fbpx

Onde ficar em Valparaíso e Viña del Mar: melhores regiões

Por estarem próximas de Santiago (120 km), muitos turistas optam por conhecer Viña e Valparaíso num esquema bate-volta. Quem quer ter tempo, no entanto, passa pelo menos uma noite na região. Foi o que fizemos – chegamos por uma, dormimos, fomos para a outra e voltamos por lá, tudo de ônibus. Se você resolver fazer o mesmo, resta a questão que abre este texto: onde ficar em Valparaíso e Vinã de Mar?

Ao olhar o mapa elas nem parecem ser duas cidades diferentes. Valparaíso e Viña del Mar estão a 10 quilômetros uma da outra, misturadas numa só área urbana que permite que o viajante se desloque entre cidades em menos de 20 minutos, usando o transporte público. Mas mesmo durante esse curto trajeto dá para entender porque Valparaíso e Viña são municípios diferentes: Valparaíso é uma cidade portuária conhecida por seu centro histórico e cheia de prédios meio esculhambados. Já Viña tem tudo menos uma aparência acabada: é um balneário para gente fica, elegante e doida para mergulhar no Oceano Pacífico.

Leia nossos textos sobre Valparaíso e Vinã del Mar

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável em qualquer viagem. Não fique desprotegido no Chile. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício com nosso código de desconto.

As vantagens de Valparaíso

O grande charme de Valparaíso é o centro histórico, formado por casinhas coloridas no alto de morros. Para chegar até elas, o lance é usar os ascensores, elevadores com mais de 100 anos de funcionamento e que transportam cerca de 4 milhões de passageiros por ano. Durante os fins de semana, a noite em Valparaíso é agitada, mas a cidade fica mais paradona no meio da semana. Foi em Valparaíso que eu me hospedei – a ideia era curtir os bares da cidade e, no dia seguinte, partir para Viña del Mar, de onde voltaríamos para Santiago. Foi uma boa estratégia.

Se você resolver fazer o mesmo, tenha em mente que vale a pensa ficar hospedado na parte alta de Valparaíso. A parte baixa é muito próxima ao porto e tem todas as desvantagens que áreas assim costumam oferecer. Já a parte alta oferece vistas assim, ó:

Onde ficar em Valparaíso

Foto: Javier Rubilar – CC BY-SA 2.0

Uma boa região para se hospedar em Valparaíso é no Cerro Concepcion, um dos morros mais legais da cidade. A Casa Paseo Atkinson B&B tem quartos com vista fantástica, além de ser muito bem avaliado pelos hóspedes no Booking. Já o Hotel Brighton fica numa casinha amarela muito simpática e também tem uma vista espetacular, enquanto o Casa Volante Hostal é o albergue mais bem avaliado da cidade, com opções de quartos privativos e dormitórios.

Veja mais opções de hospedagem no Cerro Concepcion, em Valparaíso

As vantagens de Viña del Mar

Viña é mais arrumadinha e bonitinha que Valparaíso. E isso significa alguma coisa, afinal muita gente não gosta de Valparaíso por causa das sujeira e confusão da cidade, principalmente na parte baixa, perto do porto. Além disso, Viña é um destino de praia, o que conta pontos no verão, mas é um aspecto negativo no inverno. Eu estive lá numa época fria e não passei nem perto do mar. Mesmo assim, a cidade tem outras atrações, como restaurantes, alguns museus e até um castelo.

Como Viña combina com luxo, na categoria cinco estrelas está o Sheraton Miramar Hotel & Convention Center, enquanto o Piero’s Hotel é um três estrelas bem avaliado. Um bom hostel é o Reñaca Beach Hostel.

Se você procura por praias badaladas, uma opção é verificar todas as opções em Reñaca, que fica a 5 quilômetros do centro de Viña e conta com várias opções de hospedagem.

Veja mais opções de hospedagem em Reñaca, em Viña del Mar

Viña del Mar, Chile

Onde ficar em Valparaíso e Viña del Mar: outras opções

Se você ainda estiver um dúvida, escolha a cidade que cabe melhor no seu bolso ou que tenha o hotel mais próximo do seu estilo. Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Vinã de Mar. Já para Valparaíso, clique aqui.

Ao fazer sua reserva a partir dos links listados aqui, o blog ganha uma pequena comissão. Essa é uma forma de ajudar o 360meridianos, mas você não paga nada a mais por isso. Para mais detalhes, veja as políticas do blog.

Avalie este post

Autor

  • Rafael Sette Câmara

    Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21 comentários sobre o texto “Onde ficar em Valparaíso e Viña del Mar: melhores regiões

  1. ola! estou indo parao chile no dia 17/02/2018… estou muito confusao em qual seria e melhor parte de vina del mar, estamos indo eu e meu marido….gostamos muito de praia , mas ja sabemos que nao sao praia como aqui no brasil… mas tambem adoramos a noite com barzinho…enfim coisas para casal que quer curtir.

  2. Oi Rafael, tudo bem? Vou no Reveillon com meu marido e meus pais. Você indica hospedagem em Valparaiso ou Viña del Mar/Reñaca? Gostaríamos de quartos privativos com banheiro, e percebi que o Reñaca Beach Hostel só tem quartos compartilhados. No hostelbookers e no hostelworld, além do Reñaca Beach, tem o Magnolio Hostel e Pepe Hostel. O que você indica?
    Obrigada!

  3. Olá Rafael, estou indo em maio com meu marido (somos um casal maduro) para Santiago, Vina, Valpa e Mendoza, e vejo que tem algumas divergências de locais para pernoitar. Não somos de balada e sim de um bom restaurante com boa comida e um bom vinho se tiver uma musica ao vivo melhor ainda, qual a melhor cidade para passar um sábado a noite, Vina ou Valparaiso? Maio tem movimento nestas cidades? Tem alguma sugestão de hotelzinho bom e barato…com quarto e banheiro privativo?

  4. Bom dia Rafael,
    estou indo com um amigo passar o revellion e estou na duvida se ficamos em renaca ou vina del mar.
    Nossa ideia é surf e balada. O que me sugeres?

    Abraço, parabéns pelo post.

    1. Olha, no fundo tanto faz, João. A cidade é pequena e usar o trasporte público é bem simples e barato. Você pode escolher pelo preço da hospedagem, por exemplo. Eu curti alguns hostels que vi em Reñaca.

      Abraço

  5. Só pra constar, o link aqui está direcionando pro booking.com , mas pra valparaiso opções melhores no hostelworld: Planeta Lindo, Hostal Casa Valparaiso, Casa Volante Hostal e Hostal Po.

    1. É que a gente tem parceria com o Booking, Romulo. Mas já usei o Hostel World algumas vezes também. Costuma ter mais opções de albergues, mas normalmente uma taxa é cobrada antes, no cartão. Eu gosto mais do Booking, mas é sempre bom ver todas as opções.

      Abraço e boa viagem.

  6. Quer dizer então que Renaca é mais badalado que as praias mais próximas do centro de Vina? Porque eu estava justamente olhando este Renaca Beach Hostel e achei muito longe. Vou agora dia 17/09 pra Santiago e de 19/09 pra 20/09 quero passar em Vina. Posso pegar hospedagem nesse hostel de olho fechado então?

    1. Oi, Rômulo. As praias são mais badaladas, não quer dizer que o ambiente em geral seja. Até porque isso varia de acordo com a época do ano também. No verão é mais movimentado. Em setembro eu não sei, vai depender da temperatura e do clima. É longe do centro mesmo, mas é fácil se locomover de transporte público.

      De olhos fechados você não pode pegar nada. 🙂 Esse texto é opinião. E opinião varia de pessoa para pessoa – você pode chegar lá e discordar de mim. Muita gente pode pensar que outras localizações são melhores. O negócio e filtrar e ver o que serve para você.

      Mas repare que a localização é o ponto mais elogiado desse hostel (nota 9,2, de acordo com quem ficou lá). Ou seja, mais gente curte a região.

      Abraço.

  7. Adorei as informações do site, vou viajar em novembro e graças a vocês ampliaram muito as minhas opções.

    Parabéns pelo site!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.