O começo da história é sempre parecido. Você conhece um estrangeiro pelo Facebook ou Whatsapp, muitas vezes por um pedido de amizade vindo do nada. Vocês começam a conversar. No início é só amizade, mas aos poucos vocês passam a se falar todos os dias. Não demora, ele diz que te ama. Faz promessas de fidelidade, compromisso e paixão. Nunca conheceu uma mulher como você. Essas conversas acabam chegando a uma proposta de casamento.
Homens de diversas nacionalidades buscam o “amor” de uma brasileira. O problema é que, por trás dessas promessas de amor e compromisso que parecem tão sinceras e apaixonadas, pode vir também muita dor, golpes e situações desagradáveis.
Não se passa um dia sem que o 360 fique sem receber comentários de mulheres que se relacionam com estrangeiros à distância. Eu até já contei uma história que envolveu muitas mudanças na vida da pessoa, mas deu certo. Nesse mesmo post, fiz alertas sobre casos reais de golpes que acontecem com muita frequência às brasileiras nessa situação.
Resolvi então escrever outro texto, para deixar mais claro quais os golpes mais comuns que ocorrem com brasileiras que se envolvem com um estrangeiro pela internet. E algumas precauções que as pessoas deveriam tomar antes de embarcar para outro país para conhecer alguém que nunca viram.
O Itamaraty tem um alerta especial para esses casos:
“Alerta – Relacionamentos com estrangeiros pela internet
Brasileiros e brasileiras devem se precaver contra situações de risco.
O Ministério das Relações Exteriores vem recebendo numerosas queixas de cidadãs brasileiras vítimas de roubos, fraudes e violência cometidos por cônjuges estrangeiros que conheceram pela internet e com os quais tiveram pouco ou nenhum convívio presencial antes do casamento. De acordo com os relatos recebidos, que incluem denúncias de cárcere privado, é frequente, nesses casos, que os maridos estrangeiros mudem completamente de comportamento, logo após a formalização do matrimônio, tornando-se agressivos e manipuladores ou interrompendo repentinamente o contato com as vítimas, após obterem visto de permanência no Brasil.
Nessas condições, recomenda-se às brasileiras e aos brasileiros especial cuidado com os relacionamentos virtuais mantidos com estrangeiros com o propósito de celebrar casamento, a fim de protegerem-se contra golpes e situações de risco. Sugere-se, entre outras precauções, buscar obter referências do cidadão estrangeiro por parte de terceiras pessoas de conhecimento comum, além de evitar manter o contato restrito aos meios de comunicação à distância, previamente ao matrimônio.” (Fonte)
Foto: Ed Yourdon – CC BY-NC-SA 2.0 – Flickr
Ele não está apaixonado, só quer sexo
Há vários países que são extremamente conservadores. Neles, homens e mulheres não podem se falar ou se tocar antes do casamento. Por isso, algumas vezes os homens criados nessas culturas vêem estrangeiras como uma forma de conseguir sexo. O cara que você está conversando não vai te dizer isso, obviamente. Ele vai parecer legal, vai dizer que está apaixonado, talvez até insista em dizer em como ele é diferente dos outros. Mas pode ser mentira.
Não há problema nenhum em ter um relacionamento apenas sexual (não somos moralistas aqui, hein). O problema é quando há falta de honestidade e respeito. Em muitos casos, esses homens estão em busca de estrangeiras que consideram sexo fácil: depois que as mulheres oferecem o que eles procuram, elas são maltratadas e vistas como lixo. Ou sofrem diversos tipos de violência por se recusarem a transar com o cara. De qualquer maneira, vira uma situação terrível.
Ele quer um visto brasileiro
Pessoas de diversas nacionalidades ambicionam uma visto de residência permanente no Brasil. E uma das formas de conseguir essa autorização é se casando com uma brasileira. Essas pessoas se aproveitam de mulheres carentes ou em situação vulnerável que vão cair em suas palavras carinhosas e juras de amor vazias. Depois de casadas, o tal marido desaparece ou pode se transformar em uma outra pessoa – da qual você não vai gostar nem um pouco.
Ele quer seu dinheiro
Desde que esse mundo é mundo, sempre vai ter algum espertinho tentando arrancar dinheiro de alguém que confia fácil demais. Golpes desse tipo não vêm só daqueles telefonemas de sequestro falsos feitos de uma penitenciária. Vêm também de gente que diz que te ama muito.
Desconfie se alguém que você nem conhece direito pede seu dinheiro, mesmo que a história seja convincente. Em geral o valor pedido inicialmente é pequeno, uma conta que não vai fazer falta para você, mas que vai crescendo com o tempo.
Muitas vezes, o cara diz que vai te enviar uma correspondência, ou dinheiro ou até uma mala de jóias (sério, veja os comentários desse post) e depois chega uma mensagem falando que a encomenda está presa em algum lugar e você precisa pagar para liberar. Se isso acontecer não tenha dúvidas. É golpe. Se o cara falar que está preso em algum lugar e você precisa pagar alguma coisa para liberá-lo, é golpe também.
De acordo com essa matéria do Fantástico, o perito em segurança digital Wanderson Castilho já atendeu mais de 200 casos de mulheres que foram extorquidas por homens que prometeram amor eterno pela internet. E esse golpe não é praticado apenas por estrangeiros, mas também por brasileiros em sites de relacionamentos na internet.
Ele já é casado ou espera que você se adapte ao estilo de vida muito diferente
Você está disposta a ser a segunda esposa de alguém ou a nunca mais sair de casa sozinha? A se converter a outra religião? A nunca ser aceita pela família do seu marido? Dependendo da cultura e religião, tudo isso pode acontecer se o seu relacionamento com um estrangeiro pela internet se concretizar. Não é exatamente um golpe, mas um alerta sobre situações às quais você pode se sujeitar.
“Ah, mas nem todas as histórias são assim. Comigo é diferente!” Você pode pensar isso, mas a verdade é que as histórias de terror acontecem com a mesma facilidade que as com finais felizes. Antes de dar um passo maior em um relacionamento com estrangeiros pela internet, leia tudo o que puder sobre a cultura dele. Não só o que há de romântico e exótico. Como é o dia a dia no país. Como as mulheres são tratadas. Como é a religião, as relações familiares e o mercado de trabalho.
Que tipo de mudanças você estaria disposta a sofrer por esse relacionamento? Vale a pena abrir mão de tudo o que você construiu e acredita nessa vida por essa pessoa? Por que é você quem tem que deixar para trás sua família e costumes para que esse relacionamento funcione? Questione-se bastante sobre isso antes de se jogar em um romance cego.
Tráfico humano
Esse é o caso mais extremo e o mais perigoso. O tráfico humano, ou tráfico de pessoas, é uma das atividades criminosas mais lucrativas no mundo inteiro – e 98% das vítimas são mulheres. O Brasil é o país com o maior número de mulheres traficadas da América do Sul. Essas mulheres vão para o exterior com a promessa de melhores oportunidades de vida e acabam sendo presas em uma condição semelhante à escravidão e sofrendo vários tipos de abuso.
Uma das formas de atrair mulheres para serem traficadas é, entre outras, a promessa de casamento com um estrangeiro rico. Outras vezes, pode ser um trabalho como modelo, dançarina e atriz, ou mesmo a promessa de imigração fácil para algum lugar desejado.
Como identificar golpes de falsos namorados
1. A vida não é um filme da Jennifer Aniston. Desconfie de juras de amor pouco tempo depois que vocês começarem a conversar e não acredite que uma promessa de casamento é a prova que ele te ama de verdade. Antes de aceitar se casar, proponha que se conheçam melhor primeiro e passem um tempo juntos, para que você tenha certeza que não está caindo num golpe. É assim em qualquer relacionamento. No seu não precisa ser diferente.
2. Nome e foto são as coisas MAIS FÁCEIS DE FALSIFICAR NA INTERNET. Não é porque a pessoa te deu um nome completo ou mandou uma foto que ela automaticamente existe. Existem muitas quadrilhas especializadas em falsificar identidades ou até roubar a identidade de uma pessoa real. Se o cara nunca falou com você em vídeo, já é mais um ponto para desconfiar.
3. Fique atenta a comportamentos suspeitos. Guarde todos os emails e históricos de conversas e releia-os procurando por inconsistências e contradições. Converse sobre seu relacionamento com amigas de confiança (e sensatas), peça a opinião delas sobre atitudes e conversas que você teve com essa pessoa.
4. Cheque as referências da pessoa. Busque pelo nome dela na internet, veja se ele realmente trabalha onde diz que trabalha, quem é sua família, seus amigos. Desconfie se você não encontrar nada sobre ele no Google e mais ainda se as informações forem confusas e inconsistentes. Ainda que seu namorado pareça ser uma pessoa muito real, lembre-se de que existem quadrilhas especializadas nesse tipo de golpe e que elas são profissionais em criar personagens com uma riqueza de detalhes impressionante.
5. Por que é você quem deve se colocar em uma situação vulnerável de viajar para um país estrangeiro (de cultura muitas vezes conservadora), onde você não conhece ninguém além do seu namorado virtual e muitas vezes sequer fala a língua? Peça que ele venha te visitar no Brasil primeiro, assim você pode conhecê-lo melhor em um território que você controla, perto da sua família e pessoas nas quais você confia. E não se esqueça de marcar os primeiros encontros em lugares públicos e de avisar alguém sobre o seu paradeiro.
6. Se você resolver que realmente quer ir para outro país em busca desse romance, deixe sua família e amigos informados do seu roteiro, com endereços e telefone dos lugares onde você vai se hospedar. Outra boa ideia é avisar a embaixada brasileira da sua estada ali. Se possível, não vá sozinha, leve alguém da sua família com você e fique hospedada em um hotel.
7. Se o cara te pedir dinheiro, ou disse que vai te mandar alguma correspondência e depois vier uma cobrança, É GOLPE.
Pessoal,
Alguém pode me ajudar?
Minha mãe conheceu um homem há alguns meses em um bar, na cidade onde ela mora.
Ele se convidou para sentar em sua mesa e ela permitiu. Contou a ela uma história dizendo que é inglês, filho de diplomatas que faleceram, que até hoje recebe pensão do Reino Unido e que tem um cargo na diplomacia. Que não tem parentes, mora sozinho no Brasil, e que sua única irmã, que morava na frança tinha acabado de morrer de overdose de cocaína.
O fato é, ele a convenceu e a conquistou. Em menos de um mês estavam morando juntos. Ele a fez trocar de carro, de apartamento, comprar tudo novo ao seu gosto.
Quero denunciá-lo, já pesquisei tudo sobre ele, descobri todas as suas mentiras, mas não encontro sua verdadeira identidade (ele deve ser carioca, tem um sotaque carioca muito forte, nenhum sotaque britânico). Fui à policia federal, pois ele anda com uma identidade falsa da União Européia, no entanto, a Polícia Federal diz não poder fazer nada.
O que devo fazer? Como confrotá-lo e mandá-lo embora se ele se apoderou de tudo o que minha mãe tem. A quem recorrer para fazê-lo pagar?
quer conversar privado? talvez eu possa te ajudar
Claro. Como posso entrar em contato?
damaresalencar@gmail.com
Diana, preciso conversar com vc, no privado, para Verde pode me ajudar.
Querida contrate um detetive particular dos bons e depois se enforme com um advogado para te assessorar.
Colha digitais se possível,Dna dele.Mas tenha muito cuidado
Procure ver se ele não é procurado na Interpol eles tem escritório em São Paulo..
Um detetive particular bom vai vasculhar a vida dele.
boa noite tem uma jornalista quer ajudar nos vamos se unir e denunciar o nome dela e ligia meu email e silvania_candido_resende@hotmail.com
Voltei a escrever porque eu descobri a farsa do sujeito chamado Dekens Nicolaas, se diz viúvo e pai de um filho de 7 anos, engenheiro de navio, mas graças a Deus consegui descobri que ele aplica golpes em vários mulheres do Brasil e no mundo, após muitas pesquisas no facebook eu conversei com 4 mulheres que já foram vítimas dele e continua a aplicar o golpe do pedido de casamento, pede endereço para enviar um pacote e você tem que pagar as despesas através do envio de dinheiro pelo MoneyGram ou Wertern Union para uma pessoa que ele informa o nome. Estou avisando para tentar livrar as mulheres desses golpistas de internet!
Olá Meninas!
Todo cuidado com estes homens estrangeiros é pouco.
Há uma semana conheci um lindo rapaz o nome dele é Alex Stupalov,engenheiro da área de petróleo, é Russo mas mora em Dingle cidade de Londres. Me adicionou no facebook, começou a conversar como amigo, com dois dias já me pediu em namoro, falando o tempo todo que me ama, senti minha falta, que eu sou a mulher perfeita para ele e bla bla bla aceitei ao seu pedido. No outro dia pedi para vê-lo na webcan, me falou que não podia e que eu o entendesse, ainda questionei e ele se estressou pedindo que eu parasse e o entendesse. Estava planejando vir ao Brasil me ver no mês de agosto, eu falei que tudo bem. Hoje eu estava trabalhando e ele veio me falar que ia trabalhar no próximo mês no mar e que assim que terminasse o trabalho iria vir ao Brasil, mas que queria me mandar um presente antes, pediu o meu endereço residencial, nome completo e email, daí caiu a fixa, tive a absoluta certeza que se tratava de um golpe e não passei nenhuma informação, depois ficou com bla bla bla de querer que eu enviasse os dados e eu não informei, daí ele mandou eu me foder e que eu não falasse mais com ele.
Gente eu nunca tinha passado por essa experiência, fiquem atentas a tudo, não passem as informações pessoais de vocês porque é furada.
Só pra complementar, andei pesquisando sobre essa pessoa e vi que tem vários perfis, num desses pode haver um verdadeiro né, mas não é bom confiar.
Complicado isso!
Meu nome é Renata, São Paulo, acredito que quase aconteceu comigo, bem, aconteceu, só que tenho amigos muitos preocupados que não de me deixaram passar o meu endereço para um tal de NORMAN ANDRIAN BENSON, as vezes é NORMAN ADRIAN BENSON. Queria mostrar as fotos dele para vocês. É a mesma história de sempre: viúvo há 3 anos, com um filho de 10 anos, que fica mais em um internato. Vive em Manchester, Londres, como engenheiro perito profissional. Me viu em site, me amou e não vive sem mim! Estava em alto mar, quando seu navio, que vinha para o Brasil, começou a ter problemas, estava afundando! Depois ele me mandou uma mensagem pedindo meu endereço para me enviar uns documentos da empresa que não poderia molhar! kkkk
Essa história de amor com homens do mar na internet e que o navio está sendo atacado por piratas ou afundando está virando uma epidemia, mas continua pegando muito as mulheres, é uma pena!
Renata de Lima sua história é parecida com a minha que descrevi acima, no meu caso ele estava indo á trabalho para Tailândia e o navio deu problema, queria meu endereço para mandar documentos pois tinham risco de serem atacados por piratas.
Luiz George o nome dele.
Olá meninas, estive lendo alguns comentários e vir que quão frágil somos nós mulheres, meu Deus!Recentemente eu estava em um bate-papo com um cara que parecia um Gentleman,conversa vai, conversa vem, ele disse que é canadense,lhe faz juras de amor na qual você fica nas nuvens, bom ele não pediu nenhuma quantia não,mas começa a amizade ele vai lhe envolvendo com sua lábia pedi para você se conectar ao Skype, ele lhe vê através da câmera mas você não o ver e ele começa a se masturba e quer que você literalmente se masturbe para ele, meninas o nome que ele usa no face é Karl Sebastian e tem dois perfis no face a foto ele está acompanhado de uma criança segundo ele é o filho, acredito que é para parecer família, e na verdade o cara com quem eu conversava no face e no Skype não são a mesma pessoa, o nome dele no Skype já muda para Daniel 17124. Enfim ele é um doente que quer ficar se masturbando.
Olá amigos eu retornei a escrever para deixar o nome do sujeito que se diz americano e trabalha como engenheiro no mar, ele se chama Dekens Nicolaas, um gato, uma escultura grega, mas não vai levar meu dinheiro, eu comecei a pesquisar na net como os golpes acontecem e encontrei esse blog maravilhoso que me ajudou muito a despertar para as mesmas histórias ou similares, então fiquem atentas todas! Como sempre, eles pedem a amizade e depois inventam que estão apaixonados, oferece presentes, mas a gente tem que pagar a conta do envio, um presente de grego!
Colega eu vi esse perfil, existem mais de 8 páginas do face do mesmo cara que usa este nome em 1 tem uma curtida ate de uma brasileira, a unica na verdade, as páginas gritam que são fakes!! algumas fotos, mas repetidas em todas os perfis, nao tem muitas publicações e amigos aleatórios. mais um golpista enrolando as pessoas!!
Obrigada pela colaboração Diana, as pesquisas nos ajudam a desmistificar esses perfis falsos e ajudar outras pessoas para não caírem em golpes.
Vcs conhecem alguém com o nome de Spencer Ricardo.ele se diz general,e está tbm numa missão de paz na síria.faz duas semanas que estou conversando com ele .é ele já quer me enviar 5,6 milhões de dólares e é pra eu ficar com 30% desse valor.kkkkk disse que um diplomata vai me entregar na porta de minha casa ou outro lugar combinado.o tal diplomata entrou em contato comigo.o nome dele é Jeferson.passei um endereço público e o número de um telefone que não existe.e depois disso o diplomata não teve mais contato comigo.e o tal general se diz estar preocupado dos dólares não terem sido entregue ainda pra mim.que se ele não me entregasse hoje ele iria denúncia lo ao FBI.conversamos muito pouco.por dia.mas se diz viúvo tbm é tem um casal de filhos e a família dele morreram todos num ataque a bombas.depois outro dia que conversamos ele disse que a única família que ele tem é o filho.ai perguntei vc não tem uma filha tbm ? Aí ele disse sim tenho uma filha tbm.edtou dando corda só pra ver ele se enforcar sozinho.kkkk
Entao faz mais ou menos duas semanas que uma pessoa se dizer ser de Orlando estados unidos diz que é sargento militar está com o nome de David fair andei me consultando sobre golpe a conversa bate certinho com a de um golpista está na síria tem um filho a mulher morreu no parto me chama de mel que me ama tudo bate com a ação de um golpista não pediu dinheiro mais disse que quando acabasse a missão viria pra o Brasil
VAI PEDIR COM CERTEZA!
Cai num golpe tb., alguem ai trocou e-mail com algum george douglas, diz que está em uma missão Afeganistão, q é viuvo tem 1 casal de filhos, e que estão colégio interno, diz me anviar 600.000 dolares,atravéz de um diplomata chamado Casey, pois tenho vergonha de dizer mais já enviei 15.000,00 reais e ainda está me pedindo mais dinheiro, para pagar hotel onde o tal Diplomata está, agora sim cai na real, casos identicos, envia fotos, me envia e-mail, eu agora estou dando corda, pois ainda disse como um Diplomata fica em um hotel e não tem dinheiro para pagar hospedagem, eu disse ao tal george douglas, que ia pedir para um investigador amigo meu que estava em LONDRES, na aduaneira para ajuda-lo pagando as despezas do hotel, me implorou para não envolver uma terceira pessoa, pois sómente Ele e Eu sabiamos que na cx havia esta quantidade de notas, Ele, também disse que me ama, que sou tudo na vida dele kkkk, .Bom o valor que enviei, agora sei que foi para o ralo, más agora vendo os relatos vi que realmente cai no maior golpe de minha vida.Existe 2 laranjas em São Paulo, tenho até o número da conta dele e de outra pessoa, que fiz o 2 depósito, agora acho que vou denuncia-lo à policia, pois em 2 semanas conseguiu arrancar de mim mais ou menos 15.000,00,.,será que se pegarem estes laranjas podres, conseguiremos por algum deles na cadeia.Será que pelo número da conta bancária e número do CPF, que ele me passou posso pelo menos fazer a policia passar um sabão nestes CANALHAS…, gente me achava uma pessoa inteligente, só agora vi que fui uma IDIÓTA.
Ligia Scalise disse:
27 de julho de 2017 às 14:07? Sou jornalista e quero também fazer uma matéria sobre esse golpe para ajudar outras tantas mulheres, vítimas. Consigo seu contato? deixo o meu: Ligia Scalise disse:
27 de julho de 2017 às 14:07
Rosana, tudo bem? Sou jornalista e quero também fazer uma matéria sobre esse golpe para ajudar outras tantas mulheres, vítimas. Consigo seu contato? deixo o meu: liscalise@gmail.com
Quero contar minha história hoje, estou conversando com um americano, no facebook ele me pediu amizade e daí nasceu romance, ele se diz viúvo, tem um filho e quer casar comigo, tenho dois meses que converso, mas agora ele disse que me enviou um anel de casamento comprado na Indonésia, porque ele trabalha no mar e seu destino é Nova Zelândia, de lá vem ao Brasil me conhecer, o cara é um super gato, mas chegou um email dizendo que eu tenho que pagar as despesas do correio para receber o tal do anel, eu disse que não vou pagar nada, porque eu nao pedi anel de noivado, então ele está chateado comigo dizendo que não o amo, eu já disse que dinheiro eu não envio. Eu já peguei muitas contradições dele na conversa, mas ele sempre diz que ama, i love you, estou contando minha história porque eu quero dá um basta nesta farsa e para ajudar outras pessoas.
Não envia nada e golpe deve ser nigeriano você tem que dizer nome dele para todas ficarem sabendo
Já respondi amiga, espero está ajudando outras pessoas a não caírem em golpes com estrangeiros, de pilantragem a gente já tem tanta no Brasil.
Vejo os posts aaui e em outras comunidades sobre relacionamento com estrangeiros pela internet e ainda me admiro como as pessoas caem no mesmo conto. VOU TE MANDAR UM DINHEIRO; VOU TE MANDAR PRESENTE.
Não sei se e o desejo de encontrar o Príncipe encantado, para resolver todos os problemas, mas as pessoas tem caido e depois vejo relatando que foram usadas como laranja, que tem coisas no seu nome em outros lugares mas so descobrem quando chega a conta pra elas pagarem. Eu ja quase fui vítima de um assim, mas eu tive a sorte de nao ter aceito, falei que se ele fosse me dar algo me entregasse quando chegasse aqui! o que nunca aconteceu óbvio! vejo todo dia varios casos, observo e hoje sou mais desconfiada ainda, aqui vejo sempre as mulheres falando que a pessoa vai mandar dinheiro, pede conta, dados bancários, gente acreditem eles podem tentar te rakear, te mandar e-mail com vírus, tomar conta do seu computador, existe formas ate controlar sua web cam. Peço que fiquem alertas, porq isso acontece e muito. Ninguém da nada pra ninguém de graça. E nao porque vc faria por uma pessoa que ela fará por vc.
No meumeu caso, qr minha conta pra m enviar dinheiro pra mim investir no Brasil.
Não passa e golpe
Ola boa tarde gente estou teclando com Senhor a um mes, pediu meu nome completo e rg pra me coclocar como dependente dele é golpe? help
Claro que e golpe!!!! Nunca, nunca passem seus dados pra gente que vocês nao conhecem, isso nao existe de alguém acabar dd começar a conversar e querer te mandar presentes e dinheiro pedir teus dados pra dependente, no mínimo e pra te usar como laranja em algum golpe!!
Eu fico impressionada com a inocência. PELO AMOR DE DEUS… essas conversas são muito frágeis, chegam a ser contos para crianças e muitas mulheres caem. Gente, pelo amor de Deus, ninguém manda dinheiro, milhões como é o caso de uma pessoa que falou em um comentário acima desse do nada. Não forneçam seus dados pessoais, endereços, nomes de familiares. Caso suspeitem se tratar de estrangeiros denunciem em sites da polícia americana e se for brasileiro, encaminhem a polícia civil por falsidade ideológica e possível 171 (estelionato).
NÃO CAIAM NESSA CONVERSA! Não aceitem que a carência emocional façam de vocês vítimas de vocês mesmas!
Maria Souza , sem dúvida é golpe.