre casos reais de golpes que acontecem com muita frequência às brasileiras nessa situação.
Resolvi então escrever outro texto, para deixar mais claro quais os golpes mais comuns que ocorrem com brasileiras que se envolvem com um estrangeiro pela internet. E algumas precauções que as pessoas deveriam tomar antes de embarcar para outro país para conhecer alguém que nunca viram.
O Itamaraty tem um alerta especial para esses casos:
“Alerta – Relacionamentos com estrangeiros pela internet
Brasileiros e brasileiras devem se precaver contra situações de risco.
O Ministério das Relações Exteriores vem recebendo numerosas queixas de cidadãs brasileiras vítimas de roubos, fraudes e violência cometidos por cônjuges estrangeiros que conheceram pela internet e com os quais tiveram pouco ou nenhum convívio presencial antes do casamento. De acordo com os relatos recebidos, que incluem denúncias de cárcere privado, é frequente, nesses casos, que os maridos estrangeiros mudem completamente de comportamento, logo após a formalização do matrimônio, tornando-se agressivos e manipuladores ou interrompendo repentinamente o contato com as vítimas, após obterem visto de permanência no Brasil.
Nessas condições, recomenda-se às brasileiras e aos brasileiros especial cuidado com os relacionamentos virtuais mantidos com estrangeiros com o propósito de celebrar casamento, a fim de protegerem-se contra golpes e situações de risco. Sugere-se, entre outras precauções, buscar obter referências do cidadão estrangeiro por parte de terceiras pessoas de conhecimento comum, além de evitar manter o contato restrito aos meios de comunicação à distância, previamente ao matrimônio.” (Fonte)
Foto: Ed Yourdon – CC BY-NC-SA 2.0 – Flickr
Ele não está apaixonado, só quer sexo
Há vários países que são extremamente conservadores. Neles, homens e mulheres não podem se falar ou se tocar antes do casamento. Por isso, algumas vezes os homens criados nessas culturas vêem estrangeiras como uma forma de conseguir sexo. O cara que você está conversando não vai te dizer isso, obviamente. Ele vai parecer legal, vai dizer que está apaixonado, talvez até insista em dizer em como ele é diferente dos outros. Mas pode ser mentira.
Não há problema nenhum em ter um relacionamento apenas sexual (não somos moralistas aqui, hein). O problema é quando há falta de honestidade e respeito. Em muitos casos, esses homens estão em busca de estrangeiras que consideram sexo fácil: depois que as mulheres oferecem o que eles procuram, elas são maltratadas e vistas como lixo. Ou sofrem diversos tipos de violência por se recusarem a transar com o cara. De qualquer maneira, vira uma situação terrível.
Ele quer um visto brasileiro
Pessoas de diversas nacionalidades ambicionam uma visto de residência permanente no Brasil. E uma das formas de conseguir essa autorização é se casando com uma brasileira. Essas pessoas se aproveitam de mulheres carentes ou em situação vulnerável que vão cair em suas palavras carinhosas e juras de amor vazias. Depois de casadas, o tal marido desaparece ou pode se transformar em uma outra pessoa – da qual você não vai gostar nem um pouco.
Ele quer seu dinheiro
Desde que esse mundo é mundo, sempre vai ter algum espertinho tentando arrancar dinheiro de alguém que confia fácil demais. Golpes desse tipo não vêm só daqueles telefonemas de sequestro falsos feitos de uma penitenciária. Vêm também de gente que diz que te ama muito.
Desconfie se alguém que você nem conhece direito pede seu dinheiro, mesmo que a história seja convincente. Em geral o valor pedido inicialmente é pequeno, uma conta que não vai fazer falta para você, mas que vai crescendo com o tempo.
Muitas vezes, o cara diz que vai te enviar uma correspondência, ou dinheiro ou até uma mala de jóias (sério, veja os comentários desse post) e depois chega uma mensagem falando que a encomenda está presa em algum lugar e você precisa pagar para liberar. Se isso acontecer não tenha dúvidas. É golpe. Se o cara falar que está preso em algum lugar e você precisa pagar alguma coisa para liberá-lo, é golpe também.
De acordo com essa matéria do Fantástico, o perito em segurança digital Wanderson Castilho já atendeu mais de 200 casos de mulheres que foram extorquidas por homens que prometeram amor eterno pela internet. E esse golpe não é praticado apenas por estrangeiros, mas também por brasileiros em sites de relacionamentos na internet.
Ele já é casado ou espera que você se adapte ao estilo de vida muito diferente
Você está disposta a ser a segunda esposa de alguém ou a nunca mais sair de casa sozinha? A se converter a outra religião? A nunca ser aceita pela família do seu marido? Dependendo da cultura e religião, tudo isso pode acontecer se o seu relacionamento com um estrangeiro pela internet se concretizar. Não é exatamente um golpe, mas um alerta sobre situações às quais você pode se sujeitar.
“Ah, mas nem todas as histórias são assim. Comigo é diferente!” Você pode pensar isso, mas a verdade é que as histórias de terror acontecem com a mesma facilidade que as com finais felizes. Antes de dar um passo maior em um relacionamento com estrangeiros pela internet, leia tudo o que puder sobre a cultura dele. Não só o que há de romântico e exótico. Como é o dia a dia no país. Como as mulheres são tratadas. Como é a religião, as relações familiares e o mercado de trabalho.
Que tipo de mudanças você estaria disposta a sofrer por esse relacionamento? Vale a pena abrir mão de tudo o que você construiu e acredita nessa vida por essa pessoa? Por que é você quem tem que deixar para trás sua família e costumes para que esse relacionamento funcione? Questione-se bastante sobre isso antes de se jogar em um romance cego.
Tráfico humano
Esse é o caso mais extremo e o mais perigoso. O tráfico humano, ou tráfico de pessoas, é uma das atividades criminosas mais lucrativas no mundo inteiro – e 98% das vítimas são mulheres. O Brasil é o país com o maior número de mulheres traficadas da América do Sul. Essas mulheres vão para o exterior com a promessa de melhores oportunidades de vida e acabam sendo presas em uma condição semelhante à escravidão e sofrendo vários tipos de abuso.
Uma das formas de atrair mulheres para serem traficadas é, entre outras, a promessa de casamento com um estrangeiro rico. Outras vezes, pode ser um trabalho como modelo, dançarina e atriz, ou mesmo a promessa de imigração fácil para algum lugar desejado.
Como identificar golpes de falsos namorados
1. A vida não é um filme da Jennifer Aniston. Desconfie de juras de amor pouco tempo depois que vocês começarem a conversar e não acredite que uma promessa de casamento é a prova que ele te ama de verdade. Antes de aceitar se casar, proponha que se conheçam melhor primeiro e passem um tempo juntos, para que você tenha certeza que não está caindo num golpe. É assim em qualquer relacionamento. No seu não precisa ser diferente.
2. Nome e foto são as coisas MAIS FÁCEIS DE FALSIFICAR NA INTERNET. Não é porque a pessoa te deu um nome completo ou mandou uma foto que ela automaticamente existe. Existem muitas quadrilhas especializadas em falsificar identidades ou até roubar a identidade de uma pessoa real. Se o cara nunca falou com você em vídeo, já é mais um ponto para desconfiar.
3. Fique atenta a comportamentos suspeitos. Guarde todos os emails e históricos de conversas e releia-os procurando por inconsistências e contradições. Converse sobre seu relacionamento com amigas de confiança (e sensatas), peça a opinião delas sobre atitudes e conversas que você teve com essa pessoa.
4. Cheque as referências da pessoa. Busque pelo nome dela na internet, veja se ele realmente trabalha onde diz que trabalha, quem é sua família, seus amigos. Desconfie se você não encontrar nada sobre ele no Google e mais ainda se as informações forem confusas e inconsistentes. Ainda que seu namorado pareça ser uma pessoa muito real, lembre-se de que existem quadrilhas especializadas nesse tipo de golpe e que elas são profissionais em criar personagens com uma riqueza de detalhes impressionante.
5. Por que é você quem deve se colocar em uma situação vulnerável de viajar para um país estrangeiro (de cultura muitas vezes conservadora), onde você não conhece ninguém além do seu namorado virtual e muitas vezes sequer fala a língua? Peça que ele venha te visitar no Brasil primeiro, assim você pode conhecê-lo melhor em um território que você controla, perto da sua família e pessoas nas quais você confia. E não se esqueça de marcar os primeiros encontros em lugares públicos e de avisar alguém sobre o seu paradeiro.
6. Se você resolver que realmente quer ir para outro país em busca desse romance, deixe sua família e amigos informados do seu roteiro, com endereços e telefone dos lugares onde você vai se hospedar. Outra boa ideia é avisar a embaixada brasileira da sua estada ali. Se possível, não vá sozinha, leve alguém da sua família com você e fique hospedada em um hotel.
7. Se o cara te pedir dinheiro, ou disse que vai te mandar alguma correspondência e depois vier uma cobrança, É GOLPE.
Boa noite, será verdadeiro ou estou sendo vitima de um golpe?
Estava em um site de relacionamentos e em poucos dias comecei a trocar mensagens com um americano, onde se diz ser militar e estaria na Nigéria, pediu para que eu excluisse o meu perfil no site de relacionamento Zoosk, exclui e segundo ele tambem… depois de alguns dias veio o pedido de casamento, relutei dizendo que seria cedo demais, então ele me deixou a vontade, dizendo que não haveria pressa, em pouco tempo começaram as juras de amor, as preocupações dele para comigo, como sou desconfiada deixei rolar, com os dias disse que no px ano após julho poderia estar indo att ele, peguntei qual a cidade, respondeu que seria no Texas em Houston, não se opos, eu disse que ficaria em um hotel ou iria para a casa de uma amiga que mora na Califórnia, concordou sem queixas, então me disse que para estarmos juntos eu precisaria me tornar sua esposa militar para ele poder ter a liberação de estar se ausentando do acampamento, chegou a me mandar algumas fotos com uniforme do exercito e até mesmo dentro de um helicóptero em movimento, então perguntei pq não havia foto no perfil do whatsapp, relatou que onde estava não poderia, não era permitido a exposição, procurei noFacebook, achei o mesmo das fotos com quase nada, somente uma foto recente com creio eu amido em junho, solicitei amizade, conversamos muito todos os dias, mas sempre que pergunto algo como quanto tempo estaria no lugar, dizia que muito uns dois anos aproximadamente, então parei p pensar na foto do mês de junho…então perguntei como seria esse processo de esposa militar, relatou que não seria não seria na embaixada americana, que eu tentasse fazer o registro antes deu embarcar para os Estados Unidos, teria que solicitar uma ficha de financiamento militar, onde eu teria que estar pagando por ela, onde segundo ele após o pedido enviariam um formulário para eu preencher e após pagar.
perguntei se até qdo eu fosse ver sobre o formulário se ele iria estar em casa respondeu que sim mas para isso precisariam me conhecer como esposa antes…no que acreditar??
Estou passando por algo quase igual ao seu. Ele é americano, militar do exército, do Atlântico Nova Jersey. E que se encontra em uma missão na Síria. Ele me achou no facebook, do nada. E aí começamos a conversar. Não demorou muito, já perguntou se eu tinha marido, falei que sou solteira. Então ele começou a perguntar coisas como onde eu moro, que profissão exerço. Falei que era professora. Mas para minha surpresa ele perguntou quanto ganhava. Em seguida perguntou qual tipo de homem eu gosto. Ai falei. Depois ele descreveu o tipo de mulher que ele gosta, e pra minha surpresa bateu bem no meu perfil. Ele falou que gostaria de ter uma mulher como eu. Logo depois vieram os elogios, que eu sou uma mulher especial, e que apesar de conversar com outras eu fui a que mais ele gostou. Perguntou se eu aceitava ficar com ele. Nessas alturas eu já estava um pouco desconfiada. Aceitei só pra ver no que ia dá. Conversamos mais e rápido ele já estava dizendo que me ama, que quer ficar comigo. E o que me intriga é que ele não envia nem mesmo uma foto da base de lá, da Síria e nem tampouco pede webcam. Apesar que ele falou uma vez que acessa nas escondidas de lá, já que não pode está acessando redes sociais. Ele faz planos e tudo para nosso futuro. E o que mais me surpreendeu é ele ter quase todas as preferências que eu. Parece ser muito romântico, muito legal e carente. E ele chegou até a contar que a esposa, mãe e um único irmão q tinha morreram em um acidente de carro e o pai de um ataque cardíaco. E que ele está só no mundo, e que agora não estaria só, pois tem a mim. Muitas coisas conversamos. E isso em 3 dias depois que nos conhecemos. Estou muito desconfiada que ele me ama em tão pouco tempo. Apesar que sou apaixonavel, mas mesmo assim é de desconfiar.
Estou passando por ou mesmo agressão física mental, hoje em dia ja estamos nos em tramites de uma separação. Minha relação e minha vida foi tal qual vc escribio. Acreditava que era unico no mundo do brasil pasando por isso . Não digo que foi enganado foi a atracção que me me fiz caer, a vida de ser diferente. Mas não foi asim . Só digo Amem por estar vivo no brasil.
Pior é quando a mulher não fala outro idioma e acredita que quando é mostrada à família do outro é porque o sujeito está provando que o compromisso é sério, quando, na realidade, ele a apresenta como uma futura investidora para o negócio que ele pensa abrir em sua cidade natal Daí a mulher manda dinheiro para ele achando que está ajudando o “coitadinho do namorado” que fala o quanto é pobre quando, na verdade, está o ajudando a levar os planos dele adiante em benefício da esposa e dos filhos.
Particularmente eu não sinto pena alguma de quem cai na lábia desses malandros porque solidão e carência não são justificativas para alguém ficar 24 horas por dia na internet procurando “amizade” com estrangeiros e se iludindo com relações que só existem na cabeça delas. Se elas realmente se sentissem solitárias, sairiam de casa, iam ao cinema, à quermesse, à Bienal do Livro, a um barzinho, à praia, mas o mais cômodo é ficar em casa, na internet e procurando homem estrangeiro porque a intenção é justamente essa, ter marido estrangeiro.
Conheci várias mulheres que eram obcecadas por estrangeiros. Muitas delas na faixa dos 50 anos alegando solidão e carência, sem conhecimento algum de outro idioma e caindo intencionalmente na lábia de homens com idade para serem filhos delas. E todas elas inve$tiram pesado em suas fantasias amorosas achando que iam se dar bem, que iam poder sambar na cara “dazinimiga” ao ostentar o “namorado” estrangeiro.
Não se manda dinheiro para um homem que só conhece virtualmente apenas porque ele chora pobreza. E só isso é motivo para não querer se envolver porque amor não paga boleto.
Não se envolve com homens com idade para serem filhos porque relacionamentos virtuais permitem tudo, mas na vida real a coisa muda de figura.
Não se envolve com homens estrangeiros sem falar outro idioma porque é importante que haja compreensão do que é dito/escrito sem a necessidade de um aplicativo que traduza as conversas.
Não se envolve com homens casados achando que ele vai largar a esposa porque não vão largar.
Não se mostra nua pela webcam ou por fotos para homens que não conhecem porque muitos gravam os vídeos para mostrarem aos amigos ou compartilham as fotos com os amigos, sem falar nos que mandam para os sites pornográficos.
Intimidade só se tem com pessoas que podemos tocar, sentir o cheiro, abraçar e beijar, e não com estranhos que se apaixonam após 15 min de conversa e pede em casamento após uma semana de conversa, passando a tratar a incauta como esposa e até trocando o status marital na rede social como se isso tivesse algum valor lega.
Acredito que ser ingênua é inevitável, mas ser burra é opcional, principalmente quando se trata de uma mulher feita, madura.
Essas mulheres são vítimas da própria cobiça, da própria presunção e do próprio orgulho porque o mesmo lugar onde vão buscar marido é o mesmo lugar onde há uma avalanche de informações sobre como não cair em golpes. E nada é sem querer, tudo é premeditado, principalmente por quem dá o primeiro passo.
Parabéns Luciola, disse tudo!!
A partir destes depoimentos vai ficar bem mais fácil a gente interagir na internet, pois creio que aqui estão expostos apenas alguns tipos de golpes como o mais facil de ser percebido que é esse de enviar dinheiro, quem não tem dinheiro como eu dificilmente vai cair nele, mas muitas das vezes a carência fala mais alto e a pessoa vai tirar de onde não tem.
Há algum tempo já tenho conhecimento desse golpe, por querer um amor estrangeiro sempre bati de frente com esse tipo de coisa…os viúvos com filho…os generais. .os médicos…a missão pela cruz vermelha…os pacotes milionários que precisam de envio de dinheiro interno PR serem liberados e por aí em diante.
O golpe que eu caí e ainda não me recuperei está descrito acima(cidadania brasileira), porém sem muitos detalhes, só percebi ter caido lendo esse blog por que do contrário estaria eu acreditando ter errado em algum momento do relacionamento.
Assim que estiver totalmente recuperada volto pr descrever os detalhes de como tudo aconteceu.
Mulherada fique atentas.
Ana Luiza obrigada por abordar esse tipo de assunto.
Quando a pessoa que te mandar dinheiro ouro para você guardar dizendo que é por causa da democracia ou por causa da guerra pois omesmo trabalha no Afeganistão como fazer?
Oi tudo bem, qual é o nome dessa pessoa que fala essas coisas pra vc, aconteceu algo parecido comigo.
é mentira!
Quase que cair num golpe destes a pessoa na qual me relacionei também diz que trabalha em Cabul,
para mim se passou poe Fred Frank. É o mesmo?
comigo tambem
Comigo também
O facebook virou um paraíso para os homens da Tunísia. Já tô cansada de receber solitacoes desses tunisianos. Umas amigas que aceitaram, dizem que começam com uma conversa bonitinha e depois o que querem é sexo virtual. E pior as meninas de menores. Gente que país é o nosso, me sinto indignada. Não tenho nada com a vida de ninguém, mas deveríamos se importa mais, mostrar que temos caráter e merecemos respeito.
Passei pela mesma história, mas não cai no Golpe. Americano Mark Brandy engenheiro, viuvo com um filho de 13 anos. Mandou fotos dele e do filho.
Conheci no tinder. Pediu para eu sair do aplicativo e em poucos dias estava apaixonado e queria casar. Disse que viria ao Brasil para me conhecer mas antes faria uma viagem a Nova Zelandia a trabalho. Disse que me mandaria um mimo e pediu meu endereço.
No dia seguinte informou que estava mandando um anel de diamante, um lap top, um i fhone, tradutor perfumes jogo de joias ipad e tinha colocado $23.ooo,oo ( vinte e tres mil dolares americanos) dentro do laptop para eu reservar um hotel de luxo aqui para quando ele chegasse.
No dia seguinte me falou que eu teria que pagar uma taxa aqui para poder retirar o pacote. Taxa estimada em 1000 dólares.
Ele ainda não sabe que eu já sei que é um golpe. Recebi e mail falso da Empresa de Courier que faria a entrega do pacote me pedindo o dinheiro.
Ele está me ligando mais eu não o atendo mais…. Fiquem alerta
Parece com minha história. Conheci no Tinder se apresenta como Albin Smith. Engenheiro da area petrolifera, viuvo se correponde por email e já quer vim para o Brasil.
Mao sei se doi corda ou paro de responde.
BOM DIA, ESTAVA AQUI LENDO OS CASOS DE ESTAFA E ENGANOS, DESSA MAFIA DE HOMENS.
E QUERO CITAR ALGUNS NOMES MAS , QUE NAO LI AQUI NOS COMENTARIOS, DE HOMENS QUE ESTAO SE PASSANDO POR OUTROS.
MASON COLEMAN, OWEN ZOEBICH, DAVID KELLY, BEN ROGERS, DONALD RAMSEY,MILFORD TOD COLLIN.
OU SAO MILITARES, OU TRABALHAM EM USINAS PETROLERAS, VIUVOS, OU SEPARADOS, COM UM FILHO, OU FILHA, QUASE TODOS NAO TEM, PAI E NEM MAE.
Resumiu bem.
E isso; sempre contam histórias tristes para deixar as mulheres penalizadas.
Depois .. … vem a tentativa de golpe.
Já li diversos relatos aqui e ainda não vi nenhuma que conversou com Alexander Gary, esse se diz engenheiro de petróleo, um filho de 15 anos, viúvo a 4, os pais moram na Suécia. Desconfiei do golpe qnd o suposto presente que estava me mandando junto com dinheiro ficou preso, precisando pagar uma multa de 3,000 reais. Falei que não iria cair nesse golpe , que a máscara dele havia caído e que desistisse de tentar me convencer….
Eu fui abordada por um homem que prometeu o mundo isso dentro de uma semana, pesquisei o nome e nenhum registro, mas quando pesquisei a foto apareceu a vida do cara toda no caso do verdadeiro, este homem ainda fica usando a vida de outra pessoa, falei para o verdadeiro que estão usando a foto dele para golpes no instagram.
Oi Cátia, tudo bem?
Me diz como você conseguiu saber que era perfil falso? Como vc conseguiu identificar o homem verdadeiro, pois estou desconfiada q falo com uma pessoa que não é real, e já pesquisei pra tentar descobrir o verdadeiro homem mas não consegui….
Meu e-mail:
adm_josye@hotmail.com
Como voce pesquisou a foto? Tenho uma pessoa próxima relutante em acreditar que está caindo num golpe…
Bom dia! Como você descobriu o verdadeiro dono das fotos? Tentei pelo Google Imagens e pelo TinEye e não consegui, quero saber quem é o dono real das fotos de um americano chamado Hermann Herbert. Obrigada
Gente,
Recentemente recebi convite pelo Facebook de um estrangeiro que a princípio tinha uma conhecida minha em comum.
Nome dele Wayne David, 56 anos, viúvo, mora nos Estados Unidos, mas está na Síria, Damasco em missão de paz, tem um filho de 14 anos.
Ontem ele me pediu para fazer uma transferência de 600 reais para o filho, etc etc
Não fiz nenhuma transferência e pesquisando assuntos relacionados a golpes, encontrei este e com muitas histórias parecidas.
Deixando meu relato para registro do nome que esta quadrilha me abordou e de que forma.
Vamos ficar mais atentas.
Eu também cai nessa , não mandei dinheiro nenhum ao tal soldado dos EUA ANTHONY CHRIS.NAO MANDO E NÃO VOOU MANDAR NADA.NESSA EU NÃO CAIO