As melhores praias em Salvador

Último destino do meu primeiro mochilão, que passou pelo litoral norte do Espírito Santo e sul da Bahia, Salvador despertou sentimentos ambíguos em mim. Para começar, ela mudou totalmente o ritmo da viagem. Ao invés de ficarmos apenas três ou quatro dias, como em todos os outros lugares, reservamos mais de duas semanas para explorar a capital baiana. O motivo foi familiar: minha mãe morava em Salvador na época e essa foi a primeira (e única) vez que a visitei por lá.

Leia também: Onde ficar em Salvador, os melhores bairros

Já havíamos nos acostumado com a vida de mochileira, acordando cada dia em um lugar e enfrentando horas de estradas para conhecer o novo. Quando me reuni com minha família, Salvador representou uma volta para a rotina, de certa forma.

Vista Elevador Lacerda Salvador, Bahia

Em algum momento, minha pele ficou incapacitada de produzir melanina e só de olhar para o sol eu já ouvia meus poros gritarem um sonoro “nãaao!”. Eu sou morena e pego um bronzeado logo no primeiro dia de praia, o que me dá a vantagem de não ficar vermelha e descascar e a desvantagem de não levar tão a sério o uso do filtro solar porque não sofro imediatamente com o sol. No final de dias e dias de peregrinação pelas praias deste Brasil, eu havia adquirido uma cor que eu nunca mais vou alcançar. A coisa já tinha passado do nível “acho que você passou do ponto na praia” para o nível “tostada”, e minha pele tinha aspecto de ser 10 anos mais velha do que eu.

Mas ainda assim, como boa mineira que sou, eu não podia ir embora sem conhecer boa parte das praias da região. A capital baiana é o segundo destino turístico mais procurado do Brasil e essa popularidade certamente não é só por causa do carnaval e da importância histórica da cidade.

Afinal, quais são as melhores praias em Salvador?

A primeira coisa que você vai descobrir em Salvador é que as melhores praias não estão no centro da cidade. Caminhar na orla e sentar nos quiosques pode até ser um passeio bem agradável, mas com certeza você não vai querer dar um mergulho no mar. Por causa dos altos índices de poluição, as águas do centro são impróprias para banho. Se ainda assim você preferir ficar por ali, tente as praias Porto da Barra, Farol da Barra e Jaguaribe. Essas são as três praias urbanas de Salvador com águas mais limpas e onde você pode nadar sem medo.

Praia do Farol da Barra Salvador Bahia

Praia do Farol da Barra em Salvador

Mas se você quiser saber onde ficam as maravilhas que todos comentam sobre a cidade, siga para o norte, em direção ao aeroporto. Lá estão as praias mais famosas, como a Itapoã, a favorita do poeta Vinícius, mas que não me impressionou muito, para falar a verdade. Stella Maris é bem conhecida dos surfistas, mas quem não tem intimidade com a prancha precisa ficar atento, pois a praia tem ondas fortes e correntes. Dois membros da minha família já tiveram que ser resgatados por salva-vidas naquelas águas. A Praia do Flamengo também agrada turistas e possuí bons quiosques.

Mas a melhor e mais bonita de todas as praias da região fica fora do perímetro da cidade de Salvador. Situada no município de Mata de São João, a Praia do Forte fica a apenas 50km da capital e com certeza vale uma visita. Com 12 km de extensão, a praia é repleta de piscinas naturais formadas por recifes, coqueiros e um ar de vilarejo de pescadores que é encantador. Uma das principais atrações do lugar é a sede do Projeto Tamar, uma opção de programa educativo para as férias das crianças (e dos adultos também, afinal nunca é tarde para aprender sobre preservação ambiental e ver aquelas lindas tartaruguinhas).

Praia do Forte Salvador Bahia

Praia do Forte, perto de Salvador

O local também abriga o único castelo medieval do Brasil – ou as ruínas dele -, a Casa da Torre, construída por uma família nobre qualquer no século 16. O ingresso para visitá-lo é R$6 e estudante paga meia.

A maneira mais fácil de chegar na Praia do Forte é de carro, mas também é possível ir de ônibus. A empresa que faz o trajeto se chama Expresso Linha Verde e você pode pegar os veículos na rodoviária, no aeroporto e em outros pontos da cidade.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 comentários sobre o texto “As melhores praias em Salvador

  1. Olá gostaria de saber se existe dias e horários agendados para assisitir as tartarugas filhotes do projeto TAMAR retornando para o mar? E se indicam as melhores praias para ir com crianças.

    1. Lílian, ai você teria que ir na época que nascem. Acho que não dá pra agendar a hora que as tartaruguinhas nascem hahaha Mas enfim, conversa com o pessoal do Tamar que eles devem ter mais informações a respeito. Praia do Forte me pareceu a melhor para ir com crianças…

      Abraços

  2. Natália, irei em julho e ficarei hospedada na praia de Ondina, gostaria de saber se essa é legal? Vc tem sugestão de passeios? Bjs Angela

  3. Recomendo em Salvador a Praia de São Tomé (próximo a Base Naval de Aratu – sim onde ficam a Presidente). De lá pode se pegar um barquinho e ir para a Ilha de Maré que é um pedacinho do paraíso. Abraço!

        1. Olá Regi, eu sou a Regiane de SP e pretendo ir trabalhar e morar em Salvador. Adoro o povo nordestino. Qual a melhor praia para morar em Salvador e que tenha infra? Bjs e obrigada

  4. Ola, sera q vc saberia me informar em termos de praias, qual seriam as melhores para ir, comparando Salvador, Recife ou Maceio? Conheço apenas Recife mas as passagens saindo de minha cidade estão bem mais em conta para Salvador do que Maceió. Baita duvida…

    1. Em termos de praia te indico Maceió! No entanto a cidade não é muito bonita (apenas a orla mesmo). Amei todas as praias que fui lá. Olha no trip advisor.

    1. Ei Rafa!

      Tem um empresa de ônibus que se chama Expresso Linha Verde que faz o trajeto. Os ônibus saem da rodoviária, mas fazem parada no aeroporto e em outros pontos. Eles saem praticamente o dia inteiro, então acho que é tranquilo ir e voltar com eles. Boa pergunta, vou acrescentar isso no post!

      Abraços!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.