fbpx

Ponta de São Lourenço, trilha mais bonita da Madeira

Numa explicação rasa, a Ponta de São Lourenço, na Ilha da Madeira, é o ponto mais extremo ao leste da Ilha. Basicamente, é ali que tudo termina em água. A explicação mais profunda tem a ver com o título aí em cima: na minha humilde opinião, a Ponta de São Lourenço é a trilha mais bonita da Ilha da Madeira. E provavelmente vai competir na lista de alguns dos lugares mais lindos que você já viu na vida. E o melhor: não é um trilha difícil.

Geograficamente falando, essa é uma área de preservação ambiental, de clima semi-árido, exposição a ventos fortes e com formação rochosa vulcânica. A tradução disso é que lá basicamente você não encontra árvores, somente vegetação rasteira, mas algumas coisas bem diferentes, tipo um arbustos de espinhos completamente branco ou dentes-de-leão bem grandes. Além disso, as rochas vulcânicas colaboram para que as pedras ali tenham formas e cores impressionantes.

Dente de Leao Ilha da Madeira

ponta de sao lourenço o que fazer ilha da madeira

Ilha da Madeira Ponta de São Lourenço

Durante parte da caminhada, eu me senti em Marte. Não que eu saiba como Marte é, mas eu nunca tinha visto uma paisagem tão diferente. A cada curva ou mirante eu me deparava com um novo cenário maravilhoso. São 4 km de percurso (8 km ida e volta), mas eu, que sou bem sedentária e pouco aventureira, achei fácil.

Eu também não tinha bota de caminhada, nem nada disso – fui com meu tênis mesmo e deu tudo certo. O tempo sugerido para completar o passeio é de 2h30. Para quem quer mais informações sobre a trilha, é só buscar a PR-8 (Vereda da Ponta de São Lourenço).

A caminhada começa na Baia D’Abra, que é o ponto até onde os carros e ônibus chegam. Mais ou menos na metade do caminho fica a Prainha, uma praia de areia preta. No dia do meu passeio, a maré estava muito alta, então acabamos não indo lá.

O percurso pedonal, como os portugueses nomeiam as trilhas, termina na Casa da Sardinha, onde há uma área com explicações sobre as espécies encontradas na península. Lá também você pode usar o banheiro, mas é pago e não tem água nem para lavar a mão. Mais abaixo fica o Cais da Sardinha, com uma pequena entrada para ver o mar. Em todo o trajeto não há nenhum lugar para comprar comida ou água. Vá preparado.

ponta sao lourenco ilha

Do Cais da Sardinha ainda dá para subir por uns 10 minutos e ir até o ponto mais alto da Ponta de São Lourenço, de onde se tem uma vista panorâmica da reserva. Tipo isso:

O problema é a previsão do tempo. Nós começamos nossa caminhada por volta de 12h. O dia, como vocês podem perceber pelas fotos, estava lindo e azul. Às 13h30, chegamos ao Cais da Sardinha, onde paramos para comer, ir ao banheiro e descansar um pouco. Decidimos seguir então para a área mais alta.

Algumas nuvens cinzas começavam a aparecer ao longe, mas nada alarmante. Foi quando eu chequei a previsão do tempo hora a hora. Segundo ela, ia chover por volta das 15h. Meus companheiros de viagem não deram muita bola.

Dez minutos depois, estávamos no topo tirando as fotos que você viu lá em cima. Uma chuva fina começou quando nos preparávamos para ir embora. Foi uma questão de poucos minutos para essa chuva se transformar numa ventania assustadora (daquele tipo que te carrega mesmo), neblina e frio. Era tanta água e vento que dava para ficar desorientado muito fácil. E foram nessas condições que tivemos que andar os 4km do caminho de volta, passando por desfiladeiros. Bastante assustador.

O mais engraçado é que, quando chegamos ao começo da trilha, não parecia que o clima estava tão ruim assim, só caia uma chuva fraca. Então, quem está começando a caminhada desavisado pode não saber que lá no meio há muita chuva, vento e pouca visibilidade.

Ponta de São Lourenço Falesias Ilha da Madeira

A dica é: esteja preparado antes de ir. Além de levar água e comida na mochila, tenha um bom casaco corta vento, mesmo que o dia esteja lindo e sem nuvens. No mais, bastante bateria na câmera, porque o lugar é um cenário perfeito para quem curte fotografia.

trilhas Ilha da madeira

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Ponta de São Lourenço, trilha mais bonita da Madeira

  1. Luíza, vou para a Madeira mês que vem e pretendo fazer o tour para Ponta de São Lourenço por conta própria (vou alugar um carro).
    Se puder esclarecer as dúvidas abaixo, por favor…

    * a Trilha é bem demarcada?
    * encontrou outros grupos no caminho?
    * a estrada a partir de Funchal é tranquila?

  2. Olá Luíza, tudo bem?
    Sabe me dizer qual o meio de transporte mais barato para viajar em Portugal? Dei uma pesquisada em passagens avulsas de trem, mas achei meio caro. Vi que existe um Portugal Rail Pass, mas também não sei se é a forma mais vantajosa. O que você me diz, de acordo com suas experiências?

    Beijos e super obrigada!

    1. Oi Bruna,

      Eu nunca acho esses Rail Pass vantajosos para meu estilo de viagem. O de Portugal há possibilidades para 3 ou 7 dias.

      Em geral, vale a pena comprar as passagens de trem com 7 dias de antecedência, assim você tem um desconto de quase metade do valor total. Além disso, viajar de ônibus é uma boa ideia em várias situações, porque os preços são amigáveis e as estradas muito boas. Se você estiver em grupo, alugar um carro passa a ser a opção mais vantajosa.

      Enfim, temos posts sobre isso aqui no blog, dá uma olhada =)

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.