fbpx

Viajar sozinha para a Índia: guia para mulheres

Apesar de exótica e bela, a Índia também pode ser um lugar bastante amedrontador para todos os tipos de viajantes. O lixo, a falta de higiene e a ameaça constante de se contrair alguma doença ou infecção já são suficientes para dissuadir boa parte das pessoas de visitarem o país. Se essa pessoa é uma mulher que vai viajar sozinha para a Índia, fica ainda mais complicado.

Desde que a gente começou a escrever sobre o subcontinente aqui no blog, já conversamos com dezenas de viajantes solo receosas de explorar a Índia.

Há alguns anos, quando casos de estupro brutais ocorridos na Índia viraram destaque na mídia internacional, vimos também aumentar a curiosidade das pessoas sobre a vida das mulheres que nasceram ou visitam aquelas bandas e a forte cultura patriarcal que ainda impera por lá.

Por isso, criamos um guia prático para mulheres que vão viajar sozinhas para a Índia, com dicas e truques para que você possa aproveitar sua viagem em segurança. Essas dicas, no entanto, servem não apenas para as viajantes solo, mas também para aquelas que vão viajar para Índia acompanhadas.

Mulher indiana em Varanasi

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Dicas para viajar sozinha para a Índia (ou acompanhada)

Abaixo, listamos algumas dicas de viagem que podem te ajudar a se sentir mais segura ao viajar sozinha para a Índia. Mas antes, gostaria de dizer que o país não é nenhum bicho de sete cabeças e, se você respeitar os costumes locais e usar seu bom senso e intuição, é muito provável que tenha uma viagem inesquecível.

Atenção redobrada ao caminhar pelas ruas sozinha na Índia

Esteja atenta aos seus arredores sempre que precisar andar sozinha na Índia, principalmente à noite. Isso pode ser bem irritante para as mais independentes, mas a verdade é que, graças aos costumes locais, uma mulher andado sozinha na rua chama a atenção – em especial fora dos centros urbanos.

A vida da mulher na Índia ainda é bastante restrita ao ambiente doméstico e, nos locais mais tradicionais, elas raramente se aventuram pelas ruas sem companhia.

Em algumas cidades maiores, como Nova Delhi e Mumbai, as coisas estão mudando e as mulheres adquirindo mais independência, mas a repressão ainda pode ser forte nesses lugares.

Uma dica é aproveitar que você vai estar sozinha para conhecer outros viajantes que estão na mesma situação que você. Ali embaixo eu dou uma dica de como você pode fazer isso. Eles podem ser grandes aliados e companhias de viagem valiosas em alguns pontos de seu percurso. Ter alguém de confiança para fazer companhia pode evitar problemas e situações tensas.

E essa companhia não precisa ser uma pessoa do sexo masculino. Encontrar uma amiga também ajuda bastante. No entanto, se você vai viajar sozinha para a Índia, é muito provável que você não tenha essa ajudinha alheia em boa parte da viagem – ou talvez em toda ela. Por isso, fique atenta às próximas dicas. 

Mulheres Viajar Sozinha Índia

Atenção às roupas na Índia

Acho que essa dica é meio óbvia, mas não custa reforçar. Vista-se de forma discreta: use camisetas, calças ou saias abaixo do joelho e evite decotes. Cobrir os ombros, apesar de ser uma “regra” bastante comum, não me pareceu tão essencial em lugar com maior fluxo turístico.

Mas ter um lenço dentro da bolsa é bastante útil, tanto para cobrir seu ombro se for necessário, quanto o decote ou cabeça caso você se sinta desconfortável em alguma situação. Mas não se irrite ou ache que não está funcionando: Não importa o quanto você se cubra, os indianos vão te encarar de qualquer jeito porque é uma característica da cultura local.

Mas e o calor?

Quando eu estava em Calcutá, fazia um calor dos infernos e eu saí para o meu city tour de calça jeans. Eu passei mal e tive que ficar durante uns vinte minutos em frente a um ventilador gigante até ter forças para andar outra vez. Passei o resto dos dias na cidade dentro de casa porque minhas roupas estavam todas na lavanderia eu não tinha nada mais fresco para vestir.

Mas existem alternativas: se você for no verão, invista em saias longas e calças tipo “Aladdin”, disponíveis em qualquer feirinha indiana. Elas são largas, frescas e confortáveis, perfeitas para suportar o calor.

roupas para mulheres: viajar sozinha para a Índia

Cuidado com estranhos (em especial os do sexo masculino)

Sabe aquela velha regra da sua mãe? Na Índia ela é muito importante. Eu entendo que muitas pessoas que viajam para países completamente diferentes querem conhecer as pessoas locais, mas as ruas e lugares públicos indianos simplesmente não são os melhores lugares para fazer isso.

Se um homem desconhecido tentar conversinha aleatória com você no meio da rua (e você pode ter certeza de que eles vão), não dê papo. Pode ser que ele comece a te seguir ou insista na conversa. Peça educadamente para ele se retirar ou parar de andar atrás de você. Caso isso não funcione, parta para a ignorância mesmo: comece a gritar e ameace chamar a polícia.

Não tenha medo de dar barraco se você se sentir desconfortável! É sério. Se você puder ir rapidamente para perto de alguma autoridade ou entrar em algum lugar movimentado e seguro, como um shopping, faça. E tenha com você o número da polícia anotado.

Você vai ter oportunidade de conversar com locais em outros momentos da sua viagem. Duas das pessoas que eu mais gostei de conhecer no meu intercâmbio eram homens indianos e são meus amigos até hoje.

As melhores conversas e experiências que tivemos foram com famílias que tinham curiosidade de saber de onde a gente era ou queriam que a gente tirasse foto com os filhos pequenos deles. Isso era bem legal. 

Mas por experiência própria, eu digo: se um cara aleatório (ou um grupo deles) puxa conversa com você do nada no meio da rua ou lugares públicos, na maioria absoluta dos casos ele não vai estar apenas curioso sobre a sua nacionalidade.

Ao viajar sozinha para a Índia, dê preferência para lugares acostumados com o turismo

Lugares como Agra e o Rajastão são invadidos por turistas de todas as partes todos os dias, e as pessoas de lá já estão bem acostumadas com isso. Para você ter uma ideia, em Jaipur os vendedores sabiam até falar espanhol e arriscavam algumas palavras em português.

Nesses lugares, o fato de você ter vindo do outro lado do planeta não impressiona nada, o que significa que você não vai chamar tanta atenção. Além disso, a economia desses lugares é movida pelo turismo, então eles querem que sua experiência seja ótima e que você ame a Índia.

A coisa é muito diferente quando você chega em uma cidade onde quase nenhum estrangeiro pisa. Em cinco minutos se forma um círculo de homens pessoas a sua volta, te observando como se você fosse um ET. Nesses lugares, eles estão menos acostumados com mulheres de outras culturas e, especialmente, com mulheres viajando sozinhas para a Índia. Portanto, a experiência pode ser um pouco mais complicadas.

Outra dica que eu acho legal de dar é que a Índia é muito grande e diversa e que, por isso, os aspectos culturais não são os mesmos para todos os lugares. Cada estado tem sua cultura e a problemática da mulher muda muito de um para outro. Em alguns, como as cidades próximas ao Himalaia, que bebe da cultura budista, e o Kerala, no sul, a situação é muito mais tranquila para mulheres que viajam sozinhas pela Índia.

Palácio em Jaipur, Índia

Inscreva-se em atividades e grupos

Uma boa forma tornar sua viagem mais interessante de forma segura e de conhecer pessoas é participando de atividades e grupos, como cursos e trabalho voluntário. Uma possibilidade, por exemplo, é participar de atividades de work exchange, quando você oferece algumas horas por dia para prestar algum serviço – que vai desde trabalho em hostel até voluntariado em ONGs e aulas de idiomas – em troca da hospedagem e, às vezes, de alimentação.

Além de economizar na viagem, você também acaba tendo uma experiência única do destino ao entrar em contato com outros viajantes e pessoas locais.

Para isso, recomendamos a World Packers. A empresa é brasileira e conta com suporte 24h em português, você não paga por hospedagem (e algumas vezes, nem por comida). Além disso, os programas do Worldpackers costumam ser mais flexíveis, se adaptando a viagens de diferentes durações e programações e inclui um seguro que garante uma troca de experiência caso não seja exatamente aquilo que você combinou.

Você trabalha quatro horas por dia, mais as folgas. A membresia no site é paga (49 dólares para uma pessoa ou 59 dólares para um casal ou dois amigos), mas o valor é anual e você pode participar de quantas oportunidades quiser nesse período (e fica bem mais barato que pagar a hospedagem) e é bem mais em conta que em outros programas de voluntariado.

Além disso, leitores do blog têm desconto de 10 dólares na membresia, basta aplicar o cupom de desconto 360MERIDIANOS. Clique aqui para conhecer os programas da Worldpackers!

Evite multidões e aglomerações ao viajar sozinha para a Índia

Multidões são insanas em qualquer lugar do mundo. Agora, em um país no qual as mulheres evitam as ruas, pode ser que a multidão seja formada por centenas de homens, você e mais umas três mulheres que deus sabe como foram parar ali. Fuja das aglomerações. Evite lugares cheios demais em qualquer situação. Eu estou falando muito sério.

Dependendo da época do ano em que você for, você pode querer participar de algumas celebrações que vão atrair muitas pessoas. Isso aconteceu com a gente no Holi, a festa da cores na qual as pessoas jogam tinta colorida umas nas outras. Nós acordamos cedo e fomos para a rua.

Ainda estava bem vazio e tinham muitos pais com crianças. Nós brincamos com os indianos e foi muito divertido. Por volta do meio-dia, as ruas começaram a ficar mais cheias e os homens bêbados saíram para brincar também. Foi aí que percebemos que era hora de voltamos para o hotel antes que a lembrança de um dia bom fosse estragada por algum incidente ruim.

Esse conselho quem deu foi o dono da pousada. O pai de uma criança, que brincou com a gente nas primeiras horas do dia, também nos alertou que era melhor ir embora. Da janela do nosso hotel, vimos uma gringa sofrer assédio de um desses caras, apenas alguns minutos depois que nós entramos no quarto.

Nós também já estávamos espertas com o perigo: no reveillón, ignoramos essa regra e acabamos sofrendo assédio pesado – e bem traumático – nas praias de Goa.

Holi - O festival indiano das cores

Proteja-se nos transportes na Índia

Prefira pegar táxis de coorporativas por telefone. Anote o número da placa e o nome do motorista. Nos trens urbanos e metrôs, sempre utilize o vagão reservado para mulheres.

Nos trens de viagem, dê preferência para bilhetes para as classes 3AC ou superior. Se você for viajar durante à noite e seu trem não tiver cortina para te garantir privacidade, você pode improvisar uma com um lençol. Nos ônibus, sente-se do lado de uma mulher se for possível. Se não for, não dê papo para o cara do seu lado e reaja ao menor comportamento suspeito.

Sobre mulheres sozinhas nas praias indianas

Eu estive no Kerala e em Goa e francamente não vejo motivo para alguém ir à uma praia na Índia. A Malásia e a Tailândia estão ali do lado e possuem praias muito mais bonitas, e mulheres de biquini ali não chamam tanto a atenção. Se você for, talvez fique desconfortável ao ser encarada e até fotografada de biquini. Algumas vezes eu preferia não tirar a roupa para evitar aborrecimentos.

Vem comigo para Índia: conheça a verdadeira essência do país veja.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

273 comentários sobre o texto “Viajar sozinha para a Índia: guia para mulheres

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.