Roteiros em Portugal: 15, 20 e 30 dias

Roteiros em Portugal: 15, 20 e 30 dias

Não canso de dizer que Portugal é um país pequeno, mas com tantas coisas para ver e fazer e tantas diferenças entre suas regiões, que o tempo sempre é curto para conhecer tudo. Não é a primeira vez que tento me aventurar montando roteiros em Portugal para vocês, afinal, já moro no país há quase três anos e sempre busco viajar por aqui em todas as oportunidades que tenho. A proposta hoje é pensar roteiros para quem tem mais dias disponíveis para explorar o país: 15, 20 ou 30 dias com dicas de onde ir em Portugal.

São sugestões que você pode seguir à risca ou adaptar. Ficar mais ou menos tempo em determinados lugares, trocar lugares ou riscar dos planos.

Vejam também o nosso post com 7 roteiros de viagem para conhecer Portugal em 7 dias e também a lista de 10 lugares imperdíveis para conhecer em Portugal. Ainda, veja 7 ideias de bate-volta para fazer a partir de Lisboa e outras 7 ideias de bate-volta a partir do Porto.

Sempre que possível, a sugestão de transporte será de ônibus (autocarro para os portugueses) ou trem (o comboio). Quando isso não for possível, faço uma indicação de que é necessário alugar um carro. Todos os links nas cidades ou regiões levam para posts com dicas de o que fazer, onde ficar e onde comer em cada lugar.

Se você quiser pesquisar qual a melhor forma de viajar (ônibus ou trem e até avião), dá uma olhada nesse post com dicas de como pesquisar qual forma de transporte mais barata na Europa.

Roteiro em Portugal: 15 dias

Comece com três dias em Lisboa, normalmente a porta de entrada dos brasileiros em Portugal. Reservei nesse roteiro um dia extra para fazer um bate-volta em Sintra: basta pegar o trem na estação Rossio, nem precisa comprar com antecedência. No dia seguinte, siga para Évora, a bela capital alentejana – o trajeto de ônibus é bem fácil.

Normalmente as pessoas só fazem uma bate-volta a Évora, mas vou sugerir que você fique lá uma noite para aproveitar a cidade com mais calma. Se você estiver de carro, fica uma outra sugestão (infelizmente, impossível de ônibus): siga para a vila de Marvão, no fim do dia, passe a noite e veja o céu estrelado e aproveite o dia seguinte para visitar o castelo, contemplar a vista e, se tiver tempo, visite a praia fluvial, tudo antes de seguir para Fátima.

roteiros em portugal marvao alentejo

Leia também: Como viajar de trem em Portugal

Como alugar um carro em Portugal

Se você não for católico ou não se interessar por esse turismo religioso, faça de Nazaré o seu destino – há opções de ônibus. No dia seguinte, faça a rota para Tomar, Alcobaça ou Batalha. Até dá para visitar os três no mesmo dia se você estiver de carro, mas eu acredito que seja extremamente cansativo.

No fim do dia, vá para Coimbra. Dependendo da hora que chegar, ainda dá para aproveitar um pouco da noite na cidade. No dia seguinte, explore Coimbra e fique lá uma segunda noite. Para o segundo dia, você pode aproveitar mais da cidade ou fazer um bate-volta para Conímbriga, a terra das ruínas romanas.

No final do dia, siga para a Serra da Estrela. Para isso, é imprescindível alugar um carro. Como o roteiro é curto, serão apenas dois dias na Serra. Sugiro que você explore Manteigas, Seia, Torre, os lagos e as aldeias históricas como Piódão, Belmonte e Linhares. Veja aqui ideias de roteiro na Serra da Estrela. Escolha se prefere passar a noite numa aldeia ou no meio das montanhas e aproveite.

Se você não quiser alugar carro, a sugestão é fazer outro roteiro: siga de Coimbra para Viseu, aproveite o dia na cidade, depois faça o trajeto até Aveiro, onde você pode passar a noite e no dia seguinte explorar a praia e a ria – os canais da cidade, bem à moda Veneza.

roteiros em portugal costa nova aveiro

É hora de seguir para o Porto. Explore a cidade por dois dias e tire um dia extra para fazer um bate-volta em Guimarães. Por fim, é hora de voltar para casa: você tanto pode sair do Porto quanto voltar de trem para Lisboa e seguir viagem.

Roteiro de 20 dias em Portugal

Comece com os três dias em Lisboa e mais um dia de bate-volta em Sintra. Nesse roteiro você também ganha um dia extra para fazer um bate-volta à cidade costeira de Cascais ou se preferir ao palácio de Queluz, ambas também alcançáveis de trem urbano (atenção, se você escolher essa opção para o dia extra, terá que sacrificar Braga mais pra frente).

Mais uma vez, siga para Évora por um dia. A partir daí, há duas opções: você pode explorar o interior do Alentejo nos quatro dias seguintes. Será preciso um carro, mas dá para visitar Marvão, Estremoz, Castelo de Vide, Aldeia da Luz, Monsaraz, Vila Viçosa e Elvas. Porém, se estiver mais quente, uma opção é seguir de Évora para Lagos e aproveitar a região do Algarve por quatro dias, veja aqui uma ideia de roteiro.

De lá, suba para Óbidos e use de base para explorar Tomar, Alcobaça, Batalha, Fátima, Nazaré e Peniche por dois dias – mais uma vez, sem carro você conseguirá visitar as cidades de forma limitada. Depois, siga para Coimbra, fique dois dias e no final do segundo dia vá para a Serra da Estrela. Explore a serra e arredores por três dias e depois siga para o Porto por dois dias. Você tem mais um dia para bate-volta em Guimarães ou use o dia extra no Porto.

roteiros em portugal serra da estrela

Roteiro de 30 dias em Portugal

Esse roteiro é um compilado do que já foi sugerido ali em cima, acrescentando algumas regiões bastante especiais. Sinceramente, é bem difícil fazer tudo isso sem carro, mas dá para tentar trocando algumas cidades. Além dos três dias em Lisboa e bate-volta a Sintra e Cascais ou Queluz, você tem quatro dias no Alentejo interior para explorar Évora, Marvão, Monsaraz, Vila Viçosa, Estremoz, Castelo de Vide, Elvas e as várias quintas de vinho alentejano. Um carro é essencial.

Dali, há duas possibilidades para os próximos três dias: ou você segue para o Algarve e faz de Lagos sua base para explorar a região ou vai para o Litoral Alentejano e explora Zambujeiara do Mar, Vila Nova de Mil Fontes e outras belezas do Parque Natural, com opções de caminhadas e paisagens que valem a pena mesmo no inverno.

passeio de barco em lagos algarve grutas

Siga para dois dias em Óbidos, Fátima, Nazaré, Peniche, Tomar, Alcobaça e Batalha. Depois, dois dias em Coimbra, com as possibilidades de bate-volta a Conímbriga e Serra da Lousã e aldeias do Xisto. Ainda, os três dias na Serra da Estrela, seguidos de três dias no Porto, e um bate-volta em Braga ou Guimarães. No dia seguinte, pegue o carro e se prepare para três dias no norte de Portugal, com os destaques do Douro Vinhateiro e Trás-os-Montes: explore as quintas, fazendo de Pinhão a sua base.

ilha de são miguel açores mosteiros

E os quatro dias finais? Bem, embarque num voo para as ilhas. Você terá que escolher entre a Madeira (veja aqui as dicas) ou os Açores (leia todos os posts). Pesquise os voos com antecedência para ver se vale mais a pena sair de Lisboa, no início da viagem, ou do Porto, no final.

Sou jornalista, tenho 29 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite “morar no aeroporto”. Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

56 comentários em Roteiros em Portugal: 15, 20 e 30 dias

  1. Oi Luíza! Estou indo a Portugal em outubro, ficaremos 20 dias. Gostaria apenas de dicas de lugares onde possamos ter contato com a natureza, pois gostaríamos também de intercalar os passeios urbanos com passeios em meio à natureza.

  2. Boa tarde, gosto muito do seu trabalho e já utilizei diccas para outras viagens.
    Vou a Portugal em setembro, temos entre 15 a 17 dias de disponibilidade, com o seguindo roteiro, Lisboa, sintra, Santarem, Obidos, Tomar , Batalha, Leiria, Coimbra, , Aveiro, Ovar e Porto. Nao sei como ordenar estas cidades,
    Poderia me orientar?
    Agradeço imensamente .
    Atenciosamente
    Marcia

  3. Estimada Luiza,
    Onde encontrar os links nas cidades ou regiões, os quais levam para posts com dicas do que fazer, onde ficar e onde comer em cada lugar? Isto no que se refere aos roteiros para Portugal.
    Antecipadamente agradeço a atenção que puder dispensar a minha indagação.

  4. Luiza, adoro seu blog. Estou tentando fazer um roteiro, de acordo com suas informações. São 16 dias em Portugal,portanto não estou sabendo bem como de onde é melhor ir de um lugar para outro. O roteiro é o seguinte:
    Chegada em Liboa -Dia 08/10 – 4 noites
    Sendo 1 dia de bate-volta a Sintra
    Sai de Lisboa- Dia 12 trem – Caiscais 1 noite
    Sai de Caiscais: Dia 13 – carro – Faz – em 2 dias – 1 noite: Tomar; Alcobaça; Batalha; Fátima; Nazaré; Peniche; No caso, aqui não sei quais cidades faço em sequência e onde é melhor domir para seguir viagem em direção a Coimbra
    Dia 14 chegada em Coimbra 2 noites- No dia 16 sair para Aveiro passando por Viseu.
    Dia 16 Dormir em Aveiro
    Dia 17 ir para Serra da Estrela 2 noites- esse sequencia de cidades também não sei qual melhor e onde dormir: Seia; Manteigas; Torre; Piódão; Belmont
    Dia 19 – Ir para Porto – 4 noites, sendo que dia 23 retorno para Lisboa para voltar para o Brasil. O que vc acha deste roteiro? Por favor, me dê uma luz. Está muito corrido? O que vc me sugere dentro deste roteiro?Onde passo de carro por várias cidades, qual seria a ordem das cidades e onde é melhor dormir?
    Agradeço desde já sua atenção.

    • Oi Mirian,

      Acho que o roteiro está bom. Se você ler os textos específicos dessas cidades e regiões, fica mais fácil escolher onde dormir, de acordo com as duas preferências.

  5. Bom dia Luiza,
    Acabo de te eleger a minha salvadora da pátria rss. Tenho lido suas dicas e orientações e realmente são muito legais, espero que você posso nos ajudar a criar um roteiro durante o período que ficaremos por aí. Eu minha esposa e um casal de amigos resolvemos comemorar nossos 25 anos de matrimônio e elegemos Portugal para nossa primeira grande viajem pela Europa, primeiro por conta da língua pra podermos nos virar com mais facilidade e também por se tratar de um país magnífico tanto para turismo histórico quanto religioso. Chegaremos a Lisboa dia 05 maio por volta das 15hs e retornaremos também por Lisboa no dia 25 por volta do meio dia. Obviamente gostaríamos de conhecer tudo do Porto ao Algarve, sendo que se possível, estando em Porto dar uma esticada até Santiago de Compostela. Estamos tentando montar um bom roteiro por aqui e Fátima, Évora, Óbidos não podem ficar de fora não é mesmo.
    Se puder nos dar umas dicas, ficaremos imensamente agradecidos.
    Abraços Luiza.

  6. Olá Luiza, vou fazer minha prmeira viagem internacional e sozinha, começando por Portugal, pretendo ficar 20 dias hospedada em Lisboa, e de lá visitar varias cidades como: Sintra e Cascais), Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Guimarães), Évora e Óbido, minha dúvida, tenho que mim hospedar em Coimbra pois fica mais perto de visitar estas outras cidades? Dá pra fazer estes roteiros em transportes público? estou insegura. Quantos euros preciso levar, sou estilo mochileiro. Quero gastar pouco.

    • Oi Jarbas,

      Não montamos roteiros personalizados. Para isso fazemos esses posts com todas as dicas de roteiro prontinhas, para você fazer o seu de forma independente.

  7. Oi Luiza! Adorei seus roteiros. Tenho 22 dias em Portugal, sendo 1 dia pra ir num casamento e o último dia pra ir embora cedo. Isso em Julho. Então pensei o seguinte:
    1º ao 3º dia – Lisboa
    4º dia – Bate e volta Cascais
    5º dia – Bate e volta Sintra
    6º ao 8º dia – Algarve
    9º dia – sair de Algarve de manhã e ir p/ Évora
    10º dia – Óbidos, Alcobaça e Batalha
    11º dia – Peniche, Nazaré e Fátima
    12º dia – Tomar e Almourol
    13º dia – Braga e Guimarães e pernoite na cidade onde será o casamento (Ribeirão)
    14º dia – Casamento a partir das 16h.
    15º ao 17º dia – Porto
    18º dia – Região do Douro e pernoite em Aveiro
    19º dia – Aveiro e Coimbra
    20º dia – Coimbra
    21º dia – Conímbriga e pernoite em Lisboa
    22º dia – Vôo p/ Brasil
    O que vc achou? Em relação à região de Óbidos, ficou bom ou vc sugere outra coisa? Um desses dias em Porto, quero fazer o passeio de barco na região do Douro. Mesmo assim, vc acha que vale a pena fazer a região do Douro de carro?
    Desculpa por tanta dúvida. Obrigada.

    • Oi Silvia,

      Alguns pitacos:

      – Não conte o dia da chegada como um dia de passeios. Então, colocaria um dia a mais para Lisboa.
      – Pelo seu roteiro você quase não fica em Évora. A cidade tá ali meio jogada.
      – Não dá para fazer Braga e Guimarães no mesmo dia
      – Não faz sentido pernoitar em Aveiro depois de conhecer o Douro. Melhor pernoitar no Douro e no dia seguinte seguir pra Aveiro cedo.
      – Não tem outro jeito de fazer o Douro sem ser de carro ou com um passeio de agência. O transporte público ali é bem inexistente.

  8. Boa tarde Luiza

    Amei suas dicas. Estou planejando passar uns 13 dias em Portugal em agosto de 2018.

    Gostaria que você avaliasse meu roteiro pois ainda tenho muitas dúvidas:

    Lisboa 3 dias
    Sintra e Cascais – 1 dia (Bate-volta de Lisboa)
    Évora – 1 dia
    Óbidos e Fátima – 1 dia (Bate-volta a partir de Évora)
    Coimbra – 1 dia
    Porto – 3 dias
    Braga e Guimarães – 1 dia (Bate-volta a partir de Porto)
    Tras os Montes – 1 dia (Bate-volta a partir de Porto)
    Porto – São Paulo – Retorno de avião

    Desde já obrigado.

    Att.

  9. Luiza, boa tarde!

    amei suas dicas… Estou um pouco perdida e gostaria de sua ajuda.
    Chegarei em Porto (dia 18/06) e tenho até 28/06 para viajar entre Porto e Lisboa (de onde parte meu voo).

    Minha família é de Tras os Montes (meu pai gostaria muito de conhecer), nunca estivemos em Portugal…

    O que me sugere de roteiro, sendo que gostaria de conhecer também (mesmo que de passagem) Sintra, Cascais, Evora, Alentejo,Obidos, Viseu, Aveiro.. além de Porto e Lisboa! É possível irmos até o Douro?

    • Oi Tatiana,

      Vocês só tem, na prática, 9 dias de viagem. Não acho que dê para fazer tudo isso. De qualquer forma, sugiro que aluguem um carro para otimizar o tempo.

      Ficaria 2 dias no Porto, pegaria o carro um dia e passearia por Trás-os-Montes e Douro. E no outro dia vocês podem fazer, também de carro, Viseu e Aveiro (será bem corrido, já aviso).

      Depois, descem de trem até Lisboa. Fiquem em Lisboa por 3 dias. Sobra dois dias, que também sugiro o aluguel de carro, para otimizar e escolher entre Sintra, Cascais, Évora ou Óbidos.

  10. Luiza, adoro suas dicas. Pretendo visitar a Serra da Estrela em maio proximo e gostaria de saber se esta região foi afetada pelos incendios de 2017.
    Muito obrigada
    Elisabete

    • Oi Elisabete,

      Foi afetada sim. Boa parte do centro de Portugal foi afetada. Não necessariamente o topo da Serra, mas o caminho para lá você verá marcas.

  11. Oi Luiza, estou adorando suas dicas e propenso a seguir seu roteiro de 15 dias. Mas tenho apenas 13 dias para explorar o país e estou pensando em cortar Évora ou Serra da Estrela. O que você recomendaria?

  12. OLÁ LUIZA,

    TENHO CONSULTADO O SEU BLOG PARA PLANEJAR O MEU ROTEIRO DE VIAGEM COM 08 DIAS EM PORTUGAL, ACOMPANHADA DE MEU ESPOSO,NO INÍCIO DE MAIO/2018 E GOSTARIA DA SUA OPINIÃO QUANTO AS ESCOLHAS:

    PORTO – 03 DIAS
    CRUZEIRO NA REGIÃO DO DOURO COM PERNOITE EM COIMBRA – 01 DIA
    COIMBRA E ÓBIDOS – 01 DIA
    LISBOA-SINTRA-ÉVORA – 03 DIAS

    APROVEITO PARA PARABENIZA-LA PELO BLOG.

    FORTE ABRAÇO E MUITO OBRIGADA

    • Oi Isildinha,

      Tem um problema aí no seu roteiro: CRUZEIRO NA REGIÃO DO DOURO COM PERNOITE EM COIMBRA – 01 DIA

      Não faz sentido um cruzeiro no Douro – que fica no Norte – e depois pernoitar em Coimbra – que fica no centro.
      Faz bem mais sentido pernoitar em uma das cidades do Norte, Minho ou Trás-os-Montes.

  13. Olá, Boa tarde, tudo Bom?
    Viajarei para Portugal em março e ficarei 16 dias, chegando em Lisboa no dia 05 de março. Porém, farei uma meia maratona em Lisboa no dia 11 de março, por isso fiz alguns ajustes e gostaria de sua opinião no roteiro que montei (viajarei sozinha para lá)

    Desembarco em Lisboa e pego um carro e vou para Évora onde dormirei lá. No dia seguinte permaneço em Évora. No terceiro e quarto dia Alentejo. Depois 03 dias em Lisboa. Posteriormente, bate-volta em Sintra, bate-volta em Cascais ou Queluz. 2 dias em Óbidos. 2 dias em Coimbra. No final do segundo dia vou para a Serra da Estrela onde fixarei 2 dias e por último 2 dias em Porto. Retornando para São Paulo dia 21.

    Por gentileza, poderia avaliar se está Bom?

    Parabéns pelo blog. Me ajudou muito.

    • Oi Edi,

      Acho que seu roteiro está bom. Algumas sugestões:

      – Cascais em março é meio furada, por conta do frio.
      – Dois dias em Óbidos é muito, mas se você acrescentar passeios nos arredores, como Batalha, Alcobaça, Tomar ou Nazaré, fica bem.

  14. Olá Luíza. Estarei chegando em Portugal por Lisboa em 26/02 e partindo de volta para o Brasil em 20/03.
    O que vc sugere? Estou indo com uma amiga.
    Grata.

  15. Olá.
    Não notei nos roteiros a região do Douro. Para quem está indo à Portugal pela primeira vez, você acha dispensável?
    Outra dúvida, ficando em lisboa 6 dias(3dias + 3 dias para bate e volta de transporte público) para depois alugar um carro e conhecer Serra da Estrela ou Douro e ir para Porto. Nesses três dias, quais bate e volta você considera imprescindíveis (sei que isso é pessoal).

    • Oi Frederico,

      Sugiro sim o Douro, no roteiro de 30 dias: “pegue o carro e se prepare para três dias no norte de Portugal, com os destaques do Douro Vinhateiro e Trás-os-Montes: explore as quintas, fazendo de Pinhão a sua base.”

      Não considero de forma alguma dispensável, lá é lindíssimo e os vinhos maravilhosos. E só que são tantos lugares que é difícil colocar todos. Fica sendo uma questão de preferência.

      Sobre bate-voltas de Lisboa, temos um post específico: https://www.360meridianos.com/2016/09/7-ideias-de-bate-volta-a-partir-de-lisboa.html

      • Quando perguntei sobre a região do Douro é por que estou com dúvida em qual dos dois roteiros abaixo escolher. O que muda basicamente é Alenteijo e Douro:
        Roteiro 1 – Lisboa 5 dias(dois bate volta), Alenteijo 4 dias, Óbidos(base) e arredores 2 dias e meio, Coimbra 2 dias, Aveiro como pitstop antes de chegar a Porto, Porto 4 dias;

        Roteiro 2 – Lisboa mesma coisa, Óbidos (base) e arredores 2 dias e meio, Coimbra 2 dias, Douro (base Pinhão) 3 dias, Porto 5 dias (acrescentado Aveiro como bate volta).

        Você ve algum problema logístico em algum deles? Quais cidades do Alenteijo você recomenda pernoitar.

        E a pergunta principal: qual dos dois roteiros você acha melhor como uma primeira experiência em Portugal?

        Muiiiiiiiiito obrigado pela atenção.

      • Luíza, muito obrigado pela ajuda. Consegui mais dois dias (22 no total) para poder viajar em junho. Com esses dois dias a mais, vou poder conhecer tanto o Alentejo quanto o Douro. Oba!!!
        Preciso de uma última ajuda. Essa será mais específica e relacionada com o que você disse sobre pernoitar em mais de uma cidade no Alentejo. Não sei se incluo Marvão no roteiro. Pra fechar qual dos roteiros abaixo você acha mais produtivo?
        1º roteiro Alentejo:
        Dia 1 – Lisboa – Arraiolos – Évora(pernoite);
        Dia 2 – Évora (parte da manhã) – Monsaraz – Mourão;
        Dia 3 – Évora – Estremoz – Vila Viçosa – Visita a Vinícola;
        Dia 4 – Évora – Elvas – Marvão (pernoite);
        Dia 5 – Marvão – Óbidos – Nazaré (pernoite);
        2º roteiro Alentejo:
        Dia 1 – Lisboa – Arraiolos – Évora(pernoite);
        Dia 2 – Évora – Visita a Vinícola;
        Dia 3 – Évora – Estremoz – Vila Viçosa – Elvas;
        Dia 4 – Évora – Monsaraz – Mourão – visita à vinícola;
        Dia 5 – Évora – Óbidos – Nazaré (pernoite).

        Pelo seu conhecimento prático, qual roteiro você achou mais interessante e equilibrado? Só falta essa dúvida pra que eu faça as reservas dos hotéis.

        • Oi Frederico,

          Eu prefiro o primeiro roteiro, mas tenho algumas sugestões:

          Você precisa ao menos passar um dia inteiro em Évora para visitar as atrações de lá. Do jeito que está seu roteiro, não sobra nenhum dia para Évora.

          Eu acho que Marvão e Monsaraz são os lugares mais lindos do Alentejo. Você pode inclusive visitar uma vinícola ali por perto, para otimizar.

  16. Olá. Parabéns pela matéria! Gostaria de saber se outubro e novembro são bons meses para visitar Portugal? E quanto ao clima? Será minha primeira vez na Europa e pretendi ficar 16 dias. Sendo todos por Portugal? Ou 8 dias em Portugal e 8 duas na Espanha? Vale a pena?

    • Oi Fausto,

      Qualquer mês é um bom mês. Acho que outubro é mais tranquilo em relação ao frio e os dias são mais longos que em novembro.

      Sobre a quantidade de dias, a decisão tem que ser sua mesmo, o que você quiser ver.

  17. Olá Luiza, achei excelentes os roteiros em Portugal, e quero utiliza-los para uma viagem de carro, começando em 7/1/2018 pelo Porto e saindo por Lisboa 2/2/2018. Somos um casal com 70-75 anos e gostaríamos de fazer uma viagem tranquila, fazendo paradas descansadas em bons hotéis ou pousadas de onde iremos alcançar os arredores. Nosso roteiro tentativo seria: Porto 3 dias, Guimarães 1 dia, Serra da Estrela 3 dias, Coimbra 2 dias, Óbidos 2 dias, Évora 4 dias, Cascais 1 dia, Sintra 1 dia, Lisboa 5 dias. Pedimos sua opinião sobre o roteiro acima e sua sugestão de como incluir Bragança e o Parque Natural do Douro.
    Obrigado
    Evangelina e Eduardo

    • Oi Evangelina,

      Não entendi porque 5 dias em Évora, sinceramente, vale mais a pena ficar uma ou duas noites em Evora e dormir nas outras cidadezinhas do Alentejo.

      Não recomendo ir a Cascais nessa época do ano, vi estar muito frio e é uma cidade de praia.

      Também não tem porquê ficar 2 dias em Óbidos, apenas um basta. Aproveite o outro dia para conhecer Batalha, Alcobaça e/ou Tomar.

      Bragança e as outras cidades do Douro, como ficam no norte, perto do Porto, vocês podem incluir bem no início da viagem, antes de seguirem para a Serra da Estrela. Recomendo uns 3 ou 4 dias no vale do douro.

  18. Olá, vou viajar dia 29 de março até 26 abril , vou sozinha , tenho 65 anos e quase nao dirijo aqui no Rio de Janeiro , entao não pretendo fazer isso lá , tenho medo !!!! por isso acho que vou utilizar o transporte público ,não tenho pressa e quero curtir bastante Lisboa ( é a segunda vez em Lisboa e Porto ) e aí vai meu roteiro .
    Lisboa 3 dias, e depois Cascais (bate e volta), Sintra (bate e volta), Queluz (bate e volta), Óbidos e Caldas da Rainha (bate e volta) , Setubal (bate e volta ) , daí em diante estou na dúvida : quais cidades visitar a partir de Coimbra ? no Porto tenho minha prima e ficarei na casa dela , mas já tenho algumas cidades pra conhecer , portanto sei o que quero . Apenas reveja esse roteiro e sugestao sobre Coimbra .Será que ainda estará muito frio ? Um grande abraço , te acompanho a varios anos !!!!

    • Oi Carminda,

      Acho que seu roteiro está bom.

      De Coimbra, com transporte público, você pode conhecer Conímbriga, Lousã, Aveiro, Figueira da Foz, Pampilhosa da Serra, Guarda.

      Um abração

  19. Olá, Luiza. Parabéns pelo blog, é muito bacana. Estaria indo a Portugal ano que vem, ficarei 20 dias, 30 de março a 19. Vou alugar um carro lá e gostaria, se possível, que opinasse sobre o meu roteiro. Chegarei por Lisboa (4 dias com bate-volta a Sintra e Cascais). Segue para Coimbra (na estrada a caminho: passagem rápida por Tomar), 3 dias no total. Segue para Aveiro (2 dias). Segue para Porto (4 dias com bate-volta Braga e Guimarães). Segue para Serra da Estrela (3 dias). Segue para Évora (2 dias). Segue para Faro (3 dias, inclui Albufeira e Lagos). Por fim, retorna da região do Algarve p/ Lisboa para retorno ao Brasil. Obrigada desde já.

    • Oi Fernanda,

      Acho 3 dias muito para Coimbra e 2 dias muito para Aveiro. Faria 2 dias em Coimbra e 1 dia em Aveiro.

      Esses dois dias “extras” você poderia colocar um para conhecer o norte e o douro e outro para explorar Óbidos, Tomar, Batalha, Alcobaça.

      Sobre o Algarve, sinceramente, acho uma furada em em março: faz bastante frio. Eu trocaria os três dias pelas cidades do interior do Alentejo.

      • Olá Luiza, obrigada pelas dicas, resolvi segui-las, rs.

        Então ficou assim: Lisboa (4 dias c/ bate-volta Sintra e Cascais), Tomar (1 dia), Coimbra (2 dias), Aveiro (1 dia), Porto (4 dias c/ bate-volta Braga e Guimarães), Serra da Estrela (3 dias), Évora (2 dias) e Óbidos (2 dias, podendo fazer algum bate-volta a Batalha ou Alcobaça).

        O que você achou do roteiro reformulado?

        Ah, não posso deixar de agradecer a recomendação de Óbidos, acho que estava louca em deixar de fora um lugar tão encantador como esse, rs. De qualquer forma, gostaria de contar mais uma vez com seu amplo conhecimento sobre Portugal. Obrigada.

  20. Olá, tudo bem?

    Muito obrigada pelas dicas valiosas.
    Gostaria de saber se é possível fazer o roteiro inverso: chegando por Porto e partindo por Lisboa.

    Muito obrigada!

  21. Os Açores merecem mais tempo, fiquei 9 dias e penso que terei que voltar. Assino embaixo das tuas dicas foram muito úteis nos 15 dias que fiquei em Portugal.

  22. Olá Luiza, admiro o seu trabalho ! Há dois dias terminamos um roteiro de 28 dias por Portugal. Além das belas paisagens, o contato com o povo português foi o que mais me encantou. Ainda dá para adicionar neste roteiro o Minho, hospedando-se na linda e cultural Ponte de Lima e passeios por Viana do Castelo, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Caminha e Vila Nova de Cerdeira.

  23. Luiza, obrigado por vermos com outros olhos, no entanto, apesar de quando jovem nunca ter pensado em Portugal, hoje espero que seja o meu primeiro pais a visitar e talvez tomá-lo como base para outras aventuras.
    E a região onde se situa FARO e as praias, não tenho visto nada sobre lá, falaram que é a região mais cara de Portugal, é verdade?
    Bons ventos e felicidades.
    Edison Guimarães

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: