fbpx

Morar no Porto: experiência, custo de vida e outras dicas

Há mais de 6 anos já vivo em Portugal e o Porto é o local que elegi como casa. Nesse texto conto sobre a minha experiência de como é morar no Porto em questões de segurança, acesso a lazer, clima, trabalho etc. Conto quais as vantagens e desvantagens em relação à Lisboa e outras cidades portuguesas; quanto custa viver no Porto, em quais bairros morar e como alugar ou comprar uma casa/ apartamento.

Não deixe de ler  todos os nossos textos sobre morar em Portugal:
• Como morar em Portugal legalmente: tipos de visto e dicas para 2020
• Imigração em Portugal e por que você não deveria vir sem o visto adequado
• Estudar em Portugal: candidatura, visto, custos e moradia
• Como conseguir o PB4 ou Certificado de Direito à Assistência Médica no Exterior (CDAM)
• Estatuto de Igualdade de Direitos e Cartão do Cidadão em Portugal: como conseguir e por que
• Como transferir dinheiro para o Portugal: 9 opções e Cupom de Desconto!

como e morar no porto portugal

Como é morar no Porto, Portugal?

Onde fica Porto?

O Porto fica no norte de Portugal e é a segunda maior cidade do país, com cerca de 215 mil habitantes na área central e quase 2 milhões em toda a área metropolitana.

Pode parecer pequeno em termos brasileiros, se pensarmos em área urbana ou número de habitantes. Mas não dá para comparar Brasil e Portugal nesses parâmetros, porque, obviamente, as dimensões são completamente diferentes.

Leia também: Como ir de Lisboa a Porto: as 6 opções de transporte

Conexões da cidade

O Porto está cerca de 300 km de distância de Lisboa (4 horas), 120 km de Coimbra (1h30) e 55 km de Braga (40 minutos).

A cidade conta com um Aeroporto Internacional, com conexões para todas as grandes cidades européias, além de alguns voos para o Brasil. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está a 30 minutos do centro de metrô ou cerca de 15 minutos de carro.

Em termos de transporte público, o Porto conta com seis linhas de metrô, um bom sistema de ônibus, além de linhas de trem/comboio urbanos e regionais para as cidades nos arredores. É possível comprar um passe mensal para dentro da cidade por 30 euros por mês ou 40 euros para toda a área metropolitana.

Saiba mais: Transporte em Portugal: dicas de como se locomover no país

Vantagens de morar no Porto

Porto é sim uma cidade grande, com tudo o que tem uma cidade grande: vida cultural bastante animada, restaurantes de todos os tipos, programações para toda a semana, transporte público abrangente, muitos turistas, trânsito, etc. Mas também é uma cidade com alma de cidade pequena – é possível caminhar para os lugares, é muito segura e tranquila.

Dizem que as pessoas do Norte de Portugal são muito mais simpáticas e sorridentes do que as do sul e da capital.

Uma coisa que eu gosto muito por aqui é como é uma cidade de pequenos segredos que vão se revelando. Aquela casa com uma fachada bonita é um bar com um jardim incrível nos fundos. Aquele cheiro bom que você sente quando passa na rua vem de um restaurante com o melhor franguinho de Portugal, sempre com fila. Toda rua tem seu charme de azulejos, árvores, flores ou algum encanto do gênero.

E basta você conversar com alguém nascido e crescido na cidade, ou que já mora aqui há algum tempo, para descobrir mais uma novidade que nenhuma dica na internet vai te dar. Foi assim que outro dia fui parar numa gelateria artesanal que fica aberta até meia-noite. Ou descobri um bar no terceiro andar de um prédio que, mesmo sendo na zona turística, só é conhecido e frequentado por locais.

Isso sem contar que o Porto é uma cidade com mar, rio e montanha à disposição. A vista é sempre bonita e não faltam espaços ao ar livre para aproveitar os dias ensolarados.

Desvantagens de morar no Porto

Comparado à Lisboa, o Porto tem bem menos oferta de trabalho e por ser uma cidade menor, menos variedade de opções culturais. A cidade também é bem mais fria e chuvosa. Fora isso, não há outras grandes diferenças.

Em relação à outras cidades portuguesas, como Coimbra ou Braga, por exemplo, o Porto tem a desvantagem de ser mais caro.

como e morar no porto portugal

Clima do Porto

O Norte é a região mais fria de Portugal. Os invernos no Porto são bem gelados e chuvosos, mais do que no resto do país. As temperaturas ficam na casa dos 5º a 14º graus, mas a sensação térmica dentro de casa, por conta da humidade, pode ser bem menos do que isso.

Leia também: Em Portugal, morre-se de frio dentro de casa no inverno

No verão, o calor é grande: costuma chegar a uns 30º a 35º nos dias mais quentes, mas a média é uns 27º. É mais ameno que no sul e Lisboa. Pelo que já reparei, a temperatura em média é uns 5 graus abaixo do sul, sempre.

Qual é o custo de vida para morar no Porto?

O custo de vida no Porto, para um casal econômico, fica em torno de 1200 euros por mês.

Eu fiz um texto detalhado sobre o custo de vida em Portugal, incluindo aluguel, contas da casa, supermercado, transporte, lazer, saúde, etc. Leia: Custo de Vida em Portugal 2020: quanto custa morar no país?

como e morar no porto portugal

Como alugar apartamento no Porto?

Muita gente me pergunta onde alugar um apartamento barato no Porto e quais são os melhores lugares para isso. Veja bem, essa é a pergunta de um milhão de dólares. Apesar do Porto não ser Lisboa em termos de pesadelos do aluguel, a cidade tem ficado cada vez mais popular e com isso os preços de aluguel têm subido vertiginosamente.

Média de preços de aluguel no Porto (com ou sem as contas da casa incluídas):

  • Aluguel de T0 (estúdio) ou T1 (um quarto): 400 a 700 euros
  • Apartamento/casa de dois quartos (T2): 700 a 1200
  • Aluguel de quarto individual em casa compartilhada: 250 a 400 euros

Esses valores são para a região central do Porto. Se você estiver disposto a morar nas cidadezinhas vizinhas, o valor cai por volta de 20%.

Onde buscar casas para viver em Porto?

Recomendo deixar para realmente fechar o aluguel quando já estiver na cidade, para evitar pegadinhas desagradáveis. Portanto, vale a pena, por exemplo, fechar um Airbnb para o primeiro mês e nesse tempo, procurar daqui: Clique aqui para ver ofertas de apartamentos com desconto. 

Existe também uma plataforma chamada Uniplaces, que reúne diversas opções de apartamento focada em estudantes e profissionais para médio a longo prazo. Leitores do 360meridianos tem um desconto de 10% na taxa de serviço É só, ao final da reserva, digitar o nosso código: 360MERIDIANOS

Boas opções de sites para buscar moradia a longo prazo são: OLX, Idealista, Bquarto, EasyQuarto. Também vale a pena procurar grupos no Facebook sobre aluguel de apartamento na cidade ou brasileiros no Porto.

como e morar no porto portugal

Você pode filtrar por preços, por bairro, por tamanho do apartamento ou tipo do quarto (T0 é um estúdio sem divisão de quarto, T1 de um quarto, T2 dois quartos, etc). Para quem quer ver quartos, vale a pena verificar se a cama é de casal ou solteiro, se tem ou não banheiro no quarto, se o local permite receber visitantes, se é mobiliado ou equipado, se as contas estão incluídas ou não no valor.

Esses sites podem ter ofertas particulares e de imobiliárias. A diferença é que a imobiliária costuma requerer bem mais burocracias, mas também oferece mais garantias de segurança aos moradores: como contrato certinho, menos possibilidade de subir o aluguel ao longo do tempo, etc. Ao mesmo tempo, nos meus 6 anos em Portugal só aluguei apartamento diretamente com o proprietário e nunca tive um grande problema.

Quais bairros morar no Porto?

Em geral, a segurança é a preocupação de muitos brasileiros para decidir onde morar. Tenha em mente que essa é uma cidade segura e a taxa de crimes é muito baixa. Portugal é um dos países mais seguros de todo o mundo.

Abaixo, listei diversos bairros legais para morar, de acordo com diferentes critérios. Coloquei também alguns “bairros” que na verdade são cidades, mas com acesso ao transporte público do Porto, como Gaia e Matosinhos.

Para quem gosta de morar na área mais central da cidade, no miolo mesmo onde tudo acontece, os melhores bairros são:

  • Santo Idelfonso (estações de metrô próximas: Trindade, São Bento, Bolhão)
  • Cedofeita / Boavista (estações de metrô próximas: Casa da Música, Carolina Michaelis e Lapa)
  • Centro histórico de Vila Nova de Gaia (metrô: Jardim do Morro).

Para quem quer morar bem perto do centro, mas prefere mais tranquilidade, os melhores bairros são:

  • Batalha e Bonfim (metrô: Campo 24 de Agosto, Heroísmo e Campanhã)
  • Faria Guimarães / Marquês (metrôs de mesmo nome)
  • Lapa e Constituição (as estações de metrô ficam cerca de 15 minutos de caminhada)
  • Miragaia (vista para o rio, não tem metrô perto)

Para quem quer morar nas áreas mais nobres da cidade (perto do mar, do Douro e do parque da cidade):

  • Foz do Douro
  • Massarelos
  • Matosinhos: na área próxima ao mar (metrô: Matosinhos Sul).
  • Afurada e Arrábida (em Vila Nova de Gaia)

Regiões fora do centro:

  • Salgueiros / Paranhos: região universitária (metrô: Salgueiros, Polo Universitário, IPO, Hospital São João)
  • Antas: região residencial próxima ao Estádio do Dragão (metrô: Estádio do Dragão e Combatentes)
  • Ramalde, Viso e Francos: são antigas áreas industriais, dependendo da região, tem um ar de insegurança. Mas tem bons apartamentos, vale a pena visitar antes de alugar (metrôs com o mesmo nome).
  • Senhora da Hora: região residencial, bastante agradável, é na verdade, outra cidade. Lá maior shopping do Porto, o Norte Shopping (metrôs Sete Bicas e Senhora da Hora).

Cidades nos arredores (em geral, é necessário ter carro):

  • Póvoa de Varzim (praia)
  • Vila do Conde (praia e outlet)
  • Maia
  • Valongo
  • Gondomar (Fânzeres e Rio Tinto)
  • Santo Tirso

Saúde, educação e trabalho no Porto

Em termos de saúde, o sistema público atende bem aos moradores, lembrando que é preciso se inscrever no centro de saúde e pagar uma taxa moderadora toda vez que usar o serviço. Recomendo demais contratar um seguro privado para pelo menos o primeiro mês e garantir a cobertura. Saiba como: Qual o melhor seguro viagem para Portugal? É obrigatório? E o PB4?

Seguro Viagem: Europa
GTA 75 EUROMAX GTA 75 EUROMAX Assistência médica USD 75.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*
Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) Assistência médica EUR 40.000 Bagagem extraviada EUR 500 (SUPLEMENTAR) R$ 18/dia*
TA 100 MUNDO (exceto EUA) TA 100 MUNDO (exceto EUA) Assistência médica USD 100.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 23/dia*

Falando em educação, o Porto conta com duas universidade públicas (Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto) e outras universidades privadas como a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Lusíada, a Universidade Fernando Pessoa. Mesmo o ensino público não é gratuito, e os estudantes brasileiros pagam mais caro do que alunos com cidadania européia.

Já as escolas e creches públicas são acessíveis a todos alunos em idade escolar. Tenha em mente que o ingresso nas escolas da rede pública é feito com base na área de residência.

Sobre trabalho, não posso dizer sobre como são as vagas em nenhuma área específica, apenas que os salários no Porto são baixos. O salário mínimo é de 635 euros (2020) e praticamente todas as profissões de serviços pagam isso mesmo. É bastante difícil que estrangeiros trabalhem na própria área. Ainda assim, a média de salários para profissionais qualificados dificilmente passa dos 850 euros, com excessão de áreas específicas como TI (para profissionais sênior).

Turismo no Porto? Então leia: 
O que fazer no Porto: roteiro de 3 dias
Onde ficar em Porto: dicas de hospedagem
Onde comer em Porto, Portugal: dicas de +20 restaurantes
7 ideias de bate-volta a partir do Porto


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

64 comentários sobre o texto “Morar no Porto: experiência, custo de vida e outras dicas

  1. Olá, Luiza! Que legal foi ler o que escreve! Muito me acalma tendo em vista meu plano de viagem ao Porto. Terei que passar um.ano na cidade, provavelmente a partir de maio de 2921. Viajarei com esposa e filhas (8 e 11 anos). Minha conexão com a cidade será um pos-doutoramento na Faculdade de Farmácia da UPorto, ao lado do Palácio de Cristal. Nosso interesse é arrendar um T2 na região central e podermos nós deslocar a pé. Muitos, pelo contrário, nos sugerem bairros mais afastados. Outros, ainda, cidades dos arredores. Ainda aposto no nosso interesse, mas temo não ser muito fácil conseguir escola pública para as garotas na região. Você tem alguma opinião ou sugestão quanto a nossa proposta? Abcs, parabéns pelo trabalho.

    1. Oi Diogo,

      A região da Boavista/Cedofeita é uma as melhores para se viver no Porto. Apesar de não ser das mais baratas, com a pandemia os preços caíram. Alugar T2 costuma ser um pouco mais difícil, porque tem menos oferta, mas acredito que vocês conseguem sim.

  2. Querida Luíza es mesmo uma pessoa iluminada, me inspirei muito na sua mini biografia, tenho 23 anos moro em Lisboa, e sou uma pessoa de livre espírito como você, também tenho o árduo desejo de visitar muitos países, gostaria de saber uma profissão que me permita viajar tanto quanto a sua… tenho o desejo de sempre me renovar e conhecer o desconhecido, tenho o desejo de ser poliglota , mas só falo três idiomas até então, e sei que morar e visitar outros paises é crucial para se aprender uma nova língua. Poderia escrever sobre sua profissão e como conseguiu encontrar uma carreira?
    Com muito apreço e esmero, sua apaixonada leitora,
    Mariana Godinho!

  3. Ola Luiza, queria saber sua opinião em qual cidade você sugere próximo ao porto que seria mais rápido para conseguir um aluguel para casal.. Obrigada por todas informações, esta sendo muito útil, muito mesmo!!

  4. Olá Luiza,

    Sou professora e participarei de uma mobilidade acadêmica para o ISEP por 2 meses.
    Você me indicaria apartamentos ou bairros específicos para locação de um estúdio?

    Muito obrigada pelas dicas!

    1. OI Jéssica,

      Para o seu caso, a melhor região perto da Faculdade é Paranhos. Se você preferir estar um pouco mais perto do centro, na região do metrô Marques ou Combatentes (bairros Lapa e Covelo) também são uma boa.

      Para dar uma olhada em apartamentos ou quartos, recomendo dar uma olhada na Uniplaces (dá para usar o código de desconto do blog): https://www.360meridianos.com/dica/apartamento-para-estudante-na-europa-uniplaces

  5. Olá Luiza desejo muito me graduar na Universidade do Porto em direito, e estou pesquisando mais sobre a cidade, suas publicações me ajudam muito a saber. Obrigada ?

  6. Olá Luiza, td bem?
    Por gentileza, vc poderia passar o nome da sorveteria que tem um bar e tb o nome do local que serve um franguinho delicinha?

    Muito Obrigada

  7. Boa noite, Luiza!

    Desse último ano e meio, em quanto aumentou suas despesas?

    Estou me mudando para Portugal em julho e Porto tem sido a cidade que mais se destaca pelos meus interesses. Saber o custo, para mim, tem sido essencial.

    Obrigada!!

  8. Ola Luiza

    Minha filha vai fazer Doutorado na fac.de Porto vai alugar um apartamento para morar por 2 anos.
    Poderia passar nome de alguns bairros ao redor,pois ouvi dizer que sao mais baratos e tbm nome de algumas imobiliarias.

    No aguardo

    Zelia

  9. Olá Luiza, sou professor de História, com especialização em educação de jovens e adultos, tenho companheira e 3 filhos, pensamos em sair do Brasil a algum tempo e de preferência para Espanha, Portugal ou Chile, um aluguel de um aparteamento com 3 quartos fica em torno de quanto? casa seria mais barato ou mais caro. obrigado.

    1. Oi Cesar,
      Desculpe nao responder antes.
      Os preços em Portugal tem subido muito. Acredito que você encontre um apartamento de 3 quarto entre 550 e 1000 euros

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.