fbpx

10 ideias de viagens bate-volta desde Barcelona

É fácil passar dias e dias em Barcelona e sempre encontrar algo novo para fazer. A região da Catalunha, no entanto, tem muito mais para mostrar que apenas sua capital. E o melhor é que muitos desses lugares incríveis que muitas vezes são esquecidos nos roteiros de viagem à Espanha estão a poucas horas de distância de Barcelona, o que os torna perfeitos para viagens curtas. Veja agora algumas das melhores opções de bate-volta ao redor de Barcelona.

Girona

onde ficar em girona

Girona é um dos mais importantes destinos turísticos da Catalunha, atrás apenas, talvez, da inalcançável Barcelona. Cidade histórica que já foi cenário de invasões napoleônicas e inúmeras guerras, ainda conserva suas fortalezas e muralhas. Está a apenas 1h30 de carro de Barna, mais ou menos o mesmo tempo em trens convencionais e a 30 minutos nos trens de alta velocidade.

Tanto pela importância histórica, pelo charme de seus becos e pela distância, Girona costuma ser a primeira escolha de turistas em busca de um passeio de um dia nos arredores da capital catalã. Em maio, a cidade fica ainda mais bonita com o Festival das Flores. Suas praias pertencem à Costa Brava e, do outro lado, está encostada nos Pirineus Catalões. E um bônus: Girona foi cenário da quinta temporada de Guerra dos Tronos. Resista à tentação de sair pelas ruas cantarolando a musiquinha de abertura (ou não).

Veja nosso post completo sobre Girona, com dicas de como chegar, hospedagem e roteiro na cidade.

Fígueres e Besalú

Próximas a Girona e a pouco mais de 130 km de Barcelona, essas duas cidades podem ser vistas em um dia em um bate-volta conjunto. Em Fígueres, cidade na qual nasceu Salvador Dalí, a maior atração é o museu dedicado ao artista, o Teatro-Museu Dalí (veja nosso post completo, com informações sobre a visita e como chegar a Fígueres).

Já Besalú é uma impressionante vila medieval que, embora seja pequena e possa ser percorrida em duas horas, já teve seus dias de glória e foi centro de um governo que ultrapassou os Pirineus e alcançou o que hoje é o sul da França. A visita à cidade também pode ser combinada com o passeio a Girona. Apenas 32 km separam as duas cidades.

Veja o post completo sobre Besalú, com dicas de hospedagem e roteiros na cidade.

Montserrat

Considerada a montanha mais importante e sagrada da Catalunha, Montserrat está a 50 km de Barcelona e recebe milhares de visitantes todos os anos, seja para desfrutar das belas vistas e natureza da região ou por razões religiosas. É que lá no alto fica a Abadia de Montserrat, um belo santuário incrustado nas rochas.

Além da visita ao monastério, também é possível fazer trilhas pela montanha e, para os mais aventureiros, até mesmo escalar. O acesso se dá via trem, saindo da Plaça España com direção à Manresa Baixador e descer na “Aeri de Monserrat”, se quer subir em teleférico, ou na “Monistrol de Monserrat“ para subir em funicular.

Costa Brava

Palamós - Costa Brava

Com mais de 200 km de litoral, essa região costeira da Catalunha é repleta de vilarejos charmosos, paisagens incríveis e cidades com tradição cultural e gastronômica. Por causa da geografia da região, que dificulta a expansão imobiliária, muitos dos municípios que formam a Costa Brava ainda preservam uma atmosfera bucólica de vila de pescadores.

Se você tiver mais tempo, vale a pena alugar um carro para percorrer as cidadezinhas e até chegar na idílica Cadaqués. Já quem busca um bate-volta de verão para fugir das superlotadas e não tão limpas praias de Barcelona pode escolher uma das cidades mais próximas para ir e voltar no mesmo dia. Palamós e Tossa del Mar, por exemplo, são algumas opções interessantes a poucas horas de carro da capital catalã.

Veja como é o mergulho em Palamós

Sitges

Parte da Costa Brava, Sitges merece atenção especial. Com 4 km de litoral divididos em 11 praias e um charmoso centro histórico, a cidade é o destino costeiro mais famoso das proximidades de Barcelona. É acessível por trem, em uma viagem de aproximadamente 30 minutos e com diversos trens ao longo do dia. O lugar é bem badalado, em especial para o público LGBT – Sitges é considerado um dos principais destinos gays da Espanha – e conta com diversos restaurantes e lojas de artesanato local. Todos os anos, recebe também o Festival de Cinema de Sitges, focado em cinema fantástico e de terror.

Cadaqués

Um vilarejo de pescadores de casinhas brancas que se erguem sobre as rochas à beira-mar. Essa é Cadaqués, uma das cidades costeiras mais bonitas da Espanha. A 170 km de Barcelona, é uma boa opção de bate-volta para quem está de carro (a viagem dura cerca de 2 horas) e está bem perto de Girona, de forma que também pode ser combinada com uma visita à vila medieval.

De ônibus, o tempo aumenta um pouco (quase 3 horas de estrada) e há apenas uma linha direta, da Sarfa. Com 3.000 habitantes, a cidade era uma pacata vila até que Salvador Dali, encantado pela beleza da região, resolveu viver ali e a apresentou ao mundo. Pequenininha, pode ser vista em duas horas, mas o legal é ficar mais tempo para visitar também Portlligat e o Parque Natual do Cabo de Creus.

La Molina

Que tal sair um pouco do litoral e encarar uma pista de esqui? La Molina fica nos Pirineus, no município de Cerdanya, a 160 km de Barcelona, distância que você percorre com duas horas de carro. A estação conta com 68 km e 63 pistas de diferentes níveis, um snowpark e diferentes atividades para quem quer curtir um pouco a neve, como passeios em motos e raquetes de neve, aulas de esqui, segway e circuitos de trenós com paisagens de tirar o fôlego. Essa é uma boa opção de passeio para os fãs de esportes de neve ou quem busca um pouquinho de inverno de verdade.

Pirineus Catalães

Congost de Mont Rebei - Bate-volta Barcelona

Fronteira natural entre França e Espanha, os Pirineus são uma cadeia de montanhas que se estende por mais de 400 km e alcança os 3.400 metros de altitude. Diversas rotas de um dia podem ser feitas desde Barcelona, incluindo trilhas, passeios e esportes na neve (ver La Molina) e estadia em refúgios naturais. Um desses passeios, com vistas espetaculares e nível de dificuldade baixo, é a trilha do Congost de Mont-Rebei, um desfiladeiro entre as províncias de Huesca e Lérida (acessível via carro).

Parque Natural de Montseny

Bate-volta Barcelona Montseny

Outra opção para amantes da natureza, só que mais próxima de Barcelona e acessível via trem. Ali é possível percorrer diversas trilhas de montanha com baixo nível de dificuldade. É o parque natural mais antigo da Catalunha e um dos mais importantes, com grande biodiversidade. Veja nosso post completo sobre o Parque Natural de Montseny.

Tarragona e Port Aventura

Cidade de importância histórica à beira do mediterrâneo, Tarragona possui construções que remontam à era Romana, como um anfiteatro que, em seus dias, comportava até 12.000 pessoas. Só o centro histórico já valia a visita, mas em Tarragona também há uma grande lista de passeios que podem ser feitos pela região, como o monastério de Poblet, vilas de pescadores e o parque temático Port Aventura, o maior da Europa.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Foto: Shutterstock

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “10 ideias de viagens bate-volta desde Barcelona

  1. O 360 meridianos sempre me causa surpresa, astava a procurar qualquer cidade europeia para se informar e lá aparece ele com as melhores in formações ( procurava bate e volta de Barcelona, planejando viagem ja para 2020). Tem minha admiração a muito tempo. Parabens.

    1. Olá Elson, fico feliz que goste do blog! Você vai amar esses bate-voltas de Barcelona! É um lugar mais lindo que o outro!

      Abraços e boa viagem!

  2. Oi, comecei a seguir vcs agora, gostaria de algumas dicas de viagens bate volta na região de Roma, estarei 6 dias por lá e quero deixar 2 dias para viagem bate volta.
    Obriago.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.