fbpx

O Que Fazer em Jaipur: 2 dias na Cidade Rosa da Índia

Nesse texto você descobre o que fazer em Jaipur, a cidade rosa da Índia. Explicamos como organizar seu roteiro de 2 dias na cidade, com dicas para quem tem mais ou menos tempo.

Com cerca de 3 milhões de habitantes, Jaipur tem tudo de mais curioso que a Índia pode oferecer: elefantes, encantadores de serpentes, palácios onde moravam marajás e mercados coloridos.

Mas também têm o que há de pior também: é caótica, suja e lotada.

Onde Fica Jaipur? Porque é conhecida como Cidade Rosa?

Jaipur é parte da rota turística tradicional da Índia, parte do famoso triângulo dourado: Jaipur, Nova Delhi e Agra.

Porta de entrada para o estado do Rajastão, Jaipur é conhecida como a cidade rosa porque, em 1876, o Marajá Sawai Ram Singh ordenou que toda a cidade fosse pintada dessa cor.

Tudo por conta da visita do Príncipe Albert, do Reino Unido, império que colonizava o país. A moda pegou e até hoje Jaipur tem muitas construções assim, a começar pelos portões de entrada do centro histórico.

Hawa Mahal em Jaipur Cidade Rosa da India
Hawa Mahal, cartão postal e símbolo cor de rosa de Jaipur

Quantos dias ficar em Jaipur, Índia

Uma noite e dois dias inteiros são suficientes para ver todos os pontos importantes da cidade. Duas noites e três dias permitem uma visita menos corrida.

Mais do que isso é exagero – Jaipur é ótima para visitar, mas não muito agradável para passar mais tempo.

Uma solução prática de viagem curta por Jaipur é fazer um tour guiado pelas principais atrações da cidade. Ou, ainda, um tour pelos dos melhores pontos de fotografia.

O que fazer em Jaipur: Roteiro de 2 dias

Abaixo, montamos um roteiro de o que fazer em Jaipur em 2 dias, com os principais pontos turísticos da cidade rosa.

Dia 1: Atrações no Centro de Jaipur (e arredores)

  • Jawahar Circle Garden & Patrika Gate
  • Hawa Mahal
  • Jantar Mantar
  • City Palace
  • Albert Hall Museum
  • Johari e Bapu Bazaar
  • Galta Ji Temple (Templo do Macaco)

Jawahar Circle Garden e Patrika Gate

Comece seu dia cedinho visitando o colorido Patrika Gate, que é uma das atrações mais fotografadas de Jaipur.

O Portão é todo desenhado, com várias seções, cada uma ilustrando diferentes aspectos da cultura rajastani, incluindo suas pinturas, artesanato, e histórias folclóricas.

patrika gate em jaipur

O Patrika Gate serve como entrada do Jawahar Circle Garden, um parque circular com bastante área verde. Ao contrário dos outros prédios históricos da cidade, ambas atrações foram inauguradas em 2016.

A atração fica a cerca de 30 minutos do Centro de Jaipur e perto do Aeroporto da cidade. A recomendação para ir cedo vale se você quiser uma das varias fotos instagramaveis do local. Espere encontrar multidões por lá.

Hawa Mahal ou Palácio dos Ventos

De volta ao centro de Jaipur, para o mais conhecido cartão-postal da cidade. É o Hawa Mahal, nome que significa “Palácio dos Ventos”. Com quase 1000 janelas (chamadas jharokhas), a construção é de 1799, e era parte do Palácio Real de Jaipur.

Mas qual o motivo de tanta janela? Bem, o palácio foi construído para que as mulheres da família do Marajá pudessem observar a cidade sem serem vistas.

Ou você acha que elas podiam ficar de bobeira nas ruas? A prática de esconder as mulheres dos homens tem até nome: purdah – e era muito comum na região.

Palácio em Jaipur, Índia
Naty e Lu em frente ao Hawa Mahal em 2011

É possível entrar no Hawa Mahal e explorar os cinco andares e várias janelas e varandas. Tenha em mente que o interior é bem mais simples do que a rica fachada. Mas no topo da construção, dá para ter uma vista panorâmica da cidade, incluindo o Jantar Mantar e do Palácio da Cidade.

Jantar Mantar

Ali pertinho fica o Jantar Mantar, um observatório astronômico construído entre 1727 e 1734 e que é capaz de medir o tempo, prever eclipses e seguir a rota de planetas.

Jantar Mantar o que fazer em jaipur

No Jantar Matar foram gravadas algumas cenas românticas da novela Caminho das Índias entre os personagens de Maya e Bahuan.

O Jantar Mantar é um patrimônio mundial da UNESCO. O destaque do Jantar Mantar é o Samrat Yantra, o maior relógio de sol do mundo.

City Palace

O City Palace, ou Palácio da Cidade de Jaipur, também foi construído no século 18, pelo Maharaja Sawai Jai Singh II. O complexo a ser visitado incluí vários pavilhões e salões, além de pátios, galerias e jardins.

Dentro do palácio, uma dos pavilhões mais famosos, e fotografadas, é o Chandra Mahal (foto abaixo). O espaço era parte da residência real, e conta até hoje com salões luxuosos e ricamente decorados, como o Salão Azul.

salao azul no city palace em jaipur

Johari e Bapu Bazaar

Entre o Palácio Real e a próxima atração, ficam duas das principais áreas comerciais da cidade, o Johari e o Bapu Bazaar.

Se você quiser encontrar os melhores produtos indianos e não ter que se preocupar em barganhar, vale a pena contratar um tour guiado pelos bazares de Jaipur. O guia fala inglês e espanhol.

O Bapu é um dos mercados mais movimentados de Jaipur. Lá você encontra de tudo, sapatos de couro típicos da região, roupas tradicionais, bijurerias, echarpes, itens de decoração, etc. Esteja pronto para encaram a multidão entre lojas e barracas. E também para barganhar como se sua vida dependesse disso.

Comércio em Jaipur, Índia

Já o Johari é bem famoso por ser um mercado de jóias. Por lá você encontra uma boa variedade de ouro, prata e pedras preciosas. E também tecidos, saris e lehengas.

A Índia é um excelente país para fazer compras e o que não falta em Jaipur é comércio. Além dos dois mercados mencionados acima, você encontra vários bazares de artesanato espalhados pela cidade, como o Tripolia Bazaar (pulseiras), Chandpole Bazaar (artesanato), Kishanpole Bazaar (madeira) e Nehru Bazaar (tecidos e sapatos).

Albert Museum

O Albert Museum, que reúne uma coleção de artefatos que contam parte da história do Rajastão e até múmias egípcias.

A praça do museu é um lugar bonito, ótima parada para descansar durante as longas caminhadas pelas ruas de Jaipur.

museu albert hall em jaipur

Galta Ji Temple (ou Templo dos Macacos)

No fim da tarde, siga para o Templo Galta Ji, também conhecido como Templo dos Macacos, que fica a cerca de 30 minutos do centro de carro / tuktuk.

O Templo fica em meio as montanhas, e conta com sete tanques de fontes naturais, considerados sagrados. A subida até o templo é bastante bonita, mas envolve bastante caminhada e escadarias.

Galta Ji Temple - Templo dos Macacos Jaipur

O nome Templo dos Macacos foi por conta da forte presença dos bichos no local. A população de macacos rhesus e langures interage bastante com os visitantes e acabaram se tornando uma atração a parte (esses macacos são bastante espertos e nada tímidos, e não tem medo de pular em você para roubar comida ou objetos como óculos ou câmeras dando sopa!).

Dia 2 em Jaipur, Rajastão

  • Amber Fort
  • Jaigarh Fort
  • Panna Meena ka Kund
  • Jal Mahal
  • Forte de Nahargarh

Fort Amber em Jaipur

A grande atração de Jaipur é o Amber Fort. É impossível não se impressionar com a grandiosidade do prédio, construído em 1592. Gastamos quase um dia inteiro lá, explorando os palácios, jardins e muralhas do prédio.

O Forte Amber fica a 11 quilômetros do centro da cidade.

Para chegar até lá os turistas têm duas opções: ou gastar saliva para combinar um preço justo com um motorista de tuk-tuk ou então pegar um ônibus local, que faz o percurso em 25 minutos. É claro que nós, provavelmente os estrangeiros com o orçamento de viagem mais apertado da história da Índia, escolhemos a segunda opção.

amber fort de jaipur

Situado em uma colina, o forte oferece uma vista impressionante de Jaipur e do Lago Maota.

A experiência da visita ao Amber Fort já começa na chegada. A entrada principal, conhecida como Suraj Pol (Portão do Sol), fica no topo de uma colina. Muitos visitantes optam por subir ao forte montados em elefantes, mas também seja possível subir a pé ou de tuktuk.

Uma vez dentro do forte, dá para visitar Palácio do Rajá (Diwan-i-Aam) e o Palácio da Rainha (Diwan-i-Khas), além do Sheesh Mahal (Palácio dos Espelhos), que é uma das atrações mais famosas.

Dentro do Forte também fica o Templo de Shila Devi e jardins, além de vários pontos com vista panorâmica.

Jaigarh Fort

Situado no topo da colina diretamente acima do Amber Fort, o Jaigarh Fort é famoso por abrigar o maior canhão sobre rodas do mundo, o Jaivana. O forte oferece uma vista bonina e tem um museu com uma coleção de armas e armaduras.

Panna Meena ka Kund

Uma antiga construção de um poço com degraus que você certamente já deve ter visto uma foto na internet.

O poço, construído no século 16, era uma fonte de água e ponto de encontro.

Panna Meena ka Kund

Não há taxa de entrada no Panna Meena ka Kund, mas também não é permitido entrar na área com degraus em zigue-zague, a não ser que você queira tentar convencer o vigia (e provavelmente pagá-lo por isso).

Jal Mahal

O Jal Mahal é um palácio que fica numa ilha no meio de um lago, o Man Sagar. Apesar de não ser permitido o acesso ao prédio, a vista do palácio das margens do rio é bem bonita.

Forte de Nahargarh

O Forte de Nahargarh pode ser visto de qualquer ponto do centro de Jaipur e tem uma das melhores vistas da cidade.

É um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol. O forte tem uma série de palácios interligados e um café com vista.

Onde Ficar em Jaipur: Dicas de Hotéis

A maior parte dos hotéis em Jaipur fica na MI Road. Abaixo selecionamos algumas dicas de hospedagem em Jaipur para diferentes perfis de viajantes:

Veja também todas as opções de hotéis em Jaipur no mapa

Para te ajudar a descobrir onde ficar na Índia, não deixe de ler o texto com dicas de hospedagem em todo o Triângulo Sourado. 

dentro do palacio da cidade de jaipur

Como chegar em Jaipur

Jaipur está a 5 horas de trem de Nova Delhi e o preço da passagem varia de acordo com a classe escolhida pelo viajante. A sleeper (a mais barata) custa cerca de 170 rúpias (R$ 6). Saiba como viajar de trem pela Índia aqui.

Também é possível chegar lá, a partir de Delhi, de ônibus. Leva em torno de 6 horas de viagem e 400 rúpias, ou R$ 14, a menos no bolso. E, ainda em menos de uma hora, de avião.

Viajando de Jaipur para o resto Rajastão?

A rota tradicional de viagem pelo Rajastão continua por Udaipur, conhecida como a cidade dos lagos. Foi essa nossa escolha. Mas também indicamos para vocês nossos outros textos sobre essa região na Índia:

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Descubra como funciona o sistema de castas na Índia clique aqui.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

13 comentários sobre o texto “O Que Fazer em Jaipur: 2 dias na Cidade Rosa da Índia

  1. Vamos visitar a India, mas não vamos participar desses passeios que envolvam animais! Eles sofrem mto e é CLARO que sofreram mto para serem domesticados.

  2. Olá, estou me programando para um intercâmbio voluntário em Jaipur e minha familia está muito assustada por eu ser mulher e estar indo sozinha, eles acham que vou ser estuprada ou maltratada na India. Voces poderiam esclarecer como é o tratamento que as mulheres turistas recebem lá?

  3. Olá, Rafael, Luíza e Natália. Meu nome é Deiziana e atualmente estou escrevendo um romance em que a minha protagonista é indiana. Pelo menos é o que eu que eu espero que ela seja. Isso será possível e depende muito das respostas que vocês poderão me conceder referente algumas das minhas dúvidas principais sobre a cidade de Jaipur.
    Bem, gostaria muito de saber se o hindu é a religião principal nesta cidade, ou se é diferente em algumas cidades da índia. Também, quero saber se há a divisão de castas na cidade de Jaipur, e quais são. Outro ponto de minha curiosidade é se as mulheres têm direitos iguais, parecidos ou não dos homens e se elas podem escolher seus maridos e com quantos anos devem se casar.
    São muitas as minhas dúvidas, mas essas que citei são as mais importantes. Eu quero comprar o livro de vocês, mas preciso saber se tudo o que desejo saber sobre Jaipur está nele. Bem como os costumes,religiões etc.
    Desde já agradeço pela atenção de vocêS!

    1. Oi, Deiziana. Que legal o seu romance! Torço para que dê tudo certo. 🙂

      Infelizmente não consigo te ajudar nessas informações. O livro que temos é um guia para quem vai viajar pela Índia, então não entramos nesse tipo de detalhe.

      Já deu uma olhada nas páginas oficiais de Jaipur? A Própria Wikipédia (em inglês) deve ter dados demográficos, religião, etc.

      Se quiser saber sobre a questão das mulheres na Índia de forma geral, veja esse texto: https://www.360meridianos.com/especial/a-vida-das-mulheres-na-india

      Abraço.

  4. Olá.

    Como funciona a subida de elefante para o forte ?
    Tem algum lugar que é melhor para pegar os elefantes ?
    Eles são bem tratados ? Qual é o preço para entrar no forte com eles ?

    Parabéns pelo blog, muito bom.

    1. Oi, Jarbas. É na entrada do forte.

      Mas devo dizer que tenho um trauma com esses passeios e evito todos. Na época que fomos lá, o Lonely Planet desaconselhava turistas a fazerem esse passeio. Hoje nós também fazemos isso: ir a pé é muito melhor, pro turista e pros elefantes.

      Não é no mesmo país, mas vale ler esse texto, sobre o caso dos passeios de elefante na Tailândia:

      https://www.360meridianos.com/dica/passeios-elefantes-tailandia

      Abraço.

      1. Olá Jarbas, me intrometendo na resposta, o método de domesticação dos elefantes é o mesmo em qualquer lugar, seja na Índia ou na Tailândia. Por isso qualquer atração envolvendo esses bichos é desaconselhável.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.