fbpx
Tags:
Atlas: Barcelona, Espanha

Como ir do aeroporto de Barcelona para o centro

O El Prat, mais conhecido como Aeroporto de Barcelona, é o único da cidade. Na verdade, ele fica em um município vizinho, El Prat de Llobregat, a 13 km do centro. Chegar e sair dali é bem tranquilo. O lugar é servido por linhas de ônibus, trem, metrô e táxi, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Vamos a elas!

Está de viagem marcada para Barcelona? Então não deixe de ler:
Onde ficar em Barcelona
Roteiro completo do que fazer em Barcelona
13 atrações grátis em Barcelona

Saindo do Aeroporto de Barcelona de Táxi ou Uber/Cabify

É o jeito mais fácil, né? Acho que se dinheiro não entrasse na equação, todo mundo ia preferir pegar um táxi depois de não sei quantas horas de voo e carregando bagagem. No caso dos táxis, há uma tarifa mínima para a corrida do aeroporto, de 20 euros. Mas fique tranquilo que o trajeto até o centro da cidade sai entre 30 e 35 euros. A mesma coisa para uber ou cabify: um trajeto entre o aeroporto e o bairro Eixample, por exemplo, fica nessa faixa dos 30 euros.

Do portão de desembarque, basta seguir as placas que indicam o local da fila de taxistas, que fica no andar logo abaixo. Caso você opte por um dos aplicativos, na tela do celular eles vão indicar para qual saída você deve ir encontrar o motorista.

Dependendo da hora que você chegar ou tiver que ir para o aeroporto, tipo entre 1h e 5h da matina, essa pode ser também sua única opção. É uma alternativa bacana também para quem viaja em grupo. A viagem dura em torno de meia hora, mas pode levar mais tempo se você fizer o trajeto em horário de pico.

Metrô – Linha Aeroporto

Essa é outra opção linda/maravilhosa para sair do aeroporto. Cidade bem conectada de metrô é outra coisa. Essa linha é nova, só começou a funcionar em fevereiro de 2016, mas facilita a vida de muita gente. O problema é que, dependendo de onde você está hospedado em Barcelona, você vai ter que fazer baldeação para pegar a linha do aeroporto e, dependendo de quanta bagagem você tem, isso pode ser meio incômodo (viaje leve!). Por isso, é bom também olhar no mapa para saber se é mais fácil pra você chegar na estação do metrô ou na estação de trem (logo mais falaremos dele).

O bilhete de metrô que leva até o aeroporto é um bilhete especial  que custa 4,50 euros, o “Billete Aeropuerto”. Se preferir, pode comprar o passe “Hola BCN”, que te permite um numero ilimitado de viagens dentro de 2,3 4 ou 5 dias; ou “T-70/30”, que te dá 70 viagens em um prazo de 30 dias. Esses dois bilhetes também podem ser usados na linha do aeroporto, ao contrário das outras opções à venda na máquina.

Bunkers del Carmel, Barcelona

A linha 9 (laranja) que leva ao aeroporto faz baldeação com as linhas rosa, vermelha, azul e verde, e para em Collblanc e Zona Universitária, na zona do estádio Camp Nou. No aeroporto, há estações tanto no terminal 1 quanto no terminal 2.

Trem – Linha Aeroporto

Além do metrô, há também a linha 2 do trem metropolitano leva do centro de Barcelona ao Aeroporto e vice-versa. A grande vantagem com relação ao metrô é que essa linha está mais bem conectada com o resto da cidade e passa por várias estações importantes, como Sants, Passeig de Gracia e Clot (para quem está perto da Sagrada Família). O trem no entanto, passa menos que o metrô, apenas a cada meia hora. Você pode consultar os horários no site da Renfe. O trajeto demora entre 30 e 20 minutos, dependendo de onde você sai.

Outro inconveniente é que o trem só para no terminal 2 do aeroporto. Se o você precisar sair ou chegar ao terminal 1, vai ter pegar o ônibus interno que faz o transporte entre os terminais. Eles saem a cada poucos minutos do lado de fora dos terminais, entre 5:30h e 24:00h, e são gratuitos.

Aerobus

Praça da Espanha, Barcelona

Essa é uma linha de ônibus oferecida pelo próprio aeroporto para transportar os passageiros até o centro de Barcelona. São duas linhas, uma para cada terminal, e todas têm como destino final (ou inicial, se você estiver indo para o aeroporto) a Praça Catalunya, ao lado do Corte Inglés.

Pra mim, essa é a opção menos cômoda, mas se você estiver perto da Praça Catalunya, Espanya y Universitat pode ser prático pegar o ônibus porque ele para ali perto. O ônibus roda todos os dias, até domingos e feriados, em horários que podem ser conferidos na página do aeroporto. Os bilhetes custam 5,90 só ida ou 10,20 ida e volta e podem ser comprados direto com o condutor do ônibus. Outra desvantagem é que não dá para usar nenhum bilhete de transporte integrado nesses ônibus, ao contrário do trem e do metrô.

Do Aeroporto de Girona para o centro de Barcelona

A Ryanair e outras low costs voam para Barcelona via o aeroporto da cidade vizinha, Girona. São quase 80 km de distância entre os destinos, mas não é muito difícil fazer o trajeto. Em primeiro lugar, tenha em mente que o aeroporto de Girona não fica próximo ao centro da cidade, o que dificulta bastante fazer esse trajeto de trem.

Logo, a solução mais prática são os ônibus. A empresa que faz os trajetos é a Segales e o bom é que eles organizam os horários de partida para o centro de Barcelona de acordo com as chegadas dos voos da Ryanair. Confira aqui todos os horários dos ônibus 602 e 604. O ponto final é a estação Barcelona Nord.

A viagem custa 16 euros um trecho ou 25 ida e volta. Pode ser comprada diretamente no horário da sua chega ou antecipadamente, online, no site da empresa.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Avalie este post

Autor


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

26 comentários sobre o texto “Como ir do aeroporto de Barcelona para o centro

  1. Olá Natália, eu e minha esposa chegamos as no dia 13/06/18 as 13h00 de Porto. Vamos ficar hospedado no hotel a 100 metros da praça da Catalunha qual a melhor maneira de irmos do aeroporto.

    1. Ei Beno, você pode escolher qualquer uma das maneiras. Todas levam à Praça Catalunha, que é bem central. Conforme já disse aqui, a minha favorita é de trem por ser mais barata.

      Abraços

  2. Olá Natália!

    O site de vocês é excelente, Parabéns!

    Irei para Barcelona em Agosto/Setembro, chego no aeroporto 22h20 e vou ficar hospedado no bairro Eixample.

    Tendo em vista o custo/benefício qual você me indicaria? Estarei com uma mala maior e uma mala de mão.

    Muito Obrigado,

    Guilherme

    1. Guilherme, se você não se importar de fazer o trajeto em transporte público com mala, a melhor forma é o trem… Se a mala for muito grande, eu pegaria um táxi (ou uber)

      Abraços!

  3. Boa tarde,

    Vou chegar a Barcelona sexta dia 1 de Juno no terminal 1 por volta das 00 55, como faço para ir para o centro da cidade (Sants Montjuic) e ir de taxi parece me um pouco caro.

    Obrigado

    1. Olá Maria de Jesus, você pode optar por uma das opções de transporte público citadas no post. Como já, disse, o trem costuma ser a minha principal escolha.

      Abraços

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.