Tags:
Atlas: Rouen, França

O que fazer em Rouen, na França: roteiro de 1 dia

Rouen, a capital da Normandia, está a apenas uma hora e meia de Paris.  A cidade tem mais que um centro histórico fofo, com casinhas coloridas e prédios medievais. Foi ali que Joana D’Arc, hoje santa, na época guerreira, foi queimada. Neste texto conto para vocês o que fazer em Rouen, além de dar dicas de como chegar, onde comer e beber e onde ficar caso você decida fazer mais que um bate-volta por essa região da França.

Leia também: A história de Joana D’Arc e por que ela foi queimada em Rouen

O que fazer em Rouen: principais atrações

  • Catedral de Notre-Dame
  • O Grande Relógio
  • Praça do Mercado antigo e Igreja de Santa Joana D’Arc
  • Museu de Belas Artes
  • Abadia de Saint-Ouen
  • Igreja de Saint-Maclou e Átrio de Saint-Maclou
  • Historial de Joana D’Arc e Torreão

o que fazer em rouen franca rua catedral

Mas muito mais do que atrações turísticas, talvez o melhor de Rouen seja andar sem rumo pelo centro histórico, observar o entortar e as cores das casas de madeira, a delicadeza das lojas de arte, explorar os antiquários e experimentar a gastronomia local.

Como chegar em Rouen: bate-volta de Paris

É bastante simples ir para Rouen a partir de Paris. Você pode ir de trem ou de ônibus. O tempo de viagem é mais ou menos o mesmo: entre 1h10 e 1h30.

Eu escolhi ir de ônibus por um motivo simples: estava muito mais barato e a qualidade dos ônibus é boa. Eu fiz a pesquisa via GoEuro e a diferença de preço entre ônibus e trem ficava em mais de dez euros. Porém, tenha em mente que esses preços variam com as datas e vale a pena pesquisar antes da sua viagem, porque o trem fica mais barato dependendo da antecedência da compra.

Fizemos a ida pela Oui Bus e voltamos com a FlixBus. A rodoviária em Paris é o Terminal Jules Verne e em Rouen os ônibus param e partem da 33 Avenue Champlain: basta atravessar a ponte e caminhar poucos metros até a catedral. Para quem vai de trem, a estação ferroviária de Rouen também fica bem próxima ao centro, perto do Torreão da Joana D’Arc.

Se você for fazer um bate-volta, recomendo chegar cedo, para conseguir ver o máximo das atrações, que costumam fechar por volta das 18h, mesmo no verão.

Roteiro de um dia em Rouen

o que fazer em rouen franca catedral notre dame

Comece o seu dia na Catedral Notre-Dame de Rouen. Imperdível, a catedral fica bem no centro histórico da cidade. Começou a ser construída no século 12, mas passou por diversas mudanças ao longo dos anos, principalmente depois dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, que danificaram bastante o templo. Dentro da igreja você encontra túmulos de importantes Duques da Normandia, incluindo o do rei inglês Ricardo Coração de Leão. Lá dentro também há uma capela dedicada à Santa Joana D’Arc. A Catedral de Rouen abre todos os dias e tem entrada gratuita.

o que fazer em rouen franca catedral 3 rouen franca catedral 1

Uma dica extra para a visita à catedral é observá-la pelos jardins nas laterais. O mais fácil é o que fica bem ao lado da entrada. Mas também vale a pena contornar a igreja pelo outro lado e tentar entrar no portão da rue des Bonnetiers, onde ficam belos jardins circundados por prédios históricos.

Depois dessa visita, dê uma passada no escritório de turismo da cidade, bem em frente à Notre-Dame, onde você pode pegar mapas e outras informações sobre Rouen. O escritório fica localizado num prédio histórico do século 16.

o que fazer em rouen franca escrito turismo

Siga pela Rue du Gros Horloge que te levará ao Grande Relógio. Cartão-postal de Rouen, o relógio fica numa arcada e é um dos mecanismos de relojoaria mais antigos da Europa, em atividade desde o século 14. Além de observar a estrutura dos dois lados, é possível visitar o interior da torre, que fica aberta de terça a domingo. Custa 7 euros. Bem ao lado do Gros Horloge fica o que é uma boa dica de onde beber em Rouen: o Delirium Cafe Rouen, uma das filiais do tradicional bar belga, que conta com uma generosa carta de cervejas.

o que fazer em rouen franca grande relógio

Continue pela mesma rua e você chegará a Place du Vieux Marché, ou Praça do Antigo Mercado. Foi ali que, em 1431, Joana D’Arc foi queimada. O lugar hoje é marcado por uma cruz e uma igreja contemporânea, a Igreja de Santa Joana D’Arc, construída em 1979, mas com vitrais de uma antiga igreja medieval. O templo dedicado à Santa Joana abre todos os dias e tem entrada gratuita, mas é bom saber que fecha das 12h às 14h, além de sexta e domingo de manhã.

o que fazer em rouen franca igreja joana dar o que fazer em rouen franca praca mercado

Um mercado de comidas locais e frutas frescas também funciona ali, mas é preciso passar por lá durante a manhã para ver todas as barracas funcionando. É um bom lugar para experimentar produtos típicos.

De lá, siga pela Rue Jeanne DArc até o Torreão de Joana D’arc, o único vestígio que restou do castelo onde a guerreira ficou presa. Hoje, dentro do espaço funciona uma espécie de jogo interativo para conhecer a história de Rouen enquanto pequenos grupos de pessoas tentam fugir da torre. Mais informações no site oficial.

No caminho até o torreão fica outra atração importante da cidade, o Museu de Belas Artes de Rouen. A capital da Normandia é considerada um dos berços do impressionismo, e o museu tem obras de pintores como Monet, além de clássicos de Caravaggio e Velázquez.

o que fazer em rouen franca museu belas artes

A entrada é gratuita, mas cuidado para não bater com a cara na porta – aconteceu comigo: o museu fecha às terças-feiras.

Siga seu caminho em direção a duas igrejas importantes em Rouen. Primeiro, a Abadia de Saint-Ouen é uma igreja enorme, de 137 metros, parte do mosteiro beneditino mais poderoso da Normandia na Idade Média. Hoje, em parte do prédio do mosteiro funciona a prefeitura. Ao redor da igreja fica um agradável jardim.

o que fazer em rouen franca abadia saint Rouen

No caminho para a próxima igreja, não deixe de passar pela Passage De La Petite Horloge, uma pequena passagem muito simpática e ótima para fotos. Além disso, a rua vai levar até a Rue Eau de Robec, que, além das casas coloridas de enxamel, também tem flores e um pequeno riacho.

o que fazer em rouen franca petit relógio o que fazer em rouen franca rua flores

Vire na Rue Damiete até a Igreja de Saint Maclou, onde vale a pena apreciar de perto as portas esculpidas em madeira. Além disso, as praças e as ruas no entorno da igreja são um adorável exemplo de Rouen. Foi num café nessa praça que paramos para um vinho e um crepe.

Vire na Rue Martainville e fique atento à uma pequena entrada do Átrio de Saint Maclou. O antigo pátio central era um cemitério na Idade Média e é uma das últimas necrópoles medievais no centro de uma cidade. Teve origem na epidemia da peste negra do ano de 1348, que matou três quartos dos habitantes do bairro. O pátio estava em obras quando visitei, mas na fachada do lado de fora encontram-se alguns painéis com explicações sobre sua história.

o que fazer em rouen franca atrio st maculou

A última atração do dia requer ir caminhando de volta em direção à catedral, passando por uma das ruas medievais da cidade, a Rue Saint-Romain. Bem estreita, pedonal e com lojas e cafés para ver e perder a hora, essa também é a rua onde fica o Historial de Joana D’Arc, um museu interativo que reconstitui a história da santa.

Na Rue Saint-Romain, duas dicas: a passagem bem estreita da Rue des Chanoines te leva entre muros de casas e jardins até o quarteirão seguinte. E também a casa de chá Dame Cakes, que encanta com todos os detalhes e cuidado, além dos deliciosos doces franceses.

o que fazer em rouen franca passagem

Outras coisas para fazer em Rouen: A cidade conta com diversos museus, como o de História Natural ou de Antiguidade, e alguns prédios históricos como o Palácio da Justiça e o Hotel de Bourgthroulde. Você pode conferir todas essas atrações, além da agenda de eventos, no site da Rouen Tourisme (que tem até versão em português).

Onde ficar em Rouen

o que fazer em rouen franca prédios tortos

Rouen, sendo a capital da Normandia, é uma boa base para quem quer explorar mais essa região francesa. Eu já escrevi um post bem completo explicando as melhores regiões de Rouen para se hospedar, com dicas de hotéis e albergues para todos os bolsos.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa, inclusive na França, e importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.