Guia de praias de Pernambuco: qual praia visitar?

Durante quase 10 dias no verão, eu explorei, numa viagem de família, diversas praias de Pernambuco. Ao todo, estive em nove praias da região, amei algumas, outras não recomendo tanto assim. Então segue a minha percepção e guia com as praias que visitei no litoral sul do estado, como Porto de Galinhas, Carneiros, Cabo de Santo Agostinho, além de Boa Viagem. E outras que não curti nem um pouco.

É importante pontuar uma questão. A beleza nas praias de Pernambuco está intimamente ligada a maré: como eles têm muitas piscinas naturais, algumas praias ficam lindíssimas na maré baixa e somente comuns ou até com uma aparência mais suja (na verdade, pode ser só a ressaca do mar revolto) na maré alta.

Leia também:

Querendo ou não, minhas experiências acabam sendo de um período do ano específico (verão) e encontrar uma praia mais vazia ou menos tranquila depende também do dia da semana, então tento levar isso em consideração nas avaliações.

1. Pontal de Maracaípe

praias de pernambuco brasil pontal de maracaípe

Disparado, a melhor praia que visitei em Pernambuco. Pontal de Maracaípe fica no município de Ipojuca e é uma das praias da região de Porto de Galinhas. É importante não confundir com Maracaípe, que também é linda, mas é uma praia de surfistas, dada as ondas. Já no Pontal, as águas do rio se encontram com o mar. Na maré baixa formam-se as piscinas e dá para andar muuuuitos metros mar a dentro com a água sem passar dos joelhos. Na maré alta tem algumas ondinhas, mas nada assustador.

praias de pernambuco brasil pontal

É uma das praias mais tranquilas da região, bem vazia, com poucos quiosques: são uns quatro, somente. E eles cobram consumação mínima (por volta de 50 reais). Além disso, também é preciso pagar o estacionamento (10 reais) caso esteja de carro. Ali a volta ficam os passeios para ver cavalos marinhos.

2. Praia dos Carneiros

praias de pernambuco brasil carneiros coqueiros

Não há lista de praias mais bonitas do Brasil que não inclua a Praia Carneiros. Os coqueiros, a piscina natural e a igrejinha do século 18 fazem parte do charme dessa praia que fica no município de Tamandaré. Fica localizada no município de Tamandaré. Vale só ficar aproveitando o dia na praia e as piscinas naturais que se formam a beira mar ou pegar um barco e visitar também a região dos mangues e tomar “banho” de argila.

praias de pernambuco brasil carneiros

praias de pernambuco brasil igreja carneiros

Apesar da fama, Carneiros pode ser considerada relativamente tranquila e bem limpa. O maior incomodo eram os barcos com o som ligado muito alto. Há poucos quiosques e eles são meio caros e cobram consumação mínima, mas isso pelo menos inclui estacionamento e uso de banheiros com ducha.

3. Enseadinha

Enseadinha praias de pernambuco brasil

Para chegar nessa praia, você precisa passar por uma catraca, como se fosse um condomínio. Mas teoricamente, ninguém vai te impedir de entrar, porque no Brasil não há praias privadas. Teoricamente, porque Enseadinha é uma praia que serve de “quintal” para um número de casas luxuosas, que fica também em Ipujoca, perto da Praia de Serrambi.

praias de pernambuco brasil enseadinha serrambi

Basicamente, estávamos sozinhas por lá, com a exceção dos eventuais iates estacionados e uma família que estava hospedada na casa ao lado. Não há nenhum quiosque, guarda sol, ambulante, nada disso… Mas isso é uma coisa boa para quem só quer ficar tranquilo aproveitando o sol e o mar.

4. Praia de Porto de Galinhas

praias de pernambuco brasil jangadas porto de galinhas

A Praia de Porto de Galinhas é o local de onde você pega a jangada para ir ver as piscinas naturais, Mais além disso, também é uma praia bem bonita. Nós estivemos lá em época de maré alta e a quantidade de algas acumuladas na areia e no mar estava bem incomoda. Não tinha piscinas formadas, mas sim ondinhas agradáveis para aproveitar o mar.

praias de pernambuco brasil porto de galinhas

Decidimos ficar no canto mais à esquerda da praia, quase onde não há mais quiosques. Os preços são tabelados por ali. Assim, saímos um pouco da área do centro da cidade, que é mais movimentada e barulhenta. Ainda assim, não espere encontrar uma praia tranquila e vazia. Esse é um dos lugares mais famosos do Brasil.

praias de pernambuco brasil porto

Outro ponto positivo é que essa é a praia mais perto do centrinho da cidade, Ipujoca, o que dá mais pontos de estrutura.

5. Praia do Muro Alto

praias de pernambuco brasil muro alto

Só demos uma passada na Praia de Muro Alto para ver o pôr do sol. Essa é uma das praias de Porto de Galinhas que serve de quintal para os resorts de luxo. Não é exatamente fácil chegar lá se você não estiver hospedado num resort ou fazendo um passeio de bugue, porque a rua não é asfaltada.

praias de pernambuco brasil muro alto porto de galinhas

A praia em si é linda, tranquila e o tal muro: um arrecife bem grande, dá um charme especial. Não tem quiosques.

6. Calhetas

praias de pernambuco brasil calhetas

Calhetas é uma praia pequenina em Cabo de Santo Agostinho, que fica escondida atrás de uma grande montanha. Não é exatamente fácil chegar até lá, com uma estrada de terra estreita e íngreme. Calhetas é famosa não só pelo formato de coração e o tom azul da água, mas também por conta da tirolesa que leva do alto da colina até o mar.

praias de pernambuco brasil calhetas tirolesa

O problema é que, por ser uma praia bem pequena, fica terrivelmente cheia na alta temporada, principalmente nos finais de semana. Além de haver pouco espaço na faixa de areia, que disputa área com as pedras, o mar fica fundo bem rapidamente, o que limita a área de banho. A fila da tirolesa era de horas de espera.

praias de pernambuco brasil calhetas cheia

A estrutura é boa para o espaço pequeno: há três bares/restaurantes que funcionam bem no apoio aos turistas, com banheiro limpinho e preços de comidas razoáveis.

Boa Viagem e Pina

praias de pernambuco brasil boa viagem

A praia de Boa Viagem é a praia urbana mais famosa do Recife, se estendendo por 7 km, no bairro de mesmo nome. Nem sempre as águas de Boa Viagem ou Pina são recomendadas para banho, é bom checar antes de entrar no mar. Além disso, devido ao problema com os tubarões, é importante ficar atento a quando e onde você está entrando no mar.

Saiba mais: Tubarões em Recife e o desequilíbrio ambiental

Se você não é muito de água, é bem agradável caminhar pela orla de Boa Viagem e até mesmo sentar num dos quiosques – são dezenas deles, de preços variados – para aproveitar um pouco do dia.

Praias que não gostamos

Enseada dos Corais

praias de pernambuco brasil enseada dos corais

Também em Cabo de Santo Agostinho, Enseada dos Corais foi a praia que ficamos hospedadas, não por causa da praia em si, mas por conta de uma promoção no valor da pousada, muito boa para a época. A praia é até bonita, mas não curtimos muito a vibe, porque os carros de som eram permitidos. E para completar, eu li que já havia tido um caso de ataque de tubarão e nós estávamos em época de maré alta. Outra má notícia é que vez ou outra a Enseada dos Corais frequenta a lista de praias impróprias para banho, por conta da poluição.

praias de pernambuco brasil enseada

Como só passamos por lá, não chegamos a ver os preços dos quiosques. Mas a vila de Cabo de Santo Agostinho, que circunda a praia, tem bons preços de restaurantes simples.

São José da Coroa Grande

praias de pernambuco brasil coroa grande

Eu vi São José da Coroa Grande numa postagem de um Instagram que divulga as praias de Pernambuco e, como estávamos à procura de outra praia para visitar, acreditei na foto. Tal como Jon Snow, eu não sabia de nada. Dirigimos um tempão até chegar nessa praia que fica quase na divisa com Alagoas. Não que a praia fosse feia, mas não tem nada de especial e ainda estava meio suja.

O pior era que vários quiosques se enfileiravam ao longo da faixa de areia achavam de bom tom fazer uma guerra de sons. Cada um com uma música diferente ligada no talo. Quando não era o quiosque, era um carro com som ligado. Um inferno… Essa também é uma das praias que já foi para a lista de impróprias para banho.

Praias de Pernambuco: outras opções

Obviamente, a orla pernambucana tem bem mais praias que as nove citadas nesse post. Em Cabo de Santo Agostinho, Gaibu, Paiva e Reserva do Paiva são bem famosas. Em Ipojuca, Cupe, Serrambi, Câmboa, Toquinhos também completam o circuito de praias de Porto de Galinhas. Ao lado da Praia dos Carneiros, a Praia de Tamandaré também é considerada linda.

Um bom site para conferir todas as praias do litoral sul é o site do Diário de Pernambuco. Também sugiro que você não faça como eu e vá numa praia só porque a foto era bonita no Instagram. Filtros, iluminação e um dia fora da alta temporada fazem milagres.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Guia de praias de Pernambuco: qual praia visitar?

  1. Luiza tudo bem?
    Qual a dica de hospedagem?
    E a locomoção entre as praias, você alugou carro?
    As praias só alugam cadeira e sombrinhas se consumir também?

    1. Oi Silvia,

      Eu me hospedei em Cabo de Santo Agostinho, num hotel muito bom, o Enseada dos Corais.

      Porém, se fosse novamente, ficaria hospedada em Porto de Galinhas mesmo, para facilitar o transporte.
      Nós alugamos o carro para circular entre as praias.

      A maioria dos lugares que fui atrelavam o aluguel da cadeira e sombrinhas a consumação!

  2. Vim dizer o mesmo que Felipe: tem quiosques em Muro Alto sim 🙂 Mas acredito que eles se concentram em um trecho (que, por isso mesmo, pode ficar lotado, por isso prefiro a região em frente aos resorts). Sobre São José da Coroa Grande, realmente não recomendaria! Só acho a praia bonita na maré baixa, como você falou. Mas logo depois você chega às primeiras praias de Alagoas, que são maravilhosas. Ponta de Mangue, por exemplo, é um paraíso <3 Ah, e quanto a Boa Viagem, pra mim só é bom mesmo pra se bronzear ou comer tudo que os vendedores passam oferecendo haha. Beijo!

  3. Bom relato das praias Luiza. Lamento não ter conhecido o Pontal de Maracaipe. Quanto a Muro Alto,predominam os resorts mas há quiosques sim.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.