9 comidas típicas da Colômbia que você precisa provar

Em muitos sentidos, as comidas típicas da Colômbia me lembram o Brasil. Talvez seja porque eu vejo tantas semelhanças entre os dois países: uma cultura formada a partir de uma forte influência das culturas europeia, indígena e africana; a enorme diversidade do território, que tem Caribe, Amazônia e as montanhas andinas; o povo alegre e acolhedor. Muitos dos nossos ingredientes favoritos também são figurinhas carimbadas na gastronomia colombiana, como o feijão e a mandioca, o que dá pra gente aquele gostinho de casa.

Isso não quer dizer que as comidas típicas da Colômbia não reservam surpresas para nós. Os temperos e combinações são um mundo a ser explorado e variam bastante de região para região. Mergulhar na cozinha colombiana é uma deliciosa experiência.

Leia também: A comida caribenha que você precisa conhecer

9 comidas típicas da Colômbia para te dar água na boca

 

Arepas

Arepas colombianas

De todas as comidas típicas da Colômbia, a arepa é a mais icônica. E o motivo para sua fama está justamente na simplicidade: o famoso prato, também compartilhado com a vizinha Venezuela, nada mais é que um bolinho achatado feito de farinha de milho. Servidas em forma de uma tortilha espessa, podem ser comidas puras ou com os mais variados recheios, como queijo, guacamole, carnes e ovo. Em versões mais modernas e experimentais, ganha até mesmo acompanhamentos sofisticados, como salmão, camarões e cogumelos.

Na Venezuela, a arepa costuma ser usada como base de um sanduíche, com um corte no meio para receber os acompanhamentos. Na Colômbia, o formato mais se parece a um bolinho. O que não muda é a versatilidade: a arepa pode ser comida a qualquer hora do dia, como lanche ou refeição principal, e é sempre uma boa pedida.

Leia também: Toda hora é hora para uma arepa

Bandeja Paisa

Bandeja Paisa, prato típico da Colômbia

Um invenção de Medellín que se espalhou pelo país, a bandeja paisa poderia ser descrita como o verdadeiro P.F. colombiano. Foi criada com o intuito de alimentar bem os trabalhadores do campo com uma generosa quantidade de proteínas e energia para que eles pudessem aguentar o tranco o dia inteiro.

Uma bandeja paisa é tradicionalmente composta por arepas, linguiça, arroz, ovo, torresmo, patacones, feijão, carne moída e uma fatia de abacate. É comida para alimentar um batalhão, mas tem sempre aquele comilão que aceita o desafio de devorar uma inteira. Alguns restaurantes turísticos vendem porções individuais mais humanamente possíveis, pra gente não sentir aquela dorzinha de deixar uma comida tão boa no prato.

O interessante da bandeja paisa é que ela sintetiza, em apenas um prato, as principais influências da cultura e gastronomia colombiana: tem a linguiça que veio da Europa, o feijão da África e a arepa e os patacones dos nativos americanos.

Limonada de Coco

Comidas típicas da Colômbia: Limonada de Coco

Foto: Luis Echeverri Urrea

O calor do Caribe pede uma receita refrescante. E poucas são como a limonada de coco. A receita seria uma simples mistura de limão, coco, açúcar e gelo, não fosse por uma carta na manga que é desconhecida por nós, brasileiros: o creme de coco, ingrediente comum nos supermercados de lá, mas que não se encontra ao sul da fronteira, e que garante a consistência exata da limoana. Há vídeos no youtube que ensinam a fazer o creme de coco.

Ajiaco

Típica de Bogotá, essa sopa de frango com batatas diz muito sobre os dias frios da capital colombiana e da região andina do país. Embora o nome venha de ají, uma espécie de pimenta utilizada pelos indígenas nativos da América do Sul, de picante o ajiaco colombiano não tem nada: o ají nem faz parte da receita (embora apareça nas versões cubana, chilena e peruana do prato).  Por ali, além dos dois ingredientes principais, o ajiaco é preparado com alcaparras, creme de leite, coentro e um pedaço de espiga de milho. Pode ser acompanhado de arroz e uma fatia de abacate.

Leia também: Pimenta do Reino ou Malagueta? A confusa história da pimenta

Patacones

Acompanhamento muito presente na região caribenha, o patacón nada mais é que uma fatia frita de banana da terra verde. Às vezes, é coberta com uma camada fina de pasta de alho e frita novamente, o que a deixa ainda mais especial. Essa é batata frita dos indígenas latino-americanos e pode ser servida com quase qualquer coisa, mas assim, para petiscar, um acompanhamento muito comum é o guacamole.

Arroz de Coco

Outro prato com o qual nos presenteou o Caribe, o arroz de coco é um ótimo acompanhamento para peixes e frutos do mar. É um arroz branco feito com leite de coco, o que dá um sabor adocicado. Algumas vezes é servido dentro do próprio coco.

Frituras

Comida de rua em Cartagena das Índias

Quando eu morava em Barcelona, dividi o apartamento com uma família colombiana por um mês. Como na maior parte dos apartamentos velhos da cidade, o nosso não era lá muito ventilado. Por isso, já no primeiro dia a mãe me avisou que por ali se comia muita fritura: “somos colombianos”, disse.

Só mais tarde, quando visitei o país pela segunda vez, é que entendi o significado daquela frase. Tudo na Colômbia é frito, e isso fica ainda mais claro quando se aventura pela comida de rua. As empanadas, populares em todo continente, por ali são fritas. O mesmo vale para a papa, uma bolinha de batata recheada com carne; e para a carimañola, bolinho de mandioca com queijo. O uso dessa técnica de preparo é tão comum lá que, o que pra gente é um salgadoeles já chamam logo de fritura.

Leia também: Guia da comida de rua em Cartagena das Índias

Pan de Buono

Também conhecido como almojabana, o Pan de Bueno é a salvação para mineiros perdidos no país, como eu. Isso porque ele é um pouco parecido ao nosso insubstituível pão de queijo. Só que, em vez de ser feito com queijo curado, utiliza-se queijo fresco como principal ingrediente, o que confere um sabor mais suave. Pode ser comido como lanchinho no meio do dia ou acompanhando com um bom café colombiano.

Chocolate com Queijo e Pão

Chocolate com queijo e pão em Bogotá

Tradição tipicamente bogotana, o Chocolate com Queijo e Pão é um chá da tarde comum nas padarias mais antigas da capital. É servido com chocolate quente e diversos tipos de pães, manteigas e geleias. O queijo é para ser colocado dentro do chocolate, para que derreta.

Leia também: Chocolate com queijo e pão, combinação tipicamente bogotana

Imagem destacada: Shutterstock por Jiann

Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “9 comidas típicas da Colômbia que você precisa provar

  1. What? Como assim colocar o queijo no chocolate pra derreter? E bebe chocolate com queijo?
    Eu tava aqui delirando com as comidas até finalizar com essa informação. Me perdi. Ahahah

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.