10 pratos típicos da comida tailandesa

Rica em sabores e texturas, a comida tailandesa conquistou o mundo inteiro e é, sem dúvidas, uma das grandes experiências de visitar o país. Para nós, é cheia de sabores e temperos exóticos que misturam doce, salgado, ácido e picante, tudo na mesma garfada.

Veja agora uma seleção de alguns dos pratos mais populares da culinária da Tailândia, para te ajudar a saber o que pedir no país. Também indicamos receitas, para quem quer aprender a fazer os pratos em casa. Bom apetite!

Leia também:
• Qual o melhor seguro de viagem para a Ásia? Cupom de desconto para 2020
• 13 dicas de viagem para a Tailândia: tudo que você precisa saber
• Qual a melhor época para ir para a Tailândia?
• O que fazer em Bangkok: 22 atrações e guia completo

Comida tailandesa: 10 pratos típicos

Guay Jub

Guay Jub - Comida Tailandesa

Guay Jub é uma sopa que tem como base os noodles de arroz, tofu, carne de porco e ovos cozidos. É um dos muitos legados da presença chinesa na Tailândia. A versão tradicional é servida com intestino do porco e outros miúdos, mas é fácil encontrar quem a prepare sem essas iguarias. É servida nas versões clara e escura. A primeira é mais suave, a segunda leva mais especiarias. Receita em vídeo. 

Som tam – Salada de mamão

Som tam - comida tailandesa

A Som tam é uma das saladas mais encontradas na Tailândia, servida, em geral, como acompanhamento dos pratos principais. É original do nordeste do país e seu ingrediente principal é o mamão verde, misturado a outras verduras e legumes, como tomate e vagem. É temperada para proporcionar uma mistura de sabores: o picante do chilli, o doce do açúcar, o salgado do molho de peixe e o ácido do limão ou do suco de tamarindo. Receita em vídeo

Pad Thai

Pad Thai - Comida Tailandesa

O prato mais famoso da comida tailandesa não poderia ficar de fora. O Pad Thai está por todos os lados: é uma famosa comida de rua e também está presente nos restaurantes conceituados.

Por isso, há uma infinidade de formas de preparo que agregam inovações, mas a base permanece: noddles salteados com soja, alguma carne, camarões, tofu ou vegetais. É comum também que se adicione amendoim. Os molhos picantes são adicionados ao gosto do freguês – pode se jogar sem medo. Receita em vídeo

Você é fã do prato mais popular do país? Não deixe de ler a história do surgimento do Pad Thai nesse post especial.

Satay: Espetinho com molho de amendoim

Comida de rua em Bangkok

Se é comida de rua tailandesa que você quer, o Satay é um clássico.

O espetinho de porco ou frango marinado com cúrcuma e leite de coco e acompanhado com molho de amendoins é um dos aperitivos mais populares do país, perfeito para aquele lanchinho entre as refeições ou para acompanhar uma cerveja. Receita em vídeo.

Tom Kha Gai – Sopa de frango com leite de coco

Comida Tailandesa - sopas

Tom Kha Gai é uma sopa de frango e leite de coco, aromatizada com galangal – uma raiz da família do gengibre – capim-limão e lima kaffir, além de tomate e cogumelos.

A mistura de ingredientes cria um contraste entre o sabor ácido dos temperos e a cremosidade do leite de coco. Receita em vídeo

Tom Yum Kung – Sopa de camarões picantes e leite de coco

To yam - Comida Tailandesa

A comida tailandesa é rica em sopas, mas a Tom Yum Kung ocupa um lugar especial no coração dos locais. Leva  camarões, lima, cogumelos, alho, soja e uma gama bem ampla de temperos e especiarias que geram a mistura de sabores que tornam essa gastronomia famosa: picante, doce, salgado, ácido.

É considerada por muitos o prato mais saboroso e representativo do país. Em restaurantes, costuma ser servida com um pequeno fogareiro para que não esfrie. Receita em vídeo

Panaeng Muú – Carne com curry vermelho

red curry - comida tailandesaO Panaeng Muú é um prato de curry vermelho que pode ser preparado com porco, cordeiro, frango ou mariscos.

O leite de coco adiciona um toque cremoso e as limas kaffir um sabor refrescante. Se você tem problemas com curry, mesmo assim aconselho prová-lo: o curry da Tailândia é bem mais suave que o da Índia, que é o que a gente tem mais contato, em geral. Vai sem medo. Receita em vídeo

Gaeng Kiew Wan – Carne com curry verde

Green Curry - Comida Tailandesa

O Gaeng Kiew Wan é parecido com o Paenaeng Muú em sua forma de preparo. Porém, essa versão do prato da culinária tailandesa usa o curry verde e, em geral, é servido com carne de peixe. Costuma ser acompanhado de arroz ou noodles. Receita em vídeo

Curry Massaman

massaman curry - comida talandesa

Mais um prato tailandês de curry preparado com carnes, em geral de cordeiro ou frango, mas também dá para encontrar com pato e porco.

É um dos currys mais populares da Tailândia e é servido com arroz branco e uma salada de pepino, chilli e cebola, temperada com vinagre e açúcar. Receita de video

Mango Sticky Rice

Mango Sticky Rice - Comida Tailandesa

Hora da sobremesa tailandesa? O Mango Sticky Rice é meu grande favorito dentre os doces na Tailândia. Metade de uma manga bem madura e docinha servida com arroz doce preparado no leite de coco. É uma delícia. Receita em vídeo.

Quer conhecer outras comidas típicas da Ásia? Então leia também:
Comidas típicas da Índia: 20 pratos da culinária indiana
• 6 pratos típicos da comida chinesa

Clube Grandes Viajantes

Olá, somos a Luíza Antunes, o Rafael Sette Câmara e a Natália Becattini. Há 10 anos fazemos o 360meridianos, um blog que nasceu da nossa vontade de conhecer outras terras, outros povos, outras formas de ver o mundo. Mas nós começamos a sonhar com a estrada ainda crianças e sem sair de casa, por meio de livros sobre lugares fantásticos. A gente acredita que algumas das histórias mais incríveis do mundo são sobre viagens: a Ilíada, de Homero, Dom Quixote, de Cervantes; Harry Potter, Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos. Todo bom livro é uma viagem no tempo e no espaço. E foi por isso que nasceu o Grandes Viajantes: o clube literário do 360meridianos. Uma comunidade feita para você que ama ler, escrever e viajar.

Somos especialistas em achar livros raros, já esquecidos pelo tempo. Fazemos a curadoria de crônicas, contos e histórias de escritores e escritoras incríveis, que atualizamos numa edição moderna e bonita. A cada mês você receberá em seu e-mail uma nova aventura sempre no formato de livro digital, que são super práticos, para você ler onde, quando e como quiser.

Além do livro raro e do bônus exclusivo, recompensas que todos os nossos associados recebem, oferecemos duas experiências diferentes à sua escolha:

1) Para quem quer se aprofundar nas histórias e conhecer pessoas com interesses parecidos;< br/>
2) Para quem, além de ler, também quer escrever seus relatos.

Conheça cada uma das categorias e escolha a que combina melhor com você. Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “10 pratos típicos da comida tailandesa

    1. Ei Carolina, eu não tive tanto problema com a pimenta. A gente pedia pra moderarem na preparação e, normalmente, é só evitar os molhos.

      Abraços

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.