As 7 livrarias mais bonitas do mundo e como visitá-las

Quem disse que as livrarias estão fora de moda? Por mais que o mundo esteja cada vez mais cheio de adeptos da literatura em tablets e e-readers – entre eles a equipe do 360 -, também são muitos os que não perdem o gosto pelo cheiro, pela cara e pelos sonhos escondidos nas páginas dos livros tradicionais. E quem ama um livro ama também uma livraria, não é mesmo? Já imaginou visitar algumas das livrarias mais bonitas do mundo nas suas viagens?

Os leitores do 360, tudo gente digital e conectada, parecem também gostar de uma bom livro de papel. Prova disso é que dois textos que escrevemos este ano, sobre livrarias fantásticas que visitamos mundo afora, bombaram aqui no blog. Por isso, resolvemos fazer esta lista com 7 livrarias que você, amante da literatura, deveria conhecer. Vamos lá?

Leia também: 6 livrarias para conhecer em Barcelona

Quais são as livrarias mais bonitas do mundo?

  • Ateneu Grand Splendid

Uma livraria que apareceu recentemente aqui no blog, a Ateneu Grand Splendid, em Buenos Aires, costuma abrir as listas de livrarias mais bonitas do mundo em muitas ocasiões. E a Naty, que já morou na cidade portenha, esteve lá e garante: o lugar é de cair o queixo.

Construído em 1919, o Teatro Grand Splendid era famoso no cenário cultural argentino por conta das apresentações de tango que rolavam por ali, além de ter funcionado como cinema. Em 2000, o espaço foi convertido em livraria – e numa das mais bonitas do mundo. Conheça essa livraria aqui.

Livraria Ateneu

  • Lello e Irmão, no Porto

A Lu esteve na livraria mais famosa de Portugal este ano. E a fama não é por acaso. Além da beleza do lugar, que foi inaugurado no início do século 20, num prédio de arquitetura neogótica com uma escadaria lindona e cheio de vitrais e bustos de autores portugueses, a Lello foi frequentada por J.K. Rowling, a autora de Harry Potter.

J.K. morou em Portugal entre 1991 e 1993 e se inspirou nessa livraria para criar a Floreios e Borrões, livraria que fica no Beco Diagonal, além de alguns cenários que conhecemos em Hogwarts. Saiba mais sobre a Lello e Irmão nesse texto.

livraria lello e irmao escadaria

  • Selexyz Dominicanen Boekhandel

O que fazer com uma igreja gótica de 800 anos que estava abandonada? A resposta é simples: transformá-la numa livraria. Isso aconteceu em Maastricht, no sul da Holanda. E funcionou tão bem que essa livraria já recebeu o título de “a mais bonita do mundo”, segundo o site britânico The Guardian. E, julgando pela foto, o título é mais que justo.

Livrarias mais bonitas do mundo

Foto: Geüpload door BotMultichillT, Wikimedia Commons

  • Livraria El Péndulo, Cidade do México

Outra livraria que apareceu na seleção do The Guardian das mais bonitas do mundo, a El Péndulo fica na Cidade do México. Ao contrário das anteriores, tem um estilo moderno e despojado. Também é muito utilizada como café, uma ótima dica para quem pretende passar pela Cidade do México. A livraria tem seis lojas, mas a mais bonitona fica na região de Polanco.

livrarias mais bonitas do mundo

Foto: Cortesia Tripadvisor

  • Shakespeare & Company, Paris

Imagine Paris nos anos 1920. Se você estivesse lá nessa época, poderia encontrar escritores como Ernest Hemingway e James Joyce na livraria Shakespeare & Company, que funcionava na rue de l’Odéon. A livraria foi fechada durante a Segunda Guerra e nunca mais reabriu.

No entanto, em 1964, outra livraria foi rebatizada com esse nome, numa homenagem ao antigo reduto de escritores. E que livraria! Logo a nova Shakespeare & Company se tornou point de escritores, intelectuais, e, claro, turistas. A atual loja fica na rue de la Bûcherie. Leia mais sobre a Shakespeare & Co., em Paris!

livrarias-mundo

Foto: Alexandre Duret-Lutz, Wikimedia Commons

  • Ler Devagar, Lisboa

Nossa lista já teve igreja e teatro que viraram livrarias. A Ler Devagar, segunda representante portuguesa da lista, fica num prédio onde antes funcionava uma fábrica, em Lisboa. É outro estabelecimento que aparece frequentemente em listas de livrarias mais interessantes do globo. Vale conferir o site oficial.

livrarias mais lindas do mundo

Foto: Divulgação

  • Livraria Acqua Alta, Veneza

O termo Acqua Alta é famoso em Veneza e merece até verbete na Wikipédia. São as cheias que afetam aquela região e que costumam deixar partes da cidade submersas.

Além disso, Acqua Alta é também o nome de uma das livrarias mais bonitas do planeta e um importante ponto turístico de Veneza: a livraria é uma das 20 atrações mais importantes da cidade, segundo o ranking do Tripadvisor. Gôndolas e canoas fazem parte da decoração, assim como alguns livros antigos, como enciclopédias, que foram transformadas em escadaria.

livrarias mais bonitas do mundo

Foto: Cortesia / Tripadvisor

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

11 comentários sobre o texto “As 7 livrarias mais bonitas do mundo e como visitá-las

  1. Oi Rafael! Faltou falar da Bertrand Livreiros do Chiado! Alem de linda é a livraria mais antiga do mundo. Ela resistiu a 1 terremoto, 2 guerras mundias e tantas outras intepéries. Vale a pena visitar: tem uma sessão especia de Fernando Pessoa e um café em homenagem a ele. Conheço a Lello, Ler devagar, Sheakspeare and Co e outras tantas…Fiquei mt triste, qd a Saraiva fechou!
    É isso aí! Viva os livros de papel que nos enche de histórias e memórias!!! Estou lendo atualmente Casados com Paris de Paula Mclain. Abraços

  2. O site é maravilhoso. Adorei o artigo falando sobre Paris. Adorei, ainda mais que eu já li o livro Paris é uma festa e, também, já visitei Paris.E sobre as livrarias, então, maravilhoso. Eu só conheço a livraria de Buenos Aires, que por sinal, é lindíssima. E, como adoro ler, adoro uma livraria. Vocês estão de parabéns pelo site. Adorei!

  3. Já fui na Selexys Dominicanen, na Shakespeare & Co. e na El Ateneu. Fiquei muito encantada. Vou na Acqua Alta esse mês, tô morando em Bologna e quero ir a Veneza em um fim de semana. Outra que acho ótima é a Daunt Books, uma livraria em Marylebone conhecida por organizar os livros por país. Se você for em Brasil, por exemplo, vai achar livros de história, guias de viagem, romances de autores brasileiros, de autores estrangeiros que se passam no Brasil, poesia e por aí vai. Se você quer planejar uma viagem, fica doido.

        1. Dessas, a do Harry Potter, ops, do Porto, que eu só conheço por fotos – a Luíza que esteve lá.

          Mas acho que a história da JK lá zera o jogo das bibliotecas. haha

          Abraço.

  4. Cheguei de Buenos Aires há poucos dias e fiquei encantada com a quantidade de livrarias que existem lá. Na Av. de Mayo, a cada 3 lojas havia 1 livraria… E quando fui na El Ateneo, que espetáculo! Apesar dos preços salgados, acabei comprando alguns livros. Muita gente fica lá sentada lendo os livros nos antigos camarotes, é bem interessante de se ver. A maioria das pessoas são turistas, vão tiram fotos, tomam café e saem… Acho que a população mesmo não vai :/
    A única parte ruim é que o prédio estava com a fachada em reforma, cheio de andaime. Não aguentei e acabei voltando lá antes de ir pro aeroporto, simplesmente pra ficar andando entre os livros e observando as pinturas do antigo teatro.

      1. Não sei como existe gente que não gosta!:)

        PS: Lembra que em outro post eu comentei sobre o medo de passar fome em BsAs por ser vegetariana? Viva as empanadas de verdura! rsrs

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.