Tags:
Atlas: Atenas, Grécia

Onde ficar em Atenas: os 5 melhores bairros e outras dicas

Muita gente me disse que a Atenas era feia, suja e sem graça. Insegura, disseram também. Essa é a percepção de muitos europeus com que conversei. Por esse motivo, tem gente que acaba só passando por lá rapidamente para seguir para as ilhas, com uma parada rápida para ver a Acrópole e só. Essas pessoas não sabem o que estão perdendo. Nesse post compartilho com vocês todas as dicas de Onde ficar em Atenas, com os 5 melhores bairros para se hospedar na cidade e dicas de acomodação em todos eles, para todos os bolsos.

Minha experiência em Atenas foi incrível. Sim, a cidade é um pouco suja e os prédios não são exatamente bonitos. Mas basta começar a explorar as ruas dos diferentes bairros para descobrir uma cidade viva, com habitantes simpáticos, bares, cafés e restaurantes charmosos e criativos.

Leia também: O que fazer em Atenas: 10 lugares para visitar
História e Mitologia da Acrópole de Atenas

Quantos dias ficar em Atenas? Em três dias dá para ver tudo com calma (os pontos turísticos/ruínas) e ainda aproveitar a vida noturna diversificada de Atenas. Eu fiquei cinco dias. Consegui explorar a cidade e ainda fiquei com vontade de voltar. Então, vamos começar do básico? É hora das dicas de onde ficar em Atenas.

Onde ficar em Atenas

  • Syntagma

Syntagma Atenas

Foto: Orlovic – CC BY-SA 3.0

A Praça Syntagma é onde fica o parlamento grego e onde se concentram muitos dos hotéis em Atenas. É ali também que convergem dezenas de linhas de ônibus, metrô e trolebus. Ou seja, é uma região movimentada pra caramba e também a área que os gregos se reúnem para protestar (quase semanalmente, diga-se de passagem).

Veja todas as opções de hotéis em Sytagma

Isso quer dizer que ficar em Syntagma é uma má ideia? Não necessariamente. A verdade é que ficar ali é conveniente, dado o fácil acesso a tudo o que importa em Atenas. E a pé. Ou seja, greves de transporte público não afetam sua estadia. E no caso de um protesto maior, basta ir para a área turística, praticamente outro mundo.

Nessa região também há alguns bares e restaurantes legais, quando você entra no bairro e sai de perto da praça. Porém, é bom ficar atento aos pertences de dia ou de noite, porque furtos são muito comuns.

Ideias legais lá, do econômico ao mais confortável:
Bedbox Hostel
Sweet Home Hotel 
Hotel Lozenge 

  • Plaka

Onde ficar em Atenas Plaka

Plaka é o bairro que fica aos pés da Acrópole – e só isso já o tornaria um destino excelente. Essa é certamente a região mais turística de Atenas: são várias ruelas com casinhas típicas gregas, que lembram as ilhas, cheias de lojas de suvenirs, restaurantes e bares (mais caros) com mesas na calçada. É interessante entrar nas ruas de Plaka e esquecer que você está numa cidade grande. As principais ruas são a Kydathineon e Adrianou.

Veja todas as opções de hotéis em Plaka

Ideias de hospedagem para todos os bolsos:
Athens Backpackers 
Adrian Hotel
Palladian Home
Home and Poetry
Plaka Hotel
Electra Metropolis

  • Monastiraki/ Psirri

Onde-ficar-em-Atenas-Psirri

Se tem um lugar que eu não curti em Atenas, esse lugar foi a praça Monastiraki. Apesar da localização central e do mercado de antiguidades que rola por ali, esse foi o único local em que fui perseguida intensamente por vendedores de bugigangas. Fora que foi só ali que fiquei muito tensa com a possibilidade de ser furtada. O interessante é que a poucos metros dali, ao norte da praça, fica uma das regiões que mais gostei da cidade: Psirri.

Veja todas as opções de hotel nessa região

É um antigo bairro industrial que sofreu uma transformação meio hipster e hoje abriga uma das maiores concentrações de bares, cafés e galerias de arte de Atenas. O melhor é que o lugar é frequentado pelos gregos e tem preços bem mais amigáveis que Plaka. O único porém é que as ruas ao redor não são o lugar mais propício para circular durante a noite ou sozinho.

Ideias de hospedagem para todos os bolsos em Psirri:
Evripides Hotel
Arion Athens Hotel
18 Micon Str.
O&B Athens Boutique Hotel

 

  • Makrianni e Koukaki

Onde ficar em Atenas Koukaki

Makrianni e Koukaki são áreas residenciais bem bonitinhas, que ficam ao sul da Acrópole. É por ali que fica o novo Museu de Acrópole e o Templo de Zeus Olímpico. Essa área é tranquila e praticamente o oposto de Plaka. O legal é que algumas ruas são fechadas para o trânsito de carros, o que tornam os bairros ainda mais agradáveis.

Veja todas as opções de hotéis em Koukaki

  • Kolonaki

Onde ficar em Atenas Kolonaki

O Leblon de Atenas. Fica ao redor do Monte Licabeto e tem aquele ar de novela do Manuel Carlos que todo bairro da riqueza possui. É uma área agradável para passear, de dia ou de noite. Apesar de ser a região onde moram os ricos de Atenas e ter uma estrutura legal de bares, lojas e restaurantes, não é uma área que fica apinhada de turistas. O ponto negativo, porém, é que não é tão colado na Acrópole como as outras opções, apesar de ser possível ir a pé até lá.

Veja opções de hotéis em Kolonaki

Onde ficar em Atenas: outras ideias de hotéis e hostels

Onde ficar em atenas museu acropole

Vista do café do Museu da Acrópole

Atenas é uma cidade grande. Logo, além dessas opções mais centrais, há centenas de hotéis espalhados na cidade, para agradar todos os bolsos e tipos de turista. Você pode checar todos os hostels em Atenas. Ou procurar algum hotel ou B&B que se adapte ao seu orçamento. Ainda, veja todas as opções de hotéis 4 estrelas em Atenas.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um comentário sobre o texto “Onde ficar em Atenas: os 5 melhores bairros e outras dicas

  1. Olá! Bom dia! Vc saberia me dizer qual o bairro mais próximo ao aeroporto? Queria tentar algo bem baratinho para passar apenas algumas horas antes do voo. Vc indicaria algo?
    Muito obrigada e parabéns pelo excelente blog!!!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.