fbpx

O que fazer em Belfast, na Irlanda do Norte: 15 Pontos Turísticos

Nesse texto você descobre o que fazer em Belfast, em 2 ou 3 dias, com uma lista dos principais pontos turísticos da capital da Irlanda do Norte e um roteiro de viagem completo.

Belfast é uma cidade bonita, com uma vida noturna animadíssima e uma história complexa. Foi um dos destinos turísticos que mais me surpreendeu positivamente nos últimos tempos e, onde certamente quero voltar.

Onde fica Belfast?

Belfast é a capital da Irlanda do Norte. Fica a 160 km de Dublin (cerca de 2h20 de trem) e 115 km de Londonderry (2 horas).

Belfast e a Irlanda do Norte fazem parte do Reino Unido, enquanto o restante da Irlanda é parte da União Europeia. Com isso, a moeda de Belfast é a libra esterlina e as tomadas seguem o mesmo padrão que você encontra em Londres.

Belfast tem um aeroporto internacional, que recebe voos de toda a Europa, além de conexões de trem, ônibus e ferry para o resto da Irlanda, Escócia e Inglaterra.

Viajando pela Irlanda e Reino Unido? Leia também:
• Onde ficar em Dublin: 5 regiões de hospedagem dentro e fora do centro
• Seguro viagem Irlanda para 2023: dicas para escolher o seu
• O que fazer em Londres em até 5 dias (ou mais)
• O que fazer em Liverpool, Inglaterra: roteiro dos Beatles e outras dicas

Dicas de Hospedagem em Belfast, Irlanda do Norte

Recomendamos os seguintes hotéis em Belfast, para diferentes tipos de viajantes:

titanic quarter dicas de hoteis em belfast

Titanic Quarter, em Belfast

Você pode ver mais dicas de hotéis em Belfast e entender quais os melhores e piores bairros para se hospedar na cidade no clicando no post de onde ficar em Belfast.

Quais são os principais pontos turísticos de Belfast?

Os 12 principais pontos turísticos de Belfast, na Irlanda do Norte, são:

  1. Belfast City Hall e Centro Histórico
  2. St. George Market
  3. The Salmon of Knowledge
  4. Glass of Thrones
  5. Titanic Belfast Museum e SS Nomadic
  6. St Anne’s Cathedral e Cathedral Quarter
  7. Pubs de Belfast
  8. Muros da Paz
  9. Ulster Museum e Jardim Botânico
  10. Calçada dos Gigantes e Costa de Antrim
  11. Game of Thrones Studio Tour
  12. Belfast Castle

hospedagem em belfast irlanda do norte mobile

Belfast City Hall

Você consegue conhecer as nove primeiras atrações da lista em um dia em Belfast.

Se você não gosta de passeios corridos, quiser visitar o Museu do Titanic ou ter tempo para explorar os incríveis pubs da cidade, será necessário estender isso para dois dias de passeios na cidade.

Já as atrações de 10 a 12 ficam fora de Belfast ou afastadas do centro e funcionam como bate-volta.

O que fazer em Belfast num roteiro de 1 ou 2 dias?

Se você só tiver um dia em Belfast, concentre seu passeio no centro da cidade. Pretende visitar o Museu do Titanic? Então terá que começar seu dia cedo.

Dia 1 em Belfast

Belfast City Hall e Centro

Começando o roteiro no Belfast City Hall, o prédio da prefeitura da cidade, que domina a paisagem do Centro. É possível entrar gratuitamente no prédio e seus jardins, assim como fazer um passeio guiado em seu interior.

Dali, vale a pena circular pelo centro da cidade. As ruas Donegal, Queen St. e Ann St. são mais comerciais, mas muito bonitas.

roteiro em belfast irlanda do norte centro da cidade

Você vai notar que há vários bequinhos e passagens, recomendo também circular por eles – como a Pottingers Entry e a Crown Entry – muitas vezes, revelam ruas coloridas e outras surpresas.

No centro, você também encontra o shopping Victoria Square. Mas a sugestão para visitá-lo vai além das compras: Entre e siga de elevador até o último andar. Lá fica um domo de vidro com vista panorâmica 360º da cidade.

St. George Market e The Salmon of Knowledge

Perto da hora do almoço, siga para o St. George Market. O mercado municipal de Belfast tem excelentes opções de comida locais e de outros cantos do mundo. Além de ter barraquinhas de artistas locais e produtores de queijos, embutidos e produtos frescos.

Eu provei o sanduíche do Cubano’s e recomendo fortemente.

mercado municipal pontos turisticos belfast

Siga caminhando do St. George Market até a beira do rio Lagan, onde você encontrará o “The Salmon”, também conhecido como The Big Fish, uma grande escultura de salmão, coberto de azulejos, inspirado na mitologia irlandesa.

big fish salmon belfast roteiro de 3 dias

O grande peixe tem 10 metros de largura, e é pintado com textos e imagens com a história da cidade.

Titanic Quarter

Cruze o rio para visitar Titanic Quarter, uma antiga região industrial, que desde o início dos anos 2000 tem passado por uma transformação.

A primeira atração, logo no fim da ponte, é a trilha Glass of Thrones. Ao longo do caminho até o Titanic Museum, você encontrará uma série de vitrais com momentos importantes da série Game of Thrones, que foi gravada nos arredores de Belfast.

glass of thrones 1

No caminho, você também passará por alguns monumentos e esculturas com a história dessa região cidade. Belfast era a sede da Harland & Wolff, empresa responsável por construir os navios gigantes da White Star Line. O Titanic não só era o maior navio da época, mas também o mais moderno e luxuoso, até afundar em 1912.

As razões para o desastre do Titanic, que matou cerca de 1500 pessoas, não foram estruturais. Na época, acreditava-se que todos os navios eram resistentes a icebergs – o que fez com que o capitão do Titanic não só ignorasse os avisos de gelo, como circular pela região em alta velocidade.

Para piorar, era parte da regulação da época que a quantidade de botes salva-vidas fosse menor que o tamanho da tripulação. E não havia nenhum treinamento de como evacuar o navio. Por fim, o navio mais próximo, SS California, ignorou os sinais de SOS do Titanic.

museu titanic belfast

O Titanic Belfast tem 9 galerias interativas que contam a história do cruzeiro, desde a sua construção até os dias de hoje, com o naufrágio no fundo do mar. Além disso, em frente ao museu – e parte da visita – fica o SS Nomadic, o último navio da White Star. E atrás do prédio fica um memorial para as vítimas da tragédia.

Se você quiser fazer esse passeio, reserve entre 2 a 3 horas. A entrada custa £21.50 para adultos, com entradas mais baratas para crianças, idosos e famílias. É necessário comprar o bilhete, com hora marcada para entrada, com antecedência. Clique para garantir o ingresso na data da viagem e evitar filas. 

Se você estiver seguindo esse roteiro, recomendo entrar por volta das 14h ou, no máximo, 15h.

Cathedral Quarter

Pegue um onibus local, ou caminhe, de volta ao centro. A próxima parada é a região da Catedral de St. Anne, também conhecida como Cathedral Quarter.

Essa é a região com os melhores pubs e vida noturna de Belfast. Nós listamos mais abaixo os 9 pubs imperdíveis para conhecer na cidade. Se você tem dois dias na cidade, recomendo que divida a visita neles.

Se só quiser ir em um, não tenha dúvidas, vá ao Duke of York. Uma verdadeira instituição de Belfast, o pub conta com dois salões meticulosamente decorados, música ao vivo e excelentes pints de Guiness – que eu juro que são muito melhores do que em qualquer outro lugar do mundo (exceto, claro, no resto da Irlanda).

pub duke of york belfast o que fazer

Caso esteja aberto, na mesma rua fica outro pub imperdível, o Dark Horse. Apesar da decoração lindíssima e do beer garden incrível, com muitos grafites e pinturas, a grande atração é a porta do banheiro! É que trata-se da única porta da série Doors of Thrones que fica em Belfast.

Explico: uma tempestade derrubou algumas das árvores das Dark Hedges. Com a madeira, foram feitas algumas portas entalhadas com cenas de Guerra dos Tronos, que foram espalhadas por pubs nos arredores da cidade.

Para jantar, dentro do pub The Dirty Onion fica o restaurante Yardbird, que serve um churrasco de frango maravilhoso.

Dia 2 em Belfast

Comece seu segundo dia mergulhando na história dos Troubles, o conflito civil que arrasou a Irlanda do Norte dos anos 1960 a 1990 e tem repercursões políticas até hoje. Já escrevemos um texto muito completo sobre o assunto e a minha experiência visitando os Peace Walls na nossa newsletter Grandes Viajantes. Clique aqui para ler.

Muros da Paz

Os Peace Walls, ou Muros da Paz, foram barreiras construídas entre os bairros de protestantes unionistas e católicos republicanos para tentar conter a violência entre eles. Até hoje existem 97 barreiras, várias delas com portões, que são fechados durante a noite. Os Muros ficaram conhecidos porque vários deles são cobertos de grafites coloridos.

muro da paz peace wall o que fazer belfast irlanda do norte

É possível ir até os Muros da Paz por conta própria seguindo de ônibus até a região de Shankill/Falls. Foi o que eu fiz e me arrependi.

Em primeiro lugar, a região da cidade não é exatamente segura, nem particularmente bonita. Segundo que somente ver os muros sem explicação sobre as histórias e sem saber quais trechos tem grafites interessantes, não tem muita graça. Principalmente debaixo de chuva, o que é comum em Belfast.

Por isso, recomendo fazer um dos tours que te leva pelos muros. Existem duas opções:

  1. Fazer um Black Cab Tour, que é um tour naqueles táxis pretos tradicionais do Reino Unido, com o motorista te levando pelos principais pontos da história e contando tudo sobre o conflito. Esses tours custam a partir de £30,00 por pessoa, e tem como principal vantagem já incluir o transporte a partir do centro de Belfast e te proteger da potencial chuva. Veja aqui um dos tours com melhores reviews na Get Your Guide. 
  2. Uma opção mais barata e igualmente interessante é fazer um tour guiado a pé por essa região. Encontrei passeios a partir de 18 libras. Esse tour de 3 horas é com dois guias, ex-prisioneiros dos dois lados do conflito, para ter uma boa perspectiva dos pontos de vista. Também é possível fazer um tour que foca em arte de rua moderna, explorando outras partes da história. Veja aqui. 

Jardim Botânico e Ulster Museum

Depois do passeio anterior, vá para a região conhecida como Queens Quarter. Uma vez lá, siga para a Botanical Av., onde você pode ir almoçar. São várias opções de comida, do tradicional aos clássicos internacionais. A rua também é bastante animada à noite.

onde ficar em belfast barato bairro queens botanical av

Botanical Avenue

A parada seguinte fica ali pertinho: o Jardim Botânico de Belfast. Lá dentro, fica o Ulster Museum, um museu de história da cidade. No espaço, você encontra artefatos históricos desde a pré-história. Uma grande exposição sobre os Troubles e até três esculturas de dragões pendurados no teto. A entrada é gratuita.

museu do ulster belfast

Centro de Belfast e The Crown Liquor Saloon

Ao sair do museu, volte para o Centro de Belfast. Recomendo ir até a avenida onde fica a Ópera da Cidade, e, mesmo que não gostar de cerveja, admirar a fachada e o interior do The Crown Liquor Saloon (46 Great Victoria St.), que é maravilhoso.

the crown pub em belfast

Depois, continue seguindo a nossa lista de pubs, vários deles com música ao vivo a partir da tarde.

3 dias em Belfast? Bate-voltas a partir da cidade

Se você tiver 3 dias ou mais em Belfast, então aproveite para fazer bate-voltas aos arredores da cidade, ou, ainda, dedicar um tempo para explorar a Costa de Antrim.

Calçada dos Gigantes e Costa de Antrim

A Calçada dos Gigantes é um monumento natural que é Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO. A paisagem de pedras que se encaixam em hexagonos perfeitos é lindíssima, assim como as vilas, castelos e cenários ao longo da Costa de Antrim.

calcada dos gigantes irlanda do norte costa de antrim

Todo esse passeio está a menos de 2 horas de Belfast, sendo um bate-volta perfeito. Nesse texto aqui, eu explico tudo sobre a Calçada dos Gigantes e como fazer o tour por conta própria ou com uma agência.

Como não aluguei um carro, então optei por fazer o passeio que te leva até a Calçada dos Gigantes e vários pontos legais pela Costa de Antrim, alguns relacionados à série Game of Thrones. É o tour com melhores reviews na Get Your Guide.

O tour custou 30 libras e durou 9 horas. Eu recomendo demais essa experiência e digo que vale a pena reservar com antecedência para evitar que se esgote.

Game of Thrones Studio Tour

Ao longo de quase 10 anos, toda a equipe de produção da série Game of Thrones esteve em Belfast, nos Linen Mill Studios em Banbridge. Centenas de habitantes da Irlanda do Norte foram figurantes da série e os belos cenários do país foram utilizados como pano de fundo.

Enquanto é possível ver várias coisas relacionadas a Game of Thrones gratuitamente em Belfast e arredores (mencionei várias nos tópicos acima), sem dúvida, o melhor lugar para fãs da série é o Studio Tour Game of Thrones.

A experiência – bastante semelhante ao Harry Potter Studio Tour em Londres – te mostra os cenários das partes internas dos castelos de Winterfell ou Kings Landings, objetos cenográficos, peças de vestuário e maquiagem, etc.

A experiência custa £39.50 para adultos (com opções com desconto para jovens ou grupos) e é imprescindível reservar com antecedência o seu horário. É possível adquirir o bilhete com transfer saindo de Belfast, no caso, custa £55,00. Clique aqui para comprar e para garantir seu ingresso na data da viagem. 

Tenha em mente que, apesar de existirem ônibus locais de Belfast até a rodoviária de Banbridge, não há opção de transporte da cidadezinha até os estúdios. Assim, se você não estiver de carro e não quiser contratar um transfer, teria que fazer uma caminhada de 3 km na ida e na volta, ou pegar um táxi/uber.

Belfast Castle

O belo Castelo de Belfast fica numa colina, chamada Cave Hill, com vista panorâmica para a cidade. Também fica cercado de um parque.

Esse não é um castelo medieval, já que o original do século 12 foi destruído por um incêndio. O prédio é de 1870, construído nas terras de um marquês, fora do centro da cidade.

Tenha em mente que o interior do castelo não é voltado à visitação e sim a eventos privados. Dessa forma, é possível visitar o parque no entorno, gratuitamente, e também ir ao restaurante e bar que ficam na propriedade.

Para chegar lá é só pegar o Translink Metro Bus 1. Desça na parada Strathmore Park e siga as placas para o castelo.

O que fazer à noite em Belfast? 9 Pubs Imperdíveis

A palavra noite no título é livre. Na verdade, você pode passar dias e dias explorando os pubs de Belfast, vários deles históricos e importantes – tanto que coloquei dois deles na lista de pontos turísticos imperdíveis. Uma boa pint de Guiness, muita música ao vivo e diversão garantida.

cathedral quarter o que fazer em belfast

Tive a sorte de ter uma amiga da cidade que me listou os melhores pubs para visitar durante a minha estadia. Testei todos e agora compartilho com vocês. O link no nome dos pubs leva para a localização exata deles no Google Maps.

  • The Duke of York – ótimo lugar para fotos, pint de Guinness de qualidade. Igualmente querido por locais e turistas.
  • The Dark Horse – decoração lindíssima, porta do Game of Thrones e arte da área externa é incrível. Abre em horários aleatórios.
  • Kelly’s Cellars – pub bem tradicional irlandês, com o interior de uma taverna antiga e área externa.
  • The Dirty Onion – atrai público mais jovem, está bem na moda e tem um bom restaurante no interior.
  • Thirsty Goat – também focado no público mais jovem, tem uma área tradicional de restaurante e outra do lado onde fica a animação.
  • Whites – pub mais antigo de Belfast, fundado em 1658.
  • Bittles – fica num prédio super estreito, que parece uma torre. Tem vários murais sobre história e política. Pint barata.
  • The Crown Liquor Saloon – fachada e interior maravilhoso. É quase impossível conseguir beber uma pint lá dentro, eu só consegui tirar fotos.
  • The Points – para quem quer uma noitada, tem música e dança tradicional irlandesa.

Leia também: 10 lugares para curtir a noite de Dublin

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e visitei mais de 45 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.