9 países que não exigem passaporte: basta o RG

Viajar para o exterior não precisa ser burocrático. Se alguns países, como os Estados Unidos, dão trabalho e medo no viajante por conta da exigência de visto, outros liberam o turista brasileiro até de algo que é quase sinônimo de viajar para o exterior: o passaporte.

Não é preciso ter nem passaporte para viajar por nove países da América do Sul. Por conta de acordos diplomáticos com o Brasil, nesses casos basta apresentar seu RG, o documento de identidade. Mas atenção: é importante que o documento esteja em bom estado de conservação, ou seja, nada de carteira rasgada ou desmanchando, e que a foto seja atual.

Dica importante: Você pode até ir sem passaporte, mas não corra o risco de ir sem seguro. Saiba por que contratar um seguro de viagem para a América do Sul (e veja uma sugestão de seguro com desconto)

passaporte brasileiro

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Segundo o Itamaraty, o documento precisa ter até 10 anos de emissão, mas é bom entender isso mais como uma base para o que seria “foto atual” do que outra coisa. Se você mudou muito e a foto não se parece com você, mesmo que o documento tenha menos de 10 anos, é melhor tirar outro RG. Carteira de Motorista e outros documentos não são aceitos.

Na América do Sul, apenas as Guianas, o Suriname e as llhas Britânicas no sul do continente (incluindo as Malvinas, que são causa de problemas com a Argentina) exigem passaporte de viajantes brasileiros.

Veja também: 5 roteiros de mochilão pela América do Sul

ESTRADA - ARGENTINA - Cachi

Argentina

Buenos Aires te espera e é logo ali. Além disso, que tal conhecer as vinícolas de Mendoza, os lagos de Bariloche ou as belezas da Patagônia. Toda a Argentina, um dos países mais lindos do mundo, te recebe de braços abertos. E sem passaporte.

Bolívia

De La Paz ao Salar de Uiny: a Bolívia é incrível e muito barata. Se você quer conhecer um lugar diferente, ter experiências únicas e gastar pouco, esse pode ser o destino para você. Não deixe de ler o texto em que explicamos, número a número, quanto custa viajar pela América do Sul.

Chile

Comece por Santiago. Corra para as colinas para esquinar, caso seja inverno, ou vá apenas apreciar a vista, caso seja verão. Não se esqueça das vinícolas, do Atacama e da Patagônia: o Chile é lindo e os voos para lá estão frequentemente com boas tarifas.

Colômbia

Se eu pudesse visitar apenas um país da América do Sul em breve, acho que minha escolha seria a Colômbia (o “acho” fica por conta da disputa com o Equador, que também toma conta dos meus sonhos atualmente). Bogotá e Cartagena das Índias são alguns dos lugares que você pode visitar por lá.

Equador

Pois é, tem meses que eu busco passagens em promoção para o Equador. Ainda não deu, mas uma hora vai funcionar. Quito parece ser uma cidade interessante. E as Ilhas Galápagos são do Equador, embora muita gente se esqueça disso.

Paraguai

O Paraguai é muito mais que a área logo após a Ponte da Amizade – na realidade, aquela  região da Ciudad del Este não representa em nada o que é o país. Que tal ir para lá? Promoções para Assunção, capital do país, são frequentes.

Peru

Lima foi capital da América Espanhola, o que deixou a cidade lotada de construções históricas. Além disso, o Peru tem Machu Picchu e Cuzco, só para citar duas de suas maiores estrelas. E gastronomia única.

Uruguai

Outra viagem simples e que não fica cara. E cabe num final de semana prolongado. Montevidéu, Punta del Este e Colônia del Sacramento podem ser visitadas em quatro dias. Ou você pode combiná-las com Buenos Aires, que está a uma hora do Uruguai.

Venezuela

Nós temos pouco conteúdo sobre a Venezuela aqui no 360 – apenas um post, fruto de uma passagem de poucas horas por Caracas. Mas temos certeza que o país rende uma viagem e tanto.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

45 comentários sobre o texto “9 países que não exigem passaporte: basta o RG

  1. Rafael, 0 que me diz da Argentina, Buenos Aires. Estou pretendendo ir mas tenho alguns amigos que foram e dizem preferir o Chile, o que me sugere?
    Obrigada desde já pela atenção.

    1. É difícil falar porque isso é questão de gosto, né, Carla. Mas eu francamente sou do time que prefere Buenos Aires do que Santiago.

      Abraço.

  2. Oi tenho uma dúvida. Estou querendo viajar de carro para a Venezuela nas férias, mas não temos passaporte. Poderemos entrar na Venezuela com o carro e sem passaporte? Lendo alguns comentários fiquei em dúvida.

  3. Oi RAFAEL, GOSTARIA DE FAZER U OUTRA VIAJAR PRA FORA NOVAMENTE, JÁ FUI PARA O CHILLE, MAIS AGORA QUERIA PRAIA, GOSTARIA SEM BUROCRACIA, O QUE SUGERE COLÔMBIA OU URUGUAI ? GOSTARIA DE SABER MAIS.. OBRIGADA.

  4. Olá gostaria de ir para algum lugar que tivesse praia e não fosse caro será minha primeira viagem pra fora do Brasil
    Tenho receio por não saber a lingua fico com um medinho
    Site nota 10
    Obrigada

      1. Boa tarde Rafael, vou me casar ano que vem outubro de 2017, e gostaria de viajar para fora, talvez méximo, vc conhece algum lugar que seria bom e não muito caro para passar lua de mel ? se puder me dar algumas dicas o que já ir olhando com antecedência, isso me ajudaria muito.

        1. Boa tarde Rafael, vou me casar ano que vem outubro de 2017, e gostaria de viajar para fora, talvez México, vc conhece algum lugar que seria bom e não muito caro para passar lua de mel ? se puder me dar algumas dicas o que já ir olhando com antecedência, isso me ajudaria muito.

          1. Não conheço o México ainda, Lucas. Que tipo de lugar você quer? Me dá mais um pouquinho de informação que tento te ajudar. 🙂

            Abraço.

  5. Achei muito bacana suas informações, hoje em dia é muito difícil ver o ser humano ajudando seu semelhante, valeu mesmo!
    estava com dúvidas; vou me casar daqui 2 meses, e minha certidão de nascimento ficou retida no cartório quando fui dar entrada na papelada, ai veio a dúvida como vou tirar passaporte sem a certidão original de nascimento? estávamos pensando em passar a lua de mel no Mercosul mesmo….no máximo no México, mais o México precisa de passaporte né?
    Enfim, já tendo a lua de mel pro Mercosul já está de bom tamanho kkk Obrigada Rafael! Abraços.

    1. Olá. No caso da ausência da certidão original eu acho, não tenho certeza, você pode solicitar a cópia da certidão no cartório e autenticá-la.

  6. Oi…estou querendo viajar para o Chile e Colômbia, mas estou na duvida,gostaria de saber os lugares legais pra visitar em ambas as cidades….

  7. Rafael que show sua página! queria viajar eu e meu marido sozinhos pela primeira vez…somos de Poa tens alguma dica em época de crise para algum lugar bacana desses?gostamos muito de praia…

    1. Oi, Tiane. Você fala pra fora? Quero te ajudar, mas tenta me falar um pouco mais dos seus gostos e preferências, ou então fica complicado. hehehe

      Abraço.

  8. Olá estou querendo ir para San Andrés, queria saber se realmente não é necessário ter passaporte, somente com o Rg pode entrar no País?

    Obrigada

    1. Oi, Janaína. Conforme está escrito no texto, não é preciso ter passaporte para ir para a Colômbia.

      Caso sua dúvida persista e você sinta algum receio, meio conselho é que você procure o Consulado da Colômbia no Brasil.

      Abraço.

  9. To completando minha coleção de vistos da América do Sul. Dos países de língua espanhola faltam só Peru, Equador, Colômbia e Venezuela! Os outros fiz todos de carro hahaha, Ai se eu tivesse grana, só parava na estrada *–*

  10. Olá bom dia sou a Juh , conheci o site por acaso , enfim estou reniciando a faculdade e agora a do meus sonho turismo , o que vai me ajudar bastente a fazer o planajamento da viagemn que eu pretendo fazer logo após formada pela america do Sul , bom o que eu quero dizer que vocês são ótimos e quando quiser buascar incentivos vou buscar aqui , e também continuarei acompanhando . Espero que um dia vocês possam vim conhecer as encantadora cidade das cachoeiras que tenho no meu estado do Amazonas e tudo lindo também , Bom e isso e vocês são maravilhosos.

      1. Será um prazer ter oportunidade de mostrar o nosso rico e belo estado, hoje estudo turismo e logo mais estarei fazendo intercambio voluntario acho que viajar e algo não só ótimo culturalmente mais é coisa pra alma,quero um dia desenvolver um projeto social para dispertar em jovens o desejo por outros países e cultura , acho que isso e importante a grande maioria de nós eu digo nós por que o mais longe que já fui , foi a outro municpio da minha cidade, mais amor a paixão por viagens é uma coisa que se hoje eu podesse escolher viveria só disso mais pra tudo tem haver que um planejamneto más e ótimo ter vocês como guias nisso , valeu abraços.

  11. Oie! Podem me responder uma dúvida? Eu tenho muita vontade de fazer trabalho voluntário em qualquer país da América do Sul pela AIESEC, mas meu espanhol é totalmente básico (bem nível de ensino médio mesmo), mas meu inglês é avançado. Será que tenho chances de conseguir um? Ou realmente preciso de um espanhol intermediário para ter alguma chance?
    Sou fã do 360meridianos, beijos!

    1. Oi, Bruna. Tem sim. Eu estava exatamente na sua situação e consegui.

      Só toma cuidado, por que muitos dos “estágios” da AIESEC não existem de fato. Aconteceu comigo e com a Naty: chegamos lá na Argentina e não tinha nada para fazer na ONG. Então escolha bem a vaga para não ter esse problema.

      Abraço.

  12. Olá! Tenho uma pequena dúvida. Esses países não exigem passaporte, mas ele é aceito como documento de identidade ao invés do RG?
    Parabéns pelo site, tenho acompanhado vocês a um bom tempo.

  13. Como vocês são tarimbadíssimos me esclareçam por favor:
    Estou viajando desde 8 de agosto por países que estao no Acordo Schenguen ( Ex: Islandia, Noruega) e isso computa nos 90 dias que tenho a liberdade de transitar na Comunidade Européia?
    A Russia nao faz parte e passei 10 dias por lá ( sai da CEE e voltei para a CEE) como sao computados esses dias ???
    O ultimo país será Turquia, lá tem uma parte que faz parte da CEE e outra nao? Se sim, como faço para ficar fora da CEE?

    Precisaria de mais um mês……….

    Obrigada!!!!!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.