fbpx

Looptail: como o turismo pode ajudar a mudar o mundo

No início do livro Looptail, conhecemos Bruce Poon Tip, quando ele estava próximo do seu aniversário de 30 anos. E prestes a completar uma meta de vida: visitar 100 países. O próximo destino era o Tibet. Além da sensação de sonho realizado, ele também carregava nos bolsos um livro do Dalai Lama e fotos de sua santidade, ambos objetos terminantemente proibidos pelos chineses, invasores do Tibet desde 1950.

Foi muita sorte ele ter conseguido cruzar as fronteiras sem ser descoberto. Mas, para ele, valeu a emoção dos tibetanos que choraram ao ver as imagens de Dalai Lama depois de tantos anos. Foram os ensinamentos desse povo e de Sua Santidade que ajudaram Bruce a repensar sua vida e reestruturar sua empresa, criada quando ele tinha 22 anos e que passava por uma grande crise no momento.

O negócio de Bruce era a Gap Adventures, uma empresa de turismo diferente, que focava em viajantes independentes em busca de experiências autênticas ao redor do mundo, algo além dos pacotes com resorts all-incluse, parques temáticos e passeios de compras, mas mais confortável que um mochilão. Um projeto baseado nos ideais dele a respeito de viagens e em sua percepção de mercado como empreendedor.

Apesar de ter usado o verbo no passado, a empresa ainda existe: só que muito maior e com outro nome. É a GAdventure, uma das maiores operadoras turísticas do mundo e que possui um braço social importante, a Planeterra, que promove iniciativas de sustentabilidade social e ambiental nos lugares pobres onde a GAdventure opera. O que torna essa história tão especial não é o fato de Bruce Poon Tip ter ido ao Tibet ou conhecer mais de 100 países, como contei no início do post.

Looptail: How One Company Changed the World by Reinventing Business

É o fato dele ter conseguido construir uma empresa social que promove, com muito sucesso, um tipo de turismo diferente. Que acredita que os viajantes podem mudar o mundo e gerar um impacto positivo. E que empresas de turismo podem e devem investir no desenvolvimento local dos lugares onde atuam. Que é possível ter um objetivo social acima dos objetivos econômicos. Tudo isso com uma filosofia corporativa que realmente estimula os funcionários a serem felizes e acreditarem no que fazem.

Um bom exemplo disso é o fato dele ter aberto mão do título de CEO para todos os guias turísticos da GAdventures: eles são os Chief Experience Officers, as pessoas mais importantes da empresa, porque são quem tem contato direto com os clientes e melhor transmitem o espírito e a qualidade dos serviços.

Looptail-capa

O livro Looptail é excelente não só por causa da história fantástica da vida de Poon Tip ou como a GAdventures foi fundada, mas também porque é inspiradora para qualquer empreendedor, social ou não. Eu li esse livro pouco depois daquele evento que participei em Berlim e fiquei tão encantada que falei para a Naty e o Rafa lerem imediatamente.

O único defeito é que Looptail ainda não foi traduzido para português. Mas se você lê em inglês, pode comprar na Amazon.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Looptail: como o turismo pode ajudar a mudar o mundo

  1. Oie Luiza, amei esse texto (muito bem escrito) e já coloquei a sugestão de leitura na minha lista!
    Mas vim comentar, na verdade, para parabenizá-los pelo novo layout do 360. Amei!
    Sigo vocês a bastante tempo e quase não comento mas esse novo formato merecia meu comentário. rs
    Bjs

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.