Como ficar legalmente na Europa por mais de 90 dias

Seja por motivos de wanderlust extrema, relacionamento ou o que for, tem gente que quer ficar no velho continente por mais que 90 dias, o período permitido para turistas. Talvez essas pessoas não tenham vínculos como um curso de idiomas, para comprovar a necessidade de um visto mais longo, ou queiram apenas viajar mesmo.

O que nem todo mundo sabe é que é possível ficar na Europa por mais tempo sem se tornar um imigrante ilegal. Mas antes de falar como, vamos entender todas as regras gerais.

Leia também: Seguro de viagem para Europa com 5% de desconto. Como conseguir?

Regras para entrada e estadia na Europa

– Nos países signatários do acordo de livre circulação no continente, o Tratado de Schengen, (Áustria, Bélgica, Suíça, República Checa, Alemanha, Dinamarca, Estônia, Grécia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Islândia, Itália, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Letônia, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia, Eslovênia e Eslováquia), a regra para turistas brasileiros é a seguinte: NÃO precisa de visto para quem pretende ficar até 90 dias visitando qualquer um ou todos os países listados aí em cima. Esses 90 dias estão dentro de um espaço temporal de 180 dias. Ou seja, dentro de 6 meses, você tem 90 dias consecutivos ou não para visitar essa parte da Europa.

– No Reino Unido, os visitantes podem ficar até 180 dias sem necessidade de visto. Caso você permaneça por todo esse tempo, há um período de 12 meses que você não pode retornar à região. Caso você fique menos tempo, não há uma regra exata para definir o tempo que você vai poder ficar quando tentar entrar novamente. Isso vai depender do funcionário da imigração.

Viagem Europa

– Em outros países, como Irlanda, Bulgária, Romênia, Sérvia, Croácia, Chipre e Bósnia, a permissão para visitantes sem visto é de 90 dias, dentro de seis meses para cada um dos países. Ou seja, você pode ficar 90 dias na Bulgária e depois passar 90 dias na Romênia e assim por diante. Para os demais países, consulte a página do Itamaraty.

Mas e a imigração?

A questão toda é que as regras acima têm uma barreira chamada imigração. Mesmo não precisando do visto, os brasileiros precisam de um carimbo na entrada do país, permitindo que ele passe esse tempo como turista. E, para passar pela imigração, muitas vezes é preciso comprovar que você tem grana para ficar por todo o período que estiver no país, comprovante de hospedagem, comprovante de vínculos com Brasil, seguro de viagem com cobertura de 30 mil euros, entre outras possíveis exigências, dependendo do país. Dica: nesse texto aqui falamos sobre uma forma fácil de comparar os preços dentre os principais seguros do mercado e achar o que oferece o melhor custo benefício.

Leia também: Onde vai ser sua imigração na Europa

Ou seja, mesmo que a lei diga que você pode ficar até 180 dias no Reino Unido ou 90 dias na Espanha, isso não quer dizer que o funcionário da imigração vá te deixar passar sem implicar com isso. E essa situação pode ficar ainda mais complicada no caso de quem tenta exceder o tempo limite.

Como ficar legalmente na Europa por mais de 90 dias?

Se você leu as regras acima com cuidado, provavelmente já sabe responder essa pergunta. Basicamente, você pode ficar nos países do Tratado de Schengen por 90 dias, ir para o Reino Unido e para os países do Leste e circular por eles até o limite dos 90 dias em cada um. Quando a conta de 180 dias vencer, você pode entrar novamente em Schengen para outra temporada.

inverno da europa londres

Isso é perfeitamente legal e você não estará infringindo nenhuma regra, desde que não tente trabalhar ilegalmente. O problema, eu já disse, é a imigração. Pode ser que eles olhem os seus carimbos e não queiram te deixar voltar. Não é garantido que isso vai acontecer, mas pode acontecer. Não tem como prever e não tem como evitar.

Mas não dá para pedir um visto de extensão do período como turista?

A resposta é sim, mas isso não é nada simples. Você pode procurar o órgão responsável pelos estrangeiros num país e pedir autorização para ficar lá além do período de 90 dias. Mas tenha em mente que essa extensão não vale para todos os países do Tratado de Schengen, somente para aquele país que você fizer o pedido. Além disso, não adianta chegar lá no dia 89 e pedir a extensão. Faça isso com semanas de antecedência, porque é um processo demorado.

Chegar num país como turista e tentar conseguir um visto de trabalho é tarefa quase impossível. O visto de estudante você pode até conseguir caso seja aprovado por um determinado período numa escola de línguas ou uma instituição de ensino superior.

O que acontece se você ultrapassar a data limite?

Se você for pego, corre o risco de ser deportado. E depois disso, ficará alguns anos banido e não poderá retornar nesse período. No Reino Unido, por exemplo, esse período de lista negra pode durar até 10 anos. Mesmo que você não seja pego e saia por conta própria, os carimbos no seu passaporte são uma prova do seu “crime” e você poderá sofrer alguma sanção, que pode variar de acordo com o país que você excedeu o tempo e de quanto tempo foi excedido.


Compartilhe!






Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 29 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

944 comentários sobre o texto “Como ficar legalmente na Europa por mais de 90 dias

  1. Boa tarde! Estive no Reino Unido de 6 a 29 de setembro, viajei pela Europa e retornei ao Reino Unido dia 13 para embarque dia 14 de outubro de 2017. Pretendo retornar ao Reino Unido agora em 1 de agosto viajar pelos países do Reino Unido, e também países do espaço Schengen, quero usufruir do periodo de 180 dias de visto de turismo para o Reino Unido pois ficarei lá a maior parte do tempo. O fato do embarque ser dia 1 de agosto impacta em alguma coisa pois li em alguns lugares que o visto pode ser dado novamente após 1 ano ( eu fiquei somente 30 dias ano passado) Tenho carta convite de amigos, comprovação de renda, seguro médico, comprovação de vínculo com o Brasil, passagem de retorno ao final dessa jornada. Você recomenda eu solicitar o visto prévio mesmo que seja de turismo para esses 180 dias no consulado britanico aqui no Brasil para facilitar esse fluxo?

  2. Olá Luiza, tudo bem?

    Primeiramente obrigada pelas dicas.

    Minha dúvida é a seguinte:
    vou estudar na espanha por 4 meses (com visto de estudante)
    posso sair no meio do meu visto e ir para o Brasil (para um evento) e depois voltar para espanha sem problema nenhum??

  3. Olá Luíza:

    Excelente seu blog e matéria.
    Me aposento no final deste ano. Tenho dupla nacionalidade (portuguesa). Gostaria de passar uma boa temporada em Portugal, aproximadamente 10 meses sem deixar de ser residente no Brasil. Ao final desses 10 meses regresso ao Brasil, fico 1 mes e retorno a Portugal ou outro pais da Europa (França, Espanha ou Alemanha) para uma nova temporada de 10 meses. Minha intenção é aproveitar esses temporadas para conhecer a cultura, costumes e língua de alguns países. Logo em seguida volto ao Brasil para mais um mês de férias e retorno novamente à Europa, e assim sucessivamente.
    O que precisaria neste caso, além do passaporte europeu?

    1. Não precisa de mais nada Gabriel. Só de lembrar que com o seu passaporte europeu você tem as responsabilidades de um Europeu. Por exemplo, em Portugal eu sei que você precisa se cadastrar na junta de freguesia do município para conseguir pegar o número do NIF e poder abrir conta no banco, alugar um lugar para morar, etc.

  4. Bom dia Luiza,
    Parabéns pelo blog e pelas informações!
    Estou morando na Inglaterra até o final de julho, fazendo parte do meu mestrado. Estou aqui em um short-term student visa.
    Meu curso é baseado em uma Universidade na Itália. Então eu tenho um long-term visa para a Itália que vence no dia 18/09.
    Gostaria de saber se você entende que é possível deixar a área Schengen antes do vencimento do meu visto (estou planejando ir para a Croácia dia 15/9 e retornar dia 20/9) e no retorno solicitar um visto de turista, baseado nos 90 dias que tenho direito.
    Eu tenho que estar na Itália dia 22, para a defesa da minha tese, mas não pretendo ficar dias a mais sem um visto valido, uma vez que estou buscando um trabalho na Europa e não posso correr o risco de ficar ilegal aqui, em virtude de eventuais multas ou até mesmo banimento do espaço europeu. Portanto, preciso achar um meio legal e esta foi a solução que entendi como viável, até então.
    Um detalhe, ficarei no Reino Unido por 180 dias. Então, de toda sorte, eu creio que teria o direito aos 90 dias. Só não sei ainda como funcionaria em relação ao visto italiano.
    Desde já muito obrigada!

    1. Oi Madalena,
      Desculpe a demora para responder

      Sobre o visto italiano, você não pode “transformar” seu visto de estudante em turismo. Isso não é possível. Se você entrou como estudante, é isso que conta para as autoridades e as regras para você são diferentes das de turista.

      O que eu faria, se fosse você, é procurar as autoridades italianas e pedir para estender seu visto, uma vez que ele vence no dia 18, mas você ainda tem obrigações estudantis no dia 22.

  5. Olá Luiza! Gostei muito do seu post. Mas gostaria de saber se você tem alguma dica pra quem deseja ir para a Europa para trabalhar. A única língua que falo bem é o inglês, mas queria muito ir para lá com emprego para me fixar lá. Agradeço a atenção!

  6. Olá, estou pensando em ir para França em dezembro, ficar 90 dias, queria saber se depois desses 90 dias na França eu posso tentar um visto de estudante de língua na Irlanda, ou só é possível se eu for pra Irlanda como turista.
    Obrigada.

  7. Olá!
    estou viajando final de julho,se eu receber o carimbo de 90 dias, quando tiver perto de completar, posso estender por mais 2/3 meses? esse processo é simples? alguém fez isso? como foi?

  8. boa tarde, gostaria de saber o seguinte … não cheguei a entrar em Portugal me barraram pois a carta convite segundo o SEF não estava de acordo, me deram punição de não entrar na Europa por 3 meses, será que se eu arriscar entrar pela frança as vezes terei mais sorte na entrada ou a punição fica registrada em toda a união ??

    1. Oi Gabriela,

      Você pode nos contar qual era o problema da sua carta convite? Para que outras pessoas não passem pelo mesmo problema.

      Olha, eu não sei dizer se você vai ter mais sorte na França ou não. É um risco que você teria que correr.

      1. boa tarde, a carta não estava no modelo que o sef exige e nem com um carimbo que disseram que tem que conter, me deram um papel para assinar creio eu que não posso entrar na Europa por 3 meses mas irei ao advogado para me esclarecer algumas coisas a respeito.

        1. O mesmo aconteceu comigo na Alemanha porque a carta não estava em padrão, porém você pode voltar até no outro dia. No nosso caso não chegamos a entrar no país então não recebemos punição. Eu digo porque perguntei ao policial… Hoje moro aqui na Alemanha.

  9. Olá Luiza, gostaria q vc me ajudasse em
    Uma dúvida. Meu visto de turista está vencido tem 6 meses e continuo em um país schengen, porém preciso ir a Itália para fazer minha cidadania Itália, já estou com todos os documento, tenho local de residência na Itália entre outra coisas. A pergunta é, irei ter q sair desse espaço por exemplo Reino Unido para dar entrada na Itália para fazer o reconhecimento de cidadão Itália, irei ter problema na imigração da Itália por ter voltado no espaço Schengen, msm mostrando todo documento para solicitação da cidadania ?

    1. Oi Raiani,

      O Reino Unido não faz parte do Espaço de Schengen. É por isso que se passa pela imigração para sair de lá e entrar num dos países do tratado, como a Itália.

  10. Olá Luiza, td bem?

    Então, tenho uma dúvida !!

    Eu tenho um visto de estudante irlandês e estou na Irlanda pelos últimos 8 meses. No mês de janeiro eu fiz uma viagem para países do Tratado de Schengen e permaneci durante 7 dias. Agora em maio pretendo fazer outra viagem, com duração de 55 dias, para outros paises do tratado.

    Gostaria de saber se posso ter algum problema, pois sei que não vou atingir os 90 dias de permanência, entretanto entre a primeira viagem e a segunda o espaço temporal de 6 meses vai ser extrapolado durante a viagem de 55 dias.

    Desde já agradeço.

  11. Oi Luiza,
    Tenho uma dúvida, em Setembro/2018 vou visitar meu pai na Itália que tem permesso di soggiorno concedido pelo casamento com minha madrasta brasileira que tem cidadania Alemã. Sabe me dizer se eu consigo aumentar prolongar o meu período de 90 dias de estadia como turista na casa dele por eu ser filho dele e maior de 21 anos até eu conseguir um emprego/pós/mestrado? Obrigado!

    1. Oi Lucas,

      Não sei exatamente como funciona a legislação italiana e se eles te dariam uma permissão de trabalho ou estudo antes de você pedir um visto no Brasil. Realmente é uma questão que você tem que verificar com a embaixada ou consulado antes de ir

  12. oi luiza tudo bem! queria tirar essa duvida. em 30-08-2017 eu fiz uma conexao de madrid para italia e entrei de boa aqui naitalia estou aqui ate hoje e estou querendo ir pra portugal meu visto venceu sera que posso ter algum problema com isso

    1. oi leonardo,

      vc não passa mais por imigração entre italia, espanha e portugal. seu unico problema pode ser na renovação do visto

  13. Ola Luiza,
    Pretendo viajar para Portugal com as minhas tres filhas para a casa da mnha cunhada, ela vai me mandar carta convite. Pretendo ficar la uns 80 dias, vc acha que posso ser deportada pelo tempo de dias que pretendo ficar lá, será que terei algum problema pelo retorno das passagens serem longos.
    Obg
    Fico no aguardo.

    1. Oi Zely,

      Não acho que vc pode ser deportada. Se for com passagem de ida e volta, todos os comprovantes certinhos para passar pela imigração e a grana necessária para estar lá.

      1. Ola Luiza,

        eu e meu namorado vamos nos casar na Dinamarca,
        ele tem cidadania Irlandesa e eu estou no Brasil.
        fui pra Europa como turista ha um ano atras e recebi visto de em Manchester, logo apos fui pra Irlanda,
        você acha que a imigração de Dublin pode negar minha entrada mesmo eu estando casada,com a certidão em mãos,e com ele junto?

      2. Ola luiza!
        Estou indo de morar na espanha “ilegal”só que estou com medo de passa pela imigraçao de madrid, se caso eu entro por portugal e vou para a espanha ,posso arruma meus papeis depois?

  14. Oi Luiza,
    Vim a Portugal com o meu namorado que tem cidadania europeia, se nós casarmos dentro dos 90 dias, posso permanecer em Portugal sem correr o risco de ser deportada ?

    1. Oi Fabiana,

      Não sei exatamente como funcionam os procedimentos de casamento e depois solicitação do visto de reagrupamento familiar.

      Se eu fosse você, faria um agendamento no SEF para solicitar o visto de extensão de turista e aproveitar para tirar essas dúvidas, enquanto, ao mesmo tempo, dá entrada na papelada do casamento.

      Consultar um advogado especializado, nesse caso, também é uma boa ideia.

  15. Oi Luiza, estou muito em duvida sobre o meu caso.
    Moro na Irlanda a 4 anos, sou casada e agora separada de um ita-brasileiro, ele voltou para o Brazil entao eu perdi o direito de ficar aqui, ainda tenho visto porque estou esperando uma resposta do governo sobre a possibilidade de ficar, mais se eu nao puder eu queria visitar minha amiga na franca, mas tenho passaporte novo e ele nao tem nenhum carimbo, ainda tenho o antigo mais esta com o visto cancelado, mesmo que eu esteja legal eles nao colocaram nada nele desde entao, quais os quesitos para eu poder visitar ela? eu teria como comprar uma passagem de volta para o Brasil ?? ou pode ser para qualquer outro pais que nao seja na europa tipo a Dinamarca?? tenho que comprovar dinheiro e estadia??
    eu posso ainda ficar como turista para os 90 dias?? ou tenho que sair e entrar de volta??

    Obrigada

      1. Oi Luiza! Fui estudante não irlanda por 2 anos. Meu visto venceu em 02/03 e eu retornei ao Brasil em 29/03. Considerando que a Irlanda não faz controle de saída, recebi stamp apenas em Amsterdam e Frankfurt no meu retorno ao Brasil. Existe algum impedimento para retornar para a Irlanda em Jinho/18?
        Obrigada!

  16. Olá Luiza,
    Meu pai é cidadão Luxemburgues e minha mãe não tem direito a cidadania apesar de serem casados há 49 anos. Meu pai se aposentou e gostaria de passar um ano morando na Europa, viajando de um país a outro, porém minha mãe só pode permanecer os 90 dias.
    Eles estiveram em Luxemburgo para tentar o visto de permanência dela o qual não foi dado devido eles não terem residencia fixa em Luxemburgo.O próximo destino será Portugal e lá eles pretendem ficar mais tempo.
    Contei o fato acima para que voc~e possa me ajudar com duas perguntas:
    1°) Existe a possibilidade da minha mae conseguir um visto de permanência em Portugal?
    2°) Eu, meu marido e filhos estamos indo visitá-los em julho e programamos viajarmos juntos, porém, neste período os 90 dias da minha mãe já terão expirado. Ai ela e meu pai pensaram em fazer uma viajem para algum país que não faça parte do acordo Schengem porf um mês e retornar quando eu já estiver la para ai sim continuarmos a viajem. A pergunta é, esses noventa dias podem ser não consecutivos?

    Aguardo resposta
    Carolina

    1. Oi Carolina,

      Sobre o visto da sua mãe, ela teria que consultar um advogado especializado para entender porque o processo do visto dela não deu certo.

      Sobre os 90 dias, eles são não-consecutivos.

  17. Olá Luiza,

    Sou brasileiro e estudo na Espanha – meu visto dura 1 ano e vence em setembro de 2018.

    Quando o visto vencer eu estarei no Brasil, de férias. Posso voltar para a Espanha já em outubro, como turista?

    Muito obrigado!

      1. Oi Luiza eu gostaria de saber eu fazer três meses na Europa no dia 12 eu vou sair no dia 10 eu posso voltar com quanto dia de volta para Europa ??

  18. Olá Luiza! Primeiramente parabéns pelo post! Sou grato a Deus por pessoas como você. Então só me tira uma dúvida… Pra eu ter certeza se é isso mesmo que eu entendi… Eu vou para um país do acordo Schangen fico quase os 90 dias do prazo, e antes de fechar o tempo do prazo eu vou para por exemplo Reino Unido e depois de ficar quase o tempo estimado do prazo no Reino Unidos eu volto para os passos do acordo Schangen? Isso?
    Posso ficar menos de 90 dias em cada país do acordo Schangen?

    Desde já gratidão!

      1. Mas quando passar pela imigração em chagada a Europa, precisa comprovar alguns documentos incluindo as passagens de ida e volta, num é isso? Como ficaria nesse caso, caso queira passar mais tempo fazendo essa mudança entre espaço Shengen e Reino Unido?

  19. Ola Luiza, tudo bem?

    Tenho uma dúvida, pretendo ir a Alemanha por um período de 2 a 3 semanas, e logo após meu retorno irei entrar no processo de visto de trabalho, ja que irei me transferir para a mesma empresa, porém na Alemanha.

    Minha dúvida é a seguinte, posso ir pra Alemanha por 2 semanas e depois logo em seguida entrar no processo de visto de trabalho e retornar para Alemanha assim que o processo for concluído, mesmo que a duração não atinja os 180 dias da minha primeira entrada?

    Obrigado.

    1. Oi Guilherme

      Sua primeira entrada será como turista e a segunda entrada seria já com um visto, o que muda a configuração. Você pode ficar mais de 90 dias se tiver o visto.

  20. Olá Luiza, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo site e os conteúdos apresentados. Pretendo ir para a Europa agora e Maio e ficar como turista por 1 ano. Sei que é possível fazer isso se eu ficar 3 meses em um país que faz parte do tratado de Schegen e mais 3 meses em um país fora do tratado e ir intercalando. Porém minha dúvida é, estarei 3 meses em cada país, ou seja 4 países para completar um ano. É possível eu ir com uma passagem de volta para 1 ano? Ou a imigração de cada país que eu for pode exigir a passagem de volta dentro dos 90 dias a partir da entrada em cada país? Agradeço pela atenção desde já.

  21. Oi Luiza! Me chamo Vera e gostaria de uma orientação sua. Viemos eu e meu marido para a Europa. Entramos por Portugal e estamos hoje em Sevilha. Vamos ficar 75 dias no total aqui na Europa e voltaremos para o Brasil e ficaremos por lá um mês. Pergunto: depois de ter ficado no Brasil por um mês posso ficar mais 75 dias aqui na Europa?

    1. Nao, vc so pode ficar 90 dias em cada periodo de 180 dias corrido. A não ser que vc faça um pedido para extender seu prazo, este pedido pode ser aceito ou nao pelo orgao responsavel pelo pais da europa

  22. É possível morar com a família na Alemanha e trabalhar legalmente na Holanda? Meu esposo é alemão e recebeu uma oferta para trabalhar na Holanda… Muito obrigada

  23. Olá,Luiza! Preciso muito de se ajuda. Sou músico e fui para Portugal em 03/17. Antes de vencer os 90 dias do visto de turista( no final de maio) eu liguei para o SEF e solicitei uma renovação do mesmo. Porém, eles agendaram minha visita para o mês de novembro. Só que em novembro eu tive que retornar ao Brasil.Mesmo assim, antes de viajar eu enviei um email para o SEF informando que não poderia comparecer ao agendamento, pois precisava regressar com urgência para o Brasil. Eles responderam, confirmaram o cancelamento sem nenhum empecilho. Na minha saída, na imigração eles questionaram sobre eu ter passado do tempo permitido e eu expliquei que foi em função do agendamento do SEF. Perguntaram se eu tinha algum documento que comprovasse isso, e eu prontamente mostrei o documento que comprovava o agendamento e a data em que solicitei o mesmo. Aí eles riram e disseram que estava tudo bem. Que a culpa era deles e não minha. Carimbaram meu passaporte normalmente e não me aplicaram multa. Pretendo retornar esse em junho desse ano. Na sua opinião, você acha que posso ter problemas na entrada? Agradeço desde já!

    1. Oi José,

      Acho que não, você fez tudo certinho e eles carimbaram seu passaporte.

      De qualquer forma, leve esses documentos comprovativos do agendamento e tudo mais, caso eles te questionem novamente

  24. Oi Luiza bom dia, eu tenho uma dúvida eu estive na Espanha( Madri) dia 08/03/2018 e voltei pro Brasil dia 17/04/2018 então eu fiquei ali 40 dias né, agora to querendo voltar dia 27/05/2018 daqui 40 dias mais ou menos, eu terei problema com a imigração?? Obrigado

  25. Bom dia,
    estive na Itália no início de janeiro uns 15 dias. Voltei ao Brasil e dia 28 de maio irei para Alemanha. Pretendo ficar lá mais de 3 meses. Mas isso estaria em conflito com 90 dias em 180 dias. Porém como os 180 dias acabam em julho, eu poderia ficar todos os 90 dias consecutivos na Alemanha?
    Porque tecnicamente começa um novo ciclo de 180 dias

    1. Essa é a dúvida que eu normalmente não sei responder, porque até mesmo nos comentários de quem faz isso, há informações conflitantes.

  26. Oi Luiza,
    Estou na Itália desde o dia 27/02, entrei por Amsterdã e posso ficar aqui até o dia 28 de maio, eu gostaria de saber se na Itália é possível eu prolongar o meu visto para mais 90 dias como turista, onde eu devo ir para fazer isso e o que eu preciso.

  27. Ola Luiza.
    Tenho uma duvida. Morei um ano na españa de 04/2017 ate minha saida 04/04/2018. Estava para marcar meu matrimonio, porem por motivos de saude ruins do meu pai retornei sem consultar se haveria retorno ao pais novamente. Na volta passei pela policía não me disseram nada.
    Haveria alguma surpresa indesejada ao meu retorno? Quando poderia retornar? Estava com planos de volta ano que vem.

  28. Oi Luiza😀

    Necessito de informaçõs sobre empadronamento. Eu trabalho em uma fábrica na região de Lleida, o dono da fábrica irá providenciar meu visto de trabalho, já deu entrada na papelada, mas se o consulado brasileiro não me chamar rapidamente(dentro dos meus 90 dias com visto de turista), eu terei q sair provisoriamente aqui dá Espanha, e voltarpara o Brasil pra não me tornar irregular,daí terei que aguardar o consulado me chamar para me fornecer o visto de trabalho que a empresa solicitou. O problema é que eu não sei quanto tempo o consulado leva pra liberar esse visto, eu não queria ficar muito tempo no Brasil.
    Seique esse empadronamento me daria direito de permabecer além dos 90 dias na Espanha, daí qdo o consulado brasileiro me chamasse, eu iria ao Brasil somente pra obter o documento que necessito.
    É possível neh?!

  29. Olá, Luíza. Estou em Portugal desde 15/06/2015. NÃO tenho autorização de residência, ou seja, estou ilegal; mas já tenho contribuinte, contrato de locação de imóvel, conta de telefone, conta de água, conta em banco etc…. preciso ir ao Brasil no próximo mês; minha dúvida é: se eu sair agora em maio/2018, quando posso retornar a Portugal e entrar sem problemas… existe um prazo que tenho que “ficar fora do país”, para voltar a entrar legalmente? Obrigado.

  30. Olá Luiza tudo bem ?

    Sou confusa com relação a entrada e saída dos territórios. Você pode me ajudar?

    Eu estava pensando em ir para Irlanda e fica em torno de 90 dias … Depois eu posso ir para portugal por exemplo e fica mais 90 dias?

  31. Olá Luiza, você poderia me ajudar com uma dúvida?
    Se eu entrar por país da area Schengen e ficar 30 dias e depois ir para a Romenia por exemplo e ficar 30 dias, quando eu voltar pra area Schengen ainda vou ter 60 ou terei 30 dias para permanecer?
    Agradeço desde já

  32. Olá Luiza, boa tarde. Estou com uma dúvida.. agradeço imenso se for possível responder: Entrei em Portugal dia 02 de dezembro de 2017 e prorroguei a estadia. Tendo fim os 180 dias no dia 23 de maio de 2018. Eu gostaria de saber se, dois dias antes de completar os 180 dias eu poderia ir por ex.à Marrocos passar uma semana e voltar pra Portugal.

    1. Oi Juliana,

      São só 90 dias, dentro de um período de 180.

      Mas enfim, se você não ultrapassou esses 90 dias, ao sair e entrar de novo, nessa nova rodada de 180 dias, teoricamente estaria tudo certo sim

  33. Oi Luiza, tudo bem?
    Por favor, tenho uma dúvida…Sou brasileira e tenho autorização de residência em Portugal válida até outubro. Meu mestrado acaba um pouquinho antes e então queria aproveitar pra viajar antes de voltar ao Brasil. Porém, o período é bem pouco e eu queria estender isso. A minha dúvida é: Se eu for para Londres no fim de setembro, eles carimbam meu passaporte e então eu posso circular por outros países como a Espanha, França, como turista? Considerando o carimbo da imigração inglesa?
    Ou então, após o fim da autorização de residência, posso circular pela europa como turista? Minha dúvida é porque no meu passaporte só terá o carimbo de entrada em portugal em 2017, ou seja, se algum fiscal ver isso e eu não tiver a residência válida, penso que possam interpretar de maneira equivocada.
    Espero não ter sido confusa! kkkk
    Obrigada

    1. Oi Luana,

      No SEF me informarão que quando meu título de residência expirasse, eu precisava sair de Portugal antes de poder voltar como turista. Isso porque, esse seu carimbo de entrada em 2017 não foi como turista, então você não pode esperar que na saída o considerem assim.

      Porem, eu sinceramente não sei dizer se simplesmente ir para a Inglaterra e depois voltar para Schengen é o suficiente. Acredito que seja. Mas por via das dúvidas, eu tentaria perguntar essa questão ao SEF

  34. Bom dia!

    Estou com uma dúvida: meu visto de estudante é para a Espanha, porém fiz imigração em Portugal quando cheguei em janeiro. O visto é de 6 meses, mas o fato de ter entrado em Portugal conta como visto de turista ou o de estudante?

    Como já vai fazer 3 meses que estou na Espanha, estou preocupada com isso. Será que tem algum problema porque o visto dado em Portugal já vai vencer? Para continuar os outros 3 meses, tenho que fazer algo?

    Não sei se deu pra entender o motivo da minha preocupação.

    Obrigada,

    1. Oi H, não precisa ficar preocupada.
      Apesar de vc ter entrado por Portugal, você tem um visto no seu passaporte, então não tem motivo para se estressar.

      1. Oi Luiza, será que você pode me ajudar esclarecendo uma dúvida? Entrei na área Schengen em Agosto de 2017, fiquei os três meses como turista e no finalzinho do prazo dei entrada no meu visto de estudante (que vai até 1 de junho 2018). Preciso cumprir os 3 meses no Brasil antes de voltar pra cá como turista novamente ou eu consigo voltar no final de junho com o visto de turista novamente? Agradeço desde já!

      2. Oi, Luíza.

        Obrigada por responder tão rápido! Então eu não preciso entrar em contato com algum órgão aqui da Espanha, por ter feito imigração em Portugal, ne?

        Abraço!!!

          1. Nossa, muito obrigaada!!! Estou mais tranquila.

            Entao, com esse visto de estudante até julho, posso conhecer outros lugares da Europa ou o carimbo dado em Portugal atrapalha?

          2. Oi H,

            desencana desse medo desse carimbo de Portugal. Não tem problema nenhum isso. É um carimbo que mostra a data da sua entrada em schengen. Dentro do período de duração do seu visto, você pode viajar pela Europa sem problemas.

  35. Oi luiza! Obrigada pelo post, ajudou muito! Só nao consegui entender se eu, tendo ficado 3 meses ou menos nos paises shengen posso ir a Inglaterra e ficar por exemplo só 1 semana e depois já voltar para os paises shengen…

    Pode me ajudar nessa questão?

    1. Oi Dar,

      Se você ficar menos de 3 meses, pode ir para a Inglaterra e voltar.
      Se você já tiver ficado os 3 meses em Schengen, não pode.

      1. hahahaha, eu tenho essa dúvida também! Hoje faz 3 meses que estou na Espanha com meu visto de estudante, como você já sabe (que vai até julho). Não posso ir à Inglaterra então?

        Muuito obbrigada por todos os esclarecimentos!

        1. Oi H,

          Claro que pode hahaha!
          Enquanto seu visto estiver válido, pode circular numa boa, desde que não fique fora a quantidade de dias que o governo espanhol determina. Em Portugal, por exemplo, com o visto de estudante, não podia ficar mais de 90 dias fora.

  36. Oi, Luiza. Muito bacana as suas dicas, mas ainda fiquei com algumas duvidas… estou pensando em ir para malta em 2018, pretendo ficar por 90 dias e depois pedir renovação de mais 30 dias. Quando pedir a prorrogação, posso ficar somente em Malta mesmo? Lá pelo que vi não tem voo direto e teria que fazer uma escala em Roma ou Portugual, posso pagar alguma multa por isso?

    1. Olá Luiza boa tarde …desculpe escrever aqui mas não consegui fazer um post. Eu fui para Europa e também conheci varios lugares e passei 2 dias dos 90 dias legais porque não consegui trocar a passagem a tempo e já tem mais de 1 ano que não retornei à Europa,estou querendo retornar será que terá algum problema na imigração?

      1. Oi Danielle,

        Acho provável que não tenha problema. O máximo que pode acontecer, se o funcionário da imigração for muito chato, é você ter que pagar uma multa

        1. Olá Luiza gostaria de tirar uma dúvida eu passei um mês a mas do visto na Itália no caso foram 4 meses e já fazem 9 meses que votei da Itália se eu quiser volta com quanto tempo posso voltar

          1. Oi Fátima,

            Olha, você já pode voltar. A questão é que dependendo do funcionário da imigração, ele pode te dar uma multa na entrada.

        2. Ola Luiza, muito bom seu post, tenho uma duvida, estou na irlanda, em dublin, entrei como turista e me deram apenas 18 dias de visto mas resolvi ficar,(estou ilegal) sair eu sei que consigo, mas estou pensando em antes de votar ao brasil, visitar barcelona, terei problemas na entrada?
          obrigado desde ja!

    2. Oi Bianca,

      Sim, teoricamente com essa prorrogação você só pode ficar em Malta, a não ser que pegue um visto de estudante ou algo assim. Mas não teria problema no voo de volta, porque o funcionário da imigração consegue saber que é uma escala do seu voo.

  37. boa tarde luiza,
    na suiça qual o órgão responsável pelos estrangeiros para pedir autorização para extender o prazo de 90 dias, caso queira ficar estudando?
    Meu filho está la de ferias e o prazo dele vence dia 25/04. Ele deseja ficar estudando, por 6 meses. Será que ele consegue esse visto por lá mesmo?

    1. Boa Tarde Luiza, tudo bem? Eu entrei na e
      Espanha em janeiro de 2018 e depois vim pro Reino Unido (Belfast) e estou aqui desde então. Meu visto vence dia 1/04. Gostaria de saber se posso ficar aqui mais um tempo e ir pra Romênia em
      Junho? Obrigada

  38. Parabéns pelo post!

    Poderia tirar uma duvida por gentileza ?

    Eu entrei na Europa por Madrid em Janeiro 2018, meu visto vence em abril, ou seja, em abril ja dao 90 dias. Porem, eu quero ficar mais 90 dias, hoje eu estou na Italia. Antes de vencer os 90 dias, eu posso ir em Londres, passar 3 dias e voltar para Italia? Contando que em 2015 eu ja fui a Londres de ferias, e de londres para Roma e depois para o Brasil.

  39. Olá Luiza

    Passei um ano na Suiça fev 2017/jan 2018, passei por Lisboa na saída e o rapaz da imigração reclamou do meu tempo na Suiça, disse que pode ser que esse ano não consiga voltar novamente que teria que passar um ano sem voltar e ainda pagaria uma multa quando voltasse e disse também que fiquei tipo fichada lá em Lisboa. Isso é verdade ou ele estava botando terror.

  40. Luiza, irei ficar em Portugal a 85 dias e quero voltar ao Brasil para passar duas semanas lá pra resolver umas coisas e assim pretendo retornar à Portugal, você acha que eu consigo entrar tranquilo já que ainda falta 5 dias para fazer meus 90 dias aqui?

    1. Oi Ariel,

      Olha, não acho que é tranquilo não, contando que você tem 90 dias dentro de 180 dias. Só é tranquilo se vc só for ficar 5 dias no espaço de schengen

  41. Que gentil da sua parte nos prestar tantas informações relevantes para que se possa nos tranquilizar quando partimos em busca de nossos sonhos….

    Luiza por favor me ajude se possivel nessa questao, agora em abril irei para a Suiça por 90 dias. Meu noivo ainda esta em processo de divorcio e nao foi possivel o visto de preparação de casamento.

    Apos esses 3 meses ao qual tenho direito, no prazo de quantos meses poderei retornar a Suiça?

    Obrigado e um abraço

  42. Boa Tarde e parabéns pelo post,

    Pretendo ir para a Alemanha final do ano e passar os 90 dias na casa de um amigo que mora lá, mas também queria aproveitar este tempo e trabalhar em algo, como posso conseguir estas informações de fazer isso de modo legal?

  43. Olá Luiza, tudo bem?
    Parabéns pelo post, muito informativo, esclarecedor. Mas não consegui esclarecer minha situação lendo o post e os comentários, então se puder me ajudar, ficarei extremamente agradecida.

    Estou indo fazer intercâmbio de 25 semanas no Reino Unido, agora em Maio/2018 e decidi que antes de entrar na Inglaterra vou passar 12 dias em Portugal.
    Então gostaria de saber se por está estudando no Reino Unido existe alguma coisa que eu possa fazer para conseguir viajar para os países da União Europeia, bem como do Schengen, durante todo esse período do curso (180 dias), sem ter problemas com prazo? Ou mesmo estudando, os prazos são os mesmo?

    Ou seja, a contagem de para viajar pelos países que fazer parte do Schengen será de 180 a partir da minha entrada em Portugal, no início da viagem, onde a partir daí terei os 90 dias para viajar para fora do Reino Unido e só depois de 180 dias é que poderei voltar a viajar por países do Schengen/União Europeia é isso mesmo?

    1. Oi Janeide,

      A data começa a contar quando você entrar em Portugal. Porém, enquanto você estiver no Reino Unido esses dias não estão contando. Você terá um carimbo de saída de Portugal. A questão é, ao longo desse seu tempo de curso no Reino Unido, você pode fazer várias viagens, só tomando cuidado para que a soma delas não ultrapasse 90 dias dentro de Schengen

  44. Olá Luiza, me ajude com uma duvida por favor. Estou na Holanda como turista pq meu noivo (hungaro) trabalha aqui. Demos entrada no casamento, porém me pediram um documento que não sabia da necessidade e pode ser que atrase um pouco e eu acabe perdendo minha passagem de volta. Minha duvida é, existe algum visto que eu possa tirar para não ficar ilegal enquanto aguardo?
    Desde já, muito obrigada

  45. Bom dia, Luiza. Estou na Alemanha com visto de trabalho (Blue Card) e minha familia está aqui desde dezembro/2017 para a reuniao familiar. Porém até o momento nao recebemos a data de ir ao escritorio de estrangeiros da Alemanha, mesmo ja tendo enviado toda a documentacao. Durante este processo, eles podem exceder o periodo de 90 dias de turista ? Eles ja sao registrados na cidade e no meu plano de saude da empresa. Obrigado.

    1. Oi Jefferson,

      Olha, não conheço bem as regras da Alemanha, então não sei responder. Em Portugal, a partir do momento que você já tem a marcação já não está ilegal. Mas talvez eles tenham que pedir uma extensão do visto de turismo na Alemanha

  46. Oi Luiza, pode me tirar uma duvida, estive na Itália novembro/dezembro de 2017 e janeiro 2018, ou seja passei 90 dias lá, estou querendo retornar agora março 2018 isso é possivel ou terei que esperar 6 meses aqui no Brasil para voltar a Itália?

    Obrigada desde já

  47. Boa tarde Luiza
    Estou indo para portugal em agosto e pretendo ficar ate final de novembro ultrapassando assim os 90 dias, porem vou sair e entrar porque vou para outros paises à passeio. Isso conta os 90 dias que posso ficar em portugal ou estarei coberta pelo prazo saindo e entrando?

    1. Elaine, tb estou indo para Portugal em agosto RS vou ficar 90 dias, depois vou pra África ficar um tempo e depois retornarei para a Europa , vou fazer um mochilao.

  48. Olá Luiza

    Passei um ano na Suiça fev 2017/jan 2018, passei por Lisboa na saída e o rapaz da imigração reclamou do meu tempo na Suiça, disse que pode ser que esse ano não consiga voltar novamente que teria que passar um ano sem voltar e ainda pagaria uma multa quando voltasse e disse também que fiquei tipo fichada lá em Lisboa. Isso é verdade ou ele estava botando terror.

  49. Ola Luiza! Tudo bem? Vou reformular as minhas perguntas, pois acho que ficaram confusas.
    Bom, entrei em Londres com visto de estudante de 6 meses. Nesse meio tempo conheci meu namorado, o curso acabou e resolvi ficar mais tempo. Ja estou ha 10 meses aqui.
    Pretendo voltar ao Brasil pois estou com muita saudade da familia, entao ja comprei a minha passagem de volta e parto em breve para o Brasil. Mas eu pretendo voltar para a Europa em seguida, entao eu gostaria de saber algumas coisas:
    1 – o que pode acontecer comigo na minha saida da inglaterra? Tenho que pagar alguma multa? Poderei retornar a inglaterra depois de quanto tempo? E se em vez de retornar a inglaterra eu for para a italia, posso fazer isso em quanto tempo (sendo que fiquei 10 meses na inglaterra)?
    2 – meu namorado eh italiano. Se a minha entrada na inglaterra e europa for bloqueada, estamos pensando em nos casar por procuracao enquanto eu estiver no brasil. Com visto de esposa de italiano eu posso retornar a inglaterra em qualquer momento, mesmo tendo ficado 4 meses ilegal?

    Muito obrigada pela atencao!!

    1. Oi Amanda,

      Na sua saída da Inglaterra você pode ter que pagar alguma multa e pode ser impedida de entrar novamente no Reino Unido por período de tempo.
      Você pode sim tentar contornar isso saindo da Europa via Itália. Isso porque, normalmente, não se passa na imigração na saída da Inglaterra para o Espaço de Schengen. Porém, pelo menos comigo, a Ryanair sempre faz o visa check.

      Se vocês se casarem, tem que dar entrada no pedido de visto. mas aí já não faço ideia de como é o processo, quanto tempo leva ou nada disso. Você terá que consultar a embaixada italiana no brasil

  50. Ola Luiza! Tudo bem? Muito boa a sua explicacao.
    Bom, entrei em Londres com visto de estudante de 6 meses. Nesse meio tempo conheci meu namorado, o curso acabou e resolvi ficar mais tempo. Ja estou ha 10 meses aqui.
    Pretendo voltar ao Brasil pois estou com muita saudade da familia, entao ja comprei a minha passagem de volta e parto em breve. Gostaria de saber algumas coisas:
    1 – o que pode acontecer comigo na minha saida da inglaterra? Tenho que pagar alguma multa? Poderei retornar a inglaterra depois de quanto tempo? E se em vez de retornar a inglaterra eu quiser ir a italia? posso fazer isso em quanto tempo (sendo que fiquei 10 meses na inglaterra)?
    2 – meu namorado eh italiano. Se a minha entrada na inglaterra e europa for bloqueada, estamos pensando em nos casar por procuracao enquanto eu estiver no brasil. Com visto de esposa de italiano eu posso retornar a inglaterra em qualquer momento, mesmo tendo ficado 4 meses ilegal?

    Muito obrigada pela atencao!!

  51. OLA Luiza, parabens p blog! estou ha 2 meses na Espanha, com minha filha-que tem passaporte espanhol. Sou casada com espanhol ha 15 anos, mas nunca moramos aqui. Ele ainda nao veio por motivos de trabalho, entao estamos apenas eu e minha filha de 13 anos empadronados. Ela ja esta na escola. Perdi o livro de familia, e ja tem quase 2 meses que pedimos uma segunda via, mas depende do Registro Central em Madrid, e como o casamento foi homologado em embaixada espanhola no Brasil, demora bastante.

    vc sabe como eu posso pedir uma prorroga do meu visto de turismo aqui? pelo que entendi, eu nao poderia deixar a Espanha, uma vez que meu visto de turismo acabe, enquanto nao tiver dado entrada em ´estranjeria´para obter o visto por arraigo familiar.

    Como preciso deste livro de familia que vem de Madrid para iniciar o processo, e nao acho que chegue neste proximo mes,estou com duvidas se posso ou nao viajar para fora da Espanha. Tenho passagem comprada para Alemanha(q tambem faz parte da area de schengen)aos 88 dias da minha entrada na espanha.

    1. Oi Tania,

      Eu não sei o nome do órgão, mas é o serviço de imigrantes aí da Espanha que você deve procurar para prorrogar seu visto.

      Sobra a ida a Alemanha, eles não tem como saber. Dentro de Schengen não há imigração ou controle de passaporte.

  52. Bom dia Luiza, comprei uma travessia para a Europa que sairá dia 31/03/19 e chegará dia 19 de abril na Dinamarca.Meu plano é deixar a bagagem em Lisboa quando o navio atracar lá e seguir a viagem até a Dinamarca, antes de retornar a Portugal iria a Suécia, Noruega, Finlândia, Russia e então retornar a Portugal.Pretendo voltar ao Brasil com um navio que faça a travessia saindo em outubro ou novembro.Enquanto estiver em Portugal quero ir até a Espanha e Itália visitar alguns lugares que não conheço . Estou indo com meu marido e minha irmã e temos mais de 70 anos. Você tem como me orientar se há possibilidade disso pois soubemos que para pessoas da 3ª idade existe facilidade de residir em Portugal. Se possível você me auxiliar com essas dúvidas , desde já agradeço. Valderez

  53. Oi Luiza vc e uma pessoa muitooooo especial acredite!!!!!!!
    Então, quero ficar mais de 1 ano na Europa como turista viajando por vários países.
    Vou entrar pela Franca e ficar uns 80 dias por la, dai irei pro Reino Unido ficando la uns 5 meses, dai vou pra Irlanda ficar uns 80 dias. Ai já deu o tempo pra eu voltar pros países do espaço Schengen. Sempre respeitando a quantidade de tempo, os documentos exigidos e a quantia necessária de dinheiro pra cada pais.
    MINHA DUVIDA é : POSSO comprar a passagem do BRASIL/FRANÇA (meu primeiro destino) e da – FRANÇA/REINO UNIDO para APRESENTAR NA IMIGRAÇÃO do Aeroporto da França.
    Ou tenho que comprar a passagem de Ida e Volta pro Brasil mesmo que continuarei minha viajem para outros países antes do retorno(perder a passagem de volta)
    OBSERVALÇÃO: ANTES DE ENTRAR REINO UNIDO JA VOU COMPRAR A PASSAGEM PARA IRLANDA, E ANTES DE ENTRAR PARA IRLANDA VOU COMPRAR A PASSAGEM PARA O PRÓXIMO PAIS SUCESSIVAMENTE…..
    Por favor ja pesquisei muito e não encontrei nenhuma RESPOSTA SATISFATÓRIA!

    Aguardo sua resposta anciosamente.

    1. Oi Marisa,

      Olha, como eu falo no post, isso depende muito do agente da imigração que você vai encontrar. Pode ser que eles impliquem, pode ser que não. Tendo uma passagem para sair do país, no meu entendimento, você prova que vai sair no período correto.

  54. Olá Luísa tudo bem? Estou com uma dúvida. Estive na Europa início 26 de outubro de 2017 retornei nos exatos 89 dias no dia 26 de janeiro 2018. Neste período fiquei na Ásia por 12 dias. Eu estou com a passagem comprada novamente para retornar a Europa agora em fevereiro para ficar mais 7 dias. ( para usar esses 12 dias que fiz fora do espaço schengen) eu posso fazer isso? Ou por eu ter basicamente ficado 90 dias seguidos ( apenas 12 dias fora) devo esperar mais 90 dias no Brasil para retornar? Obrigada

  55. Oi Luiza, tudo bem?

    Tenho a cidadania Portuguesa e estou de mudança para Portugal mas estou com duvida com relação a entrada da minha atual esposa devido a seguinte situação.
    Fui casado no Brasil e transcrevi meu primeiro casamento em Portugal. Estou entrando com o processo de revisão da sentença de estrangeiro agora porém quando for para Portugal o processo não estará finalizado. Aqui no Brasil já sou divorciado e casado novamente.
    A minha dúvida é a seguinte. Para a minha atual esposa entrar em Portugal ela precisa ter obrigatoriamente uma passagem de de volta para o Brasil ou algum outro país fora dos países do acordo de schengen dentro dos 90 dias ou podemos comprar uma passagem para Espanha ou Holanda, por exemplo, passar alguns dias e voltar para Portugal?

    1. Oi Mauricio,

      A Espanha e a Holanda fazem parte do Espaço de Schengen. Vcs irem para lá alguns dias não interfere na contagem de dias que sua esposa pode ficar legalmente.

      1. Oi Luiza, tenho uma dúvida e queria saber se você consegue me esclarecer… se Eu passar dos 90 dias aqui na Itália, uns dois meses, e depois voltar para o Brasil e depois de 4 meses retornar para a Itália, eu posso ter problemas?

    2. Oi Luiza estou na França.agora em janeiro fui em Marrocos para conseguur um tampão pois a França aceita este meio.quantas vezes pissi irpara Marrocos ou outro país para conseguur o carimbo?

  56. Olá Luiza!

    Meu nome é Fernanda e por acaso encontrei o seu blog por acaso rsrsrs. Estava fazendo um pesquisa sobre a minha situação e de sugestão seu blog foi e está sendo muito útil viu!
    Quero saber se vc poderia me ajudar pois cheguei de viagem a poucos dias e já estou muito preocupada se um dia poderei retornar a Portugal.
    No mês de maio/17 fui visitar minha prima no Algarve gostei tanto que consegui em serviço de ajudante de cozinha em um restaurante onde fiquei até Outubro registrada é claro ,coisa que não deveria ter acontecido,bem depois sai desse restaurante pois o contrato já havia terminado (durou 5meses)
    Depois fui tirar umas férias de 2 meses e 15 dias na casa da minha irmã que mora na Áustria, fiquei até 7 de janeiro. Resolvi vir para o Brasil pois lá já não havia mais trabalho, foi quando cheguei na imigração de Lisboa tive que pagar uma multa de 160 euros por ter extendido o Praso de 90 dias , até aí tudo bem. Meus planos era retornar em Maio pois consegui um serviço de faxina mas não é registrada. Hoje minha prima me liga e me dá a notícia que eu Não posso entrar no país durante 2 anos isso procede Luísa?
    Obrigada se puder responder

    1. Oi Fernanda,

      Desculpa, mas eu não sei dizer. Como você pagou a multa e ficou ilegal, não sei como são as regras. Você pode consultar o consulado português ou pedir para sua prima verificar com o SEF.

  57. Olá.
    tenho algumas dúvidas rs.
    Estou planejando ir para Europa como turista.vou entrar por Portugal com carta convite de um primo que reside no país a mais de 10 anos.vou fazer uma trip por 40 dias por outros países para visitar alguns amigos …na volta a portugal posso já fazer o pedido de extensão de turista?

    outra dúvida…
    Nesse período de 90 primeiros dias eu posso tentar arrumar um trabalho ou curso em portugal ou na espanha e tentar um visto?

    outra pergunta…
    Como estou indo a turismo e se o dinheiro der eu tento estudar, sabe me dizer quais documentos seria interessante eu levar comigo para inscrições em possíveis cursos

    aguardo.
    Obg
    bj

    1. Oi Camila,

      As marcações com o SEF são muito concorridas. Eu sugiro que vc tente fazer a marcação antes da sua viagem de 40 dias. Por exemplo, eu em janeiro só consegui marcar de ir ao SEF em abril.

      Em Portugal houve uma mudança recente na lei e agora você pode sim tentar arrumar trabalho ou curso enquanto está como turista e depois conseguir uma autorização de residência. Não sei como é a lei na Espanha.

      Se você for estudar, já precisa ter autenticado todos os seus documentos de estudo (diploma e histórico escolar). Temos um post sobre como estudar em Portugal que explica isso: https://www.360meridianos.com/2014/08/estudar-em-portugal-o-que-voce-precisa-saber.html

  58. Oi Luiza !
    estou me organizando pra ir a Espanha visitar uma amiga. Qual orgao procuro em Barcelona pra pedir extensão por mais 90 dias ? Passado esse período ( 180 dias), quanto tempo preciso aguardar no Brasil pra retornar à Barcelona ?

  59. Olá Luiza,
    Meus pais estão em Porto desde Novembro/17(visto de turista) e agendou pra junho/18 com SEF para dar entrada no processo de visto permanente. Como o prazo desse dessa entrevista com SEF ultrapassa os 90 dias do visto de turista, a atendente do SEF informou que o agendamento concede salvaguarda na permanência Em Portugal até o dia da entrevista. Porem, durante esse período(pós 90 dias), eles querem passar uma semana na Itália. Você sabe me informar se eles podem sair e voltar pra Portugal sem problemas, apenas com essa “salvaguarda” do agendamento com o SEF?

    Desde ja agradeço

    1. Oi Vandu,

      Essa salvaguarda é para Portugal, assim como a extensão da estadia como turista só vale para Portugal. Eles podem arriscar, mas até a Ryanair confere o visto antes de deixar os passageiros estrangeiros embarcarem.

  60. oi, Luisa tudo bom?
    estou pretendendo ir para Alemanha ficar na casa de uma prima, portanto ainda tenho algumas duvidas!
    Minha prima pode me mandar uma carta convite constando que ela vai ficar responsável por minha estadia pelo período de 90 dias?
    Mesmo indo com carta convite tenho que comprovar dinheiro para esta estadia na imigração?

    1. Oi Denise,

      Você precisa verificar essa informação específica com a embaixada alemã. A carta convite vale como um comprovativo de estadia, mas se sua prima vai ser 100% sua responsável financeira, talvez tenha que registrar a carta ou algo assim.

  61. Olá. A priori, parabéns pela iniciativa e pelo artigo.
    Planejo passar 5 meses em Portugal, período que extrapola o permitido pela convenção, que é de 3 meses, no entanto, tenho a informação de que posso ficar legal com o visto de turista durante esses 5 meses (regra exclusiva de Portugal), desde que, antes do término dos 3 meses, eu vá á repartição competente com os documentos, manifestando minha vontade de ficar (mais 2 meses, no caso) e demonstrar que tenho capital para me manter nesse período. Você sabe algo a respeito? Muito obrigado!

    1. oi Lucas,

      Na verdade, bem antes de acabarem os 90 dias você deve procurar o SEF e pedir a extensão do visto de turista. O SEF é muito difícil de conseguir marcar horário e se você deixar para acabarem os 3 meses para procurá-los, corre o risco de ficar ilegal.

      Além disso, esses dois meses extras só valem para Portugal.

    2. Luiza Antunes tenho amiga é filho venho p espanha passear depois decidiu fica Portugal é visto deles acabou já e passaportes deles Espanha como SEF Portugal corree algum risco see mandado p brasil

  62. Oii! Eu ja morei na espanha quando tinha 6 anos e fiz o Padronamento, como se fosse um visto me permitindo residir no país. Agora estou com 16 e quero retornar para la para morar o que devo fazer

  63. Ola, sou casada ha dez anos com dinamarques, temos duas meninas. No momento estamos na Dinamarca com visto de turista. Como faco para pedir visto permanente? Ja faz quase 3 meses que chegamos.. Ja moramos na Alemanha antes.

  64. Ola Luiza ..fui para Portugal em 4/08/2017 voltei para o Brasil dia 04/01/2018 entrei por Roma…me hospedei 5 dias em Lisboa numa pensao…Depois fui para Rio Maior para casa do meu namorado..nao pedi extensao de estadia para SEF..Quero voltar em dia 26 de Fevereiro 2018 com passagem ida e volta vou ficar mais 7 dias em Lisboa.Tenho que esperar 3 meses para voltar para Portugal? Minha entrada vai ser por Madri..sera que a imigracao de Madri pode me barrar por ter ficado 5 meses em Portugal sem pedir extencao do visto…Tenho que pagar multa no aereoporto de Madri ? Vou levar comprovante de morafia aqui no Brasil e que trabalho aqui.Obrigado.

    1. Oi Nina,

      Sim você corre risco de pagar multa, mas não tenho como saber se isso vai acontecer ou não.

      Não há diferença de ficar em Lisboa, Roma ou Madri, é tudo a mesma regra.

  65. Olá… A minha namorada esteve a passar uns tempos aqui em Portugal não chegou a 2 meses… Dentro de quanto tempo é que ela pode voltar para cá?

  66. querida gostaria desaber se com o visto schengen obtido pela embaixada portuguesa eu posso prorrogar na frança visto que sou Angolana e nós precisamos de visto para nos deslocarmos no espaço Schengen?

  67. Boa noite!tudo Bem? Estou na alemanha já fazem 2 meses e meio quero Passar 3 dias no egito e voltar para Passar mais 3 meses na alemanha pois minha mãe mora aqui!tem algum problema?

  68. Oi Luiza!
    Estive na Europa de férias no período de 20/11 a 07/12 ( 17 dias) e gostaria de voltar novamente agora em fevereiro, de 17/02 a 03/03.
    Eu teria problemas para entrar novamente, mesmo tendo ficado somente 17 dias na outra viagem e não os 90 permitidos?

    1. Não tem problema, venha sem medo, se você tem seguro e um cartão de crédito, provando que você consegue se manter…

      Eu fiquei na Polônia (área Schenger)88 dias, no 89 dia eu saí para Ucrânia (fora de Schenger) fiz umas compridas e voltei para Polônia no mesmo dia. Recebi os carimbos de saída e de retorno à Polônia sem problemas. Muitos brasileiros que vivem na Polônia fazem isso e com esse fato, resetei minha estadia na União para mais 90, não houve problema algum com a polícia da fronteira… Nos brasileiros temos direito de ficar na aérea Schenger 180 no ano. E depois de ter ido para Ucrânia viajei para Portugal e para Espanha e foi tudo tranquilo.

      Eu estava legal ou foi sorte?
      Meu limite de 180 passou e agora estou na Rússia, vim de carro com meu noivo e estamos morando e trabalhando numa pousada da família dele, viemos de carro, passei por 3 países. Recebi todos os carimbos de saída e enteada nesses 3 países e foi tudo um doce

      Acho que há um erro de interpretação quando falam 90 dias em 180.
      Boa sorte!!

      1. Ola Preta,tudo bem? Então…estou planehando fazer isso… entrei por Portugal… so que tive que ir à BULGÁRIA ( recebi o carimbo de Entrada e saída de lá) por alguns dias… Agora estou indo para a Rússia Dia 4 e meu Visto termina Dia 5… ja comprei passagem para Voltar para a Alemanha Dia 11… terei algum problema? Ou ainda terei direito a outros 90 dias?

      2. Gostaria de falar com voce pois tenho uma Duvida fui pra alemanha Dia 09/11/2017 E voltei dia 10/01/2018 fiquei um mes no brasil e voltei dia 15/02/2018 E sair Dia 09/05/2018 E queria volta Dia 20/05/2018 A emigracao foi otima nao tive problema nenhum meu numero de contato e Whatsapp 83991149405 Email [email protected] agradeco a resposta

  69. Olá! Eu estive na Suécia em março de 2017 para ficar 90 dias e estendi meus visto para mais 90 dias, ou seja, voltei para o Brasil no dia 22 de novembro de 2017, minha pergunta é qual o tempo que preciso esperar aqui no Brasil para poder viajar novamente para a Suécia?!

    1. Eu tenho a mesma dúvida. Eu estendi o meu visto pra ficar mais um mês, totalizando 4 meses, entao voltei para o Brasil, devo aguardar os 4 meses aqui para poder retornar a Suécia???

  70. Oi Luíza, Estou em Malta estudando inglês desde 1 de novembro, vou a Londres dia 19 de janeiro , mas retorno à Malta dia 23 de janeiro, queria prorrogar minha viagem por mais 3 meses estudando inglês na Irlanda ou em Londres, entendi que nos 2 países o visto de turista é de 180 dias então não preciso aplicar pra visto de estudante? Terei algum problema se sair por esses países depois de 180 dias?

  71. Ola , cheguei em Londres dia 23 de outubro, posso ficar aqui até fevereiro legalmente como turista?
    Se for possível , posso viajar pra Itália em fevereiro ?

      1. Olá Luíza,posso comprar passagem em promoção,só pode ficar 90 dias em Portugal mas a promoção passa 20 dias dos 90 dias daria então 110 dias como proceder para ficar certo.att.

  72. Oi Luiza! Faço faculdade em Dublin e meu visto expira em setembro de 2018. Depois disso gostaria de ir para a Suécia para ficar 90 dias. Acha que eu teria problemas?

  73. Olá Luiza! Primeiro gostaria de te agradecer e dizer que é muito legal isso que você faz! 🙂 Parabéns!!!!

    Eu li o as explicações, mas só pra ter certeza do que eu entendi rs… Vou a Itália em março como turista, mas gostaria de continuar lá por mais um tempo. Eu tenho residência garantida e quero estudar, há 2 anos atrás tive visto de estudo por 10 meses, o que eu acredito que seria mais fácil pra fazer outro e também tenho várias passagens todas no prazo certinho por lá.
    – Eu conseguiria extender meu tempo lá por 6 meses?
    – Há possibilidade de conseguir visto de estudo/trabalho sem precisar voltar ao Brasil?

    Aguardo resposta!
    Muito obrigada! Feliz natal e ano novo! ^^

  74. Luiza, estou com visto de estudante na Irlanda do Sul. Ele expira em alguns dias, porem gostaria de sair da Irlanda e passar uns três meses viajando pela Europa, sendo que a maioria dos paises que quero visitar fazem parte do acordo. Quero sair direto da Irlanda para algum desses países. Gostaria de saber se isso é possível.

    P.S.: durante esses 8 meses de visto, ja viajei alguns dias pela Holanda, Bélgica e Espanha e retornei para Irlanda. Isso influencia na contagem do prazo?

    1. Oi Ana, pode fazer isso tranquilamente desde que não esgote os 90 dias no território de Schengen. E também será complicado voltar para a Irlanda sem visto, se for o caso.

  75. Ei luiza! Eu estou indo para espanha com o visto de estudante de 6 meses, entretanto depois que o curso acabar gostaria de usufruir do meu tempo de turista e ficar por lá pouco menos que 90 dias. É possivel?
    obrigada 🙂

  76. Oi Alice,

    Estou indo para Itália em janeiro de turista, vou querer estender minha viagem por mais alguns meses. Penso enquanto estiver lá viajar bastante, posso ir até Croácia e Marrocos, assim eu teria mais tempo de permanência na Itália?

    Minha passagem de volta e meu seguro saúde foi comprado até outubro, isso teria algum problema? É melhor eu trocar as datas?

    Obrigada e sucesso!

    1. Oi Michelli,

      Você só pode ficar até mais ou menos março ou abril na Itália. E terá que ficar 90 dias viajando por outros lugares para poder voltar lá. E sim, logo na chegada a imigração pode implicar com o seu voo de volta só para outubro.

  77. Olá, Luiza, tenho uma dúvida e não consigo achar a informação correta. Não sei se consegue me ajudar: Durante o período de prorrogação de visto de turismo, eu posso ir para o Brasil e voltar em 10 dias, se entrar e sair por Portugal? Ou haveria problema pois teria que ficar no mínimo 90 dias no Brasil mesmo possuindo o comprovante de agendamento da prorrogação? Esse comprovante já é válido como a própria prorrogação aqui em Portugal.
    Obrigada,
    Isabel

    1. Oi Isabel,

      Que eu saiba vc não pode sair de Portugal se pedir a prorrogação. No caso, se quiser vir ao Brasil teria que ficar os 90 dias para poder voltar.

  78. Tenho passaporte português sou brasileira se eu entrar nos EUA com esse passaporte lá depois de dois meses posso pedir visto de estudante para fazer um curso de inglês,pedindo quanto tempo teria de permanência?

  79. Boa noite Luiza gostaria muita da sua ajuda, meu filho está em Dublin e vai para Milão passar o Natal com uma prima no dia 12/12, depois vai para Espanha fazer um curso de espanhol na Universidade de Alcalá de 08/01 a 16/03 E depois segue para Londres em 18/03 para ficar uns dias até pegar o voo de volta ao Brasil no dia 23/03, vc acha que ele tera algum problema na Espanha por conta de passar 7 dias dos 90 dias do visto de turista, mesmo estando em curso? E para entrar em Londres vc acha que sera tudo bem?
    Muito obrigada

    1. Oi Marcia,

      O ideal é que seu filho procure a imigração espanhola logo que chegar lá e peça uma extensão do visto de turista por conta do curso.

  80. Olá Luiza, boa noite
    Minha filha está em Porto, com visto de turista, onde deu entrada no pedido de nacionalidade portuguesa. Ela chegou em 1º de novembro e está com medo de a cidadania demorar mais que os 90 dias regulamentares. Você pode indicar alguém que possa orientá-la sobre a melhor forma de tratar isso.
    Ela está programando fazer um curso preparatório para tirar certificação IELTS em janeiro, mas a prova é só em 11 de fevereiro, quando já estaria “estourado” o tempo de permanência dela.
    Se puder me dar uma ajuda…
    Obrigada e parabéns pelo site

  81. Boa noite Luiza, Tudo bem?
    Agradeco pelas suas informacoes.

    Estive na inglaterra com visto de 6 meses, o mesmo expirou.
    E retornei para o Brasil, apos 4 meses da data do vencimento.

    Porem meu passaporte nao foi Carimbado na saida.

    Voce Saberia me informar algum local, para que eu possa verificar minha situacao.

    Uma vez que meu passaporte nao foi carimbado, voce acha que haveria possibilidade de entrar novamente. Ouvi dizer queminha saida ficou registrada no sistema, voce sabe desta informacao? Agradeco grandemente.

  82. Boa tarde Luiza
    Desejo ir para Espanha após o dia 22/12/2017 e retornar em meados de fevereiro 2018 após carnaval, início ano letivo. Quero fazer curso de espanhol em uma cidade com o clima mais quente, sem frio. Tem algumas sugestões de escolas, cidades com preços populares, sem ser vulgares ou periféricos?
    Posso conseguir moradia em troca de trabalho?
    Sabe valores, de: Quanto gastarei por dia? valores do seguro? valores escola? é tranquilo ir só, ou necessito de guias, agências? Me passe um valor estimado/mês de tudo o que pode me custar, sei que é só um valor simbólico, mas de repente, nem tenho essa grana. Enfim, tudo o que puder informar, eu agradeço.
    Obrigada.

    1. Oi Rose,

      Essa época do ano é frio, não tem como fugir não.

      Sobre valores, não sei quanto você gastará por dia. Mas sim, você tem que pagar seguro, escola, alimentação, moradia.

  83. Ola, quero ir para Espanha para trabalhar. Porém vou como turista com a carta convite dos meu parentes, eles tem a própria empresa, nesse caso eles podem me contratar mesmo eu estando como turista ? Eu conseguiria o visto para trabalhar estando la ja ?

  84. Oi Luiza. Cheguei dia 7 de setembro na Alemanha, comecei um estágio dia 11 de setembro e o mesmo se encerra dia 9 de dezembro, porém comprei minha passagem para dia 17 de dezembro . Passará 12 dias além dos 90 que estaria legal, acha que na hora de oltar, como ja estarei voltando mesmo , terei algum problema ? Fui no local de imigracao da minha cidade hoje para tentar um documento que diga que estou legal por mais 12 dias aqui , porém o o alemao como sempre foi arrogante e disse que nao tenho motivos para ficar mais aqu. Nao irei remarcar meu voo, mas como estarei indo embora achei que nao teria problema e espero nao ter .

    1. Oi Leonardo,

      Sim, você pode ter problema. Eles podem aplicar uma multa na saída (mais comum) ou podem dizer que você terá que ficar algum tempo fora da Europa (menos comum). Você tb pode dar a sorte de não acontecer nada. Mas enfim, sim, tem chance de dar problema.

  85. Oi Luiza!! Obrigada pelas dicas, são fundamentais para evitar problemas na hora de viajar… Tenho uma dúvida e gostaria de saber se pode me ajudar.. Ganhei de presente d aniversário do meu primo que mora em Londres uma passagem para passar uma temporada em Lisboa com a irmã dele e depois mais uns dias em Londres… Ocorre que a passagem de volta ultrapassa 5 dias do prazo dos 90 dias. Posso ser barrada pela imigração na entrada de Lisboa? Já tenho a passagem de Londres comprada, meus primos tem residência e emprego legal tanto em Lisboa qto em Londres. Ir a Londres me dá o direito dos 180 dias? foi isso que meu primo pensou qdo comprou a passagem fora dos 90 dias… oq devo fazer? Se puder me ajudar eu agradeceria e muito!!!

    1. Oi Pricila,

      Você tem 90 dias em Lisboa e mais 180 dias em Londres. Se você não ultrapassar os 90 dias em Lisboa, não tem problema nenhum entrar em Londres no dia 89. Isso porque o Reino Unido não faz parte do Tratado de Schengen, você passa pela imigração para entrar lá

  86. Ola, tenho uma dúvida, vou para Europa em dezembro, com passagem de volta dentro dos 180 dias, irei a Portugal primeiro, posso uns 40 dias em Portugal e depois irei a Alemanha, onde farei curso de idiomas por 6 meses (no caso vou prorrogar o voo de volta) vou ter a carta do curso e morar com uma tia na Alemanha, sabe me dizer se o fato de ter ido a Portugal primeiro pode me prejudicar para pedir visto de estudante na Alemanha?

  87. Olá, Luiza

    Parabéns pelo trabalho!

    Gostaria de expor meu caso: quero ficar 3 meses em trabalho voluntário na Holanda( pelo WORLDPACKERS e nem sei como se dá pq é a primeira vez…),mas antes quero ficar dois meses em Portugal tb com trabalho voluntário( fico num hostel e pago a hospedagem com trabalho. Nesse caso terei que me matricular num curso em Portugal? Qualquer curso serve para visto de estudante? Aguardo.

    1. Hola boa noite, tenho uma duvida, meu visto de turista vence en 26 de dezembro (3meses) quando entre una Europa foi por França, e ágora compréis uma passagem ida e volta para israel sabido día 20 de dezembro e volta por italia día 02 de janeiro será que terei algún problema na imigracao… porque eu tenho que comprar a passagem de volta para o Brasil sabido da europa, más nao sei se vou ter problema na volta de Israel… pode me tirar essa duvida… Obrigada

    2. Oi Elaine,

      Não, não é qualquer curso que serve para visto de estudante. Cursos de curta duração eles normalmente sugerem que você fique os 3 meses permitidos, sem visto.

      De qualquer forma, não sei dizer como você pode fazer para ficar mais de 90 dias. A melhor sugestão seria escolher o segundo país fora do Espaço de Schengen.

  88. Oi, Luiza
    Em 23 de novembro completa 6 meses que eu estou na Alemanha, 3 meses de turista e mais 3 meses prorrogados que pedi por aqui. Voltarei para o Brasil dia 17 de novembro, se no Brasil eu conseguir um visto de estudante para estudar na Alemanha, poderei entrar na Alemanha novamente se voltar em dezembro?

      1. 1 mês antes de acabar os meus 3 meses fui até o departamento de estrangeiros e pedi a prorrogação junto com o meu namorado, pois ele ficou responsável por mim. Aí só precisei comprar um novo seguro de saúde para o tempo prorrogado.

        1. Gostaria muito de saber algo , mas se vc não quiser responder eu vou enteder .
          Qual foi o plano de saúde que vc fez e quanto foi 😬
          Mesmo assim desde já agradeço sua atenção.

          1. Então, o primeiro de 3 meses eu fiz no Brasil pela travel Ace e custou 1700 reais. O segundo eu fiz aqui na Alemanha, mas não serve como referência, porque paguei mais barato devido a seguradora que é amiga da família. Ano passado eu vim no mês de outubro apenas e paguei 450 reais por 1 mês pela travel Ace tambem. Mas o valor varia dependendo do preço do euro no momento.

        2. Oi Ágatha, estou planejando ir pra Alemanha em março e gostaria de ficar mais de 3 meses. Como foi o processo pra essa prorrogação? teve que comprovar alguma coisa? meu namorado é alemão, será que isso facilita? você conseguiu prorrogar por quanto tempo? desculpa a quantidade de perguntas 🙂 agradeço desde já!

    1. Oi Ágatha,

      A partir do momento que você consegue um visto, a sua contagem como turista deixa de valer e o que conta é o tempo estipulado no visto

  89. Olá Luiza! Se eu comprar uma passagem ida e volta por Madrid, passar 1 mês em Madrid, depois passar 2 meses em Londres e na volta mais 1 em Madrid (no total 60 dias em Madrid e 60 dias em Londres) terei algum problema na imigração em Madrid? Porque eles podem ver que a minha passagem ida e volta está no total para 4 meses.

  90. Luiza, adorei suas explicações, eu tenho uma dúvida. Eu me aposentei e vou para lisboa em 4 abril e volto em 4 julho. Por um erro de calculo nas datas, a volta será após 92 dias. Então, pensei em sair de Lisboa, ir para um país fora do tratado schengen, ficar 4 dias e voltar para lisboa mas a dúvida é :
    1) eu posso voltar para lisboa depois dos 4 dias fora, ou tenho que esperar 3 meses para voltar,depois de sair da zona do tratado Schengen ?
    2) eu posso ser barrada na imigração, porque a passagem de volta, será de 92 dias de estadia, ou apenas me dariam multa na saída.

  91. Olá Luiza,

    Gostaria de tirar uma duvida, sou Brasileira , casada com um homem Alemão a 2 meses e preciso ir ao Brasil para resolver algumas questões. A pergunta é: posso comprar a passagem somente da volta para Alemanha???

  92. Olá Lu, tudo bem? Eu preciso de uma super ajuda e talvez você possa saber 🙂 eu sou casada com um residente na Europa e dei entrada para a residência. Eu entrei na Europa no dia 21 de junho, fui para o Brasil dia 4 de setembro e voltei para a Europa dia 10 de outubro agora (com passagem ultra tranquila na imigração), mas o visto ainda não ficou pronto. Eu conto novos 180 dias com essa entrada (podendo ficar mais 90) ou eu conto a partir do dia 21? Estou super preocupada, pq o visto tá pra sair na próxima semana, mas talvez eu ficaria num “gap” de 3, 4 dias… super grata!!

    1. Ei, estou Em Porto com visto de turista. Gostaria de saber se fizer um curso de inglês eu consigo ficar legal? Pq perdi o prazo da faculdade. E agora só ano que vem. Ou consigo ficar legal se fizer algum trabalho voluntário?

    2. Oi Renata,

      Se você já deu entrada no visto, não tem que se preocupar tanto com esses dias. A partir do momento que tiver com o visto em mãos, essa contagem deixa de existir.

      De qualquer forma, ainda conta a sua entrada do 21 de junho. Até completar os 180 dias dela, você tem 90 dias não consecutivos

  93. Oi Luiza, meu filho está em um estágio em uma fazenda na Alemanha com visto de estagiário que se encerra em 13/11/17 completando seus 90 dias. A minha dúvida é a seguinte, depois desses 90 dias ele quer ir à Portugal por uns 5 dias e uns 4 à Madrid e voltar à Portugal com o vôo já comprado de volta para o Brasil 23/11/17. Tem algum problema? Obrigada, Mônica

      1. Oi luiza eu estou em portugal e so tenho 30 dias de estada e tenho que voltar no dia 30 desse mes mas o meu visto o prazo de validade é ate dia 12 de 11 …e o meu bilhete é para dia 11 de novembro sera que teri multa ao sair..mas estarei dentro do prazo do visto

  94. Olá, Luiza! Percebo que você é uma pessoa muito experiente e gosta de ajudar pessoas. Sou grato por isso pois o blog me ajudou muito em varias duvidas. Mas se nao for pedir muito ou abusar, poderia me tirar entao umas duvidas que nao ficaram claro para mim por favor?
    Meu primo esta aqui na Europa, agora fez 90 dias, ele nao foi embora e vai tentar ficar mais 2 meses. A questão é: Ele vai esperar e quando estiver proximo de viajar, quase um mes antes, vai pedir um novo passaporte no consulado. Ele fica registrado na fronteira (no caso a França onde ele fez o controle/visto) que ele nao foi embora nos 90 dias? Porque ele pode ter pedido o vôo como exemplo e te dado saida por outro país, a Holanda por exemplo e com o passaporte novo emitido pelo consulado do pais que esta ilegal agora.

    A segunda e ultima questao é: Nao ficou bem claro pra mim os 180 dias. Conta os 180 dias do dia que voce recebeu o visto na fronteira ou 180 dias do dia que eu fui embora? Porque se for do dia que ele fez o visto na fronteira, entao se ele ficou por exmplo 89 dias e foi embora dentro do prazo legal, ele pode voltar daqui 91 dias porque se assim for, conta os 180 dias a partir do dia que ele recebeu o visto de entrada. É isso?

    Não sei se ficou bem explicado, mas ficaria extremamente agradecido se me responder.

    Obrigado,

    1. Oi Alex,

      Desculpe, mas não faço ideia se o plano do seu primo daria ou não certo. E não costumo recomendar que as pessoas façam coisas ilegais.

      Os 180 dias começam a conta no momento do carimbo na fronteira. A partir dessa data, tem direito a ficar 90 dias, sejam consecutivos ou não.

  95. Ola, eu sou Brasileira e moro em Lisboa mas entrei pela Espanha, não tenho o carimbo de entrada em Portugal e não renovei o período de 6 meses. Ou seja, não fiz nenhuma prorrogação de visto, nem se quer comprovei entrada em Portugal ( A não ser pelo comprovante de passagem que indica o dia q entrei) já se passou mais de 6 meses. Eu posso fazer uma marcação no SEF e pedir mais 3 meses??
    PS: Eu tenho em vista um contrato de trabalho.

  96. Olá!
    Meu noivo chegou em Portugal dia 26/05 e tem passagem de volta para o Brasil marcada para dia 20/11, ou seja, os 90 dias de visto de turista expiraram mas está na prorrogação.
    Eu fui para Portugal também e fiquei lá exatos 90 dias.
    A partir de outubro irei à Itália para estudar por 3 anos, com visto de estudante, e meu noivo irá junto.
    Portanto tenho 2 dúvidas:

    1. Ele pode sair de Portugal para a Itália estando com o visto prorrogado?

    2. Voltando para o Brasil dia 20/11 ele precisa esperar 90 dias antes de poder ir para a Itália com o visto de turista novamente? Sendo que, contando a partir de 26/05, terão transcorrido 180 dias? Nossa ideia era que ele fosse para a Itália novamente em dezembro.

    Aguardo um retorno!

    Obrigada!

    1. Oi Karine,

      Não sei dizer, no meu entendimento da lei, a prorrogação só vale para Portugal. E ele teria sim que esperar 90 dias para poder retornar à Europa.

      Inclusive, para seu noite poder ficar os 3 anos com você, vocês teriam que ser casados já.

      1. Sim sim, a intenção é casar quando ele chegar lá, já estamos providenciando tudo.
        A dúvida é se os 180 dias poderiam contar a partir do dia 26/05, assim ele poderia ir pra lá em dezembro já.

        1. Luiza, fui para portugal em janeiro do ano passado como turista e ultrapassei o tempo de 90 dias sem pedir a prorrogação dos 90 dias. agora estou querendo voltar para portugal novamente nesse mes de Outubro como turista, sabe se tem algum problema ?/////

      2. Luiza

        Minha dúvida é a seguinte

        Minha ex namorada está grávida de 6 meses e foi pra Portugal … Sem me avisar e me mandou mensagem falando que vai ganhar nosso filho por lá e eu não vou poder registrar isso procede ?? qualquer um pode registrar ??

      3. Boa noite , o meu nome é Luciane Peres, a minha pergunta é eu fui para alemanha em 23 de junho desde ano fiquei la com meu noivo ate dia 14 de setembro total de dias foram 83 dias eu gostaria de voltar novamente dia 15 de Dezembro será que teria problemas eu não sei como fuciona o periodo dos 90 dias , pode me explicar direito .

        1. Olá Luciane,

          A partir da sua saída, você tem que ficar 90 dias fora. Ou seja, poderia sim voltar no dia 15 de dezembro, porque ficou 90 dias fora

  97. ola… eu tenho a residencia e no caso voltei para o Brasil e fiquei mais de 3 meses, agora quero voltar mais vai fazer ainda 6 meses, ou seja ainda não se completou os 6 meses, posso fazer um passaporte novo e entrar no país novamente só com minha residência?eles vão implicar se ver meu passaporte limpo mesmo mostrando meu cartão de residencia? porque no caso não iria falar que já estou a mais de 3 meses fora da europa. porfavor.. me ajude!!! bjs

    1. Desculpe Manuela,

      Mas não entendi sua dúvida. Você pode explicar melhor? Se você tem um visto de residência, a regra dos 90 dias para turistas não se aplica.

      1. Boa noite Luiza, preciso de sua ajuda…viajei as pressas e cheguei dia 4 de outubro e minha padsagem de volta seria para 27 de dezembro…meu companheiro esta em fase terminal de cancer e nao sabemos quantos meses vai viver…nossa expectativa è a maior possivel…o que preciso e posso fazer se precisar ficar mais tempo aqui na Italia? Obgda

        1. Oi Lenice,

          Você precisar procurar o serviço de imigração antes do período de 90 dias esgotar e pedir uma extensão do seu período de turista na Itália.

  98. Olá, boa tarde! Namoro uma espanhola, e estamos querendo nos mudar para a Espanha em Janeiro. Pretendemos nos casar, porém preferimos que isso fosse feito na Espanha, para que a família dela me conheça melhor. Neste caso, eu poderia ir com Visto de Turista e após o trâmite do casamento lá, alterá-lo sem a necessidade de sair da Espanha? E para a comprovação de renda, poderia ser usada a renda do pai dela, e em caso afirmativo, como faria para comprová-la? Casando no Brasil é mais garantido? Grato, e parabéns pelo ótimo trabalho!

      1. Gostaria de saber seeu visto faltam 4 dias a vencer e eu sair da Europa e for ao Marrocos passar 3 dias e quiser voltar a Europa novamente eu consigo entrar facil ou tenho que aguardar algum tempo a regressar a Europa?

  99. Oi Luiza! Gostaria de tirar uma dúvida. Estou querendo fazer intercambio em Malta por um período de 10/12 meses, logo terei que entrar com o pedido de visto. Minha dúvida é, depois dos 90 dias, já com visto, eu poderei sair de Malta e ir por exemplo para Itália, e depois voltar para Malta? Ou após esses 90 dias eu poderei ficar somente em Malta?

    Obrigada!!

  100. Olá, Luiza! Muito interessante o seu blog, gostei!

    Estou muito confusa sobre os tipos de visto, tipo qual um deles é o correto pra eu solicitar o visto.

    Moro no Brasil atualmente, e meu namorado é tcheco e vive na República Tcheca, tenho o passaporte e nunca estive no exterior, mas vai ser minha primeira vez que sairei do Brasil.

    Eu e meu namorado queremos nos casar no país dele… Devo viajar como turista e antes de terminar o prazo de 90 dias, posso me casar e solicitar o visto de residência permanente no consulado brasileiro na Republica Tcheca?

    Espero que esclareça minha dúvida!

    Obrigada

    1. Oi Camila,

      Não sei como funcionam as leis de imigração na República Tcheca. Mas se vc entrar como turista, tem que ter passagem de ida e volta, seguro saúde e comprovantes financeiros.

  101. Oi Luiza. Eu perdi meus ticktes de passagem aerea de quando cheguei em Portugal esse ano. Será que vai dar problema na hora de pedir minha residencia? O que eu faço para substituir os ticktes?
    Obrigado

  102. Olá Luiza. Parabéns pela matéria. Ótima! Por favor, me tire uma dúvida: eu perdi os tickets da minha viagem e estou em Portugal desde abril deste ano e ainda não dei entrada no SEF para pedir minha regularização, pois ainda estou sem trabalho. Sem esses ticktes da minha viagem, eu ainda consigo me regularizar quando encontrar um trabalho ou tenho que substituí-los por outra exigência? Eu entrei por Lisboa mesmo e tenho o carimbo de entrada no meu passaporte no dia 01/04.

  103. Bom dia Luíza, por favor me ajuda, estou na Itália desde do 10 de Julho 2017 Copom só posso ficar até 90 dias, como faço, onde vou e o que levo para perdi a extensão por mais 90 dias.Pois pretendo casar , só que não consegui da entrada na documentação pois o passaporte do meu noivo ta vencido, ele fez outro para organizar tudo.

  104. Boa Tarde, Luiza, tudo bem?
    Cheguei em Portugal em março, pedi a prorrogação do visto de turista e voltei para o Brasil e agosto, totalizando quase 6 meses na Europa.
    Preciso ficar 6 meses longe para poder voltar para a Europa ou posso comprar passagem para dezembro deste ano???
    Quero visitar meu namorado para o Natal mas fiquei confusa com esta regra sobre o tempo que precisa ficar distante do continente europeu para voltar depois. Onde está escrito isso???
    Muito obrigada pelo texto maravilhoso! Sua iniciativa é genial!
    Beijos!

    1. Olá Mari,

      Você tem que ficar 90 dias fora. A regra é que você tem direito de ficar dentro do continente por 90 dias, a cada 180 dias. Essa prorrogação foi concedida dentro da lei, então não tem problema.

  105. Olá boa tarde Luiza, vc poderia me ajudar, sou Brasileira casada com português, cheguei em Portugal no dia 17/06/2017, fomos a conservatória averbamos o casamento, porém ainda n chegou, no dia 20/06,liguei para o agendamento no sef, para o pedido de residência, e só consegui agendar para o dia 10/11/2017, gostaria de saber se vou precisar pagar a multa, pois meu visto estará vencido. Desde já agradeço.

  106. Boa noite Luiza Antunes, pretendo viajar para Portugal, vou receber a carta convite e ficarei na casa de uma amiga portuguesa. Não precisarei gastar com hotel não terei muitas despesas, mesmo não tendo muitas despesas terei que comprovar que terei 40 euros para cada dia que ficar? pretendo ficar 3 meses

  107. Ola Luiza,eu vim para portugal como turista e fiz escala pela frança,recebi uma proposta de emprego e fui contratado,antes mesmos do meu visto de 90 dias como turista acabar,estou em portugal a 30 dias,e nisso ja tirei o numero do contribuinte o Nif,ja abri conta bancaria, fiz uma declaração de residência nas junta da freguesia e juntei tudo isso e entrei com o pedido para obiter o número do seguro social so nao entrei com o pedidono sef,a pergunta e,nao entrei diretamente por portugal ainda estou no periodo como turista segundo a lei,diante desta situação eu consigo obiter o numero da segurança social,ou nao?

    1. Oi Gilmar,

      Desculpe, mas não sei dizer. Eu te aconselho a ir ao SEF logo, sob o risco de você tomar uma multa ou eles te fazerem voltar para o Brasil

    2. Oi Mari,sou Vitória que fez a pergunta acima, vejo que vc pediu para prolongar aí permissão de 90 dias, você poderia me dizer como é o que é preciso.se possível me explica o procedimento é quanto tempodurou pós só posso ficar na Itália até 8 de outubro. Essa pergunta vai também pra LUÍZA.

  108. Boa noite
    É muito bom o seu blog, mas fiquei com uma dúvida.
    Em janeiro vou mudar para Lisboa com a minha esposa porém somente eu eu tenho a dupla cidadania pretendo pedir o reagrupamento para ela.Eu só irei comprar a passagem de ida e acho que não tem problemas. A dúvida é ela precisa da passagem de volta para o Brasil? Ou eu posso por exemplo ela pode só comprar uma passagem para fora do território de Schengen ex Marrocos ou reino unido , por conta de ser mais barato uma passagem que será descartado.

    1. Oi Bruno,

      Se ela vai entrar ainda sem visto, precisa de ida e volta. Sim, teoricamente ela pode ter uma passagem para fora do território. Mas pode ser que impliquem com isso na saída do Brasil

  109. Olá, Luiza. Gostei das informações. Mas eu tenho uma dúvida que talvez você possa me responder. Eu vim para a Polônia em fevereiro e, em maio, antes dos 90 dias vencerem, dei entrada para um documento que me permitisse ficar aqui. Agora, estou na Polônia há 6/7 meses no aguardo dessa permissão de estada. Esse documento não me permite ficar na Europa, apenas na Polônia. Todavia, eu preciso ir à Itália para fazer a minha cidadania. Liguei no escritório polonês e ele disse que por eu não estar como turista, mas sim esperando essa permissão (que talvez eu consiga em 20 dias), eu posso sair da europa – e ir à Ucrania por exemplo – e depois entrar na Europa sem problemas. Você já ouviu falar sobre isso? Acha que confere? Abraços!

    1. Oi Mari,

      Desculpe, mas não sei dizer. Você pode confiar na informação ou não. Esse tipo de informação eu prefiro perguntar pessoalmente, até por escrito se possível.

  110. Oi Luiza, Muito obrigado!

    Seu ponto é de interesse imenso para muitos. Queria saber se eu poderia ficar 90 dias na zona Shengen, ir para Inglaterra por apenas 1 ou dois dias e depois voltar para ter mais 90 dias, ou não precisaria fazer isso para ter automaticamente mais 90 dias. Como funcionaria isso?

  111. Gostei das informações. Parabéns!! Apenas me certificando se entendi corretamente: minha passagem Brasil – Madri – Brasil compreende um período de 98 dias. Se eu passar 10 dias na Croácia, tal período será contabilizado como fora do tratado. Logo, ficarei na área do tratado de Schengen por período que não excede o limite previsto que é de 90 dias, correto? Agradeço o retorno. Desde já, obrigado!

      1. Oi Luiza, Parabens pelo seu blog e disponibilidade em atender a todos. Uma dúvida. Estou em Portugal com visto de residencia até ano que vem mas meu filho, menor, está com visto de turista que vence dia 20 de dezembro de 2017 mas comprei passagem para Paris para passarmos o Natal lá. Se até a data que for a Paris eu sair do tratado Schengen – for para Croacia por exemplo, este tempo no pais nao é contabilizado e poderei voltar normalmente para Portugal com ele? Fui ao SEF para renovar o visto dele de turista aqui em Portugal. Obrigada pela dica. Claudia.

        1. Oi Claudia,

          Como seu filho é menor você não consegue pedir reagrupamento familiar? Assim ele ficaria com o mesmo visto que você.

          Vocês podem sim sair de Schengen enquanto o visto dele estiver válido, de forma que ganham mais uns dias nessa contagem.

  112. Oi Alice, tudo bom? Gostei muito do seu texto.

    Fiquei mais que 90 dias em Portugal, mas todo tempo que fiquei estava legal, porque fui ao SEF e eles me concederam extensao de visto, mas mesmo assim voltei antes do prazo de expiracao. Ainda tinha 20 dias para ficar em Portugal, mas voltei antes ao Brasil.
    Dia 12 de julho deixei Portugal voltando ao Brasil, entao so preciso contar 90 dias e no caso ja posso voltar? No caso, ja posso comprar passagem de volta a europa saindo daqui no dia 10 de outubro?

    Independente do tempo que a pessoa fique na europa (sendo LEGAL), a contagem de dias para poder voltar sao sempre 90 dias?

  113. Boa tarde Alice, gostei do post…
    Ainda continuo com uma dúvida, iniciei as pesquisas agora, mas gostaria de saber como posso fazer para permanecer na Itália por mais de 3 meses, pois vou requerer a dupla cidadania e esse processo pode durar mais de 3 meses, porem eu possuo uma tia que já mora no país a 20 anos e ficaria com ela, isso ajudaria a minha permanência no país na hora de pedir a extensão do período?
    E quando eu for comprar a passagem, eu tenho que comprar obrigatoriamente de ida e volta mesmo que depois eu consiga a extensão, não é?

    1. Oi Polyana,

      Sim, você tem que comprar a passagem de volta para 3 meses. Mas uma vez iniciado o processo da cidadania, você tem o direito de ficar lá até sair, só não pode trabalhar

      1. Oi Luíza estou com uma duvida também, estou fazendo minha dupla cidadania italiana, sou casado e viemos com o visto de turista de 3 meses, cheguei dia 16 de agosto compramos passagem de volta dia 14 de novembro, dei entrada na minha cidadania hoje dia 11/10, minha esposa tem que retornar ao Brasil ou ela pode fica aqui ? Se puder me ajuda muito obrigado.

    2. Se ultrapassar 90 dias vc pedirá uma permesso di soggiorno específico para quem espera a cidadania. Tem grupos no facebook específicos para duvidas de cidadania, e um blog minhasaga que só trata de questões de cidadania

  114. Oi Luiza, muito bom o seu post me ajudou a entender o que fiquei um tempão procurando na internet e não achava uma explicação simples e direta como a sua..porém fiquei com uma dúvida..eu e meu marido pretendemos ficar +- 3 meses na Itália para reconhecimento da cidadania italiana dele..como o processo pode demorar mais de 3 meses e meu visto de turista é válido só por 3 meses o assessor recomendou que morássemos fora da área de Schengenum. Pretendemos ir para Londres..posso então ficar mais 6 meses em Londres com o visto de turista de Londres é isso? Porém não sei quando vamos precisar voltar para a Itália com visto de turista pretendemos deixar 1 mês de folga no nosso visto para eventuais idas a Itália para finalizar o processo. Por isso não pretendia comprar a passagem de volta para Itália (já que não sei direito quando o o processo vai finalizar). É obrigatório mostrar uma passagem de volta ao entrar em Londres para evitar problemas com a imigração? Obrigada desde já, Att. Carolina

  115. Olá!gostei de suas respostas.Estou indo para bruchellas com visto de turista mas pretendo não voltar no prazo dos 90 dias.Estou indo conhecer meu namorado futuro marido Romeno e legalmente cidadão em bruchellas.Temos dúvidas quanto aos papéis para casamento e se não conseguirmos tudo no prazo. O que temos que fazer.

  116. Olá, fui barrada de entrar em Londres como turista, mesmo já estando 2 vezes por lá, mas mesmo assim eu estou com vontade de conhecer a Irlanda (sul) Paris e Amsterdam, o que me preocupa é se na Irlanda (sul) eles saberão que eu fui recusada em Londres ?

    1. Oi Ana,

      Você poderia contar para a gente se explicaram porque foi barrada em Londres? Faltaram documentos?

      Sobre a Irlanda, é um país completamete independente do Reino Unido

  117. Boa noite Luiza! Tudo bem contigo? Então…
    Estou em Lisboa e já fiz 2 prorrogações do meu visto em Lisboa. Paguei as taxas no SEF e tudo mais. Daí, tenho que ir no Brasil agora dia 08/09 e queria fazer um curso em Lisboa que começa em novembro e vai até 23/12. Ou seja, ficar no Brasil 1 mês e meio e voltar pra Portugal. Posso fazer isso? Ou sou obrigada a ficar no Brasil 3 meses para depois voltar? Obrigada!

  118. Olá Luiza, me desculpe ter te chamado de Alice, acabei confundindo os nomes..
    Segue novamente a minha dúvida:

    Estou com uma dúvida sobre o visto de estudante da minha filha que foi aceita na faculdade da Suiça, já deu entrada solicitando o visto de estudante no Brasil, mas falaram que vai demorar alguns meses. Ela precisa estar na Suiça até dia 12 de setembro, provavelmente o visto não ficará pronto até essa data,será que ela consegue entrar na Suiça com visto de turista (90 dias) apresentando todos os documentos que comprove que o visto de estudante está em andamento na Suiça?

  119. Olá Alice,
    Parabéns pelo blog.
    Estou com uma dúvida sobre o visto de estudante da minha filha que foi aceita na faculdade da Suiça, já deu entrada solicitando o visto de estudante no Brasil, mas falaram que vai demorar alguns meses. Ela precisa estar na Suiça até dia 12 de setembro, provavelmente o visto não ficará pronto até essa data,será que ela consegue entrar com visto de turista, mesmo apresentando todos os documentos que comprove que o visto de estudante está em andamento na Suiça?

    1. Olá, Rosana! Estou passando pela mesma situação. Estou indo a estudos para a República Tcheca e não tenho certeza se meu visto de estudante ficará pronto em tempo – preciso estar lá até dia 11/09 e minha viagem está agendada para 07/09. Minha imigração será provavelmente em Madrid, já que será o aeroporto de entrada na Europa (espaço Schengen) e estou com receio também, já que toda minha papelada (carta de aceite, seguro, acomodação etc) está toda programada para um prazo maior que 90 dias. O Consulado disse que OK se eu fizer isso, só não sei na prática como seria…

  120. Olá Luiza,
    Estou com o visto de estudante finalizando o meu doutorado sanduíche. O meu marido veio como turista. Ele tem um agendamento no SEF pois o prazo de 90 dias expirou. Estou receosa porque iremos viajar para Paris e Itália logo após essa entrevista, passar os últimos dias na Europa. Mas soube que ele não poderia mais sair de Portugal. Isso procede? Com todas as despesas pagas da viagem, o que devo fazer?

  121. Luiza, pode me ajudar?
    Minha irmã foi para Portugal com visto de turista pois o esposo dela foi à trabalho. Ele só conseguiu emitir o visto permanente lá quando conseguiu o comprovante de residencia. Ela já deu entrada junto ao SEF para reagrupar o visto dela junto ao do esposo, e eles vem remarcando e remarcando essa data, ela possui todos os protocolos de agendamento, porém nesse tramite todo ela já está mais de 9 meses. Ela virá ao Brasil em setembro, minha dúvida é, ela tendo esses protocolos todos e a data que a SEF agendou para ela, junto com o passaporte do esposo dela, ela conseguirá depois voltar para Portugal?

    1. Oi Nayara,

      Olha, no SEF eles dizem que sim, que com o papel do agendamento você pode viajar. Como essa é a informação oficial, apesar de capenga, o jeito é confiar

  122. Olá, Luiza, obrigado pelo post! 🙂

    Meu caso é o seguinte: estou indo para a República Tcheca a estudos (por um semestre) e já dei entrada no visto de estudante há quase dois meses. A questão é que o prazo que eles dão oficialmente para o visto ficar pronto está quase se esgotando e ele dizem que nada podem fazer já que o processo está com a polícia da imigração e que inclusive pode demorar um pouco além do informado.

    A questão é que a universidade tcheca me deu um prazo para me apresentar lá para matrícula até 11/09, já estou perdendo aula no Brasil (já que não me matriculei nas disciplinas aqui e no meu histórico já aparece “cursando disciplinas no exterior) e inclusive meu último dia de trabalho será dia 31/08 agora. Estou com passagem comprada para o feriado de 07/09. Ou seja: vida toda reprogramada.

    Conversando com a Embaixada em Brasília tentaram me tranquilizar dizendo que provavelmente daria tempo. Disseram que na “pior das hipóteses”, como brasileiro, eu poderia ir sem o visto mesmo para não perder as aulas lá até o visto ficar pronto, se precisar, por até 90 dias como turista.

    Meu receio é me barrarem na imigração. Vou por Madri e recentemente teve o atentado em Barcelona, o que faz o controle de fronteira ficar mais rígido. O agente de imigração pode implicar comigo? Tenho tudo “certinho”: carta de aceite, comprovante de acomodação, seguro saúde, fundos financeiros etc. O problema é que tudo está um prazo de 05 meses. Eu estaria disposto a mudar a data da volta da passagem aérea pra dentro dos 90 dias, mas o restante não tenho como adaptar. Também não estou afim de dizer que só tô indo passear, quero falar a verdade. Será que é muito arriscado? Conversei com brasileiros no Faceboo que passaram por situações parecidas mas todos tiveram a “sorte” de não perguntarem nada na imigração…

    Abraço e muito obrigado.

    1. Oi Alexandre,

      O que eu não entendi é onde está seu passaporte, não está lá com eles?

      Enfim, seria um risco, não dá para saber se você daria sorte ou não.

  123. Oi Luiza,

    Meu esposo fará um intercambio em Leiría, Portugal pela Universidade no início do ano que vem. Durará 6 meses. Como eu faço em relação ao visto pra poder ir junto com ele nesse período? Abração

  124. Oie Luiza estou com uma duvida e wueria saber se voce consegue me ajudar. Estou estudando por um periodo de um ano em Portugal com visto de estada temporaria para estudantes. Nesse periodo que estou aqui (6 meses) fui pra londres passear e fiquei 4 dias la, me deram aquele visto de 6 meses normal na hora mas so fiquei os 4 dias. Agora minha amiga mudou pra dublin e me convidou pra ir visita-la e eu gostaria de ir mas nao sei se posso ir la ainda esse ano (porque ja vai ter passado os 6 meses do visto do carimbo do passaporte). Estou com medo de ser barrada, pode me tirar essa duvida? Obrigada

  125. Olá Luiza!

    Vou para Irlanda estudar 12 semanas e depois estou planejando fazer um mochilão por mais dois meses aprox., entre países do leste europeu, UK, França, Espanha e Portugal. O que você sugere nessa situação? A sugestão de solicitar uma extensão do visto, no meu caso, seria na Imigração quando eu chegar em Dublin ou antes de iniciar as viagens para os outros países?

    1. Oi Cassio,

      Você pode viajar por esses países depois que sair da Irlanda. Porque a Irlanda não faz parte do Espaço de Schengen. O que você não pode fazer é voltar para a Irlanda para voltar pro Brasil depois. É só comprar a sua passagem de volta saindo de outro país.

  126. Oi Luiza, uma duvida por favor:

    Caso eu consiga estender meu visto de Turista em um dos paises do acordo Shengen e ficar no total os 180 dias, quanto tempo eu tenho de ficar de volta no Brasil para poder voltar pro espaco schengen?? 180 mesmo? Obrogadoo

    1. Olá Raul,

      Se vc estender seu visto, só vai valer para o país específico que estender.

      De qualquer forma, quando voltar ao Brasil tem que ficar 90 dias.

  127. Oi!
    Perguntinha rápida. Entrei na Alemanha dia 01/07, meu visto de turista vale até dia 28/09, mas vou ficar mais 3 meses estudando (já dei entrada no visto). Esses 3 meses a mais acabariam em dezembro. Posso sair do país, para um país próximo e depois voltar para a Alemanha para ir pro Brasil? Ou não tenho mais nenhum prazo?

  128. Olá Luiza.

    Minha filha está casada e se encontra no Brasil e o marido dela está em Portugal com o visto de turista. Ele deve voltar em novembro. Acontece que, nesse meio tempo, ela recebeu um e-mail dizendo que foi aceita como aluna de doutorado na Italia e deve estar lá em outubro. Então eles vão se desencontrar. A pergunta é: ele voltando, vai ter que aguardar os 90 dias ou pode voltar logo para viver na Italia com a esposa? Tipo:pedir outro visto?

    Aguardo se retorno.

    1. Oi Sonia,

      Ele tem que voltar para o Brasil e pedir um visto italiano referente ao reagrupamento familiar com a esposa. Se ele quer viver na Itália, precisa de um visto específico e não pode entrar como turista.

  129. Olá Luiza,
    Dia 15 de Agosto vai completar 3 meses que estou na Espanha, gostaria de ir para a Inglaterra e voltar para a Espanha, pois vou me casar aqui e os papeis do casamento ainda vai demorar um pouco e não quero estar ilegal. Eu tenho que comprar passagem de ida e volta para a Espanha ou posso só comprar de ida para a Inglaterra, porque a passagem que vim do Brasil já não vale mais. Obrigada!

    1. Oi Yure,

      Eu te recomendaria adiar essa ida a Inglaterra para depois que você já tiver com a situação regularizada. Porque, ao passar pela imigração ilegal você já corre o risco de ser deportada.

      1. Olá Luiza Antunes,sou Girleane Carlina de Miranda,meu marido- Leonel Gomes de Miranda saiu do Brasil ontem 08 de agosto às 23;35 horas horário de Brasília do Aeroporto do Internacional do Recife-PE com conexão em Lisboa até Londres seu destino final, só que está preso na Imigração até o presente momento com a expectativa de ser resolvido sem nenhuma previsão de tempo,o que é preciso fazer pra resolver esse impasse? Pois eles alegam que ele não tem domínio da língua,mas a irmã mora lá tem cidadania Européia e fala fluentemente inglês,mas eles a impediram de ter contato com ele uma vez que ela mesma pode muito bem ser intérprete eu estou certa ou errada abençoada? Grata desde já Girleane Carlina de Miranda

        1. Olá Girleane,

          Desculpe não ter respondido antes, espero que a situação já tenha sido resolvida. Acredito que a melhor solução para esses casos é entrar em contato com a embaixada do Brasil no país em que ele estiver.

    2. Olá Yure, tudo bem?! Gostaria de acompanhar seu caso porque estou passando por algo parecido. E inclusive até te pedir umas dicas. Muito obrigada!!!!

  130. Oi Luísa bom dia estou querendo ir pra Londres como turista mas não pretendo voltar como faço quando vencer o meu vistos 6 meses tem pedir uma extensão

  131. Olá Luiza, parabéns pela iniciativa do site, é realmente muito útil!
    Você saberia me dizer se posso viajar para a França com visto de turista e voltar para o Brasil para fazer o visto de pesquisador e depois ir à França novamente com o novo visto logo em seguida? Quais os prazos? Estou confuso com a situação e o consulado da França em SP não me dá as informações corretamente. Muito obrigado!

    1. Olá Filipe,

      Sim, você pode fazer isso. Desde que na volta tenha o visto, não tem problema. Acontece que esses 90 dias são para entrada como turista. Se no retorno você não for voltar como turista e sim como pesquisador, não deve ter problema.

  132. Olá Luiza! Estou com uma dúvida. Solicitei o visto para acompanhar o meu esposo que vai fazer o doutorado sanduíche na França, entregamos os documentos ontem mas, não fiquei com uma boa impressão que vou conseguir. O visto de turista é de ate 90 dias, ok. A minha pergunta é de quanto em quanto tempo posso voltar para a Europa? Ou, seja se o meu visto para acompanhar ele no período de 7 meses for negado e eu resolver ir com o visto de turista. Posso voltar para o Brasil e retornar logo?
    Muito obrigada

    1. Oi Luiza cheguei pela Espanha, hoje moro em Portugal isso atrapalha no meu pedido a nacionalidade portuguesa? Aguardo resposta. Obrigado obgada

      1. Oi Juliany,

        Desculpe a demora para responder.

        Não entendi sua dúvida. Entrar pela Espanha não atrapalha seu pedido de nacionalidade, desde que você more em Portugal por 6 anos consecutivos.

  133. Luiza, boa tarde
    Tenho uma duvida bem diferente, eu sou tripulante de navio de cruzeiro e desembarquei em Veneza dia 16 deste mes, pois bem , obtive no meu passaporte o carimbo com essa data e desse entao estou em Roma na casa da minha namorada, a duvida e: to legal na italia durante 90 dias /? com esse carimbo posso ficar aqui esse tempo? devo procurar a embaixada do brasil em roma ?
    Outra duvida: se posso ficar posso estender esse tempo? posso trabalhar aqui, para completar tenho carta de Invictus pois estou na casa dela.
    Desde ja agradeco a atencao

    1. ola bom dia
      estou em frança a um ano e resolvi regressar ao bresil meu visto ta caducado.Aguem me pode dizer o q me vai acontecer ao sair de frança ? qual o risco?

        1. Ola Boa tarde! Aconteceu comigo, fiquei quase 5 meses na Italia, entrei e sair por Lisboa. La recebi uma multa de 80 euros,eles me disseram que depois de 90 dias eu poderia entrar novamente. Sem problemas, agora esta com2 meses e meio que estou no Brasil, em novembro retorno a Italia.

    2. Oi Lais,

      Você tem 90 dias a partir do dia do carimbo do seu passaporte.

      Para tentar ficar além disso você deve procurar o serviço de imigração italiano e verificar as possibilidades de extensão de visto

  134. Luiza, eu li seu texto todo mas fiquei com uma dúvida.
    Entrei na Europa por Madrid e depois fui pra França e Espanha. Agora estou na Suiça, me informaram que como a Suiça não está dentro desse grupo da união europeia, eu poderia ficar mais 90 dias. Mas não encontrei isso para confirmar.

    Quando você disse “Quando a conta de 180 dias vencer, você pode entrar novamente em Schengen para outra temporada” – Nesse caso eu realmente tenho que esperar os 180 dias?

    Para você entender melhor:
    Cheguei em Madrid dia 27 de Maio e minha passagem para voltar para o Brasil é dia 26 de agosto (contei 90 dias) – Porém estou há um mês na Suíça e gostaria de ficar mais outro mês quando os 90 dias foram completados. Qual seria minha melhor opção? Ou desde que entrei na Suíça um novo 90 dias está contando?

    1. Oi Thiara,

      Estranho. A Suíça faz sim parte do Espaço de Schengen. Tanto que quando entrei pela Suíça no início do ano não tive que passar mais pela imigração.

      Isso quer dizer que seus 90 dias continuam sendo os mesmos das contagem inicial

  135. Muito obrigado pelas dicas Luiza. Muito boas!
    Ainda me restou uma: Tenho visto de estudante na Belgica até final de outubro e comprei as passagens para ficar mais 15 dias, ou seja, ate o final de novembro. Sera que terei algum problema?
    Obrigado

    1. Gostaria de uma informação, sou aposentada tenho um namorado em Portugal legalmente no pais tem residencia própria. Tive la de setembro de 2016 a abril de 2017. Estou pretendo voltar em setembro , mas a uma duvida. posso entrar no pais novamente sem problemas? Mesmo tendo lugar para hospedar gratuito meu cartão internacional do banco do Brasil, tenho meu salário que corresponde a 2.900 reais mensal .
      Aguardo resposta
      Obrigada

  136. Olá Luiza,

    Estou na Itália a um mês e gostaria de fazer um curso, porém o mesmo só inicia em setembro. Até lá já terá passado os 90 dias permitidos. Existe alguma maneira de pedir a extensão do meu visto aqui mesmo na Itália ou solicitar um visto de estudante aqui? Como é feita a solicitação do visto de extensão?

    1. Desculpe, não sei se. Estou no.lugar certo pra tirar dúvida, mas enfim. Vamos lá. Eu fui para Porto e fiquei lá pelos 90 dias e consegui a extensão por mais 90 e voltei ao Brasil em 18 de maio último. Pretendo voltar no dia 19 de agosto. Tenho toda a documentação em ordem, e condições financeiras para me sustentar, apenas estou aguardando a carta de hospedagem de uma amiga, onde eu vou ficar novamente. Isso está correto?

  137. Bom dia,

    Tenho um dúvida, vou ficar em Londres por quase 90 dias, estudando, de 18/02 a 14/05, na sequência viajarei para alguns países da Europa, (França, Itália, Portugal e Espanha) por um período de 15 dias, terei algum problema?

    Obrigada!!!

  138. Bom dia,

    Primeiramente, parabéns por toda dedicação e atenção às dúvidas de todos. Nos ajuda muito 🙂

    Eu e meu esposo estamos tentando buscar um contrato de trabalho para Portugal, mas se não conseguirmos, vamos como turistas, por noventa dias, e solicitar a extensão por mais 90. Vamos ficar em Lisboa e fazer umas entrevistas. A dúvida é se a gente passar os seis meses, e voltarmos para solicitar o visto de trabalho (se conseguirmos emprego), teria algum prazo para retornarmos para Portugal já que pretendemos utilizar os seis meses, ou por ser outro tipo de visto, poderemos retornar de imediato?

    1. Olá Luiza tudo bem, tenho uma grande dúvida, estou como estudante na França e meu visto vencerá no dia 21 de Agosto, só que eu preciso ir ao Brasil no final de Julho por questões de doença na família e retornarei na primeira semana de Agosto, terei problemas para entrar faltando alguns dias para meu visto vencer?
      Agradeço desde já sua resposta.

    2. Oi Mariana,

      Se vocês conseguirem voltar para o Brasil e tirar o visto de trabalho, podem retornar imediatamente. Porém se não conseguirem o visto terão que esperar 90 dias para voltar.

      Além disso, na hora de embarcar para Portugal ou entrar no país a imigração irá cobrar de vocês a passagem de volta para 90 dias.

      1. Ola minha querida,essa pergunta da Mariana é interessante,pq eu tbm estou indo pra ficar os 90 dias e pedir mais 90 pra ficar,então depois que passar esses 180 dias que eu retorna ao Brasil,quanto tempo posso retorna para Portugal.
        Um detalhe nessa viagem que vou fazer eu vou casar lá.
        Aguardo uma resposta de ajuda amiga.bjs

  139. bom dia

    estou morando na Espanha com minha mãe que também é brasileira porem ja possui a cidadania espanhola pois mora aqui a mais tempo que eu. Ja solicitei meu NIE pois irei estudar aqui, mas ainda esta no processo.. não me deram nenhuma previsão por enquanto, porem preciso ir ao brasil agora em julho e retornaria em agoto, mas se eu sair daqui não conseguirei entrar novamente pois ja estou aqui a mais de 90 dias do visto de turista, mas não posso esperar ate o NIE sair.. existe algum meio de eu conseguir ir para o Brasil e retornar em agosto e dai então dar continuidade ao meu NIE que ja dei entrada na solicitação??

    obrigada !

  140. Ola luiza, gostaria de tirar uma duvida, fui pra espanha 2 vezes visitar minha mae que mora la, porem na segunda vez fiquei 3 meses ilegal, vim por espontanea vontade, nao fui deportada nem nada, ja se passaram 5 meses desde que deixei a espanha, mes que vem vou voltar fazendo conexao com a suiça, corro risco de ser barrada? Estou preocupada.

  141. Olá Luiza,boa noite!
    Estou muito preocupada e com uma grande dúvida.
    No início do ano passado eu fui ao Peru e fiquei lá por 1 mês.
    Neste ano eu retornei ao Peru e fiquei por mais 6 meses,recentemente cheguei no Brasil,porque meu tempo lá já venceu,mas pretendo retornar daqui a um mês,pois estou grávida de 4 meses e comecei meu acompanhamento médico com um doutor Peruano e também tenho consulta marcada para daqui a 1 mês.Será que a imigração permitirá minha entrada no país,por mais 3 ou 4 meses?

  142. Oi Luiza, sou a Daiane e estou na Italia, meu visto de trabalho acaba agora. Gostaria de permanecer na Italia sei que como turista tenho 90 dias. Mas eu tenho que dar saida da Italia e depois voltar? e dar entrada como turista? Obrigada

    1. Oi Daiane,

      Você precisa verificar com o serviço de imigração aí da Itália. Em Portugal me informaram que eu não poderia permanecer como turista quando o meu visto de estudante acabasse. Ou seja, teria que sair e ficar 90 dias fora do continente. Grandes são as chances da Itália ter a mesma regra.

  143. OI, veja se consegues me tirar essa duvida. Entrei no Reino Unido e me carimbaram os 6 meses de turista. Gostaria de viajar pra Italia neste meio tempo, ao retornar para o Reino Unido terei que passar pela imigracao de novo ou como ja tenho o carimbo posso passar direto? Obrigada!

  144. Olá,como vai? Poderia me tirar a seguinte dúvida: Meu marido é cidadão europeu e viemos para Madrid, mas aqui está super, mega complicado pra trabalho e estamos cogitando irmos para Irlanda, porém, meu visto aqui vence próximo mês. O que queria saber é se é possível viajar com visto aqui vencido, se podia ser parada na imigração. Meu esposo vai na frente pra ajeitar as coisas e eu iria depois. É provável ter problemas? Obrigada

    1. Boa tarde! Eu tenho a mesma dúvida da Bruna, Luiza. Com algumas diferenças: estamos na Italia desde 04 de maio e estivemos por uma semana na Irlanda e depois fomos pra França. Na volta pra Irlanda, começa a ser contado um novo período de visto? é isso? Excelente seu post, obrigada!

    2. Oi Bruna,

      Na saída da Espanha o funcionário da imigração pode te aplicar uma multa por estar com o visto vencido. E você pode ter problemas para voltar para o país depois.

      Mas uma dúvida, se o seu marido é cidadão europeu, porque você não conseguiu a cidadania por reagrupamento familiar?

  145. Olá, Luisa! Excelente post! Tb vou aproveitar da sua boa vontade em responder todas as dúvidas…
    É o seguinte: pretendo passar uns quase três meses na Europa, com foco com leste. Daí, comprei passagem pra Lisboa, onde pretendo passar uns dias no início da viagem. Analisando o mapa e querendo aproveitar o verão, decidi começar minha rota pelo leste na Croácia, que não faz parte do Espaço Schengen. Na empolgação, já comprei uma passagem barata pra lá, saindo de Lisboa mesmo… o problema é que pretendo ir depois pra Hungria e outros países do Schengen… Já encontrei muitos sites que falam q a autorização é pra uma única entrada e que eu deveria solicitar um visto de entradas múltiplas pra poder retornar antes do vencimento dos 90 dias. Procede isso? Como funciona a autorização na imigração?

    1. olá

      No dia 24 de julho, eu vou embarcar para a Roma e a volta será por Londres no dia 24 de outubro.

      Escolhi essas datas pra ficar nos 90 dias, porém não me atentei que com os meses de 31 dias no final vai dar mais do que 90 dias corridos.

      Pretendo nesse período passar por mais 2 países, ou seja, mais 2 migrações. Será que terei algum problema com as datas?
      Aproveitando, gostaria de saber também se é tranquilo a questão das passagens aéreas serem múltiplos destinos?

      1. Oi Aline,

        Ultrapassar os 90 dias pode sim te dar problema. Mas se você vai entrar no Reino Unido, talvez a conta não passe os 90, porque lá não faz parte do Espaço de Schengen. Entre os países do espaço não há controle de fronteiras geralmente, a não ser em situações especiais: a França, por conta dos ataques, tem controlado.

    1. Oi Ilza,

      Não é automático. Você tem que entrar com um processo depois do casamento. Mas não sei exatamente qual é a documentação específica que a Bélgica solicita.

  146. Ola Luiza,

    Estou na Suica como turista, meu prazo seria ate 26 de Julho. Gostaria de ficar mais tempo na Europa e estou pesquisando como adquirir um visto de estudante ja estando aqui.No caso pensei em estudar em Portugal por conta da lingua. Vi que a maioria dos lugares exige que essa solicitacao seja feita no Brasil, voce saberia me dizer ou sugerir algo a respeito?

  147. Boa noite Luisa

    Estou com visto de turista na Europa há 3 meses. No momento estou em Lisboa. Agendei a renovação de mais 3 meses no SEF mas só consegui para Setembro. Posso viajar para Espanha (Barcelona) com o visto vencido mas renovação agendada? Saberia me dizer? Obrigada!!!

      1. Bom dia Luísa estou com o visto caducado mas tenho a marcação agendada para o SEF em Novembro será que posso viajar para Itália, França, Espanha?

        1. Oi Pedro,

          Na França agora há imigração na entrada e saída. Eu me informaria com o SEF se você está autorizado a sair do país só com a marcação.

  148. Olá luiza tudo bom ? Então meu caso é o seguinte eu fiquei Na alemanha do dia 14 de Novembro até 10 fevereiro ou seja fiquei 89 dias na casa do meu namorado estamos em junho e já vai fazer 4 meses que estou aqui e estou pretendendo ir novamente em junho no final do mês, eu posso ir já ? ou tenho que esperar mais alguns meses ?

  149. Tudo bem Luiza?

    Estou acompanhando minha esposa no intercambio que está realizando na cidade do Porto.
    Meu visto de 90 dias já venceu, dei entrada no processo para permanecer mais 90 dias.
    Meus pais estão indo para Paris esse final de semana.
    Tu acha que podem complicar com meu passaporte, pois só tenho a entrada carimbada de entrada em janeiro, mesmo tendo o papel de início do processo para permanecer mais 90 dias?

    Estou com medo de fazer a viagem.

    Um abraço.

    1. Oi Felipe,

      O visto de mais 90 dias só é válido dentro do território português.

      Além disso, a França está agora controlando as fronteiras, ou seja, inevitavelmente você passaria pela imigração

  150. Boa noite linda.
    Tenho intenção de passar 3 meses em Portugal,se após isso eu quiser ir para a Irlanda ou Londres ficar mais 3 meses ou 6 no outro é possível né? Quero dizer, é legal?

    1. Oi Emmanuelly,
      Não é ilegal, pois os dois países não fazem parte do Espaço de Schengen. Mas você precisará, de toda forma, passar por todo processo de imigração e conseguir justificar que não está tentando morar em nenhum desses lugares ilegalmente, afinal, essas permissões de estadia são para turistas.

  151. Luiza meu filho esteve na Italia no periodo de 22/01 a 18/04/2017 e voltara agora por volta do dia 05/08 para participar de um torneio de futebol pela serie C. Ele vai como visto de turista, pois ainda não foi definido por qual clube ele ira jogar. Voce acha que la sera mais dificil de conseguir um visto de extensão dos 90 dias?

  152. oi, Luiza!

    tenho um plano e uma dúvida, rs!
    pretendo ir para a irlanda o ano que vem para estudar e trabalhar, num período total de 8 meses. daí depois dos oitos meses gostaria de passar 20 dias trabalhando em fazendas orgânicas (voltuntariado) na frança e outros 20 dias na itália, depois disso mochilar por mais ou menos um mês pela europa…
    terei problemas? como faço? tenho que retirar algum visto depois de sair da irlanda?

    Muito Obrigada!
    Ana.

  153. sou aposentada e não tenho problema com valor da estadia. minha filha mora em Lyon e casou em abril de 2017 com um francês. preciso ir para Lyon pois ela , minha filha, vai ter bebe e depois q o bebe nascer vai precisar de mim pois ela precisa continuar o curso de francês. Como fazer pra estender esse prazo de 90 dias?

    1. Oi Dione,

      O ideal é que você procure o consulado ou embaixada da França no Brasil e descubra se tem como pedir um visto especial antes de ir. A sua filha também pode procurar o serviço de imigração na França e verificar como você poderia ficar lá com ela legalmente.

      Abraço

  154. Estou com visto de estudante até o dia 28 de junho em Portugal. Gostaria de viajar a turismo pela Espanha e Itália, com volta no dia 13 de julho deste ano. O que posso fazer além do visto prorrogado?

    1. Oi Fernanda,

      Se seu visto vence no dia 28 de junho, vocÊ precisa procurar o SEF urgentemente e tentar estender seu visto ou pedir um tempo extra para fazer turismo.

    1. Oi Wanda,

      Não sei como posso te ajudar.

      Minha sugestão é que você procure um consulado espanhol e tente ir já com o visto de trabalho

  155. Oi luiza eu estive na España fiquei dois anos e meio ilegal depois comprei minha passagem vim embora carimbaram meu passaporte de vermelho já passaram 7 anos será que posso ir novamente?eu era empadronada la obg linda

  156. Pretendo fazer um curso de línguas de 6 meses em uma unidade de uma Universidade em Portugal, não terei visto de estudante pois não contempla visto. Se eu for como turista, e pedir​ mais 3 meses pra concluir o curso. Será q eles aceitam?

  157. Oi Luiza!

    Meu namorado é suíço e mora na Holanda, mas está mudando para Bulgária em julho. Estamos planejando um “test drive” e morar junto por um tempo. Entendi que posso ficar até 90 dias na Bulgária com visto de turismo. Minha dúvida é, se não casarmos, quanto tempo eu tenho que ficar fora da Bulgária após os primeiros 90 dias para poder voltar por uma segunda vez, por exemplo? Apenas com visto de turismo, quanto tempo posso ficar no país e quanto tempo tenho que ficar fora para voltar uma segunda vez?
    Espero não ter sido confusa, rs!

    Bjos

    1. Oi Angela,

      Olha, eu não sei quanto tempo você tem que ficar fora da Bulgária, porque não sei se eles seguem a mesma regra do Espaço de Schengen, afinal, não fazem parte do tratado. Você precisa procurar a informação diretamente com as autoridades búlgaras.

      bjs

      1. Olá Luiza gostaria desaber se depois da minha proibição.Bom foi assim fiquei um mes ilegal na suiça fui controlada mas vivia em Portugal,e eles la na suiça fizeram eu pagar uma multa mas entrei na mesma,so que ele me proibiram a minha entrada na europa por 2anos enão me comunicaram en nada,quando voltei agora em abril.o sef na minha imigraçao eu já tinha passado e veio um outro e pegou meu passaporte entrou no sistema e vir issosera que deposi do dia,26/04/2018 eu já posso entra porque a data está la assim ate essa data não se for por outro pais vai aparece na mesma,

  158. Oi pessoa!
    Por favor, será q alguém pode me ajudar c uma informação? Vivo en Barcelona há 1 ano, me casei c um espanhol no Brasil e viemos viver aqui. Minah documentaçäo está en trámite mas já tenho o número do NIE provisorio. Porém, preciso ir ao Brasil na próxima semana e, menos já sendo empadronada e fazendo curso aqui, tenho medo de ir e qd voltar ser barrada pq ainda n tenho a utorizaçao completa. O q acham?

    Desde ja, mt obg!!!

    1. Oi Rose,

      Você não tem algum documento que prove que a sua documentação está em trânsito? Minha sugestão é que você procure o serviço de estrangeiros aí e se informe como deve proceder.

  159. Ola Luiza!!
    Espero que possa me orientar. Nasci em Espanha e vivo no Brasil desde criança mas agora quero voltar. Ocorre que me casei no Brasil e segundo o Consulado Espanhol meu marido só obtem a cidadania após viver em Espanha por 3 anos. Nesse caso, durante esses três anos em que ele esteja la comigo, sob que visto ele viverá? Não estará ilegal, não é mesmo?
    Obrigada

    1. Oi Teresa,

      Não, ele não estará ilegal. Ele terá um visto temporário de residente. Antes de sair do Brasil convém pensar se ele precisa pedir o visto ou se você tem que ir para lá primeiro e pedir o reagrupamento familiar. Essas informações, o consulado te passa.

  160. Oi Luiza, tudo bem?
    Tenho uma dúvida sobre esse tópico… estou na Europa como turista e ficarei aqui até os 90 dias. Após essa data, estou planejando ir para a Ásia por um mês e depois retornar a Europa para pegar meu voo para o Brasil. Você acha que terei problemas no regresso para a Europa após Ásia, mesmo que já tenha a passagem para o Brasil comprada?

    Meu voo de volta ao Brasil será por Portugal e todo o período de 90 dias estive somente em países do tratado de Schengen.

    Obrigada!

    1. Oi Thais,

      Pode ter problema sim, independente de ser só um dia. Se eu fosse você, tentava sair do Espaço de Schegen uns dias antes de vencer os 90 dias, assim evite a possibilidade de implicarem com o seu retorno para pegar o voo.

  161. Ola,

    Eu estou morando no Reino Unido (Inglaterra) e devo ficar por 6 meses. Meu visto de estudante vence dia 09/10/17. Porém, comprei minha passagem de volta para o Brasil dia 25/10/2017. Eu preciso trocar a passagem de volta? Pensei em viajar em outros países nesse período e estou com receio de não conseguir entrar no Reino Unido para o embarque de volta.

    Obrigado

  162. Hola Luisa,

    soy venezolano hijo de portugues, actualmente tengo un proceso de nacionalidad y tengo atribuido el numero de proceso.
    Cumpliri proximamente los 90 dias en Portugal, pregunto si con el proceso de nacionalidad me pueden extender una residencia temporal por mas tiempo?

    A la espera de su valiosa respuesta,
    Saludos Cordiales

  163. Olá Luiza cheguei em Lisboa dia 16 de dezembro,com minha filha,tenho uma marcação no SEF para pedir más tres meses em 11 de maio, mas conheci um espanhol e queremos nos casar só que ele foi ao consulado do Brasil na Espanha eles falaram que eu necesito do carimbo da entrada na Espanha. E uma certidão de inteiro teor, e comprovação de moradia do Brasil dos últimos dois anos, bom a certidão e o de menos e agora como faço para ter este carimbo de entrada de Espanha se eu entrei por portugual.
    Desde de já agradeço um grande Abraço.

  164. Primeiramente, parabéns pelas informações, elas têm me ajudado muito. Minha duvida eh a seguinte, estou na Espanha desde setembro 2016, como estudante e fiz o TIE(validade ate 26 de julho de 2017), o visto no meu passaporte eh de multiplas entradas e de 90 dias(ate 19 de dezembro de 2016). Poderei sair da Espanha para Portugal e de la pegar voo ate Londres, ficar 3 dias e retornar por Portugal?

    1. Oi Suzana,

      A partir do momento que você tem a TIE, o visto no seu passaporte não é mais o que conta e sim a permissão para ficar até julho de 2017.

      Você pode viajar tranquilamente, só lembre de levar o TIE junto com o passaporte.

      1. Hola luiza estou na España des do día 15/02 día 14 demais vence meus90 días e conheci um Español nos apaixonamos ;gostaria de saber se me matricular em uma escola de idioma consigo ficar por mais tempo ate a entrada dos documentos para casar?ou se e possivel eu apenas sair do país e em 15 días retornar me ajude pois não sei que fazer

        1. Oi Elaine,

          Você pode se matricular num curso e pedir um visto de estudante, mas é bom ir ao serviço de estrangeiros se informar melhor. Sair por 15 dias não basta. Teriam que ser 90 dias fora.

  165. Oi Luiza, muito bom o conteúdo do post. Mas ficou uma dúvida ainda aqui que não consegui achar de forma clara.

    Eu estou em Portugal a 1 mês (31 dias) como turista, se eu precisar por algum motivo voltar para o Brasil resolver alguma coisa por 2 semanas, eu posso voltar em seguida ? ainda como turista sem visto para Portugal ? dentro desse prazo de 180 dias ?

    Obrigado pelo post !

    1. Na verdade não pode. O visto de turista é de entrada única e válido por 90 dias. Se precisa fazer múltiplas entradas no Espaço Schengen, precisará requerer um visto para tal.

  166. Olá Luiza! Estou com uma dúvida e talvez você saiba me informar: Eu e minha família ficaremos em Portugal como turistas por 80 dias (garantir tempo de schengen) porém dentro deste período posso sair e voltar à Portugal? Por exemplo: ir conhecer a Espanha, França, Italia etc com “tiros curtos” de ida e volta? Obrigado

      1. Olá querida!
        Este ano fui em fevereiro e passei 20 dias em Portugal, e voltei ao Brasil… após um mês, voltei, passando lá 30 dias…posso voltar agora, dia 17 /09?… obrigada

  167. Ola Luiza

    Gostaria de tirar uma duvida, e ver se voce poderia me ajudar, eu vim para Portugal para estudos, vou ficar 2 anos, então tirei o visto de estudante, porem quero saber uma coisa, eu vou voltar pro brasil nas ferias, e ficar la de de inicio de julho até setembro, gostaria de saber se o visto que fiz pra ficar mais que 90 dias em Portugal me possibilita, pegar um voo da frança, ou Espanha para o brasil ,pois as passagens estão mais em conta

  168. Ola Luiza,

    Estou indo trabalhar por 6 meses na França, então irei com o visto de trabalho.
    Gostaria de viajar como turista após o término do período de trabalho. Você sabe se eu ainda posso ficar os 90 dias como turista no espaço Schengen?

    Obrigada

  169. Oi Luiza,

    Estou com uma dúvida, eu reservei minhas passagens para ir à Paris dia 05/09 e retornar 04/12. Acontece que só agora me dei conta que eu vou passar por Madri somente no dia 05/12, pois farei uma conexão longa lá. Ou seja, esse dia que vou estar aguardando a conexão para voltar ao Brasil, será o 91º dia na Europa.
    Você acha que tem problema? É mais seguro trocar as passagens?
    Considerando que devo passar 1 ou 2 dias em Londres durante esse período.

    Desde já, muito obrigada!

    1. Oi Marina,

      Já te respondi por email. Mas vamos lá:

      Se você sai do Espaço de Schengen para ir a Londres, a contagem dos 90 dias para. Ou seja, na sua saída não serão 91 dias, porque você ficou alguns dias fora.

      1. Olá Luíza, tenho uma dúvida, eu fiquei 1 mês na Grécia, de janeiro a fevereiro, quando fui lada Sérvia, aqui estou 96 dias, sem visa, terei algum problema se eu for até a Grécia e ficar 7 dias lá? Por favor me ajude

        1. Oi Hegon,

          A Servia não faz parte do Espaço de Schengen. Dessa forma, você pode até ir para a Grécia, porque não esgotou os 90 dias permitidos. POrém, você esgotou esses dias na Sérvia, então, pode ter problemas para sair do país ou ao tentar entrar novamente.

  170. Olá, Luiza.
    Primeiramente parabéns pelo conteúdo do site. Tem me orientado bastante.
    Sobre os períodos de visto x tempo de permanência fiquei com uma dúvida.
    Farei um curso na França que totalizarão a minha estadia na Europa em exatos 100 dias.
    Considerando o limite nos países do tratado, 90 dias, posso estes outros dez, dentro do período dos 100 passar na Inglaterra, por exemplo, em duas saídas e retornar para a França para a continuidade da contagem dos dias até o limite de 90?
    Lhe agradeço muito o retorno.
    Obrigada
    Daniela

    1. Oi Daniela,

      Eu não sei se te entendi direito.

      Então, a conta dos 90 dias é não consecutiva. Se você no período do seu curso sair do espaço para ir a Inglaterra ou qualquer outro país fora, a contagem “para” e continua quando você voltar.

  171. Olá, eu sou Angolana e resido em lisboa há 1 ano, o meu visto de turista está há mais de um ano caducado. Como e o que eu faço para tentar legalizar a minha situação? Quero pedir residência de trabalho mas não sei o que fazer. Porfavor me diz que tem uma solução que não incluía eu ter que sair de do país, porque se eu sair não vou conseguir voltar.

  172. Olá, Luiza me tire uma dúvida por favor! Vim pra Itália pra casar com meu namorado que é italiano, e tenho 3 meses legal estamos organizando pra casarmos mais só tem vaga no consulado depois da data da minha volta ao Brasil. Ou seja posso ficar legal aqui até 1 de junho e só tem vaga pra atendimento dia 3. Como devo fazer?

      1. Olha …. comigo está sendo assim: tenho de 180 dias e consegui marcar para fazer meu cartão cidadão para agosto, neste prazo já estarei com 3 meses em Portugal. O que me orientaram foi para eu ter sempre em mãos o documento que prova o meu agendamento. Quem me orientou foi o senhor que fez o meu agendamento nos Serviços de Fronteira. Não custa vc tentar!!!! Mesmo sendo em país diferente…

    1. Oi Daiane,

      Como explicamos no post, vc não vai ter nenhum problema, porque a Inglaterra não faz parte do Espaço de Schengen, então você não esgotará os 90 dias que tem disponíveis como turista no resto da Europa.

  173. Ola!!!

    Tudo bem? Parabéns pelas dicas!!
    Tenho uma dúvida… pretendo ficar os 90 dias intercalados (vou pra Rússia e outros) nos espaço schengen, de modo que meu último dia lá vencerá no 180. Sendo assim, quanto tempo depois de sair posso retornar? Ou posso sair ficar 1 dia fora do espaço (Dublin p.ex.) e voltar?
    Muitoooo obrigada pela ajuda!

    1. Oi Vanessa,

      Sua dúvida me pegou. Não tenho certeza se você pode só sair um dia e voltar. Teoricamente sim, porque teria contado 90 dias em 180 dias e depois iniciaria a conta do zero. Mas talvez a imigração implique. Desculpe não conseguir ajudar.

  174. Oii Luiza, muito legal seu blog.
    Você sabe me dizer se eu consigo um visto se estudante para morar em portugal por um ano, estudando inglês? E se consigo, quanto tempo da escola eu tenho que ter pago para autorizarem?

    Agradeço a ajuda! Beijos!

    1. OLA Debora , se vc apenas qer estudar e ja tem onde ficar la,e se nao tem vc precisa ter condicoes de se manter no País, vc precisa de pegar sua trasferecia na escola, e autenticar ela em cartotio com a assinatura da secretaria e da diretora, reconhecer firma da assinaturas tbm, pra levar em maos, qe assim eles sao obrigados te dar uma vaga nas escolas publicas de la pelo tempo qe vc messecita para terminar seus estudos

  175. Eu cheguei em Portugal em abril de 2016, assim que venceu meu visto de turista dei entrada no meu processo de cidadania que ainda nao saiu. Mas tenho um papel da conservatoria de registros gerais que contem o meu nome completo, o valor que paguei pra fazer esse processo e o numero do meu processo de aquisiçao de cidadania. Porem, o meu processo ainda esta em andamento (me deram 6 meses) eu e meu namorado estamos querendo fazer um mochilao pela europa, ainda esses mes, eu levando meu passaporte brasileiro,meu nif (de portugal) e esse papel que comprova meu processo de cidadania, sera que eh aceito? Lembrando que nao pegaremos nenhum aviao, vamos basicamente de trem, caronas e onibus. Obrigada desde ja

  176. Olá tudo bem ? Parabéns pelo blog !
    A minha dúvida é a seguinte: fui para Londres mas passei dos 180 dias na saída eles me deram uma carta dizendo que posso ficar de 1 a 10 anos sem entrar no país ,mas eles não carimbaram meu passaporte. Saindo de Londres fui para a Croácia , passei alguns dias por lá , depois fui para Porto fazendo conexão em Zurique, ambos carimbaram meu passaporte. Estou em Porto há 22 dias e estou querendo retornar a Londres , posso ter problemas com a imigração referente a está carta ? Mesmo eles não dando nenhum tipo de carimbo em meu passaporte?
    Obrigada

    1. Karen,

      Se eles te deram uma carta dizendo isso, eu só posso te dizer legalmente para você cumprir a carta. Mesmo sem carimbo, é possível que vc tenha ficado registrada na imigração.

  177. Oí Luiza,gostaria de saber se poderia me tirar uma duvida. ESTOu na Holanda,ficarei aqui por 90 dias.Apos esse prazo retornarei ao Brasil, VOu ficar uma semana no Brasil. Apos uma semana, posso sair do Brasil e ir para Inglaterra ficar la por 90 días e depois retornar para Holanda por mais 90 dias? Terei algum problema? POR favor, aguardo um retorno.
    Desde ja agradeço.

    1. Oi Bia,

      Sim, pode fazer isso. Teoricamente não teria nenhum problema, mas como explico no post, precisa ter a documentação certinha para que a imigração aprove sua entrada para o período.

  178. Olá

    Irei para Alemanha e estou pretendendo ficar 70 dias lá e ir para a Irlanda para ficar 60 dias. Posso entao depois aproveitar os outros 20 dias na europa para poder voltar para o Brasil pela Alemanha? Se eu for para a Irlanda perco esses 20 dias que poderia ficar ? Pois comprei meu voo pela alemanha ida e volta no prazo de 90 dias. Mas pretendo mudar a volta, pra poder ir ficar na Irlanda. Por favor me responda, estou muito aflita. obrigada

  179. Olá, Luza. Vou fazer doutorado Sanduiche na Itália de abril a setembro. Nesse caso terei visto de estudante. Portanto ficarei por seis meses. Porém, em outubro do mesmo ano , depois de 30 dias de ter chegado da Itália, terei de voltar para Portugal como turista e ficar por uma semana participando de um Congresso. Posso voltar como turista depois de 30 dias e ficar por uma semana para o Congresso?

  180. Olá, Luíza. Preciso de uma luz, por favor. Tenho um namorado há mais de 1 ano, namoramos aqui quando ele estudava no rio, e eu cheguei agora de Paris( casa dele). Eu quero dar entrada no visto de visitante por 1 ano, mas não tenho renda aqui no Brasil para provar, tenho apenas a dele e a da família dele na França, você acha possível eu conseguir o visto?
    Outra pergunta, posso chegar na frança como turista e pagar por mais 3 meses pra ficar lá? Tipo, cheguei pra 3, pago pra mais 3, e depois dou entrada no PAcs, a união estável, lá.
    Me ajuda! Não aguento mais estar longe dele.

      1. Mariana o seguinte a frança e um pais da europa, entao como vc ja tem onde ficar la, vc pode ir com a passagem para tres meses, depois renovar para tres meses, e dai vc faz o qe achar melhor ne hehehe!!,mas e preciso vc ter condicoes para entrar no pais, pesquisa pra saber qnt em dinheiro vc precisa ter em maos, e se seu namorado ja mora la, pedi pra ele te emitir uma carta convite registrada em cartotio viu, assim vc ficara mais traquila ao passar pela imigraçao

  181. Oi Luiza tudo bem?
    Estou na espanha como estudante já a 1 ano mas meu NIE (visto de estudante) vence dia 16/4. Gostaria de saber se eu for pra Israel e voltar depois desse dia, posso voltar a espanha como turista. Já tenho a passagem de volta para o Brasil.

    Obrigada!

    1. Oi Tiffany,

      A informação que me deram em Portugal é que eu teria que sair 90 dias. Você pode verificar diretamente com a imigração espanhola, para confirmar.

      1. Oi me tire uma duvida estou d férias em casa de amigo vir pra ficar 3 meses mais quero retornar pro brasil antes.tem algum problema se eu adiantar minha passagem de volta.sendo que estou em Portugal.

          1. maria o unico problema e qe vc tem qe pagar a diferença de valores para adiantar uma passagem qe mais ou menos o valor da passagem viu, ja fiz isso e nao compensa prq sai muito caro.

  182. LUIZA, muito obrigado. Só com as respostas já tirei várias dúvidas. Mas sobrou uma: tenho visto de estudante na Espanha. Vence dia 15 de julho. Dia 23 de agosto preciso viajar como turista para a Grécia. QUESTIONO: tenho que cumprir algum período no Brasil para depois de vencido o visto poder viajar? Obrigado

    1. Oi Valmir,

      Em Portugal me informarão que eu teria que sair do continente por 90 dias para poder entrar novamente.

      Você pode verificar na imigração da Espanha se eles confirmam ou não essa informação

  183. Oi Luiza Antunes, tudo bem?
    Ouvi dizer que se eu for pra Holanda e ficar aproximadamente 2 meses e 20 dias, posso ir para Reino Unido (Por ex: Londres) ficar aproximadamente 1 ou 2 dias la e voltar para Holanda. Sendo assim posso ficar mais 3 meses na Holanda.
    Procede ?

  184. Oi Luiza,
    Primeiro, desculpe se não vi ou não entendi algo sobre essa pergunta que vou te fazer. (pode ser repetitivo pra você)
    Se eu estiver em Portugal, como turista, posso ir até o Marrocos e voltar simplesmente? Tenho passagem de ida e volta para pouco mais de 30 dias e queria aproveitar, é possível?

    Obrigada!
    Elaine

  185. Oi Luiza, morei na Espanha 5 anos como estudante e este ano solicitei a modificação do visto de estudante para o de trabalho. Durante esse processo eu vim para o Brasil de férias e não pude pedir uma autorização de regresso pq meu visto de estudante venceu e o de trabalho ainda não havia saído. Eu poderia entrar na Espanha como turista, mesmo tendo ficado no Brasil só 1 mês? Poderia ter algum problema na imigração pelo fato do meu visto de estudante estar vencido e ainda não ter o de trabalho? Obrigada!

    1. Oi Ana,

      Olha, desculpa, mas a sua situação é muito específica. Você não recebeu nenhum papel na imigração explicando que você está aguardando um novo visto? Sugiro que você entre em contato com a imigração na Espanha ou o consulado espanhol no Brasil para verificar o que poderia fazer

  186. olaaa boa noite!!! vou fazer um curso na escocia por 20 semanas.. a minha passagem de retorno ao Brasil é para um mes depois por pretendo viajar pelos outros paises da europa..porem,agora penso em estender mais esse tempo e penso em estonia,polonia,lituania,russia…mas queria saber se nesse periodo poderia retornar ao reino unido…obrigada !!!

  187. Ola estarei fazendo um curso na Irlanda por 3 meses permitdos sem visto, dois meses de curso e um mes vou viajar dentro da Irlanda e pelo espaço de Shengen depois dos 3 meses vou começar a volta ao mundo e pretendo ficar 1 mes na Italia depois mais um mes visitando outros países que fzem parte do tratado, gostaria de saber se poderia ter problema de ter ficado 3 meses na irlanda e depois ficar viajando pelos outros países do tratado, sei que estaria dentro do prazo mas é muito grande o risco ou melhor fazer roteiro diferente com apenas dois meses na irlanda e um mes nos outros paises, que vc acha?

    1. Não acho que é um risco Cassiano. Está dentro da lei. Como você vai fazer um curso lá, ainda tem a justificativa de porque ficou tanto tempo. E tendo as passagens da sua viagem e programação fica mais fácil comprovar que você é turista.

  188. Uma dúvida, por favor.
    Estou na Itália há um mês, vim tentar fazer minha cidadania mas quando cheguei me informaram que devo retificar alguns documentos, então a cidadania não saiu. Minha passagem de volta ao Brasil etá para julho, cheguei em fevereiro, então ficarei seis meses: três como turista e três ilegal.
    Meu medo é que caso eu tente retornar à Italia no final do ano, dezembro por exemplo, para tentar novamente fazer a cidadania, eu sofra alguma sanção por ter ficado três meses ilegal e não possa entrar na Europa.
    Sabe me dizer qual o risco disso acontecer? Essa sanção acontece no momento de entrada na Europa quando eles vêem os passaportes? Como posso me informar com relação a isso?
    Desde já muito obrigado e parabéns pelo site.

    1. Oi Breno,

      Sim, isso pode acontecer.
      Se você quer ficar até julho, sugiro que procure o serviço de estrangeiros aí e peça uma extensão do seu visto de turista para mais 3 meses. Faça isso o mais rápido possível

  189. Olá,Luiza.
    Não sei se entendi bem o texto,mas diz que eu posso ficar na Espanha,por exemplo,90 dias,mas se eu decidir da Espanha ir para outro país europeu,eu posso ficar apenas 60 dias (exemplo)na Espanha e de lá ir para outro país e lá permanecer sem nenhum problema por mais 90 dias é isso?

    1. Oi Cilene,

      Acho que você não entendeu direito.

      Não é isso. Você pode ficar 90 dias em qualquer país do espaço de Schengen. Circulando entre eles ou ficando em um só.

      Para permanecer mais 90 dias você precisa sair do espaço e ir para um país como Inglaterra, Irlanda, Bulgária, Romênia, etc

      1. Estou na Bélgica, Então se eu for para a Romênia , por exemplo e ficar la uma semana, e voltar para a Bélgica, posso ficar mais 90 dias Aqui? E como se eu tivesse um novo visto?

  190. Hola, boa noite!
    Estou desesperado pois vim a Espanha tudo por conta de uma pessoa que conheci na internet e as coisas não foram bem entre nós, acabei perdendo o meu voo de volta pro Brasil por culpa dele e ele não quer me ajudar a comprar uma passagem de volta, estou meio que em cárcere sem poder voltar pra minha casa pois não tenho meios econômicos. pra quem devo recorrer ajuda? Me ajude por favor 🙏🏻

  191. Olá Luíza,

    Eu estou em Bruxelas agora com visto de turista válido por 3 meses. Em Abril eu volto pro Brasil por um período muito curto de 10 dias e já volto pra ca novamente.

    Em maio inicio um curso de pós graduação em Bruxelas. Minha dúvida:

    É possível obter o visto de estudante com o passaporte com validade em 27 de agosto de 2017?
    O que é melhor fazer? Voltar para cá em Abril com o visto de turista e durante esse período pedir o visto de estudante aqui em Bruxelas?
    É possível pedir o visto em Bruxelas ou devo pedir em São Paulo?
    Como estou no processo de coahbitação, meu namorado será a pessoa que provará os recursos financeiros para garantia da minha sobrevivencia aqui. Na embaixada de Bruxelas em São Paulo, pede a presença do responsável financeiro. Coisa que não é possível. Por isso gostaria de pedir o visto aqui.

    Obrigada,

    Elen

    1. Oi Ellen,

      Vamos por partes: tire um novo passaporte quando for para o Brasil. Deixe agendado para os primeiros dias que você chegar lá, fica pronto em uma semana. Além de ser complicado tirar um visto com um passaporte que vai vencer em breve, ainda tem a questão de como vc vai fazer a partir do momento que o passaporte vencer? Porque tirar passaporte fora do Brasil é bem caro e a validade é de um ano, sendo que o novo passaporte brasileiro vale 10 anos.

      Sobre o visto belga, eu não sei te aconselhar muito, porque não sei como funciona o sistema aí. Eu iria ao serviço de estrangeiros e tiraria essa dúvida diretamente com eles.

  192. Oi Luiza,

    Tenho um amigo que está em Portugal há mais de 6 meses e no momento está ilegal, ele tem contrato de trabalho e já fez os recolhimentos devidos ao SEF para conseguir o visto de residência e está aguardando ser chamado pelo SEF para pagar as multas e taxas necessárias e conseguir esse documento, você tem algum conhecimento de quanto tempo pode demorar para que ele seja chamado?

    Obrigada.

        1. Boa noite uma dúvida.depois que termina o prazo de turista os 90 dias , já posso da entrada no sef com contrato de trabalho para solicitar a residência. ..ou tenho que esperar alem dos 90 dias de turismo + 180 dias se contribuição para assim da entrada no sef .

          1. Oi Tatiane,

            Se você tem um contrato de trabalho deveria dar entrada no SEF o mais rápido que puder, pois esses processos são longos

  193. Ola, gostaria de saber se com o visto de estudante (180 dias) estando baseado em Portugal, se durante esses 180 dias posso fazer viagens curtas dentro do espaço que aboliu restrições de fronteiras, ou se a partir de 90 dias, preciso de autorização, carimbo no passaporte e tudo mais?

    A duvida surgiu a partir desse texto: “Se tem um visto de longa duração ou uma Autorização de Residência de um dos 22 países do espaço Schengen, pode circular livremente neste espaço até um máximo de três meses por cada período de seis meses, com base no seu visto de longa duração, ou autorização de residência e um documento de viagem válido.”

    Se esses 3 meses, como medida de controle, são os iniciais.

    Grato

    Att

    1. Olá Roberto,

      Não, o que o texto diz é que dentro do tempo do visto de residência, você pode pode fazer viagens curtas ou longas (de até 90 dias) dentro do espaço, sem problemas. O que eles querem dizer é que você não pode ter visto de residência de um país e residir em outro.

  194. Oi queria saber se tem como eu conseguir o visto de estudante p eu fazer minha graduação aqui em Toulouse, ja moro aqui faz 2 meses com minha tia, queria saber se rem como conseguir esse visto antes de acabar o praso de 3 meses

  195. Oi eu moro em Toulouse a 2 meses, vim como turista e fico na casa da minua tia, queria saber se tem como eu conseguir o visto de estudante p eu ficar morando aqui

  196. Oi, Luiza.

    E quanto à passagem de volta? Eu pretendo fazer mais ou menos isso que você descreveu; 90 dias no máximo na área Schengen, não mais do que 90 dias no Reino Unido, 90 dias ou mais no Leste Europeu (alguns países permitem a permanência por 90 dias, outros por 180 dias com visto de turista), depois mais cerca de 45 dias na Turquia.

    Minha dúvida é: se a duração total da viagem for de cerca de 10 meses e eu comprar uma passagem de volta para o Brasil considerando esse tempo (volta 10 meses depois da ida), como começo a viagem pela área Schengen, você tem ideia se isso pode ser problema na imigração? Eles poderiam exigir uma passagem de volta para o Brasil com data de no máximo 90 dias depois da data de entrada? Ou se eu tiver as passagens de trechos internos, dentro do prazo legal, isso não é problema (passagem de saída da área Schengen e entrada no Reino Unido, saída do Reino Unido e entrada na Romênia, por exemplo, saída da Romênia e entrada na Turquia)?

    Obrigada!

    1. Oi Livia,

      Sim eles podem implicar se você não tiver o voo de volta ou os trechos internos comprados. Na prática, eu sei que a Azul e a TAP, ainda no Brasil, tem uma espécie de acordo com o SEF de Portugal. Ou seja, eles nem deixam embarcar quem não tem passagem de volta ou visto.

      O jeito é ter os trechos todos certinhos

      1. Olá Luiza, irei fazer um estágio Doutoral na UPorto, solicitei o visto para o período abril/julho, se ele não sair vou ter que ir como turista, saberia me informar se poderei ir com passagem de ida e volta acima de 90 dias?

        1. Olá Vlander,

          Se você já solicitou o visto agora é provável que ele saia a tempo da viagem. Até porque, como você vai viajar se seu passaporte está lá com o consulado?

          Tenho ouvido relatos de que as cias aéreas, principalmente a TAP e a Azul não estão permitindo embarcar sem uma passagem de volta para os 90 dias.

  197. Olá Luisa.

    Fui de ferias a Portugal e conheci uma pessoa com quem pretendo residir, trabalhar e viver. Existe alguma forma de conseguir um visto de residência? …se sim o que necessito fazer para que possa ficar legalmente no País?

    Obg pelo blog, muito util 🙂

  198. Bom dia, estou querendo ir para portugal, e tentar a minha cidadania por la, pois sou neto de portugues e quero levar a papelada e dar entrada no processo pela conservatoria de leiria, a pergunta é a seguinte se o tempo de 3 meses nao forem suficiente existe a possibilidade de requerer mais tempo com o argumento da cidadania portuguesa? Se eu chegar e fazer matricula em um curso de ingles isso ajudara? aguardo a sua resposta e obrigado.

  199. Boa tarde Luiza! Tudo bem? Parabéns pelo blog! Vou pra Londres fazer um curso por exatos 90 dias. Irei em 28/05/2017 e minha entrada será por Portugal (conexão em Lisboa para Londres). Entretanto, após o curso de 90 dias, terei mais 20 dias na Europa para viajar por outros países. Como é feita a conta dos 90 dias para o turista nos países do espaço Schengen? Porque a imigração será em Portugal, e meu carimbo constará 28/05, certo? Qdo eu entrar na Inglaterra, neste mesmo dia, haverá outra imigração? A entrada “suspende” a contagem e recomeça após o período que fiquei em Londres? Volto para o Brasil somente em setembro, com a conexão em Portugal novamente. Dessa forma expiraria o prazo de 90 dias? Estou confusa… Obrigada!! Um abraço!

    1. Oi Mariana,

      A conta em Londres não é a mesma de Portugal. Mesmo que carimbem sua entrada na imigração, também vão carimbar a saída, porque o Reino Unido não faz parte do Espaço de Schengen. Sendo assim, se você só passar por Lisboa na conexão do aeroporto, ainda terá 90 dias para passear pelo resto da Europa, se quiser

      1. Oi Luiza, parabéns pelo blog e por tirar nossas duvidas!
        Tenho uma dúvida, estou morando na Espanha ilegalmente a mais de 1 ano desde que meu visto de turista venceu. Estou fazendo todos os tramites há mais de 1 ano pra conseguir o visto de estudante (o que é bem complicado e demorado), mas enquanto nao sai, estou pensando em ir à Roma saindo de Barcelona, vc acha que posso ser barrada no aeroporto de Barcelona ao tentar embarcar? Ou mesmo ser barrada no aeroporto de Roma ao tentar embarcar de volta pra Barcelona?
        Obrigada e mais uma vez parabéns!!

        1. Oi Camila,

          Não vou negar, há esse risco sim, porque no aeroporto conferem o seu passaporte. Nesse caso, o transporte por terra seria mais seguro.

  200. Olá…. Eu quero passar 90 dias na Europa e como a matéria diz, eu preciso de 65 euros por dia. No caso eu teria que ter 5850 euros para poder entrar na Europa?
    Eu provavelmente não vou ter esse dinheiro. Como faço?

    Eu vou ficar na casa de um amigo

    1. Boa NOITE Caroline eu passei 20 dias na Suíça, fiz Conexao em portugal, quando passei na aduana o policial me fez todas as perguntas que você pode imaginar (por que quem faz o controle de entrada no país é o primeiro país que recebe o turista , tipo eu fui pra Suica mais quem fez o controle foi portugal )inclusive quanto eu estava levando, mostrei alguns euros, não disse quanto é mostrei um cartão de crédito internacional, mostrei minha carteira de trabalho para provar que eu estava de férias, foi com tudo isso que ele se convenceu e liberou minha entrada, mais acredito que cada caso é um caso, depende do guarda.

    2. Olá Caroline,

      Esse é um valor médio, que varia de país para país. Não precisa ter o montante inteiro em dinheiro, mas uma comprovação de que tem renda. Além disso, seu amigo pode fazer uma carta convite explicando que será responsável por você financeiramente no período ou que vai cobrir suas despesas com hospedagem.

  201. Olá , tenho uma dúvida
    tenho uma tia que mora em Londres , pretendo ficar lá por uns 3 meses e depois ir pra Itália reconhecer a cidadania Itáliana …isso é possível ?
    Posso ser barrada ?

  202. Olá Luiza, primeiramente parabéns pelo blog e muito obrigada pelas dicas, tenho uma dúvida, estou em um intercambio na Espanha meu visto vence em fevereiro, tenho intenão de ir para Irlanda fazer um curso de ingles de 6 meses, vc sabe se poss ir direto daqui da espanha sem voltar para o Brasil, quero fazer tudo certinho, comprar o curso e tudo mais antes de ir, mas ninguem soube me responder isso, obrigada!

  203. Olá Luiza. Minha situação é a seguinte, vou fazer um intercâmbio de seis meses na Hungria, mas meu visto de estudante vence no dia 19 de junho e a passagem de volta tá comprada pro dia 09 de julho e sai de Amsterdã. Se eu sair do espaço Schengen e voltar eu consigo usar os 90 dias de turista?

    1. Oi Gabriela,

      Eu acho que é melhor você pedir uma extensão do visto como turista para as autoridades húngaras.

      Porque mesmo que você saia do espaço, não terá tempo de ficar os 90 dias necessários para justificar seu retorno.

  204. Bom dia Lyiza.
    Vou te pedir uma ajuda.
    Vivo em união estável com meu marido a 4 anos. Eu sou divorciada e ele enfrentava um processo de divorcio que se encerrou em outubro 2016. Ele é português e trabalha na Alemanha. Nesse período de 4 anos nos revelamos 3 dentro do período que era permitido eu ficar na Alemanha e ele no Brasil.
    Como saiu o divórcio dele. Vim para Alemanha em novembro para dentro dos 90 dias nos casar. Mas faltou documentos e nao dara tempo o casamento dentro dos 90 dias. O pior é que aluguei a casa no Brasil e engravidei🙁…voce sabe me informar se existe alguma maneira de prorrogar o visto de turista. Ou se é difícil conseguir o visto de estudante com curso de línguas? Grata luana

    1. Oi Luana,

      Desculpe a demora para responder.

      Essa é uma situação muito específica, não sei muito como te ajudar. Você precisava conversar com a embaixada brasileira na Alemanha ou o serviço de imigração daí para tentar achar uma solução.

  205. Tenho um visto de trabalho na franca que termina agora em fevereiro e vou viajar pra eua mais vou ter q voltar por paris sera que vou ter algum problema ? tenho carta de saude tudo certinho

  206. Oi luiza,

    Obrigada pelas informações e ajuda a qual fico indubitavelmente muito grata!

    Entrei na Europa pela Inglaterra como turista e passei 15 dias antes de iniciar meus projetos sociais(trabalhos voluntarios) em Lisboa e Grecia totalizando os 90 dias em 01/12/2014