9 comidas típicas da Colômbia que você precisa provar

Em muitos sentidos, a comida colombiana me lembra o Brasil. Talvez seja porque eu vejo tantas semelhanças entre os dois países: uma cultura formada a partir de uma forte influência das culturas europeia, indígena e africana; a enorme diversidade do território, que tem Caribe, Amazônia e as montanhas andinas; o povo alegre e acolhedor. Muitos dos nossos ingredientes favoritos também são figurinhas carimbadas nas comidas típicas da Colômbia, como o feijão e a mandioca, o que dá pra gente aquele gostinho de casa.

Isso não quer dizer que a culinária colombiana não reserva surpresas para nós. Os temperos e combinações são um mundo a ser explorado e variam bastante de região para região. Mergulhar na cozinha da Colômbia é uma deliciosa experiência.

Leia também: A comida caribenha que você precisa conhecer

Comida colombiana: 9 pratos típicos para provar

Arepas

De todas as comidas colombianas, a arepa é a mais icônica. E o motivo para sua fama está justamente na simplicidade: o famoso prato, também compartilhado com a vizinha Venezuela, nada mais é que um bolinho achatado feito de farinha de milho.

Servidas em forma de uma tortilha espessa, as arepas podem ser comidas puras ou com os mais variados recheios, como queijo, guacamole, carnes e ovo. Em versões mais modernas e experimentais, ganha até mesmo acompanhamentos sofisticados, como salmão, camarões e cogumelos.

Arepas colombianas

Na Venezuela, a arepa costuma ser usada como base de um sanduíche, com um corte no meio para receber os acompanhamentos. Na Colômbia, o formato mais se parece a um bolinho. O que não muda é a versatilidade: a arepa pode ser comida a qualquer hora do dia, como lanche ou refeição principal, e é sempre uma boa pedida. Veja a receita em vídeo

Leia também: Toda hora é hora para uma arepa

Bandeja Paisa

Um invenção de Medellín que se espalhou pelo país, a bandeja paisa poderia ser descrita como o verdadeiro P.F. colombiano. Foi criada com o intuito de alimentar bem os trabalhadores do campo com uma generosa quantidade de proteínas e energia para que eles pudessem aguentar o tranco o dia inteiro.

Bandeja Paisa, prato típico da Colômbia

Uma bandeja paisa é tradicionalmente composta por arepas, linguiça, arroz, ovo, torresmo, patacones, feijão, carne moída e uma fatia de abacate. É comida para alimentar um batalhão, mas tem sempre aquele comilão que aceita o desafio de devorar uma inteira. Alguns restaurantes turísticos vendem porções individuais mais humanamente possíveis, pra gente não sentir aquela dorzinha de deixar uma comida tão boa no prato.

O interessante da bandeja paisa é que ela sintetiza, em apenas um prato, as principais influências da cultura e gastronomia colombiana: tem a linguiça que veio da Europa, o feijão da África e a arepa e os patacones dos nativos americanos.

Limonada de Coco

Comidas típicas da Colômbia: Limonada de Coco

Foto: Luis Echeverri Urrea

O calor do Caribe pede uma receita refrescante. E poucas são como a limonada de coco. A receita seria uma simples mistura de limão, coco, açúcar e gelo, não fosse por uma carta na manga que é desconhecida por nós, brasileiros: o creme de coco, ingrediente comum nos supermercados de lá, mas que não se encontra ao sul da fronteira, e que garante a consistência exata da limoana. Há vídeos no youtube que ensinam a fazer o creme de coco.

Ajiaco

Típica de Bogotá, essa sopa de frango com batatas diz muito sobre os dias frios da capital colombiana e da região andina do país. Embora o nome venha de ají, uma espécie de pimenta utilizada pelos indígenas nativos da América do Sul, de picante o ajiaco colombiano não tem nada: o ají nem faz parte da receita (embora apareça nas versões cubana, chilena e peruana do prato).

Por ali, além dos dois ingredientes principais, o ajiaco é preparado com alcaparras, creme de leite, coentro e um pedaço de espiga de milho. Pode ser acompanhado de arroz e uma fatia de abacate.

Leia também: Pimenta do Reino ou Malagueta? A confusa história da pimenta

Patacones

Acompanhamento muito presente na região caribenha, o patacón nada mais é que uma fatia frita de banana da terra verde. Às vezes, é coberta com uma camada fina de pasta de alho e frita novamente, o que a deixa ainda mais especial. Essa é batata frita dos indígenas latino-americanos e pode ser servida com quase qualquer coisa, mas assim, para petiscar, um acompanhamento muito comum é o guacamole.

Arroz de Coco

Outro prato com o qual nos presenteou o Caribe, o arroz de coco é um ótimo acompanhamento para peixes e frutos do mar. É um arroz branco feito com leite de coco, o que dá um sabor adocicado. Algumas vezes é servido dentro do próprio coco.

Frituras

Comida de rua em Cartagena das Índias

Quando eu morava em Barcelona, dividi o apartamento com uma família colombiana por um mês. Como na maior parte dos apartamentos velhos da cidade, o nosso não era lá muito ventilado. Por isso, já no primeiro dia, a mãe me avisou que por ali se comia muita fritura: “somos colombianos”, disse.

Só mais tarde, quando visitei o país pela segunda vez, é que entendi o significado daquela frase. Tudo na Colômbia é frito, e isso fica ainda mais claro quando se aventura pela comida de rua. As empanadas, populares em todo continente, por ali são fritas. O mesmo vale para a papa, uma bolinha de batata recheada com carne; e para a carimañola, bolinho de mandioca com queijo. O uso dessa técnica de preparo é tão comum lá que, o que pra gente é um salgadoeles já chamam logo de fritura.

Leia também: Guia da comida de rua em Cartagena das Índias

Pan de Buono

Também conhecido como almojabana, o Pan de Bueno é a salvação para mineiros perdidos no país, como eu. Isso porque ele é um pouco parecido ao nosso insubstituível pão de queijo.

Só que, em vez de ser feito com queijo curado, utiliza-se queijo fresco como principal ingrediente, o que confere um sabor mais suave. Pode ser comido como lanchinho no meio do dia ou acompanhando com um bom café colombiano.

Chocolate com Queijo e Pão

Chocolate com queijo e pão em Bogotá

Tradição tipicamente bogotana, o Chocolate com Queijo e Pão é um chá da tarde comum nas padarias mais antigas da capital. É servido com chocolate quente e diversos tipos de pães, manteigas e geleias. O queijo é para ser colocado dentro do chocolate, para que derreta.

Leia também: Chocolate com queijo e pão, combinação tipicamente bogotana

Imagem destacada: Shutterstock por Jiann

Clube Grandes Viajantes

Olá, somos a Luíza Antunes, o Rafael Sette Câmara e a Natália Becattini. Há 10 anos fazemos o 360meridianos, um blog que nasceu da nossa vontade de conhecer outras terras, outros povos, outras formas de ver o mundo. Mas nós começamos a sonhar com a estrada ainda crianças e sem sair de casa, por meio de livros sobre lugares fantásticos. A gente acredita que algumas das histórias mais incríveis do mundo são sobre viagens: a Ilíada, de Homero, Dom Quixote, de Cervantes; Harry Potter, Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos. Todo bom livro é uma viagem no tempo e no espaço. E foi por isso que nasceu o Grandes Viajantes: o clube literário do 360meridianos. Uma comunidade feita para você que ama ler, escrever e viajar.

Somos especialistas em achar livros raros, já esquecidos pelo tempo. Fazemos a curadoria de crônicas, contos e histórias de escritores e escritoras incríveis, que atualizamos numa edição moderna e bonita. A cada mês você receberá em seu e-mail uma nova aventura sempre no formato de livro digital, que são super práticos, para você ler onde, quando e como quiser.

Além do livro raro e do bônus exclusivo, recompensas que todos os nossos associados recebem, oferecemos duas experiências diferentes à sua escolha:

1) Para quem quer se aprofundar nas histórias e conhecer pessoas com interesses parecidos;< br/>
2) Para quem, além de ler, também quer escrever seus relatos.

Conheça cada uma das categorias e escolha a que combina melhor com você. Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “9 comidas típicas da Colômbia que você precisa provar

  1. What? Como assim colocar o queijo no chocolate pra derreter? E bebe chocolate com queijo?
    Eu tava aqui delirando com as comidas até finalizar com essa informação. Me perdi. Ahahah

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.