fbpx
Tags:
Atlas: Espanha

15 lugares incríveis para conhecer na Espanha

Há inúmeros lugares para conhecer na Espanha, cada um mais incrível que o outro! Embora a maior parte dos viajantes se limite a conhecer Madrid e Barcelona, o país bem que merecia um pouco mais da atenção dos visitantes para seu interior.

Com paisagens lindíssimas e uma história gigante, que ainda mostra sua cara nas fortalezas e becos, povo aberto e acolhedor, uma mistura de culturas que gerou uma identidade única e gastronomia diversificada e saborosa, é impossível não se apaixonar pela Espanha.

Se você pretende conhecer um pouco mais a Espanha, veja algumas ideias de lugares imperdíveis para ver por lá!

O que fazer na Espanha: 15 lugares para conhecer por lá

Leia também:
Roteiros de viagem pela Espanha para 7, 10 ou 15 dias

1. Ilhas Canárias

Um paraíso com sol e verão o ano inteiro, as Ilhas Canárias ficam a 2.000 km da costa da Espanha. Consideradas geograficamente parte da África, estão ali pertinho do Marrocos e de Cabo Verde.

Tenerife, Ilhas Canárias

As praias de água azul transparente, aliadas ao ritmo descansado do arquipélago, são um convite para relaxar com um drink em mãos e nenhuma preocupação na cabeça. A maior ilha é Tenerife, mas as outras, como Lanzarote, Gran Canária e La Palma, também valem a pena a visita.

2. Tarifa

No extremo sul da Espanha, perto do Estreito de Gilbraltar, fica Tarifa, uma cidade repleta de praias com dunas enormes e muitos praticantes de esportes aquáticos, como surf, windsurf e mergulho. É considerado por alguns o destino de praia mais bonito do país.

Tarifa, na região da Andaluzia, Espanha

3. Formentera

O arquipélago das Baleares, no mar Mediterrâneo e a sete horas de barco de Barcelona, é mundialmente conhecido por Ibiza – das festas da galerinha topzera – e Mallorca.

Formentera - Ilhas Baleares, Espanha

Mas há muito mais para explorar nesse conjunto de ilhas. Formentera, considerado o último refúgio do Mediterrâneo por sua estratégia de conciliar o turismo com a preservação ambiental, tem mais de 80 km de praias a serem descobertas.

4. Astúrias e Galícia

O norte da Espanha é uma região formada por montanhas, praias selvagens e muito verde. Apesar das paisagens de tirar o fôlego, as Astúrias e a Galícia ainda não foram descobertas pelos brasileiros. Escolha Gijón ou Oviedo como base para explorar a natureza exuberante ao redor.

Astúrias, Espanha

Já a Galícia é muito conhecida por sua cidade mais famosa, Santiago de Compostela, destino final dos peregrinos que fazem o Caminho de Santiago, mas a região tem outras rotas com paisagens belíssimas para os fãs da natureza que ainda são muito pouco exploradas.

5. Toledo

Toledo é uma cidade histórica que fica a 70 quilômetros de Madrid, sendo um destino perfeito para um bate-volta saindo da capital da Espanha. Sua principal atração é andar pelas ruas da cidade amuralhada e a Catedral de Toledo.

Roteiros de viagem pela Espanha: Toledo

A cidade é cortada pelo Rio Tejo, o mesmo que passa por Lisboa, e ficou conhecida como a Cidade de Três Culturas na época do domínio árabe. Isso porque os governantes muçulmanos eram bastante tolerantes com a fé cristã e com a judaica. Isso rendeu uma mistura cultural por ali que ainda é percebida nos bairros.

Leia mais no nosso guia de viagem para Toledo

6. Rota dos Pueblos Blancos

Os pequenos povoados pintados de branco encravados na Sierra de Cádiz, no sul da Espanha, formam a rota perfeita para uma romântica road trip.

Rota dos Pueblos Blancos - Espanha

Essa região é melhor explorada de carro. Para isso, recomendamos que você alugue com antecedência, através de um comparador de locadoras, como a Rent Cars. Você insere o local de retirada do veículo, as suas datas e horários e o site vai te fornecer os preços e modelos de veículos disponíveis nas principais empresas que atuam naquele local.

Uma boa forma de começar é saindo de Jerez de la Frontera, cidade famosa pela produção do Xerez – o vinho típico da Andaluzia – e ir até Ronda, uma das cidades mais antigas e belas da Espanha, que foi construída em uma rocha. No meio do caminho, vale a pena parar em Zahara de la Sierra, Grazalema, Setenil de la Bodega, Gaucín, Arcos de La Frontera e Ubrique.

Leia mais roteiros de viagem pela Andaluzia

7. Granada

Toda a Andaluzia reflete o passado da ocupação árabe na região em seus palácios e mesquitas. Mas é em Granada que está o maior e mais belo legado da presença árabe na região: a Alhambra, um complexo de palácios e jardins cercado de montanhas.

A fortaleza conta ainda com uma pequena vila e templos que eram usados como lugar de descanso pelos Nasridas, a última dinastia muçulmana a dominar a região.

Alhambra, em Granada - Espanha

Mas, além da Alhambra, a cidade inteira é lindíssima e disputa com Sevilha o título de cidade mais bonita da Espanha. Mas embora a capital seja grandiosa e imponente, Granada ganha no charme.

Leia mais sobre o que fazer em Granada

8. Salamanca

Uma cidade com clima universitário, cercada de joias arquitetônicas e artísticas para todos os lados. A Universidade de Salamanca, fundada no século 13, é uma das mais importantes da Espanha.

Catedral de Salamanca - Espanha

O centro histórico é uma atração à parte. Considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, é um dos mais bonitos e bem preservados da Espanha, reunindo ali séculos de história e arte.

Salamanca é conhecida como a “Cidade Dourada”, por causa do tom que seus prédios adquirem ao pôr do sol.

9. Cadaqués

Essa romântica cidadezinha à beira do mediterrâneo foi considerada por Salvador Dali o “povoado mais bonito do mundo”.

Em relativo isolamento até o fim do século 19, o lugar ainda preserva uma atmosfera que te faz pensar que o tempo não passa por ali e segue atraindo artistas e intelectuais de todo o mundo.

Cadaqués, na Espanha

10. Pirineus

Essa cadeia de montanhas entre a Espanha e a França é cheia de paisagens que misturam o verde e o branco da neve e tem trilhas e travessias para todos os viajantes, desde os mais aventureiros que se animam a escalar paredões ou fazer trilhas que duram dias até aos que só querem passar algumas horas entre a natureza e descobrir lugares incríveis e praticamente intocados.

Pirineus, na Espanha

11. San Sebastián

A bela San Sebastián, no País Basco, é também vibrante e um polo gastronômico de primeira. Ali, as tapas são assunto sério e os chefes fazem questão de inovar no aperitivo típico da Espanha, tanto é que essa uma das cidades com maior concentração de restaurantes Michelin do mundo.

San sebastian, País Basco - Espanha

Também conhecida como Donóstia na língua basca, a cidade é considerada por muitos uma das mais bonitas da Espanha e tem uma vida cultural e a boêmia de dar inveja.

Além disso, essa é uma boa porta de entradapara conhecer a apaixonante cultura basca.

Leia mais sobre San Sebastián

12. Sevilha

Até aqui, você já percebeu que a Espanha é cheia de candidatas a cidade mais bonita, né? Pois Sevilha é outra concorrente de peso. Tanto que o guia que me recebeu por lá abriu o passeio proclamando que aquela era a cidade mais bonita do mundo.

O que fazer em Sevilha: Plaza España

Apesar de megalomaníaca, a afirmação não é infundada. A capital da Andaluzia tem algumas das obras arquitetônicas mais impressionantes da Espanha, como a Plaza España e a Catedral de Sevilha.

Leia mais sobre Sevilha no nosso guia da cidade

13. Costa Brava

A Costa Brava é uma popular zona litorânea da Catalunha muito conhecida entre os espanhóis, mas ainda pouco explorada pelos turistas estrangeiros. Próxima a Barcelona, é uma ótima candidata para um bate-volta ou mesmo para uma fuga de fim de semana, se você procura um lugar tranquilo para um refrescante banho de mar.

A região tem diversos pontos de mergulho de águas mornas e cristalinas e repletas de vida marinha. Eu fiz meu mergulho de batismo ali, pagando 45 euros na agência H2O Diving Center.

Palamós - Costa Brava

Algumas cidades que rendem uma parada na Costa Brava são: Palamós, Lloret de Mar, Tossa del Mar, L’Escala e Cadaqués, já citada ali em cima.

14. Girona

Girona é uma cidade murada tem que tem 96 mil habitantes e fica 90 quilômetros de Barcelona e é uma das mais importantes cidades turísticas da Catalunha. A apenas 30 minutos num trem de alta velocidade da capital da província, esse é um dos bate-volta mais comuns por ali.

onde ficar em girona

Hoje um polo cultural no país e repleta de opções para curtir a vida noturna, Girona tem muita história para contar: foi fundada por romanos, escolhida como moradia por judeus e conquistada por muçulmanos e por Napoleão. A cidade foi sitiada 25 vezes e capturada em sete ocasiões ao longo de seus mais de dois mil anos de vida.

Saiba mais sobre Girona aqui

15. Valencia

Pouca gente sabe, mas Valencia é o berço de uma dos mais icônicos símbolos espanhóis: a paella. Além disso, tem algo único para mostrar, raramente visto em uma cidade espanhola: o contraste entre o passado, marcado pelo centro histórico bem preservado, e o futuro, e com a Cidade das Artes e das Ciências, um dos principais pontos turísticos dali.

Cidade das Artes e das Ciências de Valência

Além disso, é a capital de uma região com cultura única: pra começar, a primeira língua dos moradores dali é o valenciano. E, além da paella, ainda ostenta outros dois ícones gastronômicos: A horchata, bebida que se parece um leite de amêndoas, e a Água de Valência.

Leia mais sobre Valência no nosso guia de viagem

Dicas para quem deseja conhecer os melhores lugares da Espanha

Se interessou por algum desses lugares incríveis para conhecer na Espanha? Então veja agora algumas dicas de como planejar sua viagem pela país.

Qual a melhor época para viajar para a Espanha?

A Espanha pode ser visitada durante quase todo o ano, mas se você quer temperaturas mais amenas, a melhor época é entre março a maio e de setembro a outubro, na primavera e no outono.  Nesses meses, as temperaturas ficam entre 15°C e 20°C.

O verão é bastante quente, beirando o insuportável, no sul do país, como Madrid e Andaluzia. Já o inverno é bastante rigoroso no norte, como no País Basco e Astúrias, então tenha isso em mente na hora de planejar uma viagem para lá nessa época.

Se seu destino forem as ilhas, praias ou Barcelona, o verão é um bom momento para viajar também.

Como encontrar passagens aéreas baratas para a Espanha

As passagens para a Espanha, saindo de Guarulhos ou do Rio de Janeiro, custam a partir de R$ 2500, ida e volta. Um preço médio para viagens para a Europa atualmente gira em torno de R$ 3200.

O mesmo vale para outras capitais, com o diferencial de que você terá que fazer ao menos uma conexão antes de chegar ao destino.

É possível encontrar promoções, se comprado com antecedência. Procure reservar sua passagem no mínimo três meses antes da viagem.

Transporte dentro da Espanha: como se locomover no país

É muito fácil se locomover na Espanha. O país é interligado por linhas férreas, linhas de ônibus e ainda conta com diversas empresas low cost.

Embora não parece, o país é grande e se você pretende se deslocar por grandes distância, essa é a melhor opção. Uma viagem de carro de Barcelona para a Andaluzia, por exemplo, chega a 14 horas. Por outro lado, ônibus noturnos podem te ajudar a cruzar grandes distâncias. De Madrid a Barcelona, por exemplo, são cerca de 8 horas.

Os trens costumam ser a opção mais caras. Por isso, é importante comprá-los com antecedência, uma vez que os preços tendem a subir com o tempo.

Você pode comparar preços dos trens, ônibus e voos no site da Omio.

Alugar um carro é também uma boa opção que pode te garantir mais flexibilidade na sua viagem. Isso é especialmente recomendado se você pretende fugir dos grandes centros e explorar os povoados, como os Pueblos Blancos, a Costa Brava ou o norte do país.

Nesse caso, recomendamos que você alugue com antecedência, através de um comparador de locadoras, como a Rent Cars. Você insere o local de retirada do veículo, as suas datas e horários e o site vai te fornecer os preços e modelos de veículos disponíveis nas principais empresas que atuam naquele local.

Segurança em uma viagem para a Espanha

A Espanha é um país seguro para viajar, seja de carro ou de ônibus. As estradas são boas e há pouca violência urbana. Você só precisa ficar atento a furtos em grandes centros ou locais com aglomerações turísticas.

Mas não deixe de contratar um seguro de viagem. Ele é obrigatório para entrar na Espanha, assim como todos os países da zona Schengen, e pode ser exigido na imigração. E não vale qualquer seguro, é preciso que tenha uma cobertura mínima de 30.000 euros.

Você pode conseguir seguro de viagem para a Europa, com desconto para os nossos leitores. Basta usar o cupom 360MERIDIANOS05. Dá uma olhada nas ofertas abaixo. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício.

Seguro Viagem: Europa
AC 35 EUROPA AC 35 EUROPA Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 23/dia*
GTA 60 SLIM  EUROPA GTA 60 SLIM EUROPA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (SUPLEMENTAR) R$ 17/dia*
CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 26/dia*

5/5 - (1 vote)

Autor


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “15 lugares incríveis para conhecer na Espanha

  1. Natalia, dicas excelente. Amo esse blog. Já visitei Salamanca, Santiago de Compostella, galicía, Pirineus, realmente a Espanha é fácil se apaixonar…Beijos

    1. Olá Florisbela! Estou com o coração na mão de estar indo embora da Espanha, virou um pouco minha casa também…

      Abraços!

  2. Eu incluiria Sevilha na lista. Adorei a lista quero muito conhecer Granada! Galicia é deslumbrante! Meu namorado é descendente de galego e danço no grupo de dança daqui de Curitiba, então foi um prazer visitar la!

  3. Olá!
    Vou viajar entre junho e julho(2017), descobri vcs hoje, sairemos do Brasil com destino a Holanda e de lá partiremos para outros países. Comecei a ler e adorei as sugestões, tenho certeza que me ajudarão muito .
    Desde já agradeço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.