Tags:

6 tendências de viagem que vão bombar em 2019

A forma como viajamos muda com o mundo. Quem cai na estrada hoje tem uma experiência muito diferente de um viajante de 20 anos atrás, e não é só a tecnologia que afeta nossas andanças: padrões comportamentais, tendências de destino, preços e tipos de viagem mudam a cada geração. Veja aqui algumas das principais tendências de viagem para o ano de 2019 e que vão marcar a forma como viajaremos no futuro.

Miniférias

As escapadinhas de fim de semana e feriados prolongados estão cada vez mais em alta. De acordo com uma reportagem da Elle, 53% das pessoas que planejam viajar em 2019 querem fazer mais viagens curtas neste ano. Os motivos são vários. Em primeiro lugar, é muito mais fácil e econômico planejar pequenas viagens distribuídas ao longo do ano que mergulhar em um planejamento com diversos destinos, hotéis e escalas. Além disso, para muita gente é difícil se ausentar por um longo tempo do trabalho ou da família, e para outras pessoas permanecer longe por  períodos maiores pode ser motivo de estresse.

Se esse também for um dos seus objetivos em 2019, há algumas formas de aproveitar melhor um destino quando se tem pouco tempo. Fazer walking tours – gerais ou temáticos – ajuda a otimizar o tempo e a conhecer um monte de coisas de uma tacada só.

Lugares cada vez mais instagramáveis

como o instagram mudou a sua comida

Hotéis, restaurantes e secretarias de turismo estão investindo cada vez mais na criação de espaços “instagramáveis”: aqueles lugares em que você não vai resistir a tirar uma foto e compartilhar nas redes. Isso inclui criar ambientes coloridos, lindamente decorados com placas de neon, murais elaborados, letreiros retrô e ladrilhos com cores e formatos irresistíveis aos olhos dos millennials.

Leia também: As tendências de viagem que surgem no Instagram
Como o Instagram coloriu sua comida

A ideia é criar uma experiência visual que incentive o compartilhamento na rede de fotos e gere entre os usuários o desejo de ver aquele destino ou estabelecimento com seus próprios olhos. Iniciativas do tipo são antigas e precedem o boom do Instagram. Letreiros com o nome da cidade, como o que dizia “IAmsterdam”, em frente ao Rijksmuseum – e que recentemente foi removido – há muito atraem turistas que querem tirar fotos para mostrar aos amigos. No entanto, essa tendência tem sido reforçada com o sucesso da rede e deve ser levada muito mais a sério nos próximos anos.

A inteligência artificial te ajudando a viajar

Você por acaso se lembra de como era viajar sem um smartphone? É inegável que a tecnologia tornou nossos deslocamentos mais fáceis, e os aplicativos que carregamos com a gente têm muito a ver com isso. Nossos potentes computadores de bolso nos ajudam a gerir nossas reservas, servem de mapa e GPS, permitem manter contato com amigos e familiares, fazer pesquisas sobre as atrações e passeios, compartilhar os melhores momentos da viagem, evitar perrengues e ouvir música em deslocamentos longos. Servem até mesmo para você encontrar uma paquera no destino de viagem. A lista é interminável – e pode aumentar.

Para 2019, espere a popularização de serviços de viagem para smartphones que ainda são pouco utilizados pelo público, como o acompanhamento da sua bagagem em tempo real, aplicativos que reúnem todas as informações da viagem em um só lugar, além de uma personificação ainda maior das dicas e notícias que você recebe. É possível que, no futuro, os robôs de pesquisa funcionem para você quase que como um agente de viagens pessoal.

Territórios inexplorados

Explorar o desconhecido sempre foi um desejo humano. Com a superfície da Terra já bem mapeada, encontrar esses recantos inexplorados é um desafio cada vez maior. De acordo com a Elle, 40% das pessoas entrevistadas disseram que gostariam de participar de uma viagem espacial. Mas essa tendência fica para o futuro. Por enquanto, o jeito é inovar em superfície terrestre. Em 2018, o primeiro hotel debaixo d’água foi inaugurado nas Ilhas Maldivas, um tipo de experiência que agradaria a cerca de 60% dos viajantes.

Turismo cada vez mais consciente

Muito além das atrações e experiências proporcionadas por um destino, temas como respeito aos direitos humanos, meio ambiente e a valorização da cultura e da economia locais têm se tornado, cada vez mais, fatores de peso na hora de planejar uma viagem.

Em uma pesquisa realizada pelo Booking.com, quase metade dos entrevistados afirmaram que questões sociais são importantes na hora de escolher o destino da viagem. Além disso, a outra metade disse que poderia desistir de uma viagem se soubesse que o turismo impacta negativamente na vida das pessoas dali.

Leia todos os nossos especiais, artigos e dicas sobre Turismo Sustentável

Oriente Médio e norte da África em alta

Hatchepsut rainha egito antigo templo

Em 2018, países como Egito e Jordânia registraram um aumento de 13% no número de turistas, depois de um forte declínio em anos anteriores causado por instabilidades na região. Para comparar, as Américas cresceram apenas 3% no mesmo setor. Só a agência especializada em aventura Intrepid viu as reservas para essa parte do globo aumentarem em 121% em 2018. Parece que os turistas estão redescobrindo o Oriente Médio – e essa tendência deve continuar neste ano.

Leia também: Todas nossas dicas de viagem para o Egito


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “6 tendências de viagem que vão bombar em 2019

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.