Onde comer bem e barato em Berlim: Neukölln

Onde comer bem e barato em Berlim: Neukölln

Berlim cada vez mais atrai jovens estrangeiros do mundo inteiro. Gente que vai em busca das oportunidades de trabalho, vida cultural agitada e do clima cool da cidade. O bairro que melhor reúne esse universo de bares, restaurantes, cafés e pessoas interessantes é o Neukölln (pronuncia-se algo como Noi-kon), que também é o bairro com maior número de imigrantes na cidade, principalmente turcos e árabes.

Na minha visita a Berlim, no início do ano, me hospedei num hostel em Neukölln, mas essa não foi a minha sorte. A sorte foi que, durante um passeio de bike organizado pelo Visit Berlin, conheci um casal de brasileiros que vive na região. A Marcela e o Felipe, que também são blogueiros, me levaram para comer em um lugar diferente de Neukölln a cada dia.  E é claro que eu vou passar todas essas dicas para vocês.

E se você estiver indo para a capital alemã, vale a pena dar uma olhada lá no Fotostrasse, o blog deles, porque tem aquelas dicas imperdíveis de quem mora no lugar. Ah, e se estiver na dúvida de como chegar lá, as estações de metrô e trem que dão acesso ao Neukölln são: a linha U7 estações Rathaus Neukölln e Karl-Marx-Straße e Hermannplatz (onde também passa a U8).

1. O hambúrguer que entrou para meu top 3 de melhores da vida

Eu amo hambúrguer, como já contei para vocês. Imaginem minha alegria ao saborear um dos melhores hambúrgueres que já comi, daqueles que entram eternamente para a nossa lista de referências. Foi isso que aconteceu na Berlin Burger International. É uma hamburgueria minúscula. Sério, não cabem nem 10 pessoas lá dentro. O cardápio é bem variado, tem opções das mais básicas às inventivas. Também tem opção vegetariana e um hambúrguer especial do mês.

 Neukölln, Berlim

Eu, como boa mineira, escolhi logo a opção com três queijos, o 3-Kase Hoch. Sem mais palavras, dá uma olhada nas fotos:

 Neukölln, Berlim

 Neukölln, Berlim

Já deu para entender porque essa montanha maravilhosa e suculenta foi uma das melhores coisas que provei na vida, né? O melhor de tudo, além da carne e do bacon, era o halloumi, um tipo de queijo coalho que dava um toque especial e diferente para o sanduíche. Para acompanhar, eu dividi batatas fritas (batata de verdade, não aquela processada) com queijo. Eles também servem uma chilli fries que todo mundo elogiou.

O endereço do BBI é: Pannierstrasse, 5 – Neukölln, Berlim.

2. Comida turca diferentona e muito boa

Lembram que eu falei que o Neukölln é um bairro de imigração turca? Pois é, lá tem várias opções dessa tradição culinária, as mais famosas de Berlim, inclusive. Veja bem, eu não sou uma grande conhecedora de comida turca. Então, qualquer coisa que fuja do básico kebab e falafel, é diferente para mim. Eu nunca tinha comido Gözleme ou Manti, apesar de ter achado alguns pratos semelhantes nas minhas andanças pela Ásia. E foi isso que eu comi no Gözleme Restaurant, onde tem o manti favorito dos meus amigos.

O Gözleme é um pão circular simples, que lembra muito o naan indiano, mas é servido recheado com carne, queijo ou legumes. Já tal manti são uns bolinhos recheados, feitos com uma massa fininha, bem semelhantes aos momos nepaleses. A diferença está no molho: o manti turco é servido com molho de iogurte, alho e pimenta (a gosto). É bem saboroso e uma ótima opção para quem quer provar outros tipos de comida turca pagando pouco.

Onde comer bem e barato em Berlim

O Gözleme Restaurant fica na Karl Marx Strasse, 35, Neukölln, Berlim.

3 e 4. Comida turca comum e muito boa também

Vocês sabiam que o Döner Kebab é um dos pratos mais comidos em Berlim? Segundo a Wikipedia, as vendas anuais da iguaria chegam a 2,5 bilhões. Com tantos imigrantes turcos, o resultado foi a criação de uma variedade especial de Döner Kebab, que é o fast food preferido dos alemães. O prato é feito num pão fino (durum) ou num tipo de pizza turca (lahmacun), com os ingredientes – kebab, salada e molho – enrolados lá dentro, tipo um wrap.

O lugar para comer Döner Kebab em Berlim é o Imren Grill, em Neukölln. Nós fomos lá na hora do almoço e estava super movimentado. A fome era tanta que esqueci de tirar fotos. O endereço é Karl Marx Strasse, 74

Já para quem quer comer o Kebab ou Falafel mais tradicionais, a dica é o Al Hanan. Além de apetitosos, os pratos servidos lá vêm com halloumi, para minha alegria! O ambiente também é legal, um dos mais bonitinhos onde estivemos. É um lugar interessante para jantar com os amigos antes de cair na noite. Fica na Sonnenalle, 98.

Onde comer bem e barato em Berlim

Sou jornalista, tenho 29 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite “morar no aeroporto”. Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

7 comentários em Onde comer bem e barato em Berlim: Neukölln

  1. Comi no BBI em agosto, estava hospedado ali perto, realmente preco otimo e hamburguer muito bom! Ate grande demais, nem consegui comer inteiro.

    Outro lugar que bomba ali perto e que a comida eh excelente e com preco super acessivel (faixa de 5/6 euros) eh o HAMY CAFE, fica ao lado da estacao u-hermannplatz!

  2. Por isso to falando pra virem pra Turquia hahaha. Culinaria sensacional! E Berlim ta na lista de cidades pra visitar, ainda mais depois dessa! =D

  3. Ai Berlim é o máximo!! Comi bem demais lá e achei o preço da comida bem em conta. Já tem um tempo que fui, então pode ter mudado, mas me lembro que entrei num restaurante pequeno e charmoso e gastei 5 euros num jantar maravilhoso.

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: