O começo da história é sempre parecido. Você conhece um estrangeiro pelo Facebook ou Whatsapp, muitas vezes por um pedido de amizade vindo do nada. Vocês começam a conversar. No início é só amizade, mas aos poucos vocês passam a se falar todos os dias. Não demora, ele diz que te ama. Faz promessas de fidelidade, compromisso e paixão. Nunca conheceu uma mulher como você. Essas conversas acabam chegando a uma proposta de casamento.
Homens de diversas nacionalidades buscam o “amor” de uma brasileira. O problema é que, por trás dessas promessas de amor e compromisso que parecem tão sinceras e apaixonadas, pode vir também muita dor, golpes e situações desagradáveis.
Não se passa um dia sem que o 360 fique sem receber comentários de mulheres que se relacionam com estrangeiros à distância. Eu até já contei uma história que envolveu muitas mudanças na vida da pessoa, mas deu certo. Nesse mesmo post, fiz alertas sobre casos reais de golpes que acontecem com muita frequência às brasileiras nessa situação.
Resolvi então escrever outro texto, para deixar mais claro quais os golpes mais comuns que ocorrem com brasileiras que se envolvem com um estrangeiro pela internet. E algumas precauções que as pessoas deveriam tomar antes de embarcar para outro país para conhecer alguém que nunca viram.
O Itamaraty tem um alerta especial para esses casos:
“Alerta – Relacionamentos com estrangeiros pela internet
Brasileiros e brasileiras devem se precaver contra situações de risco.
O Ministério das Relações Exteriores vem recebendo numerosas queixas de cidadãs brasileiras vítimas de roubos, fraudes e violência cometidos por cônjuges estrangeiros que conheceram pela internet e com os quais tiveram pouco ou nenhum convívio presencial antes do casamento. De acordo com os relatos recebidos, que incluem denúncias de cárcere privado, é frequente, nesses casos, que os maridos estrangeiros mudem completamente de comportamento, logo após a formalização do matrimônio, tornando-se agressivos e manipuladores ou interrompendo repentinamente o contato com as vítimas, após obterem visto de permanência no Brasil.
Nessas condições, recomenda-se às brasileiras e aos brasileiros especial cuidado com os relacionamentos virtuais mantidos com estrangeiros com o propósito de celebrar casamento, a fim de protegerem-se contra golpes e situações de risco. Sugere-se, entre outras precauções, buscar obter referências do cidadão estrangeiro por parte de terceiras pessoas de conhecimento comum, além de evitar manter o contato restrito aos meios de comunicação à distância, previamente ao matrimônio.” (Fonte)
Foto: Ed Yourdon – CC BY-NC-SA 2.0 – Flickr
Ele não está apaixonado, só quer sexo
Há vários países que são extremamente conservadores. Neles, homens e mulheres não podem se falar ou se tocar antes do casamento. Por isso, algumas vezes os homens criados nessas culturas vêem estrangeiras como uma forma de conseguir sexo. O cara que você está conversando não vai te dizer isso, obviamente. Ele vai parecer legal, vai dizer que está apaixonado, talvez até insista em dizer em como ele é diferente dos outros. Mas pode ser mentira.
Não há problema nenhum em ter um relacionamento apenas sexual (não somos moralistas aqui, hein). O problema é quando há falta de honestidade e respeito. Em muitos casos, esses homens estão em busca de estrangeiras que consideram sexo fácil: depois que as mulheres oferecem o que eles procuram, elas são maltratadas e vistas como lixo. Ou sofrem diversos tipos de violência por se recusarem a transar com o cara. De qualquer maneira, vira uma situação terrível.
Ele quer um visto brasileiro
Pessoas de diversas nacionalidades ambicionam uma visto de residência permanente no Brasil. E uma das formas de conseguir essa autorização é se casando com uma brasileira. Essas pessoas se aproveitam de mulheres carentes ou em situação vulnerável que vão cair em suas palavras carinhosas e juras de amor vazias. Depois de casadas, o tal marido desaparece ou pode se transformar em uma outra pessoa – da qual você não vai gostar nem um pouco.
Ele quer seu dinheiro
Desde que esse mundo é mundo, sempre vai ter algum espertinho tentando arrancar dinheiro de alguém que confia fácil demais. Golpes desse tipo não vêm só daqueles telefonemas de sequestro falsos feitos de uma penitenciária. Vêm também de gente que diz que te ama muito.
Desconfie se alguém que você nem conhece direito pede seu dinheiro, mesmo que a história seja convincente. Em geral o valor pedido inicialmente é pequeno, uma conta que não vai fazer falta para você, mas que vai crescendo com o tempo.
Muitas vezes, o cara diz que vai te enviar uma correspondência, ou dinheiro ou até uma mala de jóias (sério, veja os comentários desse post) e depois chega uma mensagem falando que a encomenda está presa em algum lugar e você precisa pagar para liberar. Se isso acontecer não tenha dúvidas. É golpe. Se o cara falar que está preso em algum lugar e você precisa pagar alguma coisa para liberá-lo, é golpe também.
De acordo com essa matéria do Fantástico, o perito em segurança digital Wanderson Castilho já atendeu mais de 200 casos de mulheres que foram extorquidas por homens que prometeram amor eterno pela internet. E esse golpe não é praticado apenas por estrangeiros, mas também por brasileiros em sites de relacionamentos na internet.
Ele já é casado ou espera que você se adapte ao estilo de vida muito diferente
Você está disposta a ser a segunda esposa de alguém ou a nunca mais sair de casa sozinha? A se converter a outra religião? A nunca ser aceita pela família do seu marido? Dependendo da cultura e religião, tudo isso pode acontecer se o seu relacionamento com um estrangeiro pela internet se concretizar. Não é exatamente um golpe, mas um alerta sobre situações às quais você pode se sujeitar.
“Ah, mas nem todas as histórias são assim. Comigo é diferente!” Você pode pensar isso, mas a verdade é que as histórias de terror acontecem com a mesma facilidade que as com finais felizes. Antes de dar um passo maior em um relacionamento com estrangeiros pela internet, leia tudo o que puder sobre a cultura dele. Não só o que há de romântico e exótico. Como é o dia a dia no país. Como as mulheres são tratadas. Como é a religião, as relações familiares e o mercado de trabalho.
Que tipo de mudanças você estaria disposta a sofrer por esse relacionamento? Vale a pena abrir mão de tudo o que você construiu e acredita nessa vida por essa pessoa? Por que é você quem tem que deixar para trás sua família e costumes para que esse relacionamento funcione? Questione-se bastante sobre isso antes de se jogar em um romance cego.
Tráfico humano
Esse é o caso mais extremo e o mais perigoso. O tráfico humano, ou tráfico de pessoas, é uma das atividades criminosas mais lucrativas no mundo inteiro – e 98% das vítimas são mulheres. O Brasil é o país com o maior número de mulheres traficadas da América do Sul. Essas mulheres vão para o exterior com a promessa de melhores oportunidades de vida e acabam sendo presas em uma condição semelhante à escravidão e sofrendo vários tipos de abuso.
Uma das formas de atrair mulheres para serem traficadas é, entre outras, a promessa de casamento com um estrangeiro rico. Outras vezes, pode ser um trabalho como modelo, dançarina e atriz, ou mesmo a promessa de imigração fácil para algum lugar desejado.
Como identificar golpes de falsos namorados
1. A vida não é um filme da Jennifer Aniston. Desconfie de juras de amor pouco tempo depois que vocês começarem a conversar e não acredite que uma promessa de casamento é a prova que ele te ama de verdade. Antes de aceitar se casar, proponha que se conheçam melhor primeiro e passem um tempo juntos, para que você tenha certeza que não está caindo num golpe. É assim em qualquer relacionamento. No seu não precisa ser diferente.
2. Nome e foto são as coisas MAIS FÁCEIS DE FALSIFICAR NA INTERNET. Não é porque a pessoa te deu um nome completo ou mandou uma foto que ela automaticamente existe. Existem muitas quadrilhas especializadas em falsificar identidades ou até roubar a identidade de uma pessoa real. Se o cara nunca falou com você em vídeo, já é mais um ponto para desconfiar.
3. Fique atenta a comportamentos suspeitos. Guarde todos os emails e históricos de conversas e releia-os procurando por inconsistências e contradições. Converse sobre seu relacionamento com amigas de confiança (e sensatas), peça a opinião delas sobre atitudes e conversas que você teve com essa pessoa.
4. Cheque as referências da pessoa. Busque pelo nome dela na internet, veja se ele realmente trabalha onde diz que trabalha, quem é sua família, seus amigos. Desconfie se você não encontrar nada sobre ele no Google e mais ainda se as informações forem confusas e inconsistentes. Ainda que seu namorado pareça ser uma pessoa muito real, lembre-se de que existem quadrilhas especializadas nesse tipo de golpe e que elas são profissionais em criar personagens com uma riqueza de detalhes impressionante.
5. Por que é você quem deve se colocar em uma situação vulnerável de viajar para um país estrangeiro (de cultura muitas vezes conservadora), onde você não conhece ninguém além do seu namorado virtual e muitas vezes sequer fala a língua? Peça que ele venha te visitar no Brasil primeiro, assim você pode conhecê-lo melhor em um território que você controla, perto da sua família e pessoas nas quais você confia. E não se esqueça de marcar os primeiros encontros em lugares públicos e de avisar alguém sobre o seu paradeiro.
6. Se você resolver que realmente quer ir para outro país em busca desse romance, deixe sua família e amigos informados do seu roteiro, com endereços e telefone dos lugares onde você vai se hospedar. Outra boa ideia é avisar a embaixada brasileira da sua estada ali. Se possível, não vá sozinha, leve alguém da sua família com você e fique hospedada em um hotel.
7. Se o cara te pedir dinheiro, ou disse que vai te mandar alguma correspondência e depois vier uma cobrança, É GOLPE.
Estava conversando com um de nome Alexander Gary diz ser da Suécia mas mora em Liverpool, é engenheiro de petróleo, tem 49 é viuvo e tem um filho de 15 anos. Com poucos dias de conversa já disse que me amava, que viria ao Brasil me conhecer assim que terminasse um trabalho na Austrália, falou que me enviou vários presentes e dinheiro, no dia que falou que a cx estava presa por conter dinheiro dentro já fiquei desconfiada, veio dizer que eu tinha que entrar em contato com os correios pra saber como pagar a multa e receber a cx em casa, pois ele estává no meio mar a trabalho, não aguentei a canalhice e falei que não iria cair nesse golpe….gostaria de saber como denunciar pois os dados bancários que me mandaram para a suposta multa é no nome de uma mlh e acho que é brasileira. Gostaria de publicar uma foto só não sei como.
Gostaria de saber se alguém já conversou com o tal Kevin Pardee. Ele diz ser de Londres. Só fica pedindo dinheiro. Diz q mandou joias e está em alto mar e precisa pegar a mercadoria, pq além de joias tem 20h mil dólares. Gostaria de enviar uma foto dele, mas não consigo
O meu estelionatário se chama Richard Harris, com um filho que se chama Mathew. Alguém conhece? Mora em Nova Iorque, 50 anos, viúvo há 3 anos, do exército.
Eu conheci tbm esse cara ele ficou bravo comigo porq não mandei o dinheiro pra ele kkkk
Olá gente eu tbm acho quê estou sofrendo um golpe o nome dele é darlington williams diz quê trabalha na arabia saudita na plataforma de petroleo diz ser viuvo com um filho de 14 anos peço se alguém já ouviu falar desse nome me avise por favor agradeço
Conheci alguém pelo Instagram, que se diz médico e que esta em missão de paz das Nações Unidas em Istambul na Turquia. Está pedindo que eu envie um email para seu suposto chefe, pedindo uma aposentadoria antecipada para ele, para vir ão Brasil pra me encontrar, estou enrolando ele pra ver até onde ele vai com essa história, já que ele jura de pé juntos que não está mentindo e que apenas esta tentando evitar uma transferência para o Afeganistão por ser um lugar muito perigoso. Só tenho um nome Donald.
Querida é golpe, saia dessa urgente, é o mesmo que quis me aplicar um golpe. O mesmo Donald e era médico e estava em missão de paz na Turquia. Descobri que as fotos são de um modelo lá de Nova Iorque.
gente sofri um golpe de agencia de visto, eles diziam que eram legais e por serem de la conseguiriam mais fácil, pegaram 1,800 de mim e ate hoje só enrolam, essa é a minha primeira denuncia agora vou a delegacia. cuidado o nome dele é Wilson e tem um face cuidado
O meu “Esposo” chama Maxwell Kurtz diz ser Inglês viúvo e tem duas lindas filhas. Atualmente está trabalhando no Alabama Usa como médico ortopedista. Ele começou conversar comigo pelo Instragram e em pouquíssimo tempo da disse que sou a mulher que ele está procurando. Agora estou esperando chegar um montante em dinheiro para eu comprar uma casa com piscina para nós morarmos todos juntos hahaha….só esqueci de falar pra ele que já sou casada hahaha
como pode achar que vou acreditar?
não sei o que é mais difícil de acreditar num amor instantâneo ou enviar uma quantia alta em dinheiro para uma pessoa que nem conhece
kkkkk,ele me pediu amizade no unstagram,a mesma historia,dei corda,fez juras de amor,mandava fotos e videos das filhas,mas pesquisei o crm e nao achei em nenhum pais,falei que ele nao era medico,ai me enviou uma foto do jaleco com um estetoscopio,di gargalhada,éo primeiro ortopedista que vejo usar esteto,mas fiz que tinha perdoado e levei,ai disse que ia a cambodja sacar todo seu dinheiro e me mandar,desmenti pois o email do banco que me passou nao existia,ele me xingou e me bloqueou no insta e mo skype kkkk
é golpe um tal de Jorgen Lennart…. só troquei um email e já fiquei desconfiada….. engenheiro de petróleo em KENT UK
Meninas, sou nova nesse negocio de namoro virtual. Comecei a trocar mensagem um uma pessoa que usa o nome Cody Broomfield, ele me falou que é militar e que está em missão em Saná – Capital do Iémen. Como sempre disse que me ama e com aquele papo cliché. Disse que precisava de dinheiro ($3.000,00) para poder sair de licença da missão. Achei estranho mas continuei dando corta e no decorre das mensagens ele entrou em contradição em muitas coisas.
Fiquei intrigada com essa situação e continuei a procurar por pessoas assim para ver até onde iria a capacidade da mentira –
Nessas trocas de mensagens teve duas pessoas que também se diz militar americano em serviço no Afeganistão e que precisava mandar um pacote para mim pois não podia deixar lá. ( o nomes deles são: Willians Sieae e Willians Denilson).
Também tem outro caso, o nome dele é Anthony Maurice Gray, diz que é viúvo que tem um casal de gêmeos de 5 anos, o um monte de estorias. Fala sobre os bens dele (com valores gritantes), diz que vai vir para o Brasil entre outras promessas. Dai vem o golpe. Fala que passou mau não tema cesso ao banco e que precisa de dinheiro para pagar o hospital onde as crianças então internadas porque sofreu um acidente. Ainda estou dando corda para ver até onde vai essa situação.
Meninas, isso é muito sério eu estava falando através do watszapp com um golpista de nome Hans Simon Gruber, dizia ele que era de Viena, nunca achei ele na internet e as fotos que ele apresentava era de um lindo homem, chegou até mandar fotos com a família acredita? Viajava demais dizia que viria para o Brasil enfim toda ladainha, chegou até mandar foto do bilhete de passagem que era ficiticio. ele pediu dinheiro desconfiei ele me bloqueou no wats e apaguei o contato. GENTE CUIDADO