Cinco roteiros de viagem pelo sudeste asiático

Você já mochilou pela América do Sul, viajou pelos Estados Unidos e conhece boa parte da Europa. Se bobear já até encarou viagens para outros cantos do mundo, como Austrália ou África do Sul. Que tal agora encarar uma viagem pelo maior dos continentes? Para te ajudar nisso, montamos cinco roteiros de viagem pelo sudeste asiático. E já deixo avisado: o convite também vale para quem nunca esteve em outro país, mas quer começar as viagens bem. A Ásia, meus amigos, é fantástica. Até para uma primeira viagem internacional.

O que é o sudeste asiático?

É toda a região da Ásia que fica abaixo da China e da Índia, a área amarela no mapa abaixo. Inclui onze países: Tailândia, a queridinha dos turistas na região, Malásia, Cingapura, Camboja, Brunei, Birmânia, também conhecida como Myanmar, Timor Oriental, Indonésia, Laos, Filipinas e Vietnã. É uma área com grande diversidade cultural, onde vivem quase 600 milhões de pessoas. Em alguns casos é fácil viajar entre esses países, em outros nem tanto.

roteiros de viagem pelo sudeste asiático

Como chegar lá?

Pegue um voo do Brasil, que custa a partir de R$ 2200, que é um preço espetacular, mas nem sempre disponível. Por outro lado, passagens por até R$ 3500 (sem taxas) também não estão caras, principalmente se forem compradas sem antecedência ou na alta temporada. As passagens mais baratas costumam ser para Bangkok, na Tailândia, e Cingapura. Para facilitar a vida, os exemplos de roteiros deste post começam por Bangkok, exatamente pela questão dos preços.

Achou passagens para essas cidades por um preço bom? Compre. Uma vez no sudeste asiático, você pode se locomover por terra, de trem ou ônibus, ou de avião, por empresas aéreas como a Air Asia. E sim, muitas vezes esses voos internos serão necessários, afinal as distâncias não são tão curtas assim e boa parte do sudeste asiático é formado por ilhas, casos da Indonésia e das Filipinas.

A dica para encontrar bons preços é monitorar as tarifas pelo menos para as duas cidades citadas acima: Bangkok e Cingapura. E veja também nosso guia de monções asiáticas – é muito importante não viajar na época errada.

Roteiro Tailândia + Malásia + Cingapura

Essa é uma versão parecida com o roteiro que eu fiz, com a ausência da Indonésia. É o roteiro ideal para quem quer conhecer mais de um país, mas nunca esteve na Ásia e está com um pouco de receio de se aventurar pelo maior dos continentes. Por quê? Bem, Cingapura é uma cidade-Estado muito desenvolvida, uma ilha de tecnologia cercada pelo sudeste asiático. Já a Malásia tem problemas típicos de um país em desenvolvimento, mas também cara de lugar moderno e uma baita estrutura, principalmente em Kuala Lumpur. Dos três países, o mais desafiador é a Tailândia, mas nada que assuste.

Curtiu essa ideia? Como dito antes, você provavelmente começará sua viagem por Bangkok, já que as passagens mais baratas muitas vezes são para lá. Se esse for o caso, foque em três regiões da Tailândia: Bangkok (pelo menos três dias, mais um dia para visitar Ayutthaya, que fica a uma hora da capital), Chiang Mai (dois dias), no norte, e Phi Phi ou Krabi (três dias ou bem mais, depende do quanto você quiser relaxar), no sul.

Dá para fazer o trecho Chiang Mai – Bangkok de trem, numa viagem noturna que dura em torno de 14 horas. Para o deslocamento entre Chiang Mai e Phuket – a ilha de onde você vai para Phi Phi – pegue um avião.

Veja também: Como viajar de trem na Tailândia

Roteiros de Viagem na Tailândia

Quanto custa uma viagem pela Tailândia?

Onde ficar em Bangkok

Buda, Ayutthaya, Tailândia.

Ayutthaya, Tailândia

É nesse ponto que você muda de país: siga para Langkawi, que está para a Malásia assim como Phi Phi está para a Tailândia. Ou seja, estamos falando de dois paraísos na Terra. A forma mais simples de fazer a travessia é de balsa, já que as duas ilhas estão na mesma costa, no Mar de Andamão. Mas atenção: a viagem, que é diária, demora em torno de oito horas, portanto ir de avião também é uma alternativa interessante, o único problema é que o voo pode ter conexão.

Langkawi, Malásia

Langkawi, Malásia

Se você não for do tipo que enjoa e optar pela ferry, chegará em Langkawi, onde pode ficar por mais alguns dias. De lá, pegue outra balsa (essa mais rápida) para a Malásia continental. Do lado do porto haverá uma estação de trem e outra de ônibus, de onde você pode ir para Kuala Lumpur, numa viagem que dura entre seis e oito horas, dependendo do transporte escolhido.

Fique pelo menos três noites em Kuala Lumpur e depois siga de ônibus para Malaca, cidade de colonização portuguesa e que vale muito a visita. O trecho é percorrido em pouco menos de três horas. Você estará na metade do caminho para a parada final, Cingapura, que rende pelo menos mais três dias de viagem. Esse trecho que também pode ser feito de ônibus. Pegue novo voo para Bangkok e curta um último dia na capital da Tailândia.

Petrona Towers - KLCC

Kuala Lumpur, Malásia

Roteiro Tailândia + Malásia + Cingapura + Indonésia

Repita todos os passos do roteiro anterior. Chegou em Cingapura? Ótimo! Pegue um voo entre Cingapura e Bali, na Indonésia. Operado por empresas como Air Asia, Jetstar, Singapore Airlines e até KLM, esse voo dura cerca de 2h30 e tem saídas diárias.

Vale lembrar que Jakarta, capital da Indonésia, está bem longe de Bali – a única forma prática de fazer esse trecho é de avião. Caso contrário você terá que pegar uma sequência de ônibus, trens e barcos. Portanto, o melhor mesmo é já comprar voos de ida e volta entre Bali e Cingapura.

Veja também: Onde ficar em Bali

Como se locomover na Indonésia

Onde ficar em Bali - Padang Padang

Bali, Indonésia

Roteiro Tailândia, Camboja e Vietnã

Desça em Bangkok e curta a cidade por alguns dias. Não se esqueça de ir também em Ayutthaya. Tem tempo de sobra? Pegue um voo, ida e volta, direto para Phuket, mas não perca muito tempo por ali: vá descansar por alguns dias em Phi Phi.

Voltou para Bangkok? Ótimo! Agora é hora de partir para o Camboja. A forma mais fácil de fazer isso é pegando um voo para  Siem Reap. Air Asia, Bangkok Airways e Cambodia Angkor Air operam esse trecho, com o voo durando pouco mais de uma hora. Também dá para ir por terra. Para isso você precisa ir até Aranyaprathet, cidade da Tailândia que fica na fronteira com o Camboja. Esse trecho pode ser feito de ônibus ou trem, mas a maioria dos turistas opta pelo ônibus, que é mais prático. Chegou a hora de cruzar a fronteira, que tem a fama de ser lotada de armadilhas para turistas.

Passe pela imigração e entre em Poipet, cidade já no Camboja – provavelmente não vai ser tão simples quanto escrever isso, mas, bem, muita gente já encarou o percurso. De lá você pode pegar um táxi para  Siem Reap, que está a cerca de 150 km dali. Muitos viajantes resolvem rachar o táxi, evitando maiores problemas. Outros vão de busão mesmo. Detalhes sobre todo esse procedimento no Travel Fish (em inglês). Sabe o que fica ali pertinho? O Agkor Temple! O blog Vou Contigo te conta tudo que você precisa saber para visitar a maior atração do Camboja.

lugares baratos para viajar

Oi, Camboja (Foto: Dennis Jarvis, Wikimedia Commons)

Do Camboja você pode pegar um voo para Ho Chi Minh City, no Vietnã. Cambodia Angkor Air e Vietnam Air têm voos diários, que duram menos de uma hora. Outra alternativa é ir por terra, de ônibus, aproveitando para passar por Phnom Penh, a capital do país, numa viagem de cerca de seis horas. Os blogs Preciso Viajar e Viaggiando têm posts sobre o que fazer em Phnom Penh.

Mais 300 km e, veja só, seja bem-vindo ao Vietnã. Você pode passar por outras cidades do país, como Hanói, e depois voltar para Bangkok. O blog Esse Mundo é Nosso tem um roteiro interessante no país. Vale ler também o post do Gabriel Quer Viajar, que apresenta o roteiro dele pelo sudeste asiático e tem várias dicas preciosos.

Roteiro Tailândia, Camboja, Vietnã e Laos

Chegou ao Vietnã e tem tempo? Então bora continuar, que o Laos é logo ali. Aproveite para cruzar a fronteira quando você estiver em Hanói – os voos para Luang Prabang duram duas horas e são operados por Vietnam Airlines  e Lao Airlines. Como de costume, o Travel Fish é ótimo para indicar formas para fazer esse trecho por terra, mas também para alertar que isso pode ser uma cilada, Bino. A blogueira Victoria Brewood levou 38 horas para percorrer o trecho, junto com outros mochileiros. Enfim, é por tua conta e risco.

O que fazer no Laos? Os blogs Mochilão Trips e Escapismo Genuíno te ajudam nisso. Vale ler também o post do Quero Viajar Mais, que tem um roteiro diferente pelo Laos.

Supermochilão pelo sudeste asiático

Assim como no caso dos roteiros de viagem pela América do Sul, é fácil perceber que dá para misturar esses roteiros num mochilão gigante, com potencial para durar meses. Por exemplo, dá para fazer toda a rota Tailândia, Camboja, Vietnã e Laos, voltando novamente para a Tailândia. Se não quiser repetir a passagem por Bangkok, pegue um voo para Chiang Mai, a segunda maior cidade do país, que fica no norte e relativamente perto do Laos. A Lao Airlines tem um voo direto, com uma hora de duração e saídas diárias (exceto terças).

De lá você consegue pegar um voo para Phuket, que tem ligações diretas com a Malásia, com Cingapura ou mesmo com Bali. Ou seja, uma vez em Phuket, você pode juntar o roteiro 4 com o 2, por exemplo, criando seu supermochilão.

Leia também: Onde ficar em Chiang Mai

O que descobrimos sobre as mulheres-girafa da Tailândia

Onde ficar em Chiang Mai

Templos de Chiang Mai (Foto:  Panupong Roopyai, Wikimedia Commons)

Outras opções de roteiros de viagem pelo sudeste asiático

Você ainda pode ir nas Filipinas. Pode ir ao Timor Oriental. Pode seguir do Sudeste Asiático para gigantes asiáticos, como China ou Índia (vá de avião). Mas a dica mais importante é outra: a não ser que você tenha tempo de sobra, evite correr entre países. Quando eu digo que Bangkok rende pelo menos quatro dias, esse pelo menos é real – daria para ficar bem mais tempo por lá, assim como em Phi Phi, Bali, Langkawi, Kuala Lumpur, enfim, em qualquer lugar.

ilhas-phi-phi-tailandia.jpg

Ilhas Phi Phi, Tailândia

Se seu tempo é curto, prefira visitar menos países, por mais que a passagem até a Ásia seja cara e voltar lá passe longe de ser fácil. Vale lembrar também que todos esses países rendem uma viagem isolada. É possível passar 30 dias só na Tailândia e também 30 na Indonésia, por exemplo. Basta incluir cidades diferentes das listadas aqui, que fazem parte do roteiro mais básico para esses países.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e importante em qualquer viagem. Na Ásia, onde as coisas são bem diferentes em relação ao Brasil, ele é indispensável. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e com cupom de desconto.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

119 comentários sobre o texto “Cinco roteiros de viagem pelo sudeste asiático

  1. Olá Rafael,

    Estou com dúvidas! rs
    Tenho 28 dias e não sei se faço Tailândia e Filipinas ou Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã? O que você recomenda?

    Obrigada!
    Bjs

    1. Oi, Moema. As Filipinas eu não conheço, então fica complicado opinar. Mas o segundo roteiro que você falou me parece incrível.

      Depende do que você gosta.

      Abraço.

  2. Ola Rafael estou indo para asia no final deste ano .

    Vou chegar dia 28 /12 e ir embora dia 20/01
    Qual é o melhor lugar para passar Ano novo? chego e vou embora por bongkok.
    Gostamos de balada e de passeios culturais tb .
    Minha duvida é o melhor roteiro a escolher?
    Tailândia, filipinas e indonesia ( vale a pena fazer esses em 23 dias)
    Ou Tailândia, camboja, laos e vietna ( 23 dias )
    Se for muito qual pais tirar ? pensei em tirar o vietna ou algum outro menos interessante mas como nao conhço nenhum nao consigo escolher.
    Gosto de passear e conhcer tudo .
    Adorei seu blog

    1. Oi, Gabriela. Imagino que para o Ano-Novo um destino bom seja uma das praias, tipo Phi Phi mesmo.

      Eu incluiria dois, no máximo três, países em 23 dias. Acho sempre melhor ver as coisas com calma do que visitar tudo na correria.

      Abraço.

    1. Dá pra ir para esses países por terra sim, Ana Paula. Mas cada caso é um caso: tem que planejar seu roteiro para ver se determinado deslocamento é melhor por terra ou de avião.

      Abraço.

  3. Boa tarde, Rafael!

    Já não é a 1.ª vez que me dirijo a si, aliás até tenho o grande prazer de dizer que quase viajei convosco para a Turquia.
    Gostaria de perguntar-lhe, se tem algumas informações sobre a Birmânia.
    Há 2 anos fui à Tailândia. O ano passado a Moçambique e África do Sul. ES5e ano estou indecisa em ir na última quinzena de Junho, para Myanmar, Vietnam ou Perú, ou eventualmente Índia…isto em última instância.
    Que me aconselha?
    Abraço de Portugal

  4. Olá, gostaria de uma dica. Ano retrasado fiz a viagem Taiandia (bangkok e phiphi), cambodja e myanmar. Foi a melhor viagem que já fiz. Gostamos tanto que esse ano em junho queremos voltar para a região. Pensei em Laos, Vietna e Filipinas. Será muito mais do mesmo? Alguma outra sugestão de roteiro?

  5. Muito obrigado pelas dicas!!

    Estou indo com minha namorada para o Sudeste Asiático no começo de fevereiro e ficaremos 24 dias.

    Uma grande dúvida, porém, não foi esclarecida em nenhum lugar. Vi que é possível (e bem viável) alugar um carro em Chiang Mai e, pelo Google Maps, vi que tem estradas para viajar para Luang Prabang (Laos) e depois pra Siem Reap (Camboja), para então, finalmente, voltar a Tailândia e deixar o carro em Bangcoque.

    Pela experiência que tem, acha que isso tudo é viável na prática?

    Abraços e desde já obrigado!

    1. Oi, David.

      Sim, você vai conseguir alugar o carro. Mas uma coisa importante: pelas leis tailandesas é preciso ter uma carteira tailandesa para dirigir no país. Carteira de motorista brasileira ou mesmo a internacional não tem valor lá.

      O problema é que as empresas alugam mesmo assim. Tudo bem, mas se houver um acidente o seguro não cobre. Além disso, você pode ter problemas caso passe por fiscalização.

      O alerta é dado pela Embaixada Brasileira em Bangkok (procure o item carteira de motorista): http://bangkok.itamaraty.gov.br/pt-br/tailandia_informacoes_uteis.xml

  6. Bom dia Rafael! Estamos com passagem marcada para Bangkok do dia 25/06 – 8/07 e ainda não fechamos nosso roteiro. Como será um período de monções, achamos que não será muito interessante deixar muitos dias para as praias tailandesas. Pretendemos visitar Taiândia, Camboja e estou na dúvida entre Vietnã ou Laos. Qual você recomenda? Queremos fazer mais um turismo de imersão, ver os locais, as comidas típicas, fugir um pouco dos programas muito turísticos. Quantos dias (nesse prazo apertado) é interessante passar em cada um desses países?

  7. Parabéns….gosto muito de suas postagens!! Sabe me informar de onde partem os barcos de Krabi para Kho Phi Phi?? Vou chegar a tarde em Krabi e passar a noite para ir pra Phi Phi pela manhã.

    1. Obrigado, Priscilla. Mas essa informação eu vou ficar te devendo. Eu não estive em Krabi. Recomendo a cidade com base na recomendação de pessoas confiáveis. E porque não gostei de Phuket, que foi minha base para Phi Phi.

      Abraço.

  8. Olá Rafael, parabéns pelo blog, muito bom mesmo !!

    Então pelo que entendi, se eu fizer o roteiro mais completo, no mínimo precisaria de uns 40 dias para estar tranquilo, digamos…

    Falo isto porque estou pensando em fazer uma viagem de longa duração e quero visitar tudo…

    obg

  9. Olá Rafael.

    gostaria de fazer um mochilão pela Tailândia e Indonésia, em 20 dias.
    será que é o suficiente?
    não sei nem por onde começar na questão do planejamento. poderia me ajudar?
    o que fazer primeiro, quanto devo me planejar financeiramente, etc.

    desde já agradeço.

  10. Olá Rafael, poderia me ajudar?
    Tenho 30 dias e preciso dividir entre Tailândia, Vietnã, Malasia e indonésia, vc acha muito corrido? Consegue me ajudar a dividir os 30d nesses lugares
    Aguardando retorno
    Bjosss
    Tatiana

  11. Eai pessoal!

    Primeiramente parabéns pelo blog, como sempre completíssimo e super útil 😀
    Novamente venho com dúvidas, já tentei tirar em outros blogs mas ninguém respondeu e como sempre acompanho aqui e já me ajudaram em um outro planejamento estou retornando.

    A minha dúvida é a seguinte: Estou indo pra tailândia no período de fevereiro/março. As passagens aéreas internas todas compradas. Os trechos que irei fazer de ônibus/ferry podem ser comprados pelo 12goasia porém, saem consideravelmente mais caros do que se comprados na hora. Vocês acham que tem necessidade de comprar antes ou consigo meio que em cima da hora mesmo?
    Os trechos são bangkok-> koh samui e koh samui-> phi phi island.

    Abração !

    1. Oi, Bibiana. Olha, posso te falar o que fizemos: nós compramos lá mesmo. E não tivemos problemas, embora a gente não tenha comprado esses trechos específicos.

      Você reservou algum hotel? Se sim, uma saída pode ser entrar em contato com eles e pedir informações. Alguns hotéis e hostels fazem o serviço de compra de passagens.

      Abraço.

  12. Olá muito bom o seu blog parabéns. Vou em Janeiro para a tailandia e despois bali e tenho uma questão, veja se me pode ajudar.
    Depois de viasitar as ilhas estarei em krabi para apanhar voo com airasia para kuala lumpur (14.25h- com chega a kuala às 16.50h). No mesmo dia quero apanhar pela airasia de kuala para Bali, pensei neste horario ( 18.20h partida de Kuala, existe outro voo às 22h de kuala).

    A minha dúvida é será que este horario é possivel? pois os voos vao ser comprados separados, pois nao consigo comprar krabi-bali.
    outra coisa, como são voos comprados separados terei de de sair e entrar novamente no aeroporto?

    obrigada

    1. O problema é se um voo atrasar, Sara. Você perde o outro sem direito de reembolso. Eu não faria isso, francamente. Ainda mais com horário tão apertado como esse de 18h20. Pode dar, mas se não dar é uma dor de cabeça.

      Você terá que retirar a bagagem, caso despache. Se fizer isso, terá que sair do aeroporto. Fora que você teria que fazer o checkin do outro voo de qualquer maneira.

      1. Então e optar pelo das 22h? chego a kuala sem atraso às 16h50. Não vou despachar bagagem, vou tentar viajar com a minha mochila. Fazendo check in online é sair de um voo e entrar noutro não?

        obrigada Rafael…

  13. Olá!
    Inicialmente parabéns pelo site, apresenta um conteúdo bem interessante e útil 🙂

    Montei o meu roteiro de viagem para o sudeste asiático e gostaria da opinião de vocês, se acham que está coerente e contempla as principais cidade com intervalos de tempo adequado. Sei que vai ser bastante corrido e não terei tempo de conhecer a fundo todas as cidades, mas gostaria de ter tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos de cada uma. A viagem será em JAN/FEV de 2017.

    Muito obrigada

    27/JAN: Voo São Paulo -> Bangkok
    28/JAN: Bangkok (meio período – China town – Ano novo chinês)
    29/JAN: Bangkok (floating market / maeklong railway market)
    30/JAN: Ayuthaya (deixar malas na estação de trem e seguir no final do dia de trem noturno pra Chiang Mai)
    31/JAN: Chiang Mai (templos)
    01/FEV: Chiang Mai (Chiang Rai + triangulo dourado – bate e volta)
    02/FEV: Chiang Mai (Elephant Nature Park)
    03/FEV: Chiang Mai (Flower Festival) + voo para Luang Prabang
    04/FEV: Luang Prabang (Yoga, templos)
    05/FEV: Luang Prabang (Tak Bat, Waterfalls, Pak/Caves)
    06/FEV: Voo de Luang Prabang para Hanoi (Old Quarter)
    07/FEV: Ha Long Bay – cruzeiro (excursão de Hanoi) – dorme no barco
    08/FEV: Ha Long Bay – cruzeiro (excursão de Hanoi) – volta pra Hanoi
    09/FEV: Hanoi (Perfume Pagoda)
    10/FEV: Hoi An (voo cedo de Hanoi para Da Nang-Hoi An) – Old town
    11/FEV: Hoi An (day trip to Hue????)
    12/FEV: Ho Chi Minh (voo cedo de Da Nang para Ho Chi Minh City) – War Remnants Museum + Notredame, Market, etc.
    13/FEV: Ho Chi Minh (Delta do Mekong?)
    14/FEV: Ho Chi Minh (Cu chi Tunels e Cao Dai Temple), a noite voo para Siem Reap
    15/FEV: Siem Reap (floating Villages)
    16/FEV: Siem Reap (Angkor)
    17/FEV: Voo de Siem Reap pra Bangkok e depois para Krabi, finalmente barco pra Railey Beach
    18/FEV: Railey Beach (Railway West + Mirante + Lagoa Azul)
    19/FEV: Railey Beach (Pranang Beach + Pranang Cave + Diamond cave + Sa Phra Nang)
    20/FEV: Railey Beach (tour Hong Island ou 4 island), a tardinha: barco para Ko Phi Phi
    21/FEV: Ko Phi Phi (Bamboo Island, Moskito Island, Shark View, Monkey Beach)
    22/FEV: Ko Phi Phi (Maya Bay + Mergulho – Adventure Club?)
    23/FEV: Ko Phi Phi (James Bong Island), de tardinha: barco pra Krabi, e então voo a noite de Krabi pra Bangkok
    24/FEV: Bangkok (templos). De madrugada: voo pro Brasil

    1. Oi, Ariane.

      Tá corrido sim, mas dá. Não se esqueça de calcular tempo perdido com deslocamentos, voos, atrasos, trens e imprevistos diversos.

      Abraço.

  14. Ola!
    Gostaria da opiniao de voces, por favor.
    Estou num intercambio na India (ou seja, aqui ja conheci bastante coisa) e antes de voltar para casa gostaria de conhecer mais o sudeste Asiatico porem nao tenho muito tempo.
    15 dias para ser exata. Acreditam que com esse tempo consigo fazer pelo menos Tailandia, Camboja e Indonesia? Sao os tres que considero principais.
    Deveria “trocar” Camboja por algum outro lugar?

    Pensei 6 dias Tailandia, 3 Camboja e 6 Indonesia. Sei que e’ apertado e corrido, mas infelizmente e’ o tempo que me resta rsrs

    Os voos da India para Tailandia estao cerca de US$100/trecho e depois a volta, partindo da Indonesia cerca de US$ 180, pois tenho que partir de Mumbai pro BR.
    Caro? Barato? Razoavel?

    Obrigadissima desde ja!

    1. Oi Mônica, não sou do 360 meridianos, mas vou te dar minha opinião, já que ano passado passei por esses países.
      Acredito que vc possa trocar a Indonésia pelo Vietnam, pois é muito mais interessante que a Indonésia, a não ser que vc tenha o sonho de conhecer Bali, que é linda e cheia de atrações. Vc poderá ir à Hanoi e de lá fazer um cruzeiro para Halong bay, em 5 dias vc consegue fazer tudo. Tailândia, se vc ficar só em Bangkok, dá pra fazer o mais importante em 5 dias também é Camboja é imperdivel, 3 dias inteiros dá pra vc conhecer os templos e a noite conhecer o night market e a pub street, cheia de bares e boates e restaurantes legais, tem até o Hard Rock café a uns 5 minutos de tuk-tuk. Camboja me surpreendeu pela comida barata e de boa qualidade. Se me permite, estando na Índia daria até pra vc conhecer Kathmandu no Nepal e de lá pegar um vôo pra Bangkok e escolher entre Camboja, Indonésia e Vietnam, cada um tem um sonho diferente. Boa sorte! Ah pro Camboja e Vietnam vc pode tirar o visto online super prático. Nepal dá o visto chegando no aeroporto igual a Indonésia.

      1. Marcelo, amei seu comentário e suas dicas! Estou tentando montar meu roteiro, terei 35 dias na Asia e estou mega perdida rs. Pensei em fazer Tailandia, Camboja, Vietnam e Bali, mas penso nas questões de orçamento, que é apertado, e considero principalmente as custas com deslocamento e vistos. Li em algum lugar que o Camboja exige um passaporte com no tirado há no mínimo seis meses, sabe me dizer se é isso mesmo? Se puder me ajudar com algumas dicas para eu organizar minha angústia de iniciante (essa é a primeira viagem solo!!), ficarei muito grata!!

      2. Marcelo obrigadissima pelo comentario e dicas.
        Realmente estava pensando sobre o Vietna, mas por ter pouquissimo tempo acabei abrindo mao deste para focar na Indonesia que e’ aquela coisa de sonho mesmo haha
        Vou dar uma pesquisada melhor sobre a possibilidade de ir para o Vietna..
        Obrigada!

    2. Oi, Monica.

      Você consegue fazer sim, mas vai ser corrido. Eu focaria em dois países apenas, para aproveitar com mais calma, mas entendo seu ponto. 🙂

      Eu paguei cerca de 500 reais entre Índia e Tailândia, ida e volta, então os preços me parecem ok.

      Abraço.

  15. Oi Rafael, já li e reli esse post mil vezes, então, MUITO OBRIGADA pela ajuda!
    Posso abusar mais um pouquinho?
    Seguinte, vou pra Ásia em maio do ano que vem, mas o budget tá bem baixo.
    Vou passar 20 dias, e tava querendo fazer Tailândia, Camboja e Vietnã. Só que já li mil posts e continuo na dúvida sobre as cidades que deveria escolher, tendo em conta que não vou ter muita grana pra gastar. Você consegue dar uma sugestão e ajudar essa pobre moça perdida? ;)))
    Obrigadão, de novo!
    Beijos

  16. Olá, Rafael! Adorei as dicas.
    Queria uma dica sua de roteiro, vou fazer uma viagem em dezembro de 30 dias pra Tailândia e Indonésia, e gostaria de uma dica para montar um roteiro. Pretendo conhecer Bangkok, chiang mai, as ilhas do sul da Tailândia e Bali. Quantos dias vc acha razoável em cada lugar?!

  17. Olá Rafael, tudo bem?

    Estou planejando uma viagem para o Sudeste Asiático com mais 06 amigas e vamos fechar o roteiro na próxima semana. Inicialmente a logística seria da seguinte forma:

    22/01 BELO HORIZONTE / BANGKOK
    1º BANGKOK – 03 DIAS E 1/2
    2º LAOS – 03 DIAS E 1/2
    3º VIETNÃ – 06 DIAS
    4º CAMBOJA – 4 DIAS E 1/2
    5º CHIANG MAI, KRABI, KOH PHI PHI E KOH PRAGAN – 10 DIAS

    Você teria alguma sugestão ou mudança de logística? Faremos todos os trajetos aéreos.

    Adorei o blog.

    Obrigada.

    Isabella

    1. Oi Isabella, tudo bem? To planejando a viagem pro sudeste no fim do ano agora em 2017 e gostei muito do teu roteiro. Tu já viajou? Deu tudo certo? Mudaria alguma coisa?
      Muito obrigada desde já.
      Ana.

  18. Oi pessoal,

    Parabéns pelo blog, é muito completo com ótimas informações. Estou planejando fazer um mochilão no Sudeste Asiático em fevereiro ou março de 2017 e pretendo ficar em torno de 25 dias. Pretendo fazer o segundo roteiro, mas pretendo dar uma passada rápida pela Malásia. Este será o meu primeiro mochilão, e vou fazê-lo sozinha! Por isso, qualquer opinião ou dica será muito bem vinda. Abaixo segue um pré-roteiro que fiz, contando com passagens de ida e volta para Bangkok:

    Tailândia:
    1- Bangkok (4 dias)
    2- Phi Phi (3 dias)

    Malásia:
    3- Kuala Lumpur (3 dias)

    Singapura:
    4- Singapura (4 dias)

    Bali, Indonésia:
    5- Tenho um amigo que mora na Indonésia há 2 anos, então ainda estou planejando o roteiro mas pretendo ficar 2 semanas por lá. Quero conhecer Bali e Lombok.

    O que você acha do roteiro?

    Abraço.

  19. Oi pessoal,

    Primeiro, gostaria de parabenizar pelo blog, as informações são bastante úteis e realmente está sendo de grande ajuda.

    Estou pensando em fazer o segundo roteiro indo em meados de dezembro até meados de janeiro, visitando Tailândia, Malásia, Singapura e Indonésia. Dei uma olhada em vários posts de vocês sobre cada lugar e decidi mais ou menos isso, eu gosto muitos de praias e lugares exóticos e que tenham um pouco de diversão, mas também inclui alguns lugares que possam me mostrar um pouco da cultura de cada país. Se vocês acharem que alguma mudança seja relevante, por favor!

    Primeiramente a Tailândia:
    1. Bangkok – 4 dias
    2. Chiang Mai – 2 dias
    3. Phi Phi – 4 dias

    Depois, Malásia:
    1. Kuala Lumpur + Malaca – 3 dias
    2. Penang – 3 dias

    Seguindo para Singapura:
    1. Singapura – 4 dias

    Finalizando em Bali:
    1. Kuta – 3 dias
    2. Bukit – 3 dias

    Ficaria uma viagem de 25 a 30 dias, passando aproximadamente em cada lugar a quantidade de dias que mencionei acima mais o deslocamento.

    Quanto aos gastos, vi que é possível comprar passagens de ida e volta saindo de São Paulo para Bangkok por volta de USD$800, e coloquei cerca de USD$50 por dia mais o deslocamento interno na Ásia, que a viagem inteira ficaria num total de USD$2500.

    Então, o que vocês acham do meu roteiro e da quantidade de dias em cada local? E quanto aos gastos, daria para fazer uma viagem sem estresse?

    Abraços!

    1. Oi, Rodrigo, Gostei do roteiro e acho que o orçamento está tranquilo. Eu não conheço Kuta, em Bali, mas já vi gente falando mal. Talvez compense pesquisar isso. Ubud também é uma alternativa.

      Abraço.

    2. Rodrigo, você vai conseguir entrar de volta na tailandia para pegar o voo de volta no Brasil? verificou como ficaria na imigração?
      Além disso, você chegou a ver passagens aereas que fazem escalas nesses paises sem que tenha que pagar mais um trecho?
      Estou pensando em fazer Filipinas, Vietnã, Singapura (um dia) e Bali.
      Queria aproveitar ao máximo escalas das passagens areas. Se tiver dicas em relação a isso eu agradeço!

  20. Olá, Rafael. Vou fazer uma viagem pela Ásia em novembro. Vou à China e, de lá, vou à Bangcok e, em 04 horas, pego um voo para Siem Reap. Depois volto a Bangcok para conhecer a cidade. Minha dúvida é quanto ao visto. Posso entrar na Tailândia normalmente com visto de turista, ir para Siem Reap (tenho que pegar minha bagagem e fazer o check-in para o voo, pois não tinha os dois trechos juntos) e voltar depois para a Tailandia com o mesmo visto? Ou é necessário um visto de transito para esse período em que aguardarei no aeroporto de Bangcok e, na volta de Siem Reap, eu pego o visto de turista? Adoro o blog! Obrigada

  21. Rafael, adorei seu post! Muito enriquecedor. Farei intercâmbio para Australia em Julho e, tendo em vista que terei um mês de férias lá, pretendo ficar 30 dias mochilando pelo Sudeste Asiático. Me dê uma luz…rsrs. Tantos lugares lindos que você citou me fizeram ficar perdida!

  22. Oi Rafael,
    demais seu post , parabéns!

    Estou planejando um mochilão com meu namorado para a Asia e a intenção é passar pelos seguintes paises/cidades:
    – Tailandia, Bali, Laos e Cambodja ( Não necessariamente nessa ordem) e temos 35 dias para isso. Você acha suficiente?
    Estamos planejando os trechos de avião para conseguir nos deslocar com maior rapidez e “perder” menos tempo em longas viagens.

    Aguardo sua sugestão, se tiver uma ordem que você indica para o roteiro seria bem bacana

    1. Oi, Iais. Acho que o tempo é suficiente sim, mas, claro, isso depende de quantos lugares em cada país você pretende visitar.

      Você pode começar na Tailândia e em seguida fazer Camboja e Laos. Bali, que fica mais distante e exige o avião, pode ser numa outra etapa. Mas é só uma sugestão.

      Abraço.

  23. Oi rafael, tudo bom?
    Estou indo para Tailandia em novembro e tenho 17 dias por lá… vc acha que vale a pena ficar so pela tailandia msm ou tb viajaria pra outros paises, como laos e cambodja? Ainda tenho essa duvida, mas tb nao queria que a viagem ficasse mto corrida… alguma dica de roteiro?

    Abraço e parabens pelo blog!

    1. Isso é uma questão pessoal, Jim. Se colocar outros países, deixará de conhecer algumas partes da Tailândia. Na prática você terá cinco dias, mais ou menos, para cada país.

      Aí é escolher quais lugares você mais quer visitar.

      Abraço.

  24. Oi Rafael, tudo bem?

    Bom, estou pensando em fazer, 25 dias, Filipinas, Malasia e Indonésia, em dez 2016. O que você acha sobre esse roteiro? Alteraria algo? É caro?

    1. Não conheço as Filipinas, Lander. Você terá que se deslocar de avião entre os países, então há um gasto a mais aí, que não haveria num roteiro tradicional pelo sudeste asiático (Tailândia, Laos, Vietnã, Malásia, etc).

      Mas parece um roteiro bem interessante.

      Abraço.

  25. Tudo bem , RAFAEL ?! em primeiro lugar parabéns pelo Blog ! Tenho um roteiro de 32 dias , que se inicia em 31/08/16 , com aéreos > BRASILIA/SÃO PAULO/ADIS ABEBA ( ETIÓPIA )/BANGKOK/KUALA LUMPUR ( MALÁSIA /PHUKET , que ainda estou montando ,podendo esticar a SINGAPURA OU BALI e outros paises proximos , pois as ideias são muitas , o tempo curto e o dinheiro , claro , também..rsrs O que te pergunto , de forma inicial é : ao desembarcar em BANGKOK , passar pela aduana/fiscalização de chegada de turistas , etc…tem algum problema , exigência extra ao me dirigir ao CHEK IN da MALÁSIA AIR LINES , ou simplesmente comparece , faz chek in e embarca normalmente ?
    por ora , o meu muitissimo obrigado!

    1. Obrigado, Luís.

      Não tem exigência não. Apenas não se esqueça do comprovante de vacina contra febre amarela. É cobrado na Tailândia.

      Abraço.

  26. Oi, Rafael! O site tem ajudado muito a me programar pro fim do ano de 2016. Devo fazer Bangkok, Laos, Cambodja e Vietnã, com ajuda de uma agente de viagens, porém sem nenhum tipo de excursão, ou seja, algo mais individualizado.
    A minha grande questão é: detesto avião pequeno! No deslocamento entre as principais cidades dessa região, só terei a opção em aeronaves menores ou posso contar com Airbus ou Boeings?
    Obrigada!!!!

    1. Oi, Claudia. Você vai ter que ver caso a caso. Mas eu só voei em aviões grandes. O transporte por terra, em casos de distâncias menores, também é bem presente.

      Abraço.

  27. alguem saberia me dizer como faço para ir de Ko Phagam ate ko phiphi?? sei que para chegar em phiphi somente por ferry saindo de phuket ou kabri, so que ainda nao sei como posso ir para kabri ou phuket saindo de Ko Phagam

    1. Oi, Isabela. Desculpa, seu comentário se perdeu e ficou sem resposta.

      De qualquer forma, não fiz esse trecho. Descobriu a saída? Coloca aqui pra gente, caso mais pessoas tenham a mesma dúvida.

      Abraço.

  28. oi, quero ir para tailandia e malasia em janeiro de 2016, tenho 16 anos e vou com minha irma de 19, posso me hospedar em hostels com minha irma sem problemas?

    1. Oi, Camila.

      Alguns hostels não aceitam menores de 18 anos – isso varia caso a caso. Você teriam que planejar isso com cuidado. 🙂

      Abraço.

  29. Olá! estou no início da coleta de infos, e por ora minha dúvida é: Tem alguma lei/regra para mulheres nessa região? o que é proibido pra eles e para nós não? onde posso ver previsão de temporais, tornados, essas coisas? Quero ir pra Tailândia/Laos/Camboja/Bali, SE der tempo, KL. Isso em 20 dias…dá tempo? Que praias são imperdíveis nesse roteiro? Muita pergunta né? rs desculpem aí, mas é a empolgação, bjos 🙂

    1. Renata,
      Também achei apertado. Acabei de voltar e fiz praticamente o seu roteiro, com exceção de KL, achei meio corrido e usei 52 dias para fazer tudo. Tem muito lugar pra conhecer e vc vai ficar doidinha por ter que pular coisas fantásticas. Que tal explorar um número menor de países? Eu pensaria assim, se for a sua única chance no sudeste asiático e vc não tiver nem previsão de voltar novamente na vida, tenta apertar … mas se achar que pode dividir e voltar em uma próxima viagem … aí eu faria menos e dividiria.
      Eu fiz um post e coloquei o numero de dias que fiquei em cada um dos lugares que eu passei na viagem. Não tem tanto detalhamento quando este aqui … ( apaixonada pelo 360 😉 ) mas pode te ajudar um tantinho a ter uma ideia da correria que eu tô falando …

      http://viajanderia.com/2016/03/09/roteiro-pelo-sudeste-asiatico-tailandia-laos-vietna-camboja-e-indonesia/

      Espero que te ajude!

      Bjs

  30. Estou finalizando roteiro para minha esposa e eu pela Tailandia (talvez Vietnã) também e gostaria da ajuda de vcs.

    O roteiro seria:

    dia 1 – chegada pela manhã em Bangkok (considero um dia de zumbi)
    dia 2 – Bangkok
    dia 3 – Bangkok
    dia 4 – Bangkok
    dia 5 – Bangkok > Chiang Mai (voo pela manhã)
    dia 6 – Chiang Mai
    dia 7 – Chiang Mai > Siem Reap* (voo fim da tarde)
    dia 8 – Siem Reap*
    dia 9 – Siem Reap*
    dia 10 – Siem Reap* > Krabi (voo pela manhã)
    dia 11 – Krabi
    dia 12 – Krabi > Phi Phi (barco pela manhã)
    dia 13 – Phi Phi
    dia 14 – Phi Phi
    dia 15 – Phi Phi > Phuket > Cingapura (idéia é chegar por volta do meio dia em Cingapura)
    dia 16 – Cingapura
    dia 17 – Cingapura (voo meia noite para Brasil)

    Minhas dúvidas são:

    – De forma geral o roteiro está ok, ou seria melhor tirar alguma cidade para ter mais tranquilidade?
    – Entre Siem Reap, Ha Long e Hoi An, qual destino é a melhor escolha?! (ou ainda outra sugestão?!)
    – Chiang Mai são dias suficientes ou são poucos?
    – Inicialmente em Krabi iria fazer somente conexão, mas mudei para ficar um dia inteiro.
    *** – Minha maior dúvida: não curto viajar por agencia, mas tenho receio de perder passeios importantes e lugares bonitos de visitar (para os dias 1 a 9). Portanto a pergunta é: qual a melhor dica, contratar guia? fechar com alguma agencia local? ir por conta, de tuk tuk, com base em dicas? transfer aeroporto hotel aeroporto?

    É isso, se puderem contribuir fico muito agradecido!

    1. Olá Leonardo, eu fiz minha volta ao mundo entre fevereiro e maio deste ano e te daria as seguintes dicas:fique só um dia inteiro em phi phi, pois o que vc fará lá será o passeio pra conhecer a maya beach pela manhã e à tarde curtir o por do sol no the point…Tire tb um dia de siem reap,pois em um dia vc conhecerá o angkor wat e a noite irá conhecer a pub street com as boates e restaurantes e tb tem o Hard Rock café não muito longe dali,fora isso a cidade não tem nada pra se fazer…use krabi só pra conexão e inclua mais um dia em Singapura, tem muita coisa pra se ver lá, fique em chinatown, lá tem comida barata e é ótimo pra se locomover…tem o ônibus vermelho que vc pode fazer em um dia e conhecer os principais pontos, no outro dia vá conhecer a singapore flyer,veja que horas começa o show de luzes do garden by the bay…Quando vc estiver no ônibus hop on hop off desça no marina bay sands e verifique a que horas é o show pra vc voltar a noite,é imperdivel e de graça…vai por mim, que vc não vai se arrepender…Krabi é sem graça, phi phi é melhor…pra fazer o passeio da maya bay compre em alguma agência de turismo assim que chegar pro dia seguinte…a subida pro the point é bem puxada, eu tive que fazer massagem nos pés quando desci,se puder vá de tênis, de chinelo nunca,a não ser que leve na mochila pra colocar lá, tem que pagar uma entrada pra entrar, mas não é caro…lá tem uma lanchonete pra comer e beber…o pôr do sol é coisa de louco…mas desça antes de escurecer,pois não tem luz pelo caminho,é deserto…a não ser que vc desça com alguém, o que não foi meu caso, boa viagem cara!um abraço, Marcelo.

      1. Ah Leonardo, inclua tb mais um dia em Chiang Mai, pois em um dia vc fará o passeio que visitará a aldeia das mulheres girafa e o campo dos elefantes, se vc contratar um tour só pra vc ainda dá pra incluir o templo dos tigres…no outro dia vc poderá conhecer os templos com calma…É isso.

      2. Marcelo,
        obrigado pelas suas dicas, me foram bastante úteis e fiz algumas alterações. Sobre ko phi phi e Krabi, a idéia é ficar uns dias a mais para dar uma relaxada.
        Veja o que acha do novo roteiro:

        16/01 – chegada em Bangkok as 9hr. Passeio de leve a pé.
        17/01 – Bangkok
        18/01 – Bangkok
        19/01 – Bangkok>Siem Reap – voo 19:50>21:00
        20/01 – Siem Reap
        21/01 – Siem Reap
        22/01 – Siem Reap>Chiang Mai – voo 17:15>22:45
        23/01 – Chiang Mai
        24/01 – Chiang Mai
        25/01 – Chiang Mai>Krabi – voo 6:25>8:25
        26/01 – Krabi>Ko Phi Phi – barco meio dia
        27/01 – Ko Phi Phi
        28/01 – Ko Phi Phi
        29/01 – Ko Phi Phi>Krabi>Cingapura – barco 6hr – voo 10:20>12:55
        30/01 – Cingapura
        31/01 – Cingapura

        1. Oi Leonardo, melhorou bastante teu roteiro…mas ainda insistiria de vc tirar um dia de siem reap pra aumentar um dia em Bangkok, ou ainda deixar siem reap como está e colocar mais um dia em Bangkok…Os passeios imperdiveis são mercado flutuante em um dia, ayuthaia em outro dia e no terceiro dia o grand palace e o templo do Buda reclinado…sugiro que vc se hospede na khao San road, pois é onde o agito acontece e tem tudo o que vc precisa lá sem procurar…o hotel que fiquei 3 estrelas custava 40 dólares por dia com café e tinha piscina no terraço…dê uma olhada nos hotéis da khao San road no booking.com

          1. Marcelo,
            mudei novamente, pois acabei de fechar o voo e consegui um dia extra na chegada. Em resumo agora ficou:
            – Bangkok 3,5d
            – Chiang Mai 2,5d
            – Siem Reap 2,5d
            – Krabi 1,5d
            – Ko Phi Phi 2,5d
            – Cingapura 2,5d

            15 CWB>Bangkok – chegada voo>14:50
            16 Bangkok
            17 Bangkok
            18 Bangkok
            19 Bangkok>Chiang Mai – voo 6:35>7:50
            20 Chiang Mai
            21 Chiang Mai>Siem Reap – voo 16:35>21:00
            22 Siem Reap
            23 Siem Reap
            24 Siem Reap>Bangkok>Krabi – voo 16:05>21:40
            25 Krabi
            26 Krabi>ko Phi Phi – barco 12hr
            27 Ko Phi Phi
            28 Ko Phi Phi
            29 Ko Phi Phi>Krabi>Cingapura – barco 7hr, voo 10:20>12:55
            30 Cingapura
            31 Cingapura>CWB – voo>23:45

          2. Oi, Leonardo. Eu tendo a querer ficar mais tempo nos lugares, justamente para relaxar. Eu escolheria uma praia para isso.

            Concordo com o Marcelo sobre Cingapura: a cidade tem muito o que fazer. Mas discordo de Chiang Mai, principalmente porque nós não recomendamos os passeios mais famosos da cidade, que são as mulheres-girafa e os elefantes. Explicações aqui:

            https://www.360meridianos.com/2012/08/o-que-descobrimos-sobre-as-mulheres-girafa-da-tailandia.html
            https://www.360meridianos.com/2014/05/verdade-sobre-os-passeios-de-elefante-na-tailandia.html

            Abraço.

    2. RAFAEL,PEÇO DESCULPAS PELA INTROMISSÃO DE TER RESPONDIDO AO LEONARDO NO SEU SITE, MAS MINHA INTENÇÃO FOI DE AJUDAR, JÁ QUE PASSEI POR ESSAS CIDADES, UM ABRAÇO, MARCELO.

    3. Show de bola Leonardo,me deu até vontade de voltar pra Ásia,é uma viagem muito gratificante em todos os sentidos…Eu entendo o que o Rafael falou de não aconselhar de fazer as mulheres girafa, os elefantes e os tigres,mas aí vai de cada um, pense e reflita se para vcs é importante realizar esses passeios ou não,se decidir não fazê-los,procure fazer um bate e volta pra chiang rai, pra conhecer o templo branco,veja se tem air asia partindo de chiang mai…Não deixe de conhecer o mercado de rua e o shopping, caso vc queira comprar eletrônicos como os power bank de celular…É muito barato na Tailândia,um abraço.

  31. Oi Rafael,
    Tudo bom?
    Estou pensando em ir para o Sudeste Asiatico em Janeiro, mas posso ficar apenas 20 dias.
    Voce acha que consigo fazer Cingapura, Indonesia e Filipinas?
    Ou vou aproveitar mais fazendo apenas Indonesia e Filipinas primeiro?
    Com qual pais sugere que comece e mais ou menos quanto tempo em cada um?
    Obrigado,

    1. Oi, Gabriela. Não posso te ajudar com as Filipinas pois nunca estive lá. Para Bali, na Indonésia, fique pelo menos uns 10 dias. Dá para ficar mais, se quiser conhecer outras partes do país. 5 dias bastam em Cingapura.

      O país de entrada provavelmente será Cingapura, que é hub e tem mais voos.

      Abraço.

  32. Olá Rafael
    Estou planejando meu roteiro para Tailandia, estou pensando em passar quase 2 meses por lá. Será que se eu incluir Malasia e Cingapura nesse tempo, eu vou gastar mais ?

    1. Oi, Karen. A Malásia tem quase o mesmo custo de vida. Cingapura é mais cara, mas você não precisa ficar muitos dias por lá. Uns cinco dias bastam.

      Acho que dá para caber no orçamento sim. Fica um pouco mais caro, mas você equilibra as contas por conta do tanto de tempo que ficará lá. Basta ficar mais tempo nos países mais baratos e economizar em Cingapura.

      Abraço.

  33. Pessoal, estou encantada com esse site de vocês: super completo e muito útil!!!

    Estou planejando uma viagem em Dezembro e Janeiro por 50 dias e gostaria de tirar algumas dúvidas, por favor, com vocês:
    1) o roteiro abaixo é viável? Deveria ficar mais ou menos dias em algum lugar ou substituir algum destes destinos?
    2) É seguro viajar sozinha por estes locais?
    3) Em algumas regiões não sei se vale a pena ir de avião, porque ganho tempo apesar do preço, ou se há trajetos de barco em que, além de ser mais barato, também vou curtindo o visual. Alguma dica?

    Meu roteiro (em planejamento):

    – Tailândia, Bangkok – por 3 dias; Ayutthaya – por 1 dia; Koh Phangan, por 2 dias; Koh Samui, por 2 dias; Koh Tao, por 2 dias; Railay Beach (Krabi) por 2 dias; Koh Phi Phi por 2 dias.
    – Indonésia – Bali por 6 dias e Gili Trawangan por 2 dias
    – Malásia – Kuala Lumpur, por 3 dias ( este estou pensando em tirar, não quero ficar vendo muitos arranha-céus…)
    – Vietnã-Ho Chi Ming por 3 dias; Hang-Son-Doong-Cave 2 dias; Hanoi e Halong Bay por 4 dias.
    – Cambodia-Siem Reap, por 3 dias; Phnom Penh, por 2 dias e Koh Rong, por 3 dias
    – Laos – Luang Prabang, por 2 dias e Vang Vieng, por 2 dias
    – Mianmar – Bagan, Yangon e Karen-padaung por um dia cada.

    Super mega obrigada desde já e desculpe se fui abusada!

    1. Oi, Lilian.

      Sim, acho que é viável. Na maior parte das vezes seu deslocamento vai ser de avião . E eu acho que pode compensar tirar algum destino, para sobrar mais tempo e você poder relaxar. Eu tiraria até dois, porque gosto de viajar com mais tempo.

      Eu não consigo te falar como fazer exatamente cada um desses trechos, já que minha viagem não foi essa. Mas veja no próprio texto – junte os roteiros acima e você consegue notar como fazer muitos desses trechos.

      Abraço.

    2. Oi Liliam, tb estou querendo ir em dezembro e ficar uns 40 dias Thailandia e indonésia.
      Me pareceu bem legal seu roteiro. Queria algumas dicas e informação sobre seu roteiro ?

      Podemos conversar ? segue meu email [email protected]

      Obrigado
      Rodrigo

  34. Rafael,
    Boa Noite!!!

    Preciso iniciar minha programação para o Sudeste Asiático!!! E acho que vou precisar contar com a sua ajuda… Vamos lá!!! Infelizmente, não tenho todo o tempo que gostaria… Tenho 19 dias inteiros! Do dia 08/02/2016 à 26/02/2016…

    Estou bem perdido, mas gostaria que vc me ajudasse a escolher 03 países entre Tailândia, Vietna, Camboja e Laos (Ou será que consigo encaixar as 4? rs)

    Quantos dias vc recomenda em Bangkok? PhiPhi ou alguma outra praia na Tailândia? Como já ouvi que todas são belas e bem genéricas, optarei por conhecer somente uma!!!

    Agora é a última pergunta!!! Saindo de Bangkok, qual é o melhor roteiro para otimizar a viagem e quantos dias vc sugere em cada lugar?

    Ok! É muita folga né? Mas se puder me ajudar, ficarei muito grato!!!

    Rodrigo

    1. Oi, Rodrigo. Tenho certeza que será uma viagem incrível. Mas é um pouco complicado escolher o destino pra você. Isso depende dos seus gostos, sonhos, desejos… Todos são países incríveis. Faz assim: leia sobre eles e veja quais te interessam mais. Aqui no blog mesmo você acha muita coisa. 🙂

      Eu recomendo uns 4 dias em Bangkok, até mesmo para você se recuperar da viagem até lá, caso seja sua primeira parada. Já Phi Phi, a ideia é relaxar. Por isso, eu ficaria pelo menos uns três dias – talvez um pouco mais. De lá você pode seguir para outros países. Se for de avião, fica mais fácil montar seu roteiro. Nesse texto mesmo você encontra dicas sobre isso.

      Abraço.

    2. Tive um dilema parecido. Viajei em 2013 pro sudeste asiático e no final tive que escolher entre Laos e Cambodia. Meu roteiro de cinco semanas ficou assim: Singapura, Indonésia, Tailândia, Cambodia, Vietnã. Laos ficou de fora.
      Aconselho pesquisar entre Laos e Cambodia e escolher o que mais te atrai.
      Tailândia tem que estar no seu roteiro. E o Vietnã pra mim foi um dos pontos altos da viagem – não deixe de ir a Halong Bay (recomendo ficar no Hanoi Backpackers e fazer o cruise pra Halong Bay com eles. É mais caro que os demais, porém é muito divertido, só mochileiro e o lugar é um dos mais lindos no SE asiático) e claro Hanoi e Ho Chi Minh. Se puder esticar e ir por dentro do Vietnã passe por Sapa, Hué… Conheci mochileiros que compraram motocicleta e cruzaram o país e recomendaram passar por lá. Quem sabe na próxima.

        1. Rafael o blog de vocês é maravilhoso! parabéns pelas respostas e dicas. Tailândia como nosso primeiro destino, pegamos muito das informações, de onde se hospedar, se locomover e melhores atrações. Nossa dificuldade é escolher o segundo país. O povo aqui em casa, marido e filhos (20 e 18 anos) querem Filipinas. Tenho encontrado pouca coisa boa nos blogs. Tem algo a indicar para eu ler? Saieremos do RJ 12/12 e retornaremos dia 28/01. Desde já agradeço.

      1. Olá Pedro! Estamos no momento de leituras e planejmento. Passagem comprada do RJ/Tailândia e brigas internas familiares para decidirmos o segundo destino. O povo aqui quer Filipinas e eu Vietnã. Você tem algo escrito sobre o Viatnã para me ajudar nessa escolha?

        1. Olá Katia. Essa é uma decisão difícil. Dos amigos que foram comigo pra Ásia, alguns passaram pelas Filipinas e adoraram o país. É um dos melhores lugares para fazer uns mergulhos (se ainda não mergulham, recomendo que tirem o open water na Tailândia em Koh Tao, bem barato e excelente visibilidade), praias lindas, snorkel com tubarão baleia etc.Perdi depois a oportunidade de ir às Filipinas pois na época houve um tufão que destruiu muitas cidades.

          Quanto ao Vietnã, não tenho relatos escritos até então, mas foi um dos meus preferidos no sudeste asiático. Não vejo a hora de voltar à Ásia.

          Comece a curtir sua viagem desde já. Ela começa nesse momento de leituras e planejamentos.

          1. Obrigada Pedro! Vou ficar atenta e tentar providnciar para “as crianças” o open water na Tailândia em Koh Tao, como recomendou.
            Espero na volta poder compartilhar com todos desse blog MARAVILHA…minhas experiências. Abraço carioca!

  35. Olá Rafael!

    Obrigado pelas explicações!

    Estou planejando uma viagem de 20 a 30 dias e gostei muito do roteiro que sugeriu: Tailandia + Malasia + Cingapura.

    Na sua visão este tempo é o suficiente?

    A Ideia é viajar no dia 15/jan/16, nesta época do ano tem muitos riscos de clima+superlotação+preços diversos(incluindo passagens aéreas dentre os locais sugeridos)?

    A Passagem aérea para Bangkok pela minha cotação está saindo cerca de R$5.500,00, e estou indo com minha namorada. A idéia era gastar, no máximo, uns R$16.000,00 o casal. Acha que é muito pouco?

    Muito obrigado!!

    Abraços.

    1. Oi, Luís.

      Depende do que você vai ver nos países, mas acho que dá sim. Por exemplo, você pode ficar três ou quatro dias em Kuala Lumpur, seguir para Langkawi, ficar mais uns três dias, seguir para as ilhas da Tailândia, ficar mais cinco dias, e por aí vai. Cingapura rende também uns 4 dias facilmente, assim como Bangkok.

      A época é boa, costuma ser alta temporada. Sobre o clima, leia esse texto: https://www.360meridianos.com/2013/11/guia-de-moncoes-asiaticas.html

      A passagem é cara mesmo. Se você der sorte, consegue uma promoção. Para o viajante econômico, uma boa média é pensar em 40 dólares diários por pessoa. (tirando o preço da passagem, pago separadamente).

      Abraço.

      1. Rafael, boa tarde!

        Obrigado pela resposta.

        Fechei minha viagem para dia 14 de janeiro. Está tudo certo e estou muito ansioso. Farei o roteiro que sugeriu indo para bangkok, fico 3 noites, vou de trem para chiang mai, fico 2 noites, pego um voo para phuket, fico mais 3 noites, pego o barco para langkawi, fico mais 2 noites, vou para kwala lumpur, mais 3 noites e Singapura mais 3 noites e volto para SP. A única coisa que não consegui foi fechar ainda hotel em Langkawi e comprar a passagem de avião de chiang mai para phuket. Se tiver como me indicar onde acho isso eu te agradeço pois no decolar.com e em outros sites que procurei eu não encontrei. Outra dúvida é, onde comprar a moeda dos 3 países? Obrigado novamente pela ajuda e pelo roteiro que copiei idêntico.. haha Abraços

        1. Oi, Luis. Olha, provavelmente você não vai conseguir comprar a moeda aqui no Brasil. Tem que verificar se as casas de câmbio têm. De toda forma, se não conseguir, uma saída é levar dólares ou euros e trocar lá. Eu levei alguma quantia em espécie, mas na maior parte do tempo usei os cartões para sacar em moeda local.

          Sobre o hotel em Langkawi, veja esse texto:

          https://www.360meridianos.com/2014/05/onde-ficar-em-langkawi-malasia.html

          Já sobre a passagem, a Air Asia faz o trecho. Olha direto no site deles:

          http://www.airasia.com/ot/en/home.page?cid=1

  36. Olá Rafael,

    Montei um roteiro para Tailândia, Camboja, Vietnã e China, mas ainda estou em dúvida se está muito apertado. Comprei a passagem São Paulo/Bangkok para o dia 31/10/15 (chegarei em Bangkok na manhã do dia 02/11/15) e o retorno será Pequim/São Paulo no às 01:00 do dia 01/12/15.
    Veja o que acha e se sugere alguma mudança:

    SP/Bangkok – 31/10/15 – 02/11/15 (deslocamento)
    Bangkok – 03 à 05/11/15
    Bangkok/Krabi – 06/11/15 (aéreo)
    Krabi – 07 e 08/11/15
    Krabi/Koh Phi Phi – 09/11/15
    Koh Phi Phi – 10 e 11/11/15
    Krabi/Siem Reap – 12/11/15 (aéreo)
    Siem Reap – 13 e 14/11/15
    Siem Reap/Phnom Penh – 15/11/15 – ônibus
    Phnom Penh – 16/11/15
    Phnom Penh/Ho Chi Minh – 17/11/15 – ônibus
    Ho Chi Minh – 18/11/15
    Ho Chi Minh/Hanoi – 19/11/15 – aéreo
    Hanoi (Halong Bay) – 20 e 21/11/15
    Hanoi/Xian – 22/11/15
    Xian – 23/11/15
    Xian/Pequim – 24/11/15
    Pequim – 25 à 30/11/15
    Pequim/SP – 01/12/15

    Obrigada!

    1. Oi, Raquel. É um roteiro muito bom, mas está corrido sim.

      Não quer dizer que não seja possível. É. Mas vai ser bem cansativo. Pra relaxar, só tirando um destino. Mas isso é muito complicado de fazer, eu sei, então muitas vezes a gente encara a maratona. 🙂

      A questão é pensar: você quer ter períodos pra relaxar também, ou prefere incluir todos esses destinos?

      Abraço.

  37. Olá Rafael,

    Gostaria de sua ajuda para montar meu próximo roteiro pelo Sudeste Asiático. Só para constar, entre março e abril estive em alguns locais, visitei: Bangkok, Chiang Mai e Chiang Rai na Tailândia; Pekbang, Lung Pragbang, Vang Vieng e Vientiane no Laos; e por fim Phnom Penh e Siem Reap no Camboja. Então gostaria de fazer algo diferente em minha próxima ida ao Sudeste Asiático. E estou com dúvida..

    Terei pouco mais de 02 semanas, sendo de 30/janeiro a 14 de fevereiro, e gostaria de iniciar em Cingapura (3 noites), e depois “subir”pra Malásia, ficando em Kuala Lumpur (3 noites), indo passar desse período 1 dia em Malaca. Aí depois, que vem a dúvida, irei fazer esta viagem provavelmente sozinho, ficando em hostels, etc. Opções: Ir pra Hong Kong (ficaria por lá durante o período do Ano Novo Chinês, visitar Macau), ficando 5 noites em Hong Kong, e por fim mais 2 noites em Bangkok, e no final 1 noite em stopover para visitar Doha. OU Após Cingapura e Kuala Lumpur, seguir para as ilhas da Tailândia, como Phuket, Ko Phi phi, Kho Tao, Kho Samui, etc.

    Tendo em vista o que já conheço por lá, o que voce me sugere? Admito que apesar de curtir a noite, e querer conhecer as festas nas ilhas da Tailândia, estou bem tentado para HK por causa do Ano novo Chinês haha.

    1. Oi, Felipe! Questão complicada a sua! hahaha

      Escolhas assim são sempre difíceis. Olha. ko Phi Phi é linda mesmo, assim como outras ilhas da Tailândia. Vale muito a pena. As festas eu não sei, francamente.

      HK é incrível. Uma baita cidade, cheia de atrações. Se você curte metrópoles, vai adorar HK. E no ano chinês então…

      Eu, por exemplo, gosto de Kuala Lumpur, de Bangkok, de Cingapura. Mas Hk é especial. 🙂

      Enfim, não sei se ajudei. haha

      1. Opa Rafael,
        Obrigado por responder, ajudou sim haha
        Eu já estava tendencioso por HK pelo tanto que já li e pesquisei sobre a cidade. E como você disse no Ano Novo Chinês então 🙂 Deixarei as ilhas da Tailândia para uma oportunidade. Gosto sim de metrópoles, então, farei o planejamento mesmo para Singapura (3 noites), Kuala Lumpur (3 noites), HK (5 noites), Bangkok (2 noites) e Doha (1 noite). Acredito que este será a minha viagem pelo SE Asia.

        Uma outra oportunidade irei conhecer Vietnam & Tawain… Ilhas da Tailândia & Filipinas.. Enfim há muito o que explorar no Sudeste Asiático.. Abraços.

  38. Ola Rafael!
    Adorei as dicas!

    Eu e minha familia estamos vendo o seguinte roteiro: Dubai – Tailandia – Vietna – Bali por 22 dias de jan a fev/16.
    Qual sua opinião sobre este roteiro? Alguma dica em especial?

    Nesta epoca 5 mil reais por pessoa com taxas inclusas é um bom preço?

    Obrigada! abs

    1. Oi, Carol.

      É alta temporada, né? Portanto, certamente não é um preço barato, mas pode ser complicado conseguir algo melhor. Todo mundo quer ir pra lá nessa época. 🙂

      Sobre o roteiro, só cuidado pra não ficar muito corrido, por conta do tempo que vocês têm.

      Abraço.

  39. Rafael, como sempre, ótimo texto!
    Uma dúvida: tirando a passagem de ida para a Tailândia, quanto mais ou menos você estima de gasto para uma viagem de dois meses que inclua Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Malásia e Indonésia ?

    Obrigada =)

  40. Oi, Rafael! Obrigada demais por esse post!

    Estou com um dilema aqui… Até mês passado, eu estava com tudo certo para passar 15 dias em Bali + Gilis Islands. Passagem comprada e tal, mas daí surgiu um imprevisto no trabalho e precisei cancelar 🙁

    Agora, vou ter 15 dias de férias somente entre 19/12 e 02/01 deste ano. Sei que é meio arriscado ir para a Indonésia e é um período que odeio viajar. Mas, não vou perder a oportunidade da folga, né? 😛 Só que surgiu a possibilidade de fazer Tailândia + Camboja… Foi uma ideia que comecei a pensar tb.
    Na sua opinião, tendo em vista a época (monções x festas de fim de ano), qual seria o melhor roteiro? A ideia não é nada estilo se beber não case, tá? haha vou eu e o maridão e curtimos muito a parte cultural e natureza das viagens.

    Fico no aguardo de uma luz! Obrigadão!

    1. Oi, Ingrid. Na certa você consegue achar lugares mais tranquilos, sem aquela aura de festa que não acaba mais, nos dois lugares.

      É período de monções na Indonésia, mas lá essa época não costuma ser um problema tão grande (não mais do que se você passar o verão no litoral paulista, por exemplo).

      É uma boa época para visitar a Tailândia e o Camboja. Veja esse texto aqui:

      https://www.360meridianos.com/2013/11/guia-de-moncoes-asiaticas.html

      Abraço.

  41. Olá gente, estou fazendo um mochilão com meu namorado. começamos na India, estamos na Tailândia indo em direção ao Vietnã, penso que chegaremos por lá em meados de junho e ficaremos até o fim de julho. Gostaria de uma dica. É uma época perigosa para viajar por lá por conta das chuvas? Deveríamos mudar nosso roteiro de viagem?
    Beijos

    1. Oi, Valéria. Desculpa, demorei muito para te responder, né?

      Olha, é um risco, algo que só vocês podem avaliar. Toda a população do Vietnã vive lá nessa época, mesmo durante as monções. E alguns turistas também visitam a região nesse período – e voltam para casa quase sempre em segurança.

      Mas a fama é de que chove bastante nessa época sim, podendo comprometer bastante a viagem.

      Veja esse texto:

      https://www.360meridianos.com/2013/11/guia-de-moncoes-asiaticas.html

  42. Oi Rafael!

    Em resumo, quantos dias você acharia necessário para fazer um super mochilão pelo sudeste asiático, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Malásia e Indonésia?

    Obrigada e parabéns pelo Blog.

    Abraço

    1. Numa boa? Uns dois meses. 🙂

      Eu sei, nem todo mundo tem dois meses. A saída é deixar alguns lugares de lado e voltar depois.

      Para um mês, daria para fazer Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã.

      Abraço.

  43. Olá pessoal,

    Após várias viagens pela Europa, continente Americano e Médio Oriente em 2013 decidimos encarar a Ásia pela primeira vez indo para a Índia (foi assim que conheci o vosso blog) e no ano passado fizemos o nosso próprio roteiro indo para Dubai, Tailândia, Vietnam, Camboja e no final descansámos uns dias nas ilhas Phi Phi.

    Adorámos tudo 🙂

    Beijinhos

    Andreia

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.