Tags:
Atlas: Coimbra, Madrid, Lisboa, Espanha, Portugal

Viagem de trem de Portugal para Espanha

Tem gente que brinca que Portugal é o quintal da Espanha. Realmente, o país lusitano fica na beirinha da Península Ibérica e isso significa que o transporte entre eles é muito fácil: tem low cost, tem ônibus e tem trem. No caso, um trem noturno, muito confortável, que eu tive a oportunidade de testar em janeiro deste ano, quando parti de Coimbra em direção a Madrid.

Leia mais: Como viajar de trem em Portugal

Como viajar de trem pela Europa

O trem-hotel parte todas as noites: de Lisboa Oriente, às 21h27, e de Madrid Chamartin, às 21h50. No trajeto, para em algumas cidades importantes, como Coimbra, Guarda, Salamanca e Ávila. A viagem Madrid-Lisboa dura 8h30 e Lisboa-Madrid leva 10h13.

Há um diferença de uma hora no fuso horário, então é bom ficar atenta ao relógio na troca de fronteira, principalmente se você não for descer no destino final. Explico: o trem fica pouquíssimos minutos nas paradas intermediárias. Se você não ficar atento ao horário, pode perder sua parada.

A venda do bilhete é feita pelo site da Renfe e abre um mês antes da viagem. Quanto maior a antecedência, mais barato o bilhete, por conta das tarifas promocionais. É possível achar passagens a partir de 24 euros um trecho. Eu comprei com cerca de uma semana dias de antecedência e os bilhetes custaram 80 euros ida e volta.

Também é possível fazer a busca e comprar no site da GoEuro, que é um buscador que compara passagens de trem, ônibus e avião e mostra qual opção tem o melhor custo benefício.

Trem de Portugal para Espanha Cabine Cama

As beliches da cabine de Cama Turista

Existem algumas opções de classes: das cabines com camas às cadeiras comuns. Eu comprei as minhas passagens nesses dois extremos. Na ida para Madrid, fui na Cama Turista (custou 50 euros). Havia quatro camas e o compartimento era somente feminino. Eles só vendem as cabines com essa divisão de “senhoras” e “cavalheiros”.

Quem está viajando em família ou grupo, pode comprar uma cabine inteira. Quem está de casal e quer ir em cabine, precisa comprar a Cama Preferente ou ir separado. Eu dormi o tempo inteiro e achei bastante confortável, até me assustei quando cheguei, de tão bom que estava meu sono.

Trem de Portugal para Espanha Cadeira Turismo

Já na volta, como desceria numa cidade intermediária – Coimbra – decidi pela Cadeira Turista (segunda classe, 31 euros). A cadeira é até confortável, mas sinceramente, esse não é o lugar para quem quer dormir. A luz, o barulho e o movimento incomodam. Como eu estava tensa para não perder minha parada, não dormi nada.

As outras classes são a Cama Preferente (primeira classe), individuais ou duplas e a Cama G. Clase, que é praticamente um apartamento, com camas mais largas, ducha, lavabo e atendimento personlizado.

Tipos de tarifas do trem de Portugal para Espanha

Trem de Portugal para Espanha printscreen Renfe

Na hora da compra no site da Renfe, você vai reparar que, além da divisão das classes, há quatro opções de tarifas. A mais barata é a Promo (mostrada como P), que não permite mudanças ou reembolso. A P+, ou Promo+, é ligeiramente mais cara e permite alguns tipos de troca e reembolso, com pagamento de taxas. Ambas só aparecem para quem compra com antecedência e permitem até 65% de desconto.

Já essa tarifa com duas setas é a “Ida y Vuelta”. Ela dá 20% de desconto para quem compra os bilhetes ida e volta para as mesmas estações, num período máximo de um ano. Troca e Reembolso são possíveis, mediante pagamento de taxas.

Por fim, a tarifa Flexible, que não oferece nenhum desconto, mas dá condições melhores para troca e reembolso.

Outros trens entre Espanha e Portugal

Há um trem internacional que faz o trajeto entre Vigo, no norte da Espanha e Porto, no norte de Portugal. É um trajeto bem curto, de 2h15, que tem paradas em Valencia, Viana do Castelo e Nine. Mais informações

Também existe um trem que parte de Lisboa em direção a Hendaia, cidade que fica na França, na região do país Basco. O trem cruza boa parte da Espanha e tem paradas em várias cidades, numa viagem noturna que dura 12h11. Mais informações.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

271 comentários sobre o texto “Viagem de trem de Portugal para Espanha

  1. Oi, tenho uma dúvida referente à imigração, vi que para entrar na Espanha tem que possuir no mínimo 570 euros, mas quando se entra no país via trem, tem também que fazer essa comprovação e possui esse trâmite de comprovar hospedagem e tudo mais?

    1. Oi Erick,

      Se você entra de trem ou mesmo de avião, vindo de Portugal ou qualquer outro país do Tratado de Schengen, não tem imigração.
      Esses comprovantes precisam ser apresentados no país que você entrar no espaço da União Europeia.

  2. Oi, preciso da sua ajuda pra montar um roteiro, pretendo ir a fatima( portugal) Compostela ( espanha) Loures ( França) e Itália…qual melhor ordem? Essa mesma que coloquei de países? Me locomoção por trem entre Portugal e Espanha E as outras?

    1. Oi Marcelo,

      Depende de onde você vai estar na Espanha: dá para chegar em Portugal de trem, ônibus, avião ou carro. Em Fátima, se você não tiver alugado carro, você tem que chegar de ônibus. As maiores cidades em Portugal tem conexão com Fátima pela Rede Expressos.

  3. Olá Luiza,
    Super legal suas dicas e a gentileza de dividir sua experiência.
    Vou passar férias em Portugal, mas queria muito dar um “pulo” na Espanha, sem a obrigação de ser Madri e outras cidades conhecidas. Não dá para conhecer tudo de uma só vez.
    Então essa dica – Vigo, no norte da Espanha e Porto, no norte de Portugal- me interessou, uma proposta diferente.
    Se tiveres alguma outra dica sobre esse passeio, tais como hospedagem, tempo de permanência e coisas para fazer no destino final e nas paradas (se é que se tem tempo para isso), eu aceito.
    Desejo que tu viaje mais e mais sempre!
    Boa sorte 🙂

      1. Ola!!
        Simmmmmmmm, usei flixbus da Alemanha para a Suiça e da Alemanha para Paris.
        Bem, na realidade a viagem de trem era por curiosidade e pelo “charme” de atravessar fronteiras viajando de trem.
        Se realmente eu for, te mandarei, se for de seu interesse, fotos e algum relato interessante daquele lugar.
        Sds,
        Andréa

  4. Oi Luiza , estamos planejando uma viagem para Portugal Eu Oswaldo 71 anos, minha esposa Fabiana Antunes (seu sobrenome hem) minha filha Tania , minha Neta Bibi 16 anos , meu afiliado João 15 anos, com relação a documentos tranquilo , todos com passaporte para 10 anos , somos de SP – nosso plano é ficar em Portugal entre 09 a 10 dias , vamos em Novembro sair do Brasil dia 19 , melhor preço de passagem aérea que encontramos SP/Porto – hospedagem pela booking quarto coletivo, quero fazer um dia de trem – para MADRI – as dicas e para viajar a noite em cabine coletiva mais economica – queremos conhecer Porto, Lisboa, Coimbra , Algarve e outras opções, pretendemos locar um veículo para se deslocar , essa opção ´seria melhor !!! economicamente !!! tem como nos ajudar .
    Grato

  5. Olá Luiza suas informações foram mais que esclarecedoras, mas será que poderia me ajudar mais um pouco? Sai de Portugal com visto de turista vencido estou n Brasil d volta. Será que consigo entrar na Espanha? E em relação á voltar pra PORTUGAL via terrestre tem fiscalização nesses transportes? Tipo imigração nos comboios? Desde já te agradeço qualquer informação.

  6. Ei Luiza, amei todas as dicas!!! Dúvida: vou de mochilao e entrarei pela França, passarei Espanha, Portugal e vou sair por Marrocos.
    Como faço em relação a passagem de volta? Porque vou fazer tudo sem data e sem passagem de volta.. (terei as reservas das hospedagens Paris, Madri, Lisboa, Albufeira…)

    1. Oi Kity,

      Você pode ter problema por não ter essa passagem de volta. Depois do Marrocos você volta para o Brasil? Ou segue viajando? Se tiver os documentos do resto da viagem, tudo bem.

  7. Boa noite.
    Luiza gosta de sua sugestão.
    Minha viagem é pra ficar mais tempo na Espanha,mas vou ficar 3 dias em Portugal também pra conhecer. O que vc me sugere de transporte para chegar a Espanha.?

  8. Boa noite Patrícia !
    Parabéns pelo seu canal !

    Querida, estaremos indo de Lisboa para Màlaga/Espanha no dia 2/Jan próximo – como fazer ? tem alguma opção de trem ? ou de autocarro ?

    grande Abraço !

  9. Oi Patricia vou estar no porto e gostaria de ir a valencia de trem e possivel pois vou ficar so 3 dias no Porto . Qto tempo demora a viagem da para fazer bate volta!? Ou e melhor sair de Lisboa para Valencia o que acha? Desde ja obrigada

    1. Oi Carmen,

      Não dá para fazer bate-volta de trem não. Ainda mais que você vai ficar só três dias.
      A não ser que você esteja falando de Valença, no norte de Portugal. Nesse caso, é um bate-volta de trem, viagem de 2 horas.

      Para Valencia, na Espanha, só de avião mesmo. São mais de 900 km de distância.

  10. Luiza, td bem? Vou passar 1 mes com meu namorado na Espanha, ele mora na Noruega.É a primeira vez que viajo para o exterior.Sou doida pra fazer uma viagem de trem.
    Vc acha que me viro bem de Portugal pra Espanha de trem? Qual o melhor aeroporto pra eu descer em Portugal?
    Obrigada desde ja!

  11. Olá Luiza, quero fazer uma viagem e passar por Portugal, Espanha, França e Itália o que você me sugere. Direto para Portugal ou primeiro Itália? obrigada

  12. Luiza,

    Vou para Fátima em Portugal ficar 5 dias e depois vou pegar um ônibus até Madrid. Vou passar pela imigração ou só tem a imigração nos aeroportos?

  13. Prezados, estou pesquisando uma viagem para a Espanha, passando antes em Portugal, e surgiu uma dúvida. Se puder ajudar agradeço:
    A cama preferente que fala, só aparece no trajeto espanha-portugal. No trajeto portugal-espanha, ela não aparece disponível, mas existe uma classe chamada “CAMA G.CLASE”. Seria essa a mesma coisa que a cama preferente? Pois desejo viajar no trem em cabine separada, só com minha esposa.
    Grato,

    Claudio Machado Silva

    1. Oi Claudio,

      No post eu explico que: “Cama G. Clase, que é praticamente um apartamento, com camas mais largas, ducha, lavabo e atendimento personlizado”

      Ela serve exatamente para você ir com sua esposa!

      Abraço,

  14. oi Luiza, eu e meu marido vamos a Lisboa em fevereiro de 2020. queremos também conhecer Sevilha, granada e Cádiz( terra da minha sogra) . vc pode nos indicar como fazer esses traslados? Dicas são bem vindas. Obg

    1. Oi Onirce,

      Vocês podem tanto alugar um carro ou fazer os trajetos de trem ou ônibus. Tem muitas opções, pesquise entre elas para determinar qual funciona melhor para vocês

  15. Olá adorei seu post. Eu irei para Madrid de comboio e partindo de Coimbra, com meu esposo dia 15 de Dezembro. Quero saber se é preciso levar cobertor? Outra dúvida é o melhor custo benefício para ir da estação charmantin para o cento. Um beijo adoro vcs.

    1. Oi Mailla,

      Depende da classe do trem que você vai estar. Se estiver nas cabines com cama, tem cobertor. Se ficar na parte das cadeiras, é como num avião, então não tem.

      Para ir de Charmantin para o centro o melhor é pegar o metrô que fica dentro da própria estação de trem.

  16. Olá luiza
    Estou indo para Lisboa fazer um estagio de 2 meses e gostaria de conhecer espanha e frança ,qual roteiro vc sugere teria finais de semana e no final mais 15 dias!

    1. Oi Patricia,

      O trem é de Lisboa para Madrid. No post eu coloco o link para o site da Renfe, onde você pode pesquisar os preços – que variam muito de acordo com a classe que você vai comprar ou com quanta antecedência está comprando – igual uma passagem de avião.

      Eu explico sim quantas horas. Está no texto: “O trem-hotel parte todas as noites: de Lisboa Oriente, às 21h27, e de Madrid Chamartin, às 21h50. No trajeto, para em algumas cidades importantes, como Coimbra, Guarda, Salamanca e Ávila. A viagem Madrid-Lisboa dura 8h30 e Lisboa-Madrid leva 10h13.”

  17. Olá Luiza!
    Adorei o post, essa é minha primeira viagem a Europa, queria algumas dicas, pretendo passar 15 dia em Portugal Lisboa, é possível nesse período conhecer Espanha E Paris?

    1. Oi Andressa,

      Em 15 dias dá para você fazer 4 dias em Lisboa, 4 dias em Barcelona ou Madri e 4 dias em Paris. Isso descontando os dias de chegada e partida.

  18. Oi Luiza . Eu tenho um evento p ir em portugal. Mas quero aproveitar fazer um roteiro e conhecer outro pais? O mais acessivel é a espanha ou vc indica tambem outra opção ? Preciso de visto ou só do passaporte?

    1. Oi Angel,

      Só precisa de passaporte. Você pode ir para qualquer país. Tem muitas passagens baratas por companhias aéreas low cost, como a Ryanair. Mas de trem, a Espanha é a opção mais fácil sim.

  19. Oi,Luiza…Boa noite!!! Iremos para Espanha para moramos lá , gostaria de saber sua opinião entre mora em Portugal e Espanha qual vc fica para com seus filhos??? Obrigada gostei muito da sua experiência..bjs

  20. Oi, Luiza. Boa noite! Será a minha primeira viagem à Europa, então to pensando em iniciar por Portugal, partindo de trem para Madri/Espanha. Por chegar em Portugal com a passagem de volta saindo da Espanha, vc acha que pode haver problema com a imigração?

  21. Oi, Luiza! Iremos a Lisboa com nosso bebê de 1 ano e 4 meses. Compramos a passagem com conexão na França e pretendemos descer para explorar. Além de Lisboa, queremos ir a Belém, Fátima, Sintra, Algarve e Porto. Teremos 15 dias. Vc acha q também conseguimos conhecer Madri ou Barcelona? E poderia nos indicar o melhor roteiro (e quantidade de dias em cada lugar) para conhecer esses lugares? Obrigada.

  22. Olá, Luiza!

    estou indo a Portugal e ficarei 20 dias em Coimbra, gostaria nos finais de semana ir em Madri e no outro ir à Roma. Gostaria de saber qual o transporte fica mais em conta para conhecer os lugares? e quanto tempo de viagem é entre Coimbra à Madri e Coimbra à Roma?

    1. Oi Ely,

      De Coimbra a Madri você pode ir de trem, exatamente como eu explico no post.

      Já para ir para Roma, o jeito é ir de avião, partindo de Lisboa ou Porto. Nesse caso, além do tempo da viagem de avião, também terá que contar o trajeto até as outras cidades.

    1. Oi Felipa,

      Não entendi direito a sua dúvida. Mas não há controle de imigração entre Portugal e Espanha. Os fiscais só conferem sua passagem e seu documento.

  23. Oi, Luizaaa.
    Adorei as dicas! Estou anotando tudinho aqui na agenda para me programar. Rs.
    Pretendo seguir um roteiro entre Lisboa, Madrid e Barcelona. Em Lisboa quero muito conhecer a Ilha da Madeira. Qual o período mínimo de dias para conhecer os principais pontos desses lugares e quanto seria o gasto por pessoa aproximadamente?

    Abraçooos.

  24. Ola Luiza, boa noite

    Estou em dúvida em ir de Lisboa Lara Madrid de trem ou avião, porque eu me enjoo mto fácil, em navio, barco, ônibus se ando de costas, etc….. vc sabe se o trem tem histórico disso???

  25. Olá, Luiza.
    Boas dicas para viagem de trem, mas ainda fiquei com uma dúvida: como comprar uma cabine inteira? Seremos 3 pessoas (2 mulheres e 1 homem). Entro no site da Renfe e fico na dúvida se apenas marcando a opção com “preferência pela mesma cabine” soluciona meu problema.
    abs

  26. Bom dia Luiza,

    Estou organizando uma viagem com um grupo de amigos, de Lisboa para Madrid, em junho. Somos 11, e não sei se o melhor seria o trem, ou o autocarro. Alguém me indicou este site: buslead para alugar um autocarro… Mas não sei qual meio será mas barato!

    Você tem alguns conselhos, sobre o trem, ou o autocarro… obrigado!

    1. Oi Carlos,

      Não conheço o site.
      Meu conselho é que você pesquise. No site que você indicou, na GoEuro, no site oficial da Renfe. E também em sites de passagens aéreas. Só assim para descobrir como será mais barato para a data da sua viagem

      1. Não tem nuhum site de comparaçao de precos para este tipo de viagem? Já conheco skyscanner mas nos não vamos viajar de aviao.

        Obrigado pela atenção 🙂

  27. Luiza,

    Estou pensando em viajar para Portugal em out/18 (11/10 a 20/10) mas nao estpu conseguindo montar o roteiro por ser minha primeira viagem internacional..queria conhecer porto (2 dias), Fatima (1 dia), Lisboa (3 dias) e Madri.

  28. Olá!

    Não encontro passagens de primeira classe/ cama preferente para comprar, não aparece essa opção no site, só a tarifa de turista mesmo. Como faço para comprar?
    Vou viajar no trem noturno com meu marido e um bebê de 6 meses e precisaria de uma acomodação melhor.

  29. Olá Luiza!

    Adorei suas informações! Parabéns!
    Precisamos de sua ajuda, faremos uma viagem em tres pessoas sendo um casal com o itinerário começando por Barcelona (4dias), Valência (4dias), Madrid (4dias), Sevilha (4dia) terminando em Lisboa. Como você me aconselharia fazer estas locomoções?

    Obrigada. Ana Joaquina

    1. Oi Ana,

      Não sei tanto sobre locomoção na Espanha. Mas recomendo vocês pesquisarem na GoEuro (o link tá no post) que eles mostram o melhor custo/benefício entre trem, ônibus e avião

  30. Bom dia!
    Estou indo conhecer Portugal agora no final do mês de março, ficarei em Lisboa. Tenho 3 dias livres. Existe uma maneira de ir à Espanha e ficar 1 dia apenas lá e voltar, por ex. Em Madri

      1. Oi Fabiana,

        Não tem um trem direto. Você teria que pegar o trem Lisboa – Madrid e depois um Madrid – Barcelona

        Acredito que é bem mais rápido e barato comprar um voo de uma empresa low cost. Dá uma olhada nas opções da GoEuro

  31. Oi Luiza,
    Estou planejando 15 dias em Jan de 2019, entre Portugal, Espanha e Marrocos, pretendo visitar as principais cidades. Gostaria de ir de trem até Espanha e de ferry até Marrocos. Quais dicas você pode me oferecer?

    Abs

    1. Oi Franciele,

      Você não passa pela imigração, mas eu não recomendo andar sem um documento original na Europa. Você não conseguirá se hospedar num hotel ou hostel sem documento.

  32. Olá Luiza, tudo bem?
    Olha só,meu nome é Manoel e agora em março de 2018 estou indo para Lisboa em Portugal e gostaria de dar uma esticada até a cidade de Ourense na Espanha terra de meus sogros, e se possível chegar também até Santiago de Compostela. Terias algumas dicas com relação a meio de transporte, hotéis e trajetos mais em conta.

    Um abraço,

    Manoel P. S. Rosa

  33. Ola luiza.
    Em agosto vou fazer uma viagem a portugal por 23 dias e gostaria de passar pela franca e espanha. Gostaria de saber se tem algum documento que eu precise levar,alem dos documentos de identificação, se precisa de visto para entrar na franca e espanha e se o seguro viagem que vou fazer serve para esses 3 paises.

  34. Oi Luiza!

    Quero fazer essa viagem de trem de Lisboa a Madrid, como a cabine para um casal é muito mais cara, pensei em pegar uma cabine família só para mim e meu marido, será que aceitam? Compraria quatro tickets e usaria apenas dois.

  35. Oi Luiza, adorei o blog, tô anotando tudo, rs!

    Estou me organizando para ir em Portugal em julho, gostaria de saber sites em que eu possa encontrar passagens aéreas baratas para portugal. Obrigada!

  36. Olá!
    Irei realizar uma viagem para Espanha e Portugal em dezembro de 2018.
    Pretendo comprar passagem aérea para Madri ficar uns 4 dias, pegar este trem e ir até Lisboa ficar mais uns 4 dias.
    O que você acha da minha ideia?
    Estou em busca de sugestões.

  37. Boa Tarde Luiza!
    vou com minha mae para lisboa, depois coimbra, e se der queremos ir ate Madri ou Barcelona. Sempre ouvi falar que os hostel da europa são otimos, vc sabe me dizer se nessas cidades possuem algum bom? Ou vc tem alguma indicação de hoteis ou pousadas boas com preços legais?
    Obrigada
    bjs

  38. Olá Luíza!

    Estou planejando minha tão sonhada viagem à Europa com meu marido, pretendemos conhecer 5 países, chegando por Portugal, seguindo Espanha, Itália, França e Inglaterra, pretendo passar 35 dias fazendo este roteiro, estou precisando muito de dicas de hospedagem barata nestes países citados, você pode nos ajudar?

    Abs,

  39. Muito boas suas dicas. E achei interessante que meu sobrenome é o mesmo seu e eu não conheci meus parentes que ficaram em Lisboa e Fátima qd meus avós vieram para o Brasil. Sabe se existe mais de uma família Antunes em Portugal? Pretendo conhecer esses lugares em julho de 2018. Abs

  40. Boa tarde Luíza,minha filha ira fazer uma viajem para Portugal em Fevereiro de 2018,ela tirou o visto Português de Estudante e um documento que dá direito a atendimento médico hospitalar,pois existe um acordo entre Portugal e Brasil,só que ela gostaria de visitar a França e a Espanha enquanto ficar em Portugal,gostaria de saber se ela poderá entrar em ambos países sem problema na imigração já que ela possui o passaporte com o visto Português ou terá que fazer um seguro viajem separadamente já que o documente para atendimento médico a qual ela tem só em Portugal.
    Desde já agradeço a colaboração,e fico no aguardo de seu contato.

    1. OI Mauricio,

      Ela não terá problema com imigração tendo o visto, mas ela tem sim que fazer seguro de viagem toda vez que for visitar um país europeu que não seja Portugal (com exceção da Itália, que tb aceita o PB4).

  41. Oi Luiza, boa noite.

    Meu marido e eu estamos planejando uma viagem por Espanha e Portugal e estamos em dúvida em relação ao que seria mais econômico e viável: se alugar um carro ou conseguir encaixar horários de trem e vôos de companhias low cost. Pretendemos sair daqui dia 01 de janeiro e ficar até 20 de janeiros. Nosso roteiro é Barcelona-Valência-Granada-Córdoba-Sevilha-Faro-Lisboa-Porto.
    Já fiz orçamento de aluguel de carro e ficou em torno de R$3500,00, mas não consegui encontrar informações sobre outras opções de transporte que façam essas cidades. Poderia nos dar uma dica?
    Abraços, Cintia

    1. Oi Cintia,

      Achei esse aluguel de carro caríssimo.
      A Renfe é a empresa de trem espanhola e a CP a Portuguesa.

      Entre Sevilha e Faro certamente tem algum ônibus que faz o trajeto, você pode ver na Eurolines ou Alsa

  42. Oi Luíza!!!Bom dia!!!Eu pretendo fazer uma viagem que vai abranger Fátima em Portugal, depois Santiago de Compostela na Espanha, depois Lourdes na França e por fim em Assis na Itália. Você teria dicas para me dar como realizar essas viagens na Europa, de trem? de avião? de ônibus.

  43. Olá só Altimir Angolano 🇦🇴Veio para Portugal no dia 28 de Dezembro com a minha namorada para 15 dias será a primeira vez em Portugal, mas quero chegar também em Espanha Madrid quais são os sítios que não são caros para ficar ou seja hotel.?

  44. Olá, Luíza!
    Gostaria de saber sobre a viagem de carro de Lisboa até Espanha. Você sabe me dizer se existe algum tipo de imigração que terei que passar ao chegar na Espanha? E se você pode me dar alguma outra informação importante em relação a isso, caso saiba.
    Desde já agradeço a atenção!

    1. Oi Lolo,

      Não existe controle de fronteira entre os países que fazem parte da área de Schengen.

      O unico porém é que você costuma ter que pagar uma taxa extra alta no aluguel do carro porque vai sair do território português.

  45. Luiza que blog maravilhoso! Dia 08/03/18 estarei indo com minha filha para Lisboa e ficaremos 5 dias, dia 14/03 estaremos indo para Porto. Você pode me me dar um roteiro saindo do Porto, sendo que dia 23/03, serão 9 dias e a minha filha volta para o Rio de Janeiro e eu fico sem dia de volta. Nesses 9 dias daria para fazer o que pelo Porto e ainda ir Sevilha, Espanha e voltar para Porto? Muito obrigada pela sua atenção.

  46. Oi Luiza, vamos para Portugal eu e meu marido, ja fizemos o roteiro e temos 3 dias finais sobrando depois de conhecer Évora, gostaria de um dica: se vou a Espanha para Granada e Sevilha ou continuo em Portugal.
    meu roteiro:
    chega em Lisboa 4 dias
    Porto 3 dias
    Évora 3 dias
    abraço

  47. Luiza, boa noite!
    Sairei do Brasil e desembarcarei em Lisboa, mas preciso chegar a Sevilha. Vi que existem linhas de onibus, doi horários no dia, que saem de Lisboa rumo a Sevilha, é isso mesmo? Existem outras opções de transporte terrestre?
    Obrigada!

    1. Fomos de Sevilha a Lisboa e compramos a passagem na rodoviária de Sevilha. Eu e meu marido tínhamos vindo do Faro para Sevilha. Há diversos horários de ônibus que vc pode escolher. Tivemos dificuldade porque eles não entendem português e não falam inglês. Fomos lá em dezembro de 2014 fiquei muito assustada com o estado da rodoviária de Sevilha. Muito escura. Fui ao banheiro (que só tem um sanitário) e me sai um homem lá de dentro. Muito esquisito. Só sosseguei quando cheguamos em Lisboa. Meu marido odiou aquela rodoviária e poucos lugares no Brasil tem uma rodoviária tão ruim.

  48. gostaria de uma ajuda. Gostaria de sair da estacão de trem Aldeia(tarragona) até Lisboa. como eu faco? em quel site ei conaigo coprae as passagens ? qual empresaa presta esse tipo de servico?
    desde ja, aguardo contato

  49. Ei Luiza, boa noite!
    Estou querendo ir de Porto para Granada, gostaria de saber qual a melhor opção custo/benefício, pode ser de ônibus ou trem. Estava vendo de avião, porém os horários mais baratos são esquisitos, tipo saida as 08:00 e chegada em Granada as 22:00, daí se perde muito tempo do dia.

    obrigado
    Leandro

    1. Oi Leandro,

      Não tem como fazer esse trajeto diretamente. Seja de ônibus, trem ou avião, você terá que fazer paradas em outras cidades.

  50. Olá Luiza,

    Parabéns pelo blog.
    Gostaria de uma ajuda. Vou viajar com minha família para uma semana em Portugal. Após, nossos planos são sair de Lisboa de Trem para conhecermos Madri onde ficaremos 4 dias.
    Minha dúvida é sobre a questão de documentação para entrar na Espanha (no caso será de Trem). O que precisamos apresentar? Quais as exigências do país?

    1. Oi Daniela,

      Não há nenhum controle de fronteiras entre Portugal e Espanha. Não precisa de nada além da passagem e documento de identificação.

      1. Luiza de lisboa p Espanha (Irun) nao passa pela imigracao em Madrid. Quando o trem entra na Espanha nao tem controle de documentos? Eu vivo eb Irun e minha cunhada vai vir do brasil p portugal e de portugal p espanha. Estavamos na duvida sobre a imigracao que sao bem chatos na espanha.

  51. OLÁ amei o blog. tenho uma dúvida. Estarei em setubal. existe trens que saem de la para madri? se não, qual é a estação ou cidade mais próxima que tenha esse trem? valeu e obrigada

  52. Olá Luiza! Estou amando seu blog e amei a dica do trem hotel para Madri. Uma dúvida: dá para pegar esse trem para Madri em Coimbra? Estaremos em Porto e Coimbra seria mais próximo do que Lisboa para pegar esse trem.
    Outra dúvida? Você conhece a Quinta do Crasto? Em caso positivo, acha que vale a pena ir até lá partindo de Porto? Desde já muito obrigada pela atenção!

    1. Oi Maristela,

      Dá sim para pegar de Coimbra, foi o que eu fiz. Você já compra a passagem saindo de Coimbra.

      Não conheço a Quinta, então não sei te indicar.

  53. Boa tarde
    Preciso de sua ajuda: estaremos em novembro em Porto , Portugal, fazendo uma peregrinação. De lá iremos para Barcelona e após Savona na Italia. Vc pode nos dar alguma orientação. Obrigado
    Luis Antonio

    1. Oi Luis,

      Qual a orientação que vocês precisam? Como se locomover entre as cidades?

      Acredito que voo low cost seja a melhor opção

  54. Luiza, boa noite… estamos indo para Portugal agora em outubro, gostaria de dicas se puder nos ajudar… pois será nossa primeira viagem internacional…

  55. Boa tarde, Luiza.
    Estou tendo a maior dificuldade para comprar o trem Lusitânia de Salamanca para Lisboa. O site só informa de que há trens disponíveis e pede desculpas pelo inconveniente. Vou viajar no dia 06 de junho. Mas já tentei todas as datas anteriores possíveis e nada! Começo a imaginar que seja algum travamento no site. Comprei passagem de AVE de Barcelona para Madri tranquilamente. Queria pedir a sua ajuda. Será que consigo comprar de outra forma, sem ser pela RailEurope, que paga uma taxa enorme?

    1. OI Taciana,

      Desculpe não ter respondido antes.

      Realmente não sei nenhuma alternativa ao site da Renfe. Talvez tentar em outro navegador?

  56. Boa noite Luiza ,

    Eu e minha esposa gostaríamos de conhecer Portugal e madri no período de 21/06/17 a 01/07/17 qual é a sua sugestão para roteiro.

    Obrigado

  57. Luiza bom dia tudo bem?!
    Vou agora em Maio com minha mãe, primeira vez para Europa, pois só viajo para os Estados Unidos e vou para Portugal/Lisboa realizar o sonho Dela de conhecer Fatima, vou ficar 9 dias vou fazer meus passeios e pelo que li nos seus comentários como me resta só 1 dia então nem compensa eu ir 1 dia só para Madrid né?! Outra coisa que gostaria que vc me ajudasse que é a minha Praia vou para o Outlet Freeport e lá não tem Michael Kors, os preços da Michael Kors da Colombu que vi que tem loja são muito caro?! Pois compro minhas coisas todas no outlet e Michael Kors em Portugal só Vila Conde parece que fica muito longe.
    Obrigada.

    1. Oi Janaina,

      Sou a pior pessoa para te dar opinião sobre compras. Nunca fui a nenhum outlet em Portugal, não tenho noção de preços, distância, nem nada disso.

      Mas se nesses dez dias de passeios você vier ao Porto, fica bem facinho ir ao Vila Conde, eles tem até shuttle gratuito que leva até lá

  58. Olá Luiza!

    Primeiramente parabéns pelo blog, interessantíssimo.

    Gostaria de teu auxilio em meu cronograma. Dia 2 de abril chego em Lisboa e ficarei até o dia 9 (saída as 20hrs). Estou um pouco perdido pro se tratar de minha 1ª viagem internacional.
    Quero muito conhecer Porto e se possível dar um pulo em Madrid.
    Minha esposa está com receio de ir para Madrid devido ao tempo de viagem de trem.
    Você sugere ir de avião? e o custo das passagens de avião entre lisboa x Madrid é caro?

    E no meu lugar, como você montaria esse cronograma, levando em consideração a sua experiência?? Você abortaria a possibilidade de ir a Espanha e se aprofundaria em Portugal??

    Desculpe a enxurrada de perguntas e muito obrigado desde já.

    Att,

    Saady Sales

    1. Oi Saady,

      Eu deixaria Madri para outra oportunidade. Não são tantos dias. Por mais que um voo para Madri seja bem curtinho, tem tantas coisas legais para se ver em Portugal

  59. Boa tarde Luiza…muito bom o blog, parabéns mesmo.
    Estou indo em setembro fazer Portugal / Espanha / Paris
    Partindo de Portugal qual cidade que tem trem para Madri e sabe informar o preço aproximadamente.
    Estou na dúvida se vou de avião pela Ryanair ou de trem.
    Pelo que pesquisei não existe trem de Porto para Madri. Qual opção vc me dá??
    Mais uma pergunta: Vc acha viável alugar um carro para conhecer Portugal ou melhor economizar e fazer duto de ônibus ou trem caso tenha?
    Sabe me dizer se tem trem até Madri partindo de Santiago de Compostela?
    Desde já agradeço
    Diego Miler

    1. Oi Diego,

      Como explico no post tem trem de Lisboa e Coimbra para Madri.

      Para ir do POrto, só de avião.

      Eu te aconselho a pesquisar qual a opção mais barata entre as duas.

      Não necessariamente é uma economia fazer tudo de transporte público. Depende do seu roteiro e da quantidade de pessoas viajando.

  60. Boa tarde Luiza.
    Sou do tipo aventureiro, gosto de viajar com pouquíssimos planejamentos.
    No final do ano de 2016 saí carro de São Paulo e fui até Montevidéu no Uruguai e não reservei nenhum hotel, tive a sorte de conseguir vagas em hotéis durante todos os 21 dias de viagem e 7.300 de viagem.
    No final desse ano de 2017 ou começo do ano de 2018 pretendo conhecer cidades de Portugal e cidades da Espanha de trem.
    PERGUNTA: É fácil achar vagas em hotéis nos meses de dezembro e janeiro?

    Agradeço a sua ajuda.
    Abraços
    [email protected]

    1. Oi Vitor,

      É sim, é baixa temporada nesses países nessa época, com a excessão do período do reveillon, em que é aconselhável reservar com antecedência

  61. Oi Luiza, tudo bem??

    Pretendo viajar a Portugal em maio 2017, do dia 15/05 até 25/05. Vou com meu namorado. sou brasileira e ele chileno, queremos muito conhecer Portugal e Espanha. É possivel ir até Itália e França?? achei o máximo seu Blog… Aguardo sua resposta. Abraço

    1. Oi Monica,

      Possível é. Mas eu acho que seria extremamente corrido. Depende do estilo de viagem de vocês, claro. Se não ligarem de ficar pouquíssimos dias nos lugares, rola.

  62. Boa tarde. Preciso deslocar de Porto – Portugal a Salamanca-Espanha. Fiz algumas consultas e só achei ônibus. Existe a opção de trem, qual o site?

  63. Olá!
    Adorei seu blog,olha estou viajando com minha esposa em viaje de Lua de Mel, no mês de março, 03 a 16 de março 2017, com base em blog e site montei um roteiro e gostaria de seu opinião sobre esse roteiro,ainda nao montei o que vamos fazer em cada cidade, mas estamos pensando em euros diários para o casal. fique bem aberta para dá sugestões sobre as cidades,etc…

    Roteiro:
    03 a 07 Lisboa
    07 a 09 Coimbra
    09 a 12 Madri
    12 a 15 Lisboa
    15 Lisboa retorno.

    Atenciosamente,

    Charles Ferreira

    1. Oi Charles, tudo bem?

      Porque não acrescentar o Porto no roteiro?

      03 a 07 Lisboa
      07 a 08 Coimbra (trem noturno para Madri)
      09 a 12 Madri
      12 a 14 Porto
      15 Lisboa retorno.

      Pode calcular por volta de 60 euros por dia. Acrescente mais se pretenderem ficar em hotéis mais caros

  64. olá Luiza, não existe nenhum trem que eu possa pegar de Aveiro ou |Porto para barcelona?, preciso ir para madrid primeiro?.
    Se puder me ajudar…
    obrigada
    abraço

  65. Olá Luiza, boa noite!

    Estou pesquisando sobre passagem de trem de Coimbra para Madrid no dia 7 de junho. Estou com certa dificuldade de encontrar qual companhia que faz este trajeto. Entrei em alguns sites que indicam a venda de passagens, mas não estou conseguindo visualizar o horário que sairia de Coimbra (gostaria de ir à noite).
    Seria 2 passagens, uma para mim e outra para meu marido.
    Cheguei até pesquisar o aluguel de um carro saindo de Lisboa, passaria 1 dia em Coimbra e devolveria em Madri, mas o valor é altíssimo!
    Aguardo algumas dicas e obrigada antecipadamente!

    1. Olá. Vc não vai encontrar esta passagem porque ela não existe, tendo em vista que quem opera a viagem de coimbra para lisboa é a Caminhos de Portugal e quem opera o trem noturno de Lisboa para Madrid é a Renfe, as quais não têm sistema integrado. Para fazer esta viagem você precisa comprar estes 2 trechos de forma separada. Mas dá pra fazer sim sem problema: é colocar horário de chegada o mais próximo ao de saída. Procure de forma separada no site de cada companhia e verá o horário de saída de coimbra. Só nãp sei se vc poderá sair tãp a noite de coimbra pois o trem de Lisboa para Madrid parte às 21:40h em geral e a disponibilidade de trens noturnos é menor.

  66. Você tem alguma sugestão para alugar carro na Espanha (Vigo) e devolver em Lisboa? A taxa de retorno é caríssima. Pretendo conhecer cidades ao norte de Portugal e descerei até Lisboa, saindo de Vigo.

    1. Oi Sonia,

      Não tem muito jeito não, a taxa de retorno é cara mesmo.

      O jeito poderia ser: ir de Vigo a Porto de trem. E em Porto alugar o carro para conhecer as cidades do norte (e a Serra da Estrela). Depois devolver o carro no Porto mesmo e descer para Lisboa de trem

  67. Olá Luiza, primeiramente parabéns pelo blog!
    É o seguinte, eu e meu marido vamos desembarcar em Lisboa em maio.
    Já conhecemos a região de Porto, Cascais, Évora.
    Gostaria de saber sua dica para o que seria interessante conhecermos dessa vez.
    Além disso, pretendemos também à Espanha, na região de Andaluzia.
    Normalmente fazemos os nossos roteiros, mas pensamos em contratar uma empresa de turismo que ofereça pacotes prontos.
    Gostaríamos de fazer o percurso até a Espanha de trem.
    Como ficaremos mais dias pensamos
    O que você poderia nos sugerir? Conhece alguma empresa para nos indicar?

    1. Oi Denise,

      Não conheço nenhuma empresa que monte roteiros assim. Agora, sinceramente, todo mundo que monta roteiros independentes costuma ficar frustrado ao contratar empresas. Ainda mais para Portugal e Espanha, que são países tão fáceis de viajar, alugar carro, transporte público, etc.

      A Naty esteve na Andaluzia recentemente e os posts devem começar a entrar no blog em breve.

      Sobre Portugal, dá uma olhada nesses posts aqui:

      https://www.360meridianos.com/2015/12/roteiros-de-viagem-portugal.html
      https://www.360meridianos.com/2016/09/7-ideias-de-bate-volta-a-partir-de-lisboa.html
      https://www.360meridianos.com/2015/05/roteiros-pela-serra-da-estrela-portugal.html
      https://www.360meridianos.com/2016/08/praias-de-lagos-no-algarve.html

  68. Olá Luiza, agora em fevereiro estarei em Lisboa. Pensamos em conhecer Madri. É possível pegar um trem noturno, chegar pela manha em Madri, perambular o dia ou até dormir por lá e voltar na mesma noite ou na outra noite? Sem reserva de hospedagem?
    Eles não irão complicar na chegada. Pq nossa hospedagem é Lisboa.
    Ou outro país( se for caso) recomenda?

    1. É possível sim. Mas deve ficar um pouco cansativo ir e vir no mesmo dia. Além de ser pouco tempo para conhecer Madrid. E ainda se vocês não forem de Grand Class, vocês vão passar cerca de 36 horas sem tomar banho…
      Não há alfândega na chegada à Madrid vindo de Lisboa, então não haverá problema, até porque você terá a passagem do trem. Mas eu ficaria 1 noite em Madrid. Aí vocês tem onde se alojar e mais tempo para conhecer -> saem de lisboa e chegam em madrid -> fazem check-in no hotel e vão andar -> dormem em madrid -> fazem check-out e perambulam mais em Madrid até a hora do trem noturno. O trem noturno sai por volta das 21:40h (horário local) e chega às 7:40h (horário local) em média.

      1. Olá Bruno, pois este vai e vem no mesmo dia será bem cansativo. Por algum acaso pode nos indicar um hotel,
        ou alojamento para mochileiros p/ pernoite em Madrid?

        1. O trem noturno chega e parte da estação Chamartin, a qual é mais afastada do centro turístico. O lugar pra ficar depende do orçamento, mas eu procuraria algo perto da Ópera, Plaza de Sol ou do Palácio Real. São próximos de tudo incluindo do metrô. Se vc quiser economizar mais, fique perto da estaçãp Chamartin msm, que será mais barato. Sabendo essa localização e o orçamento dá pra escolher bem!

  69. Luiza, fiquei com uma dúvida:

    Viajarei eu, minhas esposa e filha de 4 anos de Coimbra para Madrid. Qual o melhor quarto para termos uma noite confortável? Qual a diferença entre a Cama G. Classe – Doble Familiar e a Preferen (essa última tem 2 opções: individual e doble familiar)?

    Obrigado pelas dicas!

    1. A cama G. classe tem banheiro para tomar banho. A Preferen não tem banheiro na cabine. Para uma noite confortável com certeza é melhor a Gran Classe, mas nenhuma cabine será nem de perto tão confortável quanto um quarto de hotel -> a cama é estreita e pequena. Problema é que a Gran Classe anda bem cara ultimamente. E se for de preferen reserve o doble familiar.

    2. Oi Paulo,

      Desculpe a demora para responder.

      A Cama Preferente (primeira classe) é uma cabine exclusiva para o casal (a opção deve ser doble familiar). E a Cama G. Clase, que é praticamente um apartamento, com camas mais largas, ducha, lavabo e atendimento personalizado.

  70. Oi Luiza
    Estamos tentando comprar no site da Renfe passagem no trenhotel Lisboa-Madri. Somos 3, casal e filho de 14anos. Gostariamos de comprar cama turista, pelo que li na sua postagem precisamos comprar a cabine inteira para tee privacidade. Nossa duvida e se podemos comprar 4 e repetir o nome de um passageiro. Ou existe outra forma de comprar a cabine?
    Muito obrigada
    Lourdes

    1. Oi Lourdes,

      Como explico no post, existe a divisão de cabines para a cama turista entre homens e mulheres. Ou seja, você teria que ir separada do seu marido e filho, numa cabine só para mulheres.

      Talvez dê para ir os três juntos se comprarem a Cama G. Classe.

      abraço

      1. Obrigada Luiza.
        Compramos 4 camas turista. Imaginamos que assim ficaremos numa mesma cabine, ja que so tem opcao de compra exclusiva para 2 ou 4. Espero que nao nos separem!
        Obrigada de novo ja que vc me ajudou numa viagem para a India recentemente

        1. Oi Lourdes, como foi a viagem de trem? estou com um dilema parecido, vou com minha mae, mas não queria que ela fosse separada, classe turista esta 30,00 euros enquanto preferente 100,00 e g.class 170,00. Luiza, vc acha que não tem nenhuma opção para eu viajar ao lado dela sem pagar 170 euros por pessoa? meu medo é de ser vagao separado e sem acesso. o trem é o 00332

          1. Oi Rafael,

            Não tem como homem e mulher viajarem no mesmo vagão com cama se não for na preferente. A outra opção é comprar a cadeira comum.

  71. Bom dia Luiza
    Localizei seu blog no Google.Pretendo viajar pelo Norte de Portugal, a partir do Porto. Descendo Braga, Guimarães, Vila Real, Pinhão e Regua, Viana do Castelo.Seguindo para a Espanha. Já estive na Espanha. Em Salamanca, num domingo. Assim, na Espanha gostaria de rever Salamanca, conhecer Granada, Barcelona, Vigo e rever Madri.E, finalmente rever Bordeaux, conhecer Marselha e rever Paris.Em 2014 fizemos Lisboa e Porto de Trem. Este ano fizemos a Italia, a partir da Sicilia de trem. Parando por 2 ou 3 dias nas cidades principais. Adoramos. Fizemos tudo de trem. Assim, para este tour, Portugal-Espanha e França peço a sua ajuda em sugerir um roteiro adequado. Obrigado.Forte Abraço

  72. Oi Luiza. Estou devorando as dicas. Queremos ir no próximo ano para Portugal e Espanha. Somos 4 casais e devemos alugar uma van, Vamos ficar uns 30 dias. Estou pensando em fazer um circulo abrangendo Lisboa, Porto, Madri, Granada, Sevilha, Albufeira, como cidades bases O que acha? é viável? Estou preocupada com a distancia Porto/Madri e Madri/Granada pois não conheço as estradas. É viável utiliar a van ou sugere trem de Coimbra a Madri?

    1. Havia feito pergunta sobre as malas no trem noturno e aproveito para responder eu mesmo após a viagem!
      Não há lugar no vagão para malas. Você precisa levar dentro da própria cabine com as camas, o que dificulta caso você tenha muitas malas. Há um espaço em cima da porta e perto das camas onde cabem malas pequenas ou médias. Malas grandes precisam ficar no corredor. Se todos estiverem com malas grandes na cabine, é quase impossível que caiba.
      O trem é porém bem mais confortável que qualquer avião,e dormi tranquilamente. Mas há barulho – pessoas que não conseguem dormir em ônibus não conseguirão dormir no trem.
      Não recomendo o trem para economizar hotel, até porque você chega muito cedo no destino e cansa um pouco, mas é um excelente meio de locomoção para economizar tempo e dinheiro, caso você não tenha sono muito leve.

  73. É possível comprar a passagem na Estação e para o mesmo dia? Não quero comprar com antecedência pois não sei o que certo que irei de Lisboa a Madrid

  74. Ola, vou em janeiro para Espanha e Portugal, e gostei muito das suas dicas. Estamos em 5 pessoas (1 casal, 2 crianças de 10 e 11 anos e uma idosa). Ao comprar o bilhete de trem Mad/lisboa/Mad, optamos peor camas preferenciais, pois o casal ficará com um menor (Niño Comparte Cama : 25,00euros), está correta esta opção? oBRIGADA

  75. Luiza!! Estou nesse momento em Lisboa e amanhã a noite irei pra Salamanca. Estou aaqui tensa com relação a perder a estação. Eles não avisam que estão chegando? Já que os horários são diferentes… O horário do ticket é de Portugal ou da Espanha? Alguma dica pra não perder a estação? Obrigada bjs

    1. Oi Rachel,

      Agora você já deve ter feito a viagem certo?

      Os horários, quando viajei, estavam de acordo com o país que emitiu a passagem. O ideal é perguntar para o funcionário do trem que confere os bilhetes a hora prevista de chegada.

  76. Oi Luiza, como vai?

    Gratidão por compartilhar seus conhecimentos e experiências.
    Uma dúvida, ficarei alguns dias em Manteigas na Serra da Estrela em Portugal e ouvi falar que é possível conjecer algumas cidades da Espanha porque é próximo.
    Énoossicel ir de carro para Salamanca na Espanha ou tem alguma cidade da Espanha que seja mais próxima.

    Obrigada!

      1. Luiza, boa tarde! Como vai?

        Obrigada pela dica, eu não havia pensado nisso, outra dúvida qual a cidade da Espanha mais próximo da Serra da Estrela para eu ir de carro? Pensei em Salamanca.

        Obrigada!

        1. Oi Natália,

          Eu não sei dizer ao certo porque nunca fiz esse trajeto de carro. Você pode ver no Google Maps ou outro site com mapa e roteiro qual o trajeto que mais te agrada!

          Bjs

  77. Ola, adoro seu blog!
    A suas dicas sao de mt valor pra mim.
    Ja te ecrevi, mas estou outra vez precisando de umas dicas, ok?
    Estamos , eu e meu marido pensando em viajar pra Portugal em novembro, pra curtir um friozinho. Vamos com pouca grana.
    O que vc aconselha pra gente fazer lá pra nao se gastar mt, tipo onde se hospedar. Estamos pensando em ficar la uns 17 dias.
    Obrigada , se puder responder.

  78. Oi!! Tudo bem??
    Primeiramente, estou adorando as dicas do blog! É minha primeira viagem e vocês estão ajudando bastante, rs!
    Sobre o trem: quero comprar o trecho madrid-lisboa, saindo dia 30 e chegando em lisboa dia 1 (obviamente). A minha dúvida é que, ao pesquisar lá no site da renfe, eu coloco dia 30 pra pesquisar, mas quando clico nas opções da linha, aparece saída dia 29 lá embaixo. Prossegui mesmo assim, e no resumo, quando chego pra pagar, aparece normal a ida no dia 30.
    Não tem nada a ver não, tem? É dúvida boba, mas quando é primeira viagem sozinha a gente morre de medo de dar tudo errado na hora, rsrs.

    Muito obrigada!!!
    Beijos!

    1. Oi Larissa,

      Se no final, na hora do pagamento, aparece a data certinha, não precisa se preocupar.

      Esse site da Renfe é bem ruinzinho mesmo.

      bjs

  79. Olá,belo texto, gostaria de saber o seguinte. Estou indo para portugal e de lá vou pegar um trem para Madri. Gostaria de saber se quando chegar em Madri eu terei que fazer todo o processo de migração novamente na ida e volta;

  80. Olá Luiza,

    Gostaria de saber onde você colocou suas malas durante a viagem na cama turista na IDA.
    Você deixou fora do quarto em um lugar para malas? Ou deixou dentro de quarto em algum lugar?

  81. Ola, adorei seu blog, parabens!
    Bem, estou com grandes duvidas,a respeito de qual o destino mais barato, Portugal ou Espanha, somos eu e meu marido, e queremos ir ano que vem na baixa temporada, por ser mais economico,por favor nos de umas dicas, obrigada e bjos

    1. Oi Sandra,

      Os dois países são baratos. Eu moro em Portugal e amo muito viajar por aqui. Mas também acho a Espanha incrível. Meu conselho é que vocês pesquisem bastante e com isso consigam decidir qual dos dois tem mais a ver com o estilo de viagem querem fazer.

  82. Vou em dezembro para Portugal , mais especificamente Coimbra.De lá pretendo pegar um trem ou ônibus para Barcelona. Qual a melhor opção e mais barata?

    1. Oi Ana Maria,

      Não existe opção que te leve diretamente de Coimbra para Barcelona. O trem só vai até Madrid e de lá você teria que pegar outro trem para a Catalunha.

      Sinceramente, a melhor opção e a mais barata é ir de avião. Normalmente voos saindo do Porto para Barcelona são bem baratos! Eu já paguei 30 euros no trecho.

      1. Onde compro as passagens? tenho que comprar bem antes?Eu vou para Godinhela , uma aldeia perto de Coimbra, de lá eu vou pegar o avião no Porto, só não sei onde compro as passagens!!

  83. Olá!
    Vou em outubro de SP para o Porto de avião. De lá, estou pensando em pegar um ônibus para Lisboa, onde passo dois dias e, posteriormente, o trem Lisboa – Madrid, pois minha passagem de volta é Madrid – SP. Nessa viagem para a Espanha tenho que apresentar todos os documentos de imigração? Ao chegar no Porto, para comprovar as condições financeiras, posso apresentar o dinheiro em espécie? E a passagem de volta que preciso apesentar na entrada em Portugal pode ser de Madrid (e não do Porto)? Acha que terei algum problema legal? Obrigada!

    1. Oi Vitória,

      Uma vez passando pela imigração no Porto, você não terá que apresentar nenhum documento para a Espanha. Os dois países fazem parte da área de Schengen que tem acordo de livre circulação.

      Sim, você pode comprovar suas condições financeiras com dinheiro em espécie.

      Não acho que você terá nenhum problema, até porque a imigração aqui em Portugal costuma ser bem tranquila.

  84. Olá Luiza,
    estou planejando uma viagem para a europa em junho de 2017(inicialmente sozinha)e estou bem indecisa quanto ao roteiro!seria otimo uma luz d qm e expert como vc!:)
    É o seguinte,ainda nao emiti o voo d ida(será com milhas) e tenho a opcao de chegar em milao,roma ou lisboa(sera pela british e vou fazer um stop over em londres).Tirando os dias que vou ficar em Londres,tenho aprox 12/15 para viajar!O ideal,tendo em vista a facilidade e a pontuaçao necessaria, seria voltar por barcelona,madri ou roma(deo ter q pegar um low p isso!)
    O que vc me aconselha,Portugal e Espanha(sem roteiro definido,mas queria ir ate algarve),ou Italia(nesse caso seria milao-veneza-florenca-pisa-siena-roma!)??

    Nao sei se estou enganada,ma s estou quase decidindo por portugal e espaha por achar que vai ser mais barato!:),mas queria me decidir levando em consideraçao os atrativos de cada um,e nao so o financeiro!!!aii q duvida..rsrsrs..o q vc faria?

    Ps:conheco barcelona mas fui no invenro!se optar por italia vou ter que dxar barcelona d fora!

    1. Oi Alice,

      Desculpe a demora para responder.

      Eu amo igualmente esses três países, mas só conheço bem mesmo Portugal e Itália.

      São atrativos diferentes, se você for levar em conta o lado financeiro, sem dúvida, a Itália é o mais caro (com a excessão de Barcelona, que é um das cidades mais caras da Europa).

      Basicamente meu conselho é: pesquise mais sobre os três lugares, leia e veja aquele que realmente você quer conhecer agora. E a outra questão é: não tente abraçar o mundo e visitar mais cidades do que dias disponíveis!

  85. Olá, boa tarde
    estou planejando ir para Espanha em Setembro, pretendo ir a Portugal, como estou indo sozinha, estou um pouco perdida ainda, poderia dar dicas de lugares e como chegar a Lisboa de treem?
    Viagem de duração 8 dias.

    1. Oi Arytyanne,

      De Portugal para esses países, o jeito mais barato e rápido é de avião. De trem envolveriam muitas baldeações, mais de 24h de viagem e os preços não compensam!

      bjs

  86. Bom dia, Luiza. Preciso de uma ajuda, se puder. Visitarei Espanha e Portugal esse ano. Viajaremos em três pessoas (duas mulheres e um homem), entrei no site da renfe, mas não consegui encontrar opção para viajarmos em uma mesma cabine. Será que eles mudaram algo?

      1. Oi Paula,

        Olha, essa pergunta me pegou. Não sei se você consegue comprar multicidades. O que você pode fazer, se não der, é simplesmente descer em Coimbra quando o trem parar aqui!

    1. Oi Paula,

      Para vocês viajarem na mesma cabine, precisariam comprar a “Cama G. Classe” ou irem na parte das cadeiras do trem “turista”

      Se quiserem ir de “cama turista” o homem vai ir na cabine dos homens e vocês duas podem ir juntas.

  87. Boa noite!
    Quero conhecer a Europa este ano. E preciso de dicas p uma primeira vez.
    Quero muito conhecer Portugal, Espanha, Paris; Itália.Suíça.
    Vou ter 20 dias e vou c duas crianças.
    o q vc recomenda?? Preciso de ajuda no planejamento.

  88. OLA BOM DIA,GOSTARIA MUITO QUE VC ME AJUDE, VOU PASSAR 60 DIAS NA ALEMANHÃ.
    GOSTARIA DE IR PARA PORTUGAL DE TREM,VC PODE ME AJUDAR DE ONDE SAI TREM PARA PORTUGAL? QUANTAS HORAS LEVA?

    1. Não é possível ir de trem da Alemanha para Portugal. A não ser que vocÊ queira gastar uns dois dias e muitas baldeações no trajeto.

      As passagens aéreas da Alemanha para Portugal costumam ser bem baratas.

  89. bom dia

    gostaria de saber as horas dos trens uma vez que venho pela primeira vez a Europa.
    Vou ao Porto e tenho 12 dias de estadia e gostaria de saber se é possível conhecer Espanha e França nestes 12 dias?
    gostaria de saber se existem passagens de trem do Porto para Madrid que vão a noite e de dia posso passear e de noite voltar ao porto?
    como posso planear este passeio da melhor forma?
    Beijinhos

  90. Olá, estou planejando sair do Brasil, chega em Portugal, passar por Espanha e França e desembarcar na Suíça onde tenho amigos que nos receberão. Pergunto-lhe: esse percurso é tranquilo de se fazer? Consigo fazer de trem ou ônibus? Ainda penso onde parar, mas não disponho de muito dinheiro, o que me sugere?

    1. Oi Sâmia,

      Você vai levar bastante tempo para fazer esse trajeto de ônibus e trem. Dias. E não necessariamente será mais barato, porque as vezes voos low cost custam menos.

      Sugiro que você pesquise muito para descobrir como fazer os trajetos.

  91. Olá Lu!! Obrigada por compartilhar suas experiências. É provável que no final do ano eu vá visitar uma amiga que mora em Málaga. De lá até Porto é perto, acho que umas 6 horas de carro,quero aproveitar e conhecer os dois países. Gostaria de saber se você tem alguma informação de como ir de Málaga a Porto ou vice e versa de ônibus ou trem. Eu andei pesquisando mas não achei nenhuma informação eficaz a respeito e como nunca fui a Europa, estou mais perdida que cego em tiroteio.Poderia me ajudar? Desde já, obrigada.

    1. Oi Marcelo,

      Se vocês comprarem a Cama Turista irão viajar separados: sua mulher vai numa cabine feminina e você na masculina.

      Para viajar juntos, só os dois, precisam comprar a Cama Preferente, que é uma cabine para duas pessoas.

      Caso prefiram ainda mais conforto, a Clase G. é tipo primeira classe, com serviço de bordo, ducha e lavabo dentro da cabine.

      abraço,

  92. Oi, Luiza! Farei essa viagem agora em abril (inclusive seu post ajudou na decisão, obrigada!). Vou com meu namorado, pagamos 34 euros cada um em cabines separadas (masculina/feminina). Li que tem vagão-restaurante. Existem outras áreas comuns também? Outra coisa: vc chegou a jantar no vagão restaurante, levou comida ou algo assim? Queria saber se é muito caro comprar no trem ou se é tranquilo de repente levar um lanche e comprar só as bebidas, por exemplo. Obrigada!

    1. Oi Sthephani,

      Acho que não há outras área comuns.
      Eu entrei no trem e fui direto dormir, então nem tentei ir comer. Como a viagem foi das 23h às 7h (8h com a mudança de fuso), não senti necessidade nem de lanche.

      Mas sim, é tranquilo levar comida por conta própria, já fiz isso várias vezes em trens europeus.

      Abraço

      1. Obrigada pela resposta, Luiza! Viajamos no sábado no trem e acabamos dormindo a viagem toda também. Hehe Só de manhã é que fui tomar um café da manhã até bem complefo (mas um pouco caro) por 5,50. A viagem foi bem tranquila, só teve uma coisa que achei estranha. Teve uma parte do trajeto em que deixaram algumas portas abertas, não sei se é de praxe ou foi um erro. Mas eu vinha meio sonolenta e levei um susto! Avisei um funcionário e saí fechando tudo.

    1. Oi Ana,

      A cama preferente é uma cabine para uma ou duas pessoas, mas mais simples. Já a Gran Class tem camas maiores e mais confortáveis, ducha, lavabo e serviço especial durante a viagem.

  93. Olá Luiza! vc sabe se a Renfe tem histórico de atrasos? estou na dúvida em comprar uma passagem Santiago de Compostela/Madri pois existe uma baldiação (em Ourense) de 10 minutos. Melhor comprar as passagens separadamente?(Santiago- Ourense e Ourense -Santiago)
    Obrigada!!!

    1. Oi Greice,

      Mil desculpas não responder antes, não sei porque o seu comentário não apareceu para mim antes.

      Não sei te dizer sobre histórico de atrasos, mas essas baldeações já costumam ser pensadas para que dê tempo de você fazer a trocar sem problemas.

  94. Olá Luiza, boa tarde.
    Preciso de ajuda, no assunto viagem de trem de Portugal para Espanha.
    Chegarei em Porto em 16/12. Irei visitar minha filha que está estudando na Faculdade de Belas Artes. Aproveitaremos para conhecer um pouco de Portugal. Seguindo nosso roteiro, em 28/12 chegaremos em Coimbra, na parte da tarde. E lá pernoitaremos. Em 29/12 pretendemos seguir para Salamanca.
    Pesquisei e encontrei o trem noturno.
    Ficaremos em Salamanca até 02 de janeiro. Se pudermos ir direto para Porto melhor. Retornarei para o Brasil em 04 janeiro.
    As dúvidas:
    a)Você já foi ou conhece quem tenha ido por esta via? Minha preocupação, encontrei somente um horário, creio que por volta das 23/2330 (partida), e a previsão de chegada em Salamanca é por volta de 04:30 (+-);
    b) Para o retorno, o trajeto deverá ser este : Salamanca/Coimbra/Porto?

    Obrigada,

    Ana Silvia

    1. Oi Ana Silvia,

      Tudo bem?

      Eu já fiz viagem nesse trem, mas não desci em Salamanca. Posso te falar que a viagem é muito tranquila e confortável. Sim, só há um horário de viagem e você chegariam de madrugada em Salamanca. Na viagem de volta, o trem também pára de madrugada em Coimbra, de onde vocês teriam que esperar umas horas até o primeiro comboio para o Porto.

      Minha sugestão é que vocês tentem fazer a viagem de ônibus (autocarro em Portugal). Eu nunca fiz, mas acho que será melhor por conta dos horários. Sem contar que vocês podem voltar para o Porto direto. Aqui vão alguns sites para você dar uma olhada (são empresas conhecidas e oficiais):

      https://www.alsa.es/
      http://www.eurolines.es/pt/
      http://www.internorte.pt/pt/

      Abraço,

      1. Olá Luiza, tudo bem?
        Obrigada pela resposta.
        Nossa experiência: Fomos para Salamanca via Coimbra. A viagem na ida não foi muito confortável, faltou lugar para uma das malas, viajei com ela nos meus pés, o comboio estava lotado. Ideia do fiscal, aliás um senhor muito bem humorado e paciente.
        A volta foi tranquila! Trem mais novo e mais espaço entre as poltronas. Mais armários para as malas. Um aprendizado: As poltronas junto as portas de entrada/saída do carro devem, se for possível, serem evitadas, o movimento é intenso.Aguardamos na estação o trem para Porto.
        No mais, adoramos Coimbra, belíssima cidade. Pernoitamos de 28 para 29/12, no hotel Vitória!
        Um bom ano para você! Abraços.

        Ana Silvia

      1. Olá Luiza Antunes,
        Estamos querendo viajar em setembro ou outubro para Portugal,Espanha e Roma ver uma missa no Vaticano, mas gostaria de algumas dicas sua sobre hospedagem mais baratas e lugares, queremos gastar no máximo 100 usd por dia o casal, a ideia é ficar de 15 dias. exemplo: nosso voo é em Lisboa, madri e Barcelona e Roma e retornar Lisboa.
        Abraços
        Amarildo

        1. Oi Amarildo, tudo bem?

          Em primeiro lugar, na Europa, esqueça os dólares. Pense seus gastos em euros!

          Considere comprar uma passagem multidestinos: ou seja, chegando por Lisboa e partindo por Roma. Assim, você poupa o trabalho de ter que se deslocar de volta para Portugal. Nesse post aqui explicamos como funciona: https://www.360meridianos.com/2014/04/como-comprar-passagens-aereas-para-multiplos-destinos.html

          Sobre a hospedagem, temos posts específicos para cada uma das cidades que você vai:

          https://www.360meridianos.com/2014/03/onde-ficar-em-lisboa-dicas.html
          https://www.360meridianos.com/2014/01/onde-ficar-em-madrid.html
          https://www.360meridianos.com/2014/01/onde-ficar-em-barcelona.html
          https://www.360meridianos.com/2013/11/onde-ficar-em-roma.html

          abraço

  95. Ola! essa cabine G.clase (apartameento) comporta quantas pessoas? Procurei no site da empresa e não achei essa informação. Irei viajar com meu marido e minha filha. Obrigada

    1. Oi Elaine,

      A cabine Gran Classe é individual ou dupla. Mesma coisa para a Cama Preferente. A sugestão é que vocês aluguem uma cabine turística só para os três.

      abraço

  96. Olá!
    Gostaria de ir de Lisboa a Sevilha. Mas neste trecho, pelo que parece, é complicado. Não tem trem, nem bom ônibus e a passagem aérea é cara demais!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.