fbpx

Como dirigir nos Estados Unidos

O meio de transporte dos Estados Unidos é o carro. As vias, estradas e cidades são todas pensadas para esse grande símbolo de consumo a quatro rodas. E isso quer dizer que, com exceção de algumas metrópoles, como Nova York, São Francisco e Washington, você não vai poder contar com transporte público para se locomover dentro das cidades e entre elas. E isso vale para duas das mais queridinhas dos brasileiros, Miami e Orlando. Como os ônibus intermunicipais também não são muito utilizados por lá, as road trips são uma das formas favoritas de viagem dos norte-americanos e turistas.

Leia também: Como usar o metrô de Nova York

Por esses motivos, alugar um carro é quase obrigatório, dependendo de onde você vai e de como vai organizar seu roteiro no país. Quer dizer: até dá para se virar sem um, a Luíza mesmo já mochilou por lá assim. Mas você corre o risco de ter sua mobilidade, praticidade e liberdade comprometidas, em especial se você pretende passar por cidades pequenas e médias.

Dirigindo nos Estados Unidos

Mesmo que você já seja um motorista experiente, nunca é tão simples chegar em um novo país, dar partida no carro e sair dirigindo. Por mais que muitas leis de trânsito sejam parecidas com as nossas, existem alguns detalhes com os quais a gente precisa ficar atento para não sair cometendo barbeiragens, atrapalhar o trânsito do país dos outros e levar uma multa desagradável no final.

Mas não fique assustado – não é nada do outro mundo e nem algo que você não consiga assimilar facilmente. Dirigir nos Estados Unidos é bem mais fácil do que dirigir no Brasil. Quando eu fui para Orlando, era recém-habilitada, com pouquíssima experiência de trânsito. E eu me virei muito bem por lá. Claro, levei uma buzinada ou outra, na maior parte das vezes porque estava dirigindo mais devagar do que os caminhoneiros gostariam, ainda que eu estivesse próxima do limite de velocidade da pista. E confesso que também ficava confusa com as medidas em milhas por hora. Na boa, qual o problema com o sistema métrico, USA?

Carros em Nova York nos Estados Unidos

A primeira coisa que você tem que saber é que não é necessário tirar uma PID (Permissão Internacional para Dirigir) para alugar um carro nos Estados Unidos. A CNH vale como habilitação para turistas que vão ficar um curto período no país. 

Clique aqui para pesquisar os melhores preços de aluguel de carro nos Estados Unidos

Leis de trânsito nos Estados Unidos

1. A maior diferença que eu notei entre as leis americanas e brasileiras é que a conversão à direita é livre. Isso quer dizer que, mesmo que o sinal esteja fechado para o cruzamento em que você está, você pode “avançar” se for virar à direita. Isso é quase sempre permitido, a menos que tenha uma placa dizendo “No turn on red”. No início é um pouco estranho, porque parece que a gente está furando o sinal. Mas se você estiver parado na faixa da direita e começarem a buzinar, saiba que estão dizendo “anda logo, meu filho!”.

ATENÇÃO: Essa lei é válida na Flórida e em grande parte dos estados americanos, mas convém procurar a legislação específica do estado que você vai visitar para ter certeza que é válida lá também. Na cidade de Nova York, por exemplo, ela não vale. 

2. Não fique mudando de faixa o tempo inteiro. Cada faixa nos Estados Unidos serve para uma coisa. Observe as placas de trânsito com atenção e permaneça na faixa indicada para aquilo que você quer fazer. Se você quer entrar à direita, fique na faixa a direita até fazer a conversão. Se quer entrar à esquerda, permaneça por lá. Se você vai entrar na Ocean Road, por exemplo, as placas vão te avisar com muita antecedência em qual faixa você deve estar. Grude nela e vá com deus. Caso contrário, provavelmente vai enfrentar muitos quilômetros até o próximo retorno. E, além de dirigir em zigue-zague ser muito mal visto por lá, pode até render multas (ou uma conversa com a polícia) dependendo da gravidade da situação.

Leis de Trânsito nos Estados Unidos

3. A preferência nos cruzamentos é de quem chegou primeiro. Eu acho essa regra muito estranha, mas sim, quem chegou primeiro vai primeiro. Respeite essa ordem.

Cruzamento em Nova York, Estados Unidos

4. Sempre que você ver um ônibus escolar, aqueles amarelinhos, fique atento. Se ele estiver parado com uma placa “Stop” levantada na lateral, você tem que, obrigatoriamente, parar atrás dele. Em geral eles levantam essa placa porque alguma criança está descendo do ônibus e aguardam até que ela esteja em segurança na calçada.

5. Por falar nisso, qualquer placa de Pare é pra parar, estamos entendidos?

Como dirigir nos Estados Unidos

6. Não dirija depois de beber. Eu não devia nem estar falando isso aqui, né? Mas tem gente que ainda faz isso e eu não consigo entender essas pessoas. Se você é um desses, não dirija bêbado nem nos Estados Unidos, nem no Brasil. Se você fizer, vou torcer para você ser pego e dormir uma noite na cadeia. Beijos.

7. Em alguns casos, as vagas de rua são pagas. Você estaciona o carro e coloca moedas nos parquímetros. Quanto mais moedas, maior o tempo que você pode ficar lá. Alguns aceitam até notas e cartão de crédito. Se você passar do tempo permitido, vai pagar multa. E se você achar uma vaga “grátis” dando sopa, lembre-se de olhar se tem escrito “No Parking” em algum lugar ou se tem um hidrante por perto, ou você corre o risco de parar em lugar proibido.

Aluguel de carro nos Estados Unidos

Dicas para não meter os pés pelas mãos

1. Parece coisa de filme, mas os guardas lá realmente surgem do nada e começam a piscar para você. Imagina o medo ao ver as luzinhas e a sirene? Eles não precisam justificar os motivos pelos quais estão te parando. Apenas encoste o carro e permaneça sentado, com as mãos no volante e aguarde o que o policial vai dizer. Só saia do veículo se ele pedir e tenha por perto sua CNH, passaporte e documentos do carro.

2. As rodovias costumam ter muitos e muitos pedágios. Muitos deles não são operados por pessoas, por isso é uma boa ideia ter sempre algumas moedas com você. Em alguns casos é possível comprar uns passes que permitem que você passe nos pedágios sem parar. Na Florida, por exemplo, tem o SunPass. Pergunte na sua locadora de veículos.

Trânsito em Nova York, Estados Unidos

3. Apesar de não ser obrigatório, você pode considerar tirar a PID. Isso porque a permissão para usar somente a CNH nos Estados Unidos pode cair de repente (já aconteceu) e você pode se ver impedido de dirigir a poucos dias da sua viagem. Além disso, ela é uma garantia de que o policial vai entender tudo o que está escrito no documento e não vai implicar com você porque sua CNH está em português.

3. Não seja pão duro e alugue um GPS junto com o carro. Eu me perdi inúmeras vezes em Orlando com o GPS (maldito sistema de milhas). Sem ele acho que eu nunca teria saído do aeroporto.

4. Se você por acaso levar um multa, não se preocupe. Na maior parte dos casos a locadora de veículos vai debitar o valor direto no seu cartão de crédito, sem complicação ou burocracia.

Atenção: Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

16 comentários sobre o texto “Como dirigir nos Estados Unidos

  1. Ola Natalia, Europe tambem sou mineral do vale do Jequitinhonha, gostei muito de suas historias, elas servem de grande apoio para quem estar com duvidas nos Estados Unidos.

  2. Gostei muito das dicas e até das respostas.
    Dirigi na Itália e lá as placas são muito diferentes das nossas.
    Quando forem para lá saibam também que existem zonas de restrição onde somente placas em dias específicos e horários determinados podem trafegar.
    La as multas são caras.
    Pretendo ir para Boston em breve e gostaria de algumas dicas, se as tiverem.
    Hrato

  3. Adorei suas dicas e me senti mais relaxada, ando meio preocupada, apesar de sempre viajar nunca dirigi por lá, mas desta vez, farei Las Vegas até Yosemite. Vou tirar a PID por medida de segurança. O que você poderia me acrescentar? Estarei com mais uma pessoa que também não tem experiência e ambas estão bastante preocupadas. E outra, meu inglês não é fluente, acha que sou louca em tentar?

    Abraços e obrigada

    1. Olá Vanuza, acho que não tenho nada a mais para acrescentar. Não acho que você é louca. Quando eu fui, tinha acabado de tirar carteira e não dirigia (não dirijo ainda) no Brasil. E ainda assim achei super tranquilo. Vai dar tudo certo 😉

      Abraços

  4. Estou indo para Los Angeles e Las Vegas em Abril. Farei o trajeto entre as cidades de carro, além de dirigir bastante em Los Angeles. Achei muito boa as dicas! Apesar de já ter ido aos EUA antes, não tive a oportunidade de dirigir. Sem dúvida o trânsito deles é muito mais organizado do que o nosso e os pedestres são muito mais respeitados, facilitando a vida de todos. Muito obrigado pelas dicas!

  5. Quando fui para a Califórnia, busquei dicas como as tuas no site. As principais estão aí, que são a direita livre e o cruzamentos com quatro “stops”, que a preferência é de quem chegou primeiro, mas mesmo assim esse cara tem que parar, se não cria um caos tremendo bugando a cabeça dos americanos kkk. Outra dica é cuidar as Freeways que possuem um símbolo de losango e chamadas de “carpool”, ande nesta pista somente se tiver mais de duas pessoas no carro, se não ganha multinhas.
    Ah, sem preconceito, sério, mas se virem asiáticos no volante redobrem a atenção! eles costumam levar a tradição do trânsito caótico chinês para os EUA.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.