O começo da história é sempre parecido. Você conhece um estrangeiro pelo Facebook ou Whatsapp, muitas vezes por um pedido de amizade vindo do nada. Vocês começam a conversar. No início é só amizade, mas aos poucos vocês passam a se falar todos os dias. Não demora, ele diz que te ama. Faz promessas de fidelidade, compromisso e paixão. Nunca conheceu uma mulher como você. Essas conversas acabam chegando a uma proposta de casamento.
Homens de diversas nacionalidades buscam o “amor” de uma brasileira. O problema é que, por trás dessas promessas de amor e compromisso que parecem tão sinceras e apaixonadas, pode vir também muita dor, golpes e situações desagradáveis.
Não se passa um dia sem que o 360 fique sem receber comentários de mulheres que se relacionam com estrangeiros à distância. Eu até já contei uma história que envolveu muitas mudanças na vida da pessoa, mas deu certo. Nesse mesmo post, fiz alertas sobre casos reais de golpes que acontecem com muita frequência às brasileiras nessa situação.
Resolvi então escrever outro texto, para deixar mais claro quais os golpes mais comuns que ocorrem com brasileiras que se envolvem com um estrangeiro pela internet. E algumas precauções que as pessoas deveriam tomar antes de embarcar para outro país para conhecer alguém que nunca viram.
O Itamaraty tem um alerta especial para esses casos:
“Alerta – Relacionamentos com estrangeiros pela internet
Brasileiros e brasileiras devem se precaver contra situações de risco.
O Ministério das Relações Exteriores vem recebendo numerosas queixas de cidadãs brasileiras vítimas de roubos, fraudes e violência cometidos por cônjuges estrangeiros que conheceram pela internet e com os quais tiveram pouco ou nenhum convívio presencial antes do casamento. De acordo com os relatos recebidos, que incluem denúncias de cárcere privado, é frequente, nesses casos, que os maridos estrangeiros mudem completamente de comportamento, logo após a formalização do matrimônio, tornando-se agressivos e manipuladores ou interrompendo repentinamente o contato com as vítimas, após obterem visto de permanência no Brasil.
Nessas condições, recomenda-se às brasileiras e aos brasileiros especial cuidado com os relacionamentos virtuais mantidos com estrangeiros com o propósito de celebrar casamento, a fim de protegerem-se contra golpes e situações de risco. Sugere-se, entre outras precauções, buscar obter referências do cidadão estrangeiro por parte de terceiras pessoas de conhecimento comum, além de evitar manter o contato restrito aos meios de comunicação à distância, previamente ao matrimônio.” (Fonte)
Foto: Ed Yourdon – CC BY-NC-SA 2.0 – Flickr
Ele não está apaixonado, só quer sexo
Há vários países que são extremamente conservadores. Neles, homens e mulheres não podem se falar ou se tocar antes do casamento. Por isso, algumas vezes os homens criados nessas culturas vêem estrangeiras como uma forma de conseguir sexo. O cara que você está conversando não vai te dizer isso, obviamente. Ele vai parecer legal, vai dizer que está apaixonado, talvez até insista em dizer em como ele é diferente dos outros. Mas pode ser mentira.
Não há problema nenhum em ter um relacionamento apenas sexual (não somos moralistas aqui, hein). O problema é quando há falta de honestidade e respeito. Em muitos casos, esses homens estão em busca de estrangeiras que consideram sexo fácil: depois que as mulheres oferecem o que eles procuram, elas são maltratadas e vistas como lixo. Ou sofrem diversos tipos de violência por se recusarem a transar com o cara. De qualquer maneira, vira uma situação terrível.
Ele quer um visto brasileiro
Pessoas de diversas nacionalidades ambicionam uma visto de residência permanente no Brasil. E uma das formas de conseguir essa autorização é se casando com uma brasileira. Essas pessoas se aproveitam de mulheres carentes ou em situação vulnerável que vão cair em suas palavras carinhosas e juras de amor vazias. Depois de casadas, o tal marido desaparece ou pode se transformar em uma outra pessoa – da qual você não vai gostar nem um pouco.
Ele quer seu dinheiro
Desde que esse mundo é mundo, sempre vai ter algum espertinho tentando arrancar dinheiro de alguém que confia fácil demais. Golpes desse tipo não vêm só daqueles telefonemas de sequestro falsos feitos de uma penitenciária. Vêm também de gente que diz que te ama muito.
Desconfie se alguém que você nem conhece direito pede seu dinheiro, mesmo que a história seja convincente. Em geral o valor pedido inicialmente é pequeno, uma conta que não vai fazer falta para você, mas que vai crescendo com o tempo.
Muitas vezes, o cara diz que vai te enviar uma correspondência, ou dinheiro ou até uma mala de jóias (sério, veja os comentários desse post) e depois chega uma mensagem falando que a encomenda está presa em algum lugar e você precisa pagar para liberar. Se isso acontecer não tenha dúvidas. É golpe. Se o cara falar que está preso em algum lugar e você precisa pagar alguma coisa para liberá-lo, é golpe também.
De acordo com essa matéria do Fantástico, o perito em segurança digital Wanderson Castilho já atendeu mais de 200 casos de mulheres que foram extorquidas por homens que prometeram amor eterno pela internet. E esse golpe não é praticado apenas por estrangeiros, mas também por brasileiros em sites de relacionamentos na internet.
Ele já é casado ou espera que você se adapte ao estilo de vida muito diferente
Você está disposta a ser a segunda esposa de alguém ou a nunca mais sair de casa sozinha? A se converter a outra religião? A nunca ser aceita pela família do seu marido? Dependendo da cultura e religião, tudo isso pode acontecer se o seu relacionamento com um estrangeiro pela internet se concretizar. Não é exatamente um golpe, mas um alerta sobre situações às quais você pode se sujeitar.
“Ah, mas nem todas as histórias são assim. Comigo é diferente!” Você pode pensar isso, mas a verdade é que as histórias de terror acontecem com a mesma facilidade que as com finais felizes. Antes de dar um passo maior em um relacionamento com estrangeiros pela internet, leia tudo o que puder sobre a cultura dele. Não só o que há de romântico e exótico. Como é o dia a dia no país. Como as mulheres são tratadas. Como é a religião, as relações familiares e o mercado de trabalho.
Que tipo de mudanças você estaria disposta a sofrer por esse relacionamento? Vale a pena abrir mão de tudo o que você construiu e acredita nessa vida por essa pessoa? Por que é você quem tem que deixar para trás sua família e costumes para que esse relacionamento funcione? Questione-se bastante sobre isso antes de se jogar em um romance cego.
Tráfico humano
Esse é o caso mais extremo e o mais perigoso. O tráfico humano, ou tráfico de pessoas, é uma das atividades criminosas mais lucrativas no mundo inteiro – e 98% das vítimas são mulheres. O Brasil é o país com o maior número de mulheres traficadas da América do Sul. Essas mulheres vão para o exterior com a promessa de melhores oportunidades de vida e acabam sendo presas em uma condição semelhante à escravidão e sofrendo vários tipos de abuso.
Uma das formas de atrair mulheres para serem traficadas é, entre outras, a promessa de casamento com um estrangeiro rico. Outras vezes, pode ser um trabalho como modelo, dançarina e atriz, ou mesmo a promessa de imigração fácil para algum lugar desejado.
Como identificar golpes de falsos namorados
1. A vida não é um filme da Jennifer Aniston. Desconfie de juras de amor pouco tempo depois que vocês começarem a conversar e não acredite que uma promessa de casamento é a prova que ele te ama de verdade. Antes de aceitar se casar, proponha que se conheçam melhor primeiro e passem um tempo juntos, para que você tenha certeza que não está caindo num golpe. É assim em qualquer relacionamento. No seu não precisa ser diferente.
2. Nome e foto são as coisas MAIS FÁCEIS DE FALSIFICAR NA INTERNET. Não é porque a pessoa te deu um nome completo ou mandou uma foto que ela automaticamente existe. Existem muitas quadrilhas especializadas em falsificar identidades ou até roubar a identidade de uma pessoa real. Se o cara nunca falou com você em vídeo, já é mais um ponto para desconfiar.
3. Fique atenta a comportamentos suspeitos. Guarde todos os emails e históricos de conversas e releia-os procurando por inconsistências e contradições. Converse sobre seu relacionamento com amigas de confiança (e sensatas), peça a opinião delas sobre atitudes e conversas que você teve com essa pessoa.
4. Cheque as referências da pessoa. Busque pelo nome dela na internet, veja se ele realmente trabalha onde diz que trabalha, quem é sua família, seus amigos. Desconfie se você não encontrar nada sobre ele no Google e mais ainda se as informações forem confusas e inconsistentes. Ainda que seu namorado pareça ser uma pessoa muito real, lembre-se de que existem quadrilhas especializadas nesse tipo de golpe e que elas são profissionais em criar personagens com uma riqueza de detalhes impressionante.
5. Por que é você quem deve se colocar em uma situação vulnerável de viajar para um país estrangeiro (de cultura muitas vezes conservadora), onde você não conhece ninguém além do seu namorado virtual e muitas vezes sequer fala a língua? Peça que ele venha te visitar no Brasil primeiro, assim você pode conhecê-lo melhor em um território que você controla, perto da sua família e pessoas nas quais você confia. E não se esqueça de marcar os primeiros encontros em lugares públicos e de avisar alguém sobre o seu paradeiro.
6. Se você resolver que realmente quer ir para outro país em busca desse romance, deixe sua família e amigos informados do seu roteiro, com endereços e telefone dos lugares onde você vai se hospedar. Outra boa ideia é avisar a embaixada brasileira da sua estada ali. Se possível, não vá sozinha, leve alguém da sua família com você e fique hospedada em um hotel.
7. Se o cara te pedir dinheiro, ou disse que vai te mandar alguma correspondência e depois vier uma cobrança, É GOLPE.
Estou ah quase um ano namorando virtualmente um cara que diz morar em oslo viuvo .pai de uma filha por nome de Ella que mora em um orfanato. Ele se chama Roberto Michelle é engenheiro Naval. Trabalha embarcado. Desde Agosto qye ele tenta vir ao Brasil mais sempre acontece alguma coisa. Quer casar comigo , comprar imovéis aqui. Sempre acontece algo errado quando ele se prepara para viajar e sempre precisando de ajuda financeira( empréstimo) para resolver algo que sempre acontece. . Muito muito apaixonado. Morre de ciúmes de mim, me chama de sua rainha mais apaixonado do que ele impossivel. Como posso descobrir se ele é um scammer?
E vc ainda tem duvida???? Eu, nenhuma. Sinto mt, mas seu principe nao existe, caia fora urgente
Eu conheci na internet um americano há quase 1 ano e estamos noivos.O meu noivo veio me conhecer com 3 meses de namoro e já é a terceira vez que ele vem ao Brasil…e ele nunca me pediu dinheiro e é claro que eu também não mas depois que nos conhecemos pessoalmente ele quis me enviar dinheiro e todos os meses me ajuda financeiramente.Por isso te digo homens americanos e homens de verdade não pedem dinheiro para mulheres… não seja tão inocente.
Boa noite caríssimas! Estou me relacionando com um homem que se chama David Volker, diz morar em Manchester-Reino Unido, viúvo a cinco anos e tem uma filha chamada Annabel e um cachorrinho com nome de Preto. No início disse que é Empresário do ramo de telecomunicações, um verdadeiro Príncipe inglês, no decorrer do mês de novembro/2018, me disse que estava indo para Alemanha porque tinha fechado um contrato com uma Empresa alemã onde iria fornecer cabos que ele tinha comprado na China. Passou uma semana, ele na maior impolgação, dizendo que assim que terminasse o contrato na Alemanha viria ao Brasil para me conhecer e traria uma jóia para mim, na qual enviou a foto. Dois dias após ele dizer que estava na Alemanha, começa o inferno desse homem dizendo que os cabos que ele ia fornecer, estavam presos no porto e que só iriam liberar se ele pagasse 1.300 Euros e isso se passou hoje são 15/01, desde 03/12 que essa criatura tenta de todas as formas me convencer que precisa desse dinheiro para efetivar um contrato de 1.800.000 dólares. Enfim, o mesmo modu operanti dos relatos que descrevem, sumiu uma semana no início, tem um vocabulário que é um verdadeiro príncipe encantado, pelas fotos que envia me parece um homem muito bonito, tem 55 anos, as fotos da filha de 12 anos me parece uma garota normal, enfim de repente me bloqueou no facebook e messenger, quando perguntei o porque, me disse que estava sendo raqueado e muitas outras situações semelhantes aos relatos de todas, a finalidade dele é vir para o Brasil me conhecer e casar comigo para cuidar de mim. É surreal tudo isso! Eu sou psicóloga, já trabalhei muitos anos em Processo de Seleção Psicológica para Polícia e vou confessar para vocês, que fiquei muito tempo dando corda para esse sujeito e ainda vou fazer ele chorar lágrimas de sangue e nunca mais ele vai fazer isso com ninguém! Gratidão pelas informações e fiquem com Deus!
Sao mestres na seduçao….
Eu acho que esse cara falou comigo na verdade continua falando porque ainda estou dando corda pra ver até onde vai só que mudou o ramo de negócio é engenheiro de pontes foi na Turquia fechar um negócio e ficou sem dinheiro devido um problema sempre me pede dinheiro.Mas o nome que ele usa é Cristhian Daniel
Oi, Marília como acabou sua história?
Estou conversando com um homem que conta essa mesma história, o nome da filha também é Annabel , ainda não me pediu nada, mas disse que chega ao Brasil na próxima semana para me conhecer. Por isso fiquei desconfiada e resolvi pesquisar o assunto. Estou dando corda para ver até onde ele vai.
Alguem ja chegou conhecer pessoalmente o seu estelionatario, ou sera que so eu??..
Olá, recebi solicitação de amizade da Índia, nome Akki Takur … joguei imagem no google e a foto não é dele tão pouco o nome. Posta fotos de um atleta indiano e marca várias pessoas, eu mudei toda minha privacidade no face, assim evito que ele tenha acesso as minhas amigas.
Dei corda, confrontei , são muito bom em teatro , deu seu nome e emviou solicitação de sua pág verdadeira, porém joguei no google e não achei nada sobre o nome q deu , eu fiz chamada de video e vi o crachá no peito dele YES BANK . Nunca pediu dinheiro , pediu fotos nudes .
Então eu perguntei …pediria para sua mãe?
Me bloqueou por uma semana e agora pediu desculpas e voltou a falar comigo.
É golpe….aguarde que ja vai se apaixonar e na sequencia pedir kkkkk
Alguém conversa com um tal Alan, que diz que dia filha morreu em um acidente de carro na Alemanha ???
Ele diz tb que trabalha com o mercado imobiliário e quer trazer sua empresa para o Brasil
Ele mora em Londres
Sim. Minha mãe quase foi enganada por esse homem. Mas a internet está aqui para expor, então não caiam nessa.
Mike Thomaz Diedek, fone 32 465 468989 é negao, se diz Frances, e tentou me dar o golpe da entrega Diplomatica. Muito parecido com o chamado Golpe do Amor….esta na pagina da Receita Feral que faz o alerta. Detalhe que cheguei conhece lo pessoalmente. Pena ser tao facil a entrada destes ordinarioos em nosso país e ninguem vai preso. A gente se sentr impotente diante de nao poder fazer nada pra pegar esta corja. Tenho mais nomes, numero de conta e CPF de pessoas que estavam envildas nesta ” entrega diplomatica”.
Boa tarde!
A minha história em tudo idêntica a todas as outras aqui relatadas. Vivo em Portugal e este fenômeno – burlas/fraudes – também aqui chegou. começa com conversa de sedução, declarações e compromissos, e quando pensa que em tem a outra pessoa rendida vem com a conversa de grandes contratos milionários e com planos para uma vida em conjunto. A seguir vem o pedido muito urgente de ajuda: precisa de ajuda para receber uma máquina essencial para terminar o referido contrato e finalmente vir para Portugal para investir e morar comigo. paga tudo quando chegar! Mas, nas conversas iniciais dizia que era financeiramente estável, Engenheiro de Máquinas a trabalhar no mar de Santos SP, viúvo, sem filhos, do Canadá e que se chamava “Davis Wilson Johnson”. Fui sempre respondendo apesar de algumas falhas que justifiquei com o tradutor do Google, pois, sempre se recusava a escrever em inglês, exceções só com pequenas frases. Este falso perfil está ativo no Facebook e no site de relacionamentos online “be 2”. Após ter chegado o pedido de ajuda muito urgente, percebi a burla e deixei ir até ao máximo para conseguir obter mais informação, que é a seguinte: email para receber instruções para pagar o transporte da máquina: courierexpressdelivery@fastmail.org. As instruções de pagamento: “Informação de pagamento,Nome da conta: – Vera Lucia de Oliveira, CPF do Cliente / CGC (ssn): – 07307142848, Número da conta: – 01029854-6, Iban: -BR8190400888006630010298546C1, Código Swift :: – ABNABRSP, Nome do banco: – Banco Santander, Agência Associada: – 0663 Street São Paulo, Tipo de conta: – conta corrente, Valor a ser enviado: € 1.300,00”. Claro, que não efetuei qualquer transferência bancária. Já tentei alertar 2 senhoras brasileiras e 2 portuguesas. Deixo aqui o meu testemunho pois com as informações que consegui, a conta bancária tem de ser real, possam comunicar/denunciar às autoridades policiais ou outras aí no Brasil. Muito obrigada pela atenção e pela disponibilização para denunciar estas burlas.
Cara graças ao seu depoimento estou na delegacia fazendo denuncia contra essa pessoa.
Aplicou o mesmo golpe em mim. Infelizmente cai ontem.
Por coincidência ou não minha amiga mostrou essa reportagem.
Olá, tenho conversado com um Wayne Shaw, agora quer me enviar uma caixa com pertences e joias que comprou na Turquia, no Instagram está cheio de scammers.
Nossa estou conversando com Alexandre Wilson do Canadá vi aqui que as msgs dele e idêntica de uns colpistas, estou dando corta pra ver até onde ele vai, kkkk fala que estar em alto mar, estar aposentado e viúvo filho único. Chegou a me bloquear pq desconfiei dele….kk
Oi gostaria de saber se algumas fe vcs ja receberam um convite de amizade de algum rapaz chamado John Costa no facebook?