fbpx

Checklist de organização para viagem internacional

Faltam menos de três dias para eu partir para Portugal. Com isso, esta semana tem sido uma correria sem fim para organizar os últimos detalhes – são tantas coisas para resolver antes de uma viagem internacional que acabamos esquecendo de uma ou outra coisa.

Ontem vi uma notícia de um casal que foi deportado da França na lua de mel porque comprou um pacote via CVC e o hotel não confirmou a reserva. Felizmente a justiça garantiu ao casal uma indenização pelo transtorno. Mas, se eles estivessem seguindo minha checklist de organização de viagem internacional, quem sabe poderiam ter evitado tamanho perrengue.

Parta do princípio de que seus documentos são seus bens mais preciosos e são necessários para comprovar quem você é no exterior. Ou seja, é preciso tomar todas as precauções para o caso de perda ou roubo. Depois, lembre-se da importância do seu dinheiro, seja em espécie ou no cartão, para pagar suas contas e te salvar em imprevistos. Você precisa mostrar para a imigração que tem esse dinheiro e também precisa saber o que fazer caso ele suma.

Por fim, lembre-se que confusões acontecem, informações são perdidas e é necessário que você confirme que realmente tem um cama para dormir e transporte para levá-lo aos lugares. Então, vamos ao checklist de organização pré-viagem internacional, seja você marinheiro de primeira viagem ou viajante experiente.

imigração espanha

Veja também: Como funciona a imigração na Espanha

O que você precisa fazer antes de viajar

– Libere os seus cartões de débito e crédito para uso no exterior. Alguns bancos só permitem que você deixe o cartão desbloqueado por um certo período de tempo, então anote o número que você vai precisar ligar e salve na agenda a data que vai ter que desbloquear novamente.

– Habilite todas as funções do internet banking no celular e computador (caso você ainda viva na idade da pedra não tenha feito isso).

– Se for uma viagem mais longa, tipo intercâmbio ou uma volta ao mundo, vá ao cartório e deixe uma procuração para alguém de confiança autorizando essa pessoa a te representar em todas as situações (custa caro, cerca de 100 reais). Pergunte a seu banco se eles exigem alguma procuração específica e peça para eles te enviarem o modelo. No meu caso, o Banco do Brasil tem um modelo de procuração particular que só precisa do reconhecimento de firma.

– Também no cartório, tire uma cópia autenticada do seu passaporte (e deixe guardada num lugar diferente do que fica seu documento original).

– Uma semana antes de partir, envie um email ao hotel confirmando a hora da sua chegada e checando se está tudo certo com a sua reserva. SEMPRE faça isso, principalmente se você reservou via internet ou agência.

– Tire uma foto da mala que será despachada, aberta e fechada (caso a bagagem seja perdida, isso ajuda na localização). Leia nosso post sobre o tema.

– Não esqueça de fazer o seguro de viagem internacional. Saiba mais sobre a importância disso e veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício.

Tire cópia dos seguintes documentos e leve com você:

pasta viagem internacional

Minhas pastas com documentos de viagem, sempre comigo na bagagem de mão

– Passaporte (de preferência, uma cópia autenticada em cartório)

– Identidade e CPF

– Carteira de Motorista

– Página com visto do seu passaporte (se tiver)

– Certificado Internacional da Vacina de Febre Amarela

Tenha impresso e guardado numa pasta na mala de mão (não despache!):

imigração estados unidos

Imigração nos Estados Unidos. Crédito: CBP Photography (CC BY-SA 2.0)

– Declaração do imposto de renda (se tiver)

– Extrato bancário recente

– Comprovante de endereço no Brasil

– Extrato do cartão de crédito

– Extrato do cartão de viagem pré-pago

– Comprovante de compra de moeda estrangeira (entregue pela Casa de Câmbio)

– Comprovantes de reserva em hotéis (pode ser do email mesmo – aproveite e imprima também informações de como chegar no hotel)

Carta-convite (no caso de não ter reservas de hotéis)

– Comprovantes de itinerários de vôos

– Tickets de ônibus ou trem comprados via internet (também servem como passagem)

– Certificado da apólice do seguro internacional de viagem

– Certificado de estudo ou contrato de trabalho, caso você vá fazer intercâmbio

– Receita médica de medicamentos que estiver levando

– Nota fiscal de objetos de valor que estiver levando (como computador, câmera, tablet, etc)

Tenha uma cópia digitalizada (foto ou scanner) e salve no email e pendrive:

Passaporte brasileiro

– Passaporte

– Frente de todos os seus cartões. Assim você terá salvo os números de seus cartões, caso seja roubado ou perca (não tire a foto do verso, porque lá tem o código de segurança do cartão).

– Certificado da apólice do seguro de viagem

– Reservas de hotéis ou carta convite

– Itinerários de voo, trem ou ônibus

Durante a viagem

– Guarde todos os comprovantes de check-in e de despacho de bagagem. Também tire uma foto deles.

– Não mantenha todo o seu dinheiro e cartões no mesmo lugar. Guarde uma parte na doleira e outra na carteira, por exemplo.

– Cuide bem do seu passaporte. Evite deixar fora do cofre no hotel ou esquecê-lo em algum lugar (um amigo uma vez deixou o passaporte cair no vaso sanitário quando foi tirar da doleira).

– Guarde com MUITO cuidado o documento de imigração que é entregue no avião. Você precisará devolvê-lo quando for sair do país.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

49 comentários sobre o texto “Checklist de organização para viagem internacional

  1. OI, Eu e meu esposo vamos para Inglaterra. Temos a carta-convite do nosso filho que iremos nos hospedar em sua casa e o mesmo descreve que será responsável por todas despesas. Gostaria de saber se temos que comprovar alguma quantia em libras?

    obrigada pela atenção.

    1. Oi Rosali,

      Se seu filho será o responsável, acredito que vocês não tem que comprovar a quantia em libras.
      Só verifiquem se a carta convite de vocês está registrada certinha como o governo britânico pede.

  2. Amei seu checklist e acabei de conferir tudo aqui de acordo com a lista e seguir tudo direitinho, só uma dúvida eu estou indo pra Índia e vou ficar hospedada na casa de um amigo, eu necessito da carta convite para comprovar minha estadia ou não?

  3. Boa tarde! Adorei o post e gostaria de tirar umas dúvidas.
    Vou viajar com meu namorado, eu trabalho e ele não. Temos passagens de ida e volta e carta convite de onde ficaremos, você acha que teremos problemas? E Portugal exige o certificado de vacina contra a febre amarela?
    Agradeço a atenção.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.