fbpx

Tilcara, a simpática vila nos Andes argentinos

Tilcara é a melhor base para explorar a Quebrada de Humahuaca, uma região cheia de montanhas coloridas e vilas andinas, no estado argentino do Jujuy. Junte isso às montanhas que colorem o segundo-plano, típicas de cartão-postal, e fica impossível não se apaixonar por Tilcara.

Assim que pisamos na pequena vila percebemos isso. Chegamos até lá depois de pegar um ônibus em Purmamarca, outra importante parada no roteiro turístico da Quebrada de Humahuaca. Mas se Purmamarca se mostrou uma vila com poucas opções de hotéis e restaurantes, Tilcara está cheia deles.

Tilcara, Argentina

Nós ficamos seis noites na cidade, aproveitando não só os restaurantes e atrações de lá, mas também fazendo viagens curtas para outras cidades da região. Tudo de ônibus.

Veja também:
Dicas de viagem para Salta e Jujuy
Onde ficar na Quebrada de Humahuaca
Os encantos da culinária andina

História: a maldição de Tilcara

Eu queria te dizer que Tilcara é mundialmente famosa por causa do Pucará. Ou que a fama vem da simpatia do lugar. Mas a verdade é que Tilcara só é conhecida mundo afora por causa de uma maldição.

Tudo começou em 1986, quando o técnico Carlos Billardo resolveu levar a seleção da Argentina para treinar em Tilcara. Além de fugir do assédio de torcedores, Tilcara oferecia uma altitude parecida com a da Cidade do México, onde a Argentina iria jogar algumas partidas da Copa.

Ao conversar com o povo de Tilcara, Carlos Billardo descobriu que a Virgen de Copacabana del Abra de Punta Corral, cuja imagem guardava a igreja da cidade, era poderosa. Pelo sim e pelo não, Billardo levou a seleção lá, colocou todo mundo de joelhos (Maradona incluído) e pediu pela vitória na Copa do Mundo. Como não há pedido sem promessa, ele teria prometido que, em caso de vitória, voltaria em Tilcara, junto com toda a seleção e a taça do torneio.

A Argentina ganhou a Copa, com uma mãozinha de Deus. Mas a seleção não voltou em Tilcara. Desde então, a Argentina já perdeu sete Copas do Mundo, sendo duas na final: em 1990 e em 2014.

Este ano, pouco antes da Copa do Mundo do Brasil, Billardo disse que toda essa história era um mito. Ele diz que a seleção de fato pediu para a Virgem ajudar, mas não prometeu voltar lá. O povo de Tilcara não acredita e garante: a Argentina não será campeã do mundo enquanto toda a equipe de 86 permanecer sem pagar a promessa. Há maldições quem vêm para o bem, né? 😉

Onde fica e como chegar em Tilcara

Com pouco mais de 5.500 habitantes, San Francisco de Tilcara é a capital do departamento de Tilcara, na província de Jujuy. Está localizada a 84 quilômetros de San Salvador de Jujuy, capital da provincia e faz parte do roteiro da Quebrada do Huamahuaca, um vale repleto de paisagens áridas e estonteantes, montanhas coloridas e cidadezinhas perdidas no tempo.

Tilcara está em que altitude?

Tilcara está a 2465 metros acima do nível do mar, o que é considerado uma altitude elevada. É possível que algumas pessoas apresentem soroche, ou o mal da montanha, ao chegar à cidade, em especial se vêm de regiões mais baixas. Veja aqui algumas dicas sobre como lidar com o soroche.

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de San Juan de Jujuy, que recebe vôos de Buenos Aires e outras cidades argentinas.

De ônibus, saindo da capital, são cerca de 20 horas. Se você tiver sorte, no entanto, dá para pagar quase o mesmo em uma passagem de avião. Veja aqui como viajar de ônibus na Argentina.

Quem vem de Salta tem um trajeto mais curto: são cerca de 200 quilômetros de estrada. Há diversos ônibus das empresas Balut e Andesmar que saem diversas vezes por dia e fazem o trajeto. A linha é a “La Quiaca” e a passagem custa cerca de R$ 50. Tilcara é uma das paradas no meio do caminho, por isso lembre-se de avisar ao motorista onde você vai descer.

Outra opção vantajosa é alugar um carro para percorrer os cantinhos da Quebrada do Huamahuaca com mais liberdade. Nesse caso, recomendamos que você utilize o buscador RentCars, que busca entre as principais locadores e te ajuda a encontrar os melhores preços e condições de aluguel.

O que fazer em Tilcara: as principais atrações

Ruas de Tilcara  Tilcara - Argentina

Tilcara tem duas atrações principais. Visitar o Pucará, hoje convertido num sítio arqueológico, é o mais concorrido deles:

  • Visitar o Pucará de Tilcara
  • Conhecer a cachoeira Garganta del Diablo
  • Passear pelas lojinhas e restaurantes do centro
  • Assistir uma típica peña argentina

O Pucará de Tilcara

Na língua quechua, Pucará significa “fortaleza”. Um nome apropriado para um dos sítios arqueológicos mais importantes da Argentina, que está justo ali, em Tilcara. O Pucará de Tilcará foi erguido pelo povo Omaguaca, que habitou a região a partir do século 12.

Estrategicamente localizado no alto de um morro, a fortaleza resistiu a ataques de invasores durante séculos, até que os incas finalmente conseguiram conquistar (e devastar) o local, no século 15. O Pucará caiu no esquecimento. Não foi redescoberta nem mesmo quando os espanhóis venceram os incas e fundaram Tilcara a poucos metros da antiga fortaleza indígena.

O Pucará só voltou ao mapa no século 20, quando o arqueólogo Juan Bautista Ambrosetti passou por lá. Com isso, Tilcara se tornou um importante centro turístico da região.

Além de visitar um jardim botânico, a visita tem uma trilha até o sítio arqueológico. Você vai ver ruínas de casas e outros espaços construídos pelo povo Omaguaca. Destaque também para os cardones, espécie de cacto gigante que ocupa a paisagem. Segundo a lenda, o Pucará tem um cardone para cada pessoa que já viveu naquela vila.

Pucara de Tilcara

A parte ruim fica por conta do trabalho porco feito pelos arqueólogos e especialistas que trabalharam na restauração do lugar. A presença do falso histórico, uma espécie de reconstrução das ruínas de forma a mostrar como era a região durante seu auge, é o caminho normal em muitos sítios arqueológicos desses tipo, incluindo Machu Picchu. Mas no Pucará o trabalho foi além disso: algum espertalhão deu a ideia de construir um monumento em homenagem aos arqueólogos que trabalharam na redescoberta do sítio.

“Já sei! Bora construir uma pirâmide lá no alto, no principal espaço do Pucará?”

“Beleza”, disse o outro. “Parece uma boa ideia”.

Não era. Para construir a tal pirâmide – que não tem nada a ver com o estilo de construção do povo Omaguaca – os restauradores destruíram parte das ruínas que estavam ali. Trabalho bom, né?

Ao chegar ao monumento faraônico dos restauradores, ignore aquilo por alguns instantes e aproveite a vista do local. Vai ser fácil entender o motivo para os antigos habitantes do Pucará terem escolhido aquele local para sediar uma fortaleza.

Monumento Pucará de Tilcara

Como chegar: Para chegar ao Pucará de Tilcara, basta sair do centro da vila e andar por cerca de 20 minutos. Há placas que indicam o caminho na estrada. Depois de subir um morro e atravessar uma ponte de ferro, o Pucará aparecerá para você. A entrada custa 100 pesos, o que dá em torno de R$ 20, dependendo da cotação da moeda argentina.

Garganta del Diablo, a cachoeira mais famosa de Tilcara

A outra grande atração de Tilcara é uma cachoeira. A Garganta del Diablo fica a cerca de quatro quilômetros do centro da vila, sendo uma tradicional rota de trilhas. Para chegar lá, basta subir pela Calle Padilla até encontrar uma placa que indica o início da trilha.

Não se preocupe, o caminho é demarcado e você certamente encontrará outros aventureiros pelo trajeto. Embora o trajeto não seja tão longo, nem difícil, é bom ir com calma e sentir o ritmo. Lembre-se de que Tilcara está a mais de 2400 metros de altitude. Por isso, algumas pessoas podem se sentir mal ao fazer esforço físico. O ideal é deixar o corpo se acostumar por alguns dias antes de exigir demais dele. E não se esqueça da água e do protetor solar.

Há uma portaria no local que cobra uma pequena taxa de administração. Lá dentro, você pode optar por seguir para a cachoeira ou para um cânion (ou os dois).

Quem não quiser caminhar pode ir de carro. É uma estrada diferente, com 8 quilômetros de extensão.

Centrinho de Tilcara

Há várias opções de restaurantes na praça central e nas ruas ao redor. Por falar na praça, toda noite costuma ter uma feira de artesanato por ali, ótima opção para quem deseja comprar lembrancinhas e presentes andinos.

Assista a um peña ao vivo

peña Argentina

Caiu a noite? Corra para uma Peña, que nada mais é que um bar. Mas um bar com música ao vivo e típica dos Andes, um dos programas mais divertidos que você pode fazer no norte da Argentina. Nós fomos na Peña de Chuspita e adoramos. Outra opção é a Peña de Carlitos, que fica numa das esquinas da praça. Leia mais sobre as peñas folclóricas argentinas aqui.

Veja algumas peñas recomendadas em Tilcara:

  • La Peña de Carlitos, Lavalle 397 esq. Rivadavia, Tilcara, +54 011 5483-7278
  • La Peña de Chuspita, Calle Ernesto Padilla, Tilcara, +54 388 495-5389
  • Peña Altitud, Belgrano 621, Tilcara, +54  0388 495-5185
  • Peña Pachas Rincón del Colla, Rivadavia 378, Tilcara, +54 011 15-2633-3330

Restaurantes em Tilcara

La Picadita

Comida típica do norte da argentina com opções vegetarianas, veganas e sem glúten. Funciona em um bonito casarão colonial e os pratos são saborosos e bem servidos. (Calle Dr Manuel Belgrano 672)

El Patio

Restaurante familiar, pequeno e simples, que serve saborosos pratos da comida regional. Também tem opções vegetarianas e veganas. Os preços são convidativos. (Calle Gral Juan Lavalle 352)

Locoto Resto

Um dos restaurantes mais bem avaliados da cidade, o Locoto serve pratos regionais e variados, mas também funciona como bar e café. Tem uma boa vista dos morros ao redor de Tilcara. (Dr. Ernesto Padilla 451, entre Jujuy y Belgrano)

Quebrada Querida

Com ingredientes frescos e locais, o Quebrada Querida serve deliciosos pratos regionais com gostinho de comida caseira, feita com amor. Um cantinho escondido em Tilcara que certamente vale a visita. (Calle Dr Manuel Belgrano 688)

Onde se hospedar em Tilcara

Hotéis e pousadas

Hostels em Tilcara

Como usar Tilcara como base para explorar a Quebrada do Huamahuaca

Por ter um estrutura turística relativamente boa e ser tranquila e charmosa, Tilcara é uma boa opção de base para explorar o restante da Quebrada do Humahuaca. Para isso, uma boa ideia é contratar passeios guiados pelas redondezas. Aqui há uma lista com diversas opções para você escolher.

Para quem preferir fazer por conta própria, Tilcara tem um terminal de ônibus com ligação com outras cidades da região. Veja abaixo:

Como ir de Tilcara a Purmamarca

Há ônibus locais com preço de lotação que passam pelo terminal de Tilcara e de Purmamarca várias vezes por dia. Mas tome cuidado, pois alguns veículos não entram em Purmamarca, deixam no cruzamento da estrada e você precisará caminha até o centro. Informe-se com o motorista antes de embarcar. A viagem demora cerca de 30 minutos.

Como ir de Tilcara a Jujuy

Ônibus da linha Salta – La Quiaca, Jujuy – Humahuaca e Jujua – Iruya fazem o trajeto, que tem duração média de 1h30. Saem do terminal de Tilcara. Informe-se com o motorista o lugar correto em que você deve descer.

Como ir de Tilcara a Huamahuaca

Ônibus partem diversas vezes por dia do Terminal de Tilcara e passam pelo Terminal de Huamahuaca. A viagem dura cerca de 1h40.

Seguro de viagem para a Argentina

Contratar um seguro de viagem é essencial na Argentina e em qualquer viagem. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos. Veja a aqui algumas razões e dicas de como pagar menos de 10 reais por dia no seguro, com as nossas dicas e cupom de desconto!

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

20 comentários sobre o texto “Tilcara, a simpática vila nos Andes argentinos

  1. Ola Rafael.

    Dormiremos em Purmamarca e um dos passeios que queremos fazer é para Salinas Grandes.
    È possivel fazer com o próprio carro?

    Att

    Francine

    1. Acho que sim, Francine. Vi muita gente fazendo por conta própria. Só não consigo dar dicas específicas sobre isso, porque fui com uma agência.

      Abraço.

        1. Oi, Mônica.

          Infelizmente não tenho nenhuma pra te indicar. Eu procurei quando cheguei em Salta, no centrinho da cidade, pegando indicações no hotel.

  2. Olá,
    Sou estudante de Geologia aqui no RS. Em outubro estarei indo com mais 38 amigos para uma super excursão aos andes e Tilcara será uma de nossas paradas. Existe algum tipo de camping por lá? esses hostels possuem uma estrutura para receber esse número de hospedes?

    Abraço e parabéns pelo Blog!

  3. Oi Rafael,sairei de san Pedro do Atacama e estou na dúvida se vou para Purmamarca > tilcara >Purmamarca ou se vou direto para Tilcara e de lá purmamarca. Sabe se tem algum ônibus que faça essas linhas ? E qual o valor aproximado? Muito obrigada;)

    1. Tem uma linha que liga Tilcara e Purmamarca. É uma viagem rápida, coisa de meia hora. Eu preferi me hospedar em Tilcara e fazer Purmamarca de bate-volta.

      Abraço.

  4. Gente passei a virada de ano em Tilcara, fizemos uma rota de carro passando também pelo Chile e Bolívia. Os lugares é muito surreais, parecem de outro mundo, um mais lindo que o outro. E deixa eu falar, não é que perdemos 2 pneus e ficamos presos no meio do deserto do Atacama? hahaha Loucura né? Mas ainda bem que deu tudo certo e encontramos pessoas super gente finas que nos ajudaram. Estou terminando os posts nossa aventura de carro pela América, se alguém quiser conferir o blog é: https://iniciativaaventureiros.wordpress.com/

    Abraços Pessoal.

  5. Olá, pessoal! Em outubro/2015, Estive viajando de moto com meu filho. O destino era Machu Picchu, mas sofri um acidente no alto da Cordilheira dos Andes e tivemos que abortar a viagem.
    Fiquei quatro dias em Purmamarca. É uma cidade pequeninha, sem calçamento, dna Andino mesmo. Mas é fascinante ficar ali. Só estando lá para descobri-la.
    Alguém perguntou aqui no blog sobre hospedagem. Foi antes da desvalorização recente do peso argentino, portanto estava muito caro. Para se ter ideia,um quarto para dois em casa de família muito simples, custava 600 pesos a diária. Indico o Hostal Posta de Purmamarca, um bom hotel. A diária para dois custa 1.300 pesos. Existe um único quarto, o 10, como não tem vista, me fizeram por 700 pesos. Muito bom, debaixo do Cerro.
    Bons restaurantes, comida barata.
    Se alguém quiser detalhes da andança, favor acessar o blog capitaesmg.webs.com
    Espero ter ajudado.
    Mauricio Lages – BH

    1. Obrigada pela contribuição Mauricio. Não fiquei em Purmamarca, mas em Tilcara dava para encontrar pousadas bem baratas, era só procurar um pouco. Buscar guest houses é uma boa forma de economizar.

  6. Muito legais as dicas de vocês pro norte argentino, é um pouco difícil de encontrar pela internet dicas tão claras 🙂 Por isso tenho umas perguntinhas, pois pretendo visitar o norte da Argentina em Setembro pra chegar até o Atacama: lendo por aqui percebi que as melhores cidades são mesmo Salta e Tilcara, mas eu consigo ir de Tilcara já pra cruzar a fronteira com o Chile ou eu teria de ir até Jujuy e de lá pegar um ônibus? Vocês saberiam? Estou tentando fazer um orçamento, mas está um pouco complicado também. Na cidade tem opções de casas de câmbio ou caixas eletrônicos? E uma última, mas não menos importante, pois é a primeira viagem que faço sozinha: as cidades são seguras pra se andar a noite sozinha?

    1. Oi, Aline. Que bom que as informações são úteis. 🙂

      Os ônibus para São Pedro do Atacama partem de Salta costumam passar por Jujuy. Tilcara é uma cidade bem pequena mesmo. Você teria que ir até Jujuy ou Salta para pegar o ônibus.

      A viagem é realizada por três empresas: Andesmar, Geminis e Pullman. Você pode ter que ir até Calama, também no Chile, e de lá pegar outro ônibus para São Pedro do Atacama.

      Abraço.

  7. Oi, Rafael! Eu e meu esposo visitaremos essa região em julho. Pretendemos montar duas bases: Salta e Tilcara ou Purmamarca. Você sabe nos dizer se conseguíriamos hospedagem no mesmo dia em que chegarmos, apesar de ser alta estação? Pergunto isso porque vai que a gente se encante mais por uma cidade do que pela outra….

    Abraço, estou curtindo muito as narrativas de vocês 🙂

    1. Esqueci de dizer…já temos uma reserva em Salta. Nossa dúvida é se ficamos em Purmamarca ou Tilcara e se conseguiríamos lugar pra dormir sem fazer reserva antecipada como fizemos em Salta.

      1. Oi, Silvana. O ideal é passar uma noite em Purmamarca, para pegar o nascer e o pôr do sol nas montanhas coloridas. Depois, passe mais uns dias em Tilcara, que tem estrutura melhor e serve como uma ótima base para a região.

        Em tese dá para achar hospedagem no dia que você chegar sim. Só tome cuidado para não ser no meio de uma festividade religiosa. Por exemplo, os hotéis lotam meses antes da festa mais importante de Salta.

        https://www.360meridianos.com/especial

        Abraço e boa viagem.

  8. Boa tarde Rafael!! Estou indo (sozinha) para região de Salta-Jujuy em abril e gostaria de saber se vcs viram agências de turismo que faziam os passeios pra Salinas Grandes e pra Purmamarca a partir de Tilcara e também de San Salvador de Jujuy.

    1. Vi sim, Jéssica. Tanto as que levam de carro quanto passeios de cavalo ou com lhamas. Só não sei te falar os preços e se são bem organizados, mas a distância é bem menor do que a partir de Salta.

      Dá uma olhada aqui: https://www.caravanadellamas.com.ar/?page_id=15

      Também dá pra ir de ônibus público, a partir de Purmamarca, ou para fazer um tour a partir de Jujuy, que é bem mais próxima que Salta.

      Abraço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.