Onde ficar em Porto, Portugal: 5 melhores bairros e hotéis

Talvez você não saiba, mas Porto, em Portugal, tem uma oferta incrível de hotéis, hostels e alojamentos locais de muita qualidade. Eu já tive a chance de experimentar diversas dessas acomodações no Porto e há algum tempo moro na cidade, de forma que posso dar dicas úteis de onde ficar em Porto, incluindo os 5 melhores bairros e ideias de hospedagem para todos os estilos de viajantes.

O melhor do Porto é que as atrações são muito próximas umas das outras, então, se você estiver com disposição para caminhada, dá para fazer tudo a pé. Se não, a oferta de transporte público é muito boa, além do preço camarada de táxi/uber.

Vai viajar para o Porto? Então não deixe de ler também:
O que fazer no Porto: roteiro de 3 dias
7 bate-voltas para cidades no entorno do Porto
Como ir de Lisboa a Porto: o mais rápido, mais barato e outras dicas

Onde ficar no Porto: os 5 melhores bairros

Dividi no mapa as regiões listadas abaixo. Não são as áreas completas, mas sim aquelas que considero interessantes para se hospedar

  • Baixa e Ribeira, o centro do Porto

Onde ficar em Porto Portugal Aliados

Se você quer ficar no burburinho onde tudo acontece, o Centro (ou a Baixa, como dizem os portugueses) é o lugar para você. A Av. dos Aliados, Estação São Bento, Torre dos Clérigos, Mercado do Bolhão, bares, boates e restaurantes. Tudo fica por ali, movimentando a região dia e noite. Evite se você preferir mais tranquilidade.

A parte central do Porto também incorpora a zona da Ribeira, a região à beira do Rio Douro, com vista para a ponte Luis I. É uma área muito agradável. O único defeito dessa região é que você estará na zona mais baixa da cidade, ou seja, para ir a qualquer lugar precisará subir bastante.

Veja opções de hospedagem na região do Centro do Porto

Abaixo, indico cinco hostels com nota acima de 9 na região central da cidade onde eu já fiquei e aprovei (são bons inclusive para casais, pois têm excelentes quartos privativos):

Best Guest Porto Hostel

Porto Wine Hostel

Yes! Porto Hostel

Garden House Hostel

Também, hotéis e acomodações que valem a pena, para vários estilos de viajantes:

Luxuoso: Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site, 5 estrelas

Confortável: Descobertas Boutique Hotel Porto, 4 estrelas

Econômico: Pousada Almada, nota 9

  • Cedofeita, arte e cultura

Onde ficar em Porto Portugal Casa da Música

Essa é a região que eu escolhi para viver hoje. É interessante porque conta com um bom mix de vida local e coisas que interessam turistas. Nessa zona do Porto ficam galerias de arte e lojas de design (na região da Miguel Bombarda e rua do Rosário), mercados de rua, comércio na Cedofeita, a Casa da Música e o mercado gourmet de Bom Sucesso. É uma zona bem servida de estações de metrô – são três delas: Lapa, Carolina Michaelis e Casa da Música.

Veja opções de hospedagem em Cedofeita

Luxuoso: Rosa Et Al Townhouse, nota 9.3

Confortável: Porto Downtown Lovers Suites, nota 9.4

Econômico: Gallery Hostel, nota 9.4

Mochileiro: Forrester Downtown House, nota 8.3

  • Bonfim, para quem planeja bate-voltas

Nessa região do Porto estão os metrôs Campo 24 de Agosto, Heroísmo e Campanhã, ou seja também é ali que fica a principal estação de trem e a rodoviária da cidade. Se seu plano é ter facilidade de se locomover do Porto para outros lugares, essa é uma boa opção. Eu morei um ano por essa região e trata-se de uma área em transformação: muitas coisas novas abrindo, mas ainda tem aquele quê de bairro local, com vizinhos velhinhos que te dão bom dia, comércio local, etc. Além disso, como é uma área menos turística, os preços são bem mais baixos.

Veja todas as opções de acomodação em Bonfim

Luxuoso: Eurostars Heroísmo, 4 estrelas

Confortável: Apartamentos Trait House, 4 estrelas, nota 9.6

Econômico: Dukes Corner Guest House, nota 8.9 (já fiquei nessa pousada muito boa, café da manhã maravilhoso)

Mochileiro: LightPoint Hostel, nota 9

  • Massarelos e Miragaia, jardins e vista

Esses bairros ficam na divisa entre a zona central e histórica da cidade e a área mais nova. Com isso, você consegue fazer tudo a pé, mas não fica tão no meio da bagunça e barulho. Por ali estão alguns pontos de encontro importantes para a cidade e para ter a melhor vista do Douro, no caso, os jardins do Palácio de Cristal e os Jardins das Virtudes. A vantagem é que você vai ver tanto ruelas antigas e casas tradicionais quando construções elegantes e mais refinadas na Avenida Boavista. A desvantagem é que, apesar da proximidade do centro, não tem bons acessos de transporte público.

Veja todas as opções de onde ficar nessa região do Porto

Luxuoso: Sheraton Porto Hotel & Spa, 5 estrelas (já fiquei lá e é realmente incrível)

Confortável: Porta Azul Guesthouse (pousada familiar, atendimento impecável)

Econômico: Happy Porto Hostel & Apartments, nota 9

Mochileiro: Yellow Hostel, nota 8.8

  • Vila Nova de Gaia, caves de vinho do Porto

Onde ficar em Porto Portugal Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia é outra cidade, que fica do outro lado do Rio Douro. É dali que você terá a melhor vista do Porto e onde se encontram as principais caves de Vinho do Porto. Na beira do rio eles construíram uma série de bares e restaurantes a la Puerto Madero. Várias redes de hotel estão localizadas por ali e o transporte até Porto é fácil, só cruzar a ponte e você estará na Ribeira. Se você for procurar hospedagem em Vila Nova de Gaia, escolha aquelas mais próximas ao rio ou das estações de metrô/trem.

Veja opções de hospedagem em Vila Nova de Gaia

Luxuoso: The Yeatman, 5 estrelas

Confortável: 296 Heritage Apartments, 4 estrelas

Econômico: Charm GuestHouse Douro, nota 9

Mochileiro: Origami Porto Residência & Hostel, nota 8.9

Dicas extras de onde ficar em Porto

Eu listei os 5 melhores bairros na minha opinião de quem mora na cidade, mas acredito que existem excelentes opções fora dessa lista, como o bairro da Lapa, a região da Foz do Douro, a cidade vizinha de Matosinhos, a zona universitária de Paranhos. Você pode conferir no mapa abaixo todas as opções de acomodação em Porto, por preço:


Booking.com

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem no Porto.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

 


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

30 comentários sobre o texto “Onde ficar em Porto, Portugal: 5 melhores bairros e hotéis

  1. Ola Luiza, seja bem vinda ao Porto. Também sou jornalista, também já dei a volta ao mundo. E o Porto é a minha casa. 🙂 Gostei muito das suas recomendações e a forma como dividiu as zonas da cidade. Coincidem com aquilo que sempre digo a quem está a visitar a cidade: para mim a melhor zona do porto é mesmo a do Bairro das Artes, por entre a Rua do Rosario e Miguel Bombarda. Suficientemente perto da movida nocturna das Galerias de Paris, mas suficientemente longe para ter a qualidade de repouso nocturna. E com os jardins do Palácio ali bem perto. 🙂

  2. Sobre essa hospedagem, o preço deles subiu bem do valor mencionado na matéria.
    Pesquisei no booking e está bem diferente.
    Mas valeu a dica

    1. Oi José,

      Os valores de hospedagem infelizmente variam bastante de acordo com a época do ano, disponibilidade de quartos e outros fatores. Mas tem muitas opções de hospedagem no Porto, eu vou atualizar o post com algumas que já testei.

  3. Prezada Luiza,

    Que maravilha de informações.
    Sou estudante de doutoramento na UFP, passei o mês de julho do ano passado lá.. fiquei numa casa de brasileiros pela Air bnb… fui muito bem tratada mas, era quarto compartilhado, não tinha privacidade etc…

    Agora vou por três meses de setembro a dezembro… gostaria de um local mais livre, que eu possa receber visitas, e ficar mais a vontade… o que recomendas… gostaria de ver algo perto da Nova Vila Gaya… recomendas? Abraços

  4. OLA LUIZA, ESTAREMOS NO PORTO PARA PASSAGEM DO ANO E GOSTRIA DE SABER SE VC TEM ALGUMA DICA PARA A MEIA NOITE E DIA SEGUINTE CONSIDERANDO QUE SERA FERIADO.
    OBRIGADO JULIANA

  5. Oi adorei e gostaria de saber mais !
    Pretendo viajar e passar 15 dias a um mês em Portugal,e gostaria de mais dicas e valores para conhecer pontos turísticos, arquitetura, hospedagens e atrações culturais.
    Adorei essa postagens😄

  6. Estou apaixonada pelo Porto.sonhando estar ai em breve.To me programando pra viajar em marco de 2019.Espero que de tudo certo mas,ja estou fazendo meus planos.marlenr

  7. oi linda!! tenho 66 anos, minha mulher 61,minha neta 12 anos,meu neto 10 anos quero conhecer portuga,moro em são paulo qual a melhor opção transporte hotel e lugar para visitar,quero alugar um carro, obrigado

  8. ola luiza,

    estou indo a porto em julho com 2 cr de 8 e 11 anos,qual seria o melhor local para ficar, próximo a atrações, e ht qual seria o melhor 5 estrelas?

    1. Oi Constance,

      Tem em Gaia, onde ficam as caves de vinho do Porto. Eu conheço a Taylor’s, que tem o hotel The Yeatman: http://www.booking.com/hotel/pt/the-yeatman.pt-pt.html?aid=367502;sid=0563a797994e52050b2c75c358f02617;all_sr_blocks=28562101_97479262_0_1_0;checkin=2017-03-03;checkout=2017-03-04;dest_id=-2179627;dest_type=city;dist=0;highlighted_blocks=28562101_97479262_0_1_0;hpos=1;room1=A%2CA;sb_price_type=total;srfid=e5fabec78321a6dbf2c1ea95dcd097da62556854X1;type=total;ucfs=1&

      Agora vinícolas mesmo, teria que ser fora do Porto e em alguma das vilas e cidadezinhas a beira do Douro.

      Achei algumas opções aqui: http://www.booking.com/searchresults.pt-pt.html?aid=367502&lang=pt-pt&sid=0563a797994e52050b2c75c358f02617&track_sskph=1&sb=1&src=searchresults&src_elem=sb&error_url=http%3A%2F%2Fwww.booking.com%2Fsearchresults.pt-pt.html%3Faid%3D367502%3Bsid%3D0563a797994e52050b2c75c358f02617%3Bcheckin_year_month_monthday%3D2017-03-03%3Bcheckout_year_month_monthday%3D2017-03-04%3Bclass_interval%3D1%3Bdest_id%3D-2179627%3Bdest_type%3Dcity%3Bdtdisc%3D0%3Bhighlighted_hotels%3D285621%3Bhlrd%3D0%3Bhyb_red%3D0%3Binac%3D0%3Blabel_click%3Dundef%3Bmih%3D0%3Bnha_red%3D0%3Boffset%3D0%3Bpostcard%3D0%3Braw_dest_type%3Dcity%3Bredirected%3D1%3Bredirected_from_city%3D0%3Bredirected_from_landmark%3D0%3Bredirected_from_region%3D0%3Broom1%3DA%252CA%3Bsb_price_type%3Dtotal%3Bss_all%3D0%3Bssb%3Dempty%3Bsshis%3D0%26%3B&ss=Douro%2C+Portugal&ssne=Vila+Nova+de+Gaia&ssne_untouched=Vila+Nova+de+Gaia&city=-2179627&checkin_monthday=3&checkin_month=3&checkin_year=2017&checkout_monthday=4&checkout_month=3&checkout_year=2017&room1=A%2CA&no_rooms=1&group_adults=2&group_children=0&ss_raw=douro&ac_position=0&ac_langcode=pt&dest_id=3715&dest_type=region&search_pageview_id=74786466733d027a&search_selected=true&search_pageview_id=74786466733d027a&ac_suggestion_list_length=5&ac_suggestion_theme_list_length=0&map_tk=1&track_sssu=1

      Espero que ajude

  9. Olá Luiza, tudo bem?

    Me mudarei para Porto no início de junho, pois começarei a trabalhar lá na segunda semana do mês. No início, achei que valeria mais a pena ficar em algum hostel. Concordas com isso ou acha mais válido já alugar algum ap de cara?

    Meu local de trabalho fica bem próximo à Câmara Municipal do Porto, conhece algo bom na região?

    Estou em busca de informações e qualquer coisa já será muito útil. Muito obrigado. 🙂
    Abraço

    1. Oi Bruno,

      Vale muito mais a pena deixar para procurar quando já estiver no Porto. Há alguns problemas com senhorios picaretas e apartamentos muito velhos. Então, melhor escolher pessoalmente do que se prender a um contrato a distância.

      Isso vai te ajudar inclusive a escolher melhor a região que quer viver.

  10. Se for ao norte de Portugal, compre um bom vinho verde Alvarinho ou Loureiro e vai conhecer o melhor vinho do Mundo, proveniente da região Minho, no norte de Portugal.

    Cumprimentos a todos,
    a gerência de Quinta Dom José Turismo Rural

  11. Porto e Vila Nova de Gaia sao sem duvida dois lugares 5*.
    Para os amantes de caminhada, bicicleta e praia ia sugerir a caminhada pela orla marítima de Vila Nova de Gaia, desde o Cais de Gaia ate Espinho sao 21km. O percurso é tudo feito no passadico de madeira na praia sobre as dunas e pelo caminho existem montes de bares para parar, abastecer e descansar. Um passeio que vale bem a pena e a lembrar que Vila Nova de Gaia tem 18 praias com bandeira azul. O regresso pode ser feito de comboio de Espinho para o Porto para a bela Estacao de Sao Bento.
    Fazia apenas uma correcao ao vosso post, Av Boa Vista, diz-se Av. Boavista.
    Parabens pelo vosso site, adoro.

  12. Morei na zona de Massarelos e lá (e as proximidades da Casa da Música) é, pra mim, o melhor lugar pra se ficar no Porto. Além do fácil acesso ao centro, com todos os pontos turísticos que você citou, também é bem tranquilo caminhar pro outro lado, onde fica o parque da Pasteleira, a Fundação Serralves, a Foz do Douro e a praia de Matosinhos… Mas independente de onde você se hospeda, o melhor jeito de se locomover pelo Porto é caminhando de viela em viela, é tudo muito lindinho pra ser trocado por um metrô

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.