7 relatos de mulheres para te inspirar a viajar sozinha

7 relatos de mulheres para te inspirar a viajar sozinha

Mulheres desse meu Brasil (e também de Portugal e qualquer outro país que esteja lendo este texto), vamos conversar. Desde que eu postei, há quase um ano, meu manifesto em favor de mulheres viajarem sozinhas, recebemos mais de mil curtidas e muitos comentários de moças e senhoras incríveis que enfrentaram seus medos e partiram solo por aí.

Como nem todo mundo lê a caixa de comentários, esses relatos, e alguns de outros posts, não podiam ficar mais delimitados àquele espaço. Eles têm que se espalhar aos quatro ventos e incentivar cada vez mais e mais mulheres (e homens também) a viajar, mesmo sem companhia para isso.

Pelo que percebi, os maiores medos são a insegurança ou não saber outros idiomas. Mas viajar sozinha é isso, enfrentar os medos, superar desafios e se sentir forte, feliz, poderosa, mesmo se você estiver indo para o estado vizinho. Não estou exagerando. Apesar de eu viajar mais acompanhada que solo, não dispenso meus momentos de solidão viajante. E sempre digo que não conheci, até hoje, nada mais empoderador e libertador – principalmente para mulheres – do que desvendar esse mundão somente com a sua própria companhia.

Mas enfim, hoje não é minha vez de falar: dou agora voz a algumas leitoras que compartilharam conosco suas histórias e com certeza vão te inspirar a viajar sozinha.

Leia também: 5 motivos pelos quais você deveria viajar sozinho

Mulher em Allepey, Índia

Mônica

Até bem pouco tempo, eu, como alguém que foi criada para ser educada, boa moça e “pra casar”, não conseguia me imaginar saindo por esse mundo afora sozinha. Mas a vida foi me mostrando que a solidão não é ruim e, pelo contrário, pode até ser de grande valor! No ano passado, fiz minha primeira viagem sozinha. Foi aqui no Brasil mesmo (aliás, recomendo muito o lugar: Cambará do Sul / RS).

Fui me acostumando aos poucos com aquela descoberta de que, ohhh, minha própria companhia era bem agradável! Já no final da viagem, o estranho para mim era a cara que algumas pessoas faziam quando eu chegava num restaurante e pedia mesa para uma pessoa, ou quando eu dizia que estava viajando sem ninguém.

Depois disso, voltei mais uma vez ao RS sozinha (é que eu amo aquele lugar!) e fui preparando o meu espírito para o maior desafio que já enfrentei: viajar sozinha para outro país. Tá certo que o destino não é assim tão desafiador, mas as circunstâncias sim. Estou indo para os EUA, mas vou para cidades não tão turísticas assim, com exceção de Los Angeles e São Francisco.

Vou viajar pelo sul, meio-oeste e depois pular para o noroeste americano. Mas tem mais um detalhe: até bem pouco tempo, eu falava um inglês bem meia-boca que mal servia pra me virar! O que eu fiz? Enfiei a cara nos estudos e tenho conseguido ficar mais fluente. E o mais legal disso tudo é que, há um ano, eu jamais me imaginaria fazendo tanta coisa! E, cara, a sensação de enfrentar um desafio com coragem faz um bem pra autoestima!

Ainda me deparo com olhares surpresos de quem não entende o que leva alguém a querer passar 20 dias sem a companhia de outra pessoa. Mas aqueles que não conseguem conceber essa ideia ainda não aprenderam que viajar sozinho não é um problema quando não nos sentimos solitários!

Rachel

Acho fundamental discutir mesmo esse assunto, para outras mulheres começarem a conhecer o Mundo com seus próprios olhares. Já viajei sozinha, mas não por falta de companhia, mas porque eu quis. Engraçado que depois que voltei e as pessoas viram que eu fui sozinha elas me perguntavam “mas por que você não me chamou pra viajar com você?”. E a maioria que perguntou foi mulher!

Com certeza rola um medinho pelo novo. Eu mesma, na primeira viagem, fiquei com frio na barriga, mas o mais legal foi descobrir que eu sou capaz de descobrir o mundo sozinha e conseguir me virar em situações que antes não imaginava.

Recomendo a todas que, por favor, não deixem de viajar por falta de companhia.

Praia na Malásia

Pé na areia na Indonésia

Tatiane

Eu sempre me considerei uma mulher independente, mas viajar sozinha não estava nos meus planos. Até que comecei a planejar uma viagem internacional para o próximo ano e meu marido bateu o pé dizendo que não iria e que se eu quisesse poderia ir sozinha. Foi quando comecei a pesquisar e encontrei esse site e pude perceber que mulheres viajarem sozinha hoje em dia é muito normal.

Como ainda não tinha o visto americano, comecei a preparar minha primeira viagem solo. Sou da região Nordeste e resolvi tirar meu visto no Rio de janeiro. Foi minha primeira viagem sem meu marido no final do mês de julho. Queria saber qual seria a sensação de viajar sem a minha principal companhia. De início estranhei, pois sou extremamente viciada em redes sociais e agora como iria tirar minhas queridas fotos para o Facebook??? rsrs

Foi aí que tive coragem e comecei a pedir o pessoal para tirar minhas fotos, claro que foram poucas, não foram tantas como se eu estivesse com ele, pois eu teria que saber exatamente a quem eu pediria esse favor.

Sei que no segundo dia eu já não sentia mais falta dele, aquela independência estava me agradando. O fato de decidir meu destino, de sair a hora que quisesse, de não ter que deixar de fazer algo por que alguém não estava de acordo foram sensações maravilhosas.

Já estou de passagem comprada para março, o ruim é que não falo nada de francês, mas até a viagem chegar, pretendo aprender o básico.

Quero agradecer a este site de ter me mostrado a oportunidade de conhecer o mundo sem depender de ninguém, de dizer que vou deixar de conhecer o lugar X por não ter companhia, isso faz parte do meu passado.

Letícia

Acabei de chegar de uma viagem sozinha pela Europa!! Foi praticamente a minha primeira viagem internacional. Falo inglês e espanhol razoáveis e me aventurei sozinha por alguns países europeus. Foi linda a viagem, conheci muitas pessoas, de diversos países, inclusive viajantes individuais e arrisco dizer que se estivesse viajado com alguma companhia, não teria conhecido tanta gente…

Foi uma experiência incrível, de muito aprendizado e com aquele gostinho de se fazer algo bom pela primeira vez e sozinha! Recomendo total, claro que é necessário tomar alguns cuidados e ficar atenta a todo momento, mas isso vale também para as viagens em grupo. Ter referência de pessoas para contactar durante a estadia em cada lugar, mesmo sendo amigos de amigos de amigos…também é muito bom!!! Como disse, não falo inglês e espanhol fluente, porém vale muito mais a esperteza de saber se virar sozinha que o domínio da língua estrangeira.

Mulher trabalhando em Jaipur, Índia

Somos mais fortes do que pensamos. Jaipur, Índia

Jessica Vieira

Você não imagina a coragem que o seu texto me deu. Já fazia um tempo que eu estava enrolando pra viajar, sempre dando a desculpa de que eu não tinha companhia e tinha medo de ir sozinha. Enfim, criei coragem e farei a minha primeira viagem sozinha no fim desse mês! Nem tô ansiosa… rsrs Sou bastante tímida e introvertida.

Há um tempo fiz um passeio sozinha, uma excursão de um dia em um lugar perto da minha cidade com um grupo de estudantes que eu não conhecia. Foi um desastre, fiquei o tempo todo com aquela ideia na cabeça de que eu tinha que enturmar com alguém, o que foi bem difícil porque todo mundo já tinha o seu grupinho. No fim eu estraguei o passeio por causa dessa pressão que eu mesma criei. Dessa vez vou tentar fazer certo, sem pressão, como você disse no texto… rsrs Obrigada por compartilhar suas experiências. 🙂

Roberta Giordano

Eu não costumo viajar sozinha, mas sim com meu filho que é especial, o que também acaba assustando as pessoas. Recebo olhares de reprovação por viajar sem meu marido (devido ao trabalho dele, quase nunca conciliamos nossas férias), ou de acharem muito complicado andar sem alguém para me ajudar… Não ligo não.

Esse ano, em fevereiro fui para Cancún sozinha, deu tudo muito certo, aproveitamos muito. A próxima viagem já está engatada: Uma semana em Barcelona, com direto a jogo do Barça no Camp Nou…

O mundo nós espera. E não tenho tempo de me prender à reprovação alheia!

Mulher em Cuzco, Peru

Mulher em Cuzco, Peru

Camila

Tive essa oportunidade de viajar sozinha pela primeira vez em setembro do ano passado. Por N motivos, mesmo tendo namorado e vida social, ou viajava sozinha ou ficava 30 dias em casa. Jamais a segunda opção foi considerada. Destino: Peru.

Autoconhecimento, confiança, e introspecção. Fazer o que quiser na hora que quiser, conhecer pessoas… liberdade!

Ainda hoje, quando conto que fui sozinha, as pessoas reagem de diversas maneiras, umas fazem cara de pena (coitada solitária, viajando sozinha), outros: nossa, mas seu namorado “deixou” (?!)…

Amo viajar com meu namorado ou com amigos, mas a sensação de viajar sozinha é libertadora! Recomendo!

Você já viajou sozinha, tem planos ou morre de medo de pensar no assunto? Compartilhe com a gente suas experiências nos comentários!

 

Sou jornalista, tenho 28 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite “morar no aeroporto”. Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo.

587 comentários em 7 relatos de mulheres para te inspirar a viajar sozinha

  1. Em 1994 completei 50 anos e resolvi viajar para o exterior. Eu nunca tinha saído do Brasil e escolhi começar pela India. Sempre sozinha, ficando de 30 a 45 dias viajando, visitei: India, 4 vezes; França, Grecia, Perú, 2 vezes; Egito, Turquia e Israel achei mais seguro ir em grupo. USA umas 10 vezes. Espanha, Inglaterra, Itália, Canadá, etc
    Prefiro sempre viajar sozinha, quando então posso andar ou parar quando e onde quiser. Posso mudar meu roteiro adiar meu retorno, etc. Atualmente com a internet tudo ficou mais fácil. Agora estou planejando minha viagem para a Tailândia. Estou com 73 anos e quero ainda viajar muito!

  2. Oi Luiza! Estou com uma viagem toda comprada e programada para passar 15 dias entre alguns países da Europa, e mais 30 em um intercâmbio em Londres nos meses de julho e agosto. A viagem foi programada para ir acompanhada, mas acabei de saber que ou desisto, ou vou sozinha! Olha o caos na minha cabeça, medo, choro, indecisão… vim pesquisar na internet e achei seu blog. Obrigada pelo serviço em divulgar matérias encorajadoras! Já não me sinto louca em minha decisão de superar o medo e seguir sozinha… mesmo não sabendo bem o que fazer quando chegar lá rs.. enfim… Obrigada!!!!

    • Ai Bruna, que feliz que eu fiquei com o seu comentário. Ainda bem que você achou a gente e no meio desse tanto de relato legal resolveu não desistir!

      Não saber bem o que fazer é normal, você agora vai ter o tempo de descobrir exatamente o que você quer e gosta, sem ter que agradar ninguém além de você mesma!

      bjs

  3. Olá, me chamo Wanessa.

    Quero fazer minha primeira viagem sozinha para o Rio grande do Norte, mas minha mãe tem medo e disse que não conheço ninguém, e isso acaba me deixando com um pouquinho de medo. Mas depois que li esses depoimentos me senti mais confiante. Acho que chegou a hora de voar e descobrir outros olhares. Conheço umas pessoas de lá e pretendo pelo menos passar o fim de semana.
    Estou vendo passagens e já acertei com a pousada que irei ficar hospedada. Agora é só pedir a Deus que tudo dê certo.

  4. Olá! Meu nome é Vanessa e tenho 36 anos. Terei 15 dias de férias em julho e estou pensando em uma viagem sozinha para Amsterdã ou Dublin. Qual vcs indicam? Uma dúvida, quando viajam sozinhas e dizem que conhecem bastante pessoas, vcs ficam em hotel ou hostel? Obrigada!

    • Oi Vanessa,

      São duas cidades muito interessantes. Você pode inclusive ir às duas em 15 dias (e acrescentar mais outras duas menores, ou uma grande, como Londres ou Paris).

      Eu acho mais fácil conhecer pessoas em hostel. Outro lugar que acho bom são em Free Walking Tours.

  5. Ola, não tenho medo da viagem em si, pois já viajei a trabalho varias vezes sozinha, tenho um pouquinho de receio de me sentir só,não conversar, essas coisas, estou planejando uma viagem sozinha para Maceio em outubro, espero que dê tudo certo e eu curta a viagem que é o principal rsrs

  6. Terça dia 11.04.17 embarcarei na minha primeira viagem sozinha rumo ao Peru. Sempre tive vontade mais nunca coragem, porém ultimamente estou conhecendo tantos amigos viajantes que fazem isso, que decidi ir mesmo com o frio na barriga. Meu lema é: o que não te desafia, não te muda”. E quero esse desafio, quero sentir minha própria companhia, quero ter um choque de uma nova cultura e estar aberta para conhecer novas pessoas. Meu roteiro será: Lima, Cusco, Machu Picchu e Puno, estou tão feliz!!! Será um momento de amadurecimento e crescimento. Muitas viagens para nós meninas.

  7. Tenho 55 anos, já aventurei sozinha por algumas regiões do Brasil, Peru e Portugal. Adorei minha companhia e recomendo esse desafio. Fez-me muito bem, foi uma terapia e tanto, desapeguei de todos os meus medos e fantasmas.

  8. Bom dia! Amei as dicas… os relatos. Eu tenho uma viagem planejada para o Peru, especificamente Cuzco para o mês de junho. Estarei de férias e completarei 30 anos, então gostaria de me presentear com essa viagem. Meus amigos não anseiam por esse desejo, não priorizam viajar… estou solteira e resolvi viajar só. Em 2015 fui ao México, porém fui para casa de amigos mexicanos, o ano passado fui para a Argentina também encontar amigos. Mas esse ano não encontrarei amigos no Peru, farei tudo só. Na verdade vou contratar pacotes de passeios, transfer e tal… tudo por meio de uma agência super confiável. Mas aí bateu aquele medinho… e agora, vou ou não vou?

  9. Tenho 65 anos moro em Curitiba,vou fazer minha viagem sozinha,estou um pouco insegura. Vou para Londres,faço conexão em Lisboa.Alguém alguma dica sobre a imigração em Londres? Estou levando uma carta convite porque vou ficar na casa de uma sobrinha.
    Adorei os relatos,fiquei mais confiante em ver que tantas mulheres viajam só.
    Obrigada e abraços a todas!

  10. EU SEMPRE VIAJEI SOZINHA! 😀
    Bom, desculpem eu não ter lido todos os comentários antes de publicar esse meu, mas estou me sentindo meio OBRIGADA a falar sobre minha experiência em viajar sozinha.
    Eu sou de uma classe social que está longe de ter costume ou condições de viajar para lugares mais distantes que a Baixada Paulista ou ir pra casa da tia em alguma cidade pelo interior. Conclusão: companhia é raridade. Mesmo assim, eu nunca me deixei intimidar pela falta de companhia quando eu quis (e pude) viajar. Cada pessoa tem suas prioridades, e, certamente, a minha é viajar! 😀
    Portanto, sempre que eu posso, EU VOU!
    Minha primeira viagem sozinha foi em 1989, quando eu tinha 19 anos. Para a Ilha do Mel, que eu já conhecia. Me sentia segura em voltar pra lá.
    Depois disso, só voltei a viajar sozinha novamente depois dos 35 anos. E fiz algumas viagens no Brasil: Bonito no MS, Porto Seguro, Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis em Goiás, Chapada Diamantina, Praia do Forte, Belo Horizonte, Serra da Capivara no Piauí, Jalapão no Tocantins. E fora do Brasil em Lisboa, em Paris, em Florença, em Barcelona.

    Eu posso dizer que tenho sentimentos bastante conflitantes sobre o assunto.
    Posso dizer também que viajar sozinha, para mim, está mais pra falta de opção do que opção.
    Mas posso dizer ainda que eu continuo achando que viajar sozinha é uma prova de que eu posso ser forte, poderosa, determinada, e que eu sou a melhor companhia que eu poderia ter em uma viagem longa porque eu sempre concordo com as minhas idéias sobre qual rumo tomar 😉
    Eu acabei encontrando esse post porque estou planejando minha próxima viagem sozinha, que vai ser pro México. E a última vez sozinha foi em 2013. Então preciso de uma “reciclagem” hehe
    Significa dizer que o frio na barriga, a dúvida, o medo, sempre vão existir e isso faz parte da viagem.
    Algumas vezes posso ter a sensação de que os outros me olham como se NINGUÉM QUISESSE MINHA COMPANHIA AO PONTO DE EU TER QUE ESTAR SOZINHA!!! POBRE COITADA!!!
    Isso me faz acreditar que minhas sensações ruins têm muito mais a ver com minhas inseguranças do que com o que as pessoas acham de mim, porque nessas andanças encontrei muitas, várias mesmo, pessoas que vão sozinhas também. E várias delas se sentem muito bem. Muito melhor do que eu me sinto. Para muitas delas, viajar é uma experiência muito normal.
    Minha impressão é que para nós, brasileiros, isso é novo ainda. Está mudando…
    E eu incentivo qualquer pessoa que queira, que vá!
    É como eu li em alguns comentários aqui: sempre há a opção de não ir e passar as férias no sofá. Eu escolho ir, nem que seja solo.
    E algumas coisas são impagáveis nessa jornada: eu supero meus limites, eu realizo meus sonhos, eu entendo melhor o mundo em que eu vivo, eu levo comigo experiências que ninguém pode tirar de mim.
    MÉXICO, AÍ VOU EU!!! 😀

    • Adorei seu comentário Cris!

      Concordo com tudo o que você disse e desejo uma excelente viagem para o México para você. Tenho muita vontade de conhecer o país tb.

  11. Olá, Lindas!!!

    Viajei sozinha em Dezembro para Brasília… Aluguei um flat e passei 10 dias por lá… Achei uma delicia ter este tempo só pra mim!!!
    Agora dia 31/03/17 estarei indo para Europa Sozinha!!!
    Já estou tomando todas as providências, Seguro Viagem, Euros, Carta Convite, Carta de Vínculo empregatício, Reservas em Hostel… Espero que dê tudo certo!!
    Conto pra vocês na Volta!
    Beijinhos, Roberta, 29 anos, Recife-PE

  12. Ola tenho 63 anos estou reformada, vinho para Portugal mas gostava de encontrar um grupo de Senhoras, para poder passear viajar porque sozinha acho que e triste e nao conheço niguem

  13. Olá, procurando por viagens vi este site e gostei da idéia edos comentários, podem me informar onde acho grupos tb de homens para possíveis viagens em grupos. a partir desde ano não vou esperar mais por ninguem para conhecer lugares novos.

  14. Obrigado meninas por dividir conosco essa experiência de viajar sozinha, estou com mto receio e no fim um pouco de medo, sempre gostei de viajar, mas sempre viajava acompanhada com amigos, mas dessa vez tínhamos combinado de ir para Rio no final de fevereiro mas infelizmente todos desistiu de ir, e como estou com as passagens compradas não quero desistir, e comecei a pesquisar sobre como é viajar sozinha, onde melhor lugar para se hospedar e como fazer, confesso que estou com medo, insegura , mas de toda forma eu vou, em breve conto a vcs como foi essa experiência..Sou de Goiânia e caso tenha algum grupo de viagem e alguém q tbm está indo pra lá nessa época seria interessante!!!! Tel: 62 996180154

    • Olá!
      Meu nome é Simone. Tenho 51 anos , Sou Assistente Social e moro em Porto Alegre.
      Estou pensando em ir ao Rio de Janeiro sem o marido em Março! Procuro um grupo de mulheres para ir junto.

    • Mulher estou organizando uma viagem pela Europa! Até então seria só Espanha, visitar parentes que moram lá, porém vou me permitir ir a Portugal e Espanha! Pense numa ansiedade, misturada com medo e curiosidade! Não falo nada de espanhól, francês então kkkkkkk mas vou me jogar nessa louca aventura que é viver ! Não posso deixar isso passar! Ps: vou sozinha !

  15. Eu viajarei em março para porto de galinhas-PE. Vai ser a minha primeira viajem tanto de avião quando de ir a outro estado, estou ansiosa para saber o que acontecerá rsrs. Obrigada pela postagem,deu mais coragem para prosseguir a viagem =)

    • Oiiie estou planejando minha primeira viagem sozinha agora em
      março para porto de galinhas, primeira vez sozinha, primeira vez no avião que frio na barriga haha, confesso que estava com muito receio mas depois que li os depoimentos fiquei bem mais tranquila. Vai tudo certo. Boa sorte p mim rsrs

  16. Esses depoimentos me animaram muito!Rsrs Tenho 20 anos e estou me programando para conhecer o Rio de Janeiro no meio do ano, pra comemorar a chegada dos meus 21 sozinha hehe Já viajei só, pelo meu estado, Ceará (<3), mas confesso que estou com um friozinho na barriga de ir para outro estado sozinha por 10 dias. Enfim, ainda terei meses para me preparar \o

    Best of luck for all of us, girls!

  17. Olaaaa.. Nossa, adorei os relatos e comentários! Me senti muito melhor, dei a louca e vou viajar sozinha pra Dublin em março agora, ficarei 6 dias em Dublin e 6 em Portugal, um sonho sendo realizado. Mas estava apavorada por viajar sozinha na minha primeira viagem internacional. Sinto que vai dar tudo certo, mas sempre surge aquela insegurança né? Ainda mais pra uma pessoa tímida. Torçam por mim.

    Muito obrigada!

    • Mulher estou organizando uma viagem pela Europa! Até então seria só Espanha, visitar parentes que moram lá, porém vou me permitir ir a Portugal e Espanha! Pense numa ansiedade, misturada com medo e curiosidade! Não falo nada de espanhól, francês então kkkkkkk mas vou me jogar nessa louca aventura que é viver ! Não posso deixar isso passar! Ps: vou sozinha !

  18. Oi li os 7 depoimentos e estou encantada em saber que existem mulheres assim corajosas, confesso que estou ansiosa com minha primeira viagem sozinha, será minha primeira vez viajando de avião…imaginem como estou!!vou para Natal pela primeira vez e surgiram todos os medos com certeza, mas a felicidade é maior apesar de tudo, passarei 7 dias por lá e aproveitarei cada segundo que puder, afinal merecemos isso!!!

  19. Tb estou pensando em viajar sozinha… já q n tenho companhia rs… sou d Balneário Camboriú e resolvi pesquisar sobre viajar sozinha… como é as experiências das mulheres … estou querendo ir pra Miami mas tb tenho q tirar o visto já q n tenho… preciso ter coragem p dar o primeiro passo q seria o visto… depois vou ver se vou em setembro ou novembro pra lá curtir um pouco! só preciso de coragem rs 😉

    • Michele, poe a coragem na mochila e vai, tb sou de SC -Timbó, fiz minha primeira viagem sozinha para o RJ ano passado, queria muuitoo conhecer mas ninguem quis ou pode me acompanhar eu fui, e foi maravilhoso, agora vou realizar mais um sonho que é conhecer CANCUN no MEXICO vou sozinha novamente, mas a vida é um sopro nao posso esperar por quem nao vem…
      Entao eu digo de certeza vai e vive o sonho, e viajar sozinha vai ser libertador, nao vai mais parar, tenho certeza!

      • Nossa Mariza Parabéns sempre tive essa vontade de conhecer o Rio mas por falta de companhia tbm não fui… e olha que é bem pertinho pois moro em Sp. Como nunca viajei mesmo acompanhada tenho muita insegurança. Mas vou criar coragem os depoimentos ajudam muito.

        • Denise a vida ta passando, se voce tempo e o dinheiro para ir vai! Não espero por quem voce sabe que nao vem, se esperar as condiçoes perfeitas tenha certeza de que nunca irá fazer nada! Meus pais vão a loucura e falaram a mesma coisa quando fui, agora vou para fora do país sozinha, imagina! Mas é um sonho meu sabe, e ninguem vai realizar ele por mim.
          La no RJ eu fiz assim, fiquei 3 dias, bem rapidinho, antes de ir ja tinha tudo organizadinho, o que ia fazer em cada dia, a noite eu voltava cedo pro hotel, pois tb tinha insegurança, se eu fosse novamente hoje, ficaria em hostel e nao hotel, pois em hostel tem muitas pessoas que viajam sozinhas e chance de conhecer alguem legal e ate fazerem algo juntos (as) é bem grande!
          É isso, a minha dica é: APENAS VIVA E SEJA FELIZ!

  20. Adorei todos os comentários e me encorajaram muito a ideia de viajar sozinha. Sempre tenho vontade de viajar mas fico naquela de não ter companhia. Sou de Goiânia, e se tiver algum grupo de viagem quero que me adicionem também … 062 992424485

  21. Bom dia, hoje tomei a decisão de começar a pesquisar sites de como viajar sozinha e cheguei até vocês.Amei o que li, mesmo não lendo tudo ainda,e como todo começo preciso de coragem e conhecimento.
    Vocês podem passar o contato de algumas pessoas que deixaram seu depoimento?
    Gostaria de conversar com a moça do primeiro relato a Mônica.
    Pois pretendo começar por aqui mesmo RS.
    Muito obrigada.

  22. Luisa parabéns pelo post , adorei !!!

    Eu estou programando para fim de Agosto uma viagem que por enquanto está assim….Berlim , Colonia , Dresden , Praha , Viena….(FALTA DEFINIR O RESTO DO ROTEIRO ) Aaaaah farei o percurso de trem ou õnibus e pretendo terminar na Itália , se alguém se interessar meu e-mail é [email protected]

    WHATSAPP 21 991763767

  23. Oi meninas,

    meu nome é Sandra, nunca viajei sozinha e estou um pouco nervosa com essa experiência. Moro em são paulo cidade de guarulhos e em março vou sair de férias e gostaria muito de viajar, mas não tenho nenhum amigo que tira férias na mesma época. Estou querendo conhecer Jericoacoara no ceara. Se tiver um grupo no wathssap me adicionem por favor.
    (11) 97782-7904

    • Oi Sandra,
      Tiro férias de março para abril e tbm estou ensaiando para viajar só… mas mesmo c todos relatos ainda falta coragem.
      Quando vc pretende ir…

    • Olá Sandra, que pena que suas férias serão agora em março. As minhas será em julho e vou passar uma semana em jericoacoara…. Ahhh e vou sozinha viu,estava com um pouco de medo, mas depois desses relatos, o medo diminuiu. Enfim, estou mto ansiosa para chegar julho e aproveitar cada momento da minha liberdade nessa viagem. Não tenha medo e aproveite suas férias.

  24. Nossa. Realmente fiquei emocionada com o relato destas corajosas mulheres. Tenho tido muita vontade de viajar sozinha, por isto comecei a pesquisar. Eu moro no Paraná e tenho sonhado e planejado muito uns dias sozinha no Rio de Janeiro. Mas o fato é que tenho marido e um filho de 17 anos e fico com a consciência pesada em deixar os dois, penso que seria muito egoísmo da minha parte fazer esta viagem sozinha, penso também no que os outros vão falar, principalmente os parentes do meu esposo. Eu já viajei sozinha algumas vezes para SP mas foi a trabalho, penso que viajar a passeio causaria espanto em estar deixando meu esposo e fico muito receosa com isto. É verdade que eu ia achar um máximo na verdade acho que preciso e necessito ter um tempo só pra mim, ir onde e comer oque eu quiser sem ter que se preocupar se outro está feliz com a minha decisão rsrsrs.
    Quem sabe eu crie coragem.

  25. Adorei os relatos, e já estou planejando minha primeira viagem sozinha! Gostaria muito que vcs me adicionassem no grupo de viagens, meu numero é 62 82305012! 🙂

  26. olha eu já viajei sozinha algumas vezes. Principalmente para eventos científicos como congressos. Posso afirmar que tem as partes positivas e negativas. Já fui pra Florianópolis e amei!! Em um dia conheci o projeto Tamar e duas praias em regiões diferentes. Tenho certeza que se eu estivesse com mais pessoas elas não animariam de fazer tudo isso em apenas um dia. Peguei táxi, ônibus, caminhei e fiz tudo que eu quis!! Foi maravilhoso e preferi mil vezes estar sozinha para curtir cada segundo, cada praia e cada pedacinho de calçada por onde andei. Porém teve a parte ruim. Florianópolis é cheio de caras muito gatos. Porém sozinha eu não tive coragem de deixar eles se aproximarem. Principalmente porque nessas de sair sozinha (na minha própria cidade e em outro contexto) eu fiquei uma vez com um cara e quase fui abusada sexualmente(É a vida) Foi péssimo mas isso serviu pra que eu ficasse mais antenada nesse sentido então hoje só me aproximo de caras que eu não conheço quando estou com amigos. Mas enfim…a parte ruim foi não poder conhecer homens gatos. Nesta viagem de florianópolis eu fiquei em um hostel mas as pessoas que estavam lá não eram muito sociáveis. Aproveitei para conhecer todas as praias e os principais pontos turísticos. Porém não deu pra sair à noite porque não tinha companhia. A parte ruim de vijar sozinha é perder as baladas. Também já viajei sozinha para a Rio de Janeiro. Esta foi a minha melhor viagem sozinha, porque conheci várias pessoas no hostel e saíamos juntos à noite. Então foi muito bom porque pude aproveitar o dia e a noite. Porém quando você faz amigos que não conhece muito bem a liberdade para escolher os lugares aonde vai é um pouco menor. Mas mesmo assim foi legal. Também já fui para o Rio e fiquei em um hotel, mas dessa vez foi péssimo. Não tinha vontade de sair sozinha e acabei adiantando a data para voltar pra casa. Então a dica que posso dar é: fique em um hostel e em quarto coletivo, assim fica mais fácil se socializar. Contudo, até o hostel é uma questão de sorte pois vai depender das pessoas que estarão lá naquela data. Pode ser que não tenha ninguém da sua faixa etária ou que queira se socializar com você. Então será uma viagem mais para conhecer e aproveitar o dia. Outra dica é: para saber se você consegue sair pra balada sozinha, tente primeiro sair na sua própria cidade. Se você se sentir muito incomodada, já sabe que acontecerá o mesmo na viagem. Pela minha experiência em sair pra balada sozinha, há alguns problemas: os caras percebem que vc está sozinha e tem 2 reações: achar estranho ou investir muito pesado ao ponto em que você vai querer ir embora do lugar. Pelo menos comigo aconteceu isso nas vezes que tentei. Para conhecer, passear e se divertir durante o dia, pode ser uma experiência realmente muito boa!! Mas desculpem pessoal: nada como ter amigos por perto ou um namorado. Porém é melhor viajar sozinha que ficar em casa nas férias!! bjão e boa sorte!

    • Maira, adorei seu comentário! Você diz tudo o que precisa ser dito para uma moça que vai viajar sozinha. Eu também já fui sozinha para Floripa e tive duas experiências preocupantes. Numa eu estava na praia de Moçambique, em abril, uma praia deserta e frequentada por surfistas. Fui tomar sol por lá porque o tempo permitia e eu queria conhecer o lugar. Mas uma mulher sozinha numa praia deserta acho q os homens não entendem. Então eu vi, a uns 200 metros de distância, dois rapazes conversando e vindo na minha direção. Acontece que tinha uma moça (acompanhada) no lugar onde eles estavam e ela pareceu chocada com alguma coisa q eles disseram, ela olhou para eles e depois pra mim, e… “click”, na mesma hora eu entendi o recado. Recolhi minha tralha na mesma hora e saí da praia correndo, entrei no carro e fui embora. E olha que já sou uma senhora. Na época eu tinha 47 anos, mas de longe pareço mais nova. Enfim, mulher sozinha em praia deserta também não dá certo. Infelizmente. Bom, como eu estava morando em Floripa, voltei lá para caminhadas no inverno, mas aí eu fui inteiramente vestida, acho q assim não tem problema. A outra experiência preocupante foi a invasão do jardim da casa q aluguei por dois garotos. Eles não queriam assaltar nem nada, só queriam cortar caminho para a casa detrás da minha. Mas, dá licença, né! Fiquei apavorada. Se a mulher viajando sozinha está pensando em alugar uma casa no airbnb, melhor escolher um apartamento.

  27. Adorei conhecer o site me inspirou e me deu coragem! já faço bastante coisas sozinhas mas viajar pra o exterior nunca e meu filho que me acompanhava hoje praticamente tem a vida dele.
    Gostaria de poder participar do grupo: 21 99662.2318
    Grata e beijos em todas

  28. Oi gurias!!
    Tenho 17 anos (eu sei, bem pouco ainda) mas a vontade de viajar sozinha já é enorme! Enquanto isso ainda não é possível, queria me informar ao máximo e conhecer pessoas que já se aventuraram por aí. Podem me colocar no grupo do whats? Por enquanto meu celular está estragado, mas assim que consertarem eu leio as mensagens do grupo! Número (51)99179-1338. Adorei o site <3

  29. Comecei a pensar em viajar sozinha e vim pesquisar sobre o assunto, fiquei maravilhada com esse blog e os relatos e comentários dessas mulheres corajosas e inspiradoras! Com certeza foi o empurrãozinho que eu precisava para tomar a decisão final.
    O destino já está decidido, sou do PR e sempre sonhei em conhecer as prais do nordeste, agora estou vendo onde vou ficar. A princípio eu tinha decidido ir para Porto de Galinhas, até já achei um hostel bem legal, mas aí eu vi que muitos sites indicam a Bahia (Itacaré ou Arembepe) para viajar sozinha. Provavelmente vou para Porto mesmo, pesquisando eu gostei mais de lá, você já esteve ou tem alguma indicação desses lugares?

    Me adicionem do grupo por favor! 41 98812-6800. 😀

  30. Ola, gurias!como eh bom ler os relatos de vcs. Pretendo ir para Natal agora final de dezembro, após o natal e voltar por 4/01. Alguém por lá? Alguem já foi e t [email protected]

    • Geeente. Por favor, quero entrar nesse grupo. Me Chamo Bernadete. moro em Miami e estou em pleno ritmo de pesquisa pra fazer uma viajem sozinha. Tomando folego rsrs
      Meu whatsapp 1 954 210 2739

  31. Adorei esse post e li muuuuitos comentários bacanas. Me incentivaram e muito a dar o primeiro passo e fazer uma viagem sozinha. A gente se acostuma a ter sempre alguém com a gente e no momento sinto que preciso desse tempo comigo mesma, fazer o meu balanço dos 30 anos que está chegando e que inclusive vou passar sozinha e em meditação. A próxima viagem será a trilha Inca, provavelmente sozinha, mas vou tirar essa primeira viagem aqui no Brasil mesmo para fazer um test drive! Me add no grupo: 11 959839920.

  32. Gente, que maneiro!
    Esse site é o melhor hahaha Marquei minhas férias para Fevereiro e quero ir para Paris para aproveitar e conhecer a Disney de lá, mas como sempre.. não tenho ninguém para ir comigo, meus amigos não vão tirar férias em fevereiro e meu namorado está planejando outra viagem, estou pensando em ir sozinha mesmo.. É ir sozinha ou ficar em casa 15 dias olhando para as paredes.

      • Eu tenho uma viagem marcada para Novembro, meu namorado iria comigo, mas terminamos, eu estou arrasada nao sei o que fazer, estou com muito medo, medo da solidao, medo de ser perigoso, medo de so chorar em vez de me divertir, já que iramos juntos, medo de so pensar nele…medo! Muito medo!

        • Bianca,
          Poxa, é triste mesmo o fim de um relacionamento, mas pense que essa viagem pode ser uma libertação pra você, pesquise sobre o destino, marque passeios, faça seu roteiro, faça planos, tente ficar empolgada com o destino, assim vc esquece um pouco do ex.
          Meu caso é um pouco semelhante do seu, eu sou casada e já estava com meu pacote fechado, mas 3 meses antes da viagem meu marido ficou sabendo que não poderia sair de férias… chorei muito, mas sim, depois de muitos incentivos (inclusive deste blog) e de juntar muita força e coragem, decidi ir sozinha e pela primeira vez fora do Brasil! Miami e Nova York me aguardam na semana que vem! 😀
          Pra onde você vai? Força menina! Vai te fazer muito bem!

          • Agradeço muito pelo apoio, irei para Porto de Galinhas e Maragogi, na verdade se estivesse bem com ele talvez eu nao sofreria tanto, mas to com medo de sofrer muito la sabe pensando nele e imaginando que era com ele q eu deveria estar ali.

      • Eu tenho uma viagem marcada para Novembro, meu namorado iria comigo, mas terminamos, eu estou arrasada nao sei o que fazer, estou com muito medo, medo da solidao, medo de ser perigoso, medo de so chorar em vez de me divertir, já que iramos juntos, medo de ficar pensando nele…medo! Medo de tudo……viajo para porto de galinhas e maragogi, quem ja foi o que podem me dizer para ficar mais tranquila? Obrigada beijos

        • Boa Tarde,Bianca.Eu já fui à Porto de Galinhas.E achei maravilhoso.Voltaria mil vezes.Então!Superindico o passeio de carneiros;tem um barzinho em Ipojuca super badalado.
          Poxa!Eu fiquei solteira há 2 meses.Mas você irá ocupar e conhecer pessoas novas que nem vai lembrar.
          Divirta se…
          Lembre se que você é mais e nem precisa de migalhas

        • Boa Tarde,Bianca.Eu já fui à Porto de Galinhas.E achei maravilhoso.Voltaria mil vezes.Então!Super indico o passeio de carneiros;tem um barzinho em Ipojuca super badalado.
          Poxa!Eu fiquei solteira há 2 meses.Mas você irá ocupar e conhecer pessoas novas que nem vai lembrar.
          Divirta se…
          Lembre se que você é mais e nem precisa de migalhas

        • Oi Bianca,

          Ainda não descobri um jeito melhor de superar coração partido do que viagem. Sim, você ainda estará sofrendo, mas pelo menos terá um tempo de sair do lugar que tem tantas memórias com a pessoa para ter a oportunidade de ver novas cores, cheiros e pessoas. Não fique com medo de chorar ou pensar nele. Isso acontece, mas passa. É só mais um processo de superação!

          bjs

    • Boa noite
      Estou saindo de ferias em janeiro….
      Recem separada de um relacionamento de 8 anos, queria muito fazer um viagem Só, mas morrendo de medo
      Se tiver um grupo me add
      24 992675000

  33. Bem interessante ler esse artigo. O meu relato pré-primeira-viagem-sozinha está nele! Acabou que a viagem foi super tranquila, mas não deixei de me sentir sozinha em alguns momentos. Principalmente em algumas atividades que seriam mais legais com amigos, ou para tirar fotos kkkkkkk. Mas no geral, foi sucesso! Fiz amigos quando quis, mas também me dei a liberdade de ficar sozinha quando quando não tinha ninguém pra compartilhar o momento (na maior parte do tempo rsrs). Pude perceber que sei me virar sozinha e resolver problemas por mim mesma. Isso sim é libertador, principalmente quando se trata de uma pessoa super tímida.
    Agradeço novamente, pois foi um artigo desse blog que me tirou da minha zona de conforto e me jogou no mundo rsrs
    Não me tornei uma viciada em viagens (até por questões financeiras rsrs), mas estou sempre pronta para uma próxima oportunidade para viajar, seja sozinha ou com amigos.
    E que venham as próximas viagens!!!

  34. tão bom ver tantas histórias assim! Fiquei com vontade de compartilhar a minha hahaha 🙂
    Essa foi a primeira vez que trabalhei nas férias. Depois daquele semestre exaustivo de faculdade, eu ainda ia ficar mais as minhas férias presa na cidade e na rotina. Foi então que vi no calendário a oportunidade de viajar na primeira semana de agosto, só que agosto né? Todo mundo já ia ter voltado às aulas ou ao trabalho, não teria ninguém pra viajar comigo.
    Pensando nisso eu quase desisti da viagem, não queria viajar sozinha e tinha medo do que podia acontecer. Mas a vontade de viajar era tanta que fui pesquisar como poderia ir e pra onde.
    Procurei em alguns depoimentos como as pessoas faziam quando viajavam quando iam sozinhas (e por baixo custo). Li que quase sempre iam para hostel e conheciam muita gente, mas aí encontrei um jeito que se encaixava melhor no meu perfil e na restrição orçamentária: trabalhar em hostel. Eu teria bastante tempo livre e ainda ia conhecer bastante gente.
    Mandei email para vários hostels em localidades que me chamavam atenção, foi então que um hostel em Cabo Frio me respondeu e disse que eu seria bem vinda! Fiquei super animada, mas para tirar ainda um pouco da insegurança entrei em contato com quem já tinha ido pra lá e elas me acalmaram, além de darem dicas do que fazer lá. Pronto, decidi que era “A” oportunidade.
    Foi tudo bem rápido. No começo das férias comecei a mandar email e no fim lá estava eu sozinha no ônibus e sem muito dinheiro partindo pra uma aventura.
    Já no caminho de ida, tive que me virar com os problemas da viagem, mas, embora eu tenha perdido meu segundo onibus e chegado ao meu destino quase 4 horas depois, eu consegui.
    No Hostel já me senti em casa. O dono parecia muito educado e os hóspedes super simpáticos. Duas francesas estavam bebendo e já me chamaram para experimentar a cachaça que tinham comprado e contar as experiências delas.
    Infelizmente elas já foram embora no dia seguinte e, quando chegou meu tempo livre do dia, eu estava sozinha de novo. Mas mesmo assim eu queria explorar o lugar. Fui pedir dicas ao dono do Hostel e chamei ele pra ir comigo. Passeamos pela praia do Peró, praia das Conchas e, quando ele descobriu que eu gostava de trilhas, nos guiou até a Ilha do Japonês por dentro de uma “ex salinas” -uma das trilhas mais lindas que fiz!
    Fui dormir com a maravilhosa sensação de liberdade e de conquista. Ainda bem que tive a coragem pra ir. 🙂
    A semana seguiu e me senti mais segura pra fazer passeios sozinha. Eu já andava de ônibus tranquila, conheci os motoristas, o dono do restaurante vizinho… Também encontrei uma amiga de São José dos Campos lá, que foi ótimo pra botar o papo em dia e pra receber ótimos conselhos de passeios.
    Assim, marquei um passeio de barco em Arraial do Cabo e fiz meu mapa de Búzios. O dono do Hostel, também me deu ótimas dicas e me mostrou lugares lindos, mas não pôde me acompanhar.
    Na sexta feira fui a Búzios sozinha. Em meio a um pouco de solidão, conheci três praias, uns argentinos que vendiam miçangas e uma família linda. A orla, rua de Pedras… Tudo muito lindo!
    Sábado foi o dia de ir a Arraial do Cabo. Cheguei cedo para fazer o passeio de barco (dura umas 4 horas) e ansiosa para visitar as praias mais famosas da região. No passeio conheci um casal que tinha quase a mesma idade e foram legais demais e também um casal mais velho que viajava com a sogra (muito engraçada!). Depois do passeio, ainda deu tempo de fazer uma última trilha que tinha sido indicada pelo casal mais jovem, apesar de uma subida que me deixou sem ar (sou meio sedentária então isso não é a coisa mais difícil de acontecer), mas no final dela tinha um mirante que valia todo o esforço.
    Durante toda a viagem, eu me dividia em momentos que me sentia sozinha demais e momentos que eu ficava feliz de ter tido coragem de ter feito essa aventura sozinha. Eu amo viajar com os amigos, ter com quem dividir os comentários e risadas. Mas a sensação de liberdade é inexplicável. Agora parece que consigo fazer o que quiser sem depender de nada. 🙂

    • Adorei seu relato Luciana!

      Parabéns pela coragem não só de ir viajar, mas também de encarar trabalhar e se permitir viver essa experiência plenamente!

      bjs

  35. Fiquei feliz em encontrar esse blog, pois estou começando a planejar minha viagem sozinha pelo mundo e estou com frio na barriga, tenho 29 anos e agora mais que nunca percebo o quanto necessito disso para encontrar o que há de melhor em mim e no mundo. Parabéns, Luzia, pelo blog! Gostaria de participar do grupo do whatsapp.

  36. Oi Pessoal! Eu estou de férias mês que vem e havia planejado uma viagem acompanhada mas o namoro acabou e eu com certeza não queria ficar aqui chorando e sofrendo porque é o que faço principalmente desde o último final de semana! Li os posts de vocês e achei incrível! Vou deixar meu whats caro queiram adicionar! Eu sou de Floripa e queria muito conhecer o Nordeste! Alguém pode me passar sugestões? Meu whats é: (48) 9602-8709

    • Jéssica vem para Itacaré Bahia. Eu também estou sozinha. Depois de dez anos casada meu marido do nada pediu divórcio. Sofri, tive depressão, quase perco emprego aliás quase morro. Mas o tempo passa e depois d um ano eu voltei a esse lugar q tanto amo. Vim sozinha. As pessoas ao meu redor me julgaram e me condenaram mas quer saber sou eu quem pago minhas contas. Estou muito feliz apesar de lembrar todo tempo d quando estive com meu ex aqui.Mas tento enxergar de maneira diferente agora dou eu q escolho onde e quando passear o q comprar etc.

    • Oi Jessica

      O nordeste tem muito lugar bonito, posso te indicar Aracaju, Maragogi, Porto de Galinhas, Maceió, Itacaré, são todos lindos!
      Final desse mês irei para Fortaleza conhecer, também será a primeira vez sozinha, também acabei de terminar um relacionamento.
      Espero ter ajudado!

  37. Boa noite,Meninas!
    Então!Estou no mesmo dilema de algumas.Eu sou do RJ.Eu amo viajar mas nunca viajei sozinha.Terminei um namoro tem quase 1 mês mas me encorajei.Irei viajar pelo RJ mesmo para Ilha Grande,irei passar 4 dias no dia 14/10.Pra ver como é a experiência solo rs…Preferi ficar em hostel pois a comunicação é mais acessível.Se alguém se interessar estarei por lá…
    Amei todas as dicas e só me fortaleceu ainda mais para eu viajar
    bjs

    • Mari eu tô na msm situação q vc! Terminei meu namoro há 2 meses e antes viajavamos muito! Agora, bate akele medo e insegurança… e o pior é q meus amigos curtem outro tipo de rolê, mais balada msm enqto eu prefiro natureza, praia e lugares mais calmos…
      Eu passei meu réveillon deste ano na vila do Abraão em ilha grande! Posso te dar várias dicas!! Anota meu Whats e me chama q te mando fotos, contatos e dicas de onde comer, onde ir, etc. 34 992056929 bjsss

  38. Eu estou num dilema. Comprei passagens com meu (ex) namorado para passarmos 20 dias viajando, dois destinos, ambos aqui no Brasil mesmo.
    O que acontece é que o namoro acabou e eu não quero perder minhas férias e nem a grana que investi nas passagens, mas me falta coragem de viajar sozinha.

    Ainda não decidi hospedagem nem passeios. Iríamos para Foz do Iguaçu e SP posteriormente.
    Será que com essa insegurança eu ainda devo ir? Esses seriam bons destinos?

    Estou muito na dúvida do que fazer até pelo recente abalo emocional.
    (Ah, as passagens são para o começo de outubro agora.. Faltam uns 15 dias.)

    • Ana, meu conselho pra você é SE JOGA!
      Ano passado fiz a minha primeira viagem sozinha (pra Chapada dos Veadeiros – GO) e foi a melhor coisa que fiz na vida.
      Eu tinha acabado de me divorciar, num processo bem traumático. Quando me vi sozinha, tinha duas opções: ou eu deixava de fazer um monte de coisa que eu queria só porque não tinha companhia, ou iria realizar tudo aquilo que eu tinha vontade, sem esperar por ninguém.
      Resolvi escolher a segunda. Não me arrependo nem um pouco. Foram 10 dias incríveis de imersão na natureza, me senti mais forte, independente, conheci muita gente legal, me conheci melhor, trabalhei minha capacidade de orientação, de lidar com imprevistos, enfim, poderia ficar o dia todo falando aqui de quão engrandecedor foi.
      Me prometi que pelo menos uma vez por ano eu iria repetir essa experiência e tirar um período pra viajar sozinha.

      Não perca essa oportunidade! Tenho certeza que você vai amar e vai querer repetir!

    • [email protected] disse:

      Oi Ana nossa que incrível tomara que vc tenha coragem e vá mesmo se liberte de tudo e pense no seu presente,eu hoje estou num dilema pra ir na Cidade vizinha sozinha,eu tenho um marido preso e sou sozinha não tenho ninguém SÓ ele não posso abandonalo mais sei eu ele tem que garregar o fardo dele mais eu tenho vontade de me jogar SÓ não faço isso por causa do medo do desconhecido,mais se eu fosse vc iria mesmo.bjos e desculpe qualquer coisas Boa sorte

      • Vânia, Nem tem porque pedir desculpas..
        Eu não detalhes da sua história, mas entendo o que é se sentir responsável por alguém e se dedicar ao outro, mas para isso você tem que estar bem consigo mesma! Cuide de você e aproveite oportunidades e experiencias novas. Estando feliz, com certeza terá mais disposição para ajudar os outros.

        Tira um final de semana, aproveita um feriado.. Comece com viagens curtas e por perto.. Assim vai perdendo seu medo.

        Eu que resolvi ir pra longe logo de cara pra mergulhar de vez na experiência, mas se permita!
        A cada dia que passa a minha empolgação por essa experiência só aumenta, e lhe digo que a sensação é maravilhosa!

        Espero que consiga. Boa sorte!!!

    • Olá, está é a primeira vez que estou acessando o site e estou achando incrível, estou recém-separada e tentando planejar uma viagem solo.
      Tenho meus medos e receios, já fiz em 2010 minha primeira viagem solo e achei incrível! É revelador como somos capazes de ser independentes e saber lidar com as situações sozinhas.
      Ana já iniciou sua jornada? Criou coragem de viajar sozinha? Espero que sim, caso queira posso deixar dicas de onde ir em sp.
      Eu mesma vou ter que re-aprender a viver sem parceiro, mas o mais importante, ser feliz!
      Parabéns pela iniciativa deste site, estou adorando.

    • Oi Ana,

      Olha, desculpa não ter respondido antes, mas as meninas te deram apoio!

      Espero que você não tenha desistido. Nada melhor do que uma boa viagem para ajudar a esquecer o coração partido. Ainda mais para Foz que é tão incrível.

      Me conta se você foi e como foi.

      • Oi Luiza, como as meninas comentaram.. eu não poderia ter tomado melhor decisão. Ainda estou por aqui e encantadas com tudo, desde os passeios até a receptividade do povo. Fui supõem tratada em todos os locais que estive, e a cidade é maravilhosa, limpa, segura e bem estruturada.

        Amei demais essa experiência.
        Amanhã sigo para SP para a segunda parte dessa aventura solo!
        Indico a todas!

  39. Muito legal essa matéria,aumentou minha coragem.Estou me preparando para a primeira viagem solo, ainda pelo brasil mesmo. Se alguém tiver interesse, estarei disponível em novembro.

  40. Eu li o texto e alguns comentários e gostei muito, eu saio muito para conhecer os pontos turístico da minha cidade Rio de Janeiro sozinha, as pessoas ficam admiradas porque eu saio sozinha, mesmo sendo na minha cidade é muito bom ter um tempo para explorar os pontos turísticos sozinha, porque assim você observa e aprende melhor sobre o lugar.

  41. Olá!
    Como foi libertador ler seu texto e todos esses relatos.
    Meu caso é muito complicado, eu e meu marido estamos com viagem marcada para os EUA (Miami e NY) em Novembro, porém o trabalho dele travou as férias e talvez ele não vai poder ir comigo! 🙁
    Estou com muita fé que ele vai poder reverter isso, mas enquanto não consegue, estava precisando aceitar a ideia de viajar sozinha mesmo. Já falei com algumas amigas, mas nenhuma tem disponibilidade.
    Estou um pouco tensa com o julgamento das pessoas em relação a eu ser casada e viajar sozinha (a gente pode falar que não liga para os outros, mas atinge sim), medo por não ter o inglês fluente e principalmente medo dessa viagem ser um saco por eu estar sozinha.
    Apesar de tudo, eu acredito no meu potencial e na minha coragem… acredito que posso ser feliz viajando sozinha e posso voltar muito mais independente e empoderada.

    • Oi Elianai,

      Espero que seu marido resolva a situação!

      Mas se ele não resolver, lembre-se que o julgamento das pessoas pode até incomodar, mas ele não muda nada na sua vida, no seu casamento ou na sua viagem. É você quem escolhe se vai dar ouvidos aos julgamentos alheios ou se vai ligar o foda-se para quem não importa e aproveitar suas férias.

      Não te porque a viagem ser um saco. Claro, seu marido vai fazer falta em vários momentos, mas também é um aprendizado e uma aventura descobrir e experimentar coisas sozinha =D

  42. Oi meninas!
    Esse ano fiz minha primeira viagem sozinha e foi para nordeste brasileiro, conheci Pernambuco, Alagoas e João Pessoa. Existe a violência mas só tomar cuidado com os lugares que frequenta 😉
    Tenho 29 anos para mim a maior dificuldade era o primeiro dia no lugar que me sentia perdida acho que porque sempre viajei acompanhada, mas depois da primeira noite tudo era alegria 🙂
    Estou planejando a próxima viagem 😉

      • Olá, estou na Itália sozinha não consegui ninguém para viajar comigo, meu marido não tem folga nessa época então resolvi fazer esta viagem só. Já passei pro Roma fiquei 4 dias agora estou em Milão cheguei hoje. Depois vou para Lago Como e depois Veneza. Está sendo uma aventur, abraço.

  43. Excelente post! Tiro férias no final de janeiro e quero ir pra América Central, mas tô sem cia e fico pensando que não é justo comigo não ir por não ter ninguém… Mas é muito desafiador.. Meu medo nem é em questão de não me enturmar mas sim com a segurança… Sempre penso na possibilidade de acontecer algo, ser assaltada, ou adoecer, sofrer um acidente, etc, e quem vai me ajudar? Preciso vencer esses pensamentos e cair na estrada…
    Aproveitando, se alguém se interessar por essa viagem tô aberta a cias rsrsrsrsrs

  44. Post muito útil. Tenho 27 anos e viajarei sozinha pela primeira vez. Agora estou mais confiante e certa que é exatamente o que preciso. Ficarei na Espanha de 14/08 a 25/08. Se alguém quiser companhia pra algum passeio…será ótimo dividir experiências

  45. Acabei parando neste post, justamente pq como muitas aqui estou criando coragem pra viajar sozinha e o que estou gostando mais é ler os comentários de muitas mulheres aqui contando suas histórias e dando opiniões.

    Eu sempre fui do tipo independente mas nunca viajei sozinha. Hoje eu namoro mas muitas vezes eu quero viajar e ele não quer, ou eu quero um lugar e ele não quer e vice e versa. Isso tem me incomodado bastante pq acabo estagnada e não vou pra lugar nenhum. Mas estou começando a me questionar “eu preciso realmente dele pra ir algum lugar?” e a resposta está sendo sempre “não, eu não dependo dele”. O que me incomoda tbm é que a situação com que eu me vejo hoje vai contra o os meus princípios de não ter que depender de alguém pra poder fazer o que vc quer ou o que vc gosta.

    Ainda estou criando coragem pra fazer essa viagem. Ainda não sei bem pra que lugar ir mas penso em começar aos poucos em viajar pelo Brasil mesmo. Mas ler vocês têm me encorajado bastante.

    🙂

    • Oi Ci,

      Espero que você crie coragem! Você pode amar seu namorado, mas vocês não nasceram grudados e podem viajar para os lugares que quiserem sozinhos de vez em quanto. E também podem abrir mão e ceder de vez em quando, para irem juntos.

      bjs

  46. Pessoal, estou lendo os relatos e queria literalmente pedir a ajuda de vcs… Me sinto muito culpada de viajar sem o meu marido. Quero muito ir à Disney e ele diz que não tem interesse mas não se importa se eu for sem ele… Mas estou me sentindo super egoísta de viajar sem meu marido… Na verdade viajaria com uma amiga solteira… Preciso muito da ajuda de vcs, estou num dilema enorme. Meu coração fica apertado de pensar que eu vou estar lá me divertindo horrores e ele em casa… Se o certo seria entrarmos num consenso de um lugar que os dois querem ir. Me ajudem por favor!!!

    • Oi Aline,

      Desculpe não responder antes!

      Olha, não acho que você deveria se sentir culpada ou egoísta por viajar sem o seu marido. Os motivos são:

      1. Você são casados, mas não nasceram grudados. De forma que é até saudável que façam coisas separados, ainda mais se ele não tem a menor vontade de ir para a Disney e é o seu sonho.

      2. Você não está fazendo nada de errado em se divertir, oras! Não tem que se sentir culpada por se divertir e ser feliz em atividades sozinhas, pelo contrário, você saber ser feliz sozinha é parte do que torna seu casamento melhor.

      Enfim, essa é a minha opinião. Nada impede vocês de marcarem outra viagem juntos depois!

  47. Oi meninas! Eu ainda tenho receio de viajar sozinha, pois tenho dificuldade de me enturmar… alguem quer companhia para viajar? srs Sou recém separada, tenho 26 anos… e preciso de algo para ocupar a mente e conhecer pessoas e lugares novos.

  48. estou arrumando coragem pra viajar pro chile daqui duas semanas sozinha. Agora, quero viajar em Março pra Europa ou Tailândia essa nao tenho coragem de ir sozinha quem tiver interesse e quiser uma companhia rsrsrs entrem em contato 33984042925 .

  49. Tenho 11 anos, com 20 ou 19 quero viajar para Coreia, minha amiga de 11 anos também vai, mas acho que ao passar do tempo, não sei se ela vai ter certeza de ir, mas se isso acontecer, estou com muito medo disso ocorrer, alguém me de umas dicas como me controlo se acontecer isso ?

    • Olá Maria,estive lá de férias ano passado. Fiquei 5 dias e fui rodar o Chile. Achei Santiago muito parecida com São Paulo. Não é uma cidade linda, mas tem o seu encanto. Come-se mto bem por um preço barato. Quarta-feira rola a festa After Office, no centro da cidade; é um happy hour que começa a partir das 18h e é de graça até as 21h. Tem o restaurante giratório, os parques, o Cerro San Cristóbal e a vínicola Concha Y Toro. Ainda dá pra pegar um metrô e ir pra Valparaiso e Vina del Mar. Mas lindo mesmo, de tirar o fôlego, é o sul do Chile, mais especificamente as cidade Pucon, Puerto Varas e a região dos 7 lagos. Espero ter ajudado!

  50. Meninas, voltei de férias no dia 11/07!
    Fui a Portugal(Lisboa, Setúbal, Porto, Algarve) e Espanha (Barcelona, Sevilla e Cádiz)
    Não tenham medo de viajar sozinha! Foi uma experiência única em minha vida!!
    Viajar sozinha te “obriga” a falar com as pessoas com isso fiz muitas amizades! Algumas pessoas já planejo uma próxima trip juntos!
    Espanha e Portugal foi super tranquilo… para quem vive no Rio de Janeiro eu sei o que é andar pelas ruas sem segurança nenhuma! E isso não ocorre por lá. Voltava de madrugada pelas ruas com tranquilidade…

    Não tenham medo! Não precisamos de companhia para ser felizes!
    Depois dessa viagem sozinha, agora vou até ao buraco do capeta! hahahaha
    Brincadeira!

    Bjs!!

    • E a melhor coisa de viajar pela Europa sem medo, chegava em casa super mega tarde, e me sentia tão segura, sem medo de alguém para a moto e apontar a arma na sua cabeça e pedir o celular ❤

    • olá querida!
      Janice,nas minhas férias eu pretendo ir a lisboa sozinha,e confesso que estou com medo,não pelo fato de ir só e sim por relatos na internet que em madri onde provavelmente farei escala eles tem o costume de deportar,ainda mais ser for jovem e solteira como é o meu caso.

      • Desembarquei em Lisboa e foi tranquilo, não me pediram nada!
        Fui com as reservas e seguro viagem, tudo certinho e só me perguntaram o que estava fazendo em Portugal. Disse que estava de férias e só!

        Meu vôo fez escala em Londres e não foi necessário passar pela imigração, pois foi apenas conexão.

        Beijos!

  51. Oi Luíza, eu tenho 15 anos e sou apaixonada por viagens, sou louca pra viajar sozinha e conhecer o mundo, mas acho que vc deve ter reparado qual o meu problema por agora, a idade, mas logo fico de maior e pretendo realizar meu sonho, e o blog de vcs cada vez me motiva mais, o primeiro lugar que quero conhecer é a Itália, sempre fui apaixonada por la e sempre procuro blog, reportagem, tudo a respeito de viagens, e o lugar que menos falam é a Itália,eu gostaria de saber o por que, vc poderia me dizer

  52. Ola.
    Adorei tema. Parabens td equipe
    Eu sempre viajo sozinha. Raro eh viajar c companhia.
    Cheguei da Índia recentemente.
    Fui sozinha e fiquei 30 dias. Passei por 7 cidades. Ganhei novos amigos. Tive vivencia d coisas e situaçoes q jamais pude imaginar fazer.
    Foi um desafio e tanto.
    Meu inglês nao eh dos melhores. Mas a grande coragem de realizar meu sonho. Falou mais alto.
    Abracei e fui. E agora estou aqui planejando os proximos desafios

  53. Olá Luiza
    Adorei esse post com os comentários de mulheres.
    Eu também sou jornalista, tenho 24 anos e em setembro estou indo para Portugal.
    Será minha primeira viagem internacional e irei sozinha, estou com um pouco de medo, pois não conheço a cidade e também pois farei a conexão em Madrid, onde irei passar pela imigração. Quero saber se você tem alguma dica para me dar, principalmente com a imigração em Madrid e de lugares para conhecer em Portugal e trabalhar, pois meu principal objetivo é ir para conseguir um emprego, mas primeiramente irei como turista e se eu arrumar um emprego pretendo pedir o visto. Você acha que isso é possível?

  54. Olá Luiza! Amei esse post, mas nosso estou com medo de viajar sozinha, pelo fato da segurança no Brasil, pois quando digo que estou pensando em ir sozinhas, as pessoas me olham torto e falam nossa, você quer viajar sozinha, não tem medo de ser MORTA, isso mesmo morta por um desconhecido, cara como isso me deixa pra baixo e com medo de sair pelo Brasil a fora, detalhe fui para Europa ano passado com uma amiga, que deu no mesmo de que esta sozinha, e consegui me vira, mas estou com medo, pelo fato do Brasil (amado) ser um país muito perigoso. Sinceramente, não sei o que faço. 🙁

  55. Olá Luiza. Fico feliz de saber que há tantas mulheres viajando sozinha pelo mundo. Tenho 61 anos de idade e meu sonho é viajar. Primeiro quero conhecer a Grécia. Será uma boa escolha? Amo praia, sol, natureza!
    Um abraço!

  56. Olá Luiza ! Mto legal legar ler todos esses comentários. Tenho 15 dias para tirar de férias no segundo semestre e ainda não decidi para onde e estou sem cia. Tenho 37 anos, já viajei mto com amigas e agora ninguém pode ir. Não tenho medo de violência, de ter que me virar com a língua. Meu problema é não ter ninguém para compartilhar os momentos, para comentar o q vejo e para sair a noite. Como gosto da noite, creio q este seja o maior empecilho. Não iria para um pub ou um restaurante a noite sozinha. Parece que todos ficariam me olhando e pensando “coitada, tá sozinha”. Essa é a impressão que tenho. E não sei se é perigoso tbm. O q vcs acham ? Já tiveram experiências na noite ?

    • Rosana, tenho essa mesma impressão…estou de viagem marcada com uma amiga para o dia 09/07 e ela não poderá ir mais.
      Quero muito ir sozinha mas estou com mto receio.. o destino é Cartagena, alguém já esteve lá sozinha?

    • Oi Rosana,

      Ninguém vai te olhar e pensar “coitada sozinha”. E outra, porque coitada? Isso é exatamente o tipo de pensamento e argumento besta da sociedade que temos que combater.

      Todas as vezes que eu quis fazer amigos para sair a noite, consegui! Você pode conhecer pessoas num hostel, num tour durante o dia, e até mesmo num pub, sentada no bar. Estou falando de amizades mesmo, nem é tipo conhecer um cara para romance (o que também é possível)

  57. Olá Luiza, sou obrigada a dizer que este post me deu a força que me faltava para “conseguir” viajar sozinha, sou sincera tenho um pouco de medo, visto que tenho apenas 19 anos. Para primeira viagem sozinha, tem alguma viagem que me possa indicar, mas que não seja muito dispendiosa? Eu quero muito ir, mas há tantos sítios que nem sei por onde começar. Obrigada e beijinhos 🙂

    • Olá Ana!, também tenho apenas 19 anos e já quero sair mundo à fora, enquanto isso não acontece pretendo ir Brasil a dentro.
      Não sei qual estado você mora, mas Bahia é um ótimo lugar para conhecer e super barato (considerando que você ficará em hostéis.) um beijo, e boas futuras viagens.

        • Oi Ana só vindo aqui pra falar que te dou maior força pra ir viajar,tenho 20 anos fiz minha primeira viagem sozinha esse mês haha só não te indico lugares prq como a colega tbm sou do Brasil,mas acho legal começar no próprio país pra ir se acostumando

    • Oi Ana,

      Pelo que entendi, você é portuguesa, certo?
      Você pode fazer a primeira viagem sozinha dentro de seu próprio país! Há tanto lugares em Portugal, incluíndo as ilhas. Poderia ser um bom “treino”.

      Outros lugares na Europa que são baratos e tranquilos para se conhecer sozinha: Grécia e Espanha em geral, Budapeste, Berlim. A Itália também é ótima, mas é bom planejar com cuidado, porque a viagem pode ficar cara. Os países do leste também são ótimos, mas requerem muito planejamento e eu acho que seria bom você fazer outras viagens antes para ficar mais tranquila.

      • Olá Luiza, muito obrigada pelos conselhos, mas devo dizer que já fui à Madeira e aos Açores, a Itália e a Espanha, já visitei Portugal de norte a sul e foram viagens que adorei fazer (mas não fui sozinha), por isso, sozinha, acho que vou começar pela Grécia. Mais uma vez, muito obrigada pelos conselhos. Beijinhos.

  58. olá, estou feliz de ter encontrado esse blog, tantas experiências compartilhadas me animaram muito. Estou começando agora minhas andanças in solo. Tenho 53 anos e estou sentindo essa necessidade. Minha preocupação maior pode ser boba para muitos, mas é complicado para mim, é viajar de avião. Acompanhada já fico nervosa, e fico me imaginando sozinha. Não que eu fique desesperada, mas é uma situação muito desconfortável para mim. Alguem sente isso?

  59. Só queria dizer que esse Post me inspirou bastante a viajar sozinha,nunca tive medo de faze-lo,mas fiquei meio na duvida no começo.
    E só quero dizer que muitas pessoas dizem que ter medo de viajar sozinha por receio de sentir solidão mas eu pessoalmente me senti menos sozinha na viagem do que normalmente na vida kkkkkkk,conheci muitaaaaas pessoas legais escutei suas historias,muitas me ajudaram nas direções que eu não sabia,me deram comida e ganhei até presente de desconhecidos haha,tive aula de surf,andei onde eu queria a hora que eu queria,me perdi algumas vezes mas me perdendo foi até legal que conheci mais o lugar,é uma ótima experiencia e estou planejando fazer pelo menos uma viagem por ano.Recomendo a todas.

    Adorei o blog e adoro ver relatos de mulheres que viajam sozinha muito inspirador,posta mais haha.

  60. Ola Luiza,
    Obrigada por estar aí.
    Na realidade preciso de um ombro amigo (acho).
    Estou morando na Espanha (Cartagena) desde o fim de março. Tenho visto até o final de Outubro.
    Eu vim para a Espanha para encontrar o certificado de nascimento do meu avô para tirar o passaporte Espanhol. Nem isso eu consegui resolver (mais por uma questão de informação errada por parte da minha família).
    Estava estudando espanhol, mas o curso acabou e eu retorno a estudar só em Setembro (por uma questão de custos).
    Enquanto estava estudando me sentia útil, agora que viu ficar dois meses sem estudar, me sinto vazia. Tb não estou trabalhando (por conta do idioma tb) e sou uma pessoa muito ativa. Não gosto de acordar sem um objetivo e tb não trnho à necesi de descansar todo o tempo.
    Amanhã vou pra Italia, encontrar alguns amigos brasileiros e tb num festival de Rock. Volto dia 20. Meu marido chega em 3/07 e fica um mês comigo.
    Estou feliz por tudo isso mas continuo me sentindo inútil. Tenho certeza que não se trata de companhia.
    Não quero expor essa situação para minha família para que não se preocupem.

    • Olá Fernanda, entendo sua situação. Quando as coisas não saem como planejado, ficamos frustradas e isso é inevitável. Sugiro que tente fazer desse limão, uma limonada. Veja cursos gratuitos de espanhol na cidade em que vc está. Procure alguma instituição que faça trabalhos voluntários; com isso, você se sentirá útil, conhecerá novas pessoas e treinará o idioma. Tente fazer cursos de culinária, acredite: a cozinha tem um poder transformador. Aproveite que está na Europa e busque promoções de viagens, fique em hostels, conheça o velho mundo. Espero que sua jornada seja produtiva e especial. Abs!

    • oi Fernanda,

      Se sentir inútil é uma questão pessoal muito forte. O que você pode fazer é se perguntar: o que te faz sentir útil. Será mesmo só trabalho e estudo? Se você não consegue acordar sem um objetivo, porque não poderia criar um objetivo só seu.

      Por exemplo, se você não tem dinheiro para pagar um curso de qualquer coisa, pode criar um novo projeto seu e fazer aulas online! Pode procurar a câmara municipal da cidade e descobrir as programações de cursos gratuitos, de ações voluntárias, de eventos, etc.

      Será que você não tem nenhum hobbie ou coisa que gostaria de desenvolver ou aprender: dança, desenho, yoga, marcenaria, jardinagem, literatura…

      Espero que tenha ajudado!

  61. Oi Luiza, tudo bem? Estou pensando em ir pra fora estudar inglês sozinha. Vai ser a primeira viagem sozinha e a primeira para fora do país. Teno muito medo (não de ir sozinha) mas dos riscos, que nós mulheres, enfrentamos todos os dias, entende? Fico receosa de ficar em casa de família e não me dar bem, ou ter medo do pai, enfim, pode ser bobiera minha, ou insegurança demais, sou muito apegada a família e namorado. Comecei a ler aqui e me inspirou, porém ainda estou com medo rsrsrs

    • Oi Rafaela,

      Olha, sinceramente, esses riscos aí a gente enfrenta em qualquer lugar do mundo. No Brasil ou nos Estados Unidos ou em Malta.
      Você pode não ficar em casa de família, e sim no alojamento estudantil. Ou pode ficar numa casa de família e ser incrível. E se for estranho pode trocar de casa.

      Ter medo é normal, não é bom é a gente deixar que o medo nos impeça de fazer o que queremos!

      bjs

      • Oi Luiza, muito obrigada pelo apoio! Estou aos poucos deixando o medo de lado e pesquisando lugares para ir. Um deles é Malta e o outro Canadá, ainda estou confusa, não sei qual país devo ir. Tem alguma dica? Gosto muito de centros urbanos, mas não sou de balada, essas coisas..
        Muito obrigada, beijoss

        • Oi Rafaela,

          Se você gosta de centros urbanos e não é de balada, vá para o Canadá.

          Malta só tem cidades bem pequenas e a diversão da ilha são as baladas (tenho uma amiga que está trabalhando numa escola de inglês lá)

  62. Oi, acompanho este blog desde 2015, vou compartilhar meu desejo.
    No ano passado viajei sozinha depois de ficar viúva em outubro de 2014, foi uma fuga para esquecer um pouco meu sofrimento, estava também fazendo tratamento contra um cancer nos ossos desde 2013, tomando quimioterapia ora, sentia muitas dores no corpo e só chorava. Comecei a viajar, meus passeios foram: Portugal 15 dias em janeiro/15, trancoso (carnaval dez dias/2015), Iotim/Brumadim 5 dias maio/2015, Paris 30 dias setembro/outubro 2015 (Amsterdam, Veneza, Bruxelas), Corumbal/Bahia 5 dias novembro/2015, Joenvilhe/Santa Catarina 5 dias dezembro/2015, somente joenvilhe fui pra casa de parentes o resto fiz as viagens sozinha, garanto que me sentia sozinha na mutidão, pois meu espirito estava muito triste, mas seria pior se ficasse em casa curtindo luto, tentei me levantar para não atrapalhar o tratamento. Fechei com chave de ouro com um reweion no Rio de Janeiro casa de amiga durante 10 dias. Adoro viajar sozinha, mas este ano tive que iniciar um tratamento de quimioterapia na veia, semanal, e não tenho como viajar ainda, estou na 4º sessão, faltam 6(Seis). Mas não perdi a esperança de viajar.
    Queria realizar meu sonho assim que meu tratamento acabar, penso em fazer um intercambio na Espanha ou em algum pais mais barato que pudesse passar uns dois meses num alberg ou escola, porém não sei como fazer isto acontecer. Tenho 56 anos, acabei de me aposentar, tenho dois filhos (casal) 22 e 26 anos, moram comigo, não consigo me desligar deles totalmente ainda, se não fosse por eles me mudaria daqui Vitória/ES. Gostaria de receber alguma dica. se Deus permitir a minha cura, quero colocar em prática meu desejo.

  63. OLA PESSOAL…. SEMPRE TIVE O SONHO DE CONHECER A ESPANHA, MAS NUNCA CONSEGUI IR, POR VARIOS MOTIVOS PESSOAIS E DE TRABALHO…. HA QUATROS MESES MEU RELACIONAMENTO DE QUASE 8 ANOS TERMINOU E JUNTO COM ISSO EM SETEMBRO FAÇO 50 ANOS….. TUDO JUNTO… DECIDI QUE NAO QUERO PASSAR MEU NIVER AQUI, QUERO FAZER MINHA VIAGEM QUE TANTO SONHO, NEM QUE SEJA DE 10 DIAS…. ESCOLHI MADRI…. ESTOU COM UM FRIO NA BARRIGA SÓ DE IMAGINAR FAZER ESSA VIAGEM SOZINHA, MAS ACHO QUE VAI SER BOM EM TODOS OS SENTIDOS…. QUEM TIVER ALGUMAS DICAS, POR FAVOR, VÃO ME AJUDAR MUITO

  64. Olá, excelente post! Eu viajaria tranquilamente se não fosse um probleminha: tenho convulsão, mas já faz tempo que não tenho crise, graças à Deus (4 anos e meio sem crise), tomo remédios na hora certa, faço exames, vou a consulta e tal, mas gostaria de realizar esse sonho, inclusive falei para minha mãe, ela ficou um pouco preocupada.
    Entendo a preocupação dela, mas ao mesmo tempo não quero realizar o que mais gosto dependendo sempre dos outros.
    Gostaria de realizar um sonho de viajar até fora do país com meu próprio roteiro, mas o meu problema me impede.
    Por favor comente! O que você acha?

    • Oi Sabrina, bom dia! Sabe que eu também tenho e por um momento isso me preocupou?! Fico na mesma situação que voce, pois tomo remédio até há muito mais tempo e nunca mais tive crise, mas minha preocupação é com minha mae que fica tensa. Mas estou planejando viajar sozinha em Janeiro pro México. Porém, antes, na próxima consulta, conversarei com minha médica pra ver o que ela tem a dizer. Acredito que as mesmas precauções que tomo aqui servirão para onde for também, e sempre andar com o remédio e algo informando desse detalhe.
      Bjs

      • Nossa! Que bom encontrar alguém que me entenda rs. Assim fico mais motivada!
        Fiquei pensando em viajar, mas não agora, quero me preparar, aprender idioma e ir com acompanhada, para tranquilizar a minha família.
        O meu médico recomenda sempre ficar com alguém, mas que nada impede uma viagem.
        Boa sorte, espero que dê certo para você e relate depois no blog!

    • Oi Sabrina,

      Olha, é difícil dar opinião sendo que eu não tenho essa doença e não conheço quem tem. Mas se você não tem nenhuma crise a 4 anos e meio e conversar com seu médico e ele achar que não há problema, não vejo porque desistir.

      Por mais que sua mãe vá ter medo, não acho justo você desistir dos seus sonhos por causa dela. E também não é justo sua doença te limitar para sempre. Então, tenha certeza de que você tem como estar saudável, converse bem com o médico!

      boa sorte

      • Oi Luiza! Por mais que não tenho crise a muito tempo, para minha mãe e para toda a minha familia, eles tem medo de eu ter na viagem e já conversei com meu médico, ele diz que é importante ter alguém por perto.
        Meu sonho é fazer uma viagem internacional sozinha e ela tem medo,” nem pensar” como disse, mas ao mesmo tempo não quero colocar minha saúde em risco.
        Concordo com você, vou tentar conversar novamente com meu médico, mas sem muitas esperanças.

        • Oi Sabrina,

          Que pena! Eu tenho duas outras sugestões para você. Uma seria encontrar algum grupo ou fórum de discussão de pessoas que tem o mesmo problema e viajam. Assim como a Roberta, podem ter outras pessoas para compartilhar as dúvidas e experiências.

          A outra é meio chata, porque o seu sonho é ir sozinha, mas será que você não consegue uma amiga para ir junto? É bem legal viajar com amiga também.

  65. Olá meninas!
    Na segunda 25/04 embarco pra Cancun. Sempre in solo. Tenho 36 anos, e a falta de companhia para viagem não é deferente. Encaro as viagens como trocar de alma, me conhecer…. E assim, já fui a Montevidéu, primeira viajem, quando entrei no saguão do aéreo aí que frio na espinha(oqie estou fazendo aqui cozinha). Daí pronto: Buenos Aires, depois Lisboa/Málaga_ES(nesta, um perrengue dos diabos me fazendo perguntas e revirando minhas Coisas), de lá fui pra Barcelona e voltei a Lisboa. Ano passado fui pra New York (passei uma semana em férias no Recife e tirei o visto americano). E sempre tudo maravilhoso. Cuidado é mesmo que temos em qualquer cidade brasileira, e no mais, vamos viajar e trocar de alma. Cancun e playa del Carmen aí vou eu fazer mergulho e tirolesa….

  66. Quero muito viajar sozinha mas fico com medo, com tanta violencia e pessoas de ma fé no mundo, acho q esse é o meu unico medo, estou muito afim de ir para o RJ ou Florianopolis… Alguem da dica de como enfrentar o medo e dicas de hotel e lugares proximos as prais.

  67. Gente fiz uma pesquisa no Google sobre viajar sozinha e vim parar aqui, os relatos e comentários nos encorajam a viajar. Nunca viajei só e tenho medo, sou de fortaleza e gostaria de começar por viagens mais perto. Tenho algumas dúvidas. Alguém pode me responder? Quando faz pesquisa de pacotes de viagens, só vejo diária para casal. Como comprar um pacote para solteiro? Existe quarto individual? Quero muito viajar, perdi muito tempo achando que só seria bom se eu tivesse uma companhia. Hoje penso diferente e gostaria muito de ter essa experiência. Por favor me ajudem preciso tirar essas minhas dúvidas.

    • Olá Fernanda.

      Também só vejo pacote pra casal. Então, eu sempre monto a minha viagem: compro o aéreo, entro no booking e reservo hospedagem (acabo de descobrir que o tripAdvisor é bem mais interessante).
      Te aconselho a ficar em hotel,vai conhecer pessoas e a vc mesma.Na segunda embarco pra Cancun, in solo.Bjos e aproveita a vida.

    • Aconteceu o mesmo comigo rs estava pesquisando e caí aqui, realmente lendo tudo isso está me encorajando. Mas assim como vc tenho muuuuuuuitas dúvidas e um pouco de medo também 🙁

    • Oi Fernanda,

      Viajante sozinha tem esses problemas, tem que aprender a viajar independente de tudo, até de pacote, porque pacote é feito para famílias, grupos ou casais.

      Mas sim, por conta própria você encontra quartos individuais em pousadas, hotéis ou hostels.

  68. Adoro esse blog! Ler os relatos me inspira!

    Estive recentemente na China, a trabalho, mas sozinha.
    Fiquei numa cidade chamada Ping Gu, a 40km de Pequim. Tive uma dificuldade tremenda já que não falo Chinês e eles não falavam inglês. Não me adaptei a comida com temperos fortíssimos nem ao ambiente (extremamente poluído e seco). Negociar compras então foi impossível! rs
    A melhor coisa lá foi a massagem! Inúmeras casas de massagem por +- R$100,00 para 1 hora e meia. Parada obrigatória se for pra China!

    Semana que vem estou indo pra Índia! Fico 4 dias lá, mais especificamente em Chennai – Tamil Nadu. Já recebi algumas dicas valiosas e confesso que estou com medo. Dizem que piriri é de praxe então é bom levar um estojo de remédios. Hauhauhauhua…

    Alguém aqui já foi pra Índia? Voltaria?

    Beijos!!!

  69. Estava planejando uma viajem com minha amiga para Portugal e Espanha.
    Ela teve que desistir por motivos pessoais… Até pensei em cancelar também, mas depois de tanto planejar decidi ir sozinha mesmo… hahaha
    Viajo em Junho e estou animadíssima!Quero conhecer as lindas praias de Portugal!

    Bjos!

  70. Quando vi essa matéria já tinha comprado o pacote pela CVC para Natal(7 dias), sou de São Paulo…Estava morrendo de medo de ir sozinha, os relatos me davam uma certa esperança rs.
    Minha primeira viagem…e sozinha. Cheguei em Natal no final da tarde, anoitecendo me bateu uma sensação de “o que que eu tô fazendo aqui sozinha”. Mas esses pensamentos logo cairam por terra rs. Não queria mais voltar, foi tudo maravilhoso. Fiz passeios todos os dias, conheci gente nova, em alguns passeios arrumei “companhia” pra dividir almoço, janta… fiquei sozinha algumas vezes em almoços pq optei , aproveitava pra ficar eu e meus botões rs algumas pessoas convidam para se sentarem juntas a elas…. foi tudo muito gostoso. Muita gente quando falava “vim sozinha” falava: puxa você foi corajosa. Achei tranquilo andar durante o dia apesar de ter visto pouco policiamento e durante a noite os cuidados mínimos que se tomam em qualquer lugar, procurar não andar por ruas desertas, celular dando bobeira.
    Fiz o que quis fazer, sem ter que dar satisfação para ninguém, sem ter que entrar em acordos, foi muito bom….maravilhoso….e que venha outras viagens

    • Oi Ane vou pra Natal em julho e vou sozinha também. Já fui pra Fortaleza, Maragogi e Porto de Galinhas, sempre sozinha e acho bem melhor pois temos mais liberdade quanto a lugares e horários.

  71. Boa tarde! O medo de viajar sozinha está me atormentando, mais a vontade é grande. Acho que vou me expirar nos relatos e parti para viajem.
    Tantas histórias bacanas.

  72. Luiza e meninas,

    Estou desesperada!!!! Me divorciei a um mês amo viajar e sempre viajei muiiiito, mas não sei pra onde ir sozinha e pior meu inglês é ruim!
    Preciso de sugestões de roteiros e ideias de países e cidades com baixo custo para mulheres que nunca viajaram sem cia.

    Bjks e obrigada

    • A minha primeira viajem solo foi pra Itália (em 2014, por quase 1 mês, com um pulinho na Alemanha) e foi incrível, a melhor experiência da minha vida, faria novamente com certeza! Eu morri de medo antes de ir, mas tomei coragem e deu tudo super certo!
      Acho que a Itália é um país bem legal pra começar a viajar sozinha pq a língua não é tão diferente e achei as pessoas bem amigáveis e dispostas a ajudar, além de que me senti bem segura. Acho que, em uma outra oportunidade, eu pensaria seriamente em ir sozinha pra Portugal e Espanha, já que tbm não são países mto caros pra viajar

      • oi Mariana,

        A Itália é um destino incrível e uma excelente opção para viajar solo. Sem dúvida, Portugal e Espanha também são tranquilos e relativamente baratos!

    • Livia boa noite,

      Você com certeza fez uma ótima escolha!
      Fiz esta viagem em julho de 2015, saindo de Curitiba, com aéreo até Campo Grande, aluguei um carro até a cidade de Bonito e foi bem tranquilo.
      Passeios ótimos, valem o investimento, cidade muiiiiito hospitaleira e as agencias muito sérias e confiáveis.

      Se precisar de dicas de passeios me deixo a disposição.

  73. Olá boa tarde!
    Estou pensando em viajar para o Rio de Janeiro sozinha e me hospedar em um hotels, nunca fui no Rio e nem tenho noção de como é ir sozinha e ficae uns 4 dias.
    Alguém de vocês pode me dar algumas dicas em relação a ir para o Rio de janeiro e informações sobre hotels.Estou com pouco de medo por esta querendo ir sozinha.
    Obrigada.

  74. seria um risco uma pessoa que nunca viajou sozinha e não sabe falar nenhuma outra língua que não seja o português querer se aventurar em solo africano?

    • Oi Livia,

      Sim. É um risco. Cabe a você calcular o tamanho do risco. Ou seja, tem como você aprender pelo menos um básico de inglês antes de ir? Você também pode pesquisar beem antes de ir, montar seu roteiro com cuidado, baseada em relatos de outras pessoas que já estiveram lá, deixar o que puder reservado previamente.

  75. Oi, gente,
    Eu tenho o sonho de conhecer a França desde os 15 anos. E sempre ouço dos amigos, familiares e namorado conselhos para desistir, pois é perigoso. Sempre com notícias de mulheres sequestradas, violentadas etc. Entretanto, para me estimular ou me acompanhar na viagem não acho ninguém. Isso tem me estressado bastante. E já não sei o que fazer.Eu não conheço ninguém na França. Corro riscos?

      • olá
        fui a Paris, Roma, Florença, Veneza, Milão e Lisboa…em 2010 (15 dias), sozinha pq sonhava e nunca tinha cia… Estou aqui…justamente porque vou de novo… rsrs e ainda não resolvi para onde exatamente….
        quero passear pela França. Minha idéia é…quem sobrevive no Brasil, principalmente quem já morou em SP, sobrevive em qualquer lugar. É só ser cuidadosa e na dúvida ignore alguém que desconfie…finja que não entende…
        Sonhei vários anos com Paris, e olha vale muuuuuito o sonho… sem cia fui sozinha e é super seguro.Não vejo a hora de voltar… já fiz outras viagens acompanhadas e agora quero ir so…pq as vezes é melhor que acompanhada.
        ps. com educação e cordialidade, mesmo sem faltar o idioma a gente se vira. Meu inglês é bem mediano. mas claro que sabendo é muito melhor.

        bjs meninas….

        • eu tenho muita vontade de conhecer o México, tenho um amigo que mora lá em Chihuahua mais me desanima muito em saber que nunca vou lá… pois não tenho condições financeiras pra ir, fico muito triste, sonho tanto em ir lá que estou até estudando o espanhol já aprendi muita coisa, quem sabe uma oportunidade…

  76. Olá

    Adorei o Blog, estou para fazer 30 agora em Março, e sei lá talvez esteja na crise dos 30 rs, e queria me programar para uma viagem sozinha, a ideia é Internacional, mas estou meio perdida, e com receio por querer estar sozinha!

    Podem me ajudar? o me indicar algum lugar legal?

    OBS: meu Inglês é péssimo..

    Obrigada

    • olá

      Liliane… ingles ajuda muito, o meu é ruim… rss mas fui e voltei rsrs
      fui a Paris, Roma, Florença, Veneza, Milão e Lisboa…em 2010 (15 dias), sozinha pq sonhava e nunca tinha cia…
      nao faca muitos lugares em poucos dias como eu… cansa muito…prefiro mais tempo em cada lugar.
      Vc pode ir para Itália, Espanha ou Portugal… pela facilidade de idioma.
      De repente não é o que vc gosta…
      Miami é tranquilo para brasileiros… p la fui acompanhada mas sozinha vai bem tb…
      a grande questão de ir so é que não tem com quem vibrar qdo vir algo… eu em Paris até chorei de emoção sozinha,…. vivi mtos momentos legais… muito gentis e cordiais, não tive nenhum problema com francês. povo educado e gentil.
      boa viagem

    • Liliane,

      Meu presente dos 30 foi minha primeira Eurotrip, ano passado, e primeira viagem sozinha. Fiz o básico de Bélgica, Holanda, Alemanha, Polônia, República Tcheca, Áustria, Hungria e Suíça, além de 3 dias inteiros em Veneza. Ficando em hostel e indo a tours e etc, vc pode conhecer sempre pelo menos uma pessoa bacana q vai te fazer companhia em alguma coisa. Comigo foi assim, mas andei sozinha também em todos os lugares que eu quis e sem restrição de horário, coisa q eu não faço nem na minha cidade aqui no Brasil…

      Quanto ao inglês, pra sobreviver, um inglês ruim dá e sobra… rs. Meu inglês é péssimo porque não pratico e fico inibida de falar com quem sabe, então nos primeiros dias não conseguia estabelecer conversas tão interessantes, mas acho q o negócio é ir tentando e não ter vergonha (no meu caso, diziam que eu falava fluentemente quando levemente alcoolizada rs).

      Se quiser trocar ideias é só entrar em contato. Que seus planos avancem. Abraço! 🙂

    • Olá Liliane!
      Acabo de voltar da minha trip sozinha “crise dos 30” rs
      Passei 9 dias em Fernando de Noronha, e foi INCRÍVEL! Se quiser ficar pelo Brasil, recomendo muito!!
      Boa sorte!

  77. Eu não sou muito corajosa, mas estou planejando ainda, nada definitivo, preciso de um empurrão, é aquele negócio, faça a primeira vez e vai querer repetir…….eu espero.Agradeço pela inspiração…….

  78. Meninas, adorei a matéria! Faz tempo estou planejando uma viagem pelo Leste Europeu, e ainda não fui, porque tinha receio de viajar sozinha. Tenho 63 anos, e sei que uma viagem solo vai causar preocupações para a família. Mas agora estou preparando o roteiro e se não aparecer ninguém pra ir comigo, vou sozinha. Ja conheço alguns países da Europa, mas quero muito conhecer o Leste Europeu. Estou planejando viajar por 30 dias, curtir bem cada lugar que passar. Não falo outras línguas, mas em Londres fui as compras, na Grécia me virei e até aluguei um carro em Mikonos. Claro, tive algumas dificuldades, mas não deixem de ir por causa disso. Leve um livrinho com algumas frases e palavras básicas que com certeza vão se virar muito bem. E que venham muitas viagens!! Abraços a todas

  79. Olha só! Até meu comentário saiu no seu post! Tão bacana relembrar essa sensação de pré-viagem-sozinha. Pois devo dizer que essa viagem foi libertadora! É maravilhoso ficar um tempo aproveitando a própria companhia, e melhor ainda é poder decidir o que se quer fazer sem ter que se preocupar com alguém (muito egoista também, não nego 😁).
    Ver a cara de “como assim???” das pessoas quando eu contava que fui sozinha também é empoderador. E ainda tinham aqueles que me achavam parada demais ou tímida demais para isso (inclusive eu mesma!).
    A felicidade está mesmo dentro de nós. Se vc está bem por dentro, o que está de fora não fará tanta diferença. Obrigada pela força! Sempre acompanho os textos do 360 Meridianos. 😉

    • Ahhh que legal que você voltou para comentar Jéssica.

      E mais ainda em saber que você superou os seus problemas e aproveitou tudo o que podia. Sim, é um pouco egoísta, mas eu diria que é um egoísmo bom, porque as vezes a gente deve para nós mesmos esse mimo!

      bjão

      • Luíza, como está?
        Creio que esteja à beira de fazer a minha primeira viagem sozinha.. Não exatamente por opção pois tinha feito planos para viajar com meu marido em junho de 2016 para Curação, porém estamos nos separando e o friozinho na barriga chegou junto com uma excitação imensa de prazer.. Mais confesso, o medinho está me rondando.. Engraçado que já viajei para o Peru sozinha à trabalho, ou seja, tinha o dia todo preenchido por reuniões, etc.. Agora tenho 7 dias livres e esse friozinho na barriga me assombrando.. Venho buscando ler sobre experiências de mulheres que viajam sozinha e vem me ajudando um pouco.. O que você diria para me encorajar.. kkkkkk

        • Oi Soraia,

          Acho que mais do que eu possa dizer, todos os comentários por aqui são um encorajamento!

          Friozinho na barriga é normal, só não deixe que ele te paralize.
          Você está vivendo um momento complicado com a separação, imagino, e nada melhor do que uma viagem sozinha para te ajudar a redescobrir quem é você e o que gosta sem ter o marido do lado.

          aproveite essa viagem para você mesma. E divirta-se!

  80. Ótima a matéria! comecei a viajar sozinha para outros países com 23 anos (há 5 anos), e desde então só viajo sozinha, pois meus amigos sempre estão muito ocupados e sou a única que posso viajar enquanto trabalho. Senti um frio na barriga assim que peguei o 1º avião, mas logo vi o quão tranquilo e bom era curtir minha própria companhia. Recomendo isso para todas mulheres, vale muito a pena!

  81. Olá meninas.
    Tenho 53 anos, sou aposentada e vivo com minha filha de 20 anos. Por causa da faculdade e do namorado minha filha nunca pode me acompanhar. Os amigos qdo têm tempo, não têm grana, e vice versa. Entrei em grupos do face que buscam companhia pra viajar e consegui uma. Começamos a trocar idéias sobre a viagem, q seria para a Itália, qdo de repente a pessoa se mostrou totalmente bipolar e começou a soltar umas grosserias q me deixou mt preocupada. Deixei de lado e desisti. Agora outra companhia me fez desistir da Itália para acompanhá-la à Espanha, e depois de tanto pesquisar passeios, preços, hospedagem e ler dicas em sites e blogs, deixei a Itália de lado para fazer tudo novamente com relação à Espanha. Hj essa cia para viajar já veio com um papo esquisito e estou percebendo q novamente vou ficar na mão…
    Tenho me sentido mt sozinha, e por vezes choro um pouco por ficar em casa e não ter companhia, mt embora tenho preferido ficar em casa para economizar para a viagem, mas é mt ruim. Estou numa fase de início da menopausa e tenho me sentido um pouco pra baixo, por isso meu grande medo e viajar sozinha e me sentir triste, qdo deveria ficar feliz por estar realizando meu grande sonho e por estar conhecendo cidades tão lindas… sensação mt ruim essa.

    • Oi Lia, tudo bem? Eu tenho 28 anos e ja viajei muito tanto pelo Brasil quanto nos EUA, onde moro atualmente. Todas as viagens sempre fui acompanhada, mas ultimamente tenho pensado muuuito em viajar sozinha pelos EUA e ler todos esses depoimentos me deu muita coragem. Eu acho que vc deve viajar sim e descobrir o lado bom da vida, vc estará sempre acompanhada de Deus que nunca abandona as pessoas! Espero ter ajudado!

    • Oi Lia, tudo bem?

      Olha, entendo demais essa sua sensação de solidão, sua tristeza.
      Vou te fazer duas sugestões. Uma é, obviamente, que você faça essa viagem sozinha. Parece estranho sugerir isso para uma pessoa que já está se sentindo só, mas essa é uma oportunidade para você conhecer novas pessoas, testar seus limites, se sentir mais independente, segura de si e ainda conhecer lugares lindos. Sem contar que é bem melhor viajar só do que mal acompanhada.

      Outra alternativa é você buscar um grupo de viagem. Sim, excursão tem os seus problemas, mas também é uma chance para você fazer essa tão sonhada viagem com alguma companhia e ir “aprendendo a viajar” de forma que as próximas viagens se sinta mais segura para fazer de forma independente.

      Abraço

    • Oi Lia!

      Quero te dizer uma coisa muito importante sobre viajar sozinha : é libertador. De quebra vc faz amigos, na vdd faço mais amigos Qdo viajo só do que Qdo estou acompanhada. Há vários grupos que podem te ajudar nessa ” aventura” como o couchsurfing e o Broads abroad, vc pode entrar, fazer seu cadastro e pedir companhia para tomar um café , dicas para a cidade que vc vai e se tiver coragem até alojamento – sempre com cautela – de preferência na casa de outra mulher Q assim é mais seguro. Há também os guias nas cidades e em muitos casos gratuitos como no world greeters. Enfim mil maneiras de preparar uma viagem solo. Lia, vai. Se joga. Não espera por ninguém. Apenas vá ! Vai valer a pena , acredita em todos esses relatos daqui.
      Boa viagem e qualquer coisa pede ajuda para o roteiro ok?
      Abraços

    • Lia, nós temos vidas parecidas, tenho um casal de filhos, um já esta casado tem sua propia família, a minha filha faz faculdade e também tem um namorado já a 3 anos, então enfio a cara no trabalho e finais de semana vem a hr do que fazer sozinha. Sempre gostei muito de viajar, mais sempre com minha filha, agora ela tem outros propósitos , então encarei o medo e comecei a viajar sozinha, fiz um plano de hoteis dentro e fora do Brasil, bom dentro do Brasil não tenho medo nehum, faço minhas viagens de 3 vezes ao ano.Então partir pro exterior, como fiquei com receio fiz excursão, foi bom, mais nunca fazemos tudo do nosso agrado, agora vou a Paris e Itália sozinha, já me programei com reswervas de hoteis tudo e vamos ver o que vai dar….

    • Oi Lia, eu estou quase na mesma condição que vc. As duas pessoas que iam viajar comigo desistiram, uma por motivo de doença e outra para ajudar a filha a fazer um curso. Estou procurando alguém para viajar comigo e se tiver interesse entre em contato comigo!! Meu facebook é Suely Cerqueira. Eu queria muito conhecer o Leste Europeu, mas sozinha é complicado. Então fiz um roteiro para conhecer Praga, Amsterdã, Paris e todas a cidades vizinhas dessas cidades. Acho que vai ser muito legal. Pretendo viajar em Junho que ainda não está muito quente e tbm não é mais inverno.
      Um abraço
      Suely

  82. Tenho passagem para Portugal, final de abril. Ia viajar com o meu namorado mas terminamos e agora me vejo entre cancelar a viagem ou ir sozinha. Mas me sinto com um pavor imenso de ir sozinha. Não sei o que fazer.

      • Adriane.
        Minha primeira viagem sozinha ocorreu em uma situação semelhante a sua. Estava casada a 4 anos e com viagem marcada e paga. Acontece que dois meses antes de viajar o meu casamento desmoronou. Foi uma situação muito traumática para mim, e pensei em cancelar tudo. Mas depois de analisar, decidi viajar. Sozinha. Eu merecia aquela viagem. Trabalhei duro por ela. Gastei meses organizando e planejando cada instante. Como resultado, me redescobri como pessoa e percebi que não existe nada melhor do que ser independente. Fiz tudo o que queria fazer, visitei todos os lugares planejados, tirei muitas fotos. Na lembrança ficou a viagem mais inesquecível e libertadora da minha vida. Vai com tudo garota. Acredita em você. E que venham as próximas viagens!!!

    • Oi Adriane,

      Eu moro em Portugal e posso te garantir que é muito tranquilo viajar sozinha por aqui!
      O fato de ser a mesma língua da nossa também ajuda muito!

      Se eu fosse você, não desistiria!

  83. Olá Meninas Boa Noite
    Acabei de voltar de uma viagem de férias sozinha pelo nordeste revigorada.Posso dizer que viajar sozinha é um excelente remedio e estimulo para a vida.A gente volta se sentindo capaz de qualquer coisa.E olha,já estou pensando na próxima viagem,rsrsr.Se animem,somos nossa melhor companhia.
    Beijinho a todas

  84. Impossível descrever como li esse texto no momento certo…. tirei um tempo do meu trabalho que estava mais me adoecendo do que tudo e, de repente , me vejo numa situação em que tenho tempo para conhecer tudo que sempre quis mas não tenho nenhuma companhia. Hoje minha última combinação de viagem acompanhada deu errado…. última porque nos últimos meses foram várias tentativas… de repente vejo esse texto! Meu medo de viajar sozinha simplesmente me paralisa, mas acho que já é hora de vencê-lo.

    • Dani, não tenha medo. Planeje, pesquise, escolha um lugar onde seja fácil se locomover, onde a língua não seja uma barreira. Acho que o planejamento ajuda e muito a superar esses medos que a gente sente. E pense nas pessoas que se jogam em grandes aventuras. Se elas conseguem ousar tanto, por que não vamos conseguir fazer uma viagem simples pra começar? 🙂

    • Que bacana Daniela, fico feliz que de alguma forma tenha te ajudado.

      Vou te falar a mesma coisa que comentei com uma outra leitora: pensa friamente sobre esse medo. Tem coisas que só estão na sua cabeça. E, no mais, são questões práticas, de pesquisa e prudência.

      Boa sorte com seus planos!

    • Oi Daniela, eu não tenho medo de viajar sozinha, mas acho muito melhor ter alguém com quem possa conversar e comentar sobre tudo o vou vendo e conhecendo.Eu também ia viajar com amigas, mas na última hora tiveram de desistir, uma por motivo de doença e outra para ajudar a filha a fazer um curso. Estou procurando alguém para viajar comigo e se tiver interesse entre em contato comigo!! Meu facebook é Suely Cerqueira. Eu queria muito conhecer o Leste Europeu, mas sozinha é complicado. Então fiz um roteiro para conhecer Praga, Amsterdã, Paris e todas a cidades vizinhas dessas cidades. Acho que vai ser muito legal. Pretendo viajar em Junho que ainda não está muito quente e tbm não é mais inverno. Se não aparecer ninguém vou sozinha. Já tive experiencia em Londres, Atenas e Turquia, onde tive que me virar com o idioma. Detalhe. Não falo nenhuma outra língua, mas me sai muito bem, até aluguei um carro em Mykonos…foi uma palhaçada de desentendimento de líguas, mas no fim deu tudo certo e pude conhecer a ilha toda, que é maravilhosa!! Então não tenha medo, caso resolva ir sozinha. Vai dar tudo certo.
      Um abraço
      Suely

  85. Bom dia!!

    É tão difícil decidir para onde ir quando nunca saiu de SP…rs…são tantos lugares lindos que nem sei por onde começar a pesquisar….podem me dar uma mãozinha? rsrs

    Estou na indecisão entre os lugares abaixo mas, podem me indicar outros também…rsrs

    obrigada lindas

    – São Tomé das Letras (MG)
    – Itacaré (BA)
    – Paraty (RJ)
    – Canoa Quebrada(CE)

  86. Achei o máximo todas essas experiências e relatos! Estou prestes a me deparar novamente com a possilidade de viajar sozinha e comecei alembrar de quando fui p NY, para a casa de uma amiga, sozinha, passei 20 dias lá. Detalhe: um imprevisto de última hora fez com que ela nao pudesse estar lá nos primeiros 10 dias da minha viagem e lá fui eu chegar na casa dela sem ela estar lá e desbravar NY de manhã, de tarde, a noite e de madrugada , sozinha! Confesso que amei. E tb q tive medo e reuni muitas histórias engraçadas! A noite, sentia falta de uma cia p ir a um bar ou coisa do tipo. Me sentia personagem de filme ao chegar num balcão e pedir uma bebida e observar o bar sozinha – nessa situação eu nao me senti confortável e deixei p próxima viagem, mas o restante do tempo aproveitei tanto q voltei 5 kg mais magra (de tanto andar, rs) e com várias bolhas na sola do pé! Os últimos dias os passeios foram de bike, pois nao conseguia colocar os pés no chão! Ao fim da viagem agradeci a Deus por ter me dado, assim como quem nao quer nada, a melhor forma de conhecer NY: por mim mesma! Super recomendo!

  87. Meninas,

    Vocês não sabem o quanto me motivaram! Estou indo pra Europa sozinha em março, não por escolha mas porque meu namorado desistiu de ultima hora. Depois que li todos esses depoimentos, estou completamente encorajada! Confesso que até pensei em desistir,mas agora, me animei para fazer meu próprio roteiro novamente 🙂

    Thank you!

  88. Olá pessoal, tudo bem? Adorei os relatos, mesmão!! Sou de São Paulo, tenho 35 anos e há 4 viajo sozinha pelo mundão de Deus rsrsrs
    Comecei por Santiago do Chile em 2011, de ônibus, com muita coragem e um espanhol arranhando a garganta. Fiquei um mês por lá, dei uma esticada p Valparaíso e Viñas del Mar, depois retornei a Santiago. Já estava me sentindo uma mobília do hostel rsrs
    No ano seguinte fui p Trindade no Rio de Janeiro, curti bastante.Já tinha ido acompanhada mas sozinha foi melhor rsrs
    Em janeiro do ano passado coloquei o pé na estrada e fui acampar na Ilha Grande no Rio de Janeiro.
    Gente, por favor, façam isso pelo menos uma vez.Aquele lugar é mágico, fiquei em choque quando voltei pra SP. De Angra são 2 horas e meia de barco até o Aventureiro, lugar lindo, não consigo descrever. Conheci pessoas incríveis, recomendo o Camping do Luís. De lá, fui de barco a passeio até Parnaioca (uns 40 minutos) e descobri um pedaço do céu. Passei uma tarde por lá, almocei no camping da Janete,lugar de sonho. O dono do barco que levou o grupo apanhou uma jaca e já estávamos a 20 minutos no mar quando ele lembrou. Um rapaz pulou na água e trouxe a jaca a nado e comemos a caminho do Aventureiro. São tantas coisas lindas que fica difícil escrever. Bom, fiz uma escala no Abraão (não gostei, muita civilização rsrsrs) e fui a Palmas. Mais surpresas! O camping Nascer do Sol me recebeu hiper bem, o dono (Alexandre) é um anjo de pessoa. Fiquei mais uma semana por lá. Já estava me sentindo uma árvore do quintal rsrs De lá eu e uma galera fizemos uma trilha de 2 horas ida mais 2 de volta e conheci Lopes Mendes, um lugar abençoado por Deus.
    Bom, história sempre tem né? O que mais me encantou no Aventureiro, Parnaioca e Palmas é que não existe nenhum sinal de celular, às 19 horas caminhávamos com lanterna e as pessoas que conheci são extremamente gentis, sem contar os lugares que são paradisíacos. Só sei que as praias de SP não me atraem mais rsrs
    Uma vez por ano estou na estrada com a minha mochila, feliz e certa de que sempre voltarei com muitas histórias pra contar. Ainda não encontrei melhor sensação de liberdade do que viajar sozinha! Bjos povo!

    • Poliana,

      É confiável sim . Em geral eu pesquiso no hostelworld , trivago e booking. Acabo ficando com o último em função das avaliações e dos preços . Filtra a pesquisa para menor preço e depois melhor localização , se é próximo do metrô é mais conveniente ok?

      Abraços e boa viagem

  89. Olá gente, boa noite.

    Bom, assim como vocês também gosto muito de viajar. Para o Brasil, sempre surgiram companhias, todavia, meu sonho é viajar para algum outro país,mas até o momento estou sem companhia. Alguém aqui tem alguma indicação para me dar. Obs: Nunca viajei sozinha, não falo nenhuma outra língua. O que vocês me indicam?

    Confesso que não me agradam países da América do Sul.

  90. Adorei o site e os relatos.
    Estou indo fazer minha primeira viagem sozinha. Me presentei com um pequenina viagem para o Rio no meu aniversario em março.
    Confesso que estou com um mix de emoções: nervosa, ansiosa, friozinho na barriga…..
    Mas a pagina me ajudou…
    Obrigada e parabénas…

  91. Bom eu estava ate deprimida querendo viajar e não conseguia uma companhia.. Quando decidi digitar no Google como viajar sozinha… Fui direcionada a esse Blog a primeira postagem li ate com água nos alhos por ter que chegar a esse ponto.. Mas agora eu vou sem sombra de dúvida vou passar meu aniversario viajando sozinha e decidi… não vou chamar mais ninguém decidi que quero ir sozinha sendo primeira vez que viajo. Possa um medinho, mas vou e quando voltar vou vim aqui p falar como foi.. : *

    • Esse blog é incrível mesmo! Não é a minha primeira viagem sozinha. Sou do Ceará e já viajei sozinha para Floripa e para Brasília. Porém, será a minha primeira viagem internacional e irei sozinha. Vou conhecer um país pelo qual sou apaixonada: a Itália. O blog me ajudou muito a decidir que iria mesmo sem companhia. Obrigada, Luiza!

  92. Luiza, que bom que encontrei essa página me encorajou ainda mais viajar sozinha. Sairei de férias no próximo carnaval, tenho vários grupos de amigos que irão viajar mas nada que me agrada. Lendo aqui todos os comentários, me encorajou muito mais. Agora escolher o destino. Beijos

  93. Tenho 36 anos, comecei a viajar aoas 30 e acabei de voltar da minha primeira viagem solo, ao Rio de Janeiro. Tive uns dias de folga do trabalho e não quis deixar de viajar porque não tinha cia e decidi que era hora de mudar isso, que nunca mais deixaria de viajar por esse motivo. Admito que estava morrendo de medo – parei até de comentar que ia ao Rio sozinha, pra não ouvir comentários desestimulantes- mas li em algum lugar que o medo é uma história que criamos na nossa cabeça e que pra enfrentá-lo é preciso se preparar. Quanto mais bem preparados estamos, menos medo sentimos. Então me preparei, li muito e fui ganhando segurança. Ainda assim, duas noites antes de embarcar me peguei pensando “onde fui me meter? Por que inventei essa história de viajar sozinha?”. Na noite anterior mal dormi. Mas por incrível que pareça, isso só durou até entrar no avião. Então o medo passou. Amei o Rio, e acho que, em grande parte, a minha experiência foi tão maravilhosa exatamente porque eu estava só e superando minhas limitações, vencendo esse desafio. Fiquei orgulhosa de mim, de como me senti independente e desenrolada. Fiquei num albergue e recebi convites para sair com as meninas que dividiam o quarto comigo. Sai acompanhada em alguns momentos, (e olhe que sou bem na minha) mas também fiz muitas coisas sozinha e apreciei muito a minha própria companhia. Sei que sou uma pessoa melhor hoje por isso, ao menos é assim que me sinto.

    • Obrigada pelo relato Débora.

      É bem isso mesmo, dá um orgulho danado de superar nossos medos e parar de depender dos outros para fazer o que queremos!

  94. Há um ano eu viajei sozinha para o México e passei 10 dias conhecendo sítios arqueológicos e lacais incríveis. Foram 7 cidades em 5 estados, viagens de ônibus, e sensações maravilhosas,dentre elas a sensação de liberdade,de poder ser você mesma sem pensar em agradar ninguém,de fazer o que quiser e na hora que quiser,de poder falar em outra língua sem medo de parecer ridícula.
    Gostei tanto que em breve estarei indo ao Peru sozinha de novo. Recomendo esse tipo de viagem que te faz crescer,aprender e vencer seus limites.

  95. Boa Tarde Meninas.
    Estava lendo o relato de vocês,e me deu ainda mais motivação.Sempre fiz pequenas viagens sozinhas e achava que as pessoas comentavam isso.Sempre que queria fazer um passeio diferente,e meus amigos ou namorado não podiam,eu me armava de coragem e ia,e com isso conheci lugares incríveis.Posso garantir.Viajar sozinha é a melhor coisa que existe.Minha próxima viagem tá marcada para Janeiro e vou conhecer Natal,que sempre foi meu sonho.Nem posso dizer que estou ansiosa né rsrsrsr

  96. Olá, será que posso comentar aqui também? Em meio a esse tanto de mulheres corajosas?
    Bom, mesmo sendo homem, compartilho alguns receios comuns (creio eu) aos relatos que li aqui. Mas esse artigo e os comentários realmente me trouxeram novas perspectivas e estão me encorajando a chutar os receios pro canto e partir sozinho também para uma viagem para Ilha do Mel, no PR. Convidei algumas pessoas mas todas já tinham planos, então estou mesmo considerando a possibilidade. Parabéns pelo artigo e pelo blog!!

  97. Olá meninas, estou buscando minha coragem para a primeira viagem sozinha em fevereiro/2016, estarei de férias, estou louca de vontade de ir para Maceio. Alguém já foi? Estou querendo comprar um pacote da decolar alguém já comprou? Confiável? Quero passar 05 ou 07 dias, estou numa fase difícil na relação quase terminando um namoro acredito que vai me fazer bem.

    • Não compre nada da Decolar, me deixaram na mão, meu voo foi antecipado eles nao me avisaram,perdi o voo e ainda foram bastante grosseiros comigo. Fique atenta, principalmente viajando sozinha.

      Boa Sorte

    • Ola Eveline! Que prazer pder te ajudar. Moro em Maceió e posso te dizer q é uma terra bastante hospitaleira. Não irá se sentir só aqui. Não sei se vc virá com pcts inclusos, caso contrário, existe um local “Feirinha da Pajucara” na praia, q tds as noites, as empresas vendem pcts pa conhecer as lindas praias do estado no outro dia. Recomendo até meu amigo Paraná, um paranaense divertidíssimo q se apaixonou por Maceió e trab com turismo. Temos boas pousadas, hotéis e até hostel na orla de Maceió. A vida noturna é bastante agitada. As praias são paradisíacas. Qto a mim, estou tentando ir pra B Aires em janeiro…aff! Q medo! Se precisar de algo, pd me contactar via e-mail. B sorte!

    • Boa noite , fui para Maceió faz 4 anos, adorei, fui sozinha, mas encontrei pessoas maravilhosas lá, fiz vários passeios ,achei melhor contratar na pousada mais Seguro. Os restaurantes mandam táxi grátis pra ir jantar, se VC gostar de museus há vários da pra fazer quase todos em um dia fica no centro perto do mercado central, a noite na praia e um pouco perigoso pra ir sozinha. Ti desejo boa viagem

  98. Vou passar minha experiencia que tive neste ano de 2015.

    tenho 56 anos e em outubro de 2014 dia do meu aniversário de 55 anos, meu marido e companheiro de todas as horas foi embora derepente, morreu dormindo sem dizer ADEUS, fiquei arrasada, voces imaginam… Além desta trágedia que posso garantir a todos que não existe dor maior que a perda por morte, eu estava também fazendo tratamento contra o cancer de mama, que se ramificou para os ossos.

    Sempre fui de participar de maratonas, treking, montanhismo, caminhadas, etc, gosto de aventuras.

    fiquei perturbada e destruida, não sabia mais o que fazer, todos os dias, aparecia uma pessoa com uma novena, outro com um amoleto, ou outro santo, benzedeiras, etc. Sou na verdade Católica, acredito que existe um Deus acima de tudo e de todos, não me liguei a miticismo nenhum, então comecei a pensar, o que vou fazer agora! Estou de licença medica e todo mes tenho que fazer acompanhamento, por conta própria resolvi sair pelo mundo, só não virei totalmente mochileira porque tenho fortes dores nas costas, mas levo mochila que tem rodinhas, e tenho dois filhos de 21 e 25 anos que dependem de mim e moramos juntos.

    Primeira Viagem: janeiro/2015 – Portugal, fui com minha filha, passamos 15 dias, foi muito bom recomendo a qualquer um fazer sozinha, a lingua é a mesma, lugares tranquilos, e bonitos, muito fácil de se locomover e os Portugueses são muito hospitaleiros. Não fui sozinha, pois, pois, minha filha queria me agradar e me fazer feliz, realmente estava péssima por dentro, mas valeu a pena. Melhor do que ficar em casa chorando, é chorar em Portugal.

    Segundo Passeio: carnaval em Trancoso, fiquei na casa da minha Prima, foi divertido e lá é muito lindo, indico a todos conhecer o Quadrado e as Praias de Trancoso, fiquei 15 dias.

    Terceiro Passeio/MaIO: Inhotim Museu a céu aberto proximo de Brumadim, lugar para ficar no máximo dois dias, fui sozinha e fiquei 4 dias,lá não tem nada de bonito, a não ser o museu, que é muito grande e cansativo, não aconselho, mas quem gosta de arte é muito interessante, no 5 dia peguei um onibus e voltei para Belo Horizonte,fiquei dois dias sozinha indo a shoping shows de musicas sertanejas.

    Quarto PASSEIO/Agosto: Pantanal – Campo Grande, fui pra uma fazenda onde existia guias que levavam grupos para passeios a cavalo, barco, caminhadas à pé de caminhão, fui sozinha e achei super tranquilo, seguro e divertido.

    Quinto Passeio/Outubro: Europa, passei um mes rodando pelas ruas de Paris, Veneza, Amsterdâ, Bruxelas, tava muito frio, e não sabia falar uma palavra em Frances, arrastava um pouquinho no Ingles e misturava tudo com espanhol, mimica e saia alguma coisa, enfim, tudo que aprendi de Ingles nas escolas me deixou mais nervosa, queria falar e nada. Por fim deixei pra lá e fiquei na minha, o importante é que em todos os lugares me virava. Aconselho a aprender uma língua antes de ir.Estava me sentindo sozinha no meio da multidão. Indico a todos que queiram fazer este passeio sozinha, é seguro e tranquilo. Em Veneza, ficava brincando de labirinto naquelas ruas. deixava alguma coisa num lugar e depois que estava bem longe tentava descobrir o lugar que deixei, muito divertido. Andar de gondolas é chato e caro, deve ser legal se tiver um companheiro junto, mas nestas horas procuro sempre fazer coisas de criança, ser criança é muito mais engraçado.

    Sexto passeio/ Dezembro: Joenvilhe 6 dias, achei a cidade suja, feia, mal tratada, a unica coisa legal foi o passeio de Navio até São Chico do Sul.

    B
    Ainda estou tratando do cancer, continuo sozinha e choro sempre com saudades do meu amor.
    Só posso dizer que enquanto estiver andando vou viajar, não importa pra onde ou com quem, acho que tenho muito pouco tempo de vida e quero aproveitar o máximo para sair por este mundo. Sei que não vou levar nada desta vida, quero um dia ter tudo que preciso dentro de uma mochila.

    Viver é isto, voltar a ser criança, brincar de ser papai e mamãe e sonhar com um principe encantado.

    Que o ano de 2016 tenha muita saúde para fazer muitos outros caminhos ainda.
    Bjus,
    Rosana

      • Feliz 2016 pra todos. Viajar sozinha sempre é assustador mas depois da primeira vez não para mais.
        Fui sozinha para Corumbau (Bahia) em Dezembro de 2015, adorei, lugar lindo, calmo e seguro, pode aproveitar para conhecer também Caraivas e Espelho, ficam próximos, aconselho a fazer de Bugre com guias da região, um dia dá para conhecer.
        Bjus,
        Rosana

    • Olá Rosana,

      Obrigada por dividir sua história conosco.
      Espero que 2016 te traga muita saúde e também força para lidar com as adversidades da vida. E muito mais viagens também

      bjs

    • Adorei o seu relato Rosana!!!Mulher guerreira e corajosa!!!Viajar faz bem pra alma…continue assim, vivendo o hoje..ontem já passou e o amanhã está nas mãos de Deus!!!
      Saúde e muitas viagens!

  99. Embora eu viaje desde os meus 2 meses de idade (como minha mãe costuma dizer), farei hj, aos 36 anos, minha primeira viagem sozinha. Viagem rápida, de final de semana, para um paraíso no meio do Goiás. E ler relatos como esses me inspiram cada vez mais.

  100. Olá,

    Sempre pensei na ideia de viajar sozinha mas acabava deixando para lá.
    Atualmente o mundo esta desmoronando na minha cabeça…perdi o emprego, acho que foi a pior coisa que me tiraram pois eu amo trabalhar.
    Eu namorava a 2 anos e 4 meses e então meu namorado terminou comigo, sofri bastante mas consegui me reerguer, quando eu já estava bem ele pediu para voltar (4 meses depois), fui contra todos os meus princípios e voltei para ele. Agora 10 meses depois ele terminou comigo novamente como um moleque, terminou por telefone.
    Estou na pior fase da minha vida, não consigo ocupar minha cabeça e esse mês é complicado pois temos todas as festividades de final de ano e nesse meio ainda tem meu aniversário.
    Então eu tomei a decisão de criar coragem de viajar sozinha pois acho que me fará bem, me acostumar com minha propria companhia e fazer o que quiser
    Estou em dúvida entre Recife, Floripa ou Vila Velha e estou pretendendo ir no dia do meu aniversário (27) e passar a virada do ano lá.
    O que acham? Alguma sugestão?

    • Olá Kelen!

      Ahh não fique assim! Nenhuma tristeza vai durar para sempre!Respire fundo e observe que tem outras coisas boas ao seu redor 🙂
      Aproveite para curtir e se distrair nesse período de renovação que é o Ano Novo!
      Eu super recomendo Recife, principalmente se der para ir até a praia de Carneiros (se vc quiser tranquilidade)! Muiiito linda!! Mar maravilhoso!
      Mas acho que Floripa tbm deve ser uma boooa… 😉
      beijo!

    • Oi Kelen,

      Sinto muito por sua fase ruim, mas tenha a certeza que vai passar. Sem dúvida, viajar sozinha pode te ajudar a lidar melhor com essa situação e aprender a gostar da sua própria cia.

      Eu acho que das três, você deve escolher a cidade que tem mais vontade e que cabe melhor no seu orçamento. Por exemplo, eu poderia te falar que gosto mais de uma, mas é você quem tem que decidir!

  101. Assim como muitas meninas relataram, a minha decisão de viajar sozinha ocorreu após cansar de esperar ter companhia. Pois bem, sempre me senti muito independente e, inclusive, amo ficar sozinha, mas viajar é diferente, como dito no texto, nem que seja para o estado do lado, a gente sente um friozinho na barriga.
    Mas ainda assim resolvi tomar a iniciativa e comprar as passagens, fazer a reserva do hostel, tudo ok. Até chegar a data de partida, eu li blogs, assisti programas… quase um milhão de vezes, rs.
    Meu destino escolhido foi Bonito-MS e quando, finalmente, chegou o dia da viagem, fiquei ansiosa, nervosa e com o coração na boca, mas tudo passou assim que cheguei no hostel (bonito hi hostel) e comecei a conhecer um monte de gente, ganhei os melhores companheiros de viagem, mas a viagem continuava sendo sozinha, pois eu tinha autonomia de fazer o que eu queria, quando queria, já que não tinha ninguém para me limitar. Minha viagem foi, com certeza, enriquecedora e transformadora. Atualmente, eu falo que me tornei outra pessoa após esta viagem, o autoconhecimento e a transformação voltaram na bagagem comigo. Como boa aquariana que sou, nunca senti a liberdade de forma tão plena. Agora Bonito virou o meu refúgio no Brasil, voltei lá em Abril deste ano, 5 meses após a primeira viagem e planejo começar 2016 lá! 😘

    • Gisele. Dou Aquariana e tudo começou a 7 anos. Tínhamos uma turma viajavam sempre juntas, mas as pessoas começaram a cancelar as viagem, 20 pessoas passaram pra 5 ,e a última so tinha eu e mais uma enfim faltando 3 dias para a viagem ela cancelou, fiquei muito chateada. Mas resolvi ir sozinha , foi maravilhoso. 1° viagem sozinha nordeste em 20 dias começando por Sergipe e terminando em João pessoa conheci ao todo 70 pessoas , não as almoçei e nen jantei sozinha nenhum dia.e assim foram mais 7 estados sempre sozinha, mas conhecendo várias pessoas .

  102. Maravilha esse blog. Há muito tempo venho pensando em viajar sozinha, mas não consigo nem imaginar porque apesar de ser uma palhaça estando com amigos e super comunicativa, quando estou só sou pessima para conversas e fazer novas amizades. Estou com o desejo no coração de viajar sozinha e com muito medo tbm. Mas me senti encorajada lendo tantos depoimentos. Ainda não tenho um lugar em mente, mas é certo em ir para algum lugar em 2016.

  103. Nossa gente que legal essas mulheres corajosas que saem para desbravar o mundo. É muito inspirador para mim.
    Eu amo viajar. Mas morro de medo de viajar sozinha. Eu digo medo de estar numa situação muito séria sozinha como um assalto ou coisa pior. Queria muito arrumar coragem para viajar como vocês e saber como conseguem não pensar nisso.
    Essas histórias são muito inspiradoras. Amei! Obrigada por compartilharem.

    • Oi Fernanda,

      Você não anda na sua cidade sozinha? Pois é, o Brasil é um país bem mais perigoso do que muitos outros no mundo.
      Ou seja, a gente até pensa nisso, mas toma as mesmas precauções que tomamos em casa e aproveitamos a vida =D

    • Quando saimos sozinhas temos que ter muito cuidado mesmo, por isso sempre compro pacotes de passeio nos hotéis e pousadas, e só saio a noite se for lugar movimentado e sempre volto de táxi recomendado pelo hotel. Fazendo isso fica um pouco mais Seguro.

  104. Oie gente, queria a ajuda de vcs, pois estou planejando uma viagem para Fortaleza CE, é que há 2 anos que tenho tenho um namorado virtual, ele é um amor !!!
    Somos mto apaixonados mesmo, e Nao aguento mais esperar rsrs…
    Quero ficar uma semana lá com ele, ele tá mto feliz e eu também 🙂
    Mas tenho medo de viajar sozinha, tenho 20 anos…
    E aí gente ? vcs acham que devo ir sem medo ?
    obs : Nao tenho medo de conhecê-lo, pois ele eh super tranquilo, ehh amoroso, carinhoso, me ama e está querendo mt me conhecer !!!

  105. Os posts são inspiradores e graças a eles e outras matérias do site, eu finalmente criei coragem e fui sozinha para o Rio de Janeiro. O fato é que ir sozinha é um grande desafio, mas é realmente libertador. Essa foi só a minha primeira viagem e já quero fazer tantas outras que nem sei por onde começar 🙂 . Mas garanto que não será a última, principalmente por quero ir cada vez mais longe. Muito obrigada mesmo.

  106. Eu amo viajar, aprendi a gostar muito ceco com a minha mãe: que nao importa como dá um jeito de ir, sendo sozinha, amigos, excursão, não importa. Peguei esse bichinho se viajante dela.
    Tive a oportunidade de morar por um ano nos EUA para estudar no high school, o que já foi uma experiência super diferente e que tive que aprender a me virar sozinha na marra com somente 16 anos; e também na Espanha para um semestre da faculdade.
    Nesse período que estive na Espanha acabei namorando um intercambista também e perto do final terminamos, então decidi fazer as malas e partir pra Palma de Mallorca sozinha e sem muitos planos. Melhor coisa que fiz!
    Agora acabei de pedir demissão e estou louca pra colocar o pé na estrada de novo, provavelmente sozinha!

  107. Adorei me deu um UP a mais pra viajar agora em janeiro passar entre 1 e 3 meses fora n sei ainda ao certo. Vo sozinha mochilao pra cartagena na Colômbia ou passa 2 meses pelo brasil, argentina e chile mas ai seria de carro e acompanhada mas vou viajar de qualquer forma. Meu maior medo de viajar sozinha é me sentir alone durante a viagem, me sentir so, mas to firme e forte pra encarar minha primeira viagem fora do Brasil sozinha. xD

    • Oi Laís,

      Você não precisa se sentir sozinha durante a viagem. Sempre que quiser, pode fazer amigos. Além disso, vai descobrir que a sua própria companhia pode ser boa o suficiente para se bastar!

  108. Adorei os relatos. estou muito afim de viajar sozinha. No meu caso é por falta de companhia mesmo. Acabei de terminar um namoro e agora pretendo começar a viajar sozinha e aprender mais coisas sozinhas, pois nunca consigo conciliar com os meus amigos. Aonde posso procurar os lugares? Pretendo começar pelo Brasil, pois não sei falar nada de inglês.

  109. Oi Luiza, tudo bem ?
    achei seu blog muito interessante..
    Tenho 21 anos e quero muito viajar pela Europa ano que vem em meados de agosto/setembro de 2016!
    No entanto, encontro-me sem companhia e queria fazer a viagem sozinha. Você poderia me dar algumas dicas ? as principais, se puder !
    Muito Obrigada .

  110. Eu tenho 50 anos, sou casada, tenho dois filhos já grandes e ADORO viajar sozinha. Claro que gosto de viajar com família e amigos também, mas são experiências completamente diferentes. Viajar sozinha para um lugar novo, de preferência outra língua, outras vivências, escolher seu dia passo a passo, fazer nada ou fazer tudo, o silêncio interno, o silêncio na cabeça. Não há nada em absoluto que substitua essa sensação de prazer, especialmente para quem tem uma profissão agitada, de muitos encontros.

    Estou aqui pesquisando passagens para ver onde me meto por uma semaninha em outubro, mas em 2016 é obrigatório uma viagem de 30 dias solo. Por sorte família compreende minha necessidade e ninguém pira com isso.

    Recomendo veementemente a todas as mulheres que façam o mesmo!!!

    • Ola, vc me encorajou , marquei de viajar sozinha em novembro pro rio , mas só em lembrar da um frio na barriga, onde ficar, como ir na praia, o que pessoas pensam eu sozinha

      • Não importa o que as pessoas pensam. Alguém vai pagar suas contas ou vai te levar pra jantar num restaurante maravilhoso? Não? Então cada um na sua. Foque em você.

      • Ana, vou ao Rio pela primeira vez agora em dezembro. Primeira viagemão sozinha também é estou ansiosa, sim, mas sei que vou dar conta, que será bom e que vou voltar me sentindo uma mulher ainda mais forte e independente. Acho que o segredo é planejar bem. E estar aberto para as oportunidades que possam surgir. Boa viagem!

  111. ADOREI O BLOG…EM MAIO DE 2015 REALIZEI A MINHA PRIMEIRA VIAGEM E FOI TUDO NOVO,DESDE A SUBIDA AO AVIÃO (MINHA PRIMEIRA HAHAHA). JÁ A MUITO TEMPO QUERIA VIAJAR MAS NÃO ENCONTRAVA COMPANHIA FOI QUANDO DECIDI QUE FARIA SOZINHA MESMO. DEPOIS DE 6 MESES DE PESQUISA FUI A NATAL-RN FIQUEI 7 DIAS LÁ E POSSO DIZER QUE FORAM OS MAIS INCRÍVEIS DA MINHA VIDA.
    E QUANTO A ESTAR ALI SOZINHA!? AHHHH….FOI O MELHOR DE TUDO.
    AGORA JÁ COMEÇO A ME PREPARAR PARA A PRÓXIMA, EM MAIO/16 VOU A MARGARITA NOVAMENTE SOZINHA.
    ME SENTI AINDA MAIS CONFIANTE DIANTE DE TANTOS RELATOS QUE LI AQUI NO SEU BLOG!!!
    PARABÉNS…

  112. Eu tenho 30 anos e decidi viajar sozinha, pela primeira vez na vida, bem no meu aniversário agora em Outubro. Ainda não comprei passagem nem fiz reserva em hotel, hostel ou airbnb. Só de pensar no que vou viver, tenho vontade de chorar de alegria; e só de pensar no medo e nos “e se” e no fato de que não conheço absolutamente nada nem ninguém , bate um desespero que me faz querer desistir… E agora? Tem alguém disposto a embarcar dia 04/10 por 1 semana para o RJ?!!

    • Olá Marta!!
      Não desistaaaa!! Vá sem medo de ser feliz 🙂
      a minha viagem foi um presente que me dei de 30 anos! E te falar… foi a melhor viagem que já fiz!!
      Vá! Fique num hostel bacana que sempre rola uma festinha!
      E esteja aberta as novas amizades que vão surgir!! 😉
      Bjs

    • Oi Marta,

      Não desista! E não espere que apareça alguém de última hora para te convencer a não desistir. Aproveite demais, o Rio é lindo e é uma excelente cidade para você conhecer outras pessoas durante a viagem =D

  113. Olá!
    Tinha pesquisado bastante sobre viagens sozinha, perguntei para algumas amigas, li blogs… dai tomei coragem e me dei um maravilhoso presente: Viajar para Fernando de Noronha!SO-ZI-NHA!
    E foi a melhor viagem que já fiz! E olha que já viajei bastante pelo Brasil e pela Europa e Estados Unidos.
    Na ida estava bem ansiosa, esqueci até meus documentos em casa ..rsrs. Mas asssim que o avião tocou o solo daquele pedacinho do paraíso, me senti tão feliz e emocionada! Afinal era um sonho!E foi perfeito todos os outros dias! Fiz muitas amizades lá e sempre chamavam para fazer algum passeio 🙂
    Por isso meninas coloquem um belo sorriso no rosto e aproveitem essa chance de se conhecer melhor e permitam-se aproveitar as coisas boas da vida.
    Beijos 🙂

  114. oi gente, boa tarde!
    meu nome é Vitória e tenho 20 anos. do fim do ano passado pra cá, aconteceram muitas coisas na minha vida que, de certa forma, abalaram as minhas certezas sobre quem eu era e sobre as pessoas que tinha na minha vida. quem me conhece um pouquinho, já diz: “o mundo não é um conto de fadas como você pensa…” mas é aquela coisa, entre o falar de alguém e a nossa própria percepção há um buraco imenso, né?
    de uns tempos pra cá, tenho tido a necessidade de ficar um pouco mais sozinha, tenho tentado ao máximo perder um pouco essa espírito que tenho de depender das pessoas, depender de companhia pra tudo que quero fazer, enfim! acho que é a necessidade de amadurecimento batendo na portinha da minha vida…
    quero uma vida maior, com mais experiências, em que eu seja suficiente pra mim mesma.
    enfim! chega de enrolações. li os relatos de vocês e que maravilha… já virei uma fã do site e já quero que chegue a minha hora.
    comecei hoje a planejar uma viagem sozinha para o Pico da Bandeira, e o medo tá tomando conta de mim em vários aspectos. será que eu to pronta pra isso? será que consigo? busco por ficar na minha própria companhia, por conseguir adquirir um pouquinho de auto-conhecimento e renovação das minhas energias. quero entrar em acordo comigo, com meus pensamentos, meus sentimentos… quero me permitir ser feliz!
    muito obrigada pelos relatos compartilhados e obrigada a quem leu meu comentário até aqui!
    me desejem sorte!
    super beijo! :*

    • Oi Vitória,

      Fico muito feliz que os relatos e o post tenham te inspirado.

      Olha, muita pesquisa e preparação é fundamental, principalmente se você está indo viajar sozinha. Por exemplo, se você não tem costume de fazer trekking ou escalada, pode ser perigoso escolher uma viagem dessa de aventura para sua primeira vez. Enfim, sempre leve isso em consideração e se organize para que tudo dê certo!

      bjs

  115. Oi, meu nome é Rebeca tenho 25 anos e moro em Campinas, interior de São Paulo.
    Nas minhas férias em junho deste ano, planejei viajar para o Rio de Janeiro com um “quase namorado” rs, como terminamos tomei coragem e fui sozinha msm. De início fiquei com mto medo, nunca viajei sozinha e, acompanhada também tive pouquíssimas experiências rs, minha mãe e amigas me repreendiam, diziam que eu era louca de ir sozinha pra um lugar desconhecido e longe de casa sem nunca nem ter chego ao ponto de andar de avião kkkk loucura, loucura, loucura rs
    Li milhaaaares de depoimentos como esses sobre viagens de mulheres sozinhas que me ajudaram muuuito a tomar coragem. Então planejei uma viagem bem tranquila e solitária porque sou tímida e nunca soube puxar assunto com desconhecidos. Mas bem ao contrário disso, minha viagem foi maravilhosaaaa, fiz muuuitas amizades, não parei um minuto, e oq menos aconteceu foi solidão nessa viagem, porque msm qnd preferia ficar sozinha eu me sentia bem, com uma sensação de liberdade maravilhosa… enfim agradeço mto a Deus por ter me dado coragem de ir sozinha, e foi melhor coisa q já fiz na vida!!
    Gostei tanto de viajar sozinha que coloquei na cabeça que iria pro Uruguai (Montevideu/Punta Del Este) nas próximas férias, começo de março do próximo ano, mas ao mesmo tempo me bateu um receio terrível de ir tão rápido assim pra fora do Brasil, se seria msm a hora de ir pra um lugar tão longe e tão diferente, se não deveria ir pra algum destino aqui no Brasil ainda e dps pensar numa viagem internacional?! Nem espanhol eu falo… rsrs
    Me ajudem, por favor!! Viajar sozinha eu vou, mas não sei se devo ir msm pra Montevidéu logo de cara ou se escolho outro destino nacional msm e deixar os destinos internacionais pras próximas férias…

    • Oi!
      Olha, mete a cara e faz a internacional mesmo mulher. O que pode dar errado lá pode dar errado aqui no Brasil também. Viagem dificilmente dá errado, mesmo as coisas que não parecem tão boas na hora viram experiência de vida depois.
      Deixa eu te contar rapidinho que um belo dia eu fui pra Alemanha em grupo mas me perdi totalmente (falando zero de alemão) e ainda assim faria tudo de novo. É um novo mundo. Você conhece outra cultura, expande a mente. Arrisca. Não saber falar espanhol não faz mal, vai até ser engraçado. E muitas cidades são acostumadas a receber turista então eles conseguem desenrolar um portunhol fácil contigo.
      Pensa assim… A diferença em termos práticos de ser fora do país vai ser o idioma. Violência tem em todo canto (e se for ver, no Brasil é até mais). E certeza que tu não falar espanhol não vai te impedir de fazer nada, no máximo vai pagar uns micos e fazer mais esforço pra entender as pessoas. Mas isso é uma ótima experiência.
      Espero que você vá! Vou ficar na torcida. 😉

      • Rebeca, td bem?
        Vá fundo!!!!
        Também não falo outro idioma e fui sozinha pra San Andres, Colômbia.
        AMEI!!!!
        Estou procurando o próximo destino pra ir novamente sozinha!
        Boa viagem!

    • Oi Rebeca,

      Olha, Montevidéu foi uma excelente escolha da sua parte. Primeiro porque está do lado do Brasil! Não tem mistério nenhum em ir para lá, mesmo não falando espanhol, todo mundo vai entender o seu Portunhol, hahaah

      Você vai ver, inclusive, que nem tem tanta diferença assim entre viajar dentro do Brasil ou fora.

    • Rebeca,
      Vou para o Rio em dezembro, podes me informar onde você ficou?
      Estou super insegura quanto ao local, pois escuto muitas coisas ruins.
      Já fui para o Rio outras duas vezes, mas esta será minha primeira viagem sozinha.
      Eu não consigo fazer nada sozinha (jantar fora, ir à praia,assistir ao futebol em um barzinho) :/
      Sempre que eu vejo alguém fazendo este tipo de coisa sozinha, penso..
      Nossa, que pessoa sem família, sem boymagia e sem amigos..
      Contrapartida, acredito que se eu fizer algo sozinha, as pessoas vão me julgar da mesma forma. Deu pra entender?! Isso tem cura, gente?! Hahah
      Enfim, como sou a única mulher de 27anos independente e solteira da minha turma, resolvi encarar uma viagem sozinha, mas não sei como planejar 😯
      Por favooor, me ajudem?!
      Se alguém quiser ajudar essa pobre garota..me adicionem no insta/facebook/snap @brunababymakeup
      Ou no whats 4891140538
      Preciso de ajuda! Pleaseee! Beijooo

    • Aiiin Rebeca, sou como voce e quero fazer minha primeira viagem só..mas sou mto timida e nao sei puxar assunto..quero ir só, mas ao mesmo tempo queria conhecer pessoas diferentes mas sou um pouco reservada.. 🙁

  116. Nossa me ajudou e muito ler esses depoimentos, estou com uma viagem programada para Porto de Galinhas e irei sozinha, mas estou certamente muito receosa, e ja pensei até em desisti da viagem porque não encontro companhia… mas enfim agora estou mais certa que minha viagem poderá ser um sucesso e isso só irá depender de mim!!!
    Um grande abraços a todas :*

  117. Hoje, procurando por sites sobre mulheres que viajam sozinhas encontrei aqui relatos que fortaleceram a idéia de realmente fazer minha viagem só. Uma amiga que iria me acompanhar desistiu e eu já com tudo programado pra ir a Cusco e Lima.
    Confesso que pensei em desistir, mudar os planos…
    Acabei de decidir realmente fazer a viagem. Depois volto para contar como foi.

  118. oiii! Nossa gente que maravilhoso encontrar esse blog… Planejo minha primeira viagem sozinha para a Italia para maio do ano que vem.. Mas confesso que agora que vejo que ja tenho o dinheiro das passagens, do seguro viagem e para gastos diarios (claro que ainda estou guardando mais) estou com medo, pensando se realmente vale a pena o gasto (que na verdade é investimento), sempre sonhei com a Italia, coloquei metas de pelo menos 1 vez por ano ir a algum lugar que nunca fui.. Comecei pelo Paraguay – Assuncion , mas la fiquei na casa de amigos, mas valeu a viagem! É magico! Mas agora planejo esse desafio pessoal, estou com muito medo, pois nao falo naaaaaada de ingles menos ainda o Italiano.. Mas lendo tudo isso aqui, vejo que nao posso desanimar agora, preciso ir!!!!! Obrigada gente….

    • Oi Shirley, não desanime!

      A Itália é incrível e um país muito tranquilo para você conhecer sozinha, já que tem muita estrutura e tantas coisas lindas para ver!
      Fico feliz que os relatos tenham te inspirado.

      Abraço

  119. Que sensação maravilhosa senti ao ler esses textos, me motivaram bastante. Muito obrigada! Tenho 17 anos, sou do interior de Pernambuco NUNCA viajei sozinha para fora de meu Estado a não ser com os meus pais do lado. Em novembro se Deus permitir estarei fazendo a minha primeira viajem sozinha com destino a Natal-RN. O nevosismo está grande, o frio na barriga grita, mas a vontade de conhecer um pedacinho desse meu Brasil lindo fala mais alto!!! Enfim é como eu disse, vocês me motivaram muito, agradeço! E por favor torçam pro mim que der tudo certo! Bjs

  120. Eis que no dia da Independência do Brasil, eu declaro a minha (de certa forma..rsrs) em uma viagem, e primeiro mochilão rumo aos descobridores de nossa terra, Portugal!
    Que delícia ver que todos os relatos que li aqui me motivaram ainda mais à fazer essa viagem e partir rumo ao meu descobrimento e crescimento pessoal. Fico grata a cada uma de vocês!
    Serão 14 dias muito esperados, sonhados, almejados, já planejados e cheio de brilho nos olhos por tantas coisas e lugares que sei que irei me apaixonar. Tem um sorriso de ponta a ponta em meu rosto que entrega a minha satisfação em já ter tomado essa decisão e ter dado os passos principais para que ela realmente ocorra. Uma poupança raspada e meses de gastos limitados e econômicos, não terão preço depois disso, é o que acredito e desejo de coração que ocorra.
    Obrigada pelo incentivo de cada uma de vocês indiretamente, e se por acaso alguém estiver indo rumo a terrinha, vai ser um prazer compartilhar ainda mais essa novidade em minha vida, irei à Lisboa e Porto, visitando seus arredores e tentarei encaixar Madrid para ser ainda mais feliz!
    🙂

    • Que legal Cris!

      Tenho certeza que você vai adorar Portugal e certamente foi uma excelente escolha como primeiro destino para uma viagem solo, porque o país é muito tranquilo para viajar!

  121. Fiquei feliz em ler tantas histórias bacanas. Eu tive uma experiência muito legal ano passado. Sempre desejei viajar sozinha, principalmente nos momentos difíceis, que achava que merecia uns dias de descanso e sozinha, mas na verdade nunca tomei a iniciativa de ir. E foi num momento “de bem com a vida” que fui pra Maresias e fiquei 4 dias. Pensava que se me sentisse incomodada, pegaria o carro e voltaria pra minha cidade. Mas não. Adorei! É maravilhoso não dividir decisões com ninguém e nem deixar de fazer qualquer coisa pq sua companhia não quer ou não gosta. Exerci a verdadeira liberdade, que é vc fazer o que tiver com vontade e na hora que achar melhor. Gostei tanto que decidi fazer isso pelo menos uma vez ao ano. É um momento meu, com minha companhia, de conversa comigo mesma. Nem me importo com o que as pessoas pensam, se sentem pena ou se acham bonito. E tb nem anuncio que vou, pra ninguém se convidar a ir junto…rs. E já estou programando de ir no final do mês por aqui perto mesmo, pois tenho apenas 3 dias pra isso. Mas eu penso que esse tipo de viagem não é pra qq pessoa não. Se vc não tiver bem com vc mesma, se não suportar não ter ninguém pra conversar, não vá. Eu adorei! Eu me amo e minha companhia não é um fardo.

  122. Adorei a matéria, as histórias compartilhadas. Nunca viajei sozinha e ainda não havia cogitado a possibilidade. Pois toda vez que imagino uma viagem, penso na minha filha. Mas essa histórias me inspiraram.

    • Oi Joseana,

      Minha mãe tem três filhas mas já viajou sozinha duas vezes. É bom para você e bom para sua filha, fazer isso de vez em quando. hehe

  123. Oi,

    espero não estar sendo metida, mas lendo tudo isto, fiquei tb com vontade de dar o meu contributo!
    peoplepeople.blogs.sapo.pt/viajar-sozinho-31532

    Ainda tem muita gente com bicho na cabeça na hora de ir, sobretudo mulher! Força, gente =)

  124. Olá, sempre amei viajar, sempre com companhia, mas pela mesma história da falta da falta dela, há alguns anos me aventurei pela primeira vez. A princípio me senti insegura, mas logo fui percebendo as delícias de conversar com pessoas da mesa ao lado, ou no mesmo museu, parque ….. a sensação de liberdade, de enfrentar os desafios e vencê-los é muito bom! Acabei de passar uma semana em Barcelona vagando por museus, restaurantes, praia, e descobrindo tudo que a cidade oferece, além das rotas turísticas. Foi bárbaro! Devo dizer que depois disso me tornei muito mais segura pra enfrentar todos os outros desafios que a vida apresenta.
    Devo dizer que para me aventurar, recebi o incentivo de uma amiga que é expert em viajar só!
    Bacana o blog, parabéns!

  125. Estou querendo passar uns 5 dias em algum lugar no Brasil, gostaria de alguma dica. Já fui sozinha para chapada Diamantina, e foi ótimo, fiquei 15 dias por lá tem passeios com vans ou com guias, como tinha disposição para andar preferi guias, roteiros a pé, foi maaaravilhoso! Este ano fui sozinha para Brumadinho – MG, me aconselharam conhecer o Museu de Inhotim, detestei,fiquei uns 4 dias em Brumadim, os moradores da cidade ficavam me perguntando o que estava fazenda naquela cidade tão feia, e suja de minerio, foi horrivel, vale a pena voce ir conhecer o museu e se jogar para outra cidade. Agora final de junho/15 estava pensando em ir sozinha pra Manaus, mas estou vendo os noticiarios que o Rio Negro alagou todas as cidades, estou preocupada. Goataria de uma dica.
    Aguardo Resposta.

    • Oi, Rosana tudo bem?

      Não sei de onde você é… mas recomendo Curitiba, um lugar delicioso com muitos parques para visitar e fácil de conhecer, pois a jardineira te leva de forma barata e rápida a todos os pontos turísticos da cidade. Cidade belíssima e pretendo voltar!
      Você falou de Inhotim, estava pensando muito em conhecer pois andei vendo umas fotos do Museu e fiquei muito empolgada!
      Estivesse recentemente em Morro de SP, lugar magnifico. Se gosta de praia, lá é o lugar certo! Mas se for sozinha e gosta de fazer novas amizades, vá na alta temporada, pois na baixa tem alguns lugares badalados que não abre e devido a chuva, o luau super famoso na praia mais badalada acaba não acontecendo.
      Estou planejando alguma viagem para fim do ano, mas tudo está absurdamente caro. Está compensando viajar pra fora, mesmo com esse dolar alto! Tenho vontade de conhecer Amsterdã-Alemanha ou Budapeste-Hungria!!!
      Bjos!!!

    • Rosana, td bem? vai uma dica sou do Rio de Janeiro, gosto de viajar sozinha, e um dos lugares q mais gostei foi Natal-RN, os 5 dias serão pouco tem atividades para todos os gostos, eu já fui 4 x p lá, 3 acompanhada e a última fui só, e foi a q + gostei, fiz o q gostei e lá é super seguro, conheço todo o Nordeste e amo Natal, lá encontrei varias mulheres q viajavam como eu, foi fantástico, super indico

  126. Olá ! Estou acostumada viajar sozinha para algumas cidades dos Estados Unidos , agora gostaria de me aventurar indo para Itália ! Mas estou apreensiva ( com medo) gostaria muito de ir para Toscana incluindo Florença ! Alguém pode me dar alguma dica? Eu gosto de bons hotéis e bons restaurante

  127. Noooooossa, estou num dilema…
    Planejei um mochilão Peru/Bolívia/Chile nas férias e minhas cias desistiram por N motivos, agora estou a um passo de comprar a passagem e partir sozinha… mas ta faltando um pouquinho de coragem…
    Eu não tenho problemas em fazer amizades e já viajei algumas vezes para o exterior, mas ainda assim ta difícil apertar o botão de comprar no site da cia aérea.

    • Gabriela, já apertou o botão? Já está com as passagens compradas? rsss

      Não pense muito não… se jogue! Tenho certeza que não vai se arrepender e suas amigas vão passar vontade! hahahahaha…
      Estou em Alabama, vim a trabalho por 5 dias. Nunca tinha ficado nos EUA e logo de cara paguei uns micos no hotel… pior que dou risada sozinha!!!
      O importante é ter história pra contar. Mas confesso que gostaria de morar por aqui… hahahahaahha

      Campanha #apertaobotãodecomprarGabriela

      Bjos!

    • Oi Gabriela, tbm estou com o mesmo dilema , combinei com umas amigas um mochilão Peru,Bolívia,Chile e o que mais aparecer. Íamos agora em julho mais pessoal resolveu adiar para novembro agora já desistiram porem criei coragem e reservei uma passagem para Novembro, se tiver Facebook me adiciona podemos nos organizar e quem sabe nos encontramos por lá!
      Abraço!

      • Sucesso com a viagem. Muita gente faz esse roteiro sozinha Analice, você certamente encontrará outros viajantes solo nos hostels pelo caminho!

    • oi Gabriela, acho que não é só você que está vivendo este dilema, eu também tinha planejado um mochilão para Peru/Bolívia/chile com duas amigas, mas ambas desistiram, porém pretendo seguir adiante com a minha aventura e gostaria também de fazer amizade com mulheres que também esteja pretendendo fazer o mesmo percurso.A minha preocupação em ir sozinha é a comunicação, pois não falo nado espanhol, mas nem por isso irei desistir. Qualquer coisa entra em contato, estou planejando agora para outubro ou novembro. Um abraço!

    • e ai, meninas, foram?
      quero muito fazer esse mochilão em agosto, mas não sei se é seguro ir de cusco a la paz de ônibus, etc. Ainda não tomei coragem pra ir sozinha. Queria umas dicas. bjss

      • Oi Michele,

        Nessa região, muitas pessoas fazem essa viagem sozinha. É meio perrengue, mas se você já for uma viajante mais frequente, acho que consegue fazer.

  128. Nossa meninas adorei seus relatos!
    Tenho 21 anos e moro com meu amor a 2 anos. Eu sempre tive o sonho de fazer um intercâmbio, mas com o passar da vida esse sonho foi ficando cada vez mais distante, até que um dia eu recebi um e-mail com um desconto incrível de intercâmbio de línguas, pois a muito tempo eu já pesquisava sobre isso, e quando percebi a oportunidade fui primeiro conversar com meu marido sobre ele aproveitar comigo, ele não quis, disse que se fosse pra viajar seria somente a lazer e não para ficar estudando. Neste momento eu poderia ter desistido da idéia, mas não, decidi viver meu sonho. Daqui 10 dias estou embarcando para California sozinha e com o coração aberto, eu imagino que a saudade vai apertar muito,já que nunca fiquei mais de 4 dias sem a cia do meu love, mas sei também que esta viagem vai me trazer muita bagagem pra vida.
    Muita gente acha estranho o fato de depois de casada eu sair sozinha pro mundo, mas e daí? Se eu não for em busca dos meus sonhos quem o fará por mim?
    Obrigada por me encorajarem ainda mais!
    PARABÉNS PRA TODAS VIAJANTES!

    • Ei Isa,

      Que bom que você seguiu seu sonho. Engraçado você dizer que a vida foi passando, sendo que só tem 21 anos! Você ainda é muito nova e ainda tem muito o que viver. A saudade vai apertar, sim, mas passa!
      Boa viagem =)

      • rsrsrs é verdade, mas meu sonho de adolescência sempre foi fazer high school fora do Brasil, concordo que ainda sou muito nova, mas na minha concepção eu já poderia sim muito mais bagagem de vida do que tenho hoje.
        Mas enfim vc ta certa, ainda tenho muito pela frente.

        bjs, e obrigada!

  129. Amei esses comentários……amo viajar, quando não tinha filhos,sempre viajei sozinha, mas hoje deixo de fazer alguns roteiros que tenho vontade para não ir sozinha. Tenho uma vontade imensa de conhecer a Italia, mas penso….sozinhaaa???? Aí, desisto……. mas vou repensar depois de ler todos esses relatos de voces!!

    • Oi Célia,

      Minha mãe já foi sozinha para a Itália e amou! Se você não arranjar companhia, compre suas passagens e vai ser feliz lá =)

  130. Amo viajar,mas por vários motivos,é muito difícil arrumar companhia.Meu sonho sempre foi conhecer a Grécia,e eis que vi o tempo passando, eu prestes a completar 45 anos…Então decidi,eu vou,nem que seja sozinha.Vou em setembro próximo para Athenas e algumas ilhas e esticarei minha viajem fazendo um tour na Turquia.Detalhe ,ficarei 22 dias viajando sem falar inglês e sozinha,estou mega ansiosa,rezando para que tudo de certo,mas tenho certeza que se essa viajem for tudo bem,quero conhecer o mundo.Estou pesquisando tudo,qualquer dica estou aceitando kkkkkk,beijos a todas.

    • Oi Andreia! tenho o mesmo sonho q vc, e viajo sempre sozinha e tbm não falo Inglês, me viro com o Espanhol, será q qdo vc voltar vc me contaria como foi? pois é uma coisa q não quero deixar de fazer, inclusive dicas sobre hotéis, restaurante, passeios e tudo q vc achar interessante, e principalmente custos, uma vez q a Grécia anda passando por maus momentos politica e financeiramente.
      boa viagem e aproveite bastante

      • Oi Barbara td bem ? Pode deixar que assim que chegar eu conto tudo a vcs,ficarei 11 dias na Grecia e 11 dias na Turquia,já ta chegando a hora,coração a mil…….e obrigada,bjs

  131. Olá, pessoal!
    Adorei ler os relatos!
    Espero que possamos inspirar e encorajar muitas mulheres ainda. E não só mulheres, mas homens também. Viajar sozinho é muito libertador, faz bem pra alma, nos traz experiências únicas que jamais teríamos se estivéssemos com alguém. Muitas pessoas tem preconceito e acham que viajar sozinha é coisa de gente solitária, mas no fim é viajar com a melhor companhia que se poderia ter : você! Claro que viajar com alguém é muito divertido, mas deixar de viajar por falta de companhia é pura besteira! Deixar de viajar por medo de que as pessoas pensam é pura besteira! Deixar de viajar achando que as pessoas terão dó de você é pura besteira! O importante é viajar, conhecer lugares novos, pessoas novas, e principalmente conhecer um pouco mais de si nessas viagens! E pra quem está solteira(o) então… rsss… Na minha última viagem, me apaixonei por um nativo baiano! Ai ai ai… rsss… Viajar é o que há!!! Minha próxima viagem não sei se volto pra lá ou se me jogo em outro canto do Brasil! Kkkkkk…

    • haha que ótimo Bruna! É, vc tem uma escolha difícil, mas sem dúvida, qualquer que seja a decisão, acho que vai se divertir! bjs

  132. Nossa essa frase da Roberta Giordano ” Não tenho tempo de me prender à reprovação alheia!” é muito libertadora. Adorei os relatos e espero futuramente postar o meu aqui.Estou me programando para um sabático e adoro o seu blog, tem me ajudado e incentivado muito ! Muito Obrigada =)

  133. Acabei de voltar do Japão e foi incrível. Sou casada e meu marido não podia ir por conta do trabalho e da pós graduação mas super me apoiou. Fui a Osaka, Hiroshima, Nagasaki, Kyoto, Nara, Ilha de Sado, Tóquio e foi incrível. Tenho certeza que não teria aproveitado bem se tivesse ido acompanhada.

  134. Ótima matéria, assim como a anterior, q tb comentei. Amo viajar e devo confessar q viajar em solo pode ser muito melhor q as pessoas pensam. Bem, já fui a Recife, Rio de Janeiro e Itacaré sozinha. E em excursão, mas estava só para São Paulo (interior) e Caruaru. Agora será o Sul, indo para Foz do Iguaçu em Junho/2015. E como sempre, fico ansiosa e dá um medinho, mas tudo compensa pela energia da viagem, a nova cultura aprendida, pessoas q conhecemos, enfim toda experiência vivida! Li alguns comentários e fico feliz q as pessoas, principalmente nós mulheres deixemos de lado o q falam e o q podem pensar. O q importa é viver e fazer aquilo q nos faz bem. Então, vamos viajar! Bjs meninas.

  135. Oi meninas, tudo indo?

    Eu fiz minha primeira viagem internacional e solo para Montevideo, amei a cidade, fui passar meu aniversário 3 dias. No ano seguinte fui a Buenos Aires, ano passado me piquei pra Europa ( Málaga, Barcelona e Lisboa) 12 dias, e agora passei uma semana em Recife ( Tirar o visto americano) e, em breve New York me espera. Adoro viajar sozinha, sou dona dos meu horários dos meu passeios, é do que quero comer, ou até não fazer nada. Pode parecer egoísmo ou antissocial. Com 35 anos… imagina quando vc não está com minima vontade de ir pra um lugar, mas tem que ir por causa da companhia. Afff.
    Ai! Acho que vou passar uma semana na Chapada Diamantina no final de maio.
    Vou em solo, mas as amizades que encontramos são tão espontânneas e maravilhosas. Vamos viajar…bjos

  136. Estava pensativa como será fazer a minha primeira viagem sozinha. Saiu de férias à partir do dia 11/5 e já fui ver quanto sai o valor da passagem para Porto Seguro. Estava com medo. .tTalvez insegura! Mas pesquisando no Google, como viajar sozinha,! Ai, encontrei esses lindos depoimentos que enencorajou me! Pois as filhas trabalham e tem suas vidas! Namorado trabalha de segunda à sábado até às 22:00hs! Sendo assim, não posso passar 30 dias em casa! Deseja boa sorte pra mim e quando voltar farei questão de relatar meu depoimento! Até a volta e obrigada .

    • Ei Rejani,

      Tem medo e insegurança é normal. Até eu, que viajo muito sinto isso até hoje. O que isso não pode é te impedir de seguir a vida.

      Desejo muita sorte na sua viagem e tenho certeza que dará tudo certo.

      bjs

  137. Olá, amei a matéria, até porque, estou me preparando para encarar uma TRIP sozinha também. Não será minha primeira viagem sozinha (na verdade a segunda rsrs), mas a primeira pra fora do meu estado, RJ, e, provavelmente, minha primeira AVENTURA. Quero ir a Chapada Diamantina, e como alguém disse, sempre rola um medinho. Mas isso é tempero, para o que vem de bom por aí. Sempre tive a visão de que, o mapa mundi é muito grande, pra gente permanecer sempre na mesma Latitude/Longitude.
    Abraços.

  138. Adorei esse post! Sempre viajei acompanhada e tinha certo receio de viajar sozinha, mas vi que pode ser legal demais!! Vou botar isso em pratica quando tiver uma graninha!!

  139. Eu tenho vontade de viajar sozinha justamente para me desafiar, me virar sozinha e mostrar a mim que seria a melhor viagem da minha vida!
    As pessoas criticam porque para elas o melhor é sempre estar com alguém ou com grupo, mas nem sempre sai como nós queremos em questão de roteiro, ou seja, paciência, mas por outro lado é bom estar com alguém!
    Infelizmente as pessoas que me cercam não iriam recomendar esse tipo de viagem, achar perigoso e tal…
    Nunca fiz, tenho vontade de fazer!

    • Oi Sabrina,

      Deixa as pessoas criticarem, elas não são você, que é quem tem que tomar a decisão e ir viajar.

      Se você tem vontade e conseguir organizar seu roteiro e orçamento, não precisa pedir autorização para ninguém, apenas arrumar sua mala e ir. As pessoas que te cercam não tem o direito de decidir por você.

      abraço

  140. Já fiz duas viagens internacionais sozinha e estou pensando nas duas próximas. Em ambos os casos não cogitei em momento algum não ir por falta de companhia. Achei que seria um desafio pelo qual eu queria e devia passar.
    Na 1a, passei por alguns perrengues, mas sem grandes consequências. Muito pelo contrário, vi que posso me virar sozinha e tenho histórias pra contar.
    Sou do tipo que adora ficar sozinha, gosto da minha companhia, portanto foi bem tranquilo.
    E um detalhe, tenho uma deficiência física, levemente limitante. Como durante minha vida sempre fui tratada normalmente, sem nenhum mimimi, esse não foi exatamente um problema pra mim. Mas certamente tem quem me ache meio doida por fazer isso. Eu me acho corajosa e quero mais é aproveitar as chances que a vida me dá.

  141. Boa tarde Luiza e meninas!
    Que delicia ver tanta disposição para o autoconhecimento e para encarar viagens solitas. 🙂
    Há anos eu penso em viajar para conhecer outras culturas, porém, sempre houveram imprevistos (sérios) e iam por água abaixo.
    Como meta deste ano, me coloquei como uma das principais, esta viagem (merecida viagem!).
    Gracias a todas por ler tanta coisa boa e tão convidativas as futuras descobertas, é isso que venho buscando para dar rumo aos meus planos.

    Luiza, onde aqui posso te fazer pergunta sobre meu roteiro e se ele está adequado a mochilão?

    Beijos!
    Cris

      • Bom dia Luiza,

        Hora de viajar sozinha em minha primeira mochilada!
        Destino escolhido: Portugal (devido à menos apuros com língua e apenas um país para conhecê-lo bem, com calma e reconhecer território)
        Quando: início de Setembro/2015
        Duração: entre 13 e 15 dias (lá)
        Passaporte renovado: ok!

        Minha programação está a seguinte:
        As passagens e seguro viagem vou fechar por agência dessa vez, um motivo é não correr riscos de algum detalhe não conhecido e outro porque a agência é de uma amiga de confiança para que qualquer imprevisto eu possa gritá-la (mas estou acompanhando os valores para essas datas).
        Já me encantei por muitos lugares em Portugal e não tenho definido um roteiro para esses dias, e nessa parte preciso de uma ajudinha!
        Já andei verificando hostels por lá (hostelworld) e me encantei por um em especial em Lisboa, o Home Lisbon Hostel (qual tempo médio preciso tentar reservar?), em Porto vi também alguns com boas qualificações… fiz também a solicitação de carteirinha pelo HiHostelBrasil.
        Já estou com o VTM e alguns euros em espécie também…
        Conversei com a irmã da minha chefe que já morou fora, mas não conhece ainda Portugal, e ela me disse para evitar qualquer forma de excessos em forma de vestir, cores neutras de unhas e etc.
        Já tinha o passaporte, e nele o visto americano que ainda não usei, mas como não estaria nos prazos que eles pedem, fiz a renovação. Certo levar só o renovado ou preciso levar os dois?
        Pode me dar mais algumas dicas??

        Beijos!
        Cris

        • E mais um detalhe: são economias e estou colocando a média dos 70 euros/dia podendo exceder, mas não muito.. acha suficiente para esses dias?

        • Oi Cris,

          Você fez uma ótima escolha. Portugal é um excelente destino para viajantes sozinhas. Eu moro aqui e garanto isso.
          Essa recomendação das unhas e forma de vestir eu não vi muito sentido, acho que você pode fazer da forma que se sinta mais confortável.

          Não precisava ter feito a carteirinha da HI, visto que Portugal tem alguns dos melhores hostels do mundo e eles não são da HI.

          Se você vem em setembro, já pode começar a reservar as hospedagens, se quiser. Eu costumo fazer reservas entre 6 e 3 meses de antecedência.

          Sobre a grana: 70 euros por dia em Portugal dá tranquilamente. É um país muito barato, você vai ver.
          Infelizmente, vou estar viajando no início de setembro, ou poderíamos no encontrar =)

          bjs

  142. Eu sempre quis passar uma temporada no exterior e em 2009 consegui! Passei quatro meses morando na Colômbia e posso dizer que foi uma experiência que mudou a minha vida, para muito melhor! Conheci pessoas incríveis, com quem mantenho contato até hoje e que já vieram me visitar no Brasil, inclusive. Conheci lugares, costumes, cores, sabores. Conheci mais de mim, o que é mais importante. Quando viajei estava noiva, com casamento marcado e acho que a “seu noivo deixou?” foi a coisa que mais me incomodou durante a viagem. hahahahahaha Agora, já casada, estou planejando passar uns meses na Irlanda fazendo curso de inglês. Comecei e ver escolas, hospedagem, passeios turísticos e não vejo a hora de embarcar! Viajar sozinha não tem bicho, acho que a grane sacada é se conhecer bem. Ou pelo menos estar disposta a se conhecer! 🙂

    Beijos

  143. Sempre viajo sozinha. Já fui 2x para os Estados Unidos, 1x para a Argentina e agora estou indo viajar novamente. Vou para Londres, Dublin, Paris e Lisboa em março. Não tem nada melhor do que estar só e feliz em sua própria companhia e se sentir capaz de ir para qualquer lugar por si só.

  144. Em todos os relatos as mulheres sempre se justificam: marido não pôde ir, nossas férias não coincidem, minha companhia não tinha passaporte … Espero um dia em que nós, mulheres, não tenhamos que justificar nada. Eu, por exemplo, adoro ficar sozinha e viajar é apenas uma atividade dentro de muitas que posso fazer.

  145. Luizaaaa!!
    Adoreiii!!

    Irei viajar próximo mês(primeira viagem internacional e sozinha). Estou super super ansiosa, mas eu sei que será a primeira de muitas experiências! E ainda irei pela primeira vez utilizar o CS!! \o/ Quando voltar conto aqui no blog!!

    Beijooooo