Como é morar no Porto: experiência, custo de vida e dicas de aluguel

Outro dia, chegando cansada de uma viagem, resolvi inventar um jogo para mim mesma no metrô, do aeroporto até minha casa, para passar o tempo. A brincadeira consistia em tentar adivinhar qual seria a próxima estação. Eu ganhei por pouco, mas fiquei bastante feliz em perceber que já conheço mais da cidade que chamo de casa desde março. Já estou aqui há tempo suficiente para poder contar para vocês como é morar no Porto e dar algumas dicas sobre a cidade.

Como é morar no Porto?

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal, o que pode parecer pequeno em termos brasileiros, se pensarmos em área urbana ou número de habitantes. Mas não dá para comparar Brasil e Portugal nesses parâmetros, porque, obviamente, as dimensões são completamente diferentes.

Leia também: De mudança para o Porto: morando sozinha

O que fazer no Porto: roteiro de 3 dias

Onde ficar em Porto: dicas de hospedagem

como e morar no porto portugal

Porto é sim uma cidade grande, com tudo o que tem uma cidade grande: vida cultural bastante animada, restaurantes de todos os tipos, programações para toda a semana, transporte público, aeroporto internacional, muitos turistas, trânsito, estresse, etc. Mas também é uma cidade com alma de cidade pequena – é possível caminhar para os lugares, é muito segura e tranquila, as pessoas são simpáticas e sorridentes.

Uma coisa que eu gosto muito por aqui é como é uma cidade de pequenos segredos que vão se revelando. Aquela casa com uma fachada bonita é um bar com um jardim incrível nos fundos. Aquele cheiro bom que você sente quando passa na rua vem de um restaurante com o melhor franguinho de Portugal, sempre com fila. Toda rua tem seu charme de azulejos, árvores, flores ou algum encanto do gênero.

E basta você conversar com alguém nascido e crescido na cidade, ou que já mora aqui há algum tempo, para descobrir mais uma novidade que nenhuma dica na internet vai te dar. Foi assim que outro dia fui parar numa gelateria artesanal que fica aberta até meia-noite. Ou descobri um bar no terceiro andar de um prédio que, mesmo sendo na zona turística, só é conhecido e frequentado por locais.

Isso sem contar que o Porto é uma cidade com mar, rio e montanha à disposição. A vista é sempre bonita e não faltam espaços ao ar livre para aproveitar os dias ensolarados. Sem contar que há a facilidade de pegar comboios urbanos e regionais baratinhos para visitar os arredores do Norte de Portugal e provar o vinho douro direto da fonte.

como e morar no porto portugal

Por falar em Norte, saiba essa é a região mais fria de Portugal. Os invernos são bem gelados e chuvosos, mais do que no resto do país. No verão, o calor é grande, mas mais ameno que no sul e Lisboa. Pelo que já reparei, a temperatura em média é uns 5 graus abaixo, sempre.

Qual é o custo de vida no Porto?

Eu vivo sozinha aqui e tenho feito meu controle de gastos para poder contar para vocês. Moro num estúdio de um quarto, num bairro fora do centro, mas perto do metrô, faço yoga duas vezes por semana, faço compras de supermercado para uma pessoa, uso transporte público moderadamente (porque caminho bastante), tenho plano de celular e um orçamento para restaurantes, bares e algumas compras durante o mês.

Meus gastos com moradia, ou seja, aluguel e contas, ficam em torno de 400 euros (um pouco menos no verão). O supermercado fica por volta de 110 por mês (ou seja, uns 27 por semana). O transporte público, eu compro 10 bilhetes por mês, dá 12 euros. Mas é possível comprar um bilhete mensal que custa a partir de 30 euros mensais para a Z2. E gasto 16 euros com meu plano de celular. Essas contas básicas ficam em torno de 540 euros.

como e morar no porto portugal

Fora isso, o yoga custa 40 euros por mês, e reservo para compras, saídas e restaurantes mais ou menos uns 120 euros. No total, os gastos ficam numa média de 700 euros. Isso sem contar viagens ou outros gastos que você tenha, como mensalidades ou cursos. Dá para cortar esses gastos supérfluos e gastar menos de 600 euros por mês, ou até menos, se você topar alugar um quarto numa casa e dividir com outras pessoas.

Para um casal dividindo casa ou uma família pequena, espere gastar no mínimo, 1100 euros/mês.

Como e onde alugar apartamento no Porto?

Muita gente me pergunta onde alugar um apartamento barato no Porto e quais são os melhores lugares para isso. Veja bem, essa é a pergunta de um milhão de dólares. Apesar do Porto não ser Lisboa em termos de pesadelos do aluguel, a cidade tem ficado cada vez mais popular e com isso os preços de aluguel têm subido vertiginosamente. Porém, com bastante procura e disposição para sair do centro, dá para achar bons lugares.

Onde procurar na internet: Existe uma plataforma chamada Uniplaces, que reúne diversas opções de apartamento focada em estudantes e profissionais para médio a longo prazo. Temos um cupom de desconto de 10% para o primeiro aluguel para leitores do 360.

OLX, Idealista, Bquarto, EasyQuarto também são boas opções de sites, com muita oferta de todos os tipos. Também vale a pena procurar grupos no Facebook sobre aluguel de apartamento na cidade ou brasileiros no Porto.

como e morar no porto portugal

Você pode filtrar por preços, por bairro, por tamanho do apartamento ou tipo do quarto (T0 é um estúdio sem divisão de quarto, T1 de um quarto, T2 dois quartos, etc). Para quem quer ver quartos, vale a pena verificar se a cama é de casal ou solteiro, se tem ou não banheiro no quarto, se o local permite receber visitantes.

Ah, uma dica extra: dá para filtrar as buscas por locais mobiliados e equipados. E ainda, se você vem temporariamente ou está chegando, fica a dica de buscar por particulares. Assim, evita toda a burocracia das imobiliárias e a necessidade de ter fiador.

Sobre segurança, que é a preocupação de muitos brasileiros, relaxem. Essa é uma cidade segura. Tem vários bairros interessantes, não necessariamente os turísticos. O meu critério para busca foi o seguinte: ser perto do metrô e num raio de até mais ou menos dois km do centro (quando digo centro, penso na Estação São Bento).

Alguns bairros para ter como referência são: Miragaia, Vitória, Massarelos, Boavista, Cedofeita, Batalha, Paranhos. Ainda, se você preferir ficar mais perto da praia, dá para ver opções na Foz, Matosinhos e alguns pontos de Vila Nova de Gaia.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

60 comentários sobre o texto “Como é morar no Porto: experiência, custo de vida e dicas de aluguel

  1. Ola Luiza, queria saber sua opinião em qual cidade você sugere próximo ao porto que seria mais rápido para conseguir um aluguel para casal.. Obrigada por todas informações, esta sendo muito útil, muito mesmo!!

  2. Olá Luiza,

    Sou professora e participarei de uma mobilidade acadêmica para o ISEP por 2 meses.
    Você me indicaria apartamentos ou bairros específicos para locação de um estúdio?

    Muito obrigada pelas dicas!

    1. OI Jéssica,

      Para o seu caso, a melhor região perto da Faculdade é Paranhos. Se você preferir estar um pouco mais perto do centro, na região do metrô Marques ou Combatentes (bairros Lapa e Covelo) também são uma boa.

      Para dar uma olhada em apartamentos ou quartos, recomendo dar uma olhada na Uniplaces (dá para usar o código de desconto do blog): https://www.360meridianos.com/dica/apartamento-para-estudante-na-europa-uniplaces

  3. Olá Luiza desejo muito me graduar na Universidade do Porto em direito, e estou pesquisando mais sobre a cidade, suas publicações me ajudam muito a saber. Obrigada 😘

  4. Olá Luiza, td bem?
    Por gentileza, vc poderia passar o nome da sorveteria que tem um bar e tb o nome do local que serve um franguinho delicinha?

    Muito Obrigada

  5. Boa noite, Luiza!

    Desse último ano e meio, em quanto aumentou suas despesas?

    Estou me mudando para Portugal em julho e Porto tem sido a cidade que mais se destaca pelos meus interesses. Saber o custo, para mim, tem sido essencial.

    Obrigada!!

  6. Ola Luiza

    Minha filha vai fazer Doutorado na fac.de Porto vai alugar um apartamento para morar por 2 anos.
    Poderia passar nome de alguns bairros ao redor,pois ouvi dizer que sao mais baratos e tbm nome de algumas imobiliarias.

    No aguardo

    Zelia

  7. Olá Luiza, sou professor de História, com especialização em educação de jovens e adultos, tenho companheira e 3 filhos, pensamos em sair do Brasil a algum tempo e de preferência para Espanha, Portugal ou Chile, um aluguel de um aparteamento com 3 quartos fica em torno de quanto? casa seria mais barato ou mais caro. obrigado.

    1. Oi Cesar,
      Desculpe nao responder antes.
      Os preços em Portugal tem subido muito. Acredito que você encontre um apartamento de 3 quarto entre 550 e 1000 euros

  8. Oi Luiza!Sou casada e tenho uma filha de 2 ano e 7 meses. Meu marido e eu temos muita vontade de morar fora um tempo. Não temos muita grana, mas a vontade é grande! Teríamos por volta de 30 mil reais para largar tudo e irmos. Você acha uma ideia maluca? Eu sou professora,ele é jornalista e advogado. Andei vendo o seu blog e fiquei com mais vontade ainda. Porto me pareceu uma boa cidade. Emprego aí é muito difícil? O que você poderia me aconselhar?!

    Um abraço!!!

    Mariana.

  9. bpa tarde

    me chamo Nilce sou de sao paulo e estou pensando em vender td e ir morar em coibra comm minha filha que ira fazer faculdade de direito. qual a media de preco de uma apartamento em coibra vc poderia me informar

    obrigada e parabens

  10. Ola Luiza,
    Estou indo com meu marido morar em Portugal. Estamos indo com uma margem de 1300 euros por mês. Qual lugar você indica que os alugueis são mais baratos no norte de Portugal para morarmos?

    1. Oi Flavia,

      Não sei dizer. Você tem que dar uma olhada nos valores pela internet mesmo, eu nunca pesquisei nenhum lugar no norte além do Porto.

  11. Bom dia Luiza
    Eu e minha esposa ja somos aposentados e moramos nos EUA onde também somo cidadãos naturalizados.
    Por este motivo tencionamos morar no Porto para desfrutarmos de uma vida mais sossegada e com qualidade. Optamos pelo Porto, por ser um pouco menor que Lisboa e obviamente bem mais barata.
    Estou querendo comprar um apartamento T3 que seja confortável e receba com um certo conforto meus filhos quando forem nos visitar. Tenho visto muitos dentro do sitio urbano no Porto, mas percebo que são mais caros.
    Vejo bairros ao redor como Vila Nova de Gaia, Maia, Matosinhos, Valongo e Gondomar. O que você sugere? vi um bom apartamento T3+1 em Valongo, por 140 mil Euros e achei excelente. O bairro é bom?
    Parabéns pelo seu Blog… muito bom. Quando estiver no Porto com minha esposa, quero conhecê-la pessoalmente.
    super obrigado por todas as suas dicas.
    Hamilton Bezerra

    1. Oi Hamilton,

      Olha, essa região mais a leste de Porto, depois de Campanhã, não é muito boa.
      Eu daria preferência para Matosinhos ou Vila Nova de Gaia

  12. Oi Luiza,

    Vou me candidatar para o mesmo mestrado que você fez em Coimbra (surpresa muito legal, quando comecei a ler os posts) e estou pensando em morar em Porto, pois as aulas serão só nas sextas e nos sábados, estou pensando nisto pela questão de oportunidades de trabalho, que acredito que em Porto terá mais chances de rolar algo e também pela questão de opções de escolhas do que fazer que Porto oferece.
    Estou com dúvida na questão de locomoção, será muito dispendioso e complexo esse vai e vem? Gostaria da sua opinião.
    Obrigada.

  13. Oi Luiza eu e meu marido estamos de viagem marcada para visita Portugal quero ir buscar trabalhando na minha área de Estéticista como Turista você acha que posso conseguir um emprego com contrato de poder ficar.

  14. Bom dia Luisa!
    Estou indo com meus dois filhos ,16 é 8 anos e estou indo com o D7.Minha renda vai tirar em torno de 3.000 euros e temos uma enorme vontade de morar no Porto.
    Porém não quero cometer nenhum responsabilidade com relação aos meus pequenos.
    Vc acha q com essa renda teremos uma vida com o básico?
    Muito obrigada
    Grande beijo e felicidades

    1. *corrigindo
      Minha renda deve girar em torno de 3.ooo euros.
      Não quero cometer nenhuma irresponsabilidade com relação aos pequenos ou passarmos alguma necessidade.
      Me desculpe o erro
      Grande beijo

    2. Oi Luciana,

      Levando em conta que o salário mínimo em Portugal é de menos de 600 euros e tem muita gente que vive com essa grana, 3 mil euros é bastante dinheiro para viver lá, mesmo contando três pessoas.

      Só tenha atenção quanto aos impostos que terá que pegar, porque na Europa são mais altos do que no Brasil.

      No mais, lembre-se que educação e saúde serão gratuitas em Portugal.

  15. Adorei seu post. Em 2018 eu e minha filha estamos nos programando para irmos morar em Coimbra. Pretendo ir com visto de aposentada, com renda de aproximadamente 1800 euros, será que vamos conseguir viver? Minha filha pretende solicitar cidadania portuguesa como neta de portugueses, é difícil conseguir tal cidadaniia para que ela possa trabalhar? Um abraço Luiza.

      1. Olá,
        Eu dei entrada na minha cidadania em 10/2017.
        A lei mudou em 07/2017, enviei toda documentação, porém com o grande número de solicitações está um pouco demorado o processo. As pessoas comentam que esta demorando quase 1 ano toda a tramitação.

  16. Olá Luiza moro em fortaleza Ceará e quero ir mora em Portugal sou aposentado é ganho aqui cinco mil reais só e eu e minha esposa queria ir passar um ano se gostar vendo tudo aqui e compro aí um apartamento queria ir pra cidade pequena no interior bem calma e mais quente vc poderia mim indicar um lugar bom e se o dinheiro da pra viver tenho 56 anos sou bombeiros militar o que vc me aconselha

    1. Oi Carvalho,

      O dinheiro depende do estilo de vida de vocês. Teoricamente, é possível sim. Cidade do interior bem calma é o que não falta em Portugal. Inclusive, nas vilas do interior eles fazem boas condições para estrangeiros querendo comprar, porque existe um problema de vazio demográfico no interior do país. Mas não tenho como te indicar um local, porque eu realmente nunca morei ali e não saberia te dar nenhuma informação específica.

  17. Olá, Luiza! De novo!
    Agradeçemos a sua dica!
    Eu e minha esposa passamos o mês de junho em Vila Nova de Gaia, em Candal, e adoramos! Pertinho de tudo!
    Fizemos de lá nossa base para conhecer melhor o norte de Portugal, já que nossa primeira idéia de moradia é no norte (Porto e arredores).
    Porém, Ah!sempre tem um porém, estamos receosos com o inverno, já que somos do Rio de Janeiro e o inverno aqui, como você sabe, dura 01 dia, com 38 graus à sombra…
    Então, nossa pergunta é a seguinte: Para morar, levando-se em conta o inverno, Lisboa e arredores ou Porto e arredores?

    Desde já, agradeço a sua atenção!

    1. O inverno no Porto é sem dúvida mais frio. Chove mais e as temperaturas são mais baixas (por volta de zero)

      Porém, Lisboa é bem mais cara, eu diria que os preços de aluguel quase dobram.

  18. Boa tarde (aqui são 13:40).
    Muito proveitosas as leituras de seus relatos. Minha esposa e eu iremos para Portugal e Espanha no dia 28/09. Serão 20 dias. Ainda estamos ajeitando o roteiro e decidindo quantos dias em quais cidades. Lisboa, Coimbra, Porto, Vigo, Salamanca, Madri, Granada, Sevilha e, por fim, retornaremos a Lisboa. Alguma dica de eventos para as cidades citadas? Curtimos muito a história, monumentos, gastronomia, respirar as cidades. Nada de grandes hoteis, glamour e modernidade. Buscamos “coisinhas pitorescas”. De repente, caso esteja no Porto…

  19. Boa tarde, Luiza.
    Ótimo post, recebi uma proposta para trabalhar como programador no Porto.
    Receberei líquido 1400 Euros/mês, eu iria com a minha noiva e à princípio ela não tem trabalho. Você acha que é um valor suficiente para vivermos?

      1. Boa noite Luiza sou técnica de enfermagem no Brasil gostaria de saber se tenho chance de arrumar um emprego em minha área ou mesmo como cuidadora de idosos

        1. Desculpa Patricia, não conheço muito a área. Sei que tem muitos idosos em Portugal, mas não sei se você pode exercer a profissão sem legalizar ou coisa assim

  20. oi Luiza!

    Muito bom o seu post.

    Estou em processo de organização para fazer o meu Mestrado em Direito em Portugal. Saberias dizer qual em universidade/cidade vou encontrar o melhor custo benefício?

    Um abraço!

  21. Quando estive em Portugal esse ano, de todas as cidades, o Porto foi a que mais me encantou. Em cinco minutos já estava apaixonada e não queria ir embora.
    Espero voltar em breve, quem sabe pra ficar.

  22. Olá, Luiza.
    Estou indo fazer o doutorado na Faculdade de Belas Artes da U. Porto e tenho uma filha de 17 anos que estou querendo lever. Porém, ela terá que finalizar os estudos aí e minha dúvida está em saber se vale a pena, se as escolas são boas – ela faria o 3º ano científico/ o último ano escolar – e se aceitam alunos com as aulas já iniciadas, pois o tempo escolar do Porto inicia setembro em relação ao Brasil, que termina em novembro/dezembro. Por fim, onde eu poderia verificar as escolas que fiquem nos arredores da faculdade, pois meu interesse é em alugar um quarto ou studio por perto. grata, Flávia.

    1. Oi Flávia,

      O meu conhecimento sobre essa área é bem limitado. Eu sei que no caso das escolas públicas, tem a ver com onde você vive. Que eu saiba são boas escolas sim. Os arredores da Faculdade de Belas Artes são os bairros de Batalha, Bonfim, Campanhã.

  23. Vivo no Porto já 1 mês e foi bem interessante ler os seus relatos! É uma cidade realmente encantadora, com gostinho de quero mais.
    Pena minha passagem ser curta e mês que vem já ir embora!
    Parabéns pelo blog, tenho acompanhado bastante os seus post e me ajudaram muito nas viagens por aqui

  24. Boa tarde, Luiza!

    Lendo esse seu post, acredito que possas me ajudar. Viajo em março do ano que vem para Madrid, porém, irei fazer uma escala de 10h em Porto. Seria possível aproveitar a cidade um pouco? E a imigração é tranquila? Já li relatos tensos e alguns bem tranquilos hahaha

    Obrigado e abraço!

    1. Oi Tarcísio,

      Como é só uma escala, você terá a passagem de saída certinha, não acho que terá problemas na imigração. Recomendo também que você pesquise antes sobre os lugares que quer visitar, caso o agente da imigração pergunte, você sabe responder.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.