Tags:
Atlas: Atenas, Meteora, Grécia

Como ir de Atenas para Meteora, na Grécia

Desde que eu estive em Meteora, concluí que todo mundo que passa pela Grécia deveria pelo menos considerar ir até lá. Certamente, Meteora faz parte do seleto grupo de lugares mais impressionantes desse mundo. Daqueles de deixar qualquer um de queixo caído. Claro, existem dezenas de agências e tour que te levam de Atenas para Meteora, mas esse não seria um blog de viagem se eu simplesmente te falasse para contratar um tour ou alugar um carro. Claro, você pode contratar se estiver a fim, mas meu dever por aqui é contar para vocês que tem jeito de ir de outras maneiras.

Leia também: Como organizar seu roteiro pela Grécia

Como se locomover pela Grécia

Quanto custa viajar para Grécia

Meteora fica há uns 350 km de Atenas, numa viagem que dura cerca de 5 horas, de ônibus ou trem. Além disso, no meio do caminho fica Delfos, que também pode ser incluído no seu passeio. Se você pretender ir a Meteora somente, o ideal é que passe uma noite na região, pelo menos. Caso pretenda ir a Delfos, pelo menos duas noites serão necessárias.

Como ir de Atenas para Meteora de Trem

Os trens de Atenas para Meteora saem da Estação Larissa (que fica na linha vermelha do metrô) para Kalampaka, a vila onde fica Meteora. É possível comprar os bilhetes diretamente na estação de trem ou online, com 25% de desconto. Para quem quer comprar online, o site é o Trainonse. Escolha na busca “Athens” e “Kalambaka”, selecione as datas que você pretende viajar e siga para a página seguinte.

Visitar a Grécia

Você vai perceber que, na ida, com a exceção do trem das 8h27, todos os outros param em Palaeofarsalos, onde há uma troca de trens. Na volta, é só o trem de 17h22 que faz o trecho direto. Se você tiver que comprar um horário diferente, não se estresse, eu fiz isso: queria chegar a Atenas de manhã, então comprei o trem das 5h42 e achei bem tranquila a parada.

Ah, só é possível pagar o bilhete online com cartão de crédito. Você pode viajar só com o número do ticket e o assento reservado, mas eu sempre imprimo as confirmações, por via das dúvidas.

A viagem em si é bem tranquila, o trem é meio velho, mas é confortável. A pior parte, sinceramente, é a estação de trem em Atenas. É um caos, não tem nenhum lugar informando qual é a plataforma do seu trem, um monte de fila e funcionários mal humorados. A dica é: chegue mais cedo para não passar sufoco.

Como ir de Atenas para Meteora de Ônibus

Também dá para ir de ônibus. Nesse caso, é preciso descer numa cidade chamada Trikala e de lá, pegar outro ônibus para Kalampaka. O bom é que os bilhetes podem ser comprados juntos, já que a rota é feita pela mesma empresa pública, a KTEL Trikala. São 4h30 até Trikala e mais uma hora para Kalampaka. O bilhete só de ida custa 31.80 e o de ida e volta sai por 48 euros.

A estação de ônibus em Atenas que você precisa procurar fica no Teminal B: na rua Liosion, 260 – muitos ônibus saem da rua Gousiouo, então fique atento. O metro mais perto é o Kato Patisia. Não é necessário comprar a passagem de ônibus com antecedência, já que os preços não variam. Porém, na alta temporada, sempre existe o risco de não ter lugar no ônibus para o horário que você quer. Então, se você for em julho ou agosto, considere ir à rodoviária e comprar o bilhete antes.

Como fazer Atenas, Delfos e Meteora numa mesma viagem?

Infelizmente, não há um ônibus que faça esse trajeto direto. São necessárias várias trocas de ônibus ou trem para ir de Delfos a Meteora, ou vice versa. Foi meio que por isso que eu desisti de ir para Delfos (o calor infernal também colaborou com a minha decisão).

Onde ficar em Meteora Grécia

Para quem quer começar com Meteora, pegue o trem direto para Kalambaka às 8h30, você chegará ao destino às 13h. Minha sugestão é que faça nesse dia o sunset tour. Eu fiz a convite da Visit Meteora e amei, realmente vale muito a pena, não só pela paisagem incrível, mas porque você consegue ver o caminho e um dos monastérios sem quase ninguém em volta. Esse tour começa às 16h. Passe a noite em Meteora. Leia aqui dicas de onde ficar hospedado lá. 

No dia seguinte, fica a seu critério conhecer mais monastérios por sua conta, fazer um trekking pelas montanhas ou se juntar a outro tour. Comece o dia cedo, de forma que por volta das 14h você já terá terminado. Aí vai começar sua longa jornada. Se você não estiver num tour ou com um alugar um carro, tem três opções. Pode fazer de ônibus: Kalampaka – Lamia – Delfos ou Kalampaka – Trikala – Lamia – Delfos, as viagens levariam entre 4 e 5 horas. Como você vai chegar em Delfos mais tarde, passe a noite lá, explore as ruínas e templos cedo no dia seguinte e no final da tarde embarque de volta para Atenas. Ainda, você pode ir de trem de Kalampaka para Livadia e de lá para Delfos. O problema é que os trens só partem no horário da manhã, o que significa uma noite extra em Meteora. 

Já para começar a viagem por Delfos, a KTEL Fokidas faz o trecho a partir de Atenas. A viagem dura cerca de 3 horas. O primeiro ônibus parte de Atenas às 7h30. Será preciso passar a noite em Delfos e no dia seguinte, pegar o ônibus para Lamia, às 10h15. Depois, você terá que ir de Lamia para Trikala e depois Kalampaka. Outra alternativa é ir de Delfos até Livadia e de lá pegar um trem até Kalambaka. Como só há dois trens diários, a melhor opção seria pegar um trem noturno no final do seu dia em Delfos, chegando às 5h38 em Kalampaka. Qualquer que seja sua opção, passe uma noite em Meteora e siga no dia seguinte para Atenas.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 comentários sobre o texto “Como ir de Atenas para Meteora, na Grécia

  1. Oi Luiza,

    somos um grupo de 5 pessoas e estamos indo para Grecia em Setembro
    vamos chegar em Atenas por volta de12:00 e queremos seguir pra Meteora no mesmo dia.
    A ideia era alugar um carro a principio, mas meu irmao esta achando cansativo apos uma noite de viagem de aviao.estamos pensando em deixar no porta volume as bagagens e ir de trem para Kalampaka
    Nao consigo pelo site do traimose informaçoes sobre horarios e preço de bilhetes
    Gostaria de saber se vc tem essas informaçoes para me fornecer
    E NECESSARIO COMPRAR COM ANTECEDENCIA ?

    1. Oi Maria,

      Desculpe a demora para responder
      Acho bem complicado vocês irem de trem no mesmo dia: é uma viagem de 5 horas!
      Eu recomendaria pelo menos dormir uma noite em Atenas e descansar da viagem antes de seguir para Matera.

      Não acho que é necessário comprar com antecedência, mas você consegue comprar com desconto se compra com antecedência

      O site da Traimose te fala os valores e horários, mas eu sei que é um pesadelo. Eu consegui fazer a busca aqui, os horários de partida de Atenas e chegada em Kalambaka são: 7h18-13h18; 8h20-13h18; 10h18-19h25; 14h18-19h25; 16h16-21h36; 23h55-04h54
      https://tickets.trainose.gr/dromologia/?lang=en#view=search;apo=%CE%91%CE%98%CE%97%CE%9D;pros=%CE%9A%CE%91%CE%9B%CE%91;date=2018-06-17;trip_type=single;return_date=undefined-undefined-

  2. Ola Luiza, tudo bem? O blog eh fantástico e estou aproveitando todas as dicas. Quero ir de Atenas para Delfos de ônibus partindo de Atenas. De onde saem os ônibus, hah alguma estação de metro próxima?! Ateh o momento, não tenho conseguido visualizar a compra para junho, serah que demoram tanto assim para eles disponibilizarem? E eles fazem a reserva de assentos também? Como eh a viagem ateh Delfos, eh tranquila? Obrigado pela atenção. Otto F

  3. Oi Luiza,tudo bem?!
    Li o seu post antes de viajar para a Grécia. Fui em Meteora e amei! Como fiz o trajeto de carro,coloquei o seu post como referência no meu sobre Meteora. Espero que esteja tudo bem.
    E parabéns pelo blog, eu adoro os seus textos.
    Abraço!

  4. bom dia Luiza
    você sabe me dizer de qual rua saem os onibus de atenas para delfos?
    e se existem os passeios no inverno?
    queria ir a santorini também, mas como vou em janeiro acredito que não será possivel..
    muito obrigada
    juliana

    1. Oi Juliana,

      O inverno na Grécia pode ser bem complicadinho, porque muitas coisas fecham. As atrações ficam sim abertas, em horários mais limitados do que no verão, mas restaurantes e hotéis não funcionam normalmente. De qualquer forma, Atenas, Delfos e Meteora, como ficam no continente e tem mais atrações que não dependem do tempo terão passeios, talvez com menos horários de transporte.

      Mas eu não recomendaria ir as ilhas no inverno.

      Voltando a sua pergunta, o ônibus sai da Liosion Street 260 em Atenas

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.