Onde ficar em Porto, Portugal: dicas de hotéis

Onde ficar em Porto, Portugal: dicas de hotéis

Talvez você não saiba, mas Porto, em Portugal, tem uma oferta incrível de hotéis e hostels a excelentes preços. Eu descobri isso quando estava vendo uma lista de melhores hostels do mundo. E comprovei nas duas vezes em que me hospedei na cidade. Além disso, como neste ano eu me mudei pra cá, acho que posso responder com propriedade a pergunta que abre este texto, dando dicas úteis de onde ficar em Porto.

O melhor do Porto é que as atrações são muito próximas umas das outras, então, se você estiver com disposição para caminhada e subir morros, dá para fazer tudo a pé. Se não, a oferta de transporte público é muito boa.

Centro/ Baixa

Onde ficar em Porto Portugal Aliados

Se você quer ficar no burburinho onde tudo acontece, o Centro (ou Baixa, como dizem os portugueses) é o lugar para você. Foi ali que eu fiquei na minha primeira e breve passagem por Porto. A Av. dos Aliados, Estação São Bento, Torre dos Clérigos, bares, boates e restaurantes. Tudo fica por ali, movimentando a região dia e noite. Evite se você preferir um pouco mais de tranquilidade.

Veja opções de hospedagem na região do Centro do Porto

Ribeira

Onde ficar em Porto Portugal Ribeira

A Zona da Ribeira é a região à beira do Rio Douro, com vista para a ponte Luis I. É uma área muito agradável, com bares e restaurantes. Por ali também ficam o Palácio da Bolsa e a Igreja de São Francisco. O único defeito dessa região é que você estará na zona mais baixa da cidade, ou seja, para ir a qualquer lugar precisará subir bastante.

Veja opções de hospedagem na região da Ribeira

Massarelos e Miragaia

Onde ficar em Porto Portugal Vista Palácio de Cristal

Foi nessa região que me hospedei na minha segunda visita ao Porto. Gostei bastante (veja minha dica de hotel mais abaixo). Esses bairros ficam na divisa entre a zona central e histórica da cidade e a área mais nova. Com isso, você consegue fazer tudo a pé, mas não fica tão no meio da bagunça e barulho. Tem tudo ali em volta também, no quesito restaurantes e bares. A principal atração é o Palácio de Cristal, de onde se tem uma vista muito boa do Porto e do Douro (foto).

Veja opções de hospedagem em Massarelos e Miragaia

Cedofeita

Onde ficar em Porto Portugal Casa da Música

Essa é uma região da zona mais nova da cidade, onde fica a Casa da Música, o mercado gourmet de Bom Sucesso e a elegante Av. Boa Vista. É uma zona bem servida de estações de metrô (são três delas) e onde você vai encontrar executivos trabalhando ou fazendo uma pausa pro almoço.

Veja opções de hospedagem em Cedofeita

Vila Nova de Gaia

Onde ficar em Porto Portugal Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia é outra cidade, que fica do outro lado do Rio Douro. É dali que você terá a melhor vista do Porto e onde se encontram as principais caves de Vinho do Porto. Na beira do rio eles construíram uma série de bares e restaurantes a la Puerto Madero. Várias redes de hotel estão localizadas por ali e o transporte até Porto é fácil, só cruzar a ponte e você estará na Ribeira. Se você for procurar hospedagem em Vila Nova de Gaia, escolha aquelas mais próximas ao rio.

Veja opções de hospedagem em Vila Nova de Gaia

Dica de onde ficar em Porto: Porta Azul Guest House

Como disse ali em cima, eu me hospedei na região de Massarelos, na Porta Azul Guest House, e amei tanto que não poderia deixar de indicar para vocês. Essa Guest House podia muito bem ser um hotel 4 estrelas, mas com precinho muuuito camarada (63 euros o quarto duplo). Fica num casarão de 150 anos, que foi reformado pelo Pedro, o dono, e sua família.

Onde ficar em Porto Portugal Pousada

Eles moram no último andar da casa e tornam toda a experiência no Porto fantástica. Dão dicas, batem papo e preparam tudo com muito carinho, do café da manhã ao kit de boas vindas no quarto. Eles têm um jardim lindo nos fundos e emprestam bicicletas gratuitamente para os hóspedes. Ah, não sou só eu quem acha a Porta Azul fantástica, a nota dada pelos comentários do Booking é 9,4 (soberbo).

Onde ficar em Porto Porta Azul

Eu fiquei lá a convite do próprio Pedro, mas a opinião aqui é 100% verdadeira, foi realmente um dos hotéis mais especiais em que já me hospedei e recomendo de coração. =)

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Sou jornalista, tenho 28 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite “morar no aeroporto”. Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo.

14 comentários em Onde ficar em Porto, Portugal: dicas de hotéis

  1. ola luiza,

    estou indo a porto em julho com 2 cr de 8 e 11 anos,qual seria o melhor local para ficar, próximo a atrações, e ht qual seria o melhor 5 estrelas?

  2. Olá Luiza, tudo bem?

    Me mudarei para Porto no início de junho, pois começarei a trabalhar lá na segunda semana do mês. No início, achei que valeria mais a pena ficar em algum hostel. Concordas com isso ou acha mais válido já alugar algum ap de cara?

    Meu local de trabalho fica bem próximo à Câmara Municipal do Porto, conhece algo bom na região?

    Estou em busca de informações e qualquer coisa já será muito útil. Muito obrigado. 🙂
    Abraço

    • Oi Bruno,

      Vale muito mais a pena deixar para procurar quando já estiver no Porto. Há alguns problemas com senhorios picaretas e apartamentos muito velhos. Então, melhor escolher pessoalmente do que se prender a um contrato a distância.

      Isso vai te ajudar inclusive a escolher melhor a região que quer viver.

  3. Se for ao norte de Portugal, compre um bom vinho verde Alvarinho ou Loureiro e vai conhecer o melhor vinho do Mundo, proveniente da região Minho, no norte de Portugal.

    Cumprimentos a todos,
    a gerência de Quinta Dom José Turismo Rural

  4. Porto e Vila Nova de Gaia sao sem duvida dois lugares 5*.
    Para os amantes de caminhada, bicicleta e praia ia sugerir a caminhada pela orla marítima de Vila Nova de Gaia, desde o Cais de Gaia ate Espinho sao 21km. O percurso é tudo feito no passadico de madeira na praia sobre as dunas e pelo caminho existem montes de bares para parar, abastecer e descansar. Um passeio que vale bem a pena e a lembrar que Vila Nova de Gaia tem 18 praias com bandeira azul. O regresso pode ser feito de comboio de Espinho para o Porto para a bela Estacao de Sao Bento.
    Fazia apenas uma correcao ao vosso post, Av Boa Vista, diz-se Av. Boavista.
    Parabens pelo vosso site, adoro.

  5. Morei na zona de Massarelos e lá (e as proximidades da Casa da Música) é, pra mim, o melhor lugar pra se ficar no Porto. Além do fácil acesso ao centro, com todos os pontos turísticos que você citou, também é bem tranquilo caminhar pro outro lado, onde fica o parque da Pasteleira, a Fundação Serralves, a Foz do Douro e a praia de Matosinhos… Mas independente de onde você se hospeda, o melhor jeito de se locomover pelo Porto é caminhando de viela em viela, é tudo muito lindinho pra ser trocado por um metrô

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: