Guia de viagem para a França

Não é fácil ser a nação cuja capital é Paris. A fama da cidade, para muitos a mais bonita do mundo, se sobressai entre as belezas e atrações do restante da França. E olha que o país tem outros lugares lindíssimos para explorar, como Lyon, Nice, Marseille, Biarritz, que já foi chamada de capital europeia do surfe, e o Vale do Loire.

Viajar pela França é fácil: basta ir de trem ou pegar a estrada, curtindo calmamente as paisagens francesas. Como o país é Parte do Espaço de Schengen, você não precisa de visto para viajar por até 90 dias por lá. A média de gastos exigida para entrar na França é a mesma do restante da Europa - 60 euros. Mas, na prática, esse valor pode subir em Paris, onde os preços da hospedagem são altíssimos. A alta temporada é no verão, entre julho e agosto, mas de abril a maio (primavera) e de setembro a outubro (outono) também há um clima agradável. Viajar no inverno não é necessariamente uma má ideia - mas esteja preparado para o frio, que é intenso em algumas partes do país.

       

   

Principais dicas e roteiros para a França

       

Viajar para a França

Todos os textos sobre a França

Onde se hospedar em Paris: hotéis na Champs-Elysées

Onde se hospedar em Paris: hotéis na Champs-Elysées

A avenida mais famosa de Paris tem nome de paraíso, ou melhor, de Campos Elísios. E em vários sentidos é mesmo: charmosa, bonita e próxima de cartões-postais incríveis. O mais famoso deles é o Arco do Triunfo, mas a Praça da Concórdia – importantíssima durante a Revolução Francesa e também muito bonita – e até…

Dica de leitura: Na Pior em Paris e Londres

Dica de leitura: Na Pior em Paris e Londres

“Brigas, gritos desolados de vendedores ambulantes, berros de crianças que apanhavam cascas de laranjas no chão e, à noite, músicas entoadas a plenos pulmões misturadas com o cheiro azedo das latas de lixo – assim era a atmosfera da rua. É sobre a pobreza que eu escrevo. E eu tive o primeiro contato com a…

7 livrarias incríveis que você precisa conhecer

7 livrarias incríveis que você precisa conhecer

Quem disse que as livrarias estão fora de moda? Por mais que o mundo esteja cada vez mais cheio de adeptos da literatura em tablets e e-readers – entre eles a equipe do 360 -, também são muitos os que não perdem o gosto pelo cheiro, pela cara e pelos sonhos escondidos nas páginas dos livros tradicionais. E…

Travessuras da menina má: uma volta ao mundo com Vargas Llosa

Travessuras da menina má: uma volta ao mundo com Vargas Llosa

Tudo começou no Peru. Aos 15 anos, Ricardo tinha acabado de trocar as calças curtas por compridas. Ele vivia no tradicional bairro de Miraflores, em Lima – até hoje um bairro charmoso e que merece uma visita, caso você passe pela surpreendente capital peruana. “Ainda não havia edifícios em Miraflores, que era um bairro de casinhas de…

O Sol Também se Levanta: a Europa nos tempos do Hemingway

O Sol Também se Levanta: a Europa nos tempos do Hemingway

A escritora Gertrude Stein diria que Paris era o centro do mundo na primeira metade do século 20 – e que era por isso que tantos artistas, europeus e norte-americanos, viviam lá. No entanto, ao ler O Sol Também se Levanta, primeiro romance de sucesso de Ernest Hemingway, a constatação é outra: os europeus até…

Roteiro para uma viagem de 15 dias pela França

Roteiro para uma viagem de 15 dias pela França

Todo mundo ama Paris. A capital da França é uma das cidades mais visitadas e adoradas do mundo, com suas construções charmosas, cafés românticos e ruazinhas fotogênicas. E, claro, ainda tem a Torre, o Sena, os cenários de cinema que fazem com que a cidade ocupe um lugar especial nas listas de lugares para se…

Torre Eiffel: visita, ingresso e curiosidades

Torre Eiffel: visita, ingresso e curiosidades

Eu já estava há três horas em Paris, mas ainda não tinha me encontrado com o símbolo mais famoso da França. Nem mesmo pela janelinha do avião. Até que, sem aviso prévio, meu queixo caiu. Estávamos no mirante da Sacré Coeur, no Montmartre, o bairro onde nos hospedamos. Enquanto eu andava sem rumo, as árvores que impediam a…

Como viajar de trem Eurostar entre Paris e Londres

Como viajar de trem Eurostar entre Paris e Londres

A parte do meu eu que se impressiona facilmente com as coisas sempre achou sensacional o fato de existir um trem que passa por baixo do mar. No caso, o Canal da Mancha. Infelizmente, a tecnologia não chegou tão perto da ficção científica a ponto de permitir que, da janela do trem, a gente veja embaixo d’água (mas…

Passeio no Rio Sena: um cruzeiro em Paris

Passeio no Rio Sena: um cruzeiro em Paris

Dizem que os clichês só se tornam clichês por um bom motivo. Talvez o passeio no rio Sena,  num barco apinhado de turistas, seja um bom exemplo disso. Quase tão famosas quanto a Torre Eiffel e o Louvre, as excursões pelo rio proporcionam uma vista diferente da cidade, das suas pontes históricas e dos diversos monumentos…

Visita ao Museu d’Orsay, em Paris

Visita ao Museu d’Orsay, em Paris

“Esse foi o museu mais bonito que já conheci”. Fiz essa afirmação no Instagram, após visitar o Museu d’Orsay, em Paris. Algumas pessoas me acharam exagerada, mas a maioria concordou comigo. Eu não estava tentando causar polêmica, no entanto. De fato, achei o d’Orsay, antiga estação de trem em Paris que foi transformada em museu, o…

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem