fbpx

O que fazer em Évora, Portugal: roteiro de 1, 2 ou 3 dias

Évora, em Portugal, funcionando muito bem tanto como um bate-volta a partir de Lisboa como uma base para quem quer ficar mais dias explorando a região do Alentejo. Nesse texto, você encontra todas as dicas sobre o que fazer em Évora num roteiro de 1, 2 ou 3 dias pela cidade: te contamos como chegar, quais as 10 principais atrações a visitar, o que conhecer nos arredores, além de dicas de restaurantes e alojamentos em Évora.

Leia também:
Guia de viagem completo para montar seu roteiro pelo Alentejo
O que fazer em Marvão, Portugal: uma vila histórica no Alentejo
O que fazer em Monsaraz, uma vila medieval em Portugal
O que fazer em Vila Nova de Milfontes, litoral do Alentejo

o que fazer em evora camara municipal

Como chegar em Évora

Como a principal cidade do Alentejo, Évora está bem conectada à rede de trens/comboios e ônibus/autocarros, sendo possível chegar lá de transporte público a partir de qualquer grande cidade portuguesa.

Évora está a 130 km de Lisboa, motivo pelo qual costuma ser visitada com um bate-volta a partir da capital. São cerca de 1h30 horas de viagem de trem ou de ônibus. Para quem vai de carro, são 1h20 horas pelas estradas A2 e A6, com pedágios.

Saiba como alugar um carro em Portugal e não deixe de comparar entre diferentes locadoras e escolher a opção com melhor preço, pela RentalCars

Évora também é uma excelente base para quem quer explorar mais o Alentejo. Recomendo fazer como eu e alugar um carro na cidade e de lá, circular pelo interior.

Roteiros em Évora de 1 a 3 dias

  • Évora em 1 dia: Foque em caminhar pelo no centrinho histórico, visite as igrejas e vá a um bom restaurante
  • Évora em 2 dias: Visite as muralhas, o aqueduto, jardins e alguns dos museus da cidade. Aproveite a tarde para visitar uma vinícola nos arredores
  • Évora em 3 dias: Faça um passeio pré-histórico até o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro

As informações abaixo são dos pontos turísticos de Évora, de forma que você possa adequar a seu tempo disponível de visita: seja só um bate-volta ou seja mais dias. Também deixo algumas dicas de restaurantes legais e das atrações nos arredores da cidade.

o que fazer em evora vista

Não se esqueça que seguro viagem é obrigatório para entrar em Portugal, além de ser importante em qualquer viagem. Veja como fazer um seguro por cerca de 2 euros por dia e com desconto de até 25% num dos links abaixo.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer em Évora: 10 pontos turísticos a visitar

Évora tem um centro histórico que é Patrimônio da Unesco. É uma cidade tão antiga que tem mais de cinco mil anos. O nome costumava ser Ebora, de origem celta. Em 57 a.C. foi conquistada pelos romanos e expandida para uma cidade murada. Conquistada pelos mouros, reconquistada pelos portugueses, foi também um importante centro para a dinastia Avis, especialmente no período manuelino, no século 16.

Leia também: Vila Viçosa: visita a vila alentejana e a história da Dinastia de Bragança

  • Templo Romano de Évora

Uma atração histórica é o Templo Romano de Évora, também conhecido como Templo de Diana, apesar de não ser originalmente dedicado à deusa da caça. Esse templo foi construído, na verdade, como homenagem ao imperador Augusto, no século 1. Em frente ao templo fica um jardim pequeno, mas charmoso, com uma vista legal da cidade.

o que fazer em evora templo romano

  • Igreja de São Francisco e Capela dos Ossos

A Igreja de São Francisco tem uma história bem antiga: os primeiros franciscanos chegaram a Évora em 1224 e os vestígios do antigo convento deles, de 1376, podem ser encontrados no claustro e na igreja gótica. A nova igreja foi um trabalho dos reis, que decidiram construir um palácio real em Évora, numa parte do convento antigo.

Apesar da Igreja de São Francisco ser linda, e o museu sacro construído em anexo ser bastante interessante, a grande atração ali é a Capela dos Ossos. Construída no século 17, com o objetivo de trazer uma reflexão sobre a transitoriedade da vida humana, a capela é revestida de ossos humanos nas parede e pilares. Logo na entrada, há os dizeres: “Nos ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

A entrada custa 4 euros, confira os horários de abertura no site oficial.

o que fazer em evora capela dos ossos

o que fazer em evora capela

  • Sé de Évora

A Sé de Évora é uma catedral cuja construção começou em 1186, gigante e imponente, o prédio tem estilo gótico. É necessário pagar para entrar na igreja, claustro e subir até o terraço. Porém, acredito que valha a pena tanto pela beleza do edifício quanto pela vista incrível lá de cima.

Não cheguei a visitar, mas também há um museu de arte sacra anexo à igreja.

o que fazer em evora se

o que fazer em evora se

  • Praça do Giraldo e ruelas medievais

Um passeio excelente é caminhar pelas ruas medievais da cidade, e seus arcos, becos e prédios brancos e amarelos. Um bom ponto de partida ou chegada é a praça medieval, Praça do Giraldo, a mais importante da cidade, construída no século 16.

o que fazer em evora praça

  • Largo da Porta de Moura

O Largo da Porta de Moura, um chafariz inaugurado em 1556, graças a existência do aqueduto. Apesar do chafariz não ser lá muito bonito, é um ponto histórico importante. Além disso, ali há um exemplo de janela manuelina linda, numa casa privada.

No prédio da Câmara Municipal encontram-se estruturas arqueológicas de termas romanas, do final do século 1. Basta entrar no prédio, que também é bem bonito, e ir ao canto direito. As ruínas estão parcialmente descobertas e dá para ver a sala circular onde ocorriam os banhos quentes.

o que fazer em evora termas

  • Jardim público e Palácio Dom Manuel

Logo em frente da Igreja de São Francisco fica o jardim público de Évora e um prédio que sobrou do Palácio de Dom Manuel, aquele paço real que foi construído no século 15. A entrada é gratuita e o espaço recebe exposições temporárias. Também é nesse parque que ocorrem as festas da cidade em junho.

o que fazer em evora palacio e jardim

  • Museus de Évora

Próximo à Sé e ao Templo Romano ficam o Palácio dos Duques de Cadaval, um palácio até hoje em posse da família de mesmo nome, com algumas salas abertas ao público; o Museu de Évora, com uma coleção de história e arqueologia; e o Fórum Fundação Eugênio Almeida, focado em arte contemporânea.

o que fazer em evora palacio

  • Universidade de Évora

Évora é uma importante cidade universitária portuguesa. A Universidade de Évora foi fundada em 1537 para servir o sul do país. É possível fazer uma visita a alguns dos prédios históricos da universidade, como o Colégio do Espírito Santo. Custa 3 euros.

Ainda, se você quiser saber mais sobre a história arqueológica de Évora e seus monumentos do neolítico, no prédio do antigo Convento dos Remédios há uma exposição gratuita explicando o que são os tais cromeleques, antas e outros achados megalíticos.

  • Muralhas da cidade

Assim, vale a pena caminhar ao redor das muralhas antigas da cidade, que têm traços de todos esses períodos históricos de Évora. A parte próxima da av. de São Sebastião é especialmente bonita, onde a iluminação e os jardins dão um charme especial.

o que fazer em evora muralha

  • Aqueduto da Água da Prata

Também vale a pena conferir o Aqueduto da Água da Prata, uma obra de 1537 para levar água para a população. O mais interessante é que esse aqueduto funciona até hoje: se estende por 18km, ligando Évora à Herdade das Figueiras de Lobo.

o que fazer em evora aquedutp

Arredores de Évora: onde ir?

  • Évora pré-histórica

Évora tem um grande valor arqueológico, com descobertas de vestígios de antigas civilizações da Idade do Ferro. Não há transporte público para conhecer pontos importantes como o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro. Ou seja, ou você vai de carro próprio ou contrata um tour.

Saiba mais: Os monumentos pré-históricos de Portugal mais antigos que o Stonehenge

Acredito que a segunda opção é melhor, visto que só ver as pedras é menos interessante do que entender por que estão ali. Deixo aqui a indicação de um guia que também é arqueólogo que já experimentamos: a empresa chama Ebora Meghalithica e é preciso reservar com antecedência.

  • Vinícolas Alentejanas

Outra atração é visitar as diversas quintas e adegas de vinho alentejano.

Uma das mais famosas é a Adega Cartuxa, que pertence à Fundação Eugênio Almeida e onde produz-se vinhos e azeites. Eles oferecem diferentes tipos de tours, com preços e provas de vinhos diferentes, a partir de 5 euros.

  • Floresta de Cortiça

Eu nunca fiz esse passeio, mas é uma oferta comum para quem visita a cidade. É que nos arredores de Évora está uma floresta de sobreiros, árvore cuja casca produz a cortiça, material usado nas rolhas dos vinhos e diversos outros produtos. Esse tipo de passeio também costuma apresentar o ciclo de produção da cortiça.

 

Onde comer em Évora: dicas de restaurantes

A comida alentejana é celebrada em Portugal inteira como uma das mais tradicionais do país. Minha dica para se deliciar é que você prove o famoso pão alentejano, regado com azeite, e não deixe de experimentar os diferentes cortes de porco preto – os secretos ou o lagarto foram meus favoritos.

o que fazer em evora enoteca

  • Enoteca Cartuxa

A Enoteca Cartuxa (R. de Vasco da Gama, 15), têm uma proposta de petiscos e tapas e alguns pratos. Os petiscos são muito bem servidos. Eu comi bochecha de porco grelhada com cogumelos e estava fantástico. O prato, com pães e uma taça de vinho e água, saiu por 15 euros no total. Convém reservar.

  • Tasquinha do Zé

Escondida num beco, a Tasquinha do Zé (Tv. das Nunes, 4), é um restaurante que eu cheguei atraída pelo cheiro, e encontrei lotado de locais. Consegui uma mesa e escolhi os secretos de porco preto, servidos com batata (de verdade) frita. Até hoje salivo de lembrar! O melhor é que o prato e duas cervejas custaram €8,50!

  • Confeitaria Pau de Canela

Para o café da manhã ou lanche da tarde, experimente os tradicionais quitutes portugueses na confeitaria Pau de Canela (Tv. de Lopo Serrão 7A), que serve pães e doces fresquinhos, feitos na casa.

Alojamento em Évora: dicas de hospedagem

Temos um post bastante completo com dicas de hospedagem em Évora, onde explicamos qual a melhor localização para o seu hotel. Além disso, segue abaixo uma lista de acomodações que recomendamos na cidade:

Mochileiro: Old Évora Hostel II

Econômico: StayInn City – Évora

Confortável:  The Noble House, 4 estrelas

Luxuoso: Pousada do Convento de Évora, 5 estrelas

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

35 comentários sobre o texto “O que fazer em Évora, Portugal: roteiro de 1, 2 ou 3 dias

  1. Parabéns pela informação e estarei em Évora em julho a passeio e visitando a sobrinha que esta cursando
    Mestrado. Boa dica!
    Abraço 😘

  2. boa tarde gostei bastante do site e das dicas. estava lendo sobre Evora e verifiquei que o nome da empresa de turismo par o tour arqueologico ( que leva ao link da mesma) esta errado, esta mehalithica ao inves de megalithica.
    atenciosamente,
    André Luchesi

  3. Adorei as dicas, muito obrigada!
    Vocês poderiam passar o endereço dos restaurantes que indicaram? Pesquisei no google a Tasquinha do Zé e não encontrei!

    Muito obrigada mais uma vez!!

  4. Estaremos viajando para Portugal em junho, em um grupo de oito familiares. Passaremos um dia em Évora.
    Nosso muito obrigado pelas dicas.

  5. Luiza! Conheço bem Portugal, porque morei 14 anos aí. Também tenho rodinhas nos pés mas vc me encanta com suas postagens! Parabéns! Amei conhecer teu Blog.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.