“Mas você vai sozinha?”, livro de Gaia Passarelli

“A trilha termina num banquinho que convida para o descanso depois de uma subida íngreme. Imagino a paisagem que um casal de namorados ruivos e sardentos vestindo kilts teria numa tarde de verão: as montanhas coloridas das Highlands, um castelo, o topo do Ben Nevis pintado de branco, um lago refletindo o sol. Mas hoje sou só eu, a neblina e a vista que não dá para ver. Lembro da garrafa de single malt local, tiro-a da mochila e bebo acompanhada de um chocolate e dos meus próprios pensamentos”.

Mas você vai sozinha?, da Gaia Passarelli, é um livro de histórias. Um livro sobre viagens. Sobre ser mulher. E também sobre música, perdas, amores, aventuras e questões cotidianas. Não espere que as dezessete histórias (sem contar o prólogo e o epílogo) de Gaia sejam um guia para viajar sozinha. Como vocês podem ver pelo trecho acima, o que você pode esperar do livro é viajar com a autora, sonhar com os destinos visitados e se engajar com o bom humor e sensibilidade que ela escreve suas crônicas.

Além disso, Passarelli é jornalista, ex-VJ da MTV e também é blogueira do “How to travel light“. Assim, outro ponto que é muito positivo do livro é que são histórias únicas.

mas voce vai sozinha dica de leitura 1

Eu li Mas Você vai Sozinha? ao longo dos três meses em que estive no Brasil. Para uma leitora rápida como eu, parece tempo demais para terminar um livro. Mas esse é um período sempre delicado para mim, porque são basicamente os 100 dias do ano que passo perto da minha família e amigos. Assim, foi reconfortante poder ler pequenas histórias ao longo desse tempo que me faziam viajar e refletir sobre minhas próprias aventuras.

mas voce vai sozinha dica de leitura 2

Índia, Portugal, Peru, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Itália estão entre os destinos explorados por Gaia. As narrativas falam das pessoas e cenários encontrados e de como uma mulher sozinha (mas nem sempre) vivenciou esses momentos.

Numa das minhas partes favoritas, “Jantando Sozinha em Nova York”, ela me lembra de todas as vezes que eu comi sozinha num restaurante:

“Das coisas nem tão legais de viajar sozinha, uma das mais chatas são essas refeições solitárias em lugares familiares. Pior quando seu prato de arroz com camarão vem dentro de um abacaxi com um tipo de enfeite brilhante que parece uma vela de aniversário. Meu exuberante abacaxi enfeitado chamou a atenção da família na mesa ao lado. Mesmo achando crueldade por parte do pessoal do salão, encarei meu arroz com camarão sob os olhares de pena do pai, da mãe e das duas meninas”.

Apesar de nunca uma família gentil ter me incluído sem eu querer em sua mesa, incontáveis vezes já me encararam com pena. E tantas vezes leitoras aqui do blog já relataram como se sentem incomodadas sozinhas num restaurante em qualquer lugar do mundo.

mas voce vai sozinha dica de leitura 3

As ilustrações do livro também são incríveis, trabalho da artista plástica Anália Moraes.

Clube Grandes Viajantes

Olá, somos a Luíza Antunes, o Rafael Sette Câmara e a Natália Becattini. Há 10 anos fazemos o 360meridianos, um blog que nasceu da nossa vontade de conhecer outras terras, outros povos, outras formas de ver o mundo. Mas nós começamos a sonhar com a estrada ainda crianças e sem sair de casa, por meio de livros sobre lugares fantásticos. A gente acredita que algumas das histórias mais incríveis do mundo são sobre viagens: a Ilíada, de Homero, Dom Quixote, de Cervantes; Harry Potter, Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos. Todo bom livro é uma viagem no tempo e no espaço. E foi por isso que nasceu o Grandes Viajantes: o clube literário do 360meridianos. Uma comunidade feita para você que ama ler, escrever e viajar.

Somos especialistas em achar livros raros, já esquecidos pelo tempo. Fazemos a curadoria de crônicas, contos e histórias de escritores e escritoras incríveis, que atualizamos numa edição moderna e bonita. A cada mês você receberá em seu e-mail uma nova aventura sempre no formato de livro digital, que são super práticos, para você ler onde, quando e como quiser.

Além do livro raro e do bônus exclusivo, recompensas que todos os nossos associados recebem, oferecemos duas experiências diferentes à sua escolha:

1) Para quem quer se aprofundar nas histórias e conhecer pessoas com interesses parecidos;< br/>
2) Para quem, além de ler, também quer escrever seus relatos.

Conheça cada uma das categorias e escolha a que combina melhor com você. Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto ““Mas você vai sozinha?”, livro de Gaia Passarelli

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.