Tags:
Atlas: Budapeste, Hungria

A visita ao Parlamento de Budapeste: tudo o que você precisa saber

Dificilmente você vai pensar em Budapeste ou ver uma fotografia de cartão-postal da cidade, de dia ou de noite, em que o prédio do Parlamento não esteja na presente. Enquanto a tarefa de tirar fotos do parlamento de todos os ângulos possíveis por fora é bem recompensadora, visitar o local por dentro também é interessante, dado o luxo da decoração. Mas é bom planejar bem essa visita.

Popularmente conhecido como Parlamento de Budapeste, o prédio é na realidade a Assembleia Nacional da Hungria, local onde 199 membros do Parlamento Húngaro e sua equipe de mais de 600 pessoas trabalham, além dos escritórios do Primeiro Ministro. Isso significa que, apesar da construção ser gigantesca – se estende por 268 metros paralelos ao Danúbio  (maior que o Parlamento de Londres, nessa dimensão), 123 metros de largura e mais 96 metros de altura, fazendo desse o prédio mais alto da cidade, junto com a Igreja de São Estevão – muito dos 18 mil metros quadrados são ocupados com gente importante trabalhando.

parlamento de budapeste praça

parlamento de budapeste

Com isso, a visita guiada ao Parlamento de Budapeste dura 40 minutos e passa por apenas cinco partes importantes do prédio (descreverei abaixo). Para visitantes que não são da União Europeia, ou seja, todos os brasileiros sem dupla cidadania, não é um passeio barato: 5200ft (cerca de 17 euros com as taxas da compra) para esse curto período de tempo. Confesso que isso me doeu um pouco o bolso e não sei se recomendo a visita para quem está com o orçamento apertado – para quem não estiver, acho que vale a pena.

O prédio abriga o governo da Hungria há pouco mais de cem anos. E demorou 70 anos para ser finalizado, ao longo do século 19. Essa foi uma era de ouro para a capital do país, já que na mesma época também foram construídos outros locais importantes, como a Praça dos Heróis, a elegante Avenida Andrássy, diversas pontes cruzando o Danúbio a algumas linhas de trem.

parlamento de budapeste estação rio

parlamento de budapeste e o rio danubio

A construção é uma mistura de diversos estilos arquitetônicos: enquanto a fachada imita o gótico, o primeiro andar é todo barroco e o teto tem elementos renascentistas. A decoração é feita em ouro de 22 a 23 quilates, meio milhão de pedras preciosas. Também há carpetes vermelhos de três quilômetros de extensão cobrindo os pisos, diversas esculturas e lustres.

Como comprar o tour guiado pelo Parlamento de Budapeste

Com quase meio milhão de visitantes por ano, o passeio pela casa do Parlamento Húngaro é concorrido. Apesar de estar aberto todos os dias e oferecer tour em 8 idiomas e diversos horários, as visitas se esgotam muito rápido. Ou seja, você não vai conseguir chegar e comprar na hora. Ou compre online, ou vá ao centro de visitantes logo no horário de abertura, enfrentando uma fila enorme e correndo o risco de não ter mais ingressos sobrando para o horário que você puder.

parlamento de budapeste fila

parlamento de budapeste visitor center

Comprar online é a melhor opção. O site oficial para fazer a compra é o Jegymester. Na primeira página, é possível ver todos os bilhetes disponíveis para o dia, dividido por horários e idioma do tour. São eles:

• Húngaro: 10h30, 13h30

• Inglês: 10h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00

• Francês: 11h00, 13h30

• Hebreu: 12h30

• Alemão: 10h00, 13h00, 14h00

• Russo: 12h30, 15h15

• Italiano: 10h15, 13h15, 14h15, 15h30

• Espanhol: 10h15, 13h15, 14h15, 16h00

É bom lembrar que a visita é restrita nos dias em que a Assembleia Nacional se reúne, mas isso é informado no momento que você tenta fazer a compra. Também não há visitas nos dias 15 de março, 20 de agosto e 23 de outubro, feriados húngaros, além do dia 1° de janeiro, domingo e segunda-feira de Páscoa, 1º de maio, 1º de novembro e 24 a 26 de dezembro.

Depois de escolhido o horário e o idioma, a página seguinte informa os preços. Há uma taxa de conveniência de 220ft (cerca de 1 euro) para todas as compras. O valor para adultos que não são cidadãos da UE, como eu já disse antes, é 5200ft (16 euros). Estudantes de 6 a 24 anos pagam metade. A entrada é gratuita para menores de 6 anos. Já cidadãos europeus pagam 2000 ft (meia para estudantes).

parlamento de budapeste frente

Depois, é necessário registrar um email e senha e finalizar a compra. Há várias formas de pagamento: Paypal ou cartão de débito e crédito. O ingresso é enviado para o seu email, que você deve imprimir e levar no dia da visita. Caso você não tenha impressora disponível, pode pegar o bilhete na entrada do Centro de Visitantes, dizendo seu nome, horário e data da visita. Convém chegar com 15 minutos de antecedência do horário marcado.

Como é a visita ao Parlamento de Budapeste

A visita à casa do parlamento começa nas Escadarias XVII. Ao todo, existem 28 escadarias assim em todo o prédio. Ela é decorada com ouro, estátuas, janelas de vidro e afrescos. De lá, passamos por alguns corredores com vista tanto para a praça em frente ao parlamento, a Kossuth Square, quanto para partes internas da própria construção.

parlamento de budapeste janelas escadarias

parlamento de budapeste corredor

parlamento de budapeste janela

Dai, a visita chega no Old Upper House Hall, um salão que costumava ser usado pelas plenárias da Assembleia Nacional e hoje é um espaço para conferências e reuniões. São 453 assentos, dispostos em formato de U, feitos de carvalho e pinturas nas paredes dos brasões das famílias reais húngaras.

parlamento de budapeste sala antiga
parlamento de budapeste teto old hall

Depois, seguimos para o Upper House Lobby, que é uma antessala bem bonita, com um carpete maravilhoso azul e esculturas que representam as profissões mais proeminentes do povo húngaro.

parlamento de budapeste upper house lobby

parlamento de budapeste detalhe upper house lobby

A sala seguinte é o ponto alto da visita. O Hall do Domo é o centro geométrico do Parlamento de Budapeste e o centro simbólico da Hungria. Ali, bem no meio, ficam as joias da coroa do país e esculturas representando todos os antigos monarcas húngaros. Rola até a uma troca da guarda lá dentro. Mas, infelizmente, é o único lugar que não se pode fotografar durante a visita.

Por fim, o tour termina nas Grandes Escadarias, que levam da principal entrada do prédio ao salão do domo. São 96 degraus cobertos com carpete vermelho, afrescos, colunas de granito e grandes janelas com vitrais.

parlamento de budapeste grand stairway


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários sobre o texto “A visita ao Parlamento de Budapeste: tudo o que você precisa saber

  1. Parabéns,
    Boas dicas.
    Já comprei os ingressos para fugir das filas.
    Realmente é muito caro o ingresso. Hoje já paguei 6.900,00 Ft com a taxa de 580,00 Ft.
    Osnildo

  2. Luíza, entrei no site e não consegui comprar para a data que eu queria (10/5). Sabe se há uma antecedência mínima para disponibilizarem os ingressos?

    1. Oi Janaina,

      Engraçado, eu entrei no site e tinha ingressos disponíveis em alguns horários de 10/05. Inclusive, alguns horários de visita em inglês já estavam até esgotados.

  3. Oi, Luiza! Estou encantada com seu blog! Informações precisas! Por favor, pode me informar se é possível visitar o parlamento sem o guia?
    Muito obrigada! Grande abraço e lhe desejo muitas viagens!

  4. Luiza, seu blog me ajudou muito à montar a viagem para o Leste Europeu ago em dez/jan 2017-2018!!
    Comprei os ingressos para o parlamento pelo site indicado e ocorreu tudo certo.
    depois voltarei para contar da viagem e da visita ao Parlamento.

  5. Luiza, bom dia! Tudo bem?

    Primeiramente gostaria de parabenizar os 3 pelo blog, e pela qualidade e seriedade das informações e dicas! Realmente é um dos melhores blogs de viagem que existem!

    Por causa do blog de vocês decidi minha próxima viagem… pro Leste Europeu. 😀
    E com as informações que existem por aqui deu pra organizar quase tudo da viagem!

    Luiza, seus posts sobre Budapeste têm me deixado completamente apaixonada e louca pra conhecer essa cidade! \o/

    Sobre essa visita ao Parlamento, você sabe dizer se não existe a opção de comprar um ticket somente para entrar, sem ser “guiado”? Procurei no site que você indicou, mas não encontrei.

    Obrigada!

    1. Obrigada pelo carinho Natalia!

      Em relação a visita ao parlamento, não existe opção de passeio sem ser guiado. Como é um prédio público em uso, eles mantém o controle de onde os visitantes vão dessa forma!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.