fbpx

Golpes em relacionamentos com estrangeiros

O começo da história é sempre parecido. Você conhece um estrangeiro pelo Facebook ou Whatsapp, muitas vezes por um pedido de amizade vindo do nada. Vocês começam a conversar. No início é só amizade, mas aos poucos vocês passam a se falar todos os dias. Não demora, ele diz que te ama. Faz promessas de fidelidade, compromisso e paixão. Nunca conheceu uma mulher como você. Essas conversas acabam chegando a uma proposta de casamento.

Homens de diversas nacionalidades buscam o “amor” de uma brasileira. O problema é que, por trás dessas promessas de amor e compromisso que parecem tão sinceras e apaixonadas, pode vir também muita dor, golpes e situações desagradáveis.

Não se passa um dia sem que o 360 fique sem receber comentários de mulheres que se relacionam com estrangeiros à distância. Eu até já contei uma história que envolveu muitas mudanças na vida da pessoa, mas deu certo. Nesse mesmo post, fiz alertas sobre casos reais de golpes que acontecem com muita frequência às brasileiras nessa situação.

Resolvi então escrever outro texto, para deixar mais claro quais os golpes mais comuns que ocorrem com brasileiras que se envolvem com um estrangeiro pela internet. E algumas precauções que as pessoas deveriam tomar antes de embarcar para outro país para conhecer alguém que nunca viram.

O Itamaraty tem um alerta especial para esses casos:

“Alerta – Relacionamentos com estrangeiros pela internet

Brasileiros e brasileiras devem se precaver contra situações de risco.

O Ministério das Relações Exteriores vem recebendo numerosas queixas de cidadãs brasileiras vítimas de roubos, fraudes e violência cometidos por cônjuges estrangeiros que conheceram pela internet e com os quais tiveram pouco ou nenhum convívio presencial antes do casamento. De acordo com os relatos recebidos, que incluem denúncias de cárcere privado, é frequente, nesses casos, que os maridos estrangeiros mudem completamente de comportamento, logo após a formalização do matrimônio, tornando-se agressivos e manipuladores ou interrompendo repentinamente o contato com as vítimas, após obterem visto de permanência no Brasil.

Nessas condições, recomenda-se às brasileiras e aos brasileiros especial cuidado com os relacionamentos virtuais mantidos com estrangeiros com o propósito de celebrar casamento, a fim de protegerem-se contra golpes e situações de risco. Sugere-se, entre outras precauções, buscar obter referências do cidadão estrangeiro por parte de terceiras pessoas de conhecimento comum, além de evitar manter o contato restrito aos meios de comunicação à distância, previamente ao matrimônio.” (Fonte)

Mulher relacionamento online

Foto: Ed Yourdon – CC BY-NC-SA 2.0 – Flickr

Ele não está apaixonado, só quer sexo

Há vários países que são extremamente conservadores. Neles, homens e mulheres não podem se falar ou se tocar antes do casamento. Por isso, algumas vezes os homens criados nessas culturas vêem estrangeiras como uma forma de conseguir sexo. O cara que você está conversando não vai te dizer isso, obviamente. Ele vai parecer legal, vai dizer que está apaixonado, talvez até insista em dizer em como ele é diferente dos outros. Mas pode ser mentira.

Não há problema nenhum em ter um relacionamento apenas sexual (não somos moralistas aqui, hein). O problema é quando há falta de honestidade e respeito. Em muitos casos, esses homens estão em busca de estrangeiras que consideram sexo fácil: depois que as mulheres oferecem o que eles procuram, elas são maltratadas e vistas como lixo. Ou sofrem diversos tipos de violência por se recusarem a transar com o cara. De qualquer maneira, vira uma situação terrível.

Ele quer um visto brasileiro

Pessoas de diversas nacionalidades ambicionam uma visto de residência permanente no Brasil. E uma das formas de conseguir essa autorização é se casando com uma brasileira. Essas pessoas se aproveitam de mulheres carentes ou em situação vulnerável que vão cair em suas palavras carinhosas e juras de amor vazias. Depois de casadas, o tal marido desaparece ou pode se transformar em uma outra pessoa – da qual você não vai gostar nem um pouco.

Ele quer seu dinheiro

Desde que esse mundo é mundo, sempre vai ter algum espertinho tentando arrancar dinheiro de alguém que confia fácil demais. Golpes desse tipo não vêm só daqueles telefonemas de sequestro falsos feitos de uma penitenciária. Vêm também de gente que diz que te ama muito.

Desconfie se alguém que você nem conhece direito pede seu dinheiro, mesmo que a história seja convincente. Em geral o valor pedido inicialmente é pequeno, uma conta que não vai fazer falta para você, mas que vai crescendo com o tempo.

Muitas vezes, o cara diz que vai te enviar uma correspondência, ou dinheiro ou até uma mala de jóias (sério, veja os comentários desse post) e depois chega uma mensagem falando que a encomenda está presa em algum lugar e você precisa pagar para liberar. Se isso acontecer não tenha dúvidas. É golpe. Se o cara falar que está preso em algum lugar e você precisa pagar alguma coisa para liberá-lo, é golpe também. 

De acordo com essa matéria do Fantástico, o perito em segurança digital Wanderson Castilho já atendeu mais de 200 casos de mulheres que foram extorquidas por homens que prometeram amor eterno pela internet. E esse golpe não é praticado apenas por estrangeiros, mas também por brasileiros em sites de relacionamentos na internet.

relacionamentos online

Ele já é casado ou espera que você se adapte ao estilo de vida muito diferente

Você está disposta a ser a segunda esposa de alguém ou a nunca mais sair de casa sozinha? A se converter a outra religião? A nunca ser aceita pela família do seu marido? Dependendo da cultura e religião, tudo isso pode acontecer se o seu relacionamento com um estrangeiro pela internet se concretizar. Não é exatamente um golpe, mas um alerta sobre situações às quais você pode se sujeitar.

“Ah, mas nem todas as histórias são assim. Comigo é diferente!” Você pode pensar isso, mas a verdade é que as histórias de terror acontecem com a mesma facilidade que as com finais felizes. Antes de dar um passo maior em um relacionamento com estrangeiros pela internet, leia tudo o que puder sobre a cultura dele. Não só o que há de romântico e exótico. Como é o dia a dia no país. Como as mulheres são tratadas. Como é a religião, as relações familiares e o mercado de trabalho.

Que tipo de mudanças você estaria disposta a sofrer por esse relacionamento? Vale a pena abrir mão de tudo o que você construiu e acredita nessa vida por essa pessoa? Por que é você quem tem que deixar para trás sua família e costumes para que esse relacionamento funcione?  Questione-se bastante sobre isso antes de se jogar em um romance cego.

Tráfico humano

Esse é o caso mais extremo e o mais perigoso. O tráfico humano, ou tráfico de pessoas, é uma das atividades criminosas mais lucrativas no mundo inteiro – e 98% das vítimas são mulheres. O Brasil é o país com o maior número de mulheres traficadas da América do Sul. Essas mulheres vão para o exterior com a promessa de melhores oportunidades de vida e acabam sendo presas em uma condição semelhante à escravidão e sofrendo vários tipos de abuso.

Uma das formas de atrair mulheres para serem traficadas é, entre outras, a promessa de casamento com um estrangeiro rico. Outras vezes, pode ser um trabalho como modelo, dançarina e atriz, ou mesmo a promessa de imigração fácil para algum lugar desejado.

Como identificar golpes de falsos namorados

1. A vida não é um filme da Jennifer Aniston. Desconfie de juras de amor pouco tempo depois que vocês começarem a conversar e não acredite que uma promessa de casamento é a prova que ele te ama de verdade. Antes de aceitar se casar, proponha que se conheçam melhor primeiro e passem um tempo juntos, para que você tenha certeza que não está caindo num golpe. É assim em qualquer relacionamento. No seu não precisa ser diferente.

2. Nome e foto são as coisas MAIS FÁCEIS DE FALSIFICAR NA INTERNET. Não é porque a pessoa te deu um nome completo ou mandou uma foto que ela automaticamente existe. Existem muitas quadrilhas especializadas em falsificar identidades ou até roubar a identidade de uma pessoa real. Se o cara nunca falou com você em vídeo, já é mais um ponto para desconfiar.

3. Fique atenta a comportamentos suspeitos. Guarde todos os emails e históricos de conversas e releia-os procurando por inconsistências e contradições. Converse sobre seu relacionamento com amigas de confiança (e sensatas), peça a opinião delas sobre atitudes e conversas que você teve com essa pessoa.

Computador no Google

4. Cheque as referências da pessoa. Busque pelo nome dela na internet, veja se ele realmente trabalha onde diz que trabalha, quem é sua família, seus amigos. Desconfie se você não encontrar nada sobre ele no Google e mais ainda se as informações forem confusas e inconsistentes. Ainda que seu namorado pareça ser uma pessoa muito real, lembre-se de que existem quadrilhas especializadas nesse tipo de golpe e que elas são profissionais em criar personagens com uma riqueza de detalhes impressionante.

5. Por que é você quem deve se colocar em uma situação vulnerável de viajar para um país estrangeiro (de cultura muitas vezes conservadora), onde você não conhece ninguém além do seu namorado virtual e muitas vezes sequer fala a língua? Peça que ele venha te visitar no Brasil primeiro, assim você pode conhecê-lo melhor em um território que você controla, perto da sua família e pessoas nas quais você confia. E não se esqueça de marcar os primeiros encontros em lugares públicos e de avisar alguém sobre o seu paradeiro.

6. Se você resolver que realmente quer ir para outro país em busca desse romance, deixe sua família e amigos informados do seu roteiro, com endereços e telefone dos lugares onde você vai se hospedar. Outra boa ideia é avisar a embaixada brasileira da sua estada ali. Se possível, não vá sozinha, leve alguém da sua família com você e fique hospedada em um hotel.

 7. Se o cara te pedir dinheiro, ou disse que vai te mandar alguma correspondência e depois vier uma cobrança, É GOLPE.

Inscreva-se na nossa newsletter

4.1/5 - (22 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

2.531 comentários sobre o texto “Golpes em relacionamentos com estrangeiros

  1. Olá meninas, quase que caio em um golpe tbm, estava conversando com um tal de Willie, ele começou a me seguir, seguir de volta, a pessoa falou que era Bristol – Reino Unido que tem uma filha de 8 anos , disse que terminou um casamento de 13 anos porque a mulher o traiu, com 3 dias conversando disse que já me amava, AFF só de falar fico com raiva, disse que era empresário e que a filha ficava em um internato pois não tinha quem tomasse conta dela quando ele viajasse a negócios, depois de 7 dias me pediu que eu ajudasse ele para comprar um cartão -presente do stean para carregar o Wi-Fi dele para poder conversar comigo, quando eu disse que infelizmente não podia ele ficou com raiva vê se pode, daí vi logo que era golpe, tenho a foto dele, vamos divulgar.

  2. Gente não consigo entrar no grupo de WhatsApp…queria compartilhar fotos do que se diz médico e fala diariamente como Edward liam Balian

  3. Conversei quase um mês com um tal de Charles Mathew fotos na academia fez uma vídeo chamada de segundos nessa academia da foto no Facebook. A história é sempre a mesma MILITAR SARGENTO NA SÍRIA EM ALEPO. Só que ele não contava que meu ex marido e meu filho são militares. O golpe é TÃO TOSCO que ele não sabe regras básicas do militarismo COMO NÃO DAR SUA LOCALIZAÇÃO PRECISA, Sgt e NÃO SARGENTO , Mandou foto de 2 soldados abatidos NENHUM MILITAR NORTEAMERICANO AUNDA FARIA ISSO, mas o scanner faz isso para pressionar vc a tira lo de lá.. Foi traído, tem uma filha de 111 anos, os pais morreram num acidente de carro. O infeliz fez a chamada de vídeo, audacioso kkkkk mas dei corda e quando me pediu 1000 dólares para vir ao Brasil porque o banco sírio retém o salário EU XINGUEI ELE TODO KKK…E GOLPE MULHERADA .

  4. Olá conheci um moço se chama Fabian , diz ser alemão ,tem pouca fotos no Instagram, em uma semana já disse que me ama e quer meu endereço ,nome completo e o e-mail, para me enviar presentes e diz que sou a mulher da vida dele …. não acredito , ja recusei várias vezes , mas ele é insistente, diz que me ama e quer cuidar de mim,é divorciado e tem 1 filho de 3 anos ,mas quando peço para vê lo em chamada de vídeo ele desconversa…. será um holpe

  5. Existe alguma variação desse golpe com chamada de vídeo? Onde a pessoa envolve a própria família que mora com ele na Suíça?

  6. Olá gente, estou falando com um italiano que me deu o nome de Peter, é ortopedista e que está em missão na Etiópia. Estado de guerra. Diz ter 50 anos, uma filha de 8 anos que está num internato no Reino Unido. E que a ex morreu. Me mandou fotos dele e da filha. São muito belos. Já de conversa em uma semana muito romântico, galanteador, diz estar apaixonado. E que eu seria uma ótima mãe para a filha dele. Não me pediu nada. Mas me prometeu muita coisa boa. (eu já estranhei). Mas ele sabe ser bem conquistador. E ontem me pediu pra eu ajudar a ele sair da Etiópia, pois lá é muito perigoso, morre gente todo dia. Ele é médico sem fronteiras, foi o que ele disse. Ele pediu meu nome completo para ajudar ele a se aposentar e sair de lá, e pelo email que me passou dele eu iria poder ajudá-lo. E também iria me dar as instruções o que fazer. Eu achei super estranho isso. E perguntei da família dele. Ele disse que os pais morreram em viajem para Pequim, e que foi deixado no orfanato pelos tios. Resumidamente, ele só tem a filha. Mas para sair daquela vida ganhou um bolsa e estudou , hoje é ortopedista médico sem fronteiras na Etiópia. E que o contrato dele se encerra em setembro. E que gostaria muito de me conhecer. Conversamos sobre diversas coisas , mas o que me deixou esperta foi ele pedir o meu nome completo para ajudá-lo a se aposentar, pois lá na Etiópia por ser um país perigoso todos os bens ( dinheiro) foram bloqueados por segurança. Mas ele não me pediu dinheiro. É isso.

  7. Oi meninas.
    Alguém já conversou com um tal Alexander Gray que se diz médico ortopedista é de canada e está em missão na Síria. Sempre di que quer um relacionamento sério, porém precisa de alguém que tire ele de lá. Mas pea isso precisa ser pago uma taxa de 6000. Disse que é filho único e que tem um filho de 14 anos nos Estados Unidos. E que a esposa morreu.

  8. Gostaria de entrar no grupo de WhatsApp. Estou em um relacionamento há 1 médico Alexander Dennis que ainda não conheço, mora no Brasil mas é norte-americano. Quero saber se é golpe. Até agora não houve pedido de dinheiro. É viúvo e não tem filhos.

  9. Olá, comecei a conversar com um estrangeiro através do Insta, ele é da Malásia, médico cirurgião, é viúvo e tem uma filha chamada Amanda, o nome dele é Andrew Kenn, 40anos, mas no Insta usa o nome Jonh Kenn. Me mostrou seu crachá com nome e profissão, e o hospital onde trabalha. Me enviou várias fotos dele e da filha e até com colegas de trabalho. Ele é lindo. Me contou que perdeu a esposa em um acidente de carro a 8 anos, desde então não se relacionou com ninguém, que não gosta das mulheres do seu país, já me pediu em casamento na primeira semana de conversa, que está apaixonado por mim, quer que eu o aceite em noivado e que eu o espere por um ano, esse é o tempo que o contrato de trabalho dele se encerra no Hospital, então vem se casar comigo, e abrir uma clínica aqui e me colocar como gerente. Claro que não acredito em nada do que ele diz, mesmo não tendo me pedido nada até agora. Apenas que eu o aceite. Alguém com a história semelhante?

  10. Alguém está se “relacioando” com um tal de Henry Ahmed ? Se intitula médico dermatologista, no Reino Unido. Conheci no Instagram. Já me chamou com uns 3 números de WhatsApp diferentes, dizendo que trocou de número. Diz ser solteiro, aparenta ser novo e de origem oriental. Tenho foto, caso alguém queira ver.

Carregar mais comentários

Comentários estão fechados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.