fbpx
Tags:
Atlas: Marvão, Alentejo, Portugal

O que fazer em Marvão, Portugal: uma vila histórica no Alentejo

Marvão, no Alentejo, tem tudo o que torna uma aldeia em Portugal especial: uma vila no alto de um serra, um castelo medieval, ruelas com casinhas fofas, com uma vista infinita que alcança quase a Espanha. Nesse texto você encontra todas as informações para visitar Marvão: como chegar, o que fazer lá, o que ver nos arredores e na Serra de São Mamede, além de dicas de hotéis.

O que fazer em marvao alentejo portugal

Vai viajar pelo Alentejo? Então leia também:
O que fazer no Alentejo, Portugal: roteiro de viagem
O que fazer em Monsaraz, uma vila medieval em Portugal
O que fazer em Évora, Portugal: roteiro de 1, 2 ou 3 dias
Vila Viçosa: visita a vila alentejana e a história da Dinastia de Bragança
Elvas, em Portugal: o que fazer na cidade fortificada
Aldeia da Luz, em Portugal, a vila que não se afogou
O que fazer em Vila Nova de Milfontes, litoral do Alentejo

Onde fica Marvão: mapa e como chegar

Marvão é uma vila alentejana com quase 500 habitantes, que fica bem no meio do Parque Natural da Serra de São Mamede, a quase 900 metros de altitude. A maior cidade próxima é Portalegre.

Marvão está à cerca de 120km de distância Évora e 220 km de Lisboa.

Para chegar no Marvão, ir de um carro é a melhor escolha. As estradas IP2 (com portagens) e N245 (sem pedágios) levam até a vila partindo de Évora, num trajeto que leva de 1h30 a 2h, dependendo da estrada escolhida.

Já quem parte de Lisboa, leva entre 2h20 a 2h40, e tem três opções de estrada (A1 e A23; A6; ou N119 – a única sem pegádios/portagens).

Não existem trem/comboio até lá e são poucas opções de ônibus/autocarros. Se você chegar até Portalegre, consegue seguir para o Marvão em duas opções: Linha 8903Linha 8313. A Rede Expressos diz ter uma rota de Lisboa para Marvão, porém não encontramos nenhum horário disponível.

Uma opção para quem não quer alugar carro é contratar um passeio, algumas empresas fazem roteiros privados partindo de Lisboa.

Um pouco sobre a história de Marvão, Alentejo

A história da cidadezinha é milenar. Tudo começa no período romano, quando, no final do século 1, época do Imperador Augusto, foi fundada a cidade romana de Ammaia, na Serra de São Mamede. Era uma importante cidade para a província da Lusitânia e assim continuou sendo até o século 4.

O ponto mais alto da região onde estava Ammaia, a Fortaleza de Ammaia. começou a ser ocupado para fins militares desde o tempo dos romanos. Foi no século 9, porém, que o muladi (misto de cristão e árabe) Ibn Maruán criou um reino rebelde em Badajoz, hoje Espanha, e resolveu fundar uma cidade naquele estratégico ponto alto – muito mais seguro e praticamente impossível de conquistar.

Marvão, como vocês podem perceber, vem do nome Ibn Maruán. Era o refúgio estratégico para o líder, quando Badajoz era ameaçada.

O que fazer em marvao alentejo portugal

O castelo continuou no domínio árabe até ser tomado pela primeira vez por Dom Afonso Henriques, em alguma altura entre 1160 e 1166. Essa ocupação, porém, não durou muito, pois os árabes conseguiram retomar o território alguns anos depois e somente em 1226, já no reino de D. Sancho II, com o apoio de ordens militares, que fez parte de vez do território português.

Saiba mais: D. Afonso Henriques e a história de Portugal

Ao longo dos séculos seguintes, o Castelo de Marvão teve importância significativa nas disputas internas do governo português e também nas guerras contra Castela e Espanha.

O que fazer em Marvão, Portugal

  • Castelo do Marvão

A principal atração da cidade é, sem dúvida, o Castelo do Marvão. Classificado como monumento nacional, a antiga fortaleza fica aberta diariamente, das 10h às 17h, com entrada de €1,50.

A visita começa pela cisterna, uma das maiores em Portugal, com 10 metros de altura, 46 de comprimento e capacidade de acumular água por até seis meses. Dali você visita portas, terreiros, torres, pátios das armas, entre outros lugares. Do alto das torres e ao longo das muralhas a vista é impressionante.

Leia também: Do Alentejo se vê a grandeza do mundo 
Fotos do Castelo de Marvão, Portugal

O que fazer em marvao alentejo portugal

O que fazer em marvao alentejo portugal

O que fazer em marvao alentejo portugal

Leia também: 10 castelos em Portugal para se sentir numa viagem no tempo

  • Museu Municipal de Marvão / Igreja de Santa Maria

Ao pé da entrada do castelo ficam jardins bem bonitos e logo em frente o Museu Municipal, localizado dentro da antiga Igreja de Santa Maria, com uma coleção de arte sacra, arqueologia e etnografia.

castelos de portugal marvão

  • Ruas da vila medieval

Caminhar pelas ruas de Marvão é outro passeio imperdível. Na rua do Espírito Santo fica a Casa dos Governadores, do século 17, a fonte do conselho, também do século 17, e a Capela do Espirito Santo, do século 16.

Também é possível visitar o largo do pelourinho, séc. 16, onde fica a Câmara Velha, antiga prisão que funcionou até 1956. Hoje, ali funciona o centro cultural da cidade, incluindo uma sala de exposições do prédio histórico.

O que fazer em marvao alentejo portugal
O que fazer em marvao alentejo portugal

O que visitar em Marvão e arredores

  • Praia fluvial do Marvão

Para quem visita a cidade em dias de calor, basta descer poucos quilômetros até a praia fluvial de Portagem, no rio Sever. O belo complexo de piscinas nas águas é cercado de árvores e também fica ao pé de uma ponte quinhentista e uma torre medieval.

Para quem gosta de trilhas e caminhadas, o trilho Marvão a Portagem é um percurso pedestre fácil, circular, de 7 km.

praia fluvial marvao portugal

  • Ruínas Romanas da Ammaia

A cerca de dois quilômetros dali ficam as ruínas romanas de Ammaia. Há um pequeno museu, com a história e artefatos recuperados, e uma área aberta onde é possível ver as escavações das ruínas do que um dia foi uma cidade romana importante, com fórum, banhos públicos e anfiteatro.

No dia da minha visita acontecia a Ammaia Festum, uma feira romana com espetáculos, banquete e shows representando a época, que ocorre sempre num final de semana do mês de junho.

ammaia cidade romana marvao portugal

  • Lagar Museu – Centro de Interpretação do Azeite

Na aldeia de Galegos fica o Lagar Museu, onde se produz o Azeite DOP Castelo de Marvão. O lagar tradicional pertence à mesma família a décadas. Na visita guiada, que dura 75 minutos, dá para conhecer o olival e as formas de colheita da azeitona, os lagares atual e antigo, além de prova de azeite.

A visita custa €15,90 euros por pessoa com direito a uma embalagem de azeite de oferta. Crianças com menos de 10 anos não pagam.

É preciso reservar o passeio com antecedência. Mais informações no site oficial.

  • Castelo de Vide

Castelo de Vide é outra cidade fortificada na Serra de São Mamede que vale a visita. Fica a poucos quilômetros do Marvão e tem como diferença o fato de ser mais movimentada: claramente, há mas pessoas vivendo ali.

O castelo em Castelo de Vide tem um burgo medieval dentro, com ruas decoradas de flores.

Na cidade também ficam uma das antigas judiarias em Portugal: bairros formados por comunidades de judeus que fugiram da Espanha, quando a religião foi proibida por lá.

castelo de vide alentejo portugal

  • Portalegre

A cidade de Portalegre é uma parada interessante para quem está a caminho de Marvão. Não tem muito para ver, mas rende uma visita por um par de horas para conhecer a cidade.

Essa é a maior cidade na região da Serra, conta com a arquitetura típica do alentejo, com casas brancas e construções históricas com antigas muralhas, um castelo, catedral e antigos conventos. Também é famosa pelas tapeçarias, contando inclusive com um museu sobre o tema.

  • Parque Natural da Serra de São Mamede

O Parque Natural da Serra de São Mamede é um excelente passeio para quem gosta de entrar em contato com a natureza. Tem diversas opções de trilhas, aldeias históricas, miradouros com vista panorâmica, praias fluvais e cascatas naturais. O blog português Vagamundos conta com um excelente guia para quem pretende visitar a Serra.

Onde ficar no Marvão: dicas de hotéis

Nós já ficamos na Estalagem de Marvão, uma bela casa histórica restaurada, bem no meio da vila. Tem um café da manhã (pequeno-almoço) excelente, e também conta com uma cozinha para os hóspedes. A nota no Booking é 9.4 (soberbo). As diárias para o quarto duplo ficam a partir de 55 euros.

Outras opções de alojamentos locais com excelente custo/benefício são: Casa da Silverinha, a Casa O Arco Alojamento Local e a Casa da Árvore

Quem quer ainda mais conforto pode ficar na Pousada de Marvao, um hotel 4 estrelas com decoração tradicional; ou o hotel Dom Dinis Marvão, que tem 3 estrelas, decoração mais moderna e um terraço com vistas panorâmicas.

Veja também todas as opções de casas para temporada em Marvão disponíveis no Airbnb.

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e visitei mais de 45 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “O que fazer em Marvão, Portugal: uma vila histórica no Alentejo

  1. Olá, Luiza, tudo bem?
    Estou querendo visitar Marvão no próximo ano, em outubro, saindo de carro de Lisboa. Vc pode me dar sugestões de roteiro? Em quais cidades parar no percurso? Irei com meu marido e nossa filha que, neste período, terá 1 ano e 4 meses.
    Desde já, te agradeço e parabéns pelo blog, informações e dicas muito legais.

  2. Já percebi que meu gosto por vilas antigas e pequeninas não é só um capricho meu. Sou historiador e tenho na Idade Média meu universo apaixonado. Já estou a te seguir em busca de dicas e comentários sobre as prováveis escolhas de destino que pretendo definir. Monsaraz, Marvão, Elvas, Beja, Évora, estas no Alentejo. Lisboa e Óbidos no leste e Albufeiras + Sevilha no Algarve. Estou indo em agosto próximo desde o Brasil.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.