Você sabia que é possível viajar sem passaporte? Isso mesmo! Há 9 países que você pode viajar levando com você apenas o seu RH, todos eles na América do Sul.
Você pode passar pela imigração e curtir as férias portando apenas o seu documento de identidade brasileiro. Tudo isso graças a acordos bilaterais do governo para facilitar o trânsito entre os nossos vizinhos.
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Nesse post te contamos quais são as regras para entrar na Argentina, Uruguai, Chile, Peru e demais países vizinhos em 2023 e 2024.
Veja também:
• 5 roteiros de mochilão pela América do Sul
• Viagem pela América Latina: guia completo do México à Argentina
• Qual o melhor seguro viagem para a América do Sul? Veja 5 dicas
Quais são os países que você não precisa de passaporte para viajar?
Graças aos acordos diplomáticos do Mercosul, você não precisa de passaporte para viajar para 9 países da América do Sul:
- Argentina
- Bolívia
- Chile
- Colômbia
- Equador
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- Venezuela
Veja mais sobre cada um deles.
Argentina
Buenos Aires te espera e é logo ali. A nossa capital vizinha é bonita, charmosa, animada e relativamente barata para brasileiros.
Além disso, que tal conhecer as vinícolas de Mendoza, os lagos de Bariloche, o norte andino ou as belezas da Patagônia?
Toda a Argentina, um dos países mais lindos do mundo, te recebe de braços abertos. E sem passaporte. Veja aqui mais dicas de viagem para a Argentina.
Bolívia
De La Paz ao Salar de Uiuny: a Bolívia é incrível e muito barata. Com cultura indígena presente e riquíssima, paisagens que parecem ter saído de um filme de ficção científica e um povo alegre e receptivo, a Bolívia é, para muita gente, o destino favorito na América do Sul.
E o melhor: sequer precisamos de passaporte para viajar para lá. Se você quer conhecer um lugar diferente, ter experiências únicas e gastar pouco, esse pode ser o destino para você. Não deixe de ler o texto em que explicamos, número a número, quanto custa viajar pela América do Sul.
Chile
Comece por Santiago. Corra para as colinas para esquinar, caso seja inverno, ou vá apreciar a vista para os Andes e a animação da cidade, caso seja verão.
Não se esqueça das vinícolas, do Atacama e da Patagônia: o Chile é lindo, tem ecossistemas diversos e os voos para lá estão frequentemente com boas tarifas. Veja mais dicas de viagem para o Chile!
Colômbia
A capital Bogotá é rica em cultura urbana, gastronomia, história e arte, mas sem perder o calor e a simpatia do povo colombiano.
O país tem ainda praias caribenhas em Cartagena, San Andrés e Santa Marta; floresta amazônica e montanhas andinas. É diversidade para sulamericano nenhum botar defeito.
E se você ainda se assusta com esse nome, saiba que o histórico de violência advinda do narcotráfego já ficou para trás há mais de uma década e hoje a gente pode aproveitar as riquezas desse país único e, porque não, mágico?
Veja algumas ideias de roteiros de viagem pela Colômbia.
Equador
O Equador é o menor país da América do Sul, mas não fica pra trás quando o tema é riqueza cultural e, claro, natural.
É no país que fica o famoso arquipélago de Galápagos, símbolo da biodiversidade e muito conhecido por ser o local onde Darwin desenvolveu melhor sua teoria da evolução.
Mas essa não é a única opção para os amantes da natureza: o país ainda tem 14 vulcões dentro de seu território, litoral, floresta Amazônica e montanhas nevadas. Confira algumas dicas de viagem para o Equador.
Paraguai
O Paraguai é muito mais que a área logo após a Ponte da Amizade – na realidade, aquela região da Ciudad del Este não representa em nada o que é o país.
Apesar de ser conhecido pelas compras baratas (e ter a má fama de oferecer produtos de qualidade duvidosa, outro estereótipo), o país ainda tem muito a mostrar em termos de história, belezas naturais e vida noturna.
Que tal ir para lá? Promoções para Assunção, capital do país, são frequentes. Confira algumas dicas de viagem para o Paraguai.
Peru
Lima foi capital da América Espanhola, o que deixou a cidade lotada de construções históricas.
Antes disso, porém, o Peru foi também a capital do Império Inca, e os resquícios históricos dessas duas eras tornam deste um dos países mais interessantes e visitados do mundo.
Além de Machu Picchu e Cuzco, só para citar duas de suas maiores estrelas, o país também conta com cidades como Puno, Iquitos e as linha Nazca.
Isso para não mencionar a gastronomia única. Veja algumas dicas de viagem para o Peru.
Uruguai
Outra viagem simples e que não fica cara. E cabe num final de semana prolongado. Montevidéu, Punta del Este e Colônia del Sacramento podem ser visitadas em quatro dias.
Ou você pode combiná-las com Buenos Aires, que está a uma hora do Uruguai. Aqui temos um roteiro pronto para explorar o Uruguai de carro.
Venezuela
Entre as Ilha da Marguerita, o arquipélago de San roque e parte do Monte Roraima, a Venezuela tem muito mais a oferecer do que nos mostram os noticiários.
Nós temos pouco conteúdo sobre a Venezuela aqui no 360 – apenas um post, fruto de uma passagem de poucas horas por Caracas. Mas temos certeza que o país rende uma viagem e tanto.
Quais países da América do Sul exigem passaporte para viajar?
Na América do Sul, apenas as Guianas, o Suriname e as llhas Britânicas no sul do continente exigem passaporte de viajantes brasileiros.
Quais países da Europa não exigem passaporte para entrar? A Itália e Portugal exigem passaporte?
Para cidadãos brasileiros, todos os países da Europa exigem a apresentação do passaporte para entrar no país, incluindo a Itália e Portugal.
A exigência só não é válida para quem tem dupla cidadania europeia. Nesse caso, as pessoas podem circular dentro do Espaço Schengen sem passaporte.
No entanto, exigir passaporte não é o mesmo que exigir visto. Os países europeus não exigem visto de brasileiros viajando à turismo. Nesse post aqui você vê quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa.
Quais documentos necessários para viajar sem passaporte
O passaporte não é obrigatório, mas ainda há uma lista de documentos necessários para entrar nesses países. Vejam quais são:
Carteira Nacional de Identidade Válida
Para viajar sem passaporte na América do Sul, em países como Argentina, Uruguai, Chile e Peru, é preciso apresentar o documento de identidade (RG) ao oficial de imigração, conforme dito acima.
Mas atenção: é importante que o documento esteja em bom estado de conservação, ou seja, nada de carteira rasgada ou desmanchando, e que a foto seja atual.
Segundo o Itamaraty, o documento precisa ter até 10 anos de emissão, mas é bom entender isso mais como uma base para o que seria uma “foto atual” do que outra coisa. Se você mudou muito e a foto não se parece com você, mesmo que o documento tenha menos de 10 anos, é melhor tirar outro RG.
E atenção: a CNH e outros documentos oficiais do Brasil não são aceitos.
Comprovante de Entrada no país
No momento de entrada no país, você receberá um papel informando a data de ingresso e o tempo de permanência legal que você tem direito.
Guarde-o e apresente-o novamente no momento de deixar o país. Caso você o perca durante a viagem, será necessário pagar uma multa. O valor dessa multa varia em cada lugar.
Além disso, durante a pandemia, alguns países, como a Argentina, exigiram o preenchimento de um formulário específico. Fique atento se ainda há alguma exigência vigente antes de embarcar.
É obrigatório apresentar Seguro de Viagem na imigração?
Embora não precisem de passaporte, os brasileiros viajando para a Venezuela devem ter contratado um seguro de viagem. O documento é obrigatório e pode ser exigido na imigração, portanto o melhor é não arriscar.
Nos demais países, o seguro é opcional, mas a gente recomenda que você nunca viaje sem um. O seguro te protege em qualquer emergência médica, roubo, extravio de bagagem ou necessidade de interromper a viagem por conta de algum grande imprevisto, você estará tranquilo.
Quer saber como gastar pouco contratando o seguro?
Nós temos cupom de desconto que pode chegar ate 25% do valor do seguro, e ainda te permite comparar entre diversas seguradoras e encontrar a melhor cobertura para você, incluindo à cobertura para Covid-19.
Gostou? Então se liga nas ofertas abaixo:
Certificados de Vacinação para a América do Sul: Febre amarela e Covid-19
O comprovante de vacinação contra febre amarela é obrigatório e exigido na imigração de alguns países da América do Sul, exceto Argentina, Uruguai, Chile e Peru.
Alguns países da região também passaram a exigir comprovante de vacinação contra Covid-19 na imigração. Como essa exigência muda muito, nossa sugestão é que você confira diretamente no site do consulado do país para o qual você pretende viajar.
No post abaixo há um passo a passo para você tirar o certificado bilingue no app do SUS:
Veja aqui como tirar o seu certificado de vacinação internacional contra Covid-19 e Febre Amarela.
Além dela, o governo recomenda que o viajante se imunize contra hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, infecção meningocócica. Essas, porém, não são vacinas obrigatórias.
É preciso apresentar exame PCR contra Covid-19 para viajar pela América do Sul? E quarentena?
No momento, os países da América do Sul já não exigem exame de Covid-19 para embarcar, mas isso pode mudar dependendo da situação epidemiológica em cada país e do surgimento de novas variantes.
Confira todas as regras junto ao consulado do seu destino de viagem antes de embarcar, uma vez que elas podem mudar a qualquer momento!
Passagens aéreas baratas para viajar sem passaporte pela América do Sul
Quer encontrar passagem barata para o seus roteiros pela América do Sul? Então dê uma olhada nas promoções do Passagens Promo. Ali você compara os preços entre as principais companhias e fica sabendo de descontos imperdíveis.
Seu post me foi muito útil ne gostei da linguagem pois entendi tudo.
Planejo fazer um mochilao daqui 5 anos e precisava dessas informações.
Olá boa noite meu nome é Luciana moro no Brasil gostaria de saber oque é melhor luga ora nos brasileira ir pra trabalha
boa noite, gostaria de saber se preciso de passaporte do brasil para o méxico, aguardo resposta obrigada
Precisa de passaporte, Kenia.
Abraço.