Guia completo para as praias paradisíacas da Emerald Coast, na Florida

Eu não sei vocês, mas nunca associei a imagem das praias de mar azul-fantasia, palmeiras e areia fininha aos Estados Unidos. Shoppings enormes repletos de boas ofertas? Sim. Parques temáticos? Também. Trilhas entre pinheiros e montanhas nevadas? Mas é claro! Mas as praias que são a perfeita descrição do paraíso eu deixava para o Caribe, para ilhas distantes no Pacífico ou para o Mediterrâneo. Até que eu conheci a Emerald Coast, no noroeste da Flórida.

Emerald Coast, muito prazer!

Mapa Emerald Coast - Florida

Mais próxima dos estados do Alabama e Georgia que dos parques de Orlando e da agitação de Miami, a Emerald Coast não lembra em quase nada aquela parte da Florida com a qual os brasileiros estão acostumados. Por ali, a paisagem é marcada pelas extensas faixas de areia branca, pelas águas calmas de tom verde-esmeralda do Golfo do México, pela fauna diversificada (tanto no mar, quanto nos céus) e pelo estilo de vida relaxado que ainda remonta aos tempos em que tudo não passava de um punhado de vilas de pescadores.

A região compreende os 160 quilômetros de litoral que ligam as cidades de Pensacola e Panamá City. Devido à proximidade geográfica, espere encontrar por ali uma cultura que se assemelha muito mais aos estados sulistas que com o restante da Florida: Texas, Mississipi e toda aquela parte dos Estados Unidos que a gente conhece pelo sotaque marcante, música country (e o blues, e o jazz…) e comida boa.

Por ali, alguns dos destinos mais interessantes para os turistas são as cidades de Destin, que se destaca pelos resorts e pela pesca, e Panamá City Beach (não confundir com Panamá City, outra cidade ao lado, nem com a Cidade do Panamá, que fica, bem… no Panamá) e Fort Walton Beach. Todas elas com boa oferta hoteleira e próximas dos aeroportos, são boas opções de base para explorar a região.

Vista aérea da Emerald Coast

Foto: Andy Spinelli, Destinos Imperdíveis.

Como chegar à Emerald Coast

De avião

O aeroporto de Destin-Fort Walton Beach (VPS), a apenas 27 quilômetros de Destin, recebe 50 voos diários de e para Dallas, Atlanta, Charlote e Huston, operados pela Delta, United e American Airlines. A American tem, ainda, voos sazonais de e para Washington D.C. Já a low cost americana Alliegant serve o aeroporto com uma variedade de destinos, incluindo Nova York (Newark), Washington D.C e diversas capitais do sul. Uma corrida de Uber até o porto de Destin fica em torno de US$30.

Já o aeroporto internacional de Northwest Florida Beaches (ECP), localizado em Panamá City Beach e a 30 quilômetros do centro da cidade, recebe voos da American Airlines, Delta, United e Southwest de e para Atlanta, Dallas, Austin, Baltimore, Chicago, Huston, Nashville e ST. Louis. De Uber, até o centrinho, também fica em cerca de US$30.

Saindo de Orlando ou Miami

A Emerald Cost está a seis horas de carro de Orlando e a nove de Miami. Como alugar um carro é essencial em qualquer viagem aos Estados Unidos, essa pode ser uma boa saída para quem não se importa em passar um tempinho no volante e quer espichar a viagem até as praias. Se esse for seu caso, não deixe de ler nossas dicas pra dirigir nos Estados Unidos. É bom também lembrar que brasileiros podem dirigir na Florida apresentando apenas a nossa CNH. Não há, portanto, a necessidade de tirar a PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Veja aqui como alugar um carro nos Estados Unidos com o melhor custo/benefício

Para pesquisar rotas de ônibus nos Estados Unidos, acesse o www.wanderu.com.

Destin - Emerald Coast

Principais atrações da Emerald Coast

Para mais informações sobre o que fazer na Emerald Coast, veja nossos guias das cidades (em breve).

Praias

Vamos logo ao que interessa: como qualquer destino litorâneo, a principal atração na Emerald Coast são… as praias! E tem praia ali pra ninguém botar defeito, algumas delas consideradas entre as melhores dos Estados Unidos. É o caso da praia do St. Andrews State Park, próxima a Panamá City Beach, eleita a número um pelo site Dr. Beach. E a Okaloosa Island e seu charmoso pier, que atrai banhistas e pescadores e está entre as principais escolhas próximas de Destin.

A Crab Island não é uma praia e muito menos uma ilha, mas esse banco de areia no meio do mar é um dos points favoritos dos moradores de Destin. Nos fins de semana, é comum a região ficar cheia de barcos de grupos de amigos que passam a tarde por ali, bebendo e mergulhando nas águas que têm aquela cor que você já sabe. Já a Shell Island é a própria definição de ilha deserta. Inabitada e lindíssima, fica a uma viagem de barco ou jet ski do porto de Panamá City Beach e está entre as grandes belezas escondidas da região.

Caiaque na Crab Island - Emerald Coast, Florida

Caiaque na Crab Island

Observação de Golfinhos

Existem mais de 10.000 golfinhos vivendo na Emerald Coast. Com uma população dessas, é praticamente impossível visitar a região e ir embora sem ver pelo menos um. Só de tomar um banho de sol na praia já é bem provável que você flagre dois ou três grupos deles dando piruetas próximos à linha do horizonte. Eles também costumam dar as caras em passeios de barco e gostam de acompanhar as embarcações por um tempo. E isso vale para qualquer passeio, mas se quiser garantir, há uma infinidade de empresas que oferecem cruzeiros de duas horas partindo do porto de Destin e com o único objetivo de observar esses simpáticos cetáceos. Os barcos têm fundo de vidro, para garantir um bom ângulo de visão, e o encontro com eles é garantido ou você recebe o seu dinheiro de volta.

Panamá City Beach - Emerald Coast, Florida

Panamá City Beach

Esportes aquáticos

Caique, stand up paddle, mergulho, snorkeling, jet sky e kite surf. Seja qual for o seu esporte aquático favorito, a Emerald Coast tem lugar para ele. As águas calmas e absurdamente cristalinas do local favorecem as atividades, que podem ser contratadas em empresas nos portos tanto de Panamá City Beach quanto de Destin. E até os fãs do surf vão encontrar espaço por ali. As praias The Wall e Pier, em Pensacola, The Breakers, em Fort Walton Beach, e Concrete Pier e St. Andrews Jetty, próximas a Panama City Beach, são pontos de surf famosos na região.

Parques Estaduais

A Emerald Coast, assim como o resto da Flórida, é repleta de parques estaduais de preservação ambiental, alguns deles com praias intocadas, como o Henderson Beach State Park e o já citado St. Andrews State Park. Para saber mais sobre eles, visite o site Florida State Parks.

Cultura e Gastronomia

A gastronomia é uma das principais manifestações culturais de um povo e nos Estados Unidos isso não é diferente. É nos pratos ricos em frutos do mar, peixes e com influência francesa, espanhola e africana que a proximidade da Emerald Coast e dos outros estados sulistas fica mais evidente. Deixe o hambúrguer e a batata frita para outra e aproveite para se esbaldar em camarões, pescados locais (como o grouper e o snaper) e condimentos que são aquele toque especial.

De acompanhamento, vale a pena provar o grits, um mingau de farinha de milho muito popular no Alabama, Lousiana e, claro, também nessa parte da Flórida. De sobremesa, a Key Lime Pie, uma torta feita com um limão nativo da região da Florida Keys, é quase onipresente nos restaurantes. E, quando você provar, vai entender a razão.

Key Lime Pie

Key Lime Pie

Já no campo da música, o cantor e compositor Jimmy Buffet é a cara da Emerald Coast. Ele é conhecido por suas canções que celebram um estilo de vida relaxado e abusam do bom humor. “Margueritaville”  e “Chesseburguer em Paradise” são algumas de suas músicas mais famosas e que, mais tarde, batizaram as redes de bares e restaurantes que ele espalhou por toda a Flórida.

Onde ficar na Emerald Coast

Destin

Destin - Emerald Coast

Praia em frente ao Resort Quest by Windham, em Destin

O porto é o ponto de encontro de Destin. Por ali estão grande parte das atividades de lazer, como brinquedos para crianças e adolescentes, além de bares e restaurantes. É dali também que saem os passeios marítimos pela região. A Okaloosa Island e o pier e a Miramar Beach completam as atrações dentro de Destin, mas há ainda muito o que conhecer, e essa é uma ótima escolha de base.

Para ter aquele gostinho de casa, vale a pena conferir o ResortQuest by Windham, que conta com apartamentos com tudo o que você precisa para aproveitar a estadia. Já Henderson Beach Resort & Spa é resort luxuoso com comodidades para toda a família.

Encontre hotéis em Destin

Panamá City Beach

Centro de Panamá City Beach, Emerald Coast

Centrinho de Panamá City Beach

Panamá City Beach parece, muitas vezes, saída de um desenho animado ou de um parque da Disney. Seu centrinho de compras, colorido e simpático, fica logo em frente ao pier e é nessa zona que se concentram muitas das atrações em terra da cidade, como a roda-gigante SkyWheel.

Na mesma avenida há uma infinidade de hotéis e apartamentos de temporada para escolher. A rede Resort Quest by Windham oferece apartamentos à beira mar para quem viaja com a família inteira. Para quem busca tranquilidade, o Carrilon Beach Resort Inn tem uma praia privativa.

Encontre hotéis em Panamá City Beach

Imagem destacada: Andy Spinelli, do Destinos ImperdíveisA blogueira viajou à convite do Turismo da Florida.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.