fbpx

Como alugar apartamento para temporada via Booking

Hotel, hostel ou apartamento? Essa dúvida passa pela cabeça de muita gente que está indo viajar e se depara com a opção de alugar um apartamento de temporada, algo que até pouco tempo não era tão comum assim em viagens, principalmente nas internacionais.

Nós já temos um post bem completo e explicativo sobre como usar os serviços do Airbnb, mas recentemente tem aparecido cada vez mais opções para alugar apartamentos via Booking.com (nosso parceiro). Eu mesma já reservei apartamentos inúmeras vezes durante viagens. Por isso, vamos falar um pouco das vantagens, desvantagens e truques na hora de alugar ou não um apê na sua próxima viagem.

Vantagens de alugar um apartamento de temporada

Para começar, eu acho que a grande vantagem dos apartamentos em relação aos hotéis e hostels é a relação custo x benefício quanto a localização. É assim: dos três, os hotéis são a opção mais confortável, porque você tem serviço de quarto, limpeza, gente carregando sua mala, não precisa se preocupar com nada. Porém, também é a mais cara.

Hostels costumam ser mais baratos e ter um ambiente legal de interação com outros viajantes, mas têm como aspecto negativo a falta de privacidade, pelo menos nos dormitórios.

O apartamento fica no meio-termo: em geral, dá para encontrar excelentes localizações por preços muito camaradas. Você vai ter a privacidade de um espaço só para você e seus companheiros de viagem, mas também vai ter que se preocupar em coisas como arrumar a cama (ou não, rs) e fazer as próprias refeições, o que é ótimo para quem quer economizar.

Para mim, tirando o fato de eu adorar chegar de um dia de passeio e ver tudo arrumadinho no hotel, gosto muito da liberdade e da sensação de morar no lugar que o apartamento te dá.

Rue de Berri alugar apartamento parisalugar apartamento paris

Apartamento que alugamos em Paris. Foto: Booking

Isso tudo fora o preço. Em Paris, ficamos a exatamente um quarteirão da Champs Elysées, durante o período de Réveillon, por 37 euros a diária por pessoa (meu grupo tinha quatro pessoas). O preço para hotéis, na mesma região, saia pelo triplo.

Já em Nápoles, pagamos 25 euros por pessoa, com direito a varanda com essa vista abaixo, e ainda tinha café da manhã incluído num restaurante da esquina.

alugar apartamento vista nápoles

Já deu para perceber outra grande vantagem dos apartamentos? Fica bem barato se você estiver viajando em grupo.

Qual a diferença entre alugar apartamento no Airbnb e no Booking.com?

Bem, existem sim algumas diferenças. Para começar, o sistema do Booking é aquele que todo mundo já conhece, não precisa de cadastro nem nada.

Depois de colocar o nome da cidade e as datas da estadia, no canto esquerdo existe a opção: Tipos de Propriedade. Aí, é só escolher apartamento. Outra opção é, no filtro no topo das pesquisas escolher “apartamentos e casas inteiros”

Mesmo que você não faça isso, os apartamentos disponíveis vão aparecer na busca, lado a lado com Hotéis, Hostels, Bed and Breakfast, etc.

Porém, a grande diferença entre o Booking e o Airbnb – e que fez minha família decidir pelo primeiro serviço – é o método de pagamento.

No Airbnb, você precisa pagar 100% do valor das diárias no momento da reserva. Eu acho o método do Airbnb seguro no caso da necessidade de reembolsos, mas o problema muitas vezes é que você pode não ter o dinheiro para pagar na hora, principalmente no caso de reservas com antecedência.

No Booking, existem várias condições de pagamento, dependendo do apartamento: existem lugares que funcionam como hotel, com cancelamento grátis e pagamento no momento do check-in. Outros te cobram metade do valor antecipado. Outros cobram por partes antes do momento da hospedagem. Enfim, é importante ler essas condições especiais no momento da reserva, para não ser pego de surpresa.

alugar apartamento condições especiais

No final das contas, o que importa mesmo é você pesquisar bem e encontrar a opção que se adeque melhor ao estilo de viagem e orçamento. Mas se você nunca se hospedou num apartamento, sugiro que dê uma chance para eles.

Quer opções de casas e apartamentos de temporada no Brasil? Dá uma olhada na lista abaixo:

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e visitei mais de 45 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21 comentários sobre o texto “Como alugar apartamento para temporada via Booking

  1. Boa tarde,
    Luiza
    Gostaria de pedir uma orientação em relação a alugar um apartamento pelo Booking.com em Antuerpia, na Bélgica.
    Só que no caso vou para morar lá, recebi uma proposta de um Sr que diz que mora na Inglaterra e nos quer alugar o apartamento pela plataforma, teríamos que fazer o depósito para o booking.com de uma caução mais um mês de aluguel, existe está possibilidade ou é golpe?

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.