As 7 livrarias mais bonitas do mundo e como visitá-las

Quem disse que as livrarias estão fora de moda? Por mais que o mundo esteja cada vez mais cheio de adeptos da literatura em tablets e e-readers – entre eles a equipe do 360 -, também são muitos os que não perdem o gosto pelo cheiro, pela cara e pelos sonhos escondidos nas páginas dos livros tradicionais. E quem ama um livro ama também uma livraria, não é mesmo? Já imaginou visitar algumas das livrarias mais bonitas do mundo nas suas viagens?

Os leitores do 360, tudo gente digital e conectada, parecem também gostar de uma bom livro de papel. Prova disso é que dois textos que escrevemos este ano, sobre livrarias fantásticas que visitamos mundo afora, bombaram aqui no blog. Por isso, resolvemos fazer esta lista com 7 livrarias que você, amante da literatura, deveria conhecer. Vamos lá?

Leia também: 6 livrarias para conhecer em Barcelona

Quais são as livrarias mais bonitas do mundo?

  • Ateneu Grand Splendid

Uma livraria que apareceu recentemente aqui no blog, a Ateneu Grand Splendid, em Buenos Aires, costuma abrir as listas de livrarias mais bonitas do mundo em muitas ocasiões. E a Naty, que já morou na cidade portenha, esteve lá e garante: o lugar é de cair o queixo.

Construído em 1919, o Teatro Grand Splendid era famoso no cenário cultural argentino por conta das apresentações de tango que rolavam por ali, além de ter funcionado como cinema. Em 2000, o espaço foi convertido em livraria – e numa das mais bonitas do mundo. Conheça essa livraria aqui.

Livraria Ateneu

  • Lello e Irmão, no Porto

A Lu esteve na livraria mais famosa de Portugal este ano. E a fama não é por acaso. Além da beleza do lugar, que foi inaugurado no início do século 20, num prédio de arquitetura neogótica com uma escadaria lindona e cheio de vitrais e bustos de autores portugueses, a Lello foi frequentada por J.K. Rowling, a autora de Harry Potter.

J.K. morou em Portugal entre 1991 e 1993 e se inspirou nessa livraria para criar a Floreios e Borrões, livraria que fica no Beco Diagonal, além de alguns cenários que conhecemos em Hogwarts. Saiba mais sobre a Lello e Irmão nesse texto.

livraria lello e irmao escadaria

  • Selexyz Dominicanen Boekhandel

O que fazer com uma igreja gótica de 800 anos que estava abandonada? A resposta é simples: transformá-la numa livraria. Isso aconteceu em Maastricht, no sul da Holanda. E funcionou tão bem que essa livraria já recebeu o título de “a mais bonita do mundo”, segundo o site britânico The Guardian. E, julgando pela foto, o título é mais que justo.

Livrarias mais bonitas do mundo

Foto: Geüpload door BotMultichillT, Wikimedia Commons

  • Livraria El Péndulo, Cidade do México

Outra livraria que apareceu na seleção do The Guardian das mais bonitas do mundo, a El Péndulo fica na Cidade do México. Ao contrário das anteriores, tem um estilo moderno e despojado. Também é muito utilizada como café, uma ótima dica para quem pretende passar pela Cidade do México. A livraria tem seis lojas, mas a mais bonitona fica na região de Polanco.

livrarias mais bonitas do mundo

Foto: Cortesia Tripadvisor

  • Shakespeare & Company, Paris

Imagine Paris nos anos 1920. Se você estivesse lá nessa época, poderia encontrar escritores como Ernest Hemingway e James Joyce na livraria Shakespeare & Company, que funcionava na rue de l’Odéon. A livraria foi fechada durante a Segunda Guerra e nunca mais reabriu.

No entanto, em 1964, outra livraria foi rebatizada com esse nome, numa homenagem ao antigo reduto de escritores. E que livraria! Logo a nova Shakespeare & Company se tornou point de escritores, intelectuais, e, claro, turistas. A atual loja fica na rue de la Bûcherie. Leia mais sobre a Shakespeare & Co., em Paris!

livrarias-mundo

Foto: Alexandre Duret-Lutz, Wikimedia Commons

  • Ler Devagar, Lisboa

Nossa lista já teve igreja e teatro que viraram livrarias. A Ler Devagar, segunda representante portuguesa da lista, fica num prédio onde antes funcionava uma fábrica, em Lisboa. É outro estabelecimento que aparece frequentemente em listas de livrarias mais interessantes do globo. Vale conferir o site oficial.

livrarias mais lindas do mundo

Foto: Divulgação

  • Livraria Acqua Alta, Veneza

O termo Acqua Alta é famoso em Veneza e merece até verbete na Wikipédia. São as cheias que afetam aquela região e que costumam deixar partes da cidade submersas.

Além disso, Acqua Alta é também o nome de uma das livrarias mais bonitas do planeta e um importante ponto turístico de Veneza: a livraria é uma das 20 atrações mais importantes da cidade, segundo o ranking do Tripadvisor. Gôndolas e canoas fazem parte da decoração, assim como alguns livros antigos, como enciclopédias, que foram transformadas em escadaria.

livrarias mais bonitas do mundo

Foto: Cortesia / Tripadvisor

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários sobre o texto “As 7 livrarias mais bonitas do mundo e como visitá-las

  1. O site é maravilhoso. Adorei o artigo falando sobre Paris. Adorei, ainda mais que eu já li o livro Paris é uma festa e, também, já visitei Paris.E sobre as livrarias, então, maravilhoso. Eu só conheço a livraria de Buenos Aires, que por sinal, é lindíssima. E, como adoro ler, adoro uma livraria. Vocês estão de parabéns pelo site. Adorei!

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.