fbpx
Tags:
Atlas: Alemanha, Munique

Oktoberfest de Munique: dicas práticas

A maior festa popular do mundo (e também a mais incrível que eu já vi) recebe quase sete milhões de pessoas todos os anos. As razões são óbvias: litros e mais litros de cerveja alemã, músicas e roupas típicas, pessoas de todas as partes do planeta se divertindo e… eu já mencionei cerveja alemã? Essa é a Oktoberfest. A original, claro.

A festa teve início há mais de 200 anos, em 1810, para comemorar o casamento do príncipe bávaro Ludwig I. Desde então foi bebedeira que não parou mais, só tendo sido interrompida 24 vezes ao longo da história por causa de guerra, doença e outros inconvenientes desagradáveis.

Ao longo do tempo, algumas tradições foram criadas e preservadas. É o caso do evento de abertura, que sempre envolve soldados marchando pela cidade e um desfile de carroças com uns cavalos enormes e lindos. Ao meio dia, o prefeito de Munique abre o primeiro barril de cerveja e 12 tiros são disparados para o alto.  Esse é o sinal de que começou a bebedeira. E, pelas próximos dias, ela não pode parar!

Onde é a verdadeira Oktoberfest?

Numa área construída só para a festa, em Munique, uma das cidades mais importantes da Alemanha. Por isso, uma boa ideia é combinar a Oktoberfest com um tour pelo país. Perto de Munique fica o Castelo de Neuschwanstein, que inspirou as construções da Disney. Por lá também está o Campo de Concentração de Dachau, importantíssimo para a máquina de morte nazista e uma boa parada para quem gosta de história e, claro, refletir um pouco sobre a maldade humana. A Rota Romântica também atrai milhões de turistas. E Berlim, uma das cidades mais incríveis do mundo, certamente merece uma visita. Clique e veja o que fazer em Munique.

Quando ocorre a Oktoberfest de Munique 2019?

Apesar do que o nome sugere, o principal festival de cerveja do mundo começa, na verdade, em setembro. As datas variam a cada ano, mas costumam cair entre a segunda metade de setembro e a primeira semana de outubro. Antigamente, a festa realmente começava no mês que a batizou, mas por causa das condições climáticas – em outubro o frio começa a apertar por lá – o festival foi adiantado.

Em 2019, a Oktoberfest ocorre entre 21 de setembro e 6 de outubro

Qual a localização da festa?

Wiesn Oktoberfest

A Oktoberfest ocorre em Munique, dentro de um parque de diversões construído somente para o evento, o Wiesn. Lá dentro, entre roda-gigantes, barraquinhas de jogos, lembrancinhas, comida e os biergatens, ficam as enormes tendas das cervejarias típicas da bavária. Para chegar lá, procure a estação Theresienhöhe, nas linhas U4 e U5 do metrô. A entrada no parque é gratuita.

Veja também: onde devo me hospedar em Munique?

Que horas começa a bebedeira?

Cedo. Nos dias de semana, as tendas abrem às 10 horas e só fecham às 23h30. Nos finais de semana, o horário é a partir das 9h. Se você chegar tarde, corre o risco de não conseguir entrar na tenda, principalmente no sábado e domingo.

Como reservar uma mesa nas tendas da Oktoberfest de Munique

Oktoberfest. Munique

As reservas devem ser feitas diretamente com a tenda na qual você pretende ficar. Para isso, procure o site da cervejaria de sua preferência e mande um e-mail perguntando o procedimento e os valores, afinal, eles mudam de tenda para tenda. Mas, falando sério: não precisa reservar mesa nenhuma. É mais concorrido que camarote na Sapucaí. Tem que reservar com meses de antecedência e é exigido um mínimo de 10 pessoas na mesa para fechar a reserva. Por isso, se você não tiver tanta gente assim para dividir, pode terminar com uma conta bem alta.

A não ser que você tenha dinheiro para queimar ou vá levar a turma inteira, não vale a pena. As mesas são normalmente reservadas por famílias numerosas ou por empresas que querem fazer graça para os empregados. No entanto, todas as tendas têm mesas para o povão. Nessas, é só chegar e se sentar, desde que tenha lugar. A dica é chegar cedo (antes das 14h) para conseguir um assento e não largar dele nunca mais. Se você ficar sem ter onde se sentar, também pode brigar por uma vaga nos biergartens, ou jardins de cerveja, que ficam do lado de fora das tendas. Só não dá para tentar beber em pé enquanto espera liberar um assento. Para conseguir cerveja, você precisa estar sentado e esperar ser atendido.

Quais são as cervejarias da Oktoberfest

Apenas seis cervejarias possuem tendas na Oktoberfest: Augustiner, Hacker Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner e Spaten. Todas elas possuem sede dentro de Munique – esse é um pré-requisito básico para participar da festa. A mais antiga e tradicional é a Augustiner, que deixa as pessoas mais felizes desde 1328.

Saiba mais sobre a história das cervejarias

Hospedagem em Munique durante a Oktoberfest

Essa deve ser a primeira preocupação na hora de programar sua passagem por Munique na época da Oktoberfest. Vale a pena reservar sua acomodação com alguns meses de antecedência. A cidade, que já é uma das mais caras da Alemanha, fica lotada e, com isso, o preço da hospedagem sobe. Quanto antes você reservar, melhor, mas já adianto que os preços podem te assustar, principalmente se você for um viajante econômico.

Veja as nossas dicas para encontrar hospedagem em Munique bairro a bairro

Para fugir desse rombo no orçamento, nós optamos pelo Couchsurfing durante o festival. Já adianto, porém, que muitas pessoas se recusam a receber hóspedes em suas casas durante a Oktoberfest. O motivo pode ser tanto porque eles já recebem amigos que querem participar da festa ou porque ninguém quer correr o risco de receber bêbados sem noção.

Outra opção que consideramos foi ficar em um camping projetado só para receber turistas durante o evento. Os preços são muito em conta, mas as vagas acabam rápido. Eles possuem opções de tendas coletivas, individuais e para você levar sua própria barraca. Lembre-se, no entanto, que na última semana o clima pode estar bem frio em Munique – já teve anos em que a Oktober encerrou debaixo de neve. Por isso, se for acampar, tenha certeza de que você vai estar protegido quanto a esse tipo de situação.

Onde eu compro as roupas típicas usadas na festa?

dindlr e ledenhousen

O Dirndl e o Lederhosen não são trajes obrigatórios, mas você vai provavelmente se sentir deslocado se não usar. Eu estava resistente a gastar tantos euros em uma fantasia que nem ia usar depois, mas depois de ver todo mundo transitando pela cidade vestidos a caráter, achei que fazia parte da experiência. A gente explicou onde e como comprar a sua roupa bávara aqui.

Quanto custa a cerveja?

Biergaten

Os preços mudam a cada ano, mas costumam custar cerca de 10 euros por um copão de um litro. Lembrando que essa cerveja é feita especialmente para a festa (sério, tem até o nome de Oktoberfestbier) e é mais forte que as vendidas fora do evento. Por isso, beba com moderação!

E a comida?

comida no oktoberfest

Tanto as tendas quanto as barracas do lado de fora vendem comidas típicas alemãs, afinal, ninguém vive só de cerveja. Codornas assadas, tortas de maçã, salsichas com chucrute, pretzel e outras dessas delícias germânicas podem ser facilmente compradas por lá a preços não muito altos. Eles também vendem um biscoito em forma de coração para você dar para quem ama. Tipo um correio elegante bem brega.

Baraquinha Oktoberfest

Não bebo. Vou gostar da Oktoberfest?

Isso depende de você. A Oktoberfest passa longe de ser uma micareta. O festival da cerveja faz parte da tradição de Munique e envolve toda a população da cidade. Famílias inteiras, com crianças e avós, participam da festa, que ocorre dentro de um parque de diversões criado justamente para isso. Ou seja: há atrações para quem não bebe. Mesmo assim, é bom dizer que ao final da festa as pessoas ficam bêbadas, embora raramente seja registrado algum problema sério. Se você não se sente confortável ao lado de pessoas bêbadas, tente ir pela manhã – é provável que você se divirta nesse horário, quando o local é dominado pelas famílias. Veja como foi nossa experiência por lá.

De ressaca? Cansou de beber?

Veja aqui um post sobre o que fazer em Munique, durante ou fora do período da Oktoberfest.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório para viajar para a Europa e indispensável em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

45 comentários sobre o texto “Oktoberfest de Munique: dicas práticas

  1. Olá Leandro,

    Eu e meu marido estamos nos programando pra ir esse ano.
    Voc6 fala pra mandar um e-mail na cervejaria da tenda escolhida, minh duvida é como comprar?
    Voce comprou direto com ele ou em algum site?
    Eu queria já comprar, andei pesquisando alguns sites e bastante esgotados já, mas não sei se são confiaveis.

    Agradeço desde já
    Obrigada

  2. Boa tarde! Muito bacana o post. Estou programando ir com minha família (esposa + filha de 1 ano e 3 meses) e alguns amigos em 2017.
    Qual o melhor local para ficar (bairro)??
    É permitido carrinho de criança??
    Sugere Airbnb ou Hotel?
    Qual o gasto médio diário???
    Desde já agradeço.

    1. Olá Leonardo,
      este site me ajudou muito quando fui o ano passado (2015) e vou repassar minha experiência:

      Fomos eu, minha esposa e 2 filhos (4 e 2 anos) e optamos pelo “family day” que ocorreu em 2 terças (fomos no dia 22/09). É um dia mais light, mas tb tem que ir cedo.

      Chegamos por volta das 10:30, visitamos o parque e três das maiores tendas (HB, Augustiner e Paulaner) pra decidirmos onde ficar.

      Optamos pela HOFBRAU e foi espetacular!!! Em relação ao carrinho de bebê, pode entrar sem problemas (até porque eles dormem) e tem até Chopp de Maça servido naquelas canecas pras crianças.

      As atendentes são demais e se der o pé quente de ficar numa mesa com gente bacana, é melhor ainda (ficamos numa mesa com uns Australianos e estava muito show)

      O único detalhe é que depois das 18h você é expulso de qualquer tenda se tiver criança (na verdade, isto é até saudável… depois das 18h as mesas funcionam como piso e o bixo pega…kkkkkk)

      Cada Caneco de litro custava ano passado E$11,00 e lembro que gastamos em um dia inteiro aprox. E$150,00 com comida, transporte, lembrancinhas, brinquedos do parque e chopp, para nós 4)

      Em relação a hospedagem ficamos relativamente longe do parque da Oktoberfest, mas perto de uma estação de metro… isto foi perfeito!!! em 40 min estávamos dentro do parque!!!
      Utilizamos o airbnb, pois Munich, que normalmente já é caro, nesta época fica caríssimo. Pra teres uma idéia, paguei em 2 dias em Munich (num lugar longe do centro e apt com os donos dormindo num quarto – R$1.000,00 / 2 dias) o mesmo que em 8 dias na Itália (região de Garda).

      Espero ter ajudado e aproveite… Oktober de Munich é sensacional!!!

    2. Ola Leandro,

      Munique é muito bem servida de transporte público e o Oktoberfest está em uma zona central, assim que pode escolher de acordo com suas preferências de orçamento e conforto. Aqui temos um post que pode te ajudar: https://www.360meridianos.com/dica/onde-ficar-em-munique-alemanha

      Sim, é permitido entrar com carrinho.

      Depende do que você prefere: Airbnb é mais confortável e privativo, em um hostel vai conhecer mais gente.

      Eu gastava uns 40 euros por dia na festa.

      Abraços

  3. Ola, adorei as dicas!

    E realmente ja consegui notar a elevação do preço para hospedagem, então gostaria de mais uma dica se você souber, para me ajudar a escolher uma data.
    Quais os melhores dias do festival? No começo, meio, final ou são basicamente a mesma coisa?

    Muito obrigada!

    1. Eu fui em 2013 no último final de semana e em 2015 no primeiro. Achei bem cheio em todos, mas consegui entrar nas tendas e sentar todas as vezes. Se puder ir durante a semana é mais tranquilo para conseguir entrar na tenda e sentar. Não vou dizer que foi fácil, mas foi possível. Fui no sábado da abertura e na segunda e inclusive na segunda, foi difícil achar um lugar para sentar e pedir uma cerveja.

      O legal do primeiro final de semana é que vc tem a chance de ver o desfile de abertura. É bem legal!!

    2. Mariana, acho que qualquer data que você for vai se divertir. Já me disseram que o último é o melhor, mas não sei se procede.

      Abraços!

    3. Mariana, estive na Oktoberfest ano passado. A dica é ir dia de semana e cedo!!! Eu fui numa terça-feira e cheguei 13h. Quase não consegui entrar nas tendas. Entrei na Paulaner mas nao bebi, pois, não havia mesa disponível. Só consegui nas demais cervejarias. A Paulaner é a mais popular entre os jovens.

  4. Olá Natália, adorei suas dicas.

    Estou com dúvida com relação ao transporte, vou fazer uma conexão de 12 horas em Munique no período da oktoberfes (chego as 10 da manhã e vou embora as 10 da noite), será que dá pra ir do aeroporto pra festa e voltar tranquilo? Ou é muito tumultuada cidade e os transportes e é melhor deixar pra outra visita?

    Obrigada,
    Bjs…

    1. Tranquilo! O transporte é bem tranquilo, perigoso é vc se esquecer da vida dentro da tenda. Calcula pelo Google maps os horários de desclocamento, mais uma margem de erro que dá tempo sim!

  5. Olá, Natália uma dúvida que ficou, para entrar no parque não se paga nenhum ingresso? O acesso as tendas é liberado desde que tenha lugares é isso?

  6. Oi Natália, tentei abrir o link para descobrir como comprar as roupas típicas, mas a mensagem que está aparecendo é de página não encontrada, vocêpoderia me ajudar? obrigada!

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.