fbpx
Tags:
Atlas: Budapeste, Hungria

Parlamento de Budapeste: bilhete, como é a visita e mais!

Dificilmente você vai pensar em Budapeste ou ver uma fotografia de cartão-postal da cidade, de dia ou de noite, em que o prédio do Parlamento Húngaro não esteja na presente. Nesse texto você descobre como é o Parlamento de Budapeste por dentro, como comprar os bilhetes e todas as dicas para planejar seu passeio.

Vai viajar para Budapeste? Então não deixe de ler:
• O que fazer em Budapeste: roteiro e pontos turísticos
• Onde se Hospedar em Bucareste: melhores bairros

Descubra mais sobre o prédio do Parlamento Húngaro

Popularmente conhecido como Parlamento de Budapeste, o prédio é na realidade a Assembleia Nacional da Hungria, local onde 199 membros do Parlamento Húngaro e sua equipe de mais de 600 pessoas trabalham, além dos escritórios do Primeiro Ministro.

Isso significa que, apesar da construção ser gigantesca – se estende por 268 metros paralelos ao Danúbio, com 123 metros de largura e mais 96 metros de altura, fazendo desse o prédio mais alto da cidade, junto com a Igreja de São Estevão – muito dos 18 mil metros quadrados são ocupados com gente importante trabalhando.

parlamento de budapeste

História do Edifício

O prédio abriga o governo da Hungria há pouco mais de cem anos. E demorou 70 anos para ser finalizado, ao longo do século 19.

Essa foi uma era de ouro para a capital do país, já que na mesma época também foram construídos outros locais importantes, como a Praça dos Heróis, a elegante Avenida Andrássy, diversas pontes cruzando o Danúbio a algumas linhas de trem.

A construção é uma mistura de diversos estilos arquitetônicos: enquanto a fachada imita o gótico, o primeiro andar é todo barroco e o teto tem elementos renascentistas.

A decoração é feita em ouro de 22 a 23 quilates, meio milhão de pedras preciosas. Também há carpetes vermelhos de três quilômetros de extensão cobrindo os pisos, diversas esculturas e lustres.

Quando custa o tour ao Parlamento de Budapeste?

A visita ao Parlamento de Budapeste dura 40 minutos e passa por apenas cinco partes importantes do prédio.

Para visitantes que não são da União Europeia, ou seja, todos os brasileiros sem dupla cidadania, a visita custa 8400ft. Existe a opção de meia entrada para estudantes de até 24 anos.

Para quem é da União Europeia, a entrada custa 4200ft, com a mesma opção de meia entrada.

parlamento de budapeste estação rio

Como comprar o tour pelo Parlamento de Budapeste

Com quase meio milhão de visitantes por ano, o passeio pela casa do Parlamento Húngaro é concorrido. Apesar de estar aberto todos os dias e oferecer tour em 8 idiomas e diversos horários, as visitas se esgotam muito rápido.

Ou seja, você não vai conseguir chegar e comprar na hora. Sendo assim, a melhor opção é comprar online. Para isso, há duas opções, que explico a seguir.

parlamento de budapeste fila

O site oficial para fazer a compra é o Jegymester. O site é um pouco confuso, mas na primeira página, é possível ver todos os bilhetes disponíveis para o dia, dividido por horários e idioma do tour (húngaro, inglês, francês, alemão, russo, italiano e espanhol).

Os horários vão de a partir de 8h15 às 15h15. Há várias formas de pagamento: paypal ou cartão de débito e crédito. O ingresso é enviado para o seu email, que você deve imprimir e levar no dia da visita.

A outra opção de comprar é comprar a visita com audioguia em Espanhol, em reais, pelo site da Civitatis. A grande vantagem de comprar o ingresso dessa forma é que além de evitar filas e taxas de IOF, é que o cancelamento é gratuito até 3 dias antes do passeio.

Você também pode adquirir o ingresso é fazendo um tour por Budapeste que já incluí a entrada no Parlamento. Essa é uma boa opção tanto para quem quer conhecer mais sobre a cidade, como para quem está tentando comprar o ingresso para uma data que já está esgotada. O melhor: o guia fala inglês e espanhol!

É bom lembrar que a visita é restrita nos dias em que a Assembleia Nacional se reúne, mas isso é informado no momento que você tenta fazer a compra. Também há restrições às visitas em feriados húngaros, além do dia 1° de janeiro, domingo e segunda-feira de Páscoa, 1º de maio, 1º de novembro e 24 a 26 de dezembro.

parlamento de budapeste frente

Como é a visita ao Parlamento de Budapeste: interior do prédio

A visita à casa do parlamento começa nas Escadarias XVII. Ao todo, existem 28 escadarias assim em todo o prédio. Ela é decorada com ouro, estátuas, janelas de vidro e afrescos.

De lá, passamos por alguns corredores com vista tanto para a praça em frente ao parlamento, a Kossuth Square, quanto para partes internas da própria construção.

parlamento de budapeste corredor

Old Upper House Hall

Dai, a visita chega no Old Upper House Hall, um salão que costumava ser usado pelas plenárias da Assembleia Nacional e hoje é um espaço para conferências e reuniões.

São 453 assentos, dispostos em formato de U, feitos de carvalho e pinturas nas paredes dos brasões das famílias reais húngaras.

parlamento de budapeste sala antiga

Upper House Lobby

Depois, seguimos para o Upper House Lobby, que é uma antessala bem bonita, com um carpete maravilhoso azul e esculturas que representam as profissões mais proeminentes do povo húngaro.

parlamento de budapeste upper house lobby

Hall do Domo

A sala seguinte é o ponto alto da visita. O Hall do Domo é o centro geométrico do Parlamento de Budapeste e o centro simbólico da Hungria.

Ali, bem no meio, ficam as joias da coroa do país e esculturas representando todos os antigos monarcas húngaros. Rola até a uma troca da guarda lá dentro. Mas, infelizmente, é o único lugar que não se pode fotografar durante a visita.

Grandes Escadarias

Por fim, o tour termina nas Grandes Escadarias, que levam da principal entrada do prédio ao salão do domo. São 96 degraus cobertos com carpete vermelho, afrescos, colunas de granito e grandes janelas com vitrais.

parlamento de budapeste grand stairway

Como chegar ao Parlamento Húngaro: opções de transporte

O Parlamento fica na Praça Kossuth Lajos, às margens do Rio Danúbio.

parlamento de budapeste e o rio danubio

É possível ir de barco, ferry de transporte público MAHART–BKK. Ou pela linha M2 de metrô, Linha 2 do bonde ou linhas 15, 70, 78 e 115 de ônibus.

Quer quer ver o Parlamento do Danúbio com a bela iluminação noturna também pode contratar um passeio de barco, vários deles incluem bebidas!

Também é possível chegar lá a pé: o prédio está a um quilômetro da Basílica de São Estevão, 2km do Castelo de Buda (cruzando a Ponte das Correntes).

Veja também:
Termas de Budapeste: a experiência em Széchenyi
Como chegar e sair do aeroporto de Budapeste para o centro

5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e visitei mais de 45 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 comentários sobre o texto “Parlamento de Budapeste: bilhete, como é a visita e mais!

  1. Olá Luiza
    Tenho ingressos comprados para visitar o Parlamento Hungaro em 04/05/2020 e por conta do COVID 19 tivemos lamentavelmente de cancelar a viagem. Quando comprei vi a mensagem de que poderia cancelar a visita, porém agora não encontro opção no site de como fazer isso. Você saberia me orientar?

    1. Oi Neusa,

      Olha, no site oficial a mensagem diz que não é possível cancelar a visita, apenas trocar a data. Se você não comprou no site oficial, pode tentar o cancelamento pelo site que comprou. Se não, o jeito é tentar trocar a data, ou ficar no prejuízo 🙁

      “Please be informed that visits to the Parliament Building are suspended for an indefinite period of time. Important information, please note the following: After purchase Seller cannot cancel or refund the price of the tickets. Buyer has the opportunity to change the date of the Parliament tickets on the jegymester.hu website, but please keep in mind that the date can be only modified online and you have to do the ticket exhange process at least 3 hours before the tour, otherwise buyer cannot change the tickets.”

  2. Parabéns,
    Boas dicas.
    Já comprei os ingressos para fugir das filas.
    Realmente é muito caro o ingresso. Hoje já paguei 6.900,00 Ft com a taxa de 580,00 Ft.
    Osnildo

  3. Luíza, entrei no site e não consegui comprar para a data que eu queria (10/5). Sabe se há uma antecedência mínima para disponibilizarem os ingressos?

    1. Oi Janaina,

      Engraçado, eu entrei no site e tinha ingressos disponíveis em alguns horários de 10/05. Inclusive, alguns horários de visita em inglês já estavam até esgotados.

  4. Oi, Luiza! Estou encantada com seu blog! Informações precisas! Por favor, pode me informar se é possível visitar o parlamento sem o guia?
    Muito obrigada! Grande abraço e lhe desejo muitas viagens!

  5. Luiza, seu blog me ajudou muito à montar a viagem para o Leste Europeu ago em dez/jan 2017-2018!!
    Comprei os ingressos para o parlamento pelo site indicado e ocorreu tudo certo.
    depois voltarei para contar da viagem e da visita ao Parlamento.

  6. Luiza, bom dia! Tudo bem?

    Primeiramente gostaria de parabenizar os 3 pelo blog, e pela qualidade e seriedade das informações e dicas! Realmente é um dos melhores blogs de viagem que existem!

    Por causa do blog de vocês decidi minha próxima viagem… pro Leste Europeu. 😀
    E com as informações que existem por aqui deu pra organizar quase tudo da viagem!

    Luiza, seus posts sobre Budapeste têm me deixado completamente apaixonada e louca pra conhecer essa cidade! \o/

    Sobre essa visita ao Parlamento, você sabe dizer se não existe a opção de comprar um ticket somente para entrar, sem ser “guiado”? Procurei no site que você indicou, mas não encontrei.

    Obrigada!

    1. Obrigada pelo carinho Natalia!

      Em relação a visita ao parlamento, não existe opção de passeio sem ser guiado. Como é um prédio público em uso, eles mantém o controle de onde os visitantes vão dessa forma!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.