Um intercâmbio na Romênia

Lugar de intercâmbio é na Europa, certo? Talvez. E se for, não precisa ser num país convencional. A Raquel Silva, por exemplo, resolveu morar por um tempo na Romênia! Assim como a equipe do 360meridianos, o intercâmbio dela é pela AIESEC, uma organização apartidária, independente, educacional, sem fins lucrativos e totalmente formada e gerenciada por estudantes universitários. Veja abaixo o relato da Raquel. 

No final de 2012 senti a necessidade de mais uma experiência de vida e fui atrás da AIESEC para realizar uma intercâmbio profissional. Sou formada em Relações Públicas e hoje estou na Romênia, trabalhando em uma empresa de Telecomunicação – a KeepCalling -, na área de Marketing. E estou bem feliz!

foto intercambio romenia

E por que Romênia? Ah! Quanto mais diferente, melhor! É assim que planejo o que me motiva nas viagens que realizo e com esse pensamento escolhi uma cidade chamada Sibiu para mais uma aventura.

intercambio romenia

Sibiu fica no “estado” da Transilvânia… Ahhhh! aposto que agora ficou bem mais fácil de me localizar, certo? hahaha. Pois foi bem assim que comuniquei aos meus familiares e amigos para onde estava indo, em uma palavra: Drácula!! Na verdade, a cidade e o castelo desse grande personagem é Brasov, bem pertinho daqui. Já a capital do país é Bucareste, vejam no mapa:

mapa romênia

Mapa: Escritório de Turismo da Romênia 

Sibiu foi considerada em 2007 a Capital Cultural da Europa. Hoje, é palco de grandes festivais internacionais, principalmente no verão. Cheguei tem cerca de dois meses apenas (30 de Maio/2013) e já sinto que passou mais tempo diante de tudo que participei em todos os finais de semana, exemplo: Festival internacional de Cinema, Teatro, eventos internacionais como Red Bull Romaniacs, Fashion Week, Sibiu Cycling Tour e ainda teremos Sibiu Rally! Demais, não é?!

Vai fazer intercâmbio? Saiba como transferir dinheiro para o exterior com menos taxas

E sim, foi uma incrível surpresa descobrir que nesse lado do globo, onde muitos me falaram para não vir pois é a parte considerada “não tão segura“ da Europa, tem tanto o que fazer. E falo mais – o povo é simplesmente MARAVILHOSO, pelo menos nessa parte do país.

romenia intercambio

A língua, o romeno, tem a base no latim. Logo, algumas palavras e expressões são iguais, literalmente, ao nosso português. Por isso, na maioria das vezes entendo o assunto das conversas em geral, mas a maior parte da população (adultos e jovens) sabe falar o inglês, o que torna a comunicação bem fácil. Eles são bem hospitaleiros, adoram festas, beber, dançar e têm a mesma energia que nós, brasileiros.

O centro da cidade, conhecido como “Piata Mare” e “Piata Mica” (praça grande e praça pequena) é onde se concentram inúmeros pubs (Baladas), restaurantes e lojas. Os romenos amam cozinhar e comer bem, são exigentes nesse assunto, adoram saladas, sopas (e muito!), churrascos, diversos tipos de molhos e muita pizza.

Como sou baiana, amo comida com gosto e muita pimenta, estou no lugar certo, mas confesso que no início foi um pouco complicado me acostumar a comer, por exemplo, alguns pratos acompanhados com pão e biscoito, e não o arroz, massa ou feijão de cada dia. Porém, “Mãe, estou me alimentando muito bem”!

Pensei em trazer a nossa linda e única cachaça para presentear o pessoal do trabalho e quem eu iria encontrar por aqui, só que depois de umas pesquisas, percebi que não seria algo tão diferente da realidade deles. Eles tem a “Palinca” e “Țuica” que são, basicamente, a mesma água ardente que temos e acredito que até mais forte! Mais uma vez, a Romênia me surpreendendo!

E para agradar? Resolvi trazer souvenirs bem baianos. Como eles têm sim um lado de superstição, daí a influência da religião e cultura católica, ortodoxa e cigana, quanto mais história e mistério por trás de algum símbolo, melhor! E ah, por favor, saiba o seu signo, pois esse é um assunto bem comum e que interessa por aqui, mas não rola preconceito nem algo parecido. Eles são curiosos e adoram o novo.

intercambio romenia

Ainda não visitei outra cidade, falta tempo mesmo, mas Brasov, Cluj, Bucareste e Constanta (cidade litorânea) são meus destinos por aqui. A maioria das cidades são rodeadas de montanhas, então passar um final de semana acampando, escalando ou até hospedado em alguma cabana é muito comum, na realidade uma atividade que eles curtem demais e entendo o porquê, afinal é cada vista mais linda que a outra!

Agora me perguntem: “qual a parte ruim, Raquel?” Pois até então só falei coisa boa… Bem, é o transporte. Eles possuem uma infraestrutura relativamente boa, mas um pouco atrás da realidade da Europa como um todo. Posso dizer que quem está pensando em passar por aqui em um mochilão, por exemplo, vai ter que gastar um pouco mais de tempo do que nos outros países.

A melhor maneira de rodar pela Romênia é alugando um carro (Por falar em carro, só uma observação, os motoristas adoram correr e as vezes não respeitam a sinalização, cuidado!) pois o trem é bem antigo e nada rápido, porém barato. Viajar internamente de avião é caro, já que poucos romenos viajam nesse tipo de transporte, o que deixa os preços mais altos do que o normal. O ônibus é eficiente e aqui se usa muito táxi, que é barato, e claro, a bicicleta.

viagem a romênia

Na Romênia uma categoria comum para acomodação é a “Pensuine”. Isso mesmo, a velha e boa pensão para o português. Há hostels, mas em pouca quantidade. Me informei que aqui não é um bom mercado para essas empresas, pois o pessoal gosta de privacidade quando viaja e as pensões, que têm poucos quartos e geralmente donos bem amigáveis que fazem de tudo para agradar os seus hospedes, trazem um pouco do ambiente “família” que romenos adoram. Por outro lado, alugar um apartamento é algo bem simples e viável para quem deseja ficar um tempinho maior por aqui.

A moeda é o RON, como é internacionalmente conhecido, localmente chamado de “Lei” ( 1 = “Leu” e  2 ou + = “Lei”).  Apesar de fazer parte da União Europeia, o país tem a sua própria moeda que é BEM barata, assim como o custo de vida em geral.

Ao mesmo tempo em que a Romênia é diferente em algumas coisas e longe do Brasil, para mim é similar e perto em muitas outras. Estou muito surpresa em descobrir esse país e cada dia mais feliz com a minha decisão! Vale a pena mesmo dar uma passadinha e saber mais sobre o Leste Europeu como um todo! Quem desejar trocar figurinhas ou saber mais, pode me contatar!

Um Beijo Brazil!! E venham para a Romênia!! Aprovado e recomentado com selo de qualidade!! =D

Intercâmbio na romênia

Leia outros relatos de intercambistas da Aiesec aqui


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




AIESEC

Uma organização apartidária, independente, educacional, sem fins lucrativos e totalmente formada e gerenciada por estudantes universitários.

  • 360 nas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

57 comentários sobre o texto “Um intercâmbio na Romênia

  1. Olá Raquel, gostei bastante o que você escreveu, parabéns.
    Eu gostaria de saber se vale a pena fazer um intercâmbio pela Aiesec para aprimorar o inglês. O que você poder da de informação da Romênia agradeceria. Obrigado.

  2. Ola Raquel , queria saber mais informações de como foi o intercâmbio para Romênia como custos ,trabalho etc , pretendo fazer para Romênia com a AISEC . Poderia me mandar uma forma de contato , whatsapp , email ou skype … [email protected]

  3. Oii Raquel, Pretendo fazer intercambio social pela AIESEC para a Romênia, porém nossa moeda aqui está desvalorizada. Qual o custo de se viver na Romênia, mais ou menos? Pretendo ir no fim de 2016

    1. Olá Daniela!

      Obrigada pela leitura e que legal um trabalho voluntário na Romênia!!! Vale demais!
      Então, gosto muito desse site para conversão de moedas: http://www.oanda.com/lang/pt/currency/converter/ a regra geral de intercâmbio para custo de vida/mês na maioria das cidades, até incluindo Londres que é super cara, é de 800 da moeda local, mas isso sem luxos, para cobrir os gastos básicos. Hoje, 800 do “Novo Lei” (moeda Romena) está 731 reais. Logo, acho que pode fazer sua média de valores assim. só que gosto de lembrar que se tratando de AIESEC depende do que a empresa que vai realizar o programa estará lhe oferecendo, pois sei que há empresas que dão várias coisas e outras, só o básico mesmo.
      Espero ter ajudado, se não nos falarmos mais: BOA TRIP!!!! E qualquer coisa, pode me enviar um e-mail: [email protected]
      Abraços 🙂

  4. Oi Raquel, tudo bem? Muito legal seu depoimento! Parabéns! Estou querendo morar em outro país, já morei na Irlanda a uns dois anos e estou pensando em ir pra Romênia, sem volta dessa vez. Se puder me passar algumas informações agradeceria muuito! Vou te mandar por email ok?
    Obrigado desde já!

  5. ola Raquel adorei o post, queria eu mais informações sobre o intercâmbio, custo de vida, estou pensando em tentar a imigração para a Romenia mas antes quero conhecer o idioma. Obrigado!!!

  6. Raquel, amei seus comentários. Você sabe sobre a cidade de Iasi ? Gostaria de informações, busquei no Google encontrei quase nada. Obrigada

  7. Oiee!! Gostei demais do seu relato, e queria te pedir na verdade todas as informações possíveis sobre como estudar na Romênia, curso preparatório, o idioma, os valores, universidades. Custo de vida no geral com moradia e alimentação. Se puder me passar o máximo de informação fico muito grato. Abraço.

    1. Olá Ikaro! tudo bem?

      Que bom que gostou e claro que posso retirar suas dúvidas! De imediato, a Rômenia é linda e pela a minha experiência, pessoas incríveis! Conheço uma professora e lá que já lecionou em diversas escolas e ela sempre me fala a educação é bem legal. Desde pequenos, os alunos aprendem até o alemão. Mas não é um País tão comum para realizar um intercâmbio de línguas. Me passa um e-mail por gentileza, [email protected] com seu objetivo para esse intercâmbio na Romênia, para que eu possa te entender melhor e assim te passar informações de acordo com o que deseja 😉 Estou te aguardando!

      Abraços,
      Raquel.

  8. Oi Raquel, tudo bem?

    Fui aprovada para realizar intercambio em Medicina na Romenia, e dentro desse programa teria hospedagem e 1 alimentação diária. Gostaria de saber quanto se gasta por mês mais ou menos para ficar lá, assim tenho como me programar com meus pais.Será que você poderia me enviar um email? [email protected]
    Muito obrigada!

  9. Ola, estou muito interessado em conhecer a Romenia, gostaria de saber como e o cenario musical do país, sou musico e gostaria de saber como é a area musical

    1. Olá Thito!!

      Que legal essa pergunta, então eles são bem ecléticos!! Há sim as músicas e dancinhas tradicionais, mas essas só aparecem (pelo que percebi) em festivais tradicionais.
      Quando estava lá, nos clubs e pubs, toca muito músicas Norte Americana ou alguma que esteja na “parada mundial” ou algum cantor ou cantora de lá mesmo, mas o som é bem parecido com pop rock ou dance, mas na língua Romena!
      Tem uma cantora de lá que tocou muito ano passado. Todo lugar que eu entrava só tocava essa musica: https://www.youtube.com/watch?v=ryxd76dYMlA !!!

      Enjoy!!! qualquer dúvida mais pode falar 😉
      beijos

  10. Oi!!!, meu marido, minha filha de 7 anos e eu pretendemos morar em Sibiu ainda este ano, gostaria de informações sobre como é o transporte público, educação e etc… rs, meu marido recebeu uma proposta de trabalho e provavelmente vamos nos mudar para lá ainda este ano!, se puderem me ajudar, pois não sei nada a respeito, rs

    Obrigada desde já!

  11. PARA TUUUUUDOOOOO!!! que eu choquei agora!!
    VOCE TA FAZENDO INTERCAMBIO NA ROMENIA? AAAAHHHHHHHHHH!!!
    Meu maior sonho e visitar a Romenia e Hungria porque minha bizavo e da cidade de Deva (por isso meu sobrenome e Devai).
    sua linda aproveita!!!

    *-*

    1. Oi Nicole!!!

      hahahaha sim, na verdade já voltei, mas fiz o intercâmbio e até hoje escrevo sobre a Romênia e continuo o contato com esse País que AMEI conhecer.
      Ahhhh conheci a cidade de DEVA, lá tem um castelo que você tem de subir de “bondinho” (muito linda a vista) e bem do lado tem o centro olímpico de ginástica artística da Romênia, ontem tem a estátua de vários atletas importante inclusive da NADIA COMANECI (tirei foto com ela ! hihihih)

      Vai, que acho que você vai curtir!

      Beijos 🙂

  12. Oi Raquel, tudo bem ?

    Fiquei encantado com tudo o que disse. Tenho muito interesse em aprender o idioma romeno. Só vi que neste país, as línguas derivadas do latin, francês, espanho, italiano, português e romeno, são predominantes, não sei ao certo. Gostaria de saber mais coisas, pois logo farei intercâmbio para Valencia na Espanha, quem sabe não consiga ir na Romênia.

    meu email: [email protected]

    Obrigado!

  13. Oi Raquel! Adorei seu post, muito interessante! Tenho muita vontade de conhecer a Romênia e os países do Leste Europeu. Estou pensando em fazer intercâmbio na Universitatea Babes-Bolyai em Cluj Napoca. Adoraria conversar um pouco mais com você para conhecer os aspectos bons e ruins de viver na Romênia! Agradeceria imensamente se pudesse responder no email [email protected]! Beijos 🙂

      1. Hey , olá Raquel.
        No seu ponto de vista , qual é o mercado que um estudante deve ter foco ao ter o interesse de fazer intercâmbio para Romênia ?

        1. Olá “Twigg Phoenix”,

          tudo bem?

          Então, primeiro, eu acho que o estudante tem que ter foco no que ele gosta, se interessa e se realiza como profissional independente de mercado.

          Mas sobre a Romênia, lá tem lugar para todo mundo, inclusive na área de saúde. Mas sendo bem sincera, como no resto do mundo o boom hoje é a área de TI. Mas vi muito Gestão (marketing, Adm e Customer service), muito para Design (muito!) e até na área de Educação e um pouco de Engenharia, digo que isso é devido ao que eu percebi diante aos meus contatos que tenho lá e vendo as vagas que surgiam na plataforma da AIESEC.

          Espero ter ajudado!
          Abs
          🙂

  14. Olá Raquel!!
    Muito legal!! Eu estou indo para a Romênia em julho, pra cidade de Cluj Napoca. Será que você podia me dar umas dicas e me falar mais sobre os romenos?
    [email protected]

    De qualquer forma, valeu!! Sucesso ai!

  15. Raquel,se você pudesse, claro, gostaria de conversar com você por email ou Skype sobre sua experiência de intercâmbio pelo aiesec. Estou pensando em fazer por essa organização, mas meus pais ficam com um pouco de medo. Nunca fiz intercâmbio, nem nada parecido e tenho muitas dúvidas. Se você puder, é só me mandar a resposta para meu email ([email protected]). Caso mais alguém que esteja lendo já passou por essa experiência, me contatem, por favor!

  16. Olá Raquel!
    Amei seu depoimento. A Romênia foi uma agradável descoberta quando passeava pela Europa… Bucareste é uma cidade encantadora e aquele prédio do Parlamento é qualquer coisa de monumental. Mas não vim aqui para falar do que vi da Romênia e sim para saber do que pretendo fazer por aí ainda. Como é esse lance de intercâmbio, qual o prazo MÁXIMO que posso ficar e quanto mais ou menos seria o gasto por mês aí em Sibiu.
    Vou te incomodar ainda. rsrsrsrs
    João Cavalcanti

    1. Olá João,
      hahahaha que bom que já foi e já aprovou também!! 😉 Então, esse intercâmbio tem alguns pré requisitos, pois é específico para trabalho. Aconselho a você buscar um escritório da AIESEC mais próximo, dá uma olhada no site e busca pela tua cidade (aiesec.net).
      Caso tenha muitas outras dúvidas, manda um e-mail que respondo com prazer ([email protected])!!!
      Beijos 🙂

  17. Olá, adorei o depoimento! Estou querendo passar um tempo pela Romênia mas ainda estou um pouco confusa com algumas coisas. Precisa de visto pra ir pra lá? Tinha visto no site do consulado romeno que não precisava. A moeda lá ainda é o ron? Quanto se gasta mais ou menos por dia? Desculpe incomodar, mas realmente preciso de ajuda haha
    Obrigada!

    1. Olá Bruna!! que legal, dá uma passada lá sim! Então, para passar até 90 dias realmente você não precisa de visto ( é aquela regrinha de alguns Países Europeus para os brasileiros). A moeda ainda continua o RON ( que é mais barata que o Real). sobre o “quanto se gasta por dia” é complicado porque não sei se tu vais para apenas passear ou vai ficar pelo menos esse tempinho de até 90 dias 9 ou seja, morar). Mas no geral sim, o custo de vida é mais em conta do que os Países que tem o Euro como moeda ( isso para nós, brasileiros). se desejar outras informações passa um e-mail: [email protected]. Beijos 😉

  18. Muito bom seu depoimento, sempre tive vontade de conhecer a Romenia, pelo fato de minha avo ter nascido exatamente na cidade em que voce esta, no momento faco intercambio em Dublin, mas nos proximos meses pretendo conhecer Sibiu e esse pais lindo que tanto minha avo me falava… Se possivel gostaria de entrar em contato com voce para tirar umas duvidas. Obrigado!

    1. Oi Paulo,
      Muito obrigada e que maravilha saber que estas pronto e decidido em visitar a Romênia e com certeza você deve saber muito, por conta a tua avó (Lindeza!).
      E opa! eu também morei em Dublin, tudo certinho por aí?? hahahah Então, o que desejar me perguntar pode mandar e-mail para [email protected], estou à sua espera!
      Beijos.

  19. Olá! Fiquei muito fascinado com o seu relato.Sempre tive vontade de conhecer o país do Drácula, dos castelos, das montanhas e do povo simpático…Mas gostaria de saber o seguinte: vale a pena fazer faculdade na Romênia? Será que é reconhecido no Brasil e na Europa? Agradeço desde já!

    1. Oi Junio!

      tudo bem?

      Que legal que gostou, obrigada! Então, sinceramente sobre realizar uma universidade lá, vejo que não é algo tão comum para estrangeiros, informo comparado com a parte Oeste da Europa. Procurei saber sobre mestrado (um interesse que tenho) e vi que além do inglês teria de saber o Romeno (língua), pelo menos na cidade em Sibiu. Fiz uma busca rapidíssima no buscador e realmente tem que “fuçar” muito para ver se há alguma universidade para graduação que você se adeque. Mas te dou maior apoio para ir atrás das informações.

      Não sei a tua idade, mas acho que você poderia experimentar um pouco da Romênia indo pela AIESEC. Lá tem um programa chamado “CIDADÃO GLOBAL” em que você passa no máximo 3 meses realizando um trabalho voluntário em alguma comunidade local e é bem planejado. Acho que é a melhor forma de você conhecer e até ver se realmente é o que você deseja para o futuro. Além de ajudar ao próximo, você tem o mundo nos Pés!Entra no buscador e ver se na tua cidade tem um escritório da AIESEC!

      Qualquer dúvida pode me enviar um e-mail: [email protected]
      Beijos

    1. Oi Juliana!

      Tudo certinho?

      Então, para ficar mais claro e rápido o entendimento te aconselho o seguinte: toda a grana que tens em mãos ( ou dinheiro por mês, como queira fazer) transforma em Dollar (americano) e depois converta esse último valor em RON (moeda da Romênia). Apesar de estar na Europa, não transforme o seu dinheiro em Euro para ir para a Romênia, para nós brasileiros, sai mais caro.

      Já fiz aqui rapidinho essa conta e com certeza é um ótimo valor para se viver por lá, digo que até é demais para o mês, hehehehehehe. O País é barato para nós, comparando os que estão na zona do euro. O custo de vida é baixo, mas claro que de acordo com a economia local.

      Como você fala em morar ( seria intercâmbio?) já afirmo que o valor do aluguel é em euro. Grandes bens de consumo e moradia são cobrados em euro, mas não se assuste o valor equivale com a realidade deles. Por exemplo, um bom apartamento de 2 quartos, acho que fica em uma faixa de uns 170 – 220 Euros ( que podem ser pagos em RON), digo que é um ótimo valor pois já morei também em Dublin e “rachava” um ap de 2 quartos por 1000 Euros.

      Espero ter ajudado e se tiver ou desejar retirar mais dúvidas manda um e-mail – [email protected] – será um prazer responder.

      Beijos. =)

  20. Oi Raquel: Tudo bem? Parabens pelo relato que oocê fez sobre a Romênia, gostei muito. Existem poucos relatos na internet sobre este país. Em relação a segurança pública o que você pode me ajudar, o país é seguro?? (nós Brasileiros temos esta preocupação por morar num país perigoso).

    1. Oi Augusto! Obrigada!!E é legal que deseja saber sobre a Romênia! Então, eu costumo dizer que independente do lugar sempre temos que tomar cuidado,ficar atento e se prevenir, seja no Brasil ou como também no outro lado do mundo. O desconhecido assusta, por isso até nos Países mais ricos temos que redobrar a atenção. Particularmente, eu não tive e nem sem senti nenhuma “falta de segurança” dentro de todas as cidades que passei. Sempre vi policiais nas ruas e até nas estradas fazendo blitz, além de achar o povo bem educado. Gosto de lembrar de uma regrinha básica para quem gosta de viajar: é respeitar e aceitar a cultura do outro, e a partir daí tudo fica tranquilo.

      Isso foi a minha experiência e vivência, é claro que não posso te confirmar que é 100% seguro, nenhum lugar é, mas se vai ou está pensando em passar por lá, vai fundooooooo, tu tens meu total apoio e digo que não vai se arrepender!

      Qualquer outra dúvida, estou por aqui! beijos!

  21. Oi Johnnie, tudo bem? que legal que deu para ajudar um pouco o que escrevi, mas realmente eles falam o Romêno, porém os mais jovens falam inglês e até o alemão. Mas não custa nada você saber algumas palavrinhas chaves em Romêno, como “Mulțumesc” que seria “Obrigado”, “numele meu e (é)…” que seria “Meu nome é..” (a pronuncia é a mesma da leitura)…heheheh espero ter ajudado um pouquinho mais, qualquer dúvida a mais manda e-mail! Valeu!!

  22. Pô, muito legal o teu depoimento! Tenho muita curiosidade com relação a Romênia, é um país que tenho vontade de conhecer no futuro. Em janeiro tô indo pra Inglaterra passar dois meses em Londres por intercâmbio… Mas futuramente tenho muito interesse em conhecer o leste europeu e particularmente a Romênia, que me intriga bastante. Leio bastante sobre o país e gostaria muito de conhecer! Muito massa as coisas que tu contou!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.