Chiva Bus, mistura de balada e city tour em Cartagena

Já pensou andar em um ônibus que fosse, ao mesmo tempo, uma espécie de festa e passeio turístico? Em Cartagena das Índias, na Colômbia, isso é bem comum e quase uma atração turística à parte. Coloridos, chamativos e sem portas ou janelas, os Chivas são figurinhas carimbadas pelas ruas da cidade. No passado, ônibus do tipo eram usados para transportar os trabalhadores das áreas rurais, até que alguém viu um forte potencial turístico no transporte.

Durante o dia, os Chivas saem da Torre dos Relógios, a principal entrada do Centro Histórico, entre 13h30 e 14h, para um city tour em Cartagena. O passeio cobre os principais pontos da cidade, como Bocagrande, Convento de La Popa (o que é ótimo, já que não tem transporte público até lá), Castelo de San Felipe e Bóvedas. Essa pode ser uma forma simpática de conhecer as atrações mais importantes de Cartagena, ainda mais se você não tiver um guia e for fã de passeios em grupo. Mas existe uma forma mais divertida de andar nesse ônibus.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável em qualquer viagem. Não fique desprotegido na Tailândia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício com nosso código de desconto.

Chiva Bus em Cartagena das Índias, Colômbia

Rumba en Chiva

Quando o pôr do sol se aproxima, o Chiva se transforma em uma balada ambulante. Os pontos turísticos continuam no roteiro, mas, agora, são acompanhados de música típica e várias doses de Cuba Libre. É impossível passear pelas ruas de Cartagena à noite sem se deparar com esses ônibus cheios de gente animada e muita dança.

Depois de acomodados os passageiros, cada fileira recebe uma garrafa de rum, uma de coca-cola e um balde de gelo para dividir. O serviço é open bar, o que significa que você pode pedir mais se for necessário e, algumas vezes, inclui cerveja também. Uma banda tradicional, sentada ao fundo do ônibus, se encarrega da rumba e da salsa para a noite.

Rumba en Chiva Tour - Cartagena das Índias

A festa é liderada por um guia turístico que, além de dar informações sobre os lugares visitados, assume a função de um animador. É ele quem se encarrega de colocar os passageiros para cima, incentivando-os a dançar e a aproveitar a música.

Um dos pontos altos do passeio é a parada no topo da muralha da Cidade Velha, na região de Las Bóvedas, onde a sua excursão vai se encontrar com outras para uma festa ao ar livre. Fora do ônibus, os turistas aproveitam para dançar uns com os outros e, quem sabe, aprender de verdade alguns passos das danças típicas da Colômbia.

Com duração média de 2h30, o tour termina na Plaza dos Coches, bem perto da Torre do Relógio, uma ótima localização para quem vai procurar um restaurante ou mesmo um bar para terminar a noite.

Passeio em Chiva Bus, Cartagena

Apesar de ser um passeio original e bem famoso na cidade, o Rumba in Chiva é essencialmente turístico, o que significa que você não vai ver muitos colombianos no seu Chiva. Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, também não é apenas frequentado por jovens mochileiros universitários vivendo a vida loka.

Pessoas de todas as idades, incluindo famílias com crianças – apesar do aviso de que não é permitida a presença de menores de idade – compõem o público dessa festa diferente. O objetivo não é ter uma noitada de arromba, mas ver a cidade de uma forma inusitada e se divertir.

City Tour em Cartagena das Índias, na Colômbia

Serviço: O tour pode ser reservado diretamente com o seu hotel, albergue ou cruzeiro, comprado em agências de turismo (no centro histórico tem algumas) ou nesse site. Espere pagar cerca de 40.000 pesos colombianos (mais ou menos 17 dólares).

Leia também:  Hotéis em Cartagena das Índias – Onde ficar

*O passeio no Chiva Bus fez parte do Cruzeiro pelo Caribe Sul e Antilhas, feito à convite da Pullmantur Cruzeiros.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “Chiva Bus, mistura de balada e city tour em Cartagena

  1. Olá Natália!

    O passeio de chiva a noite sai de que local de Cartagena, você se recorda?
    Gostaria de pagar lá na hora e não fechar antes.

    Adorei a dica!

    Abraços

  2. Nossa que tour interessante,fantástico!!
    Usei onibus de turismo em Curitiba e li que existe em Funchal, mas esse em Cartagena parece diferentemente empolgante.
    Esse tipo de onibus é invenção divina(carteirinha do Hi Hostel,também)!
    As fotos estão lindas!
    Esse tipo de tour se chama City Sightseeing?(vi na internet e estou em duvida)

    1. Ei Natália!

      Em várias cidades existe um tipo de ônibus (pode ser chamado de City Sightseeing, City tour ou Hop-on-Hop-off, dependendo da empresa e do lugar), mas esse de Cartagena não é a mesma coisa. Pra começar pelo tipo de ônibus, que parece mais um tremzinho sobre rodas. =)

      Abraços e obrigada por comentar 😉

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.