Categorias: Crônicas de Viagem

Por que a Tailândia não mudou a minha vida

Algumas viagens dão errado. E não é por culpa do Murhpy. É por culpa de decisões erradas, falta de pesquisa ou de informação. E pode ser azar mesmo. No caso da Tailândia, acho que foram todas essas coisas juntas.

Eu sempre quis conhecer a Tailândia. Entre os nossos destinos na Ásia, era o mais aguardado por mim. Por isso, decidimos ficar 17 dias no país. Eu achei que ia gostar de lá por causa da fama incrível de praias paradisíacas e festas inesquecíveis. Imaginei que era um país exótico, divertido e bonito. A questão é que provavelmente a Tailândia é todas essas coisas, mas como todos os lugares do mundo, tem o seu lado ruim.

E, no caso, nós fomos parar nesse lado ruim – que atende pelo no nome de Phuket. Mas mesmo antes disso tivemos alguns problemas: tudo começou no planejamento da viagem. Reservamos alguns dias para explorar Bangkok, a capital do país, e outros para ficar em Chiang Mai, província do norte. São lugares legais para visitar, mas demos o azar enorme de lidar com pessoas horríveis. Mais exatamente, dois motoristas de tuk-tuk que foram extremamente agressivos, um deles chegando ao ponto de chamar o Rafa para a briga enquanto nos organizávamos para dividir o valor da corrida em quatro. Essas situações de tensão, em geral, desmotivam as pessoas em relação aos lugares. Depois, felizmente, conhecemos pessoas mais gentis, mas acabamos guardando um pouco desse ranço por conta dos incidentes.

Fora isso, ainda lidamos com várias pessoas tentando nos extorquir dinheiro por meio de golpes e de preços abusivos. Essa vibe de “queremos todos os seus dólares” pode até funcionar com os turistas europeus e americanos endinheirados num país empobrecido, mas é muito difícil lidar com isso quando você é um mochileiro numa viagem ultra-econômica.

Com isso, um dos poucos lugares que conseguíamos nos alimentar por um preço bom era no Seven Eleven, uma rede de lojas de conveniência famosa mundo afora, onde comíamos cachorro quente. Até hoje tenho pesadelos com aquela salsicha sem gosto, temperada com katchup e mostarda e mais nada. Restaurantes estavam completamente fora da nossa realidade financeira – e dos preços cobrados nos outros cantos da Ásia que visitamos. E, quando finalmente encontramos barraquinhas de rua com comida digna, tivemos outro problema: a chuva.

O problema é que estávamos na época de monções. E aí que entra a nossa burrice: entendemos errado o mapa das monções – que é um pouco confuso, dá um desconto. Assim, resolvemos não ir à costa leste em junho, porque ali estaria chovendo. Na verdade, era exatamente o contrário. Acabamos escolhendo Phuket e, mais especificamente, a Patong Beach. Tudo pensado para que eu passasse meu aniversário enchendo a cara numa praia paradisíaca.

Chegando lá, encontramos uma praia das mais mequetrefes, suja e com o mar de ressaca. E uma programação noturna focada na exploração sexual. No dia seguinte, fomos visitar Phi Phi de barco. Amamos e resolvemos que  iríamos ficar ali mesmo – porque ali, sim, era a praia que tínhamos em mente. Só precisávamos buscar nossas malas e fazer check out no hotel de Phuket. Eis que no retorno começa uma tempestade daquelas que fazem as ondas ficarem maiores do que o barco.

Essa tempestade foi se alongando dias afora, não dando uma mínima folguinha nem para que pudéssemos sair para comer. Passei meu aniversário e os dias que o antecederam trancada num quarto de hotel negociando com a Ibéria – companhia responsável pelo nosso ticket de volta ao mundo – para adiantar nosso voo para Cingapura. Plano que não deu certo. Acabamos diminuindo nossos dias nas praias da Tailândia assim que a chuva deu uma trégua. Voltamos antes do previsto para Bangkok e conhecemos Ayutthaya, que valeu muito a pena.

De Phuket só guardo péssimas lembranças da chuva e da exploração sexual. Não, a Tailândia não mudou minha vida, nem é o lugar que mais tenho boas histórias para me recordar, apesar de ter gostado bastante de alguns lugares que vi por lá. Gostaria de voltar para conhecer os tais lugares que mudam a vida de muita gente, como Krabi e Ko Samui, ou a tal da festa da Lua Cheia. Talvez eu goste, ou talvez eu descubra que esse, de fato, não é o  destino certo para mim no mundo.

5/5 - (1 vote)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

• Engraçado como a percepção muda de pessoa para pessoa. Eu já fui 5 vezes para a Tailândia e voltaria todo ano se tivesse tempo e dinheiro. O lugar que mais me senti um caixa eletrônico foi Bali, lugar aliás que não pretendo voltar nem de graça. rs

E, estava chovendo muito em Bali. Talvez tenha sido isso também que estragou minha viagem por lá.

• Ola, eu sou da argentina y adoro tambem thailan !! gosta muito, encontre um brasileiro, y ele tambem gosto, outros paises me dio la miesma sensacion, de frialda como diz outra menina, pero, uma coisa importante es, estar dentro de povo, mimetisarce, nao sei muito portugues !! mais, gostei de suo site, saludos

• É Fernanda, acho que o problema é a chuva. Acho que sua experiência ruim em Bali foi similar á nossa experiência ruim na Tailândia.

O bom de Bali para mim foi que acertamos muito na praia. Uluwatu e Padang Padang são um "paraíso" pouco explorado, focado nos surfistas. Clima bom, cerveja barata, visual maravilhoso. Quem tentou me assaltar lá foram só os macacos, rs

• Engraçado que para mim o lugar onde mais me senti um cifrão ambulante foi na India. Amei tudo, mas nenhum outro lugar ganha, nem a Tailândia. Mas a India é infinitamente mais barata que qualquer outro lugar onde já estive tb. Eu não fui a Phi phi e não me arrependo. Fui a uma ilha pouco conhecida, vazia e indescritivelmente bonita, Koh Lipe. Mas tb, foi há muitos anos atrás, o turismo pode ter mudado bastante depois.

• Ei Liliana,

Como eu morava na Índia e sabia realmente o preço das coisas, acho que sofri um pouco menos com essa exploração lá. O problema da Tailândia também é que o pessoal era meio agressivo em relação à barganha, quando na Índia esse é o esporte nacional, rs

Um amigo meu foi fazer mergulho em Koh Lipe e amou. Eu gostei bastante de PhiPhi. Mas, para mim, a praia mais bonita que estive na Ásia fica na Malásia, talvez por ser pouco conhecida.

bjs

• Eu fiquei apaixonada pela Tailândia! E conseguimos comer comidas locais maravilhosas por preços ridiculamente baratos! Em restaurantes mesmo!
    E acho que é sempre bom evitar a época de monções. Existem estabelecimentos que até fecham neste periodo..uma pena vc nao ter tido uma boa experiência...

• Ei Melissa, são histórias de viagem como a sua que me motivam querer voltar lá e tentar de novo. Quem sabe na próxima, né?

• Nossa Luiza, que pena isso.

Fiquei um mês na Tailândia e achei o máximo. É verdade que essa parte da grana cansa mesmo, toda hora a galera cobrando mais do que vale...faz parte pechinchar,

Escrevi um post sobre como planejar-se e não ter problemas em Phuket, tomara que ajude quem está planejando ir pra lá.

Beijos

• Muito legal! Graças a vocês tirei Phuket do roteiro e fiquei só em Phi Phi! Não me arrependo. Pelo que vi da cidade e grande, feia e suja. A Tailândia também não mudou minha vida. Fiquei triste de ver que eles estão destruindo aquilo que sustenta muita gente com um turismo agressivo. Não e a toa que por mais deserta seja a praia, você encontra muito lixo boiando.
    Minha experiência em Bangkok foi muito boa. Evitei ao máximo os tuktuks e tentei usar muito os barcos. Foi legal, mas eu esperava mais. Até hoje quando lembro do cheiro da Tailândia eu tenho enjôo kkk. Mas foi bem legal! Beijos

• Pois é Rafael, a Tailândia me pareceu legal, mas longe de ser isso tudo que dizem.
      Pelo que você e a Fernanda dizem, o Camboja parece ser bem mais legal.

E não sei se você vai, mas a Indonésia mudou muito mais minha vida...

bjs

• Desculpa, confundi phuket com krabi daaaa. Phuket eh lindo tb, mas perto das outras ilhas fica apenas bonito. A base boa eh krabi.

• Nao desista, va novamente. Phuket em si nao eh bonito, mas a melhor base para varios day trips de speed boat para ilhas incriveis. Dai tem ko phi phi ( phi phi don), maya bay ( phi phi leh), ko tao, ko lanta, ko phangan, ko samui e varios outros lugares imoerduveis. Nao conheco todas as praias que gostaria, mas as da Tailandia estao no topo da lista com certeza!!!

• Ei Cláudia,

De Krabi todo mundo fala bem mesmo, essa é a praia que ficou para próxima, para mim!
      Mas não achei Phuket linda, não. As praias da Malásia e de Bali eram muuito mais bonitas. Sem comparar com as brasileiras tb.

Mas como você disse, não vou desistir. =)

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

O que eu vi do alto do campo base do Everest

*Por Silvia Paladino No dia 12 de outubro de 2023, eu cheguei ao acampamento base…

6 meses atrás

Como é a relação dos iranianos com o álcool

– Aí estão vocês, eu estava esperando! Venham!, disse, apontando para um beco que parecia…

Lençóis Maranhenses e o artesanato com fibra de Buriti

Chegar no povoado Marcelino é uma atração à parte na visita aos Lençóis Maranheses. Depois…

3 anos atrás

Como são os Cursos Domestika? Descubra como funciona a plataforma

A Domestika é uma comunidade criativa e que oferece diferentes categorias de workshops: do desenho…

Niède Guidon, a arqueóloga que mudou a Serra da Capivara

“Na Pedra Furada, abaixo de um local onde havia pinturas, escavamos tentando encontrar marcas do…

3 anos atrás

Comida saudável pra todos: comer bem e descolonizar o paladar

“Muita gente acha que comer saudável é cortar açúcar, por exemplo, entrar num mundo de…