fbpx
Tags:
Atlas: Curitiba, Brasil, Paraná

Palácio Avenida: como é a apresentação de Natal mais famosa de Curitiba

Empoleirado numa janela do segundo andar, vi, pouco a pouco, uma multidão de 30 mil pessoas envolver o prédio histórico que estava do outro lado da rua. Tanta gente tinha se deslocado para o centro de Curitiba por um motivo: era noite de apresentação de natal do Palácio Avenida, um show que há quase três décadas ocorre em frente a um dos prédios mais icônicos da cidade.

Enquanto artistas dançavam na escadaria que levava ao público, um coral de 111 crianças, todas entre 7 e 12 anos, cantava das janelas do prédio. A apresentação de 2017 tinha clara inspiração em filmes como Harry Potter, A Noviça Rebelde e Mary Poppins e se chamava “Palácio Encantado”. A atriz e bailarina Simone Gutierrez fez o papel de uma professora de música que, junto com os alunos, trouxe à vida o “Senhor Palaciano”.

Para contar a história, a produção usou e abusou do video mapping, uma técnica para projetar imagens na superfície de grandes estruturas. Tipo a fachada de um prédio, que assim se tornou a estrela do espetáculo.

Veja também: 5 parques de Curitiba – passeios de graça na capital do Paraná
Passeio de trem em Curitiba – bate-volta até Morretes     
Onde ficar em Curitiba: dicas de hotéis e bairros

Palácio Avenida 2018

Palácio Avenida: como surgiu a apresentação de Natal

O Palácio Avenida nasceu para ser grande – literalmente, como deixam claro os 18 mil metros quadrados da estrutura, que tem 90 metros só de fachada e outros 18 de altura. Idealizado por um empresário sírio-libanês chamado Feres Merhy, o prédio foi projetado pelo trio Valentim Freitas, Bernardino Assumpção Oliveira e Bortolo Bergonse. Foi inaugurado em 1929 e logo se tornou um ponto de encontro de Curitiba – ali funcionava o Cine Avenida, um dos primeiros cinemas da cidade, e bares e cafés importantes, além de escritórios.

Mas as décadas se passaram e, como frequentemente ocorre com prédios bonitões em centros históricos, o Palácio Avenida caiu no abandono. Adquirido pelo banco Bamerindus em 1968, entrou na década de 1980 caindo aos pedaços. Foi aí que a empresa resolveu fazer uma grande reforma no prédio, que foi transformado na sede nacional do banco. Para comemorar a reinauguração, a firma realizou, em 1991, a primeira edição do Natal no Palácio Avenida.

O sucesso foi tão grande que a ação continuou nos anos seguintes. E não parou nem com o fim do banco Bamerindus, que foi vendido para o HSBC em 1995. Vinte anos depois foi a vez do Bradesco comprar o HSBC Brasil, mas a festa de Natal seguiu firme e forte, apenas com a mudança do nome do seu realizador.

Palácio Avenida curitiba

Palácio Avenida 2018

Em 2018 o Palácio Avenida terá sua 28° edição. O tema deste ano é “Tempo de Sonhar” e as apresentações ocorrem entre 30 de novembro e 16 de dezembro, todas as sextas, sábados e domingos, sempre às 20h15. O espetáculo dura em torno de 45 minutos. É de graça, mas sempre lota, por isso é aconselhável chegar cedo.

Dá pra assistir da rua perfeitamente, sem pagar nada, mas uma dica importante para quem preferir curtir a apresentação com um pouco mais de conforto e de um ponto de vista melhor é que vários dos prédios em frente ao Palácio Avenida funcionam como camarotes improvisados. Eles têm banheiros, cadeiras e alguns deles até com comes e bebes disponíveis. O preço varia – há locais que cobram em torno de R$ 60 e outros em que a entrada passa de R$ 100.

Palácio Avenida Natal

Em todo caso, é uma boa ideia reservar antes, já que as vagas são limitadas e a procura é grande. O Restaurante Bella Vista (41 3225-4465) é um dos mais tradicionais e tem capacidade para até 80 pessoas. Fica na Rua XV de Novembro, a Rua das Flores. O Edifício Mesbla, na Luiz Xavier, 40, também tem espaço com vista, assim como o Edifício Avenida e o Studio Diamond, todos de frente para o local do show. Por fim, dois hotéis costumam criar camarotes para o espetáculo, o Plaza e o Del Rey.

E fique de olho nas outras atrações de Natal que mexem com Curitiba – de músicas no Mercado Municipal a feiras e presépios, da iluminação de rua até uma parada natalina pelo centro da cidade. Nesse site, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, você encontra a programação de Natal na cidade.

Palácio Avenida

Dicas de hospedagem

Em geral, uma boa região para se hospedar em Curitiba é o Batel, um bairro residencial próximo ao centro – dá para ir andando até o Palácio Avenida. Por ali, já me hospedei no ibis Styles Curitiba Batel e gostei da localização. Gastei entre 10 e 15 minutos para chegar ao Palácio Avenida (fui e voltei a pé) e as outras atrações da cidade também estavam próximas, fosse caminhando ou usando os aplicativos de transporte.

Se preferir ficar na cara do gol, digo, do show, o Hotel Del Rey está praticamente de frente para o Palácio Avenida, a menos de 100 metros dele. Mas lembre-se que isso não é garantia que seu quarto terá vista para o local e nem que o camarote será aberto para hóspedes, já que em geral eles comercializam isso separadamente.

Veja mais opções de hotéis em Curitiba

Palácio Avenida 2018 – Anote aí:

  • Há apresentações nos dias 30/11/18, 01/12/18, 02/12/18, 07/12/18, 08/12/18, 09/12/18, 14/12/18, 15/12/18 e 16/12/18.
  • É de graça, mas fica lotado. Portanto, chegue cedo para garantir um bom lugar. Cada apresentação dura 45 minutos.
  • O Palácio Avenida fica na Travessa Oliveira Belo, 34, Centro.
Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.