fbpx

O que visitar em Trás-os-Montes e Douro: Vinícolas e Passeios

O norte de Portugal é dividido em três partes: o Vale do Douro, que segue o curso do rio de mesmo nome; o Minho, que é onde ficam Braga e Guimarães e compreende a área que vai até a fronteira norte com a Espanha, e Trás-os-Montes, provavelmente a região menos “conhecida” do país, de onde saiu boa parte dos emigrantes para o Brasil, cujo nome traduz exatamente o que é: atrás dos montes, bem no nordeste do país.

Nesse post você descobre o que visitar em Trás-os-Montes, num passeio viníco pela região.

Saiba mais:
O que fazer no Douro: roteiro de 1 a 3 dias
• Onde dormir no Vale do Douro: melhores hotéis
Roteiro de Viagem nos Gerês, Portugal

vinícolas em Portugal vale do douro

1. Vidago

Partimos cedo do Porto em direção a Vidago, a primeira parada da nossa jornada. Vidago é uma vila rica em água gasocarbônica natural, que teria propriedades medicinais.

Por isso, em 1910, foi construído ali um palácio real, na época do rei D. Carlos I. O palácio foi planejado pelo rei como uma estância terapêutica de luxo e hoje funciona como um hotel 5 estrelas. Tem uma janela para cada dia do ano.

Apesar da propriedade ser privada, a visita até a fonte das águas de Vidago é gratuita e inclui também uma prova da famosa água mineral.

vinícolas em Portugal palacio vidago

2. Casa Grande do Seixo e almoço Transmontano

De lá, seguimos para uma quinta, a Casa Grande do Seixo, onde fomos recebidas com entusiasmo pelo Sr. José Nobre. Ele produz o vinho Erbon (como vocês podem perceber, nobre de trás para frente).

Foi ele quem nos levou para caminhar entre os vinhedos, nos mostrou os diferentes tipos de uva que planta e como é parte do processo de limpar as vinhas. Também nos apresentou os sobreiros, cuja a cor alaranjada dos troncos indicava que a cortiça já havia sido retirada.

vinícolas em Portugal quinta em tras os montes

Também, por fim, nos levou para comer cerejas direto do pé e nos apresentou o pequeno lagar histórico da propriedade – a espécie de tanque onde ocorre a maceração das uvas – fez questão que provássemos a aguardente bagaceira ou seja, aguardente de uva, que eles produzem.

vinícolas em Portugal lagar

Daí, tivemos um almoço regado a muito vinho transmontano. Nesse momento, agradeci mentalmente ao fato de termos guia e motorista: se tivesse fazendo esse passeio sozinha, beber não seria uma opção e não beber nessa região é um verdadeiro pecado.

3. Palácio de Mateus

A próxima parada era um passeio que estava na minha lista há meses: o Palácio de Mateus, em Vila Real. O prédio ainda é habitado pela família que é dona do palácio, mas é possível visitar uma parte da propriedade na companhia de uma guia e circular livremente pelos jardins. A construção é do século 18.

vinícolas em Portugal palacio mateus

vinícolas em Portugal jardins casa de mateus

4. Quinta do Bucheiro, Pinhão

Seguimos, então, para o Douro e para uma visita a outra quinta, dessa vez a Quinta do Bucheiro, no Vale do Pinhão. A quinta é de propriedade de uma mesma família há 250 anos. Foi o neto do dono que nos recebeu, caminhou conosco por parte dos vinhedos, com a vista incrível do Vale do Douro.

Depois de visitar todo o processo de produção e as salas históricas da quinta, sentamos todos juntos para comer petiscos e, claro, provar alguns vinhos produzidos ali: a casa produz espumantes, vinho do Porto, vinhos tintos, brancos e rosé.

Leia também:
A produção de vinhos portugueses e como visitar uma vinícola em Portugal
História e produção do Vinho do Porto: tipos e onde encontrar

vinícolas em Portugal espumante

Saí de lá levemente bêbada e levando dois vinhos que não resisti em comprar. Na volta para casa, acompanhadas das vistas incríveis do Vale do Alto Douro Vinhateiro, prometi a mim mesma voltar em breve e explorar mais essa região.

Mais lugares imperdíveis para visitar em Trás-os-Montes:

  • Chaves
  • Bragança
  • Montalegre
  • Miranda do Douro
  • Pitões das Júnias
  • Ponte da Misarela
  • Santuário da Nossa Senhora dos Remédios
  • Vinhais

Serviço

A Bago D’Uva 360º é uma agência de turismo sustentável, focada em tours por vinícolas no norte de Portugal. Os tours podem ter entre uma e nove pessoas e sempre levam a conhecer quintas familiares, produtores locais, comida tradicional e vinhos de qualidade. Eles possuem cinco tours diários diferentes e dois tours sazonais, que você pode conferir no site oficial. O passeio custa 99 euros. Eu fiz o Tour do Douro e Trás-os-Montes a convite da agência.

vinícolas em Portugal tras os montes

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “O que visitar em Trás-os-Montes e Douro: Vinícolas e Passeios

  1. Olá Luiza,

    É minha primeira vez na região do Douro e estou com muita dúvida se esse período de inverno (fim de dezembro, para ser mais específica) seria proveitoso para visitação nas vinícolas e demais atrativos, pois poderei retornar em outro momento se esse não for considerado ideal.
    Gostaria muito de saber sua opinião…e obrigada por tantas dicas estou anotando tudo. Pretendo fazer o roteiro do Alentejo, Serra da Estrada e algumas cidades da Aldeia Histórica.

    1. Oi Andressa,

      Nessa época de inverno as paisagens não vão estar verdinhas, a maioria dos vinhedos estará “seca”. Se você puder, deixe para ir em outra época sim.

  2. Boa Tarde: Fiquei encantado com tudo que vi,sou neto de português.Meu avô ja falecido
    era Marechal na época de Salavar, e veio fugido com a familia para o Brasil.Estou
    querendo colher dados da minha familia “LIGEIRO”,meu avô chamava-se Antonio da Silva Ligeiro.Tenho parentes que não conheço,nesta parte e devido a situação do Brasil,estou com vontade de morar em Portugal,com meu filho de 18 anos.Sou aposentado da Policia Federal,e o meu filho cursa Faculdade de Direito.Pode me ajujar a localizar,sé possivel o meu e-mail e servalle@uol.com.br,meu nome e Sergio Ligeiro do Valle e do meu filho Caio Sergio Nascimento do Valle. Gosto de paz e as imagens que vi.me alegraram muito.Se der para me ajudar eu te agradeceria.Desde jã Muito Obrigado. Em tempo são de ATras dos Montes.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.